• Nenhum resultado encontrado

Estrelando o protagonismo discente na promoção de saúde fonoaudiológica / Starring the student protagonism in the promotion of speech-language health

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Estrelando o protagonismo discente na promoção de saúde fonoaudiológica / Starring the student protagonism in the promotion of speech-language health"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p. 9848-9853 jul. 2019 ISSN 2525-8761

Estrelando o protagonismo discente na promoção de saúde

fonoaudiológica

Starring the student protagonism in the promotion of speech-language

health

DOI:10.34117/bjdv5n7-157

Recebimento dos originais: 20/06/2019 Aceitação para publicação: 18/07/2019

Márcia Emília da Rocha Assis Eloi

Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais Professora da Universidade Vila Velha

E-mail: marcia.eloi@uvv.br

Rafaela Carolina Lopez Silva

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP Professora da Universidade Vila Velha

E-mail: rafaela.silva@uvv.br

RESUMO

O objetivo deste projeto foi fomentar o protagonismo discente na promoção de saúde fonoaudiológica. Este experimento se justifica pelo uso corriqueiro de panfletos, cartilhas e cartazes disponibilizados por associações, Conselhos, Secretarias de Saúde e Ministério da Saúde sem personalização para o público alvo e consequentemente, desmotivação dos alunos nas práticas de promoção de saúde. Na tentativa de modificar esse cenário e consolidar os conhecimentos em Fonoaudiologia foi solicitado aos discentes que projetassem panfletos, teasers e vídeos acerca da gagueira. Como resultado foram criados: um panfleto acerca da promoção de fluência das pessoas que gaguejam, três teasers acerca dos mitos e verdades sobre a gagueira e dois vídeos. Esses materiais são usados nas campanhas da Gagueira da Instituição. As iniciativas de incentivo ao protagonismo discente favorecem as práticas de promoção da saúde, principalmente no que tange a motivação dessa prática e consequentemente maior alcance na divulgação dos materiais produzidos.

Palavras-chave: protagonismo; criação; Fonoaudiologia;discentes; gagueira. ABSTRACT

The objective of the project was to foster the student protagonism in the promotion of speech-language health. This performance is justified by the use of co-heads of leaflets, booklets and posters made available by associations, health secretariats and health ministries without target education, and therefore, demotivation of students in health promotion practices. In an attempt to correct this scenario and consolidate the information in Speech-Language Pathology and Audiology, the book was launched, which has produced pamphlets, teasers and videos about stuttering. As a result were created: a pamphlet on promoting the fluency of the people who cause the problem, three taunts on the turns and the truths about a stuttering and two videos. These materials are used in the Stuttering campaigns of the

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p. 9848-9853 jul. 2019 ISSN 2525-8761 Institution. The initiatives to encourage student protagonism are health promotion practices, especially those that are not of great importance for the dissemination of the materials produced.

Keywords: protagonism; creation; Speech therapy; students; stuttering 1 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A Promoção de saúde é amplamente difundida na atenção primária do SUS (BRASIL, LEI N° 8.080/90), desta forma, Lefevre (2004) descreve a promoção de saúde como:

“Uma intervenção ou conjunto de intervenções que [...], teria como horizonte ou meta ideal a eliminação permanente, ou pelo menos duradoura, da doença porque buscaria atingir suas causas mais básicas, e não apenas evitar que as doenças se manifestem nos indivíduos e nas coletividades de indivíduos” (LEFEVRE, 2004 p. 34).

Para Sperandio (2004) a promoção de saúde é realizada através de uma união de forças como o governo local e a participação popular nas diferentes etapas do processo: diagnóstico local, na execução e na avaliação, sendo que esta última deve ser constante. Desta forma, cursos da área da saúde podem contribuir em todas as etapas para a promoção de saúde de suas regiões e públicos alvos específicos.

2 CENÁRIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

Anualmente, é comemorado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira no dia 22 de outubro. As entidades representantes da gagueira no Brasil e no mundo fornecem materiais para que esse dia seja divulgado e para que “crenças populares” sobre a gagueira sejam desmistificadas.

3 MÉTODO

O experimento no processo de ensino e aprendizagem, apresentado neste trabalho, ocorreu no curso de Fonoaudiologia da Universidade Vila Velha - Espírito Santo nos anos de 2015, 2016 e 2017, relaciona-se ao incentivo do protagonismo discente em três estratégias de promoção de saúde e foi coordenado por duas docentes do curso.

O primeiro protagonismo diz respeito à elaboração de um panfleto acerca da gagueira. Os alunos do 4º período do curso de Fonoaudiologia em 2015 e 2016 (24 e 30 alunos respectivamente) foram solicitados a criarem um material gráfico para desmistificar a gagueira e promover o bem estar e benefício da fluência do sujeito que gagueja. Os alunos

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p. 9848-9853 jul. 2019 ISSN 2525-8761 levaram em consideração as confecções pré-existentes e inovaram com informações de fácil entendimento e aplicabilidade pela população. A construção foi impressa e é utilizada nas campanhas acerca da promoção da fluência da fala no Dia Internacional de Atenção à Gagueira – DIAG.

O segundo protagonismo trata-se da elaboração de teasers para a divulgação do evento do DIAG. Participaram da elaboração dos teasers seis discentes do 2º período de Fonoaudiologia em 2015. A ideia orientadora era chamar a atenção da comunidade acadêmica para a temática gagueira. Nessa perspectiva, foram elaborados teasers que contemplassem mitos e verdades e combate ao preconceito com as pessoas que gaguejam. Para a confecção, os alunos planejaram o formato dos cartazes e seu conteúdo e elegeram os códigos comunicativos que utilizariam. Posteriormente, reuniram-se para formatar as ideias em registros fotográficos. Os discentes do grupo atuaram como modelos fotográficos acerca dos mitos e verdades e combate ao preconceito. As imagens foram tratadas fotograficamente e compuseram o cartaz e seu conteúdo.

O terceiro protagonismo discente trata-se de dois vídeos realizados pelo 4º e 6º períodos de Fonoaudiologia em 2017 (22 e 20 alunos) e que foram divulgados em redes sociais acerca da origem da gagueira, suas consequências sociais e tratamento fonoaudiológico.

Esses vídeos foram divulgados nas redes sociais (FacebookeInstagram) dos alunos e professores do curso de Fonoaudiologia, em grupos de pessoas que gaguejam e na página oficial do curso de graduação em Fonoaudiologia na segunda quinzena de outubro em comemoração ao DIAG 2017.

4 MATERIAIS CONFECCIONADOS DURANTE O EXPERIMENTO

 Vídeos de mitos e verdades sobre a gagueira e as dificuldades pessoa que gagueja em uma entrevista de emprego e a impaciência das pessoas:

https://www.youtube.com/watch?v=Kn1DNlfwME0https://www.youtube.com/watch? v=umUQLjdsUOU&t=4s

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p. 9848-9853 jul. 2019 ISSN 2525-8761

Figura 1 – Miolo do panfleto

Fonte: Produzido pelos alunos de Fonoaudiologia e orientado pelas autoras.

Teasers: foram confeccionados três cartazes com as fotos e conteúdo textual (Figura 2):

Figura 2 - Teasers sobre a gagueira confeccionados pelos alunos de Fonoaudiologia

Fonte: Produzido pelos alunos de Fonoaudiologia e orientado pelas autoras.

5 AVALIAÇÃO E CONSIDERAÇÕES DO EXPERIMENTO

A avaliação do projeto foi realizada durante o processo de elaboração que permitiu averiguar a busca pelo reforço teórico dos discentes que subsidiaria os materiais confeccionados e a criatividade. Durante a campanha do DIAG pode-se mensura criatividade. Durante a campanha do DIAG verificou-se a motivação na promoção de saúde por meio do elevado número de compartilhamentos pelos alunos dos materiais produzidos

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p. 9848-9853 jul. 2019 ISSN 2525-8761 por eles se comparado com anos em que os materiais eram os propostos pelas entidades científicas.

6 OBJETIVOS EDUCACIONAIS

O objetivo primário deste trabalho foi fomentar o protagonismo discente na promoção de saúde fonoaudiológica, e consequentemente, consolidar o conhecimento teórico em gagueira; incitar a responsabilidade e o protagonismo discente na construção de materiais de promoção de saúde; agenciar a criatividade, expressão, autonomia e motivação na promoção de saúde.

7 JUSTIFICATIVA

Os alunos participam de diversas ações e campanhas de promoção de saúde ao longo do curso. Habitualmente, os panfletos, cartilhas e cartazes são disponibilizados por associações, Conselhos, Secretarias de Saúde e Ministério da Saúde, consequentemente, a não personalização desses materiais, gera desmotivação dos alunos nas práticas de promoção de saúde. Desta forma, projetos como o proposto neste trabalho podem gerar empenho acadêmico, consequentemente, consolidação do aprendizado e promoção de saúde.

8 CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO

O protagonismo discente é utilizado nas disciplinas clínicas em Fonoaudiologia (disciplinas teóricas de avaliação, diagnóstico e terapia) no eixo temático de Linguagem. Os materiais confeccionados pelos alunos são utilizados por eles em campanhas de promoção de saúde fonoaudiológica na comunidade.

9 RESULTADOS

Essa experiência proporcionou aos discentes de Fonoaudiologia a possibilidade de protagonizar a promoção de saúde em gagueira e têm refletido significativamente nodesempenho acadêmico dos alunos principalmente nas disciplinas práticas em que a promoção de saúde deve ser acessível e personalizada, como nas campanhas protagonizadas pelos alunos.

Verificou-se maior interesse dos mesmos em ser protagonistas nas ações de promoções de saúde, pois houve uma crescente participação dos alunos ao longo dos anos de 2015 a 2017. Além disso, as rodas de conversas após a campanha do DIAG permitiram observar que

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p. 9848-9853 jul. 2019 ISSN 2525-8761 os alunos se sentiram motivados como protagonistas quanto à prática fonoaudiológica de promoção de saúde com sensações de satisfação e pertencimento na elaboração e divulgação dos materiais.

Espera-se que a prática contínua de ações deste formato favoreça ao entusiasmo dos alunos em obter conhecimento.

10 DIMENSÃO DA INOVAÇÃO PROPOSTA

O formato inovador desta proposta está na criação pelos discentes dos materiais de divulgação da promoção de saúde. Essa criação foi justamente ocerne motivador em estudar os conteúdos teóricos e aplicá-los na prática fonoaudiológica. Durante a criação dos materiais estão empregadas etapas distintas como: estudo teórico acerca do foco da promoção de saúde, elaboração das etapas de construção, construção do material gráfico, ações de promoção de saúde e divulgação do material confeccionado.

É importante destacar que os alunos dos períodos que participaram desta atividade não atuam em estágios diretamente com os pacientes, desta forma, ações de promoção de saúde à população são o primeiro contato que eles têm com os pacientes e seus familiares.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei 8080. Lei Orgânica da Saúde. Diário Oficial da União, Brasília,19 de

Setembro de 1990. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm> acesso em 28 de novembro de 2018.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. Promoção de saúde: a negação da negação. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2004.

SPERANDIO, A. M. G. (org). O Processo de construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, Vol. II, Campinas, IPES Editorial; 2004. 7

Imagem

Figura 2 - Teasers sobre a gagueira confeccionados pelos alunos de Fonoaudiologia

Referências

Documentos relacionados

na faixa etária pediátrica, resultando em aumento na taxa de infecções e atraso na recuperação de doenças, além de representar impacto econômico importante nos sistemas de

Conforme esclarecido por Aith (2006, p. 101), o Direito à saúde é reconhecido como um direito social e exige uma interação viva entre Estado e sociedade, voltada ao constante

Por exemplo, no polo Norte terrestre (latitude +90°) apenas as constelações que se situam no Hemisfério Norte celeste (ou seja, com declinação positiva) podem ser observadas ao

A análise das produções científicas que relacionam atividade física em tempos de distanciamento social devido a pandemia de Covid-19 revela que a atividade

Em relação aos cuidadores, pouco mais da metade acompanham os pacientes há mais de 12 meses Tabela 3 – Avaliação da presença de sobrecarga do cuidador de acordo, tempo

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é propor um modelo de predição precoce que mapeie o desempenho dos alunos em cursos de nível superior, na modalidade de ensino a

A saúde de todos, representada hoje pelo Sistema Único de Saúde (SUS), constitui uma verdadeira reforma do Estado, incorporando novos projetos e atores sociais ao