• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Janeiro 2015 Parte 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Janeiro 2015 Parte 3"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Janeiro 2015

Parte 3

Não desprezemos os dons que há em nós, os quais são derramados pelo Alto e Sublime para que os utilizemos no Seu serviço. Não desprezemos também os mais humildes entre nós, não vá acontecer que nos enchamos de soberba, o que é condenável aos olhos do Altíssimo. Sejamos sóbrios e humildes, esperando com paciência a vinda do Rei Yeshua. Ele recompensará os que revelem ser justos!

Acomodemo-nos às coisas humildes – Romanos 12:16 e não ambicionemos coisas elevadas nesta vida, próprias da vaidade deste mundo pasageiro. Porém, tudo o que façamos, façamo-lo por fé e para glória do Eterno. Não são as obras que nos salvam. Mas a nossa fé sem obras é morta, como ensina Tiago. Por isso toda a nossa acção no Senhor deverá ser a expressão da fé que em nós habita, a qual é um dom de Deus. Sim, que as nossas obras sejam geradas pela fé em Yeshua – Tiago 2:14-17.

E se queremos abundar no verdadeiro conhecimento/sabedoria que vem do Alto e Sublime (i.e. na Lei/Torá de YHWH), essencial para que orientemos os nossos passos segundo a Sua Vontade, então, com fé, roguemos ao Eterno esse mesmo conhecimento/sabedoria (Deuteronómio 4:5-6). Ele a dá com liberalidade. Sim, O Eterno recrimina o Seu povo por ter revelado falta de conhecimento e por se ter desviado dos Seus preceitos, da Sua Lei/Torá de vida, tornando-se injustos – 1.Coríntios 6:9. Mas os que confiam na Sua Palavra e nas Suas promessas, vivendo segundo os Seus preceitos de vida eterna, serão galardoados.

Tiago 1:2-7 – “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha,

porém, a paciência a sua obra perfeita [segundo a Torá de YHWH], para

que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada

(2)

Hoje constatamos que a chamada “cristandade”, aos milhões, se tem desviado para os caminhos da mentira, da idolatria e da falsidade espiritual, havendo no seu meio lobos devoradores que vestem peles de cordeiro (obreiros de Satanás). Falsos mestres que até a si mesmos se auto-intitulam de apóstolos do Cristo. Tende muito cuidado com estes, pois desse cuidado depende a vossa salvação/vida. Estudai a Palavra e comprovai qual seja o fruto do que eles ensinam. Se o que eles ensinam não estiver comprovado na Palavra do Eterno só vos resta um caminho, aquele que nos é recomendado por Yeshua em Apocalipse 18:4. Saí da Babilónia espiritual em que o mundo das religiões se tornou para confundir o ser humano.

Uma das grandes abominações que o ser humano pratica perante O Eterno é a idolatria. Este mal está espalhado pelo mundo inteiro e podemos comprová-lo entre nós, por exemplo nas festividades pagãs/idólatras das nossas aldeias/cidades. Fujamos destas festividades satânicas. Não tomemos parte nelas. Os que fazem ofertas a estes ídolos de pau ou de pedra, fazem ofertas aos demónios como a Palavra nos esclarece em Levítico 17:7; Deuteronómio 32:17; Salmo 106:37; 1.Coríntios 10:20. Lembremos a condenação de YHWH:

Jeremias 10:2-5 – “Assim diz YHWH: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as

nações. Porque os costumes dos povos são vaidade [coisa vazia, sem

préstimo]; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem”.

Quando O Todo-Poderoso vier, Ele castigará toda esta grande maldade com que Satanás vem confundindo o homem desde tempos longínquos, e destruirá todos os ídolos que os homens levantaram para lhes render culto. A não ser que o ser humano se arrependa dos seus pecados, os que seguirem este caminho de desobediência estão condenados/perdidos se não houver neles genuíno arrependimento.

A condenação dos gentios que colocam a sua esperança/confiança nos ídolos de ouro, prata, pedra ou madeira está expressa nestas palavras do salmista:

Salmo 135:15-18 – “Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles”.

Mas O Eterno busca o remanescente fiel que O deseja servir em “espírito” e em “verdade” (João 4:23).

(3)

Ora, sabemos que a Verdade do Altíssimo é a Sua Lei/Torá e toda a palavra que Ele pronunciou através dos Seus profetas, cf. a Salmo 119:142, 151. Sim, este é o povo santo que procura andar segundo o propósito de YHWH. Ele não dá a Sua glória a outrem, nem o Seu louvor às imagens de escultura (Isaías 42:8).

Não nos deixemos enganar. Saiamos da Babilónia espiritual em que o mundo inteiro anda e da mornidão idólatra que arrasta multidões para o engano e para a destruição eterna. Temam o julgamento do Todo-Poderoso.

O Espírito que nos é dado/transmitido pelo Altíssimo não se conforma com a mornidão dos indecisos/tímidos/temerosos e incapazes de assumirem a sua fé no Salvador Yeshua. Não, O Espírito que provém do Altíssimo é um Espírito de fortaleza e de decisão, é um Espírito voluntário que procura prestar serviço ao nosso semelhante, de forma a esclarecê-lo na Verdade do Eterno. Vejamos:

2.Timóteo 1:7-9 – “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”.

Nesta dúzia de palavras Paulo expressa todo o propósito do Altíssimo para com os Seus servos fiéis. O Espírito Santo que está em nós é quem nos guia neste santo propósito de YHWH, o de chamar almas ao arrependimento (para isso veio Yeshua HaMashiach), ajudando-as a conhecer a Verdade e a Vida. O Espírito Santo do Altíssimo é rico e abundante em força e sabedoria nos que se comprometem neste santo trabalho. É munidos deste Espírito que afirmamos o evangelho de Yeshua HaMashiach para todos/as os que o abraçam com fé e determinação. A mornidão não está presente neste remanescente fiel. Bem pelo contrário. Reparemos nas palavras decididas do apóstolo do Senhor:

Actos 20:22-24 – “E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há-de acontecer, senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”.

É esta a missão de um obreiro sincero e dedicado. Não é nesta vida que esperamos a nossa recompensa…mas na vindoura, que está próxima! E é em função da nossa entrega e obra no Senhor que herdaremos a vida eterna. Esta maneira de estar não se conforma com a mornidão que avassala o mundo das congregações de hoje.

(4)

Se nos deixarmos transformar pela lavagem da Palavra e do Espírito Santo, então seremos verdadeiramente filhos do Altíssimo, esperando a redenção por Yeshua, O Rei vindouro – 1.Coríntios 6:11b. Assim, com tal transformação e fortaleza espirituais, não mais ficamos embaraçados com as coisas desta vida, pois O Espírito que está em nós nos capacita para toda a boa obra no Senhor. Por isso Paulo escreveu:

Colossenses 1:10-14 – “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra [da Torá], e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”.

Os dois pilares da salvação do ser humano estão sempre presentes em toda a mensagem bíblica: a Lei/Torá e o Testemunho de Yeshua, sem os quais não poderemos ver a Luz/Verdade eterna: Isaías 8:16, 20; Hebreus 6:17-18. Estas são as duas coisas imutáveis pelas quais YHWH se interpôs com juramento.

Para que estas palavras possam reflectir em cada um de nós a força do Espírito Santo de YHWH, veja-se quão profunda transformação espiritual tem de se operada! Mas só depende de cada um deixar-se possuir pelo Espírito do Eterno a fim de sermos feitos conforme à semelhança do Seu Filho amado, na Sua vinda próxima – Romanos 6:5; 1.João 3:2.

Tal transformação pode ser percebida pelas palavras de Yeshua quando falou com Nicodemos e lhe disse que era necessário ao homem “nascer de novo”! Este novo nascimento implica ouvir a Palavra, crer nela, arrepender-se e entregar-se através das águas do baptismo e do Espírito Santo, selando este novo compromisso com O Altíssimo, dando assim início a uma nova condição espiritual em Yeshua. Este episódio é-nos relatado em João 3:3-5. Yeshua vai ao ponto de dizer que se “não nascermos de novo, não poderemos ver o reino de Deus”.

Então analise-se cada um a si mesmo e veja o que tem de fazer na sua vida para vir a ser merecedor de herdar esse Reino maravilhoso.

Se deixarmos que O Espírito Santo habite em nós, temos a unção do Santo de Israel. E se temos tal unção somos fortes e decididos (e não mornos). Nas palavras do apóstolo encontramos uma chave essencial para que possamos percorrer o caminho com confiança. E que chave é essa? É a unção do Espírito Santo de YHWH:

1.João 2:27-29 – “E a unção que vós recebestes dele [a unção do Espírito Santo da Verdade], fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele

(5)

E agora, filhinhos, permanecei nele [em Yeshua]; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na

sua vinda [como serão muitos: Mateus 7:21-23]. Se sabeis que ele é justo,

sabeis que todo aquele que pratica a justiça [que anda pela Lei/Torá de

YHWH] é nascido dele”.

Tão simples e porém tão difícil de aceitar pela maioria dos homens. Digamos que o homem comum lê mas não entende. Porquê? Porque O Espírito Santo do Altíssimo não está nele para lhe revelar a Verdade. E este factor faz toda a diferença, pois pode ser a diferença entre a vida eterna e a morte eterna. Porém, alcançar o conhecimento e o entendimento da Palavra do Altíssimo só depende do ser humano e da sua conversão a Yeshua HaMashiach.

Como poderemos ser bem sucedidos no nosso propósito de alcançar a vida eterna? Só há um caminho: Yeshua HaMashiach. Se não estivermos Nele, todos os nossos esforços são em vão. Atentemos nas Suas palavras:

João 15:1-6, 8 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a

vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa [pela correção da Torá] toda

aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os

colhem e lançam no [lago de] fogo, e ardem… Nisto é glorificado meu Pai,

que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”.

Ora, para darmos muito fruto temos forçosamente de estar Nele e sermos obreiros fiéis e diligentes…mas mornos nunca! Podemos comparar os que são mornos às varas que não dão fruto. Por isso elas serão cortadas e destinadas ao fogo. Então façamos a obra de um servo diligente e comprometido com a Sua Verdade… os Seus mandamentos: - Mateus 28:20. Todo aquele/a que O ama vive em consonância com a Lei/Torá do Pai e com as palavras dos santos profetas: João 14:15; 15:14-16.

No seio das congregações ditas cristãs dos nossos dias vive muita maldade encoberta. Temos de nos precaver dela e dos que aparentam possuir uma falsa santidade. De resto, ser santo/justo é viver pela Lei/Torá de YHWH, cf. a Lucas 1:5-6. Busquemos antes a companhia dos que são obedientes à Palavra e se revelam como obreiros sinceros e dedicados ao trabalho no Senhor. Ao dar bom conselho a Timóteo, Paulo alerta-nos também para os dias maus que estamos hoje a viver (dias de apostasia), para que nos desviemos da falsidade de alguns: 2.Timóteo 3:1-9.

Este é um problema que os servos do Altíssimo enfrentaram em todos os tempos. Lembremos a posição que Josué teve de tomar quando foi confrontado com a rebeldia de alguns do povo que ele conduzia:

(6)

Josué 24:15 – “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir a YHWH, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais,

que estavam além do rio [os “deuses” dos Caldeus, de Babilónia], ou aos

deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos a YHWH”.

Sim, desde que toma consciência dos seus actos, o ser humano é colocado perante dois caminhos: o da vida e das bençãos do Altíssimo (Deuteronómio 28:1-14) ou o da morte e da maldição (Deuteronómio 28:15-68).

Desde o alvorecer dos tempos o ser humano tem de fazer escolhas constantes. E, na natureza espiritual em que vive, o ser humano só pode escolher entre servir O EL YHWH ou servir a Satanás. A escolha é entre a vida e a morte…eternas. Por isso temos de acordar…enquanto é tempo.

Tenhamos muito cuidado…não falemos como falou Efraim (o mesmo que é apontado por Yeshua em Apocalipse 3:16-17) em:

Oséias 12:6-8 – “Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e o juízo [a Sua Lei/Torá], e em teu Deus espera sempre. E um mercador; tem nas mãos uma balança enganosa; ama a opressão. E diz Efraim: Contudo me tenho enriquecido, e tenho adquirido para mim grandes bens; em todo o meu trabalho não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado”. Efraim falou loucura, da mesma maneira que muitos hoje falam loucura…e não se dão conta que são mornos, miseráveis, cegos e nus e que, sendo mornos, O Rei vindouro os “vomitará da Sua boca”. Colocam a sua confiança nas coisas que possuem. Isto é loucura de espírito. Lembremos as palavras de Job:

Job 1:21 – “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; YHWH o deu, e YHWH o tomou: bendito seja o nome de YHWH”.

Possamos todos nós reconhecer que O Altíssimo YHWH é O Senhor das nossas vidas, e Yeshua Aquele que foi enviado para nos resgatar através do Seu sangue inocente. Ele resgatou-nos por um preço que nós nunca poderíamos pagar. O valor da alma de cada filho do Altíssimo é demasiado elevado e precioso. E esse preço foi pago por Yeshua HaMashiach, quando derramou o Seu sangue inocente.

Então vivamos por fé e obediência a todos os preceitos do Pai, a Sua Lei/Torá, pois em guardar os Seus preceitos há grande recompensa – a vida eterna:

Salmo 19:7-11 – “A lei de YHWH é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho de YHWH é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos de YHWH são rectos e alegram o coração; o mandamento de YHWH é puro, e ilumina os olhos. O temor de YHWH é limpo, e permanece eternamente; os juízos de YHWH são verdadeiros e justos juntamente.

(7)

Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa”.

Não sejamos vagarosos no cuidado no que respeita às coisas santas do Altíssimo e à missão que Ele nos confiou como atalaias de Israel. Preparemo-nos hoje para nos encontrarmos com O nosso Rei – Amós 4:12. A Seu tempo Ele nos recompensará por Yeshua Seu Filho amado, O Rei vindouro.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

Monstros (no mundo humano) - Personagens são monstros / alguns monstros são bons e alguns monstros veem os humanos como comida.. Monstros (no mundo dos monstros) - Personagens

Uma grande parte dessa imprensa dos anos 1970 era de tipo tradicionalmente militante, como afirma Kandel, pelo suporte adotado – trata-se frequentemente de

TA/ SF/ SOYF 9.50  OPÇÃO DE PÃO CASEIRO SEM GLÚTEN (GF) POR APENAS MAIS 1 EURO..

Embora o contexto escolar fosse constantemente marcado pela vivência da sexualidade dos jovens, assim como de casos de gravidez, tais realidades presentes e explícitas na

Objetivou-se tomar o contexto das emoções como elemento central na análise das experiências afetivo-sexuais vividas por essas jovens, o que implicou a interpretação dos

A troca dos pragmatistas, deixando a encarnação em alguma coisa maior do que o meramente humano, ou a filiação a tal coisa, e passando para a idéia de expansão da justiça social e

Trabalhar com o artigo de Villas Boas (2006) implicaria o reconhecimento, por parte dos professores participantes do Projeto, das dificuldades enfrentadas nas escolas brasileiras

106 A admissão de estudantes aos Cursos de Graduação, por meio de transferência escolar voluntária de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para a UFPB, para curso idêntico