• Nenhum resultado encontrado

Multiplicar informação e somar em saúde: prevenção de infecções sexualmente transmissíveis / Multiplying information and adding to health: preventing sexually transmitted infections

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Multiplicar informação e somar em saúde: prevenção de infecções sexualmente transmissíveis / Multiplying information and adding to health: preventing sexually transmitted infections"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29148-29153 may. 2020. ISSN 2525-8761

Multiplicar informação e somar em saúde: prevenção de infecções

sexualmente transmissíveis

Multiplying information and adding to health: preventing sexually

transmitted infections

DOI:10.34117/bjdv6n5-387

Recebimento dos originais:22/04/2020 Aceitação para publicação:19/05/2020

Larissa Sales Martins Baquião

Mestra em Ciências da saúde. Universidade de São Paulo - USP

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho.

Endereço: Estrada Muzambinho, KM 35- Morro Preto, Muzambinho/MG, Brasil. E-mail: larissa.martins@muz.ifsuldeminas.edu.br

Quésia Cássia Pereira

Estudante Técnico em Enfermagem, IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho. Endereço: Estrada Muzambinho, KM 35- Morro Preto, Muzambinho/MG, Brasil.

E-mail: quesia.cassia01@gmail.com

Glilciane Morceli

Pós-Doutora em Enfermagem Obstétrica. Universidade Estadual Paulista - UNESP Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG/Unidade Passos. Endereço: R: Antônio Donizete Gonçalves, 35, Jardim Ágape II, Muzambinho/MG, Brasil.

E-mail: glilciane@gmail.com

Carlos Renato Soares

Mestre em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais –

Campus Muzambinho.

Endereço: Estrada Muzambinho, KM 35- Morro Preto, Muzambinho/MG, Brasil. E-mail: carlos.soares@muz.ifsuldeminas.edu.br

RESUMO

A adolescência é um período compreendido entre a infância e a fase adulta, caracterizada por complexos processos de crescimento, desenvolvimento biopsicossocial e ainda transformações e de descobertas significativas o que pode expor os adolescentes a situações de vulnerabilidade, tais como as infecções sexualmente transmissíveis. Objetivou-se relatar a experiência de discentes do curso Técnico em Enfermagem em atividades de educação em

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29148-29153 may. 2020. ISSN 2525-8761 saúde para adolescentes no âmbito escolar, com enfoque para infecções sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que compartilha a vivência prática do projeto de extensão no período entre agosto a outubro de 2018. Desenvolvido em um Instituto Federal, localizado num município mineiro e envolveu 36 estudantes do curso Técnico em Enfermagem, três docentes da referida instituição e 372 estudantes do ensino médio. A participação de estudantes de enfermagem em projetos de extensão é relevante para sua formação, e sua atuação no ambiente escolar tende a estimular o adolescente no autocuidado. A ação foi oportuna para estimular hábitos e condutas saudáveis entre os estudantes do ensino médio e mostrou-se como uma oportunidade de aperfeiçoamento de habilidades para estudantes de enfermagem.

Palavras-chave:Saúde do Adolescente; Educação em Saúde; Doenças Sexualmente

Transmissíveis; Educação Técnica em Enfermagem.

ABSTRATC

Adolescence is a period between childhood and adulthood, characterized by complex growth processes, biopsychosocial development and also transformations and significant discoveries which can expose adolescents to situations of vulnerability, such as sexually transmitted infections. The objective was to report the experience of students of the Nursing Technician course in health education activities for adolescents at school, with a focus on sexually transmitted infections. This is a descriptive study, an experience report type, which shares the practical experience of the extension project in the period between August and October 2018. Developed at a Federal Institute, located in a municipality in Minas Gerais and involved 36 students of the Technical course in Nursing, three professors from that institution and 372 high school students. The participation of nursing students in extension projects is relevant to their training, and their performance in the school environment tends to encourage adolescents in self-care. The action was opportune to stimulate healthy habits and conduct among high school students and proved to be an opportunity to improve skills for nursing students.

Keywords: Adolescent Health; Health education; Sexually Transmitted Diseases; Technical

Education in Nursing.

1 INTRODUÇÃO

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são importante causa de infertilidade, sequelas e morte na população mundial e podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, são alguns exemplos de IST cancro mole, HPV (Papilomavírus Humano), doença inflamatória pélvica (DIP), donovanose, gonorreia, infecção por clamídia, tricomoníase e a síndrome da imunodeficiência adquirida que é conhecida como aids (BRASIL, 2019).

As ISTs podem apresentar impacto direto sobre a saúde sexual e reprodutiva acarretando infertilidade, complicações na gravidez e no parto, além da possibilidade de

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29148-29153 may. 2020. ISSN 2525-8761 ocasionar morte fetal e agravos à saúde da criança e indiretamente na facilitação da transmissão sexual do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Os dados do boletim epidemiológico HIV/AIDS 2018 demostraram que de 1980 a 2018 foram notificados 926.742 casos de aids no Brasil, com uma média de registro anual de 40 mil novos casos de aids nos últimos 5 anos, apresentando uma concentração no número de casos nas regiões sudeste e sul do país, correspondendo a 71,8% dos casos. Apesar das taxas de detecção da doença no Brasil estarem em declínio nos últimos anos, os números ainda são preocupantes (BRASIL, 2018).

A adolescência é um período de transformação que pode variar de acordo com cada indivíduo, não se limitando apenas a faixa etária ou alterações físicas, mas também psíquicas e sociais. É durante esse período que os adolescentes buscam construir sua personalidade e autonomia e vivenciam descobertas significativas, tais como a descoberta de seu corpo e da sexualidade, que podem os expor a situações de vulnerabilidade, com destaque para IST’s (FONSECA et al, 2013; PEREIRA et al, 2020).

Trabalhar com a saúde do adolescente corresponde a atender as suas necessidades nos diversos modos de viver e considerando as práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças que possam atingir a maior parcela possível desta população. Sabendo que a educação em saúde é uma ferramenta de trabalho para os profissionais de enfermagem, abordar sobre as IST’s com os adolescentes é uma estratégia que pode estimular comportamentos saudáveis e seguros, reduzindo possíveis contaminações e futuras transmissões destas doenças (FONSECA et al, 2013).

Desta maneira, é de grande valia a participação da escola e dos profissionais de saúde no esclarecimento de práticas sexuais seguras que reduzam fatores de risco para doenças. Atividades de extensão permitem promover ações em saúde individual e coletiva levando a reflexões que estimulam o autocuidado (BESERRA et al, 2008; JAHN, 2012).

Assim objetivou-se, relatar a experiência de discentes do curso Técnico em Enfermagem em atividades de educação em saúde para adolescentes no âmbito escolar, com enfoque para infecções sexualmente transmissíveis.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que compartilha uma vivência prática proveniente do projeto de extensão intitulado “Some suas ideias = Sexo + Camisinha”, desenvolvido pelosestudantes do curso Técnico em Enfermagem, três docentes

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29148-29153 may. 2020. ISSN 2525-8761 de um Instituto Federal do Sul de Minas e direcionado aos estudantes do ensino médio de 176 Institutos Federais de todos os estados do Brasil, participantes das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais (IFs).

Foi desenvolvido entre os meses de agosto a outubro de 2018 e consistiu em cinco etapas inter-relacionadas. Na primeira etapa os estudantes de enfermagem realizaram a revisão bibliográfica, organização das informações relevantes para o trabalho e discussão em grupo. A segunda etapa compreendeu a elaboração do material educativo no formato de folder. Na terceira etapa realizaram-se as revisões e correções necessárias à produção. Na quarta foram impressos os folders e na quinta etapa, os alunos do curso Técnico em Enfermagem realizaram a apresentação do material elaborado aos estudantes de ensino médio, participantes das Olimpíadas de Matemática.

O cenário das ações educativas foi o Instituto Federal, sede das Olimpíadas, localizado num município mineiro. Foram incluídos os 36 estudantes matriculados no módulo I do curso Técnico em Enfermagem, turma TE 2/2018 e 372 estudantes do ensino médio, participantes das Olimpíadas. A ação ocorreu em uma tenda, instalada no campus, em local de grande circulação de estudantes, nos períodos matutino e vespertino.

Durante a execução da ação educativa, os participantes trocavam informações e recebiam folder informativo sobre as IST’s. Também foram disponibilizados preservativos masculinos aos estudantes e instruções sobre seu uso. Durante toda a ação, os estudantes foram acompanhados por docentes do curso.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A participação de estudantes de enfermagem em projetos de extensão é relevante para a sua formação, por estimular a buscar conhecimentos, trabalho em equipe, planejamento e execução de ações, e compartilhar conhecimento adquirido com a comunidade. As atividades de educação em saúde na comunidade escolar promoveram esclarecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis e estimularam o autocuidado dos participantes.

Como a ação foi ministrada para público alvo predominantemente adolescente, tornou-se fator facilitador no detornou-senvolvimento das atividades, que também foi organizada por um grupo de estudantes do curso técnico em enfermagem, em sua maioria jovens. A proximidade de faixas etárias dos grupos favoreceu o diálogo e esclarecimento de dúvidas, como contrapartida os estudantes de enfermagem interagir com a comunidade proporciona o aperfeiçoamento de suas habilidades através de ações de promoção em saúde.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29148-29153 may. 2020. ISSN 2525-8761 Observou-se que além do diálogo, a entrega do folder contendo informações referentes aos sinais e sintomas das IST’s, formas de transmissão e serviços de apoio ao diagnóstico e tratamento reforçou as informações ao público alvo.

Destaca-se a importância da atuação da enfermagem no ambiente escolar desenvolvendo atividades de educação em saúde e estimulando os adolescentes no autocuidado, evitando problemas que são frequentes durante a adolescência. Ausência de informações e/ou informações inconsistentes referentes a temática podem interferir em suas ações e consequentemente em suas vidas, colocando os adolescentes em risco de adoecimento. Portanto, estimular comportamentos seguros é imprescindível para sua qualidade de vida.

Durante as atividades os estudantes compartilharam informações, atingindo o propósito da ação, através da construção e aquisição de conhecimento.

4 CONCLUSÕES

Considerando que a temática sobre práticas sexuais seguras raramente integra o conteúdo programático de disciplinas ministradas ao ensino médio, à ação foi de importância extremamente relevante para estimular hábitos e condutas saudáveis. Instituições de ensino são espaços privilegiados para ações de educação em saúde e contribuem efetivamente na promoção da saúde na comunidade escolar.

O interesse pelas atividades e o desempenho agregaram à formação dos estudantes de enfermagem e contribuíram para a saúde dos estudantes do ensino médio. O desenvolvimento da ação destacou a oportunidade de aperfeiçoamento de habilidades para estudantes de enfermagem, assim ações de educação em saúde devem ser intensificadas em ambientes escolares, e ao mesmo tempo, estudantes de enfermagem compreenderam que as atribuições da profissão vão além das unidades de saúde.

AGRADECIMENTOS

Estudantes Técnicos em Enfermagem, turma 2/2018, IFSULDEMINAS - campus Muzambinho.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29148-29153 may. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

BESERRA, E.P. et al. Adolescência e vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis: uma pesquisa documental. DST – J Bras Doenças Sex Transm. v.20, n.1, p.32-5, 2008. BRASIL. Boletim epidemiológico HIV AIDS 2018. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. BRASIL. Boletim epidemiológicos Sífilis (número especial). Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

FONSECA, F.F. et al. The vulnerabilities in childhood and adolescence and the Brazilian public policy intervention. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 258–64, 2013.

JAHN, A. C. et al. Educação popular em saúde: metodologia potencializadora das ações do enfermeiro. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 2, n. 3, p. 547-52, 2012.

PEREIRA, C. M. S. et al. Caracterização sociodemográfica, gestacional e resultados perinatais de gestantes adolescentes precoces e tardias em maternidade do Oeste Paulista. In: MORCELI, Glilciane. Ciências da Saúde: Campo Promissor em Pesquisa 5. Ponta Grossa. Editora Athena, 2020. p. 43-54.

Referências

Documentos relacionados

Para fi nalizar este resumo sobre fundações rasas, será analisado o caso dos pilares de divisa ou próximos a obstáculos onde não seja possível fazer com que o centro de gravidade

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

precariamente alfabetizada, respectivamente, na medida em que não dominam (ou o fazem de maneira insatisfatória) o sistema de escrita. As participantes reconhecem

O presente artigo é uma seleção acerca de algumas das observações presentes na Dissertação de Mestrado em Teologia realizada por este autor tendo como escopo a crítica

3:20.00 | 1 240 + CLUBE DE REGATAS FLAMENGO "A" PAULO CESAR BRASIL FIGUEIREDO JAMES ERNEST KAPPELER PAULO CESAR ARARIPE RAMOS. JONATHAS

Discutir os benefícios alcançados até o momento (físico, econômico, social, etc); discutir as estratégias que os usuários vêm utilizando para lidar com a

Que em 2015, em cumprimento a seus mandatos, a CITEL conduziu inúmeras atividades de apoio ao desenvolvimento, dentre as quais destacamos a aprovação de mais de