• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PUBLICA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 02/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PUBLICA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 02/2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PUBLICA

COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 02/2013

Regulamenta o Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária-GVISA e Gestão de Emergências em Saúde Pública – GESP da Secretaria de Estado da Saúde Pública-SESaP/RN em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês – IEP/HSL.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - SESaP/RN, torna pública a abertura das inscrições e as normas que regem o processo seletivo classificatório para os cursos de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária – GVISA e Gestão de Emergências em Saúde Pública – GESP. Os cursos são o resultado de uma parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês – IEP/HSL e o Ministério da Saúde – MS, orientada pelas Portarias GM/MS nº 3276 de dezembro de 2007 e GM/MS nº. 936, de 27 de abril de 2011, que regulamentam o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS. Este programa fomenta a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde – CONASS, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Instituições de Ensino Superior do país e Secretarias Municipais da Saúde dos Estados brasileiros.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Na linha apoio ao desenvolvimento da vigilância sanitária, o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA – GVISA faz parte de uma estratégia com um conjunto de iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores do SUS por meio da:

I. Oferta de atividades de apoio à elaboração de plano de reorganização da rede de laboratórios de saúde pública;

II. Capacitação em gestão para profissionais de saúde que atuam em Vigilância Sanitária.

1.2 Na linha apoio à gestão de emergências em saúde, o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA – GESP faz parte de uma estratégia focada na gestão de emergências em Saúde Pública, direcionado à capacitação dos profissionais vinculados preferencialmente aos serviços de urgência e emergência do SUS.

1.3 O Processo de Seleção para ingresso nos Cursos de Especialização das linhas GVISA e GESP acontecerá em duas etapas, sendo a 1ª Etapa coordenada pela SESaP/RN e a 2ª Etapa coordenada pelo IEP/HSL.

1.4 - A 1ª Etapa do Processo de Seleção é preliminar e resultará numa lista classificatória com os nomes dos trabalhadores para os Cursos de Especialização em Gestão em Vigilância Sanitária - GVISA e em Gestão de Emergências em Saúde

DOE 12.981 DE 29.06.2013

(2)

Pública - GESP. Nessa etapa, num primeiro momento, será realizada uma análise documental pela Comissão Gestora Interinstitucional do Projeto de Apoio ao SUS – Gestão da Clínica no SUS – GCSUS – Região Natal, instituída através da Portaria nº 243/2013-GS-SESaP, publicada no DOE nº 12.980 de 28 de junho de 2013. Os candidatos selecionados análise documental, sendo 60 (sessenta) para o GVISA e 120 (cento e vinte) para a GESP, ainda serão submetidos a uma entrevista que os classificará para a 2ª Etapa do Processo de Seleção. A 2ª etapa será eliminatória e realizada pela equipe do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês – IEP/HSL.

1.5 Os cursos de especialização são ofertados, na modalidade presencial e à distância, no período de 2013-2014, que vai de agosto de 2013 a julho de 2014, com carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância.

1.6 Os encontros presenciais serão semanais, realizados na Universidade Potiguar, integrante da rede internacional de universidades Laureate, a Av. Engenheiro Roberto Freire, nesta capital, instituição parceira da SESaP, por um período de 11 (onze) meses, com carga horária e atividades distribuídas em Unidades Educacionais propostas pelo IEP/HSL e que serão de conhecimento do(a) especializando(a) durante a realização do curso pelo qual fez a opção.

1.7 Para a certificação nos cursos, os especializandos deverão cumprir uma carga horária mínima de 75% nas atividades presenciais, com processos de avaliação formativa e somativa satisfatórios em todas as atividades (presenciais e à distância).

Processos esses traduzidos através de seus perfis de competência na produção de seus Portfólios, Projeto Aplicativo - PA e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

1.8 O curso não cobrirá as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação durante as atividades presenciais. Estas deverão ser assumidas pelos alunos- profissionais.

1.9 Os documentos dos candidatos não classificados ficarão disponíveis por um prazo de 90 (noventa) dias na sede da SESaP, Coordenadoria de Recursos Humanos – CRH, Subcoordenadoria de Capacitação - SuCa. Após este prazo os mesmos serão incinerados.

1.10 Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão Gestora Interinstitucional.

2 - DO PÚBLICO ALVO

2.1 As vagas do Curso de Especialização Gestão em Vigilância Sanitária – GVISA são destinadas aos trabalhadores:

I. Da Secretaria de Estado da Saúde (SESaP) vinculados, prioritariamente, aos serviços de vigilância sanitária e também das vigilâncias epidemiológica, ambiental e da saúde do trabalhador, estendendo-se, em menor percentual, aos profissionais da atenção básica.

II. Da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, vinculados, prioritariamente, aos serviços de vigilância sanitária e também das vigilâncias epidemiológica, ambiental e

(3)

da saúde do trabalhador, estendendo-se, em menor percentual, aos profissionais da atenção básica.

III. Das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios pertencentes à região metropolitana ampliada do RN e Mossoró, vinculados, prioritariamente, aos serviços de vigilância sanitária e também das vigilâncias epidemiológica, ambiental e da saúde do trabalhador, estendendo-se, em menor percentual, aos profissionais da atenção básica.

2.2 As vagas do Curso de Especialização Gestão de Emergências em Saúde Pública - GESP são destinadas aos trabalhadores:

I. Dos serviços de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESaP), com prioridade para o SAMU e hospitais de referência. Contemplando, em menor percentual, profissionais da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), que atuam nas áreas de atenção básica e das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, bem como outros profissionais do SUS;

II. Da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, vinculados preferencialmente para o SAMU Natal e UPA, contemplando, em menor percentual, os profissionais que atuam na atenção básica e nas vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental;

III. Dos municípios pertencentes à região metropolitana ampliada do RN e Mossoró, com prioridade para o SAMU, hospitais de referência e UPA, contemplando, em menor percentual, os profissionais que atuam na atenção básica e nas vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, bem como outros profissionais do SUS.

3. DAS VAGAS PRELIMINARES (1ª SELEÇÃO)

CURSO Nº DE

VAGAS Curso de Especialização Gestão em Vigilância Sanitária GVISA 60 Curso de Especialização Gestão de Emergências em Saúde Pública -

GESP

120

4. DAS VAGAS FINAIS (2ª SELEÇÃO – REALIZADA PELO IEP/HSL)

CURSO Nº DE

VAGAS Curso de Especialização Gestão em Vigilância Sanitária GVISA 40 Curso de Especialização Gestão de Emergências em Saúde Pública -

GESP

80

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 A inscrição deverá ser feita por meio do preenchimento e envio da ficha de inscrição (Anexo I), encaminhada ao e-mail cursosgvisaegesp@rn.gov.br, apenas por e-mail pessoal.

5.2 Somente serão aceitas inscrições realizadas EXCLUSIVAMENTE POR MEIO ELETRÔNICO referido no item anterior.

5.3 A inscrição deverá ser feita para apenas um dos Cursos de Especialização em parceria com o IEP/HSL, incorrendo em anulação das inscrições caso o candidato envie mais de uma ficha de inscrição.

(4)

5.4 As inscrições para o processo seletivo serão gratuitas e estarão abertas no período 1º a 7 de julho de 2013.

5.5 São requisitos essenciais para os candidatos aos Cursos de Especialização:

I. Ser trabalhador do SUS;

II. Ter abertura para participar de processos educacionais com ênfase em metodologias ativas de ensino-aprendizagem;

III. Estar disponível para a participação efetiva, tanto presencialmente quanto à distância, nas atividades e encomendas dos cursos de especialização, conforme cronograma dos cursos a ser apresentado ao especializando pelo IEP/HSL, quando da aprovação do mesmo na 2ª Etapa do processo seletivo;

IV. Comprovar ter concluído curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC (deve ser enviado como anexo no ato da inscrição para o e-mail supracitado);

V. Ter afinidade e conhecimentos básicos em informática e uso de recursos de conectividade (navegar na plataforma Interativa dos cursos, realizar pesquisas em site de busca, digitar trabalhos, entre outros);

VI. Ser multiplicador, junto a sua equipe de trabalho, dos saberes e competências construídas e ampliados durante o Curso de Especialização no qual se inscreveu;

VII. Apresentar Carta de Indicação Institucional do órgão em que atua, emitida pelas seguintes autoridades: Secretários de Saúde, Diretores de Hospitais e UPA, Coordenadores (SAMU, atenção básica, vigilâncias), gerentes (URSAP), entre outros (conforme orientações no Anexo II deste edital).

5.6 - São critérios para inscrição do servidor da SESaP (SAMU, hospitais de referência em urgência e emergência, atenção básica e vigilâncias), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SAMU, UPA, atenção básica e vigilâncias), demais municípios pertencentes à região metropolitana ampliada do RN e Mossoró (SAMU, UPA, atenção básica e vigilâncias), bem como outros profissionais do SUS.

I. Ser servidor com curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, na SESaP, Secretaria Municipal de Saúde de Natal, dos demais municípios pertencentes à região metropolitana ampliada do RN e Mossoró;

II. Ser servidor estável na carreira (SESaP, SAMU, Hospitais de referência em urgência e emergência, UPA, SMS municipais, bem como outros profissionais do SUS), e ter, no mínimo, 3 anos de experiência na área em que desenvolve seus processos de trabalho;

III. Estar em pleno exercício de suas atividades nas áreas já citadas neste edital, conforme relação contratual com os serviços da SESaP, SMS de Natal, SMS dos municípios pertencentes à região metropolitana ampliada do RN e Mossoró, bem como outros profissionais do SUS (sem afastamentos prolongados ou com restrições atestadas pela saúde ocupacional);

IV. Declarar na ficha de inscrição possuir conhecimentos de informática (Word, PowerPoint, navegação em bases de dados e arquivos bibliográficos na Internet);

V. Declarar na ficha de inscrição não estar cursando outra formação em pós- graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado);

VI. Declarar na ficha de inscrição que a carga horária relativa às atividades presenciais dos Cursos de Especialização poderá ser exercida concomitantemente à sua carga laboral regimental, com a ciência de que as horas excedentes dedicadas aos cursos não incidirão em pagamentos de horas extras, ou em pagamentos de horas de descanso semanal remunerado, tampouco serão computadas em seu banco de horas.

(5)

5.7 O candidato receberá o comprovante de inscrição, a ser expedido pela equipe da SESaP, após revisão documental, que será enviado como um e-mail de resposta no mesmo endereço eletrônico para que candidato enviou a ficha de inscrição.

5.8 O candidato deverá arquivar o comprovante de inscrição até o término do processo de seleção do Curso de Especialização.

5.9 As entrevistas serão realizadas na SESaP/RN, Av. Deodoro da Fonseca, 730, Cidade Alta, nesta capital, e os selecionados receberão comunicação através do e- mail acima citado, informando a sala e horário.

6 – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

PRAZO AÇÕES

29.06.2013 Publicação do Edital no Diário Oficial do Estado 1º a 07.07.2013 Realização das inscrições via e-mail

8 a 10.07.13 Análise documental 11 e 12.7.1013

15 e 16.7.2013 Entrevistas com os candidatos pré-selecionados 17.07.2013 Publicação do resultado prévio da 1ª Seleção 18 e 19.07.2013 Apresentação de Recursos

23.07.2013 Publicação do resultado final da 1ª Seleção a ser encaminhada para o IEP/HSL

7. DO PROCESSO DE ANÁLISE DOCUMENTAL

7.1 Será atribuída uma nota de caráter classificatório com base nos critérios para pontuação:

I. Tempo de serviço no cargo:

a. De 3 anos a 5 anos - 2 pontos b. De 6 a 10 anos - 4 pontos c. De 11 a 15 anos - 5 pontos d. De 16 a 20 anos - 4 pontos e. De 21 anos a 25 anos - 2 pontos f. Mais de 26 anos – 1 ponto

II. Tempo de conclusão da graduação:

a. De 1 a 5 anos - 2 pontos b. De 6 a 10 anos - 4 pontos c. De 11 a 15 anos - 5 pontos d. De 16 a 20 anos - 4 pontos e. De 21 a 25 anos - 3 pontos f. Mais de 26 anos - 1 ponto

IV. Para a especialização em GVISA:

a. Exercer as suas funções junto a serviços de vigilância sanitária – 10 pontos b. Atuar na área da vigilância epidemiológica e ambiental – 5 pontos

c.. Atuar na área da vigilância à saúde do trabalhador – 3 pontos d. Atuar na atenção básica – 2 pontos

(6)

V. Para a especialização em GESP:

a. Estar vinculado, preferencialmente ao SAMU, hospitais de referência em urgência e emergência e UPA – 10 pontos;

b. Ser lotado em unidades de Atenção Primária à Saúde – 5 pontos;

c. Desenvolver ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental – 3 pontos;

d. Ser lotado em outras unidades públicas de urgência e emergência do SUS – 2 pontos.

§ 1º– A entrevista terá valor entre 15 e 30 pontos, chegando a um teto de 50 pontos, por candidato, quando somado o valor da revisão documental e entrevista. Serão considerados aspectos do perfil de competência (fornecido pelo IEP/HSL) de cada candidato na área relacionada ao curso escolhido.

§ 2º Os nomes dos trabalhadores classificados na 1ª Etapa do Processo de Seleção serão encaminhados pela SESaP ao Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês - IEP/HSL a fim de proceder a 2ª Etapa do Processo de Seleção para ingresso no Curso de Especialização.

8. COMISSÃO GESTORA INTERINSTITUCIONAL

8.1 A análise documental para a 1ª Etapa do processo seletivo será realizada pela equipe da SESaP através da Subcoordenadoria de Capacitação de Recursos Humanos/SuCa-CRH e as entrevistas com os candidatos serão realizada pelos membros da COMISSÃO GESTORA INTERINSTITUCIONAL. Será também de responsabilidade dessa comissão, a análise dos recursos interpostos pelos candidatos não selecionados.

9. DO RESULTADO DA 1ª ETAPA DA SELEÇÃO

9.1 O Resultado do Processo de Seleção para os Cursos de Especialização 1ª Etapa, será divulgado através do Diário Oficial do Estado - DOE e do site da SESaP-RN (http://www.saude.rn.gov.br/).

9.2 O Resultado final do Processo de Seleção - 2ª Etapa - para os Cursos de Especialização será divulgado, através de carta enviada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês diretamente ao correio eletrônico (e-mail) dos candidatos, bem como convite para o evento de abertura dos cursos, com data, local e horário.

10. DOS RECURSOS

10.1 Serão admitidos recursos desde que devidamente fundamentados e enviados EXCLUSIVAMENTE, através do e-mail cursosgvisaegesp@rn.gov.br pelo candidato, tendo início às 8h do dia 18 de julho de 2013 e termino às 17h do dia 19 de julho de 2013, observado o horário oficial local. (modelo de formulário – Anexo VI)

I. Preencher integralmente o requerimento de acordo com as instruções nele constantes;

II. Os recursos interpostos serão analisados e objeto de pareceres da Comissão Gestora Interinstitucional, bem como serão submetidos à apreciação final para a publicação final do resultado da 1ª Etapa do processo seletivo, em 23 de julho de 2013.

(7)

11. DA MATRÍCULA

11.1 Após divulgação do Resultado, os selecionados deverão proceder à matrícula no Curso de Especialização conforme orientações a serem divulgadas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês - IEP/HSL.

11.2 Os documentos que comprovam os itens descritos na ficha de inscrição serão necessários somente no ato da matrícula no Curso de Especialização;

11.3 São documentos necessários para proceder à matrícula no Curso de Especialização: RG, CPF, comprovação de curso superior (diploma) e demais comprovante dos itens descritos na ficha de inscrição.

12. DAS PENALIDADES

12.1. O aluno, servidor das Instituições já citadas neste edital, que venha a desistir do Curso de Especialização antes da sua conclusão, sem justificativas embasadas nos direitos trabalhistas, ficará impossibilitado de receber apoio institucional para processos educacionais, desencadeados a partir de convênios e parcerias firmados entre a SESaP/RN e Instituições de Ensino Superior – IES, por 5 (cinco) anos consecutivos, posteriores a data da sua desistência.

§1º. Licenças para tratamento de saúde prolongadas, mediante apresentação de atestado médico periciado são consideradas justificativas embasadas nos direitos trabalhistas que justificam a não conclusão do Curso de Especialização.

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. O resultado do Processo Seletivo, para o qual se abrem inscrições neste Edital, é válido exclusivamente para o ingresso nos Cursos de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária-GVISA e Gestão de Emergências em Saúde Pública – GESP.

13.2. A não observância das disposições contidas neste Edital poderá acarretar a eliminação do candidato do presente Processo Seletivo.

13.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora Interinstitucional, responsável pelo Processo Seletivo.

Natal, 28 de julho de 2013.

Luiz Roberto Leite Fonseca

Secretário de Estado da Saúde Pública do RN

(8)

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA-GVISA E GESTÃO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA – GESP – PARCERIA ENTRE A SESAP/RN E IEP/HSL

1. Curso de escolha do candidato (assinalar apenas um dos cursos)

Gestão da Vigilância Sanitária - GVISA ( ) Gestão de Emergência e em Saúde Pública - GESP ( )

2. Dados pessoais Nome completo:

Sexo: Masculino ( ) Feminino ( ) Data do nascimento:

Endereço Residencial: Nº

Complemento: Cidade: UF.: CEP.:

CPF.: RG. Conselho Profissional:

E-mail:

Fone (residencial): Celular:

Data da conclusão do curso superior:

(Dia/mês e ano)_________________

Data de admissão no cargo que ocupa:

(Dia/mês e ano)___________________

Lotação:

O (a) servidor (a) declara estar em exercício pleno das suas atividades funcionais na Unidade onde está lotado (a)?

( ) SIM ( ) NÃO O (a) servidor (a) declara possuir conhecimentos de informática, com

competência para navegar na internet (Word, PowerPoint, bases de dados e arquivos bibliográficos)?

( ) SIM ( ) NÃO O (a) servidor (a) declara que não está cursando outro curso de pós-

graduação?

( ) SIM ( ) NÃO O (a) servidor (a) declara que a sua carga horária, relativa às atividades

presenciais dos cursos de especialização, será exercida concomitantemente a sua carga laboral regimental? Está ciente de que as horas excedentes dedicadas aos cursos não serão convertidas em horas extras ou de descanso semanal remunerado, tampouco serão computadas em seu banco de horas?

( ) SIM ( ) NÃO

ANEXO II - Atuação Profissional atual - texto contendo informações relevantes e resumidas (até 100 palavras) sobre a área de inserção e processos de trabalho desenvolvidos pelo(a) servidor(a).

ANEXO III - Memorial da trajetória profissional: Texto crítico reflexivo de no máximo 500 palavras falando sobre a trajetória profissional no SUS nos seus aspectos mais relevantes (letra arial tamanho 11, espaçamento 1,5 linhas).

(9)

ANEXO IV – Carta de indicação institucional: Manifestação de apoio da gestão à participação do(a) servidor(a) no curso de sua opção, assumindo a responsabilidade pela liberação deste(a) servidor(a) para participar do processo seletivo, e, sendo este(a) selecionado(a), dos encontros presenciais e outras atividades do curso no qual se inscreveu. A comprovação de participação do(a) servidor(a) será posteriormente certificada através das declarações de participação, emitidas pelo IEP/HSL.

ANEXO V - Carta de intenção e expectativas: Texto síntese de no máximo 250 palavras (letra arial tamanho 11, espaçamento 1,5 linhas) respondendo a questão:

“Por que eu quero participar deste curso e quais as minhas expectativas?”. Neste documento, o (a) servidor (a) deve assumir a responsabilidade por permanecer no curso até a conclusão de todas as atividades presenciais e à distância, previstas em Cada Unidade Educacional.

ANEXO VI - FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS CONTRA DECISÃO RELATIVA À 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA- GVISA E GESTÃO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA – GESP – PARCERIA ENTRE A SESAP/RN E IEP/HSL

RECURSO CONTRA DECISÃO RELATIVA da Comissão Gestora Interinstitucional do Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária - GVISA e Gestão de Emergências em Saúde Pública – GESP.

Parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESaP/RN) e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL).

Eu ________________________________________, portador do documento de identidade nº _______________, concorrente a uma vaga para o Curso de Especialização em _______________________________ apresento recurso junto à Comissão Gestora Interinstitucional responsável pela seleção dos especializandos.

A decisão objeto de contestação

é_____________________________________________________________

______________________________________________________________

(explicitar a decisão que está contestando).

Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________

Local: ____________, _______ de _____________ de 2013.

___________________________________

Assinatura do candidato

RECEBIDO em ____/_______/ 2013________

____________________________________

Membro da Comissão Gestora Interinstitucional

Referências

Documentos relacionados

Durante a pesquisa, foram entrevistados dois Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar que orientam as escolas objeto da pesquisa para verificar quais são as percepções

- Identificar os fatores dificultadores da Certificação ISO 9001:2008 na Escola Estadual Eduardo Ribeiro, a partir da percepção de funcionários administrativos,

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

[r]