• Nenhum resultado encontrado

Bol. da PM n.º 026 07FEV Prova e Gabarito CAO QOA QOE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da PM n.º 026 07FEV Prova e Gabarito CAO QOA QOE 2014"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

14

(a) Como ser efetivo no exercício da polícia judiciária estadual?

(b) Como aumentar o comprometimento dos policiais com as diretrizes da Corporação? (c) Como garantir fontes de financiamento para o desenvolvimento dos projetos da PMERJ? (d) Como estimular o autodesenvolvimento dos PMs?

(e) Como diminuir a letalidade violenta?

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Nota nº 299, de 07/02/14 DGEI/3)

11. DGEI ESPM CURSO SUPERIOR DE POLICIA MILITAR (CSPM QOPM/2014); CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE SAÚDE (CAO QOS/2014); CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE OFICIAIS POLICIAL MILITAR (CAO QOPM/2014); CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DO QUADRO DE OFICIAIS AUXILIARES E ESPECIALISTAS (CAO QOA-QOE/2014) PROCESSO SELETIVO – CRONOGRAMA DE VISTA DE PROVA E CARTÃO RESPOSTA E PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO PUBLICAÇÃO

O comandante-geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor- geral de ensino e instrução eventual, face ao ofício PMERJ/ESPM Nº 085/2519/2014, de 07/02/14, oriundo do comandante da ESPM, PUBLICA o cronograma de vista de prova e cartão resposta, assim como o prazo para interposição de recurso relativo ao processo seletivo para os cursos em epígrafe, a saber:

CURSO DATA HORA/LOCAL

PRAZO PARA INTERPOSI-ÇÃO DE RECURSO

· CSPM-QOPM · 10/02 SEGUNDA

10H ATÉ 12H SALA 02 DA ESPM

10h de 12/02

· CAO-QOPM · 11/02 TERÇA 10h de 13/02

· CAO-QOA/QOE · 12/02 QUARTA 10h de 14/02

· CAO-QOS · 17/02 SEGUNDA 10h de 19/02

OBSERVAÇÕES:

1.A re-identificação dos cartões resposta será feita no dia e hora acima na presença dos candidatos que por ventura comparecerem.

2.Os recursos deverão ser entregues pessoalmente pelo candidato na Divisão de Ensino. 3.O modelo de recurso será disponibilizado no dia da re-identificação e vista de prova.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Nota nº 300, de 07/02/14 DGEI/3)

12. DGEI ESPM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE OFICIAIS ESPECIALISTAS E AUXIALIARES (CAO QOA-QOE/2014) PROVA E GABARITO PUBLICAÇÃO

O comandante-geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de ensino e instrução, face ao ofício PMERJ/ESPM Nº 085/2519/2014, de 07/02/14, PUBLICA a prova e gabarito do exame intelectual relativo ao processo seletivo para o CAO QOA-QOE/2014, a saber:

(2)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

15

(a) o Governador do Estado, a todos os integrantes da Polícia Militar.

(b) o Secretário de Estado de Segurança Pública, a todos os integrantes da PM e BM. (c) o Comandante-Geral, aos que estiverem sob seu comando.

(d) o Chefe do Estado Maior, o Comandante do Policiamento da Capital, o Comandante do Policiamento do Interior, os Comandantes de Área e os Diretores dos Órgãos de Direção, aos que servirem sob suas ordens e em OPM subordinadas.

(e) o Subchefe do Estado-Maior, o Ajudante-Geral e os Comandantes de OPM, aos que estiverem sob suas ordens.

Questão 02. O capitão Apolo, P/3 do “X” BPM, determinou ao soldado Astrogildo, condutor de expediente

daquele batalhão, que se dirigisse à Rua das Casas, nº 001, endereço de um ponto de jogo do bicho conhecido por todos, na área de policiamento da OPM e pegasse com o senhor Zé um envelope lacrado e que, ao retornar, deveria ser entregue direto ao próprio P/3. Após cumprir a ordem do capitão P/3, quando

já estava entrando no batalhão, o condutor de expediente, foi abordado por uma equipe da “Y” DPJM.

Após a equipe da DPJM verificar o conteúdo do envelope e constatar a existência da quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em espécie, lhe deu voz de prisão, mesmo após o policial informar ser o condutor de expediente da unidade, apenas haver cumprindo o seu ofício e a ordem emanada pelo capitão Apolo. Considerando o Art. 7º, do RDPMERJ, que aponta que as ordens devem ser prontamente obedecidas. Em relação à atitude que o soldado Astrogildo deveria ter tido ao receber a ordem do capitão P/3, podemos afirmar que:

(a) como a ordem importava em responsabilidade criminal para o soldado Astrogildo, poderia o mesmo

solicitar sua confirmação por escrito, cabendo ao capitão Apolo atender a solicitação.

(b) cabe ao subordinado, ao receber ordem, solicitar os esclarecimentos necessários ao seu total entendi-mento.

(c) cabe ao policial militar a inteira responsabilidade pelas ordens que emitir e pelas consequências que dela advierem.

(d) deveria simplesmente descumprir a ordem.

(e) cabe ao executante, que exorbitar no cumprimento da ordem recebida, a responsabilidade pelos ex-cessos e abusos que cometer.

Questão 03. De acordo com o prescrito no Inciso II, do Art. 14, do RDPMERJ, são transgressões disciplinares, todas as ações, omissões ou atos, praticados por policiais militares, não especificados na relação de transgressões do Anexo I, exceto as que afetem:

(a)o pundonor policial militar (b)a honra pessoal

(c)o decoro da classe

(d)o amor à pátria e aos símbolos nacionais (e)o sentimento do dever

Questão 04. Assinale a única alternativa que não se enquadra nas causas de justificação da transgressão disciplinar, frente ao Inciso III, do Art. 18, do RDPMERJ.

(a)ter sido cometida a transgressão em legitima defesa, própria ou de outrem. (b)ter sido cometida a transgressão para evitar mal maior.

(c)ter sido cometida a transgressão na prática de ação meritória, no interesse do serviço ou da ordem pública.

(3)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

16

Questão 05. De acordo com o Art. 24 do RDPMERJ, marque a única opção que não caracteriza a punição disciplinar classificada como advertência.

(a)consiste em uma admoestação feita verbalmente ao transgressor. (b)é a forma mais branda de punir.

(c)quando feita ostensivamente, a advertência, poderá sê-lo na presença de superior, no círculo de seus pares ou na presença de toda ou parte da OPM.

(d)a punição não constará das alterações do punido.

(e)por ser verbal, não poderá ser registrada na ficha disciplinar do punido.

Questão 06. De acordo com o Art. 16 do RDPMERJ, no julgamento das transgressões podem ser levantadas causas que as justifiquem ou circunstâncias que as atenuem e/ou as agravem. De acordo com o Art. 17, do mesmo regramento, assinale a alternativa que não é considerada uma causa de justificação para a transgressão disciplinar.

(a)ter sido cometida a transgressão na prática de ação meritória, no interesse do serviço ou da ordem pública.

(b)ter sido cometida a transgressão em legitima defesa, própria ou de outrem. (c)ter sido cometida a transgressão no estrito cumprimento do dever legal. (d)ter sido cometida a transgressão em obediência a ordem superior.

(e)ter sido cometida a transgressão pelo uso imperativo de meios violentos a fim de compelir o subordi-nado a cumprir rigorosamente o seu dever, no caso de perigo, necessidade urgente, calamidade pú-blica, manutenção da ordem e/ou da disciplina.

Questão 07. Ainda de acordo com o RDPMERJ, marque a alternativa que não consta no rol de circunstâncias agravantes constantes no Art. 19, do dito regulamento disciplinar.

(a)haver usado o transgressor de sua autoridade hierárquica. (b)o mau comportamento.

(c)a prática simultânea ou conexão de duas ou mais transgressões. (d)a prática da transgressão durante a execução do serviço.

(e)reincidência da transgressão, mesmo punida verbalmente.

Questão 08. A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos em todas as circunstâncias da vida. Para a manutenção da hierarquia e disciplina os policiais-militares foram organizados por âmbitos de convivência entre componentes da mesma categoria. Marque a única alternativa que designa a nomenclatura que representa o ambiente de convivência entre policiais-militares da mesma categoria, de acordo com o Estatuto dos policiais-militares.

(a)círculo dos oficiais superiores (b)círculo dos oficiais subalternos (c)círculos hierárquicos

(d)círculo dos oficiais intermediários (e)círculo de cabos e soldados

Questão 09. O capitão João, médico do QOS, foi promovido no dia 25 de dezembro de 2013. Na mesma data foram promovidos o capitão José, também do quadro de saúde, mas dentista e o capitão Pedro, do QOPM. Este último é o mais velho dos três.

(4)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

17

(a)o capitão João é mais antigo que o capitão José porque é médico e, assim, tem precedência sobre o dentista.

(b)entre os três capitães não existe precedência por serem de quadros diferentes.

(c)o capitão Pedro é mais antigo que os outros dois, pois o QOPM tem precedência sobre os outros qua-dros de policiais da PMERJ.

(d)para distinguir a antiguidade entre os três capitães, que foram promovidos na mesma data, primeiro é necessário verificar a data da promoção de cada um ao posto de 1º tenente, mesmo considerando a diferença entre quadros.

(e)o capitão Pedro é o mais antigo por ser o mais idoso entre os três.

Questão 10. De acordo com o Estatuto dos Policiais Militares são manifestações essenciais do valor policial-militar, exceto:

(a)o aprimoramento técnico-profissional. (b)a fé na elevada missão da Polícia Militar. (c)o civismo e o culto das tradições históricas. (d)o bom comportamento.

(e)o aprimoramento técnico-profissional.

Questão 11. Assinale a prática que está em desconformidade com o previsto no Art. 30, da Lei 443, Estatuto dos Policiais Militares, quando prevê que os deveres policiais-militares emanam de um conjunto de vínculos racionais, bem como morais, que ligam o policial-militar à Pátria, à comunidade estadual e à sua segurança.

(a)a dedicação integral ao serviço policial-militar e a fidelidade à Pátria e à instituição a que pertence, mesmo com o sacrifício da própria vida.

(b)o culto aos símbolos nacionais. (c)a disciplina e o respeito à hierarquia.

(d)o rigoroso cumprimento das obrigações e ordens.

(e)a obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade.

Questão 12. De acordo com o Estatuto dos Policiais Militares, todo cidadão, após ingressar na Polícia Militar mediante inclusão, matrícula ou nomeação, prestará compromisso de honra, no qual firmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres policiais-militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los. Tal compromisso deve ser um ato solene, com tropa formada e sob forma de juramento. Assinale a única opção que não faz parte dos dizeres do juramento do policial-militar.

(a)prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral. (b)amar os símbolos nacionais.

(c)cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado. (d)mesmo com o sacrifício da própria vida.

(e)dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pú-blica e à segurança da comunidade.

Questão 13. Marque a única alternativa que não está consignada na Lei 443, de 1º de julho de 1981, no que concerne ao comando e subordinação policial-militar.

(a)a subordinação não afeta, de modo algum, a dignidade pessoal do policial-militar e decorre, exclusi-vamente, da estrutura hierarquizada da polícia militar.

(5)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

18

(c)o comando é vinculado ao grau hierárquico e constitui uma prerrogativa impessoal, em cujo exercício o policial-militar se define e se caracteriza como chefe.

(d)o oficial é preparado, ao longo da carreira, para o exercício de funções de comando, de chefia e de di-reção.

(e)no comando de elementos subordinados, os subtenentes e sargentos são a ligação entre a tropa e o comando.

Questão 14. O policial-militar que, por sua atuação, se tornar incompatível com o cargo ou demonstrar incapacidade no exercício de funções policiais-militares a ele inerentes, será afastado do cargo. Assinale a autoridade que não tem competência para determinar o afastamento imediato do cargo ou o impedimento do exercício da função.

(a)o Governador do Estado.

(b)o Secretário de Estado de Segurança Pública. (c)o Comandante Geral da Polícia Militar. (d)o Chefe de Estado-Maior da Polícia Militar.

(e)os Comandantes, os Chefes e os Diretores, na conformidade da legislação ou regulamentação da Corporação.

Questão 15. Indique a única opção de entes que não podem ser considerados dependentes do policial-militar.

(a)o filho menor de 21 (vinte e um) anos, ou inválido ou interdito. (b)a filha solteira, desde que não receba remuneração.

(c)o filho estudante, menor de 24 (vinte e quatro) anos, desde que não receba remuneração.

(d)o pai maior de 60 (sessenta) anos e seu respectivo cônjuge, desde que ambos não recebam remunera-ção, desde que viva sob sua dependência econômica, sob o mesmo teto do policial-militar e quando expressamente declarado na organização policial-militar competente.

(e)a irmã, a cunhada e a sobrinha solteiras, viúvas, separadas judicialmente ou divorciadas, desde que não recebam remuneração.

Questão 16. O acesso na hierarquia da Polícia Militar, fundamentado principalmente no valor moral e profissional, é seletivo, gradual e sucessivo e será feito mediante promoções, de conformidade com a legislação e regulamentação de promoções de oficiais e praças, de modo a obter-se um fluxo regular e equilibrado de carreira para os policiais-militares. Marque a opção incorreta em relação às promoções do policial-militar.

(a)O Policial Militar será promovido mesmo se estiver condenado por crime comum ou especial, inclu-sive o militar, por sentença transitada em julgado, ou se estiver sendo submetido aos Conselhos de Justificação, de Disciplina ou à Comissão de Revisão Disciplinar.

(b)As promoções serão efetuadas pelos critérios de antiguidade, merecimento, tempo de serviço, bravura

e “post-mortem”.

(c)Não haverá promoção de policial-militar por ocasião de sua transferência para a reserva remunerada ou reforma.

(d)Em casos extraordinários e independentemente de vagas, poderá haver promoções em ressarcimento de preterição.

(e)A promoção é um ato administrativo e tem como finalidade básica a seleção dos policiais-militares para o exercício de funções pertinentes ao grau hierárquico superior.

(6)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

19

(a)luto: 8 (oito)dias. (b)núpcias: 8 (oito) dias.

(c)licença para tratar de interesse particular: até 2 (dois) anos. (d)instalação: até 10 (dez) dias.

(e)trânsito: até 15 (quinze) dias.

Questão 18. A administração policial-militar se resume na previsão e satisfação das necessidades materiais com o fim de completar o aparelhamento indispensável ao cumprimento da sua missão. Assinale ao único conceito falso, em relação à administração policial-militar.

(a)Patrimônio é o conjunto de todos os bens, valores, direitos e obrigações apreciáveis pecuniariamente. (b)O vocábulo Administração, de acordo com o RAPM, quer dizer gestão financeira dos bens de

propri-edade da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

(c)Os atos administrativos consistem em providências gerais necessárias à boa marcha da administração e não atingem, materialmente, o patrimônio.

(d)A ação do administrador é exercida por meio de atos e fatos administrativos. (e)Os fatos administrativos alteram ou atingem materialmente o patrimônio.

Questão 19. De acordo com o RAPM quem deve exercer a função de fiscal administrativo na administração da Unidade Administrativa?

(a)o subcomandante da Unidade.

(b)o major mais moderno do que o subcomandante da unidade ou o capitão mais antigo. O

subcoman-dante nas companhias e outras subunidades isoladas. (c)o major mais moderno da unidade.

(d)o capitão mais moderno da unidade. (e)o major mais antigo da unidade.

Questão 20. O Conselho Administrativo só poderá funcionar estando presente a maioria de seus membros. Todos os membros do conselho serão solidários na responsabilidade das resoluções tomadas, exceto aquele que houver dado seu voto contrário e o tiver justificado por escrito. Assinale a única alternativa que tem a composição verdadeira do conselho administrativo, segundo o RAPM.

(a)o subcomandante, o fiscal administrativo, o secretário, o tesoureiro e um membro transitório, substi-tuído de três em três meses.

(b)o comandante, o fiscal administrativo, o capitão ajudante secretário, o tesoureiro e um comandante de subunidade, substituído de três em três meses.

(c)o comandante, o subcomandante, o fiscal administrativo, o capitão ajudante secretário, o tesoureiro e um comandante de subunidade, substituído de três em três meses.

(d)o comandante, o subcomandante, o fiscal administrativo, o secretário, o tesoureiro e um membro transitório, substituído de seis em seis meses.

(e)o comandante, o subcomandante, o fiscal administrativo, o capitão ajudante secretário e um coman-dante de subunidade, substituído de três em três meses.

Questão 21. Segundo o RAPM, a tesouraria da unidade é provida de um cofre e sua única chave fica sob a guarda do tesoureiro. Assinale a alternativa que indica o documento/material que não está previsto de ser guardado no cofre:

(a)as contas pagas.

(7)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

20

(d)os livros de escrituração do movimento de fundos (caixa, conta corrente e etc.) (e)talão de cheques em branco.

Questão 22. De acordo com o RAPM, os responsáveis diretos pela prestação de contas, se reúnem mensalmente, em época própria, para deliberarem a respeito do tema. Assinale a alternativa em que o agente não consta na lista dos que participam da reunião mensal para discutir as contas da unidade.

(a)o fiscal administrativo, na qualidade de coadjuvante do agente diretor e encarregado da centralização e fiscalização dos serviços administrativos da unidade.

(b)o agente diretor, na qualidade de ordenador de despesas.

(c)o almoxarife que é encarregado dos bens e valores do Estado a seu cargo.

(d)é de toda conveniência que o subcomandante, como substituto eventual que é do comandante, assista à reunião mensal, a fim de ficar, tanto quanto possível, a par da vida financeira da unidade.

(e)o tesoureiro, na qualidade de agente executor.

Questão 23. A descarga de material é ordenada pelo agente diretor, em face dos termos das comissões ou dos pareceres do fiscal administrativo, nos casos previstos no RAPM. Marque a opção que não está relacionada, dentre os motivos gerais para descarga de material, no citado regulamento.

(a)quando os artigos tiverem completado o tempo mínimo de duração das tabelas respectivas. (b)inservibilidade, antes de esgotado o tempo mínimo de duração por culpa ou não dos detentores. (c)perda, extravio, furto ou roubo.

(d)inutilização ou danificação, por causas diversas.

(e)inservibilidade, depois de esgotado o tempo mínimo de duração das tabelas respectivas.

Questão 24. De acordo com a Lei 279, de 26 de novembro de 79, se suspende temporariamente o direito do PM ou BM ao soldo em determinadas circunstâncias. Marque a opção em que a hipótese de suspenção temporária do soldo é errada, considerando o princípio anteriormente estabelecido na Lei 279/79.

(a)se suspende temporariamente o direito do PM ou BM ao soldo, quando incorrer em situação de licen-ça para tratar de interesse particular.

(b)se suspende temporariamente o direito ao soldo, a partir da data do falecimento do PM ou BM. (c)se suspende temporariamente o direito do PM ou BM ao soldo, quando for agregado para exercer

função de natureza civil em qualquer órgão da administração direta ou indireta, federal, estadual ou municipal.

(d)se suspende temporariamente o direito do PM ou BM ao soldo, quando incidir na situação de deser-tor.

(e)se suspende temporariamente o direito ao soldo, quando o PM ou BM for nomeado para qualquer cargo público civil temporário, não eletivo, inclusive da administração indireta, respeitado o direito de opção.

Questão 25. Ao Oficial, Subtenente ou Sargento que requerer, quando promovido, será concedido um adiantamento para aquisição de uniforme. De acordo com a Lei 279/79, assinale a alternativa incorreta, no tocante ao adiantamento para aquisição de fardamento.

(a)o adiantamento poderá ser requerido a cada quatro anos, se o PM ou BM permanecer no mesmo pos-to ou graduação, podendo ser renovado no caso de promoção, desde que liquide o saldo devedor do adiantamento anteriormente recebido.

(b)a concessão do adiantamento far-se-á mediante despacho em requerimento do PM ou BM ao seu co-mandante, ouvido previamente o órgão de finanças da Corporação.

(c)o adiantamento será correspondente ao valor do soldo do novo posto ou graduação.

(8)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

21

(e)o adiantamento será correspondente ao valor de 03 (três) soldos do novo posto ou graduação.

Questão 26. Proventos são o quantitativo em dinheiro que o PM ou BM percebe na inatividade, quer na reserva remunerada, quer na situação de reformado. Em relação aos proventos, marque a alternativa incorreta, de acordo com a Lei 279/79.

(a)os proventos são constituídos apenas do soldo ou quotas de soldo.

(b)para efeito de contagem de quotas, a fração de tempo igual ou superior a cento e oitenta dias será considerada como um ano.

(c)os proventos são devidos ao PM ou BM, quando for desligado da ativa em virtude de transferência para a reserva remunerada.

(d)o valor dos proventos do PM ou BM será fixado em apostila, que será lavrada pelo órgão pagador competente da Corporação e devidamente julgado pelo Tribunal de Contas do Estado.

(e)cessa o direito à percepção dos proventos na data do falecimento do policial-militar, reforma, do ato em que o oficial perca o posto e a patente ou do ato de exclusão da praça.

Questão 27. Assinale a única alternativa falsa, em relação às parcelas dos proventos dos policiais militares e bombeiros militares.

(a)o oficial que contar mais de 35 (trinta e cinco) anos de serviço, quando transferido para a inatividade, terá os proventos calculados sobre o soldo correspondente ao do posto imediato, se na Corporação existir esse posto.

(b)o tenente-coronel, com mais de 29 (vinte e nove) anos de serviço, quando transferido para a inativi-dade terá os proventos calculados sobre o soldo correspondente ao posto de coronel.

(c)o oficial, com mais de 35 (trinta e cinco) anos de serviço, quando transferido para a inatividade, se ocupante do último posto da hierarquia da Corporação, terá os proventos calculados sobre o soldo desse posto, acrescido de vinte por cento.

(d)as demais praças (soldados, cabos e sargentos) que contem mais de trinta anos de serviço, ao serem transferidas para a inatividade, terão os proventos calculados sobre o soldo correspondente ao da graduação imediatamente superior.

(e)o subtenente, quando transferido para a inatividade, terá os proventos calculados sobre o soldo cor-respondente ao posto de segundo-tenente, desde que conte mais de trinta anos de serviço.

Questão 28. Em situações especiais o PM ou BM reformado ou da reserva remunerada, na forma da legislação em vigor, poderá retornar à ativa, ou ser convocado para o desempenho de cargo ou comissão na Corporação. Considerando a afirmação anterior, marque a alternativa incorreta.

(a)o PM ou BM quando retornar à ativa ou ser convocado para o desempenho de cargo ou comissão na Corporação, perceberá a remuneração da ativa do seu posto ou graduação, a contar da data da apre-sentação, perdendo, a partir daí, direito à remuneração da inatividade.

(b)o PM ou BM quando retornar à ativa ou ser convocado para o desempenho de cargo ou comissão na

Corporação, perceberá a remuneração referente ao posto ou graduação que ocupava quando da sua passagem para a inatividade, mas será mantido o direito à remuneração da inatividade.

(c)ao PM ou BM da reserva remunerada e, excepcionalmente, o reformado, exceto quando convocado para o desempenho de cargo ou comissão na Corporação, que prestarem tarefa por tempo certo, será

conferido Adicional ‘Pro Labore’.

(9)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

22

(e)o PM ou BM ao retornar novamente à inatividade, terá sua remuneração recalculada em função do novo cômputo de tempo de serviço e das novas situações alcançadas pelas atividades que exerceu, de acordo com a legislação em vigor.

Questão 29. A identidade organizacional da PMERJ, em consonância com o Direcionamento Estratégico da PMERJ 2013 – 2018, foi traduzida em princípios e valores, na missão e visão. Então, assinale a opção

que não é um princípio e valor da PMERJ.

(a)hierarquia e disciplina.

(b)preservação da vida e dignidade humana.

(c)profissionalismo com reconhecimento do mérito. (d)respeito ao interesse público, ao policial e ao cidadão. (e)compromisso com a ética, legalidade e moralidade.

Questão 30. De acordo com o Direcionamento Estratégico da PMERJ 2013 – 2018, a ferramenta utilizada

para a definição dos cenários foi a matriz de análise SWOT. A análise do cenário de divide em ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo da PMERJ (oportunidades e ameaças). Diante da análise do cenário inserto no Direcionamento Estratégico da PMERJ 2013 – 2018, marque a alternativa que não se

configura numa fraqueza da Corporação.

(a)baixos salários.

(b)a gestão de grandes eventos por parte do Ministério da Defesa e do Exército. (c)desvio de conduta do policial.

(d)capacidade logística de formação e atualização dos PM aquém do necessário. (e)pouca institucionalização de boas práticas.

Questão 31. Estão definidos no Direcionamento Estratégico da PMERJ 2013, que os objetivos estratégicos são áreas de atividades, nas quais o alcance de resultados favoráveis é absolutamente necessário para o êxito no cumprimento da missão e no alcance da visão de futuro da Corporação. Desta forma assinale a opção que é apontada no documento como uma questão estratégica para a Instituição.

(a)como identificar formas de interação entre as diversas unidades? (b)como definir as capacidades que a organização detêm ou necessita? (c)como entender como a organização funciona?

(d)como determinar os planos de ação?

(e)como estimular o autodesenvolvimento dos policiais militares?

Questão 32. De conformidade com o CPPM, qual o prazo para conclusão do IPM, estando o indiciado solto:

(a)20 (vinte) dias. (b)30 (trinta) dias. (c)40 (quarenta) dias. (d)50 (cinquenta) dias. (e)60 (sessenta) dias.

Questão 33. O inquérito policial militar é a apuração sumária de fato que, nos termos legais, configure crime militar e de sua autoria. Tem o caráter de instrução provisória, cuja finalidade precípua é a de ministrar elementos necessários à propositura da ação penal. É iniciado mediante portaria. Marque a alternativa falsa em relação a quem pode dar origem a abertura do inquérito policial militar.

(a)o delegado de polícia civil, titular da UPJ onde ocorreu o crime militar.

(10)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

23

(c)em virtude de requisição do Ministério Público.

(d)por determinação ou delegação da autoridade militar superior, que, em caso de urgência, poderá ser feita por via telegráfica ou radiotelefônica e confirmada, posteriormente, por ofício.

(e)a requerimento da parte ofendida ou de quem legalmente a represente, ou em virtude de representa-ção devidamente autorizada de quem tenha conhecimento de infrarepresenta-ção penal, cuja repressão caiba à Justiça Militar.

Questão 34. O escrivão do IPM, no caso de um Capitão como indiciado, deverá recair em:

(a)Um Capitão mais antigo no mínimo. (b)Um Oficial Superior.

(c)Um Subtenente.

(d)Um Oficial de qualquer posto. (e)Um Aspirante a Oficial.

Questão 35. A profª Di Pietro quando discorre sobre a disciplina dos SERVIÇOS PÚBLICOS, especificamente quanto ao CONCEITO, elabora algumas conclusões. Dito isso, marque a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas CONCLUSÕES:

(a)Por influência do direito comunitário europeu, por sua vez influenciado pelo sistema da common law, volta-se a falar em crise no conceito de serviço público.

(b)A noção de serviço público não permaneceu estática no tempo; houve uma ampliação na sua abran-gência, para incluir atividades de natureza comercial, industrial e social;

(c)Não se pode dizer, dentre os conceitos mais amplos ou mais restritos, que um seja mais correto que o outro; pode-se graduar, de forma decrescente, os vários conceitos: os que incluem todas as ativida-des do Estado; os que só consideram as atividaativida-des administrativas, excluindo jurisdição e legisla-ção, sem distinguir o serviço público do poder de polícia, fomento e intervenção; os que preferem restringir mais para distinguir o serviço público das outras três atividades da Administração Pública. (d)É o Estado, por meio da lei, que escolhe quais as atividades que, em determinado momento, são con-sideradas serviços públicos; no direito brasileiro, a própria Constituição faz essa indicação; isto ex-clui a possibilidade de distinguir, mediante critérios objetivos, o serviço público da atividade priva-da; esta permanecerá como tal enquanto o Estado não a assumir como própria.

(e)O serviço público varia não só no tempo, como também no espaço, pois depende da legislação de ca-da país a maior ou menor abrangência ca-das ativica-dades definica-das como serviços públicos.

Questão 36. Novamente seguindo as lições da profª Maria Sylvia Zanella Di Pietro, quando estudamos os princípios que inspiram os processos administrativo e judicial, podemos identificar princípios comuns –

que constituem objeto de estudo da teoria geral do processo – e princípios próprios ou específicos. Marque

a alternativa que traz APENAS princípios que são PRÓPRIOS do direito Administrativo:

(a)Princípios da publicidade, da ampla defesa e do contraditório. (b)Princípios da oficialidade, da gratuidade, e da atipicidade.

(c)Princípios da publicidade, da ampla defesa, do contraditório e do impulso oficial.

(d)Princípios da publicidade, da ampla defesa, do contraditório e da obediência à forma e aos procedi-mentos estabelecidos em lei.

(e)Princípios da oficialidade, da gratuidade, da ampla defesa, do contraditório e da publicidade.

(11)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

24

(a)Na revisão das decisões. (b)Na instrução do processo.

(c)Na revogação de ofício do ato ilegal, mesmo após a preclusão administrativa. (d)No poder de iniciativa para instaurar o processo.

(e)Na solicitação de pareceres, laudos e informações.

Questão 38. O princípio do contraditório, que é inerente ao direito de defesa, é decorrente da bilateralidade do processo administrativo: quando uma das partes alega alguma coisa, há de ser ouvida também a outra, dando-se-lhe oportunidade de resposta. É o que conhecemos por necessidade de informação, para a possibilidade de reação. Nestes termos, marque a alternativa INCORRETA quanto às exigências que a doutrina impõe para a materialização desse princípio:

(a)Notificação dos atos processuais à parte interessada.

(b)Possibilidade de exames das provas constantes do processo. (c)Direito de assistir à inquirição de testemunhas.

(d)Direito de denunciar irregularidades perante o Tribunal de Contas. (e)Direito de apresentar defesa escrita.

Questão 39. Quanto ao sistema remuneratório dos servidores públicos construído pelo legislador constituinte, marque a alternativa INCORRETA segundo a doutrina do profº Hely Lopes Meirelles:

(a)O subsídio é uma modalidade de remuneração, fixada em parcela única, paga obrigatoriamente aos membros de poder e detentores de mandato eletivo, assim como aos demais agentes políticos eleitos pela Constituição Federal.

(b)A percepção de vencimentos pelo exercício do cargo é a regra da Administração Brasileira, que des-conhece cargo sem retribuição pecuniária. Pode haver função gratuita, mas cargo gratuito é inad-missível na nossa organização administrativa.

(c)A natureza alimentar dos vencimentos não permite sejam eles retidos pela administração, nem admite arresto, sequestro ou penhora, consoante previsão do Código de Processo Civil - CPC. Todavia, as prestações alimentícias devidas pelo servidor público são descontáveis em folha de pagamento, con-forme norma do mesmo CPC.

(d)O adicional por tempo de serviço é o acréscimo pecuniário que se adita definitivamente ao padrão do cargo em razão exclusiva do tempo de exercício estabelecido em lei para o auferimento da vanta-gem. É resultante de serviço já prestado, razão pela qual se incorpora automaticamente ao venci-mento e o acompanha na disponibilidade e na aposentadoria.

(e)Os salários dos empregados públicos das empresas públicas e das sociedades de economia mista e suas subsidiárias, sempre estarão submetidos ao teto geral insculpido no art. 37, inciso XI da Cons-tituição Federal.

Questão 40. Quanto à disciplina da responsabilidade dos servidores públicos, especificamente no que tange à responsabilidade civil e aos conceitos de dolo e culpa, marque a alternativa INCORRETA:

(a)Culpa e dolo são conceitos diversos. O dolo verifica-se na ação ou omissão lesiva, resultante de im-prudência, negligência ou imperícia do agente; a culpa ocorre quando o agente deseja a ação ou omissão lesiva ou assume o risco de produzi-la.

(12)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

25

(c)A Administração não pode isentar de responsabilidade civil seus servidores, porque não possui dis-ponibilidade sobre o patrimônio público. Muito ao contrário, é seu dever zelar pela integridade des-se patrimônio, adotando todas as providências legais cabíveis para a reparação dos danos a ele cau-sados, qualquer que seja o autor.

(d)A absolvição criminal só afasta a responsabilidade administrativa e civil quando ficar decidida a ine-xistência do fato ou a não autoria imputada ao servidor, dada a independência das três instâncias julgadoras.

(e)A absolvição na ação penal, por falta de provas ou ausência de dolo, não exclui a culpa administrativa e civil do servidor público, que pode, assim, ser punido administrativamente e responsabilizado ci-vilmente pelo mesmo fato.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Nota Nº 301, de 07/02/14 DGEI/3)

13. DGEI ESPM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE (CAO-QOS/2014) PROVA E GABARITO PUBLICAÇÃO

O comandante-geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de ensino e instrução, face ao ofício PMERJ/ESPM Nº 085/2519/2014, de 07/02/14, PUBLICA a prova e gabarito do exame intelectual relativo ao processo seletivo para o CAO QOS/2014, a saber:

Questão 01. O Estatuto dos Policiais Militares do Rio de Janeiro – Lei Estadual nº 443/81 – traz em suas disposições preliminares dispositivos relacionados à carreira policial militar. Marque a alternativa CORRETA:

a. ( x ) A carreira policial militar é privativa de brasileiro nato. (art. 5º, § 2º da Lei Estadual nº 443/81)

b. ( ) Os policiais militares da reserva remunerada não poderão ser convocados para o serviço ativo, em nenhu-ma hipótese.

c. ( ) O serviço policial militar consiste no exercício de atividades inerentes à polícia militar e compreende to-dos os encargos previstos na legislação específica, relacionato-dos com a atividade de polícia judiciária comum. d. ( ) Constitui requisito indispensável para ingresso no quadro de praças policiais militares a conclusão do

cur-so da Escola de Formação de Oficiais da Corporação. e. ( ) Nenhuma das respostas anteriores.

Questão 02. Quanto à organização do sistema pericial (Organograma e Hierarquia) firmada pela Portaria PMERJ nº 0346/2010, marque a alternativa CORRETA:

a. ( x ) O Sistema Médico Pericial (SMP) da PMERJ será hierarquizado com o objetivo de abranger e atender todo o Estado, constando de três níveis com distribuição clara de suas atribuições, procedimentos, limites e controle, conforme especificado no Anexo “A”. (art. 2º caput da Portaria PMERJ nº 0346/2010)

b. ( ) O nível primário será constituído pela JSS (Junta Superior de Saúde), considerada a mais elevada instância do sistema e seu funcionamento ocorrerá exclusivamente no CPS.

c. ( ) O nível secundário das JIS será constituído pelas JOIS (Juntas Ordinárias de Inspeção de Saúde), distribuí-das na Capital e no Interior, e poderão funcionar em hospitais, policlínicas ou qualquer OPM, de saúde ou não, desde que possuam as condições administrativas e técnicas para o pleno exercício médico pericial, após apro-vação do Chefe do CPS.

d. ( ) O nível terciário será constituído pelas JMH (Juntas Médicas Hospitalares) distribuídas nos hospitais da Corporação e terão como subordinadas as JOIS, de acordo com a sua área geográfica, e a Junta Médica de Se-leção (JMS).

e.( ) O Centro de Perícias de Saúde (CPS) será o órgão central de perícias médicas na PMERJ, chefiado por Cel PM do QOPM e indicado pelo Comandante Geral da PMERJ.

Referências

Documentos relacionados

Sobre as Normas Técnicas das Inspeções de Saúde da Perícia Menor e para os Controles Periódicos Simples e Especiais da Portaria PMERJ nº 0349/2010, marque a alternativa CORRETA:.. (

O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabele- cido no Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97 - CTB e em normas

( ) Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entida- de que não receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal

Local : Comando de Polícia Ambiental (CPAm), localizado na Avenida Itaoca, 1618.. Bonsucesso (anti- ga fábrica

Realize a transcrição do trecho musical indicado no Anexo I desta prova para Quinteto de sopro, utilizando os seguintes instrumentos: Flauta, Oboé, Fagote,

(C) Altura, acima do solo ou da água, da base da mais baixa camada de nuvens, abaixo de 14.000 metros, que cobre mais da metade do céu.. (D) Altura, acima do solo ou da água, da

Por exemplo, quando celebrado entre uma entidade pública e uma instituição privada sem fins lucrativos para a prestação de um serviço de interesse social, todas as partes têm o

Na rotina de acidente com material biológico, a conduta do profissional de saúde que realizará o atendimento, em caso de resultado positivo para HIV, deverá ser:..