• Nenhum resultado encontrado

Utilização da farinha da casca de laranja como bioadsorvente em efluentes têxteis / Use of orange peel flour as a bioadhesive in textile effluents

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Utilização da farinha da casca de laranja como bioadsorvente em efluentes têxteis / Use of orange peel flour as a bioadhesive in textile effluents"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Utilização da farinha da casca de laranja como bioadsorvente em efluentes

têxteis

Use of orange peel flour as a bioadhesive in textile effluents

DOI:10.34117/bjdv6n8-430

Recebimento dos originais:08/07/2020 Aceitação para publicação:21/ 08/2020

Elibe Silva Souza

Mestrado em Ciência de Materiais -UFPE

Instituição de atuação atual: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Endereço completo: R. Prof. Antônio Coelho, 276, Bloco C Apto 302- Cidade Universitária, Recife/PE, 50740-020

Email:elybesilva@gmail.com Ewellyn Silva Souza

Bacharel em Química Industrial - UEPB

Instituição de atuação atual: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Endereço completo: R. João da Mata, 807, Apto 403 – Centro, Campina Grande/PB, CEP:58400-245

Email: ewellynessouza@gmail.com Marcello Maia de Almeida

Doutorado em Engenharia de Processos - UFCG

Instituição de atuação atual: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Endereço completo: Rua das Baraúnas, 351 - Universitário - Campina Grande/PB CEP: CEP:58429-500

Email:marcello_maia2000@yahoo.com.br Fernando Fernandes Vieira

Doutorado em Engenharia Mecânica - UFPB

Instituição de atuação atual: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Endereço completo: Rua das Baraúnas, 351 - Universitário - Campina Grande/PB CEP: CEP:58429-500

Email:fernando@uepb.edu.br Márcia Ramos Luiz

Doutorado em Engenharia Mecânica - UFPB

Instituição de atuação atual: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Endereço completo: Rua Fernando Gomes de Araújo, 479. Itararé - Campina Grande/PB-CEP: 58411-018

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Neyliane Costa de Souza

Doutorado em Engenharia Civil - UFC

Instituição de atuação atual: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Endereço completo: Rua das Baraúnas, 351 - Universitário - Campina Grande/PB CEP: CEP:58429-500

Email:neylianecs@yahoo.com.br Helvia Waleska Casullo de Araújo

Doutora em Biotecnologia em Recursos Naturais - Rede Nordeste em Biotecnologia Instituição de atuação atual: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Endereço completo: Rua Baraúnas, 351-Universitario, Campina Grande (PB)

CEP:58429-500

Email:hwcasullo@hotmail.com Weruska Brasileiro Ferreira Doutora em Engenharia Química -UFCG

Instituição de atuação atual: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Endereço completo: Rua Baraúnas, 351-Universitario, Campina Grande (PB)

CEP:58429-500

Email:weruska_brasileiro2020@servidor.uepb.edu.br

RESUMO

A deficiência de tratamentos em resíduos sólidos e efluentes é cada vez mais danosa ao meio ambiente. Estudou-se a cinética de adsorção de efluentes têxteis simulados por corantes em um bioadsorvente, a farinha da casca de laranja. O adsorvente foi obtido através da secagem das cascas de laranja em estufa com circulação de ar, utilizando um planejamento fatorial 2² com duas repetições no ponto central, as variáveis definidas foram temperatura/massa e a variável reposta a percentagem de remoção de corante. Os ensaios cinéticos de adsorção foram realizados em banho finito utilizando a biomassa e uma solução de corante reativo comercial Tupy 16 bordô. O modelo para a cinética de adsorção mais adequado foi o pseudo-segunda, apresentando coeficientes de determinação de 0,98 e o estudou mostrou uma eficiência de remoção de 59,7% do corante. A farinha da casca de laranja obtida, a partir dos processos estudados, mostrou-se um promissor e eficiente adsorvente.

Palavras-chave: Farinha, Casca de laranja, Adsorção, Corante.

ABSTRACT

Deficient treatment in solid waste and effluents is increasingly harmful to the environment. We studied the kinetics of adsorption of textile effluents simulated by dyes in a bioadsorbent, the orange peel flour. The adsorbent was obtained by drying the orange peels in an oven with air circulation, using a 2² factor planning with two repetitions at the central point, the variables defined were temperature/mass and the variable replaced the percentage of dye removal. The adsorption kinetic tests were performed in a finite bath using biomass and a Tupy 16 bordô commercial reactive dye solution. The model for the most appropriate adsorption kinetics was the pseudo-second, presenting determination coefficients of 0.98 and studied it showed a dye removal efficiency of 59.7%. The

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761

orange peel flour obtained from the studied processes proved to be a promising and efficient adsorber.

Keywords: Flour, Orange peel, Adsorption, Dye.

1 INTRODUÇÃO

O crescimento e desenvolvimento da sociedade têm aumentado o desequilíbrio do meio ambiente, gerado principalmente por resíduos sólidos ou efluentes. São produzidos os mais diversos subprodutos e resíduos agroindustriais (bagaços de cana-de-açúcar, caju, coco verde e outras frutas) em virtude da grande produção agrícola do país. Entretanto, a disposição dos resíduos gerados nestes setores está se transformando em um sério problema ambiental (SILVA; PIRES 2014). Na indústria têxtil, o processo essencial é o tingimento de fibras e tecidos, que provoca danos ambientais. As indústrias de tingimento consomem aproximadamente 7x105 ton/ano de corantes e pigmentos no mundo, sendo o Brasil responsável por 2,6% dessa demanda e pelo menos 20% dos corantes têxteis consumidos no país são descartados em efluentes (ZANONI; CARNEIRO, 2001).

O reaproveitamento de resíduos agrega um valor econômico para os produtos, subprodutos e resíduos dos processos produtivos, diminuindo os impactos ao meio ambiente, estimulando a não geração de resíduos, a reciclagem de matérias-primas e/ou subprodutos e evitando a geração de passivos ambientais (CABRAL; MORIS, 2010).

Segundo Silva e Amaral (2006), diversos tratamentos podem ser empregados no tratamento de efluentes, tais como: precipitação química, flotação e a adsorção. Na adsorção, estudam-se vários adsorventes alternativos semelhantes ao carvão ativado, o mais utilizado, que tenham baixo custo e elevada disponibilidade (FIORENTIN et al, 2010).

Segundo Camargo et al. (2007), para o estudo de adsorção, é necessário realizar a secagem do resíduo agroindustrial para estabelecer suas características adsortivas próprias e, principalmente, para inibir a ação de microrganismos, possibilitando sua armazenagem.

A casca de laranja é um dos materiais adsorventes alternativos, semelhantes ao carvão ativado, pois 50% do peso do fruto correspondem ao bagaço e à casca, o que gera um impasse na disposição destes subprodutos no meio ambiente. A casca desta fruta cítrica possui celulose, hemicelulose, lignina e altas concentrações de pectina (aproximadamente 42,5%), sendo este subproduto um potencial adsorvente (FENG et al., 2011; MILLER et al., 2013).

Objetiva-se estudar a cinética de adsorção de efluentes simulados com corantes, utilizando-se a farinha da casca de laranja obtido na utilizando-secagem a partir de um planejamento fatorial.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761 2 METODOLOGIA

A casca de laranja foi seca sobre controle em estufa com circulação de ar a partir de um planejamento 2² com duas repetições no ponto central, utilizando como variáveis de entrada temperatura e massa e a variável reposta a percentagem de remoção de corante. Verificou-se o desempenho como adsorvente da farinha obtida utilizando-se como efluente simulado uma mistura heterogênea contaminante corante/água. Abaixo na Figura 1 é mostrado o fluxograma do procedimento experimental.

Figura 1- Fluxograma para a cinética de adsorção da farinha da casca de laranja

2.1 MATÉRIA PRIMA

Adsorvente - Casca de laranja selecionadas por consistência, maturação, cor e danos físicos, comercializada em Campina Grande-PB.

• As amostras foram retiradas a cada intervalo de 5 minutos e filtradas usando como meio filtrante peneira. O material sobrenadante foi centrifugado sob uma velocidade de rotação de 2400 rpm durante 15 minutos para a sedimentação dos sólidos em suspensão.

Adsorvato - Utilizou-se a solução de corante reativo comercial Tupy 16 bordô como adsorvato. A determinação da concentração do corante na amostra foi realizada por espectrofotometria de absorção molecular. Inicialmente determinou-se do comprimento de onda no qual o composto a ser quantificado absorve o máximo de radiação. A absorbância máxima foi obtido no comprimento de onda de 520 nm. Logo em seguida foi construída uma curva de calibração utilizando solução de corante com diferentes concentrações num intervalo de 0 a 200mg.L-1.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761 2.2 ESTUDO DA ADSORÇÃO - CINÉTICA DE ADSORÇÃO

As curvas cinéticas, foram realizadas na concentração inicial do corante de 200 mg.L-1. Os erlenmeyers contendo 25 mL da solução de corante com 200 mg.L-1 e com massa de 0,25 g do adsorvente foram colocadas sob agitação de 80 rpm durante 1 hora. As amostras foram retiradas a cada intervalo de 5 minutos e filtradas usando como meio filtrante peneira. O material sobrenadante foi centrifugado sob uma velocidade de rotação de 2400 rpm durante 15 minutos para a sedimentação dos sólidos em suspensão. A concentração de cada amostra foi determinada por meio da leitura de absorbância em espectrofotômetro. A quantidade de material adsorvido foi calculada pela Equação 1:

Onde: : concentração inicial do corante (mg/L); : concentração do corante no tempo t (mg/L); : massa do bioadsorvente (g)

: volume da solução do corante (L).

A cinética de adsorção da casca de laranja como biomassa do corante foi ajustada aos modelos matemáticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Tabela 1 abaixo, mostra os níveis do planejamento utilizado, a umidade em base seca Xf

(b.S.), tempo de secagem em minutos utilizado, e a remoção do corante.

Tabela 1. Percentagem de remoção

ENSAIO M (g) T (°C) Xf (b.S.) % ts (min) % REMOÇÃO DE CORANTE

(++) 500 70 6,94 510 43,75 (- -) 300 50 7,56 555 47,122 (-+) 300 70 15,64 395 59,762 (+-) 500 50 13,73 735 44,80 (00) 400 60 11,86 470 36,16 (00) 400 60 10,97 470 35,32

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761

De acordo com Sousa (2015) estudando a farinha da casca de banana com a adsorção do corante azul cassafix CA- 2G, a umidade inicial apresentou influência na cinética de adsorção, para valores menores do teor de água a eficiência é mais elevada.

Observou-se uma eficiência de remoção do corante melhor que o trabalho de SOUSA (2015). Barcellos et. al. (2012) usando um adsorvente natural à base de farelo de soja, como adsorvente alternativo, no tratamento de soluções contendo corantes ácidos mostrou bons resultados de remoção de cor, com valores de remoção entre 74% e 99%.

4 MODELOS MATEMÁTICOS DE ADSORÇÃO

Foram testados os modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem e para análise de qual modelo que melhor representa o processo de adsorção do corante sobre a farinha da casca de laranja.

A Tabela 2 ressalta os valores dos parâmetros estimados para os modelos cinéticos testados. Verificou-se melhor adequação para o modelo cinético de pseudo-segunda ordem, que apresentam um coeficiente de determinação em média de 0,98.

Tabela 2. Parâmetros dos modelos

ENSAIOS Pseudo-primeira ordem Pseudo-segunda ordem

K1 qe (mg/g) R K2 qe (mg/g) R (++) - 500g/70°C 0,1586 8,3469 0,965 0,0273 9,2034 0,98 (- -) - 300g/50°C 0,1818 8,2446 0,973 0,0289 9,129 0,98 (-+) - 300g/70°C 0,2158 10,7029 0,95 0,0306 11,6087 0,92 (+-) - 500g/50°C 0,0,301 10,1834 0,98 0,00153 14,8639 0,98 (00) - 400g/60°C 0,05317 7,4366 0,99 0,00514 9,7030 0,99 (00) - 400g/60°C 0,05366 6,8334 0,98 0,005998 8,7781 0,988

Segundo Ho et. al (1999), quando o modelo de pseudo-segunda ordem representa a cinética de adsorção, a adsorção química pode ser o mecanismos predominante no processo, pois haverá uma menor competição dos sítios de adsorção na superfície, onde a concentração é mais baixa. Para concentrações elevadas essas competições serão maiores, e menores quantidades de adsorção serão obtidas.

Os modelos cinéticos matemáticos pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem para os experimentos, são apresentados nas Figuras 2 e 3 respectivamente.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 2 Curva cinética de adsorção - Modelo pseudo-primeira ordem

Figura 3 Curva cinética de adsorção – Modelo pseudo-segunda ordem

Os dados experimentais apresentaram-se melhor para o modelo cinético pseudo-segunda ordem.

A Figura 4, apresenta os modelos cinéticos pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem para as duas repetições no ponto central.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 4 Curva cinética de adsorção para os pontos central – Modelos pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem 0 10 20 30 40 50 60 t, min 0 2 4 6 8 10 12 14 qe ( m g .g -1 )

Verifica-se que não houve variações relevantes no experimento e demonstrando ainda que apesar de ambas as curvas não haverem flutuações nos pontos, a que melhor se adequa é a do modelo matemático pseudo-segunda ordem.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observou-se a maior quantidade de corante adsorvido aproximadamente 59,7% de remoção do corante com o bioadsorvente, para um tempo de contato de 60 minutos.

A remoção do corante deve ser atribuída à interação de compostos presentes na casca da laranja com a capacidade de se ligarem ao corante.

O modelo cinético de pseudo-segunda ordem apresentou melhor ajuste aos dados experimentais no processo de adsorção, com coeficiente de determinação cerca de 0,98.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.60101- 60109 aug. 2020. ISSN 2525-8761

A farinha da casca de laranja obtida a partir da secagem em estufa com circulação de ar em condições operacionais controladas mostrou-se um promissor e eficiente adsorvente, pois além de tratar efluentes que são lançados ao meio ambiente, viabilizará custos em relação à outro adsorvente e reduzirá resíduos de cascas de laranja.

REFERÊNCIAS

1. BARCELLOS, I. O.; CHIARELLO, L. M.; SPENGLER, G.; ROZA, D. E. Treatment of acidic dyes solutions by adsorption in soybean meal. Acta Scientiarum. v. 34, n. 1, p. 97-103, 2012. 2. CABRAL , M. S. ; MORIS, V. A. da S. Reaproveitamento da borra de café como medida de minimização da geração de resíduos. Xxx Encontro nacional de engenharia de produção. São Carlos-SP, Brasil, outubro de 2010.

3. CAMARGO, G. A.; HAJ-ISA, N.; QUEIROZ, M. R. de. Avaliação da qualidade de tomate seco em conserva. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.11, n.5, p.521-526, 2007.

4. FENG, N.; GUO, X.; LIANG, S.; ZHU, Y.; LIU, J. Biosorption of Heavy Metals from Aqueous Solutions by Chemically Modified Orange Peel. Journal of Hazardous Materials, v. 185, pg. 49-54, 2011.

5. FIORENTIN, L. D.et al. Remoção do corante reativo azul 5G de um efluente têxtil utilizando o bagaço de laranja como adsorvente. In: Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, 1, 2006, Maringá. Anais... Maringá: ENEMP, 2006. CD-Rom.

6. MILLER, F.; CALDEIRÃO, L.; DORTA, C.; MARINELLI, P. S. Obtenção de Açúcares Fermentescíveis a partir da Casca de Laranja e Bagaço de Cana-de-Açúcar. Revista Analytica, v. 64, pg. 2, 2013.

7. SILVA, F. R. A. , AMARAL, S. P. Utilização de argilominerais na remoção de Pb (II) em tratamento de efluentes. 2006. XIII SIMPEP – Bauru.

8. SILVA, H. B. da; PIRES, J. L. Utilização de adsorvente natural da amazônia como bioadsorvente para remoção de metais em soluções aquosas. Ponto de Partida: Revista Acadêmica Discente do Campus de Marabá, nº 3/2014 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

9. SOUSA, D. D. DE. Produção e avaliação de bioadsorventes obtidos da farinha da casca de banana para a remoção de corantes têxteis em águas residuárias. Dissertação de mestrado/Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, junho de 2015.

10. ZANONI, M. V. B.; CARNEIRO, P. A. O descarte dos corantes têxteis. Ciência Hoje, v. 29, n. 174, p. 61–64, 2001.

Imagem

Figura 1- Fluxograma para a cinética de adsorção da farinha da casca de laranja
Tabela 1. Percentagem de remoção
Tabela 2. Parâmetros dos modelos
Figura 2 Curva cinética de adsorção - Modelo pseudo-primeira ordem
+2

Referências

Documentos relacionados

Por sua vez, a comunicação está ligada à troca de conteúdo, ou seja, ela implica em uma relação, em uma interação, e permite que os envolvidos com a informação

Disciplina: Introdução à Informática e Hardware Exemplos de SOs Windows Server 2008 (2008) http://chenriqueramos.files.wordpr ess.com/2010/01/microsoft_windo

Já, no quinto capítulo, são apresentados os resultados obtidos da aplicação do modelo proposto, onde consta: estudo do Plano Diretor de Florianópolis, Mapa das Unidades Integradas

4. No que se refere especificamente ao IPI, da mesma forma o Pretório Excelso também já se pronunciou a respeito: “Veículo importado por pessoa física que não

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Isto se dá pois o Estado foi criado com o objetivo de gerar segurança e garantir o direito à vida aqueles que a ele se submetem, 98 ocorre que, quando o Estado

Nos cristais uniaxiais, cada onda incidente apresentará dois índices de refração, isto é, dois conjuntos de trens de ondas com velocidades diferentes, quando

//www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6022>. An ant colony optimization for solving a hybrid flexible flowshop. In: Proceedings of the Companion Publication of the