• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: EFEITOS DO USO DE NARGUILÉ E CIGARROS ELETRÔNICOS NA SAÚDE DE JOVENS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA CATEGORIA: CONCLUÍDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: EFEITOS DO USO DE NARGUILÉ E CIGARROS ELETRÔNICOS NA SAÚDE DE JOVENS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA CATEGORIA: CONCLUÍDO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: EFEITOS DO USO DE NARGUILÉ E CIGARROS ELETRÔNICOS NA SAÚDE DE JOVENS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID AUTOR(ES): MATHEUS SILVA FORNEL

ORIENTADOR(ES): MARCELO LUIS MARQUEZI, JULIANA L APARECIDO

COLABORADOR(ES): ALEXANDRE GOMES OLIVEIRA ALVES, INGRID SAMANY AZEVEDO OLEGARIO

(2)

1. RESUMO

Introdução: Considerado um problema de saúde pública, o tabagismo é responsável pela morte de mais de oito milhões de pessoas ao redor do mundo, algo preocupante, uma vez que sua prevalência tem crescido entre o público jovem, principalmente a partir do uso de dispositivos como narguilé e cigarro eletrônico. Objetivo: Identificar e analisar os efeitos do uso de narguilé e do cigarro eletrônico na saúde de jovens.

Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática conduzida entre Março e Setembro de 2020 e realizada de acordo com as diretrizes do PRISMA, a busca de artigos foi realizado nas bases de dados eletrônicas SciELO, PEDro, Cochrane, Pubmed /Medline, BVS/LILACS e Google Acadêmico, por dois avaliadores independentes e

“cegos”. Foram selecionados para leitura na integra e avaliação metodológica pela escala PEDro, apenas ensaios clínicos sobre o impacto do uso do narguilé e cigarro eletrônico na saúde geral de adolescentes e/ou adultos jovens, publicados entre o período de 2015 e 2020 nos idiomas português, inglês e espanhol. O tratamento estatístico foi realizado por meio do Software Excel for Windows. Resultados: Foram identificados 37.099 artigos, dos quais 37.096 foram excluídos, resultando três artigos para análise, 66,66% com alta qualidade metodológica (entre 9 e 10 pontos) e 33,33%

com moderada qualidade metodológica, (5 pontos). Conclusão: A exposição à fumaça do CE está associada à efeitos deletérios imediatos tanto no sistema respiratório como no cardiovascular. Não foram encontrados ensaios clínicos controlados e de boa qualidade metodológicas em tabagistas de narguilé. Estudos futuros devem ser realizado para comprovar os efeitos do uso desses dispositivos na saúde, uma vez que é crescente a utilização destes, entre adolescentes e adultos jovens.

Descritores/Palavras-chave: Fatores de risco; Tabaco; Prevalência; Jovens;

Narguilé; Cigarro Eletrônico.

2. INTRODUÇÃO

Considerado um problema de saúde pública em países desenvolvidos e em

desenvolvimento, o tabagismo é responsável pela morte de mais de oito milhões de

pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde

(OMS)

(1)

.

.

Essa prática envolve o uso e dependência de nicotina, uma droga que além

de representar fatores de risco para a saúde pulmonar, também envolve alterações

cardiovasculares e metabólicas, além de aspectos psicológicos e comportamentais.

(3)

Como o tabagismo é socialmente aceito, torna-se uma droga atrativa para o consumo, isso faz com que seu combate e conscientização dos malefícios que seu uso pode trazer se torne muito mais difícil e complexo

(2)

.

Há mais de 500 anos considerado uma ferramenta religiosa e tradicional em países do Oriente Médio, o cachimbo de água popularmente conhecido como narguilé se apresenta difundido entre diversos países ocidentais, sendo associado aos momentos de relaxamento, descanso e paz.

(3,4)

O público alvo associado ao tabagismo por meio do narguilé são adolescentes em idade escolar e jovens universitários

(5,6)

. Sua crescente utilização está associada aos diversos agentes aromatizantes, além da percepção errônea do dispositivo ser menos prejudicial que o cigarro convencional.

(7)

Entretanto, estudos sobre a toxidade da fumaça do narguilé demonstraram resultados preocupantes sendo encontrados 39 depressores do sistema nervoso central, 31 irritantes respiratórios, além de 7 carcinógenos causando um impacto negativo à saúde

(8)

, com riscos potenciais ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, respiratórias

(9)

e transmissíveis.

(10)

Já o CE, conhecido como: “vaper”, “canetas de vape”, “e-hookahs”, “shishas eletrônicos”

(11,12)

, surgiu nos EUA como uma alternativa ao cigarro convencional e para o controle do tabagismo

(13,14)

, com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Seu uso entre jovens está associado por sua variedade de sabores atraentes, fácil disponibilidade para oferta de nicotina e farta publicidade do produto.

(15)

Soluções e cartuchos do CE possuem produtos químicos que podem causar efeitos nocivos aos sistemas pulmonar e cardiovascular.

(16-19)

Assim, diante do exposto e afim de relatar a prevalência de utilização destes dispositivos no Brasil e no mundo, público alvo e impactos na saúde, bem como relatar a importância do enfermeiro frente ao combate do tabagismo.

3. OBJETIVO

Este trabalho visa identificar e analisar os efeitos do uso de narguilé e do cigarro eletrônico na saúde de jovens.

4. METODOLOGIA

Esta revisão sistemática foi conduzida entre Março e Setembro de 2020 e

realizada de acordo com as diretrizes para realização de revisões sistemáticas e meta-

análise do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-análise

(4)

(PRISMA). A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicas: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Google Acadêmico, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cochrane Collaboration (Cochrane).

As palavras-chaves e/ou descritores utilizados, combinados entre si, em busca integrada nos campos título, resumo e assunto foram : “Young”, “Young adult”,

“Adolescent”, “Teen”, “Students”, “Hookah”, “Waterpipe”, “Electronic cigarette”,

“Electronic nicotine”, “Nicotine”, “Smoking”, “Tobacco”, “Toxic substances”, “Electronic Nicotine Delivery Systems”, “Respiratory system”, “Adverse events”, “Health risk”,

“Impact”, “Risk factors”, “Prevalence”, “Health effects”. Para a combinação dos termos foi utilizado o operador booleano “AND” e “OR”. Todas as referências dos estudos selecionados foram também revisadas para complementação da pesquisa.

Foram incluídos, ao final da análise, apenas os artigos que abordaram:

adolescentes e jovens adultos, de ambos os sexos; ensaios clínicos; idiomas inglês, português e espanhol; aplicação de questionário, escalas e procedimentos avaliativos a respeito da utilização do tabaco na forma de narguilé e/ou cigarro eletrônico, bem como a dependência a nicotina; artigos que tem como objetivo final identificar o impacto do uso do cigarro eletrônico e narguilé na saúde geral de adolescentes e/ou jovens adultos, e período da publicação entre 2015 e 2020.

Os artigos identificados na estratégia de busca tiveram seus títulos e resumos avaliados por dois pesquisadores de forma independente e “cega”, sendo que, em caso de discordância, um terceiro pesquisador sênior decidiria pela inclusão ou exclusão do documento. Os estudos que contemplaram os critérios de inclusão foram avaliados pela Escala PEDro. Os dados foram descritos de forma quantitativa (média e desvio padrão) e qualitativa (frequência absoluta e relativa) e suas principais informações apresentadas em forma de tabelas. O tratamento estatístico foi realizado por meio do Software Excel for Windows.

5. DESENVOLVIMENTO

A busca entre as bases de dados resultou na identificação de 37.099 artigos,

dos quais 37.096 foram excluídos: 37.053 por não abordarem os critérios de inclusão

metodológicos estabelecidos por esta revisão, 40 por apresentarem duplicidade entre

(5)

as bases de dados e três por não estarem disponíveis na íntegra, resultando num total de três artigos para análise.

A partir dos três trabalhos inclusos nesta pesquisa 66,66% (n=2) demonstraram alta qualidade metodológica, segundo a escala PEDro, com pontuação entre 9 e 10 pontos, enquanto 33,33% (n=1) foi classificado como moderada qualidade metodológica, pontuação igual a 5 pontos. Antoniewic et al 2016 pontou, na escala PEDro, nos seguintes itens: 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10 e 11. Lappas et al 2018 pontuaram nos itens: 4, 8, 9, 10 e 11. Mobarrez et al 2020 pontuaram nos itens: 2 ao 10.

6. RESULTADOS

Observa-se que em 66,66% (n=2) dos artigos selecionados foram despontuados no item “cegamento dos terapeutas”, além disso 33,33% (n=1) foi despontuado nos itens “distribuição aleatória”, “alocação secreta dos sujeitos” e

“cegamentos” seja dos sujeitos, terapeutas ou avaliadores, o que compromete a validade interna desses estudos.

Não foram encontrados nenhum ensaio clínico controlado com boa qualidade metodológica, que tenha avaliado os efeitos da exposição do uso do narguilé em adolescentes ou adultos jovens. Observou-se que 100,00% (n=3) dos artigos incluídos na presente revisão, abordam o uso de CE na saúde de adultos jovens, comparação de uso entre os sexos, e a relação com o tempo de exposição e os desfechos primários correlacionado com uso do CE. O total de avaliados foi de 85 participantes, com idades entre 18 e 35 anos, o tamanho amostral variou entre 15 a 54 participantes, de ambos os sexos e etnias não especificadas. As variáveis de desfecho analisadas nesta revisão foram grupos expostos ou não, tipos de dispositivos e as substâncias associadas além da exposição e a frequência de uso de CE.

Em 100,00% (n=3) dos estudos selecionados, as quantidades inaladas de nicotina pelos participantes está acima das concentrações recomendadas. Observa- se que 66,66% (n=2) dos artigos avaliaram os efeitos do CE na saúde de voluntários saudáveis e outro 33,33% (n=1) avaliou efeitos imediatos do CE sobre o sistema respiratório de fumantes saudáveis vs. fumantes com asma leve. Cerca de 66,66%

(n=2) dos artigos avaliaram os efeitos da exposição ao CE sobre as frações de óxido

nítrico exalado (FeNO), sendo que 33,33% (n=1) observou um baixo nível de FeNO

após a exposição do CE. Tais resultados demonstram que a exposição ao CE pode

estar relacionada com maior hiperreatividade brônquica mesmo em indivíduos sem

(6)

comorbidades respiratórias prévias. No geral 66,66% (n=2) dos artigos avaliaram os efeitos vasculares como o aumento dos níveis de vesículas extracelulares (VEs) e microvesículas (MVs) na circulação sanguínea e aumento das células progenitoras endoteliais (CPE).

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A exposição à fumaça do CE está associada a efeitos deletérios imediatos tanto no sistema respiratório, com obstrução das vias aéreas, bem como no sistema cardiovascular, com o aumento de VEs, MVs e CPEs na circulação sanguínea, que estão relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares futuras, apesar do baixo número de evidências científicas. Estudos futuros devem ser realizados para comprovar os efeitos do uso desses dispositivos na saúde, uma vez que é crescente a utilização destes, entre adolescentes e adultos jovens.

8. FONTES CONSULTADAS

1. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa - Tabaco. 2019.

2. Goniewicz ML, Knysak J, Gawron M, Kosmider L, Sobczak A, Kurek J, et al.

Levels of selected carcinogens and toxicants in vapour from electronic cigarettes. Tob Control [Internet]. 2014 Mar 1;23(2):133–9.

3. Jukema JB, Bagnasco D, Jukema RA. Waterpipe smoking: not necessarily less hazardous than cigarette smoking Possible consequences for (cardiovascular) disease. Neth Hear J [Internet]. 2014;3(22):91–9.

4. Chaves P. Narguile: Origem, partes, funcionamento, fumo (tabacos) e saúde [Internet]. 2012.

5. Majeed BA, Sterling KL, Weaver SR, Pechacek TF. Prevalence and harm perceptions of hookah smoking among U.S. adults, 2014-2015. Addict Behav [Internet]. 2017; 69:78–86.

6. Barnett T, Lorenzo FE, Soule EK. Hookah Smoking Outcome Expectations among Young Adults. Subst Use Misuse [Internet]. 2017;52(1):63–70.

7. Kim KH, Kabir E, Jahan SA. Waterpipe tobacco smoking and its human health impacts. J Hazard Mater [Internet]. 2016 Nov 5];(317):229–36.

8. Elsayed Y, Dalibalta S, Abu-Farha N. Chemical analysis and potential health risks of hookah charcoal. Sci Total Environ [Internet]. 2016 Nov 1;(569–570):262–8.

9. Akl EA, Gaddam S, Gunukula SK, Honeine R, Jaoude PA, Jihad I. The effects

(7)

of waterpipe tobacco smoking on health outcomes: a systematic review. Int J Epidemiol [Internet]. 2010; 39(3):834–57.

10. Cobb C, Ward KD, Maziak W, Shihadeh AL, Eissenberg T. Waterpipe tobacco smoking: An emerging health crisis in the United States. Am J Health Behav [Internet].

2010; 34(3):275–85.

11. Folan P, Spatarella A, Jacobsen D, Farber HJ, Moazed F. Vaping/E-Cigarettes.

Am Thorac Soc [Internet]. 2015 ;192:5–6.

12. Farinaccio R. Dossiê e-Cig: tudo o que você queria saber sobre cigarros eletrônicos [Internet].

13. Yoong SL, Stockings E, Chai L kheng, Tzelepis F, Wiggers J, Oldmeadow C, et al. Prevalence of electronic nicotine delivery systems (ENDS) use among youth globally: a systematic review and meta-analysis of country level data. Aust N Z J Public Health [Internet]. 2018 Jun 1; 42(3):303–8.

14. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Notes from the Field:

Electronic cigarette use among middle and high school students - United States, 2011- 2012. Morb Mortal Wkly Rep [Internet]. 2013;62(35):729–30.

15. US Department of Health and Human Services. E-Cigarette Use Among Youth and Young Adults: A Report of the Surgeon General Surgeon. Atlanta,GA. 2016;1-295.

16. Orr MS. Electronic cigarettes in the USA: A summary of available toxicology data and suggestions for the future. Tob Control [Internet]. 2014 May 1;23(2):ii18–22.

17. Qasim H, Karim ZA, Rivera JO, Khasawneh FT, Alshbool FZ. Impact of Electronic Cigarettes on the Cardiovascular System. J Am Heart Assoc [Internet]. 2017 Sep 30; 6(9):1–14.

18. Polosa R, Morjaria JB, Caponnetto P, Campagna D, Russo C, Alamo A, et al.

Effectiveness and tolerability of electronic cigarette in real-life: A 24-month prospective observational study. Intern Emerg Med [Internet]. 2014 Jul 20;9(5):537–46.

19. Yu V, Rahimy M, Korrapati A, Xuan Y, Zou AE, Krishnan AR, et al. Electronic

cigarettes induce DNA strand breaks and cell death independently of nicotine in cell

lines. Oral Oncol [Internet]. 2016 Jan 1 ; (52):58–65.

Referências

Documentos relacionados

O modelo de potências fracionárias de Hradetzky foi o que melhor estimou o diâmetro ao longo do fuste, apresentando maior coeficiente de determinação (98,23%), menor

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Os estudos de resiliência parecem confirmar que as pessoas resistentes têm um forte senso de compromisso, um forte senso de controle sobre os eventos e que elas estão mais abertas

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

The essential oils of the leaves of female (0.13%) and male (0.45%) specimens of Baccharis semiserrata collected in the state of Paraná, Brazil, were analyzed in detail using

Tais conquistas podem ser enumeradas. Os congressos brasileiros de arquivologia, promovidos regularmente desde então. Foram realizados ao todo 13 congressos. Porem, aos

velocidade das ações ainda não esteja atendendo ao que o conselho gostaria que fosse e a gente tem entendimento que pra algumas das questões a gente percebe que essa aflição,

Modelos espaciais e espaço-temporais para testar a relação dos determinantes sociais da saúde à mortalidade por tuberculose Para os modelos Bayesianos a variável dependente foi