• Nenhum resultado encontrado

DIMENSIONAMENTO POR TRAÇÃO E COMPRESSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "DIMENSIONAMENTO POR TRAÇÃO E COMPRESSÃO"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

MECÂNICA

(2)

DIMENSIONAMENTO POR TRAÇÃO E COMPRESSÃO

A tração é um esforço que tende a alongar um corpo, ao passo que a compressão atua de maneira oposta, tendendo a diminuir o tamanho do objeto. Para o dimensionamento baseado nesses tipos de esforços, utilizam-se as fórmulas a seguir:

onde, F– carga aplicada

S– área da seção transversal

σ

– tensão

E– módulo de elasticidade do material

ε

- deformação sofrida

– variação de comprimento

0 - comprimento inicial

Z – estricção

S

variação da área

S0

- área inicial

Em se tratando de um projeto, faz-se necessária a adoção de um coeficiente de segurança, que é aplicado sobre o valor de uma tensão conhecida do material a ser utilizado, obtendo-se a tensão admissível, ou seja, aquela que realmente será a base para o dimensionamento de uma peça. O coeficiente de segurança pode ser obtido a partir da tabela a seguir ou ser adotado de acordo com a experiência do projetista.

σ

adm - tensão admissível

σ

rup - tensão de ruptura N– coeficiente de segurança

σ

= F

S

E =

σ

ε

ε

= ∆

0

σ

adm =

σ

rup

N

Z = ∆

S

(3)

TABELA PARA CÁCULO DO COEFICIENTE DE SEGURANÇA

N = A . B . C . D

FATOR ESPECIFICAÇÃO VALOR

A

Ferro fundido e aço carbono 2

Forjada, temperada, aço níquel 1,2

B

Carga estática 1

Carga dinâmica 2

Carga alternada 3

C

Carga constante 1

Carga gradual 2

Pouco impacto 3

Alto impacto 4 a 5

D

Materiais dúcteis 1,5

Materiais frágeis 2

Exercícios:

1) Determine qual o alongamento sofrido por um corpo de 50mm de comprimento que, submetido a uma força axial de tração, ficou com 50,25mm de comprimento.

2) E se o corpo de prova possuísse 50mm de comprimento e ficasse com 50,75mm, após a aplicação de uma carga axial de tração, qual seria o percentual de alongamento?

3) Calcule a tensão que deve ser suportada por um tirante de aço de 2cm2 de seção transversal, sabendo-se que o material está exposto a uma força de 2300kgf.

(4)

5) Um corpo de prova metálico de 10mm de diâmetro e 50mm de comprimento foi submetido a uma carga axial de tração de 3,5t , tendo seu comprimento aumentado para 54,5mm e seu diâmetro reduzido para 8,2mm. Determine o alongamento e a estricção percentuais, bem como a tensão produzida sobre o referido corpo de prova.

6) Um corpo de prova de aço com diâmetro d = 20mm e comprimento

0 = 60mm será submetido a um ensaio de compressão. Se for aplicada uma força F de 1,57t, determine a tensão absorvida pelo corpo de prova e o seu comprimento final, sabendo-se que o módulo de elasticidade do aço é igual a 2,1 x 106 kgf/cm2.

7) Uma barra de latão de seção transversal circular, diâmetro de 20mm e comprimento de 0,5m, pode se alongar em 0,08cm, quando submetida a uma carga axial de tração. Sabendo-se que o módulo de elasticidade do latão é de 9,5 x 105 kgf/cm2, determine a carga máxima que pode ser suportada pela referida barra.

8) Uma barra de aço, de seção transversal quadrada, suporta uma carga axial de tração de 25t. Sabendo-se que a tensão de ruptura do material é de aproximadamente 3981 kgf/cm2 e adotando-se um coeficiente de segurança igual a 2, dimensione a mesma.

9) Uma barra de aço, de seção transversal circular, suporta uma carga axial de tração de 50t. Sabendo-se que a tensão de ruptura do material é de aproximadamente 3000 kgf/cm2 e adotando-se um coeficiente de segurança igual a 1,5, dimensione a mesma.

10) Uma barra de aço níquel, de seção transversal circular, suporta uma carga axial de tração estática de 60t, aplicada gradualmente. Sabendo-se que a tensão de ruptura do

material é de aproximadamente 4000 kgf/cm2, dimensione a mesma.

11) Uma barra de ferro fundido, de seção transversal quadrada, suporta uma carga axial de tração estática de 48t, aplicada de forma constante. Sabendo-se que a tensão de ruptura do

(5)

12) Duas barras de aço, iguais e de seção transversal circular, são articuladas nas extremidades e suportam uma carga de 40t, conforme a figura abaixo. Sabendo-se que a tensão de ruptura do material é de aproximadamente 3981 kgf/cm2 e adotando-se um coeficiente de segurança igual a 2, dimensione as barras.

A 53º 53º C sen 53º = 0,80 cos 53º = 0,60

B

40t

13) Duas barras de aço, iguais e de seção transversal quadrada, são articuladas nas extremidades e suportam uma carga de 60t, conforme a figura abaixo. Sabendo-se que a tensão de ruptura do material é de aproximadamente 3000 kgf/cm2 e adotando-se um coeficiente de segurança igual a 1,5, dimensione as barras.

/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

A 37º 37º C sen 37º = 0,60 cos 37º = 0,80

B

60t

14) Duas barras articuladas, AB de seção circular e BC de seção quadrada, suportam na articulação B uma carga de 41t, conforme a figura. A tensão de ruptura do aço utilizado é de 4200 kgf/cm2 e são adotados os coeficientes de segurança 2,8 e 4,2, respectivamente, para a barra tracionada e para a comprimida. Determine o diâmetro da seção transversal da barra AB e o lado do quadrado da barra BC.

A sen 25º = 0,57 cos 25º = 0,82

25º

41t

(6)

DIMENSIONAMENTO POR CISALHAMENTO

O esforço conhecido por cisalhamento ocorre quando duas forças de mesma direção e sentidos opostos atuam praticamente na mesma seção, tendendo a provocar o corte do corpo. Um exemplo bem típico do esforço de cisalhamento pode ser representado pela tesoura, na qual suas lâminas promovem forças de mesma direção e sentidos opostos, ocasionando o corte do material. Ao analisarmos uma peça ou um conjunto, devemos verificar onde ocorre a possibilidade de cisalhamento e visualizarmos a área a ser cisalhada. Desta forma, é possível realizar o dimensionamento, utilizando-se a fórmula a seguir, além do cálculo da área sujeita ao cisalhamento.

Exercícios:

1) Emprega-se um rebite para ligar duas barras de aço, conforme a figura abaixo. Sabendo-se que o rebite possui diâmetro igual a 0,8cm e deverá suportar uma carga de 3t, determine a tensão de cisalhamento no mesmo.

REBITE BARRAS

2) Um operário necessita unir duas barras de aço, que serão submetidas a uma força axial de tração de 9,6 toneladas, por intermédio de rebites. Sabendo-se que ele utilizará um total de 6 rebites na execução do serviço, e que os mesmos possuem 1,6cm de diâmetro, determine a tensão de cisalhamento a qual estão submetidos os rebites.

REBITE BARRAS

3) Um operário necessita unir duas barras de aço, que serão submetidas a uma força axial de tração de 8 toneladas, por intermédio de rebites. Sabendo-se que ele só dispõe de rebites

τ

= F

S

F– carga aplicada

S– área da seção cisalhada

(7)

de 2cm de diâmetro, cujo material dos mesmos resiste a uma tensão de cisalhamento da ordem de 400 kgf/cm2, determine o número mínimo de rebites que deverá utilizar, a fim de que seja suportado o referido esforço.

REBITE BARRAS

4) O desenho abaixo representa uma união de garfo e braço, através de um pino, muito comum em tratores. Sabendo-se que o conjunto será submetido a uma força de 11 toneladas e que a tensão admissível ao cisalhamento do material do pino é de 3100 kgf/cm2, determine o diâmetro do pino.

pino garfo

11t

braço

5) Uma chapa de 25mm de espessura deverá ser perfurada por um punção, aplicando-se uma carga de 31,4t. Sabendo-se que a tensão de cisalhamento do material da chapa é de 400kgf/cm2, determine o diâmetro máximo do punção a ser utilizado.

PUNÇÃO

(8)

6) Uma chapa de 20mm de espessura deverá ser perfurada por um punção, aplicando-se uma carga de 15,7t. Sabendo-se que a tensão de cisalhamento do material da chapa é de 500kgf/cm2, determine o diâmetro máximo do punção a ser utilizado.

PUNÇÃO

CHAPA

7) Considere o pino de 1,6 cm de diâmetro submetido a uma força axial de tração de 3 toneladas. Sabendo-se que a altura da cabeça do pino é de 5mm, determine a tensão de cisalhamento a qual se encontra submetida.

pino

3t

5mm

8) O pino metálico de seção transversal circular encontra-se submetido a uma força axial de tração de 4,71 toneladas. Sabendo-se que a altura da cabeça do pino é de 6mm e a tensão de cisalhamento do material do mesmo é de 500 kgf/cm2, dimensione-o.

pino

4,71t

(9)

llll Mt llll Mt 6,0cm 2cm 2,2c m eixo polia

chaveta 9) A figura ao lado mostra uma polia

solidarizada a um eixo por

intermédio de uma chaveta de dimensões 2,0cm x 2,2cm x 4,0cm. Sabendo-se que o momento de torção aplicado à polia é de 12.000kgf x cm e que o diâmetro do eixo é de 6cm, determine a tensão de cisalhamento a qual se encontra submetida a chaveta.

5cm

2,2c m eixo polia chaveta

10) A figura ao lado mostra uma polia solidarizada a um eixo por intermédio de uma chaveta de dimensões ℓ x 2,2cm x 5,0cm, cujo material suporta uma tensão máxima de cisalhamento de 700 kgf/cm2. Sabendo-se que o momento de torção aplicado à polia é de 14000kgf x cm e que o diâmetro do eixo é de 5cm,

determine a largura “

” da chaveta

(10)

11) A junta representada na figura a seguir é utilizada frequentemente para unir extremidades de dois eixos. As duas partes são solidarizadas por intermédio de seis parafusos de 1,5cm de diâmetro. Sabendo-se que o momento torsor a ser transmitido é de 20400 kgf x cm, determine a tensão de cisalhamento à qual os parafusos se encontram submetidos.

parafuso

12 cm

12) A junta representada na figura a seguir é utilizada frequentemente para unir extremidades de dois eixos. As duas partes são solidarizadas por intermédio de seis parafusos, cujo material apresenta uma tensão de cisalhamento de 616 kgf/cm2. Sabendo-se que o momento torsor a Sabendo-ser transmitido é de 18480 kgf x cm, determine o diâmetro dos parafusos.

parafuso

(11)

DIMENSIONAMENTO POR TORÇÃO

eixos maciços eixos vazados

T– torque ou momento torsor aplicado

d– diâmetro do eixo

de – diâmetro externo do eixo

di – diâmetro interno do eixo

τ

– tensão de cisalhamento

Exercícios:

1) Uma barra de aço, cujo material suporta uma tensão cisalhante de 600 kgf/cm2, está submetida a um torque de 2 t.m. Sabendo-se que a mesma é maciça, determine o seu diâmetro.

2) A árvore deve executar com segurança o trabalho proposto no esquema abaixo. O material a ser utilizado apresenta tensão de cisalhamento da ordem de 480 kgf/cm2, para a qual deverá ser adotado um coeficiente de segurança igual a 1,2. Sabendo-se que a mesma é maciça, determine o seu diâmetro.

τ

= 16T

π

x

d3

(12)

3) Um eixo de aço apresenta tensão de cisalhamento admissível igual a 840 kgf/cm2.

Supondo que o diâmetro do eixo seja de 37,5mm, determinar o torque máximo T que pode

ser transmitido. Qual seria o torque máximo T’ se fosse feito um furo de 25mm de diâmetro ao longo do eixo?

4) O eixo maciço de 30 mm de diâmetro é usado para transmitir os torques aplicados às engrenagens. Determinar a tensão de cisalhamento desenvolvida nos pontos C e D do eixo. Indicar a tensão de cisalhamento nos elementos de volume localizados nesses pontos.

Ângulo de torção

1) Uma barra cilíndrica maciça de 1m de comprimento e diâmetro igual a 10cm está submetida a um torque de 1 t.m. Sabendo-se que o material da barra apresenta um módulo de elasticidade de cisalhamento da ordem de 8 x 105 kgf/cm2, determine o ângulo de torção sofrido.

2) Uma barra cilíndrica de diâmetro igual a 9,5cm encontra-se submetida a um torque de 1,3 t.m, sofrendo um ângulo de torção de 0,86º. Sabendo-se que o material da barra apresenta um módulo de elasticidade de cisalhamento da ordem de 8 x 105 kgf/cm2, determine o comprimento máximo com o qual a barra pode ser confeccionada.

θ

= 32T x

π

x d4 x G

θ

ângulo de torção

T– torque ou momento torsor aplicado

d– diâmetro do eixo

-

comprimento do eixo

(13)

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS

1 – TIPOS DE VIGAS

Denominam-se vigas as estruturas formadas por barras, de eixo plano, submetidas a esforços, contidos no plano da estrutura.

VIGA EM BALANÇO

VIGA SIMPLESMENTE APOIADA

Uma viga, articulada nas duas extremidades, recebe o nome de viga simplesmente

apoiada. Em geral, temos numa das extremidades um apoio articulado fixo e na outra, um apoio articulado móvel.

VIGA SIMPLESMENTE APOIADA COM BALANÇOS

Quando a viga simplesmente apoiada se prolonga além de um, ou ambos os apoios, diz-se que se trata de uma viga simplesmente apoiada com balanços.

F – carga aplicada A – apoio articulado fixo B – apoio articulado móvel

F – carga aplicada A – apoio articulado fixo B – apoio articulado móvel

F F F A A C

C B

B

Quando a viga é apoiada só em uma extremidade, de tal forma que, nesse ponto, não possam girar, quer o eixo, quer a seção transversal, diz-se que se trata de uma viga engastada ou em balanço

(14)

2 –TIPOS DE CARREGAMENTOS

CARGAS CONCENTRADAS: O carregamento é representado por cargas aplicadas em determinados pontos da viga em questão.

Ex.: um pilar apoiado sobre uma viga.

CARGAS DISTRIBUÍDAS: O carregamento é contínuo e uniforme sobre toda a extensão da viga ou parte da mesma.

Ex.: uma parede apoiada sobre uma viga.

3 – ESFORÇOS CORTANTES

Quando se carrega uma viga, aparecem, em geral, esforços internos, constituídos por tensões normais e de cisalhamento, nos diversos pontos de seu interior. São considerados esforços cortantes as cargas aplicadas à viga e as reações geradas nos apoios da mesma.

Para determiná-los é necessário, de início, calcular a força e o momento que estão solicitando a seção considerada. Pela estática, utilizamos que, quando um corpo encontra-se em equilíbrio, a resultante das forças que agem nesencontra-se corpo deve encontra-se anular, ou encontra-seja, o somatório dessas forças deve ser igual a zero.

4 – MOMENTOS FLETORES

O momento fletor é o momento produzido por todos os esforços que atuam naquela parte da estrutura que se conservou em equilíbrio. Seu valor pode ser obtido com o

F – carga concentrada

F – carga distribuída por metro linear de viga

F

F/m A

A

C

(15)

emprego da equação da estática que estabelece que a soma dos momentos em relação a um ponto qualquer é nula.

5 – DETERMINAÇÃO DOS ESFORÇOS CORTANTES E DOS MOMENTOS FLETORES E ESBOÇO DOS SEUS RESPECTIVOS DIAGRAMAS

VA

VB m n

p

 Precisamos relembrar, da estática, que o momento é calculado através do produto de uma força pela distância da mesma ao ponto de rotação, uma vez que momento é a tendência que uma força possui em produzir um movimento de rotação num determinado corpo.

 O somatório dos momentos em relação a qualquer ponto deve ser igual a zero. Em geral, consideramos as forças da esquerda para a direita. Utilizaremos, então, o apoio B para nossos cálculos. MB = 0

 Na resistência dos materiais, utiliza-se a seguinte convenção: o momento que gira no sentido horário será positivo (+) e o momento que gira no sentido anti-horário, negativo (-). (VA x p) – (F x n) = 0  VA = F x n

p

 Calculada a reação no apoio A, utilizamos a equação da estática que nos diz que a resultante deve ser igual a zero: forças verticais de sentidos opostos.

R = 0  VA + VB = F  VB = F – VA

 Depois de determinadas as reações nos apoios da viga, é possível construir o diagrama de esforços cortantes:

D.Q.

VA +

VB

F – carga aplicada A – apoio articulado fixo B - apoio articulado móvel VA– reação no apoio A VB– reação no apoio B m,n – distâncias da carga às extremidades

(16)

 Para determinarmos o momento fletor em cada seção da viga, consideramos as forças situadas à esquerda da seção em questão:

MA = 0 (não existem forças à esquerda de A) MC = + (VA x m)

MB = + (VA x p) – (F x n) = 0 (o momento fletor nas extremidades é nulo)

 Desta forma, esboçamos o diagrama de momentos fletores:

D.M.

+

Exemplo: Determine as reações nos apoios da viga a seguir e desenhe o diagrama de esforços cortantes e o diagrama de momentos fletores.

4t

1,5m 2,5m

D.Q. + _ D.M. +

MB = 0

(VA x 4) – (4 x 2,5) = 0 4VA –10 = 0 → 4VA = 10 VA = 10

4 VA = 2,5t

R = 0 VA + VB = 4 VB = 4 – VA VB = 4 – 2,5 VB = 1,5t

MA = 0

MC = + (2,5 x 1,5) MC = + 3,75 t x m

MB = + (2,5 x 4) – (4 x 2,5) MB = + 10 – 10

MB = 0

A A A A C C C

C B

B B B MC VA VB

2,5t 2,5t

1,5t 1,5t

(17)

Exercícios: Determine as reações nos apoios das vigas a seguir e desenhe o diagrama de esforços cortantes e o de momentos fletores.

1)

9t

4m 2m

2)

6t

1,5m 2,5m

A

A

C

C B

(18)

3)

8t

2t

2,0m 2,0m 2,0m

4)

10t

4t

1,5m 2,0m 1,5m

A

A

C

C B

B D

(19)

5)

12t

2t

1,5m 2,5m 1,0m

6) 6t 3t 3t

2,0m 1,0m 1,5m 1,5m

A

A

C

C B

B D

(20)

7) 8t

2t 3t

1,5m 1,0m 1,5m 1,0m

8) 5,5t 4t

1,0m 3,0m 2,0m

A

A C

C B

B D

(21)

9) 7,5t 2t

1,5m 2,5m 1,0m

10) 6,5t

2t 2t

1,5m 1,5m 1,0m 1,0m

A

A C

C B

B D

(22)

11) 8t

4t 6t 1t

2,0m 2,0m 1,0m 1,5m 1,0m

A

Imagem

TABELA PARA CÁCULO DO COEFICIENTE DE SEGURANÇA

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Segundo: havendo feriados aos sábados, nestas semanas o horário será normal de 07h20m diárias, de segunda à sexta-feira, caso permaneça o

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Este trabalho apresenta um modelo matemático para representação de um tecido em função da aplicação de forças e sua interação com elementos sólidos não deformáveis visando

Assim, constata-se que a modalidade tátil se desenvolve por meio de um processo de crescimento gradativo e seqüencial, e aqueles que convivem com cegueira ou com baixa visão têm

Os atributos sensoriais avaliados indicaram que o produto apresentou boa aceitação e intenção de compra pelos provadores, sendo perfeitamente aceitável do ponto de

Conforme mencionado anteriormente, os basidiomicetos de podridão branca são mais utilizados em processos de micorremediação mediado pela biodegradação enzimática, mas a