• Nenhum resultado encontrado

A RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO SINAES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO SINAES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Revista

ISSN 2179-5037

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

A RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO SINAES:

UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE

ENSINO

1

Regina Célia Stroligo de Souza2 Mirian Picinini Méxas3

RESUMO: A Responsabilidade Social (RS) é uma das dez dimensões que compõem o

processo de autoavaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Devido à importância cada vez maior atribuída a esta dimensão, a presente pesquisa analisará se os indicadores propostos pelo SINAES quanto à RS estão sendo cumpridos pela Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Friburgo (UnED) que integra o CEFET/RJ, a partir das orientações gerais elaboradas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso através da aplicação de um questionário fechado, considerando a necessidade de avaliar o grau de utilização e importância das atividades, ações, relações e políticas sociais realizadas no âmbito da UnED Nova Friburgo. Como resultado foi possível diagnosticar o comprometimento da Unidade, no que se refere à dimensão da Responsabilidade Social, assim como identificar as fragilidades e potencialidades da Instituição, tendo em vista o subsídio de possíveis decisões futuras em relação a sua gestão.

Palavras-chave: SINAES; Responsabilidade Social; Autoavaliação.

SOCIAL RESPONSIBILITY IN THE PERSPECTIVE OF SINAES: A CASE STUDY IN A FEDERAL EDUCATION INSTITUTION

ABSTRACT: Social Responsibility (SR) is one of the ten dimensions that make up the

self-assessment process of the Higher Education Institutions (HEIs) established the National System of Higher Education Assessment (SINAES). Due to the increasing importance attributed to this dimension, this research will examine whether the indicators proposed by SINAES as the RS are being met by the Unit for Decentralized Education of Nova Friburgo (UNED), that integrates CEFET/RJ as the general guidelines prepared by the National

1

Este artigo foi adaptado a partir de um artigo aceito para publicação no X Congresso Nacional de Excelência em Gestão, XCNEG 2014.

2

Mestre em Sistemas de Gestão - UFF - Departamento de Engenharia de Produção, Área de Concentração: Organizações e Estratégia. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Campus Nova

Friburgo. rcstroligo@gmail.com 3

Doutora em Engenharia Civil pela UFF, na Área de Sistema de Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Certificação em Gerência de Projetos-PMP. Atualmente professora dos

cursos de Ciências Contábeis, Ciências Atuariais da UFF, e orientadora de alunos do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da UFF. mirian_mexas@vm.uff.br

(2)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

Assessment of Higher Education. In this regard, a case study was performed by applying a closed questionnaire, considering the need to assess the degree of usage and importance of the activities, actions, relationships and social policies pursued under UNED Nova Friburgo. As a result, it was possible to diagnose the involvement of the Unit, with regard to the dimension of Social Responsibility, as well as to identify the weaknesses and strengths of the institution, considering the allowance for possible future decisions regarding its management.

Keywords: SINAES; Social Responsibility; Self-Assessment.

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas a educação passou a ser considerada o principal meio para o desenvolvimento e a minimização dos problemas sociais. Neste sentido, o papel social das Instituições de Ensino Superior (IES) vem sendo discutido cada vez mais, tornando-se um dos temas centrais em Conferências Mundiais de Educação Superior (CMES) e Órgãos Internacionais. Neste contexto social que impõe mudanças, a avaliação instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) procura assegurar às IES, além da melhoria da qualidade da Educação Superior, a definição de suas prioridades, a orientação para expansão da sua oferta e a efetividade acadêmica relacionada à Responsabilidade Social (RS) no âmbito onde estão inseridas, tendo em vista a “sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural” (BRASIL, 2004).

O presente estudo se justifica pela importância do processo de autoavaliação e por proporcionar autoconhecimento institucional. Além disso, contribui para o planejamento de ações que poderão ser adotadas pela Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) Nova Friburgo, visando atender à dimensão enfocada. Assim como, diagnostica efetivamente o real comprometimento da UnED em relação aos indicadores a seguir, previstos no SINAES:

• impactos das atividades científicas, técnicas e culturais, para o desenvolvimento regional;

• relacionamento com o setor público, produtivo, mercado de trabalho, instituições sociais, culturais e educativas;

• ações voltadas ao desenvolvimento da democracia, promoção da cidadania e atenção aos setores sociais excluídos (CONAES, 2004).

Com base neste diagnóstico pretende-se elucidar a seguinte questão: “Quais as problemáticas envolvidas com os aspectos sociais à luz da

(3)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

Como objetivo geral, esta pesquisa pretende analisar a atuação da UnED Nova Friburgo em relação à dimensão da Responsabilidade Social, por meio dos indicadores do SINAES. Além disso, possui como objetivos específicos: avaliar a percepção da opinião dos docentes, discentes e técnico-administrativos envolvidos em Programas e Projetos de Extensão através do grau de utilização e importância das atividades, ações, relações e políticas sociais realizadas no âmbito da UnED Nova Friburgo; bem como, identificar as fragilidades e potencialidades da Instituição, no que se refere à Responsabilidade Social, para subsidiar possíveis decisões futuras em relação a sua gestão.

Além desta introdução, este trabalho é composto de mais quatro seções. Na seção 2 é apresentada a revisão da literatura; a seção 3 descreve a metodologia utilizada na pesquisa; na seção 4 é exibida a análise dos resultados; e, finalmente, na seção 5, apresenta-se a conclusão com base nos resultados da pesquisa e sugestões para futuros trabalhos a serem desenvolvidos.

2. FUNDAMENTACAO TEÓRICA

2.1 Responsabilidade Social Corporativa

O conceito de Responsabilidade Social passou a ser discutido pelas organizações, desde o final da década de 80. Naquele contexto, não era mais aceitável produzir bens e serviços que visassem apenas ao consumo. Era necessária a implementação de relações saudáveis com o meio no qual se estava inserido. A partir de então surgem diversas discussões sobre o papel das empresas e dos agentes sociais envolvidos no contexto administrativo. Nesta quebra de paradigmas, disseminou-se uma nova mentalidade alinhada à cidadania e à sustentabilidade, implementando-se modelos de gestão preocupados em explorar “a inter-relação entre responsabilidade social e impactos econômico, ambiental e social das atividades de uma organização” (AMORIM, 2009).

De acordo com Porter e Kramer (2002), as empresas perceberam que respeitar o meio ambiente, além de valorizar o homem e sua cultura, poderia gerar vantagens. Desta forma, a RS tornou-se um diferencial para as empresas, aumentando sua capacidade competitiva. Os lucros deixaram de ser o único propósito das organizações, fazendo com que as relações e a interação com as comunidades onde estavam inseridas se tornassem também importantes.

(4)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

No que se refere ao desenvolvimento sustentável, para Mascarenhas e Silva (2013), o Triple BottomLine (TBL) analisa a sustentabilidade empresarial a partir das dimensões econômica, ambiental e social. Nesta perspectiva, a aplicação do TBL às IES poderá contribuir com a redução de problemas econômicos e sociais das comunidades onde estão inseridas. Ou seja, por meio da pesquisa e da extensão as IES poderão interferir no desenvolvimento regional (CARBONARI; PEREIRA, 2007).

2.2 A Responsabilidade Social das IES

De acordo com Calderón, Pedro e Vargas (2011), o termo Responsabilidade Social das IES surgiu quando as Instituições Privadas passaram a incorporar, em suas estratégias de marketing, o discurso da RS, amplamente difundido pelo Instituto Ethos. Porém, ao ser incluído como tópico essencial para ser analisado pelo SINAES é que o mesmo tornou-se uma obrigação institucional. A extensão universitária passou a ser vista como um referencial de avaliação, dando ênfase a sua contribuição para a solução das demandas sociais, por meio da intervenção social.

Neste sentido, é importante que as IES busquem o diálogo com as comunidades, fomentando parcerias entre o público e o privado, bem como com Organizações Não Governamentais (ONGs) e voluntariado. No contexto atual, é fundamental repensar pesquisa e extensão, já que se oportuniza uma relação transformadora, onde IES e sociedade obtêm ganhos através da democratização do conhecimento acadêmico. Assim, evidencia-se o compromisso social do Ensino Superior em relação à Responsabilidade Social (CARBONARI; PEREIRA, 2007).

2.3 O SINAES e a Responsabilidade Social

Para Ristoff e Giollo (2006), o SINAES significou a retomada de experiências de avaliação da educação superior brasileira. Seu compromisso gira em torno da globalidade; da integração entre autoavaliação e avaliação externa; da participação ativa da comunidade acadêmica; bem como do respeito à identidade institucional e reconhecimento da diversidade educacional superior brasileira. Além disso, passou a exigir a publicidade dos dados e resultados, estabelecendo a transparência do processo.

(5)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

Os resultados da autoavaliação fornecem ao gestor universitário subsídios para promoção da melhoria do desempenho da Instituição e da qualidade do ensino, pois promove reflexões livres da pressão governamental que, por vezes, promove a avaliação como forma controladora e para um sistema de ranqueamento, que tem por objetivo o credenciamento de cursos ou a provisão orçamentária (REIS; SILVEIRA; FERREIRA, 2010).

No que se refere aos agentes envolvidos no processo de Responsabilidade Social da universidade, ou seja, docentes, discentes e técnico-administrativos, Pinto (2012) destaca que é importante que cada um entenda sua participação nesse processo, para que se possa compreender o papel da Universidade para com seu entorno e na construção do conhecimento útil, gerando atitudes críticas, reflexivas e transformadoras da realidade social que a cerca.

2.4 A função Social das IES

Para Todorov (2005), a globalização e o desenvolvimento tecnológico impuseram desafios a todos os setores econômicos e sociais, reforçando a importância da educação como instrumento estratégico principal de qualquer país. Neste sentido, o sistema universitário tem papel chave na geração do conhecimento e no compromisso com a qualidade, pensando a sociedade como uma utopia em processo.

Segundo Furlani (2005), o desafio atual é inserir a universidade nos programas de desenvolvimento regional, sem substituir o Estado ou qualquer outro segmento da sociedade. Desse modo, as entidades educacionais podem e devem se aproximar da sociedade, oferecendo soluções inovadoras para os diversos problemas enfrentados e envolvendo-se em programas de desenvolvimento local, responsáveis pelo crescimento sustentável.

Enfim, é preciso que a Universidade, no que se refere a sua função social, repense seu papel enquanto Instituição de Ensino (UFSM, 2000):

1. num contexto de transformação, modernização, avanços tecnológicos e desigualdades, as relações sociais vêm se tornando cada vez mais complexas, exigindo dos atores sociais um comprometimento coletivo,

(6)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

através de projetos que auxiliem na superação dos problemas econômicos e socioambientais;

2. a Universidade pode cumprir a sua função social por meio da disseminação do conhecimento, propondo visões que não sejam unívocas ou unilaterais. Ademais, o fomento de posturas éticas e responsáveis podem proporcionar perspectivas diferentes, renovação de ideias e reflexões acerca da realidade contundente;

3. enfatize-se que a Universidade não deve ser encarada, somente como uma prestadora de serviços produtora de egressos, que sejam capazes de contribuir no mercado de trabalho. Sua intervenção vai mais além, relacionando-se às demandas coletivas e desigualdades sociais, no que tange às ações que tragam benefícios comunitários, valorizem as questões éticas e à promoção da cidadania.

Sendo assim, a formação acadêmica passa a ter como foco a formação de cidadãos conscientes e atuantes junto à sociedade, rechaçando o enfoque individualista que reitera posturas violentas e antissociais. Idear uma formação puramente técnica, sem levar em conta esses elementos, é contribuir para a conservação de estruturas sociais injustas e autoritárias historicamente impostas (UFSM, 2000).

3 METODOLOGIA

Este trabalho configura-se como bibliográfico e documental, pois contempla um estudo sistematizado desenvolvido a partir de material publicado em livros, revistas especializadas, jornais, redes eletrônicas, teses e dissertações (VERGARA, 2011), bem como documentos internos do CEFET/RJ, a saber: Relatório Final de Autoavaliação (2013) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (2010-2014).

Para Yin (2009), o estudo de caso investiga novos conceitos, assim como verifica na prática de que maneira são aplicados e utilizados os elementos de uma teoria. Neste contexto, foi realizado um estudo de caso único, que pode ser apropriado por revelar uma situação real, ou seja: “o caso será visto em si mesmo, provavelmente, como uma descoberta e oferecerá uma oportunidade para realizar

(7)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

um estudo de caso exemplar” (YIN, p. 181, 2010). Assim como oportuniza a descrição de um fenômeno em profundidade MERRIAN (2002).

Como definição da amostra desta pesquisa, utilizou-se o teorema de limite

central, que segundo Martins (2010), trata-se de um número na ordem de 30 (trinta)

respondentes. Neste sentido, percebe-se que esta se compõe de forma não paramétrica, pois entende-se que os respondentes estão relacionados com a acessibilidade do pesquisador.

Desta forma, a amostra foi escolhida considerando o envolvimento dos docentes e discentes envolvidos em Projetos de Bolsas de Extensão (PBEXT/2013), assim como dos técnico-administrativos diretamente ligados à área acadêmica, ficando definida com doze (12) docentes, dez (10) discentes, dez (10) técnico-administrativos, totalizando assim trinta e dois (32) respondentes.

Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário fechado, que totalizou dezoito perguntas: as três primeiras correspondem à PARTE I, que identifica o perfil profissional do respondente. A PARTE II possui apenas uma questão que sinaliza se o mesmo desenvolve ou participa de alguma atividade relacionada à RS, e a PARTE III perfaz um total de quatorze perguntas que se referem à participação e análise das ações, relações, atividades, políticas e contribuições da UnED Nova Friburgo em relação à RS.

Utilizou-se, nesta terceira parte, o método LIKERT, numa escala de um a cinco pontos, conforme Richardson (1999). Neste momento, foi pedido aos respondentes que avaliassem cada questão, de acordo com os Graus de Utilização e Importância. Os Graus de Utilização foram formulados a partir da análise da Dimensão 3 – Responsabilidade Social – apresentada no RELFINAL (2013). No que tange aos Graus de Importância, vale observar que foram baseados na escala utilizada na pesquisa desenvolvida por Vieira Neto (2008).

As quatorze questões avaliadas foram fundamentadas nos indicadores quantitativos e qualitativos referentes à dimensão da RS, previstos nas Orientações Gerais para o Roteiro de Autoavaliação das IES, elaborado pela CONAES (2004). Tal documento tem por foco a avaliação das IES em suas etapas de autoavaliação e avaliação externa propostas pelo SINAES, oferecendo um roteiro para a implementação de tais processos avaliativos. Assim como no RELFINAL (2013) do CEFET/RJ, que através de Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizou a

(8)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

Autoavaliação Institucional. Além disso, essas questões também foram baseadas em conceitos abordados por diferentes autores, conforme explicitado no Quadro 1:

Questão Referencial Teórico

1. Ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da instituição visando ao desenvolvimento regional.

- Brasil (2004); PDI (2010); Rodrigues, Ribeiro e Silva (2006); Barros e Freire (2011); Carbonari e Pereira (2007); Pinto (2008)

2. Relações mantidas com os setores público e produtivo do município, bem como com instituições sociais, culturais e educativas de todos os níveis.

- Brasil (2004); PDI (2010); Caixeta e Sousa (2013); Bolan e Motta (2007); Pinto (2008)

Carbonari e Pereira (2007) 3. Ações voltadas para o desenvolvimento da

democracia, promoção da cidadania e de atenção aos setores sociais excluídos.

PDI (2010); Barros e Freire (2011); Caixeta e Sousa (2013); Bolan e Motta (2007)

4. Ações promovidas pela instituição relacionadas à ampliação do acesso aos portadores de necessidades especiais (instalações).

PDI (2010); Caixeta e Sousa (2013); Silva (2008); Antonello (2006)

5. Estratégias pedagógicas/didáticas utilizadas junto aos portadores de necessidades especiais (discentes, docentes ou técnico-administrativos)

PDI (2010); Caixeta e Sousa (2013); Silva (2008); Antonello (2006)

6. Atividades institucionais em interação com o meio social:

PDI (2010); Rodrigues, Ribeiro e Silva (2006); Pinto ; Caixeta e Sousa (2013); Carbonari e Pereira (2007)

7. Atividades vinculadas às cooperativas, ONGs, corais, centros de saúde, escolas, sindicatos ou outras.

PDI (2010); Bolan e Motta (2007); Ashley, Ferreira e Reis (2006); Carbonari e Pereira (2007)

8. Políticas institucionais de inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida.

PDI (2010); Barros e Freire (2011); Caixeta e Sousa (2013); Carbonari e Pereira (2007)

9. Ações desenvolvidas pela instituição, tendo em vista a promoção de iniciativas de incubadoras de empresas, empresas juniores e captação de recursos.

PDI (2010); Bolan e Motta (2007); Ashley, Ferreira e Reis (2006)

10. Políticas de formação de pesquisadores. PDI (2010); Barros e Freire (2011); Bolan e Motta (2007); Pinto (2008)

11. Contribuição da instituição para a criação de conhecimentos voltados ao desenvolvimento científico, técnico ou cultural do município.

PDI (2010); Barros e Freire (2011); Bolan e Motta (2007); Pinto (2008)

12. Realização de avaliação conjunta (corpo docente, discente e técnico-administrativo) das atividades desenvolvidas pela instituição (ensino – pesquisa – extensão).

PDI (2010); Barros e Freire (2011); Andriolla e Lima (2013); Reis, Silveira e Ferreira ( 2010)

13. Viabilização realizada pela instituição para a entrada dos egressos no mercado de trabalho.

PDI (2010); Ristoff e Giolo (2006); Rodrigues, Ribeiro e Silva (2006); Caixeta e Sousa (2013)

14. Acompanhamento realizado pela instituição, tendo em vista a inclusão dos egressos no mercado de trabalho.

PDI (2010); Ristoff e Giolo (2006); Rodrigues, Ribeiro e Silva (2006); Caixeta e Sousa (2013)

Quadro 1 – Referencial teórico das questões utilizadas na pesquisa

Fonte: Elaborado durante a pesquisa

Cumpre ressaltar que, antes de ser enviado, o mesmo foi validado por meio de um pré-teste. Foram escolhidos cinco especialistas, representativos da população, que avaliaram as questões e as opções de respostas, permitindo a formatação final do instrumento de pesquisa (VERGARA, 2011). Saliente-se que

(9)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

mediante a aplicação do pré-teste foi sugerido apenas o acréscimo de observações para as perguntas, com o intuito de levar os respondentes a escreverem considerações acerca destas, sendo mantidas as questões propostas.

Os dados obtidos foram tratados por meio da Estatística Descritiva, que utilizou para sintetização a moda, que representa o valor da amostra que ocorre com maior frequência (ANDERSON, SWEENEY e WILLIAMS, 2009). Assim foi possível a identificação das fragilidades e potencialidades da UnED no que se refere à sua RS.

4 RESULTADOS

Na 1ª parte do questionário buscou-se identificar o perfil, o tempo de CEFET/RJ e a titulação dos respondentes. Como já mencionado anteriormente, dos 32 (trinta e dois) respondentes, 31% são discentes e técnico-administrativos, perfazendo 62% do total. Já os docentes somaram 38% do total de participantes. Com relação ao tempo de CEFET, 94% dos respondentes têm de 1 a 5 anos de CEFET/RJ, o que demonstra que estes fizeram concurso público para a UnED Nova Friburgo, que completou em dezembro de 2013, cinco anos de sua inauguração. Os demais representam 3% de 6 a 10 anos, bem como 3% com 20 anos ou mais. Quanto à titulação dos respondentes, observa-se que 12% possuem doutorado, 22%, mestrado, 25%, especialização e 41%, nível superior completo.

A 2ª parte do questionário possui apenas uma questão que sinaliza quais participantes desenvolvem ou participam de atividades relacionadas à Responsabilidade Social, ou seja, 44% assumiram desenvolver ou participar de atividades dentro desta perspectiva, enquanto 56% não fizeram qualquer relação à dimensão.

A 3ª parte do questionário foi composta por um total de quatorze perguntas que se referem à participação e análise das ações, relações, atividades, políticas e contribuições da UnED Nova Friburgo em relação à RS. De acordo com as análises de Silva (2011), a Extensão vem sendo encarada por muitos Gestores de Universidades Públicas como uma “missão”. Tal fato empobrece as ações de Responsabilidade Social, já que não existe uma análise profunda sobre seu real significado social, fazendo com que sejam encaradas como uma obrigação. Desta

(10)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

forma, nas universidades públicas, as atividades acadêmicas (ensino – pesquisa – extensão) acabam sendo desarticuladas e sem perspectiva integradora.

Com relação às atividades/ações que possam proporcionar o desenvolvimento local ou regional (Questão 1), percebeu-se que todos os respondentes consideraram que elas são de “altíssima importância”, mas têm sido utilizadas de maneiras “insuficientes”. Tal fato pode demonstrar a necessidade da realização de pesquisas que diagnostiquem as reais demandas da comunidade interna e externa e que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria de qualidade de vida da população.

No que se refere às relações e atividades institucionais mantidas com os setores público e produtivo do município, assim como instituições sociais, culturais e educativas (Questão 2 e 7), observaram-se divergências em relação às respostas. Enquanto discentes as consideraram “regulares”, docentes e técnicos, “insuficientes”. Em relação à importância também houve discordâncias. Docentes e técnicos as qualificaram como sendo de “alta” ou “média importância”; já os discentes como de “altíssima importância”.

As atividades institucionais em interação com o meio social, que possam promover a democracia, a cidadania e a atenção aos setores sociais excluídos da comunidade interna e externa da UnED Nova Friburgo (Questões 3 e 6) foram consideradas pela maioria dos respondentes como “insuficientes”, mas de “alta importância”. Pelas respostas, há necessidade que a unidade viabilize tais ações, sem esquecer do meio ambiente e da cultura (áreas que igualmente foram mencionadas pelos respondentes). É preciso assumir um compromisso maior com as demandas do entorno e do município, por meio de um debate aberto com a comunidade interna e externa, para que o projeto educativo do CEFET/RJ, enunciado em seus objetivos e missão institucional, seja igualmente efetivado nesta Unidade de Ensino Descentralizada.

Cumpre ressaltar que através do Colegiado de Línguas foi instituído o Centro de Línguas (CELI), que oferece cursos básicos de inglês e espanhol, para a comunidade interna e externa da UnED Nova Friburgo.

As ações promovidas pelo CEFET/RJ referentes à ampliação do acesso (instalações) (Questão 4), bem como às estratégias pedagógicas/didáticas utilizadas junto aos portadores de necessidades especiais (Questão 5) foram

(11)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

avaliadas, por todos os respondentes, como “insuficientes”, mas sendo consideradas pela maioria como de “alta importância”.

O CEFET/RJ tem se esforçado para atender aos portadores de necessidades especiais através do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). A UnED Nova Friburgo já implantou o Núcleo, porém suas ações ainda não são visíveis. Há um curso de extensão de Libras, com carga horária de 30 horas, sendo oferecido à comunidade (interna e externa), assim como a mesma disciplina nos cursos de graduação. Porém, falta articular ações de ensino, pesquisa e extensão às áreas das necessidades educacionais especiais.

Todos os respondentes avaliaram as ações desenvolvidas pela UnED Nova Friburgo, tendo em vista a promoção de iniciativas de incubadoras de empresas e empresas juniores (Questão 9), como “insuficientes”, apesar da maioria considerá-las como de “alta importância”.

De acordo com algumas observações descritas no questionário, a maior parte dos respondentes desconhece a existência de tais ações. Vale lembrar que estas são primordiais para inserção dos discentes no mundo laborativo.

As políticas de formação de pesquisadores (Questão 10), assim como a contribuição da instituição para a criação de conhecimentos voltados ao desenvolvimento científico, técnico ou cultural do município (Questão 11) foram apontadas como “suficientes” e de “altíssima importância”. Conforme o RELFINAL (2013), é importante formar e consolidar grupos de pesquisa, por meio da implantação, desenvolvimento e modernização da infraestrutura da UnED Nova Friburgo. Além de apoiar financeiramente a compra de material ou equipamento para os pesquisadores em fase inicial de trabalho.

De modo geral, as políticas institucionais de inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida (Questão 8), realizadas na UnED Nova Friburgo, foram avaliadas como sendo “boas” e de “alta importância”. Contudo, alguns respondentes fizeram observações em relação aos critérios adotados nos editais para a concessão de Bolsas de Alimentação e Extensão, assim como à quantidade disponibilizada para a unidade.

Segundo informações da Divisão de Apoio Pedagógico (DIAPE), muitos alunos não têm como custear as despesas de passagem e alimentação, o que provoca um alto índice de evasão nos cursos oferecidos pela unidade.

(12)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

Grande parte dos respondentes julgou como sendo “insuficientes” as avaliações conjuntas das atividades desenvolvidas pela UnED Nova Friburgo (Questão 12). Por sua vez, no que se refere à importância, foram consideradas de “alta importância”. Alguns respondentes mencionaram em suas observações que poucos assuntos e decisões são debatidos entre os docentes, discentes e técnicos. Falta comunicação.

A viabilização e o acompanhamento realizado pela instituição (Questões

13 e 14), no que tange à inclusão dos egressos no mercado de trabalho, foram

julgados, de modo geral, como sendo de “regular a insuficiente”. Quanto à importância, foram avaliados como de “alta importância”.

A viabilização para inclusão dos discentes no mercado de trabalho é realizada pela Divisão de Integração Empresarial (DIEMP) e pelos coordenadores dos Cursos, durante o oferecimento da disciplina estágio.

No que tange ao acompanhamento, não há nenhuma ação específica ou mecanismo de controle dos discentes egressos da UnED Nova Friburgo.

É importante esclarecer que não se pretendeu, através deste trabalho, mensurar as ações de RS na Unidade, mas realizar uma pesquisa sobre esta dimensão, diagnosticando efetivamente o real comprometimento da UnED em relação aos indicadores do SINAES.

Importa ressaltar, em relação ao questionário, que não houve quantificação de resultados, mas uma análise qualitativa. Objetivou-se também aprofundar a ideia de RS, por meio da construção de um processo com participação da comunidade acadêmica e não um instrumento de checagem ou cobrança individual.

5 CONCLUSÃO

As avaliações previstas no SINAES possibilitam a construção de um projeto institucional sustentado por princípios relacionados à gestão democrática e a autonomia, considerando a materialização da responsabilidade social e o compromisso científico-cultural das IES.

Através deste estudo de caso, verificou-se que as ações de RS precisam ser amplamente discutidas no meio acadêmico da UnED Nova Friburgo e divulgadas como tais, para que a instituição possa manter uma imagem positiva perante a

(13)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

sociedade e proporcionar uma educação de qualidade, que transcenda a formação técnico-científica, por meio da incorporação das questões éticas, de inclusão social e cidadania.

Em relação ao SINAES, cumpre ressaltar que:

· os processos avaliativos internos e externos propostos pela legislação são fundamentais para a formulação de diretrizes para a gestão das IES;

· a avaliação institucional promove a qualidade acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, contribui para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática e menos excludente;

· a participação da comunidade acadêmica é uma exigência ética do SINAES. No que tange às fragilidades da UnED Nova Friburgo, é possível apontar, a partir dos dados coletados que:

· são desenvolvidas poucas atividades/ações extensionistas que possam proporcionar o desenvolvimento local ou regional;

· é necessário que a instituição busque convênios com outras instituições (educacionais ou não), sejam elas públicas ou privadas;

· há necessidade de maior interação com instituições sociais, assim como com seu entorno, visando proporcionar a inclusão social daqueles que se encontram em processo de exclusão;

· é preciso promover ações voltadas para a promoção da cidadania, democracia, meio ambiente e cultura;

· as questões de acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais merecem atenção especial. O NAPNE poderia realizar mais ações específicas neste sentido;

· a participação da comunidade acadêmica está restrita às reuniões de colegiados ou à discussão de assuntos específicos. Neste sentido, é preciso ampliá-la, visando gerar nos membros da comunidade acadêmica a autoconsciência de suas ações, a percepção de omissões e desafios, assim como a valorização de suas potencialidades;

· é importante aprimorar a comunicação entre a gestão da UnED e a comunidade acadêmica;

(14)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

· assim como descrito no RELFINAL (2013), é necessário que se viabilize e acompanhe a inclusão dos egressos no mercado de trabalho, através de um método oficial.

No que se refere às potencialidades, de modo geral, pode-se indicar:

· as atividades de extensão realizadas na UnED Nova Friburgo estão relacionadas ao curso de formação dos discentes;

· as políticas de formação de pesquisadores, já que o CEFET/RJ tem investido em infraestrutura (equipamentos e laboratórios) na unidade, o que se torna um incentivo;

· as políticas institucionais de inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida, apesar da comunidade acadêmica considerar que a concessão de bolsas disponibilizadas para a unidade poderia ser maior.

Diante do exposto, conclui-se que na UnED Nova Friburgo não há um planejamento de ações voltadas à RS, fazendo com que as atividades desenvolvidas sejam fragmentadas, por vezes, isoladas.

Em relação aos indicadores qualitativos e quantitativos previsto no SINAES avaliados na pesquisa, muitos não estão sendo operacionalizados na unidade, visto que, em relação à utilização, grande parte das questões foi avaliada como “insuficientes” pelos respondentes. No que se refere à importância, foram considerados de “alta” ou “altíssima”, retratando a relevância de uma formação ética e cidadã, bem como da necessidade da realização de um trabalho de caráter analítico/reflexivo e sensibilizador sobre a RS junto à comunidade acadêmica. Estas contribuições contemplarão o compromisso social da instituição, pensando a Educação Superior como um bem público, expressão de uma sociedade democrática e pluricultural, que respeita as diferenças e pratica a solidariedade.

Almeja-se que os resultados obtidos neste estudo de caso possam ser considerados em futuras análises da dimensão da Responsabilidade Social do CEFET/RJ e que possam subsidiar possíveis decisões futuras em relação à gestão da UnED Nova Friburgo.

Futuros trabalhos desenvolvidos no âmbito do CEFET/RJ poderão analisar como a participação em Programas e Projetos de Extensão influenciam a formação discente, assim como que tipo de retorno as práticas de RS trazem para o entorno das UnEDs.

(15)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMORIM, Tânia Nobre Gonçalves Ferreira. Responsabilidade Social Corporativa. In:

Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações.

José de Lima Albuquerque (Organizador). São Paulo: Atlas, 2009, pp. 130-151. ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada à

administração e economia. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2009.

ANTONELLO, Otávio Borsa. Sistema de Avaliação Institucional da Faculdade São

Francisco de Assis: uma abordagem com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – Lei 10.861/04. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em

Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2006.

ASHLEY, Patrícia Almeida; FERREIRA, Roberto do Nascimento; REIS, Helvécio Luiz. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: oportunidades para a responsabilidade social na gestão estratégica de instituições de ensino superior.

Revista Gerenciais, São Paulo, v. 5, n. 1, pp. 23-35, jan./jun. 2006.

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; FREIRE, José Célio. A responsabilidade social universitária na perspectiva do Sinaes: um estudo de caso no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, pp. 891-920, out./dez. 2011.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n.72, 15 abr. 2004. Seção 1, p.3-4. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 22 set. 2011.

BOLAN, Valmor; MOTTA, Márcia Vieira da. Responsabilidade Social no Ensino Superior. SARE. Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas. v. 10, n. 10, 2007. Disponível em:

<http://www.sare.anhanguera.com/index.php/reduc/article/viewArticle/229>. Acesso em: 12 ago. 2013.

CAIXETA, Juliana Eugênia; SOUSA, Maria do Amparo de. Responsabilidade social na educação superior: contribuições da psicologia escolar. Psicol. Esc. Educ. vol.17 no.1 Maringá jun. 2013

CALDERÓN, Adolfo Ignácio; PEDRO, Rodrigo Fornalski.; VARGAS, Maria Caroline. Social Responsibility of Higher Education: the metamorphosis of Unesco discourse in focus. Interface - Comunic., Saude, Educ., v. 15, n. 39, pp. 1185-98, out./dez. 2011. CARBONARI, Maria Elisa Ehrhard; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. SARE: Sistema

(16)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

Disponível em: <http://sare.anhanguera.com/index.php/reduc/article/view/207>. Acesso em: 18 abr. 2013.

CONAES. Comissão Nacional de Avaliação da educação Superior. Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições. 2004. Disponível em: <http://www.uesc.br/cpa/orientacoes.pdf>. Acesso em: 12 ago. de 2013.

FURLANI, Lúcia Maria. O conceito de Responsabilidade Social nos Estabelecimentos de Ensino Superior. Estudos. ano 23. n. 34. Abr. 2005.

MARTINS, G. A. Estatística Geral e Aplicada. 3ª edição. Editora Atlas. 2010

MERRIAM, Sharan B. Qualitative Research in Practice: examples for discussion and

analysis. San Francisco: Jossey-Bass, 2002.

PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional, 2010-2014. Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES). Rio de Janeiro. 2010. Disponível em:<http://cefet-rj.br/desenvolvimento-institucional/pdi/pdi-2010-2014.html>. Acesso em: 15 mar. 2013.

PINTO, Maira Meira. Responsabilidade social universitária: o caso da Universidade de Santa Cruz do Sul. – Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012. Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_editora_livro/ebook_031.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2013.

______ Responsabilidade Social Universitária como indicador de qualidade para o

ensino superior. Santa Cruz do Sul: 2008. Disponível em: http://www.pucpr.edu.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/186_345.pdf.

Acesso em: 22 fev. 2013.

PORTER, Michael; KRAMER, Mark R. The competitive advantage of corporate philanthropy. Harvard Business Ethics, v. 80, nº12, pp. 56-58, dec. 2002.

REIS, Cisne Zélia Teixeira. SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos. FERREIRA, Marco Aurélio Marques. Autoavaliação em uma Instituição Federal de Ensino Superior: resultados e implicações. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, pp. 109-129, nov. 2010.

RELFINAL. Relatório Final de Autoavaliação. Autoavaliação Institucional, 2011. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2013. Disponível em: <http://noticias.cefet-rj.br/wp-content/uploads/2013/06/RELFINAL-CPA-11.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.

RICHARDSON, Robert Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas,1999.

RISTOFF, Dilvo; GIOLO, Jaime. O Sinaes como Sistema. R B P G, Brasília, v. 3, n. 6, pp. 193-213, dez. 2006.

(17)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 17 setembro- dezembro de 2014

RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz; RIBEIRO, José Luis Duarte; SILVA, Walmir Rufino da. A Responsabilidade Social em IES: uma dimensão de análise do SINAES. Revista Gestão Industrial. v. 2, n. 4: pp. 112-123, 2006.

SILVA, Carmem Luíza da. Responsabilidade Social nas Universidades brasileiras:

autonomia ou adequação. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação).

Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba. 2008

SILVA, Sonia Maria de Carvalho. Ações de Responsabilidade Social Desenvolvidas

na Extensão Universitária: estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2011. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão)- Departamento

de Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

TODOROV, João Cláudio. O conceito de Responsabilidade Social nos Estabelecimentos de Ensino Superior. Estudos. ano 23, n. 34, abr. 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS. Projeto Político Pedagógico. 2000. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/prograd/not.php?id=20>. Acesso em: 13 fev. 2013.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

VIEIRA NETO, Júlio. Uma proposta de Modelo de Gestão para as pequenas e

médias empresas (PMEs): um estudo de caso múltiplo do setor químico no Estado do Rio de Janeiro. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão)-

Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

YIN, Robert K. Case study research, design and methods: applied social research

methods. Thousand Oaks. California: Sage Publications, 2009.

______, Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookmann, 2010.

Recebido em 24/05/2014. Aceito em 4/10/2014.

Referências

Documentos relacionados

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Os principais objetivos deste projeto são o aumento da rentabilidade da unidade de Vilela, através da imputação de parte dos custos fixos aos produtos

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de