• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO INCUBADORA PRIANTE EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO N.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO INCUBADORA PRIANTE EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO N."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO – INCUBADORA PRIANTE

EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO N.º 03/2021

O Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) torna pública a abertura das inscrições ao processo seletivo de empreendimentos para o ingresso no sistema de incubação para o ano de 2021, de acordo com os artigos 218 e 219 da Constituição Federal sobre as atividades de ciência, tecnologia e inovação; a Lei nº 10.973 de 02 de dezembro de 2004 sobre as medidas de incentivo à inovação; a Resolução CD nº 09/2019, a qual estabelece o Regimento Interno da Incubadora Priante da (UFMT); e a Resolução CD nº 17/2016 que dispõe sobre medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica para o ambiente produtivo e a proteção da propriedade intelectual, no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

1. Objetivo

1.1. O presente edital público destina-se ao processo de incubação na modalidade não-residente e tem por objetivo selecionar empreendimentos que desenvolvam projetos inovadores, ou seja, considerados como introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.

1.2. Entende-se por incubação o processo de geração de empresas, na qual a Incubadora Priante apoia, por tempo determinado, o desenvolvimento de empresas formalizadas para tornar as ideias em empreendimentos de sucesso.

2. Disposições preliminares

2.1. Poderão inscrever-se para o processo de incubação:

(2)

I. Integrantes da comunidade interna, compreendendo-se estes: pesquisadores docentes, técnicos e estudantes, individualmente ou em grupo, no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, que tenham empreendimentos desenvolvidos a partir de ideias inovadoras.

II. Integrantes da comunidade externa, os quais queiram desenvolver os empreendimentos a partir de ideias inovadoras.

2.2. Serão ofertadas vagas para a incubação de acordo com a capacidade de atendimento do EIT/UFMT.

2.3. Os classificados poderão ser chamados em função do surgimento de novas vagas, admitidas inscrições até 31 de dezembro de 2021, data em que se encerra este Edital.

2.4. Todas as informações relacionadas ao processo de seleção de incubação terão seus resultados publicados na página www.ufmt.br/eit.

3. Condições e prazos do Programa de Incubação

3.1. O prazo máximo para o processo de incubação será de 02 (dois) anos, permitida a prorrogação de até 01 (um) ano, mediante apresentação de justificativa do empreendimento e aprovação da Comissão Avaliadora da Priante.

3.2. As regras, condições e critérios serão estabelecidos no Termo de Adesão.

4. Das etapas do processo do Programa de Incubação

4.1 Conforme art. 18 da Resolução CD nº 09/2019, o processo de incubação dos empreendimentos admitidos compreende quatro etapas, que serão rigorosamente observadas na execução de cada plano de negócios, a saber: Planejamento, Qualificação, Assessoria/Consultoria e Monitoramento.

5. Serviços e infraestrutura oferecidos pelo Programa de Incubação 5.1. Os serviços oferecidos pela Incubadora Priante são:

I. Apoio logístico proporcionado por meio do uso do espaço de trabalho compartilhado do Escritório de Inovação Tecnológica – EIT e outros espaços e recursos disponíveis na UFMT para incubação de empresas, quando possível e estabelecido em instrumento jurídico específico;

II. Apoio gerencial realizado por meio de capacitações e reuniões para o desenvolvimento e

(3)

execução dos planos de negócios, apoio contábil e apoio jurídico para legalização dos empreendimentos incubados;

III. Apoio ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, proporcionado pela permissão do uso do capital intelectual da UFMT e de sua infraestrutura, laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações;

IV. Suporte técnico, representado pelos serviços de capacitação, consultoria, assistência e monitoramento: em questões jurídicas, contábeis, financeiras e mercadológicas; gestão empresarial; em métodos e práticas de gestão e desenvolvimento organizacional, bem como em processos de planejamento e controle de produção, disponibilizados pela Universidade ou por outras organizações parceiras;

V. Apoio científico e tecnológico, representado pelo acesso a serviços técnico-científicos especializados, de aplicação de tecnologias e pela utilização de laboratórios, recursos e equipamentos, disponibilizados pela UFMT;

VI. Apoio na potencialização do novo empreendimento, por meio de prospecção de parcerias, que visem oportunidades de melhorias de planejamento, qualificação, assessoria, consultoria e monitoramento;

VII. Orientações para a captação de recursos de editais de subvenção econômica que visem subsidiar a pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I) de produtos inovadores;

VIII. Intermediação entre contato com pesquisadores, a fim de estabelecer redes colaborativas para impulsionar a pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I).

6. Contrapartida dos Incubados

6.1. As contrapartidas oferecidas pelos incubados devem ser:

I. Comparecer em reuniões, capacitações e eventos sugeridos.

II. Cumprir as orientações de leitura, estudos e pesquisas.

III. Cumprir os prazos das atividades desenvolvidas.

IV. Prover financeiramente as atividades em eventos não subsidiados, quando do interesse da incubada.

V. A participação dos responsáveis pelos empreendimentos em todas as etapas

específicas da incubação.

(4)

VI. Ao final da incubação, apresentar dados e informações para o processo de avaliação de desempenho do empreendimento a ser apresentado ao Comitê de Inovação - CINOVA;

VII. Atender e respeitar as cláusulas estipuladas no Termo de Adesão.

VIII. Cumprir integralmente as etapas delimitadas da fase de incubação.

IX. Ao final do processo de incubação, estar apto para realizar mudança de status de empreendimento incubado para graduado.

6.2. Quando não cumprida qualquer uma das ações indicadas nos itens acima, o empreendimento incubado será informado sobre o atraso e terá um prazo determinado para a entrega, podendo sofrer processo de desligamento.

7. Dos custos do Programa de Incubação

7.1 Para cobrir os gastos rotineiros, os quais correspondem ao uso da infraestrutura e dos serviços disponibilizados, o empreendimento incubado deverá assumir uma taxa de administração mensal.

7.2 A taxa mensal de incubação corresponderá a 10% do Salário Mínimo nos primeiros 12 meses, e a 20% do Salário Mínimo nos 12 meses consecutivos, totalizando 24 meses contados a partir da assinatura do Termo de Adesão.

7.3 Em caso de prorrogação, a taxa cobrada da empresa incubada será de 20% do Salário Mínimo.

8. Da Isenção da Taxa de Administração Mensal de Incubação

8.1 Será fornecida 01 (uma) vaga com isenção ao pagamento da taxa mensal de administração de incubação à empresa candidata a incubação que comprovar não possuir condições de incorrer no gasto.

8.2 A comprovação referida no item anterior será feita com base nos seguintes documentos:

- Empresa cadastrada como Microempreendedor Individual (MEI) comprovada por meio do CNPJ; ou Faturamento no ano de 2020 de até 40.000,00 (quarenta mil reais).

E, nos casos de empresas constituídas em 2020, este valor será proporcional aos

(5)

números de meses de operacionalidade da empresa;

- Comprovante de residência no Brasil (conta de água, energia elétrica, gás, telefone, carnê de IPTU, correspondências oficiais ou bancárias).

8.2.1. Se ocorrer empate entre os candidatos serão considerados os seguintes critérios de desempate:

- CNPJ mais antigo;

- Grau de inovação do empreendimento.

9. Do processo de Seleção ao Programa de Incubação

9.1. Primeira Etapa: Inscrição. Consiste na apresentação do Formulário de Inscrição (ANEXO I), parte integrante deste Edital (disponível no site www.ufmt.br/eit) devidamente preenchido, juntamente com a documentação requerida, a seguir:

I. Cópias dos documentos pessoais: RG ou Identidade profissional; CPF; comprovante de residência.

II. Dados do Empreendimento - registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

III. Contrato Social consolidado.

IV. Cópia da documentação pessoal dos sócios - CPF, RG.

V. Currículo dos empreendedores (sócios).

VI. Documento comprovando poderes de representação, se for o caso.

VII. Comprovante de vínculo institucional com a UFMT (para aqueles inscritos de acordo com o item 2.1, I).

VIII. Plano de Negócio (modelo de referência que pode ser complementado, Anexo II).

IX. Certidão do 4º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Cuiabá/MT, emitida no prazo de 30 (trinta) dias.

X. Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

XI. Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

(6)

XII. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

XIII. Prova de regularidade relativa à Seguridade Social.

9.1.1 Nas hipóteses dos itens X a XIII, serão consideradas regulares, para esse fim, as certidões positivas com efeito de negativas.

9.1.2 A inscrição ao programa de incubação deverá ser encaminhada via SEI (disponível em:

https://www.ufmt.br/pagina/sei-1591839050/1018), de modo restrito, à unidade VICE-REITORIA - EIT – Direção do Escritório de Inovação Tecnológica. Deverá ser selecionado o tipo de processo “Incubadora Priante – Inscrição” e anexado o formulário de mesmo nome, disponível no SEI.

9.1.3. Toda a documentação acima relacionada (Anexo I e II e documentos do item I ao XIII) deverá ser encaminhada para análise, sendo que o não envio pelo candidato consistirá na eliminação do mesmo.

9.1.4. As propostas de incubação encaminhadas ao EIT serão analisadas dentro do prazo de até 60 dias (bimestralmente) pela Comissão Avaliadora da Priante a partir do recebimento da mesma e o resultado será publicado em ordem decrescente de classificação dentro deste período.

9.2 Segunda Etapa – Avaliação. Após a homologação da inscrição, o(s) proponente(s) será(ão) convocado(s) para apresentação do negócio inovador seguida de entrevista. A apresentação, preferencialmente em forma de pitch, deverá ocorrer em tempo máximo de 5 (cinco) minutos, realizada presencialmente ou de forma virtual, à Comissão Avaliadora da Priante, contemplando minimamente, os elementos do Formulário de Inscrição (Anexo I) e os critérios de avaliação da tabela abaixo.

9.2.1. Essa etapa é obrigatória e eliminatória.

9.2.2. Ao final dessa etapa, será emitido parecer pela Comissão Avaliadora da Priante, baseado nos critérios de avaliação, a seguir:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Nota

Avaliação do negócio

1.Descrição do Empreendimento 1 a 5

(7)

2. Planejamento Estratégico 1 a 5

3. Análise de Mercado 1 a 5

4. Plano de Marketing 1 a 5

5. Plano Operacional 1 a 5

6. Plano Financeiro 1 a 5

7. Construção de Cenários 1 a 5

8. Grau de inovação - Capacidade de inovação ou agregar inovação aos produtos, processos ou serviços a serem desenvolvidos. O grau pode variar crescentemente, conforme a abrangência da inovação: Nova para a empresa, nova para o mercado regional, nova para o mercado nacional, novas para o mundo e inovação capazes de criar rupturas (inovações radicais).

1 a 5

Avaliação do perfil da equipe empreendedora

9. Performance na apresentação da ideia de negócio 1 a 5

10. Perfil empreendedor da equipe 1 a 5

11. Disponibilidade de tempo 1 a 5

12. Conhecimento e afinidade com o negócio 1 a 5

Comprovação de pré-incubação

13. Certificação ou declaração de conclusão de ciclo de pré-incubação da Incubadora Priante ou outra Incubadora com prazo máximo de um ano

1

9.2.3. Em caso de empate, a média da Avaliação do Negócio (Itens 1 a 8) será adotada como critério de desempate. Persistindo o empate, valerá a média da Avaliação do Perfil da Equipe Empreendedora (Itens 9 a 12);

9.2.4. Os empreendimentos serão classificados em ordem decrescente, conforme a pontuação obtida a partir dos critérios de avaliação acima.

9.2.5. São critérios para eliminação da proposta: obter nota inferior a 20 pontos e/ou receber nota 0 (zero) em qualquer um dos critérios de Avaliação (9.2.2).

9.3. Terceira Etapa: Resultado. O resultado final do processo de seleção será publicado no site www.ufmt.br/eit.

9.3.1. Os recursos poderão ser realizados em até 02 (dois) dias úteis após a publicação do

resultado, via SEI, para a unidade VICE-REITORIA - EIT – Direção do Escritório de

Inovação Tecnológica. Deverá ser selecionado o tipo de processo “Incubadora Priante –

(8)

Recurso – Segunda etapa” e anexado o formulário de mesmo nome, disponível no SEI.

9.4. Etapa final: Formalização da incubação: O empreendedor responsável deverá assinar o Termo de Adesão em, no máximo, 30 dias, com o Escritório de Inovação Tecnológica – EIT.

9.4.1. Caso não seja cumprido o prazo de 30 dias para a assinatura do Termo de Adesão, o empreendimento candidato será automaticamente desclassificado.

10. Condições Gerais

10.1. Este edital poderá ser alterado ou revogado a qualquer tempo.

10.2. Maiores Informações ufmt.inovacao@gmail.com e pelo site www.ufmt.br/eit.

Cuiabá (MT), 29 de outubro de 2021.

(9)

INCUBADORA PRIANTE ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 1 - Proposta Empreendimento

Nome do empreendimento:

Setor de atividade (pode ser marcada mais de uma opção):

( ) Comércio ( ) Indústria ( ) Serviços ( ) Outros: ____________________

Área do negócio:

Descreva o caráter inovador:

*Segundo o Manual de Oslo (2005), inovação é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos, ou ainda, à implementação de métodos ou processos de produção, distribuição, marketing ou organizacionais novos ou significativamente melhorados.

2 – Proponente / Representante Legal Nome:

Telefone:

E-mail:

(10)

ANEXO II

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

Nome do empreendimento

LOGOTIPO

Nome do Representante Legal E-mail:

(11)

Cidade, mês de 2021

SUMÁRIO EXECUTIVO

O sumário executivo é um resumo do seu plano de negócios. e deve conter um texto que responda a algumas perguntas, como por exemplo:

- O quê? (Ex: O que é a sua empresa? Qual é o seu produto e/ou serviço?) - Como? (Como se dá ou dará a inovação?)

- Quem? (Ex: Quem são seus principais clientes?)

- Onde? (Ex: Onde sua empresa está localizada? Onde está seu mercado e seus clientes?

- Qual? (Ex: Qual é o montante de capital a ser investido? Qual o seu faturamento mensal? Como se dará o retorno do investimento?)

- Quando? (Ex: Quando seu negócio foi criado?)

(12)

DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

● Nome da empresa:

● Endereço:

● Telefone:

● CNPJ:

● Forma jurídica: microempreendedor individual – MEI, empresário individual, empresa individual de sociedade limitada – EIRELI, sociedade limitada, outra.

● Enquadramento tributário: simples nacional ou não?

● Capital social: definição que cada sócio irá investir e seu percentual.

1. Equipe gerencial: (Nome, CPF, RG, endereço completo, telefone, e-mail, breve currículo, atribuições)

2. Estrutura legal: (Organograma)

3. Localização: (Empresa física ou virtual)

(13)
(14)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1. Visão (É a declaração da direção que a empresa pretende seguir, ou ainda, um cenário projetado que a empresa deseja vir a ser.)

2. Missão (Deve refletir a razão de ser da empresa, identificando seu propósito e o que efetivamente faz.)

3. Valores

4. Análise dos Ambientes Externo e Interno (Matriz SWOT) 5. Metas (curto, médio e longo prazo)

(15)

ANÁLISE DE MERCADO

1. Estudo dos clientes

(Descrever, se for pessoa física: faixa etária, gênero, renda, escolaridade, etc; se for pessoa jurídica: ramo de atuação, produtos e serviços que oferecem, nº de empregados, etc;

Identificação dos fatores de compra pelos clientes: valor, marca, qualidade dos serviços, etc.) 2. Análise da concorrência

(Identificar seus concorrentes, seus pontos fortes, suas fragilidades.) 3. Estudo dos fornecedores

(Levantar quem são os fornecedores de equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e serviços; pesquisar preço, qualidade, condições de pagamento, prazo médio de entrega.)

(16)

PLANO DE MARKETING

1. Descrição dos principais produtos e serviços

(Informe as linhas de produtos e/ou serviços, especificando detalhes e inserindo imagens.) 2. Preço

(Preço de venda, formas de pagamento.)

3. Estratégias promocionais

(Estratégias utilizadas em seu negócio para fazer chegar aos clientes uma percepção de quem você é e os benefícios que a compra dos seus serviços podem trazer. Ex: mídias sociais.)

4. Estrutura de comercialização

(Canais de distribuição utilizados para fazê-lo chegar aos clientes. Ex: venda direta, e-commerce etc.)

(17)

PLANO OPERACIONAL

● Etapas de construção de produtos/serviços: Identifique que trabalhos serão realizados, quem serão os responsáveis, assim como os materiais e equipamentos necessários para a

construção dos seus produtos/serviços.

● Layout ou arranjo físico da empresa (Se for o caso)

● Projeção de necessidade de contratação (Cargo/função, e qualificações necessárias)

(18)

PLANO FINANCEIRO

● Investimento (determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar, estimando investimento fixos, capital de giro e investimento pré-operacionais)

● Alavancagem financeira (descrever se fez ou está previsto empréstimos, financiamentos adquiridos com terceiros para empresa expandir)

● Faturamento da empresa (projeção de vendas)

● Custos da empresa (fixo e variável)

● Folha de pagamento

● Fluxo de caixa

● Análise do ponto de equilíbrio (representa o quanto sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período)

● Lucratividade e rentabilidade

(19)

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

Consiste na preparação de diferentes cenários nos quais o negócio obtenha resultados pessimistas (queda nas vendas e/ou aumento dos custos), normal (dentro das previsões que a empresa projetou) ou otimistas (crescimento do faturamento e diminui

Referências

Documentos relacionados

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

O granel sólido continua com sua participação a movimentação total de cargas do país, observar na figura 2. Ao se analisar os dez principais grupos de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o