• Nenhum resultado encontrado

At 26:18; Cl 1:21-22; 1 Pd 1:3; Sl 145:8; Gl 4:3-5; Jo 1:12; Rm 8:29. Sl 145:11; Sl 149:5; Mt 5:16

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "At 26:18; Cl 1:21-22; 1 Pd 1:3; Sl 145:8; Gl 4:3-5; Jo 1:12; Rm 8:29. Sl 145:11; Sl 149:5; Mt 5:16"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SEGUNDA FEIRA - Para que fomos salvos?

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para

sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos

deu gratuitamente no Amado.” (Efésios 1:4-6).

1)ENTENDENDO: O versículo de hoje nos dá três propósitos que Deus teve ao nos salvar, leia as referências e complete a tabela explicando esses motivos.

Propósito Referências Significado

Para sermos santos e irrepreensíveis

At 26:18; Cl 1:21-22; 1 Pd 1:3;

Por amor para sermos adotados como filhos

Sl 145:8;

Gl 4:3-5;

Jo 1:12;

Rm 8:29

Para o louvor de sua gloriosa graça

Sl 145:11; Sl 149:5; Mt 5:16

2)MEMORIZAÇÃO: Tente fazer uma música com o versículo de hoje para ajudar na memorização. Dica: procure usar um ritmo bem chiclete para fixar bem. Envie um áudio cantando para um amigo fazendo a matéria para encorajá- lo.

3)TIRANDO A LIÇÃO: O Evangelho, o plano de salvação é a história de “um

herói que morre pelo criminoso”. Já parou para pensar no objetivo dEle com

isso? O Deus Todo Poderoso, o Rei da Glória, Soberano sobre todo o Universo

morreu para salvar pecadores. Éramos inimigos de Deus, servindo as forças das

(2)

trevas de Satanás, mas Deus morreu numa cruz para nos dar a vida eterna. Ele fez isso para cumprir a Sua vontade: que sejamos como Jesus. Os três motivos que vimos até agora apontam para isso: Deus quer que sejamos como Jesus, o Filho amado (Mt 3:17), que foi santo e irrepreensível (1 Pd 2:22) e que glorificou a Deus com Sua morte e ressurreição (Jo 17:4; 1 Pd 1:21). Ele quer que andemos como Jesus andou (1 Jo 2:6) e sejamos conformados à imagem dEle (Rm 8:29). “Deus ama você do jeito que você é, mas Ele se recusa a deixá- lo desse jeito. Ele quer que você seja como Jesus” (Max Lucado). Se tornar como Jesus não é fácil, e é um processo de transformação completa, como Paulo escreve: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). É como se no seu lugar, Jesus começasse a ir para a sua casa, para o seu trabalho, e suas atitudes passam a ser as atitudes de Cristo. Talvez você pense “Como isso é possível? Eu sou tão pecador e fraco”.

Você vai ter de mudar? Vai. Vai ter de tomar decisões radicais? Vai. Vai ser difícil? Vai. Mas nesse processo, Deus te dá tudo o que você precisa: você ganha o Espírito Santo; a força de Jesus se torna a sua força; os seus pensamentos se tornam os pensamentos dEle. Tudo isso é possível graças ao Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos (Rm 8:11) e nos ensina como andar nos seus caminhos obedecendo à Palavra de Deus (Jo 14:26). Leia os versículos e escreva as formas de como ser mais como Jesus e glorificarmos a Deus. Siga o exemplo.

Ec 12:13 - Quando o obedecemos!

Sl 20:7 - ...

...

Jo 13:34-35 - ...

...

Sl 50:23 - ...

...

Mt 5:16 - ...

...

Rm 8:17 - ...

...

Mt 28:19-20 - ...

...

4)DECIDINDO: Deus quer uma transformação total. Tome uma decisão que vai torná-lo mais parecido com Jesus. ( ) Decido evangelizar pelo menos uma pessoa essa semana. ( ) Decido dar o meu melhor essa semana no meu trabalho/meus estudos para glorificar a Deus. ( ) Decido escrever num papel cinco dificuldades que estou passando e agradecer a Deus por elas. ( ) Decido amar um irmão desta forma ... ( ) Outra decisão ...

5)COMPARTILHANDO COM DEUS: Glorifique a Deus em oração,

agradeça pela Sua Palavra maravilhosa e pelo Espírito Santo que te torna

parecido com Cristo. Peça ajuda para permanecer firme nas decisões e caminhar

em direção ao alvo, que é ser parecido com o Filho de Deus.

(3)

TERÇA-FEIRA: Somos salvos do que? Por que há necessidade de salvação?

“Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12).

1)ENTENDENDO: Responda: Você sabe por que falamos em salvação? ( )Sim. ( ) Não. Nascemos condenados ao inferno, e o motivo é que já nascemos separados de Deus! Adão foi o primeiro homem na Terra e a ele foi dado uma instrução, vinda diretamente de Deus: “Não como o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.” |Como sabemos, Adão e sua esposa, Eva, comeram o fruto e a partir desse momento, o processo de morte (separação de Deus) iniciou. Adão e toda sua descendência (eu e você), nascemos separados de Deus (Cl 1:21). Nascemos condenados ao inferno! Simplesmente não há pessoas sem pecado, a Bíblia diz que Deus olha dos altos céus e não ver nem um justo sequer! (Sl 14:2). Responda: Por que há necessidade de um salvador?

...

Mesmo pessoas com grandes princípios éticos e morais, não vivem uma vida sem pecado, pois o mínimo erro, é pecado! Por esse motivo, Deus enviou Jesus Cristo para nos salvar! A Bíblia diz que: “entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!” (Rm 5:15).

Jesus Cristo deu Sua vida para nos resgatar da morte eterna! Ninguém tomou a vida de Jesus, mas, por amor Ele a deu, para que a morte não tenha poder sobre nossa vida. Jesus é 100% Deus e 100% homem, morreu na cruz e ao terceiro dia, ressuscitou. Assim como Cristo ressuscitou, os que dormem em Cristo, também ressuscitarão, pois, a morte não o domina mais! Leia em voz alta: A salvação é somente pela fé em Cristo Jesus e a confissão que Ele é o SENHOR! (João 14:6, Rm 10:9).

O SENHOR olha através de Seu Filho e nos vê completamente santos e sem pecado, pois diante dEle estamos justificados e não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus (Rm 5:9; 8:1). Não há outra forma de sermos livres do pecado e da condenação do pecado! Precisamos de salvação e Cristo nos oferece a salvação de graça (pois o preço já foi pago por Ele)! A salvação pertence a Cristo e por meio da confissão e arrependimento dos nossos pecados, podemos receber o Espírito de Deus. Quando O recebemos, nos tornamos filhos de Deus. Ele passa ser nosso “Aba Pai” e nada, absolutamente nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso SENHOR (Rm 8:38-39). Responda: É possível ser salvo pela busca de viver uma vida íntegra, mesmo com uns pequenos erros, poderíamos nos auto justificar diante de Deus? ( ) Sim. ( ) Não. Comente a resposta:

...

2)MEMORIZAÇÃO: Faça um esforço, memorize o versículo e depois diga a alguém! Memorizei ( )! Disse para: ...

3)TIRANDO A LIÇÃO: Adão levou toda a humanidade a viver separada de

Deus e desde o princípio Deus revela Seu plano em trazer Jesus Cristo para nos

salvar dessa eterna condenação (Gn 3:15). A Bíblia nos mostra claramente que

(4)

a salvação é obra de Cristo, pois ninguém, pelas suas próprias capacidades, poderia pagar o preço pelo pecado. Em um panorama histórico da Bíblia, o SENHOR nos revela que: ♦Deus escolheu Noé para reformar o mundo. Ele enviou o dilúvio, mas os descendentes de Noé e seus filhos eram descendentes de Adão, e isso nos mostra que mesmo Noé tendo sido considerado íntegro perante Deus, sua descendência carregava o pecado. Mesmo após a família de Noé serem os únicos sobreviventes, a humanidade continuou perversa (Gênesis 7). ♦Deus chamou Abraão, mas esse não seguiu a instrução completa de Deus e teve um filho com sua serva Agar, e o resultado disso é que o filho da escrava e o filho da sua esposa (o qual tinha vindo da promessa do SENHOR), brigam até hoje através dos conflitos Árabes-Israelenses (Gênesis 11 – 19). ♦Deus enviou Moisés e a Lei, mas as pessoas foram incapazes de cumpri-la (Êxodo 24). ♦ Deus enviou juízes, dentre eles, Sansão, homem forte, invencível, mas ele também não agiu conforme a vontade de Deus, pecando carnalmente e se desviando do seu chamado (Juízes 13 -16). ♦Deus enviou Davi, homem segundo o Seu coração, rei de Israel e que tinha ligação direta com Deus, mas ele transgrediu a lei, adulterando, assassinando (2 Samuel 12). ♦Deus enviou Salomão, o homem mais sábio que já existiu, esse deixou-se levar por muitas mulheres e desagradou ao SENHOR (1 Reis 11).

Deus enviou muitos outros, apesar de terem sido fiéis, não eram aptos para salvar a humanidade, pois assim como nós, também precisavam da fé na salvação pelo Filho de Deus. ♦Jesus Cristo cumpriu toda lei e morreu pelo pecado de todos. A Bíblia diz que enquanto éramos pecadores, Cristo nos amou, dando Sua vida e nos chamando para o arrependimento e santidade. A justificação é algo legal diante de Deus (somos justificados ao recebermos a Cristo), e a santificação é algo prático diante de Deus (ela acontece de momento a momento com a ajuda do Espírito Santo) (Rm 6:14-18). “Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele”! (Rm 5:7-9). Cristo não pecou e cumpriu a vontade de Deus.

Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), o Filho amado que agrada a Deus (Mc 1:11). E a partir do Seu sangue e de Suas feridas, nós podemos ser livres do pecado que nos condena. A partir do momento que entendemos que Cristo é o único e suficiente salvador, passamos a ser novas criaturas (processo de santificação). Enquanto vivemos na terra e nesse corpo, precisamos orar e vigiar na luta contra o pecado, mas no futuro seremos salvos da presença do pecado. Estaremos enfim livres deste corpo corruptível e habitaremos um novo corpo, que será incorruptível, quando não teremos mais pecado e nossa luta contra ele já estará completamente vencida (1 Co15:54-56).

Há necessidade de salvação porque não podemos viver uma vida justa por nossas próprias forças, sem Jesus Cristo e o poder que nos é dado pelo

Espírito Santo de Deus.

4)DECIDINDO: Se você não tomou A decisão de seguir a Cristo, aproveite

esse momento para ajoelhar-se diante do SENHOR e pedir o perdão e a

justificação em Cristo. Arrependa-se dos seus pecados e busque ser renovado

(5)

por Jesus Cristo. Se você já tomou essa decisão, agora renove seus votos com o Senhor e escreva uma carta para Deus agradecendo por tão grande salvação.

5)COMPARTILHANDO COM DEUS: Ore ao SENHOR agradecendo por Ele ter enviado Seu Filho perfeito e redentor, que nos amou

derramando Sua vida para nos dar a eternidade com Deus.

QUARTA-FEIRA: Qual a garantia da minha salvação? A nossa garantia É o Espírito Santo em nós.“Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados

em Cristo com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1.13)

1) ENTENDENDO: Em algum momento da sua vida cristão, você deve ter se perguntando: Será que eu irei para o céu mesmo cometendo tantos pecados? Mesmo ainda

tendo pensamentos ruins? Mesmo sentindo raiva quando alguém “me corta” no trânsito? Mesmo quando em não sou santo como Cristo? E a resposta é clara:

SIM. A garantia que você é salvo, é o Espírito que mora dentro de você (João 3:5). De acordo com o versículo de hoje, quando você ouviu e creu na Palavra da verdade, o Espírito Santo entra em você. E, não é que você vai se tornar alguém 100% perfeito sem nenhum pecado, mas alguém que, quando peca, se sente péssimo por isso. Sabe quando você faz algo que sabe que não agrada a Deus e fica com aquele sentimento estranho e que só passa quando você pede perdão de Deus ou precisa confessar para alguém mais espiritual? Essa é uma garantia que o Espírito Santo habita dentro de você. Satanás é sujo e muitas vezes vai querer colocar dúvida no seu coração sobre sua salvação, principalmente quando você peca. Não hesite, lembre que você é filho de Deus e que o Espírito Santo está em você.

2) MEMORIZANDO: Vamos lá, na Palavra de Deus encontramos grandes verdades. Mas é impossível se apegar a elas se você não as memorizar. Como vencer no dia mal se não tem nenhum versículo na ponta da língua? Memorize o verso de hoje e não deixe para depois.

3) TIRANDO A LIÇÃO: Infelizmente, muitas pessoas pensam que serão salvas por suas obras. Ou seja, essas pessoas pensam “se eu fiz muitas caridades aqui na terra, por isso já tenho uma vaga garantida no céu” ou “fiz muitos milagres e prodígios em vida, automaticamente já estou no céu”. Engana-se quem pensa dessa forma. Somos salvos pelo que cremos e não pelo que fazemos (Ef 2:8-9). Jesus sabe e conhece nosso coração. Ele sabia que quando o aceitássemos, continuaríamos aqui nessa terra, sujeitos a pecar. É por isso que somos salvos porque cremos nEle e nos entregamos a Ele, não porque fizemos isto ou aquilo. Que estranho seria mensurar sua quantidade obras pela proporção da sua salvação. Muita gente se orgulharia por sua salvação e não é isso que Deus quer. Ele quer que sejamos totalmente dependentes dEle. Por isso o Espírito Santo habita em nós que somos filhos. Ele é o melhor “termômetro”

para medir quando estamos fazendo aquilo que desagrada a Deus. Até mesmo

quando estamos olhando mais para as “nossas obras” do que para Jesus em nós

(6)

e através de nós. Em Mateus 7.22-23 Jesus deixa claro que as obras não são sinais de salvação. Leia a referência e complete as partes que faltam: “Muitos me dirão ___________dia: ‘Senhor, __________, não _______________ em teu nome? Em teu nome não _______________ demônios e não realizamos muitos ____________’? ___________ eu lhe direi _______________: Nunca os ______________. Afastem-se de mim vocês que ____________ o mal!”

4) DECIDINDO: Você já sentiu que não tinha a certeza da salvação? Se você já tomou a decisão de entregar sua vida a Cristo, não tem por que ter dúvida.

Você é filho de Deus e o Espírito Santo habita em você. Se você ainda sente dúvida em relação a isso, procure seu líder de GA e peça ajuda. Às vezes, mesmo com muitos anos de crente, ainda temos essa dúvida. Não esqueça:

Espírito Santo está em mim, sou salvo. Se achar que precisa tomar uma outra decisão. Escreva aqui: ...

5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Ore ao Senhor e peça para Ele te lembrar que assim como um produto que você compra tem o selo de qualidade, você tem o selo do Espírito Santo na sua vida. Que você sempre possa lembrar disso quando satanás vier acusá-lo dos seus pecados.

QUINTA-FEIRA – Só Jesus Salva!

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.11,12) 1) ENTENDENDO: O termo cristianismo foi usado a primeira vez na igreja primitiva para definir aqueles que eram seguidores de Jesus (At 11:25-26).

Estes não se reuniam em templos ou sinagogas, mas nas casas um dos outros, em praças, bibliotecas e até na beira do rio. Cristão não era e nem é uma denominação religiosa, mas é a forma de definir aqueles que creram na mensagem do puro e verdadeiro evangelho. Leia João 14:6 e 1 Timóteo 2:5-6 e responda as perguntas a seguir:

a) Segundo as referências da Bíblia, há quantas formas de ser salvo? ...

b) Qual o caminho para salvação? ...

c) O que é o verdadeiro evangelho? ...

2) MEMORIZANDO: A verdade que só há um que pode nos levar a Deus tem que ficar gravada no seu coração, por isso memorize o versículo de hoje.

( ) Memorizei.

3) TIRANDO A LIÇÃO: As religiões podem atrapalhar a salvação do homem, pois estes pensam que são salvos justamente por causa da religião. Porém, nenhuma religião pode contribuir para a salvação do homem, este é salvo independente de qualquer religião. Infelizmente as religiões em sua maioria promovem o humanismo muito mais do que o cristianismo, e desta maneira tem sido um engano para os homens que precisam não de uma religião e sim de Jesus para serem salvos. Leia as referências e escreva as características de uma religião cristã e de uma religião humanista: Efésios 4:11-16 e Colossenses 2:8.

Religião Cristã ...

...

Religião Humanista ...

...

...

(7)

Leia as referências e responda:

a) Qual o único Salvador (Romanos 10:9-10)? ...

...

b) Quem deve ser o Senhor (Romanos 10:9-10)? ...

...

c) A marca da nossa salvação (Efésios 1:13)? ...

...

d) Quem deve ser o cabeça da igreja (Efésios 1:13)?...

...

“O que garante a salvação é fazer de Jesus, Senhor e Salvador de nossas vidas.”

4) DECIDINDO: ( ) Decido crer em Jesus como meu Senhor e Salvador.

( ) Decido cada vez me aprofundar na doutrina da Bíblia de forma correta.

( ) Decido decorar um versículo da meditação de hoje que ainda não decorei.

5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Fale a Deus como é bom tê-lo como Senhor e Salvador, compartilhe seu dia com Ele, e suas decisões também.

SEXTA-FEIRA: Os 5 propósitos da Igreja

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.” (Atos 2.42)

1) ENTENDENDO: Você pode frequentar a igreja, mas talvez não saiba quais são os propósitos dela. Talvez você tenha ativado “piloto automático” da sua vida cristã de vir todos os finais de semana para a igreja. Mas você precisa entender o porquê a igreja existe. Quais são os propósitos que a mantém.

Observe no versículo de hoje a palavra “dedicavam”. Procure no dicionário o significado dessa palavra e reescreva o versículo usando o máximo de significados que você encontrar: ...

...

...

...

...

Um dos principais objetivos como Igreja é fazer com que mais pessoas conheçam o amor de Jesus (Mateus 28.18-20). Porém, por trás disso envolve muitas outras coisas. Se cada um de nós, aceitasse a Cristo e fosse direto para o céu não teria sentido nenhum a Igreja. Esse papo de que “ah, eu acredito em Deus, mas não frequento nenhuma igreja” é estranho. Geralmente, quem tem esse tipo de discurso, é porque quer ir a um lugar onde não precisa de esforço e dedicação, que não precise prestar contas de sua vida, que não tenha pessoas falhas (esquecendo que onde há pessoas, há falhas, começando por ela próprias). A única pessoa perfeita que existiu foi Jesus, por isso Ele deve ser sempre a nossa referência (1Pd 2.22).

2) MEMORIZANDO: A Palavra de Deus é o melhor escape. Memorize o versículo de hoje, não deixe para depois.

3) TIRANDO A LIÇÃO: Acreditamos que a pessoa salva por Deus torna-se

membro da igreja que é o corpo de Cristo (Efésios 5.24-27). Uma igreja sem

propósito não irá para frente durante muito tempo. Há 5 propósitos os quais

(8)

acreditamos que uma igreja precisa ter, será que você consegue ligar a cada versículo que fala sobre esse assunto?

PROPÓSITO VERSÍCULO

1) Evangelizar toda as pessoas de

forma clara e apropriada. ( ) Efésios 5.1

2) Ensiná-las se tornarem como Jesus. ( ) Êxodo 15.2

3) Enturmá-las na família de Deus

para amar e serem amadas. ( ) 1 Jo 3.16-18

4) Engrená-las no serviço ministerial.

( ) 1 Pd 4.10

5) Engrandecer a Deus em louvor e

obediência. ( ) Mateus 10.7

Com esses 5 propósitos fica mais fácil entender o porquê a igreja existe e quais seus fundamentos. Uma igreja que põe em prática esses 5 propósitos consegue crescer não só em quantidade, mas em qualidade também. Entendendo que, aquilo que um dia acreditamos e cremos, desejamos também para as pessoas que amamos e que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer.

4) DECIDINDO: Decido que: ( ) Vou chamar, no mínimo, 2 convidados para o próximo culto da família/jovens. ( ) Vou me esforçar para ser um bom liderado no G.A. e no ministério entendendo meu papel na igreja. ( ) Vou amar um irmão do meu G.A. (...

coloque o nome aqui

) da seguinte forma ... essa semana. Pode ser com carona, lanche, palavras de afirmação, tempo de qualidade.

5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Peça de Deus um coração que quer crescer em amor, que não guarda rancor de nenhum irmão e que você possa sempre somar junto à noiva de Cristo. Ouça a música “Reggae do Amor” e faça dela uma oração. Segue parte da letra: “Eu amo minha igreja, eu amo meus pastores.... Eu amo você meu irmão. Mas acima de tudo, eu amo ao meu Jesus...”

Meditação baseada no material de DOUTRINAS I.

Referências

Documentos relacionados

Para uma análise geral deste encaixe fluvial e discussão dos seus controlos toma-se como exemplo o rio Tejo, que desde a fronteira com Espanha até à foz no oceano Atlântico,

O trabalho de Ziul já teve destaque na mídia nacional diversas vezes, a exemplo da revista ‘Guitar Player’ brasileira (junho de 2010), a revista virtual GuitarLoad (janeiro de 2011),

A Política Nacional do Bem-Estar do Menor (PNBEM) e o Código de Menores de 1979 (OLIVEIRA, 1988) representam os dois documentos legais, que regulamentaram a implantação

Deve-se enfatizar, ainda, que as estações de transbordo não são aterros sanitários e nem lixões (estes, aliás, nem existem mais em São Paulo, um dos municípios brasileiros

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de

Uma análise fundamental da Ecologia Comportamental é a construção do Orçamento de Atividades que pode ser definida como a quantificação do tempo que cada animal utiliza em

5.1 A prova de Economia será formada por 10 (dez) questões, sendo 5 (cinco) questões de Microeconomia e 5 (cinco) questões de Macroeconomia, compostas de 5 (cinco) itens com

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS [Brasil] Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João. Del