• Nenhum resultado encontrado

Nós, metodistas, somos herdeiros de um dos maiores avivamentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nós, metodistas, somos herdeiros de um dos maiores avivamentos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Servir para salvar integralmente

Nós, metodistas, somos herdeiros de um dos maiores avivamentos espirituais da história da Igreja Cristã, o qual, além de uma evi- dente ênfase na experiência religiosa e na santificação, trouxe à tona a vertente do ministério profético. Ou seja, a indignação de Deus contra uma religião de aparência, de muito ritual, mas que não afetava a vida nacional, promovendo o juízo de Deus contra os opressores e a justiça de Deus aos oprimidos. Pois o Deus que convidava ao arrependi- mento e à conversão (Is. 1:18) era o mesmo Deus que cobrava a prática do bem, o atendimento à justiça e ao amor, a repreensão ao opressor, a defesa do direito do órfão, o pleitear a causa das viúvas (Is. 1:17).

A nossa espiritualidade (vida cristã) metodista procura ressaltar uma “fé em ação”, à luz dos seus documentos pastorais: “A santificação do cristão e da Igreja em direção à perfeição cristã é proclamada pelos metodistas em termos de amor a Deus e ao próximo (Lc. 11: 25-28) e se concreti- za tanto em atos de piedade – participação na Ceia do Senhor, leitura devocional da Bíblia, prática do jejum, participação nos cultos etc. (At.

2:42-47) – como em atos de misericórdia – solidariedade ativa junto aos pobres, necessitados e marginalizados sociais (At 2.42-47). Os metodis- tas, como Wesley, creem que tornar o cristianismo uma religião solitária é, na verdade, destruí-lo (Lc. 4:16-19 e 6:20-21; Rm. 14:7-8).”

Nessa linha de raciocínio, infelizmente, muitas igrejas existentes parecem não se preocupar com as condições

do ser humano, vivendo, consequentemente, uma ex- periência marcada pela alie- nação dos problemas sociais e das estruturas marcadas pela violência e pela miséria.

Viver o testemunho inte- grador da fé cristã implica na proclamação do “ano aceitável do Senhor”

(Lc. 4:16-21).

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 410 • 25 DE MARÇO DE 2012

John Wesley pregando aos índios americanos (Gravura) Wellcome Library, London

(2)

Dessa forma, que o sopro do Espírito Santo, doador da vida, nos coloque na plataforma missionária (discipulado) nos termos de Atos 2:1-12. Aqui, deu-se, propriamente, a inauguração da comunidade cristã, presidida pelo Espírito Santo, cujo sopro demoliu o formar de barreiras, sacudiu o jugo do judaísmo e abriu-lhe novos espaços, a fim de que as grandezas divinas fossem proclamadas a todos os povos, em sua linguagem e em seu jeito de viver, sem qualquer discriminação. O mo- delo era o Senhor Jesus Cristo, em sua plenitude, cujo serviço correspondia ao desejo salvador, reconciliador e transformador: servir para salvar integralmente.

Adriel de Souza Maia,

Bispo Emérito da Igreja Metodista

Deus seja louvado… não mais no seu dinheiro!

Há algum tempo, saiu a seguinte “notícia” num site de sátiras:

Dilma manda remover a frase “Deus seja louvado” do dinheiro Um pedido dos ateus fez a presiden-

te Dilma Rousseff mandar o Banco Central retirar a frase “Deus seja lou- vado” das cédulas de real. Os religio- sos não gostaram e estão protestando para que o governo mantenha a fra- se e prenda os ateus.

No pedido formulado pelos ateus, foi requerida também a substituição da frase “Deus seja louvado” por “Deus não existe”, mas o pedido foi negado pela presidente. “O Brasil é um país religioso. Se eu coloco a frase ‘Deus não existe’ nas cédulas, quem deixará de existir serei eu”, disse.

Se a frase for removida, a previsão é que haja conflito nas ruas. “Talvez seja preciso colocar o Exército em alerta para evitar confrontos entre ateus e re- ligiosos”, disse o ministro da Defesa.

Você já reparou que na cédula de real existe a frase “Deus seja louvado”?

Hoje em dia usamos tanto o dinheiro de plástico (cartão) que esse deta- lhe na nota muitas vezes passa despercebido.

Sei que a notícia acima é absurda, mas não pude deixar de pensar. E se fosse verdadeira? Qual seria a reação do brasileiro, cristão ou ateu? Será que os ateus se incomodariam tanto com uma pequena frase que passa despercebida aos olhos de muitos, até mesmo de cristãos? E os cristãos, será que se manifestariam para defender essa frase de respeito e adora- ção, que declara que seu país pertence a Deus?

Nós, brasileiros, temos a fama de ser pacíficos, o que nos abre muitas portas estrangeiras. Mas também temos fama de ser um povo omisso, que muito critica o governo e vota inconscientemente, pois temos a cul-

(3)

tura de que é melhor votar em qualquer um do que jogar o voto fora. O brasileiro pouco age diante de tanta disparidade social e de um governo que não faz questão de prestar contas de suas decisões ao povo, que por sua vez está pouco interessado em descobrir o que se passa.

E a presidente? Será que teria a ousadia de remover a frase da cédula?

Há quem diga que ela exerce práticas não cristãs, mas aprovou o estilo gospel brasileiro como gênero musical e em sua gestão uma lei está sen- do votada para que todos os alunos orem o pai-nosso antes das aulas.

Se esse caso fosse verídico, multidões de cristãos e ateus certamente protestariam, pelo menos nas redes sociais – que, por sinal, viraram a maior concentração de revoltados, rebeldes, protestantes, intelectualoi- des, alienados e simpatizantes que abraçam qualquer causa. Se fossem abolidos os feriados religiosos, tão adorados e desejados até por quem não acredita nos santos homenageados, eu pergunto: o que nós faríamos se sutis perseguições religiosas começassem a surgir na Terra Brasilis?

Por Carla Stracke Palavras Bíblicas

ÓleoEsta é mais uma palavra que encontramos com frequência na Bíblia. Vamos conhecer sua histó- ria e sua importância teológica, de acordo com o Rev. e Prof. Tércio Machado Siqueira, um estu- dioso das Escrituras e de sua terminologia.

O óleo, no hebraico semen, é um produto ex- tremamente importante e valioso para a eco- nomia e a teologia do povo bíblico. Ele era utilizado basicamente para fins medicinais (Ez.

16:9; Is. 1:6; Lc. 10:34), para alimentar a popu- lação no preparo de pão (1Rs. 17:7-16), para embelezar as mulheres (Pv. 27:9; Ct. 1:3) ou

como combustível para lâmpadas (Ex. 27:20; Mt. 25:3-8). Por todas essas razões, o óleo ganhou um segundo caráter, o simbólico religioso.

Esse elemento passou a desempenhar uma função simbólica nas ceri- mônias de consagração de reis e sacerdotes (Lv. 8:12; Ex. 30:23-33; 1Sm.

16:13; 1Rs. 1:39). Esse ato simbolizava as bênçãos de Deus. No Novo Tes- tamento, a unção é pouco mencionada, exceto a dos enfermos, ora com óleo (Lc. 10:34; Tg. 5:14-15), ora com uma mistura nada convencional, a saliva (Mc. 7:33; 8:23; Jo. 9:6). Nos últimos anos, tem crescido o número de pessoas que usam o óleo para inúmeros fins supostamente religiosos.

A Igreja precisa urgentemente orientar os ministérios pastoral e leigo so- bre esse abuso e provável desvio da prática bíblica.

Extraído do livro “Tirando o Pó das Palavras”, de Tércio Machado Siqueira.

(4)

Espaço dos Ministérios

Por meio do amor, a salvação

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna”

(Jo. 3:16).

O amor demonstrado na cruz não foi só por mim ou por você. Foi também pelas pessoas da sua escola/universidade, seus colegas de trabalho, seus vizinhos, sua família... Naque- la cruz Jesus levou todos os nossos pecados e pagou todas as nossas dívidas. Será que to- das as pessoas que convivem com você no seu dia a dia sabem disso? Provavelmente não. E sabe por quê? Está faltando alguém que faça essa conexão, apresentando o sacri- fício de Jesus na cruz para eles. E este é o seu papel: anunciar e pregar o evangelho da salvação.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatu- ra” (Mc. 16:15). Essa foi uma das últimas recomendações de Jesus: levar a mensagem do evangelho a todo mundo. Essa ordem deixa claro o pro- pósito do Senhor para a igreja: pregar, evangelizar, anunciar a todos os povos a salvação em Jesus Cristo.

Que o Senhor Jesus nos dê consciência sobre as pessoas que precisam do Seu amor e nos capacite para demonstrá-lo.

O Ministério de Expansão Missionária da nossa igreja está precisando de sua ajuda. Venha participar dos trabalhos que estamos desenvolven- do. Existem pessoas que necessitam do amor de Cristo que pode ser de- monstrado por meio da sua vida.

Mariana Carneiro,

Coordenadora do Ministério de Expansão Missionária Avisos

Ar condicionado

Estamos ajustando o sistema de ar condicionado do nosso templo para conforto de todos, conforme os dados técnicos dos equipamentos. Devi- do à arquitetura da igreja, os aparelhos foram posicionados estrategica- mente debaixo das marquises. A maior pressão de ar é direcionada para as duas fileiras centrais de bancos. Os irmãos que não se sentem confor- táveis com o ar direcionado aos bancos centrais devem se acomodar nos bancos localizados debaixo das marquises, onde a pressão de ar é bem menor. Contamos com a compreensão de todos.

Ministério de Administração

(5)

Ensaio de Páscoa

A preparação para a Páscoa já começou e o Ministério Infantil pede a co- laboração dos pais para que tragam as crianças aos ensaios.

Aniversário da nossa igreja

Desde o início de março, estamos comemorando os 59 anos de vida e missão metodista na Freguesia do Ó. Nossa igreja está em festa, para agradecermos por tudo o que Deus tem feito em nós e por meio de nós.

Neste domingo, encerramos a programação especial de aniversário com a participação do Rev. Marcos Antônio Garcia, da Catedral Metodista de São Paulo, que é o pregador convidado desta noite.

“Casados para Sempre”

O Ministério da Família está oferecendo aos casais de nossa igreja uma nova edição do curso “Casados para Sempre”, que terá início no dia 1º. de abril, no horário da Escola Dominical. Quem tiver interesse em participar do curso deve procurar a Fernanda ou o Emerson.

Aniversariante

25/3 Iris Meira Nascimento Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer- midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Herodias Dias da Sil- va e de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feira 4ª feira 6ª feira Domingo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

• Por Rosimeire e família (irmã da Roseli de Brito);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michely;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo Acampamento da Mocidade;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (25/3) PRÓX. DOMINGO (1/4)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley

INTERCESSÃO Manoel/Marilene Danilo/Roberto

GUARDADOR DOS CARROS Murilo Danilo

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Doroti/Mariana/Laura

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Silas Pra. Laura/Samuel

PREGADOR(A) Rev. Marcos Garcia Pr. Tiago

Referências

Documentos relacionados

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Sendo assim, o fim da beligerância russa pressupõe a democratização do país, ou seja, pela inversão do rumo traçado por Putin (e continuado por Medvedev) ao longo dos anos

4.28 - Curvas dos níveis de pressão sonora do ruído de fundo e do ruído dos equipamentos (AVAC-1 e AVAC-2), em dB, por banda de frequência de oitava, dos 16 Hz aos 16000 Hz, para

De acordo com o Instituto Ethos (2013), a GRI foi criada com o objetivo de aumentar o nível de qualidade dos relatórios de sustentabilidade. O conjunto de diretrizes e indicadores da

O Evangelho pedia-nos para nos centrarmos mais na pes- soa doente. Aqui todos nos deparámos com a vida da nos- sa amiga Fernandina – um elemento do nosso grupo, que há cerca de

Entretanto, para demonstrar quais atributos e por conseqüência quais dimensões são entendidas pelo corpo tático da instituição como importantes ao serviço

Percebi também quanto essa energia está ligada ao corpo emocional, onde os sentimentos humanos estão situados, e comecei a me perguntar como poderia a energia da devoção con-

O objetivo desse estudo foi verificar as implicações do exercício físico sobre a capacidade aeróbica e a Qualidade de Vida (QV) em pessoas portadoras de