• Nenhum resultado encontrado

Certa vez ouvi de um pastor de outra denominação que não

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Certa vez ouvi de um pastor de outra denominação que não"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Democracia versus teocracia

“Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a ques- tão. [...] Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja” (At. 15.6 e 22).

Certa vez ouvi de um pastor de outra denominação que “não cabe democracia dentro da igreja”. Segundo ele, os membros não têm a capacidade necessária para, juntamente com suas autoridades, dirigir a igreja. Por isso, tal tarefa deve ser restrita aos lí- deres. Confesso que tal colocação me causou assombro. Como pode um pastor ter uma visão tão pessimista e preconceituosa de suas ove- lhas? A resposta para isso poderia ser sua pura e total insegurança.

Na Igreja Metodista, a forma de governo é a representativa, ou, como comumente chamamos, uma democracia. Sim, a Igreja Metodista é e possivelmente sempre será democrática. Simplificadamente, entende- mos que clérigos e leigos devem caminhar lado a lado para cumprir a missão. Administrativamente, temos como referência, nas tomadas de decisão, os concílios, que vão desde a esfera local até a geral ou na- cional. Usamos inclu-

sive, no dia a dia da igreja, a expressão “o concílio é soberano”.

Isto é, a decisão con- ciliar está acima da vontade individual, seja de clérigos, seja de leigos. Democra- ticamente, tomamos as decisões a respei- to da caminhada da igreja levando sem- pre em consideração o voto da maioria.

Diferentemente do que acontece no isla- mismo, com os aiato- lás, na Igreja Católica

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 357 • 3 DE ABRIL DE 2011

Concílio de Jerusalém

(2)

Apostólica Romana, com o papado, e, curiosamente, entre a maioria dos neopentecostais e seus apóstolos, que vivem um sistema de go- verno teocrático, no qual Deus é personificado na figura do líder ou governante. Como podem três linhas religiosas tão distintas entre si convergirem em algo? Pelo menos por duas razões ou erros.

Primeiramente, viver a democracia é um grande desafio que nem to- dos aceitam enfrentar. Isso porque a democracia dentro da igreja exi- ge que seus líderes sejam humildes para reconhecer que nem sempre suas opiniões são as melhores, e tolerantes para acatar decisões que podem muitas vezes ser contrárias às suas. Devem, acima de tudo, ter o mínimo de instrução para saber orientar e conduzir seus liderados.

Não há lugar para sacerdotes onipotentes e onicientes. Tais atributos são divinos, e não humanos.

Em segundo lugar, alguns grupos religiosos, entre os quais os já ci- tados, optam pela teocracia, em detrimento da democracia, por não conhecerem a Palavra (Mt. 22.29). No capítulo 15 de Atos, o texto bí- blico nos apresenta um episódio de suma importância na história da igreja, o chamado Concílio de Jerusalém, ou Primeiro Concílio, no qual uma questão de ordem doutrinária é debatida pela liderança da Igreja. Seu defecho é a tomada de uma decisão em conjunto com a comunidade. Temos aí a clara demonstração de que a Igreja era e deve continuar a ser conduzida de maneira democrática.

Não podemos confundir teocracia com teocentria, assim como fize- ram os discípulos, de acordo com o mesmo livro de Atos, ao questio- narem Jesus sobre quando o reino de Israel seria restaurado (At. 1.6).

Em outro contexto, Jesus afirma que seu reino não é deste mundo (Jo. 18.36). Deus está acima de coisas corruptíveis e temporais como os governos humanos. Por isso, governos e sistemas religiosos teocên- tricos não passam de meios heréticos de dominar e oprimir o povo.

Deus nos libertou inclusive para que pudéssemos ter a capacidade de fazer nossas escolhas. Em contrapartida, temos que ter uma prática de fé teocêntrica, ou melhor, cristocêntrica, na qual Cristo é o centro de todas as coisas, especialmente da vida humana.

Hoje vamos realizar em nossa igreja o Concílio Local.

Teremos, portanto, a oportunidade de exercer nossa

“cidadania cristã”. Que possamos fazer isso com res- ponsabilidade e temor àquele que é o centro, a cabe- ça da Igreja: Jesus Cristo. Que Deus abençoe nossas vidas e Sua Igreja!

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

(3)

Falácias da espiritualidade cristã Nas últimas décadas, a expressão

espiritualidade ganhou espaço e relevância nos círculos evangéli- cos. Muita coisa tem sido falada e escrita sobre o tema. Como sem- pre, coisas boas e coisas ruins.

Uma delas envolve o equívoco de confundir intimidade com in- timismo. A palavra intimidade aparece uma única vez na Bíblia.

O que mais aparece é a palavra íntimo, quase sempre se referin-

do ao interior, não à intimidade. Embora seja uma palavra com sen- tido um tanto nebuloso, ela se transformou na palavra-chave para o movimento espiritual: a busca pela intimidade com Deus.

É claro que a intimidade como expressão de um relacionamento pes- soal com Deus, no qual todo nosso íntimo está envolvido, é legítima.

Por outro lado, o que presenciamos é uma forma de intimidade que, em vez de explorar o íntimo, vem desenvolvendo um “intimismo nar- cisista” que nada tem a ver com intimidade.

Nesse sentido equivocado, intimidade é o que acontece na esfera privada. Não me refiro a alguma forma de solitude ou introspecção, como entrar para o quarto e orar, mas à busca de uma sensação ou linguagem que não caracteriza, necessariamente, um relacionamen- to, como “beijar o rosto de Deus” ou “passear de mãos dadas com ele”. Essas são expressões vagas, abstratas, com sentido duvidoso.

A única vez que a palavra intimidade aparece na Bíblia é no Salmo 25.14, que diz: “A intimidade do Senhor é para os que o te- mem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. Três palavras-cha- ve: intimidade, temor e aliança. Precisamos das duas últimas (temor e aliança) para entender o sentido de intimidade. Temor é uma pala- vra que evoca assombro, espanto, medo, reverência. Intimidade sem temor rapidamente se transforma nesse “gostar” infantil. Temor que não leva à intimidade se transforma em superstição ou num medo que traumatiza e paralisa.

Ter temor implica reconhecer a grandeza de Deus, ter reverência. Reve- renciar significa respeitar, calar, prostrar, ouvir. A intimidade de Deus é para aqueles que o reverenciam, para aqueles que se calam diante dele, que primeiro ouvem para depois falar, que prestam atenção em suas pa- lavras e obedecem. É dessa postura que nasce a intimidade com Deus.

(4)

No que consiste tal intimidade? Em Deus nos dar (ou nos fazer conhe- cer) a sua aliança. Aliança é uma palavra que expressa a forma de relacionamento em que Deus propõe ser o nosso Deus e nós, o seu povo. Ser íntimo de Deus é participar dessa aliança. Nela, Deus se re- vela como o Senhor, aquele que nos salva e liberta, e que nos dá os seus mandamentos como expressão do seu amor. Nós respondemos obedecendo a ele e andando em seus caminhos, como expressão do nosso amor para com ele.

Ter intimidade com Deus é participar da aliança de Deus com o seu povo. Não há aqui lugar para um intimismo infantil e narcisista. Ser íntimo de Deus é reconhecer que sou único diante dele, mas também reconhecer que sou parte do seu povo, sua igreja. É viver no seu amor revelado em sua Palavra e em seus mandamentos, é responder ao seu amor em obediência sacrificial. Jesus diz: “Quem me ama guarda os meus mandamentos”.

Pr. Ricardo Barbosa, da Igreja Presbiteriana de Brasília Texto adaptado da revista Ultimato, março/abril 2011 aVisOs

Visita da Confederação Metodista de Juvenis

No dia 9 de abril, um sábado, receberemos em nossa igreja a visita de membros da Confederação de Juvenis. Eles estarão em reunião en- tre os dias 8 e 10 de abril e no sábado à noite participarão do Culto da Mocidade em nossa igreja.

Visita do coordenador do MDM e da Coream

Em 10 de abril, no horário da Escola Dominical, teremos uma pales- tra ministrada pelo Pr. Antônio Francisco, coordenador do Ministé- rio de Desenvolvimento Missionário (MDM), a respeito do trabalho desenvolvido por esse ministério. Além do pastor, contaremos com a presença de um representante da Coordenação Regional de Ação Missionária (Coream). Todos os irmãos e irmãs estão convidados para esse momento.

Concílio Local

Hoje, no horário da Escola Dominical, realizaremos nosso Concílio Local.

Prepare-se para a Celebração do Coração Aquecido,

que ocorrerá em maio.

(5)

salVe Vidas para a eternidade!

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (I Jo. 3:16).

No último dia 26 de março, parte da nossa Mocidade esteve no Hemo- centro do Hospital Samaritano para doar sangue e, mais do que isso, para cumprir o mandamento de Deus: amar aos nossos irmãos, assim como o próprio Jesus nos ensinou.

Identificados como cristãos por meio das nossas camisetas, sentimos que o Senhor estava nos capacitando para sermos vistos naquele lu- gar não pela nossa aparência, mas pela presença do Espírito Santo em nós. E, como está escrito em Atos 2, fomos encorajados a abrir nossa boca e desfrutar experiências maravilhosas com Deus.

Em certo momento, conversando com uma enfermeira, soubemos que ela estava desviada dos caminhos do Senhor e que se sentia em débito com o Pai. Então falamos a ela do amor de Deus, que indepen- dentemente do que façamos, não cresce nem diminui, pois Ele nos gerou e escolheu morrer pelas nossas vidas sem cobrar sequer nosso reconhecimento. Vimos aquela menina ser quebrantada e tocada e, diante disso, nos sentimos satisfeitos por estarmos ali, podendo doar, mais do que o nosso sangue, nossa vida inteira para Jesus, a ponto de sermos usados por Ele em qualquer lugar e da forma que Ele quiser.

Apenas através do Senhor conseguimos realmente salvar as vidas, não apenas temporariamente, mas para a eternidade!

Disponha-se também nas mãos do Pai. Ao pensarmos em levar a bên- ção a alguém, somos surpreendidos e ainda mais abençoados. Faça a sua parte e desfrute de experiências maravilhosas com o Espírito Santo!

Você também pode doar sangue. Procure o Hemocentro mais próxi- mo e, literalmente, ajude a salvar vidas!

Por Flávia Pini

Escala dE sErviço

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO MARILENE/ROBERTO NURIMAR/MANUEL

MINISTÉRIO INFANTIL DANIELA ROSA/ADRIANA

LOUVOR GERAÇÃO NOVA ALIANÇA

OPERADOR DE SOM TIAGO MARCO

OPERADORA DO DATASHOW BEL BEATRIz

DIREÇÃO DO CULTO EMERSON/PR. TIAGO PRA. LAURA/ CAROL ABIB

PREGADOR(A) PRA. LAURA PR. TIAGO

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentim Pastora: Laura Valentim

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feiRa 4ª feiRa 6ª feiRa DoMingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo

dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ou

http://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en- fermidades e problemas diversos. Oremos:

• pela saúde da irmã Martha, da Márcia e do Antônio (irmão da Rosa);

• pelo ministério pastoral e pela liderança de nossa igreja;

• pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• pelo ministério do bispo Adriel Maia, da nossa Região.

Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin procurem o Pr. Tiago.

aniVersariantes da semana

3/4 Denise Domingues 5/4 Luciana Pereira Torres 8/4 Maria do Carmo Meireles

9/4 Daniel Pereira Torres e Eunice Pereira Leite

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã

Folga

8h30 – 11h

Laura - 8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h (visitas)

Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

Referências

Documentos relacionados

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a