• Nenhum resultado encontrado

1ª lista de exercicios.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "1ª lista de exercicios.pdf"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EEN- 408 Hidrodinâmica Aplicada II

1ª Lista de Exercícios

1) A entrada (seção A) do porto mostrada na figura abaixo foi projetada para onda extrema com as seguintes características:

altura: HA = 5 m; período: TA = 18 s; profundidade: hA = 15 m; largura: bA = 100 m.

Seção B OCEANO

Seção A

PORTO

Pergunta-se:

a) a onda de projeto na entrada pode ser considerada de águas profundas?

Justifique;

(2)

2) Dois sensores de pressão estão localizados de acordo com a indicação mostrada na figura abaixo. Considerando-se a passagem de uma onda monocromática de período: T = 8 s, foram registrados, nos sensores, os seguintes valores para a amplitude da pressão dinâmica:

SENSOR 1

d = ???

d = 7,62 m

SENSOR 2

Sensor 1: pd1 = 2,07 x 10 4 N/m2;

Sensor 2: pd2 = 2,56 x 10 4 N/m2.

Obs: r = 992 kg/m3; g= 9,81 m/s2

A partir dessas informações, determine:

a) profundidade da região fluida; b) altura da onda;

c) comprimento da onda; d) celeridade da onda;

e) velocidade de grupo da onda.

3) Adotando-se como critério de quebra de onda a condição na qual a velocidade horizontal da partícula na crista da onda ultrapasse a velocidade de propagação da onda, determine a relação amplitude/profundidade para a ocorrência de quebra de ondas, na condição de águas rasas.

(3)

5) Seja o sistema de ondas formado pela superposição de duas ondas regulares se propagando em águas profundas:

z1 (x,t) = a1 cos (wt – kx + v1)

z2(x,t) = a2 cos (wt – kx + v2)

onde:

a1 = 1m; a2 = 1,5m; k = 0,63 m-1; v1 = 45º ; v2 = - 45º.

Determine o valor da energia potencial média associada à onda resultante.

6) Um campo de onda é observado por satélite. O comprimento de onda é de 312 m em águas profundas e 200 m sobre a plataforma continental. Qual é a profundidade da plataforma continental.

7) Uma onda com as seguintes características de águas profundas está se propagando em direção à costa numa área onde os contornos do fundo são todos retos e paralelos à linha da costa:

s T

m H

10 3

0

= =

O fundo é composto de areia de 0.1 mm de diâmetro. Se a velocidade das partículas da água de 30 cm/s é necessária para iniciar o movimento de sedimentos, qual é a maior profundidade na qual o movimento de sedimentos pode ocorrer?

8) A trajetória de uma partícula (cuja posição média se localiza a 50cm abaixo da superfície média da água) define uma forma elíptica (semi-eixo maior: 10 cm; semi –eixo menor: 5 cm). Considerando-se que esta partícula pertence ao escoamento de um sistema de ondas lineares de gravidade e que a região fluida tem 100 cm de profundidade, determine:

a) a celeridade da onda;

(4)

9) Um trem de ondas está se propagando normal e na direção da costa num fundo com contornos retos e paralelos. Em águas profundas, o comprimento e a altura da onda são 300m e 2m, respectivamente.

a) Qual o comprimento, altura e velocidade de grupo da onda numa profundidade de 30m?

b) Qual a energia média por unidade de área de superfície no local de interesse?

10) Para um grupo de ondas em águas profundas, determine o tempo para cada onda individual passar através do grupo e a distância percorrida pelo grupo durante este tempo se o espaçamento entre nós do grupo é L e o período das ondas constituintes é T. Existem n ondas no grupo.

11) As equações da fronteira inferior e superior móvel de um escoamento incompressível são mostradas abaixo.

a) Desenhe as fronteiras em t=0;

b) Discuta o movimento da fronteira superior (velocidade e direção);

c) A velocidade horizontal pode ser considerada aproximadamente uniforme na direção z. Se u(x=0, t=10s)=40cm/s, calcule w na fronteira superior em x=50cm e t=10s.

1 1 ) ( 1 , 0 02 , 0 30 0 ) , ( ) , ( − − − − = = = = = s M cm k cm A t x Ae t x l Mt kx u ξ ζ

12) Você está em um navio (100 m de comprimento) no oceano viajando em direção ao norte. As ondas (regulares) propagam-se em direção ao norte também e você observa o seguinte:

1) Quando a proa do navio está posicionada numa crista, a popa está num cavado;

2) Uma crista diferente atinge a proa a cada 20s.

a) Você tem suficiente informação para determinar a velocidade do navio? b) Se a resposta para o item anterior é não, que informação adicional é

necessária?

(5)

13) Um tsunami é detectado às 12:00 na extremidade da plataforma continental por um sistema de aviso. Que horas o tsunami irá atingir a costa?

14) Determine a celeridade de uma onda em águas profundas numa correnteza de 50 cm/s e T=5 s. Qual o período da onda para um observador movendo-se com a correnteza.

15) Para uma onda progressiva plana de altura 6m a comprimento 200m que se propaga em águas profundas, obtenha a velocidade de fase, a máxima velocidade das partículas fluidas e a posição onde este máximo ocorre. Qual é a mudança desses valores se a profundidade for alterada para 30m.

16) Para o sistema de ondas formado pelas duas componentes de ondas progressivas mostradas abaixo. Derive uma expressão para o fluxo de energia médio propagando-se na direção positiva do eixo x.

(

)

(

r

)

r r i i i t kx H t kx H ε σ η ε σ η − + = + − = cos 2 cos 2

17) Sendo dadas as características de um espectro de mar do tipo JONSWAP:

H1/3 = 2,0 m T1 = 10,0 s

1. Plote a curva de densidade espectral versus freqüência para uma faixa de freqüências w entre 0,10 e 4,0 rad/s com incremento de Δw=0,1 rad/s. 2. Determine os momentos espectrais m0, m1 e m2 integrando

(6)

3. Calcule a partir dos momentos espectrais a altura significativa H1/3 e o Período característico T1. Compare os valores calculados com os valores dados.

4. Calcule a probabilidade de ocorrer um pico de altura maior do que 2,5 m. 5. Crie e plote uma realização temporal da elevação do mar utilizando 100

componentes de freqüência na faixa de freqüências dada. Utilize gerador de números aleatórios para a fase e a freqüência.

18) Sendo dadas as características de um espectro de mar do tipo Bretschneider:

H1/3 = 3,0 m T1 = 12,0 s

• Plote a curva de densidade espectral versus freqüência para uma faixa de freqüências ω entre 0,10 e 4,0 rad/s com incremento de Δw=0,10 rad/s.

• Calcule os periodos médios de zeros ascendentes (T2) e de pico (Tp).

• Determine os momentos espectrais m0, m1 e m2 integrando numericamente.

• Calcule a partir dos momentos espectrais obtidos numericamente, a altura significativa H1/3 e os Períodos característico T1 e T2. Compare os valores calculados numericamente com os valores teóricos.

• Calcule a probabilidade de ocorrer uma altura maior do que 2,5 m.

• Calcule a probabilidade de ocorrer uma amplitude (pico ou cavado) menor do que 1,0 m.

• Calcule a probabilidade de ocorrer uma elevação maior do que 2,5 m.

• Crie e plote uma realização temporal da elevação do mar utilizando 100 componentes de freqüência na faixa de freqüências dada. Utilize gerador de números aleatórios para a fase e a freqüência.

19) Num histograma de alturas obtido a partir do registro de elevação de ondas de um estado de mar foram observadas 150 ondas com alturas distribuídas conforme a tabela abaixo. Calcule:

• A Altura H1/3

• A Altura média H

• A Altura H1/10

Altura h(m)

No. total de ondas = 150

0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0

(7)

20) Um histograma de alturas foi obtido a partir do registro de elevação de ondas de um estado de mar. Foram observadas 210 ondas cujas alturas estão

distribuídas conforme a tabela abaixo. Calcule: a Altura H1/3; a Altura média H; a Altura H1/10

No. total de ondas = 210

Altura h(m) 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0

No. de ondas 14 32 54 40 26 23 15 6

21) Sendo dadas as características de um espectro de mar do tipo Bretschneider, onde: H1/3 = 4,0 m e T1 = 13,0 s. Calcule:

i) a variância (por integração do espectro de mar).

ii) a probabilidade de ocorrer uma altura menor do que 1,0 m.

iii) a probabilidade de ocorrer uma amplitude (pico ou cavado) maior do que 2,5 m.

(8)

Referências

Documentos relacionados

No primeiro capítulo – Introdução, são apontadas as origens da problematização e os objetivos que deram o norte para o desenvolvimento da pesquisa em si. Esta

Neste contexto, esta pesquisa visou contribuir com o processo de ciência e aprendizado das potencialidades das aplicações dos dados de medição fasorial

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

Os prováveis resultados desta experiência são: na amostra de solo arenoso ou areia, a água irá se infiltrar mais rapidamente e terá maior gotejamento que na amostra de solo

Pela primeira vez foi organizado e produzido um livro com a participação de inúmeros filiados denominado "Cerimonial por Cerimonialistas", lançado por ocasião da realização

Assim em vez de usar a escala de B maior imaginei este B maior sendo o tal 5º Grau da Escala de Em