• Nenhum resultado encontrado

Uso Sustentável dos Recursos Naturais nas empresas Frigoríficas de Bovinos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Uso Sustentável dos Recursos Naturais nas empresas Frigoríficas de Bovinos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Uso Sustentável dos Recursos Naturais nas empresas Frigoríficas de Bovinos

Ana Paula de Araújo (FCSGN)1 * anapaula94araujo@gmail.com

Luana Andressa Soares do Nascimento (FCSGN)2† luanaandressasoares@gmail.com Julio Cesar Santin (FCSGN)3‡ jcsantin222@gmail.com

Norival Batista dos Santos (FCSGN) controladoriapmgta@gmail.com

Resumo: No processamento de carne nas empresas Frigorificas de Bovinos são gerados muitos resíduos poluentes, causando impactos ambientais negativos ligados diretamente através das atitudes das empresas. Tendo como objetivo, conhecer se as empresas adotam praticas de gestão ambiental, e se tem o conhecimento da importância do uso sustentável dos recursos naturais., o presente artigo foi realizado através de levantamentos bibliográficos descritivos dos últimos 10 anos a respeito do uso sustentável dos recursos naturais nas empresas Frigorificas de Bovinos. A legislação ambiental proporciona parâmetros para que os estabelecimentos ofereçam reduções no descarte dos resíduos sólidos de forma incorreta no meio ambiente, os seus proprietários e colaboradores deveram participar de treinamentos para reutilização dos recursos utilizados, procurando o melhor para todos, sempre a frente pensando na sustentabilidade, o que fazer e como fazer, coletar e separar todo o material orgânico gerado ao longo do processo produtivo da forma mais abrangente e eficiente possível para aumentar o aproveitamento adequado, o uso dos recursos naturais, reutilização de água, aplicações de medidas para uma produção mais limpa e outros, assim evitando o comprometimento com o meio ambiente. Aceitar estes conceitos e a mudanças de paradigmas, são atitudes imprescindíveis para o meio ambiente e o melhor funcionamento das empresas, obtendo maior lucratividade, fazendo que sua marca cresça no mercado por agir de forma sustentável, além de trazerem benefícios significativos em termos de melhorias de desempenho ambiental e de ganho econômicos não colocando em riscos as qualidades dos produtos da empresa e os recursos naturais.

Palavras chaves: Empresa frigorífica, reutilização, Gestão ambiental.

Abstract

:

In processing of meat in Cattle fridge companies are generated many polluting waste, causing negative environmental impacts associated directly through the attitudes of

*1 Acadêmica do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – MT, Trabalha na Empresa Clinica Santa Rita.

2 Acadêmica do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – MT. Trabalha na Empresa Vidro Fer.

3 Engenheiro Agrônomo, formado pela EARTH - Escuela de Agricultura de la Región Tropical Úmida - Costa Rica, América Central, Mestrando em agronomia- solos- UFMT, Campus Sinop, Pós Graduado em Didática de Ensino Superior, Instituto Varzeagrandensse de Educação, Gestão Empresarial, UNIFLOR Guarantã do Norte e Direito Ambiental, UFMT campus Cuiabá. Professor Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte e Coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio, Servidor público municipal efetivo da Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte - MT, Secretaria Municipal Agricultura de Guarantã do Norte.

§4 Graduado em Ciências Econômicas, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT; Especializado em

(2)

companies. Aiming , know if companies adopt environmental management practices, and has the knowledge of the importance of sustainable use of natural resources , this article was conducted through descriptive literature surveys of the last 10 years regarding the sustainable use of natural resources in Cattle Meatpacking companies. Environmental legislation provides parameters for establishments offer reductions in disposal of solid waste incorrectly in the environment, their owners and employees were to attend training for re-use of funds used, looking for the best for everyone, always forward thinking in sustainability what to do and how to do, collect and separate all organic material generated during the production process more comprehensive and efficient way to increase the appropriate use, the use of natural resources, water reuse, application measures for more production clean and others, thus avoiding compromising the environment. Accept and change that are attitudes essential to the environment that should adopt to improve the functioning of the companies achieving greater profitability, growing market your brand to act sustainable, and bring significant benefits in terms of environmental performance improvements and economic gain not putting at risk the qualities of enterprise and natural resources.

Keywords:Meatpacking company , reuse , environmental management

1. INTRODUÇÃO

A gestão ambiental estabelece atividades a serem desenvolvidas buscando sempre melhorias continuas suficiente para adaptar mudanças imediatas. A vida depende dos recursos do planeta como água, terra, ar, fogo, plantas e animais. O desenvolvimento sustentável surgiu como uma solução para amenizar estes problemas visando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e ao meio ambiente, haja vista que, o meio ambiente age como um almoxarifado do desenvolvimento econômico.

As empresas devem aderir à sistemas de gestão ambiental, que é uma forma de melhorar a qualidade da vida humana e das organizações existentes, sendo de essencial importância sua implementação nos processos de gerenciamentos, visando minimizar a exploração de recursos naturais e, consequentemente, a degradação do meio ambiente, aumento com isso, a longevidade destes empreendimentos. O objetivo deste artigo consiste em pesquisar se as empresas Frigorificas de Bovinos estão adotando as praticas de gestão ambiental, e identificar se as mesmas tem o conhecimento da importância do uso sustentável dos recursos naturais.

O presente artigo foi realizado através de levantamentos bibliográficos descritivos dos últimos 10 anos a respeito do uso sustentável dos recursos naturais nas empresas Frigorificas de Bovinos, sendo que para Prodanov & Freitas (2013) uma pesquisa descritiva é quando “expõe as características de uma determinada população ou fenômeno, demandando técnicas padronizadas de coleta de dados” e uma pesquisa bibliográficas. Segundo Gil (2008) é

(3)

desenvolvido com base em matérias já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Aderir à gestão ambiental nas empresas Frigorificas de Bovinos é uma forma de dar ênfase na sustentabilidade, visando sempre o uso de métodos e praticas administrativas para reduzir os impactos ambientais. Também para terem melhoria em seus padrões de desempenho relativos ambientais, obtendo nova consciência na busca de um melhor convívio com a natureza e seus recursos, com novas responsabilidades, estabelecendo aos proprietários e colaboradores, compromisso com a empresa para um desenvolvimento alicerçado ao tripé da sustentável.

2. AS EMPRSAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS BOVINOS.

Uma planta de abate e processamento de animais como bovinos, pode ser divididos em basicamente três definições, segundo Pacheco (2006) sendo elas:

1) Abatedouros (ou Matadouros): realizam o abate dos animais, produzindo carcaças (carne com ossos) e vísceras comestíveis. Algumas unidades também fazem a desossa das carcaças e produzem os chamados “cortes de açougue”, porém não industrializam a carne;

2) Frigoríficos: podem ser divididos em dois tipos: os que abatem os animais, separam sua carne, suas vísceras e as industrializam, gerando seus derivados e subprodutos, ou seja, fazem todo o processo dos abatedouros/matadouros e também industrializam a carne; e aqueles que não abatem os animais - compram a carne em carcaças ou cortes, bem como vísceras, dos matadouros ou de outros frigoríficos para seu processamento e geração de seus derivados e subprodutos – ou seja, somente industrializam a carne;

3) Graxarias: processam subprodutos e/ou resíduos dos abatedouros ou frigoríficos e de casas de comercialização de carnes (açougues), como sangue, ossos, cascos, chifres, gorduras, aparas de carne, animais ou suas partes condenadas pela inspeção sanitária e vísceras não- comestíveis. Seus produtos principais são o sebo ou gordura animal (para a indústria de sabões/sabonetes e para a indústria química) e farinhas de carne e ossos (para rações animais).

Há graxarias que também produzem sebo ou gordura e/ou o chamado adubo organo-mineral.

Podem ser anexas aos abatedouros e frigoríficos ou unidades de negócio independentes. Esta divisão ou classificação é feita apenas para facilitar a abordagem das unidades industriais do setor produtivo, não correspondendo à classificação e às denominações oficiais do setor,

(4)

As empresas Frigorificas de Bovinos têm como principal característica, realizarem o processamento e armazenagem dos produtos de origem animal, gerando a carne e seus derivados, originando assim os subprodutos, que após um longo processo de manuseio e controle, são destinados ao consumo humano (PACHECO, 2006). De certa forma, o beneficiamento da carne, esta ajudando no impacto ambiental ocasionado pela cadeia produtiva, podendo causar maus odores e emissão de rejeitos com grande potencial de contaminação ambiental, quando não bem manjados. Pensa-se primeiramente na água por ser ela o principal agente responsável pelas atividades de higienização, e utilizadas em grandes quantidades em toda a indústria, sendo responsável por lavar e remover qualquer sujidade que possa estar presente nos recintos das empresas, sendo este, o principal fator que influencia no volume de água consumido.

As praticas de lavagem e enxágue são realizadas com águas frescas e potáveis, e para esterilização é utilizado na forma vapor, também é utilizada a água quente para higienização dos resíduos de sangue e em alguns ambientes e processos, a sua temperatura tem que estar abaixo de 15ºC como por exemplo, na movimentação de maquinários para refrigeração com temperaturas entre 0ºC e 7ºC, dentro outros. Mesmo estas águas passarem por processos de filtragem antes dos despejos, devem passar por processos de tratamento antes de serem lançados ao meio ambiente. Os resíduos retidos em filtros, gradeamentos e peneiramento, as cinzas nas caldeiras, resíduos de manutenção, embalagem, insumo, produtos danificados ou rejeitados, gerados pela operação auxiliares e de utilidades também necessitam passar por tratamentos especiais, caso contrario, serão produtos potencialmente contaminadores do solo e águas superficiais e subterrâneas, assim gerando problemas de saúde e deixando os impróprios para qualquer uso ( PACHECO, 2006).

A empresa precisa de profissionais especializados para ter função de avaliar os quatro cantos da empresa corrigindo todas as falhas, e melhorando com isso os processos de beneficiamento de carne. Manejar corretamente a água dentro das empresas frigoríficas, e ter um sistema de tratamento adequado das águas que passaram pelo processo industrial, ajuda na não poluição dos córregos e rios, não prejudicando saúde deste leitos d’água e nem os ribeirinhos, trabalhando na forma de garantir a qualidade da carne e poupar a escassez dos recursos naturais.

Todos os subprodutos e resíduos do abate devem ter um processamento e destinações adequadas, em atendimento ás leis e normas vigentes, tanto sanitárias quanto ambientais. Com toda essa poluição que os frigoríficos de bovinos geram para o meio ambiente. Machado

(5)

(2007) comenta que é necessário que haja uma proposta de medidas corretivas para reduzir tais impactos á natureza, algumas das alternativas a serem tomadas podem ser a minimização de efluentes, que pode ser obtida mediante a otimização do uso da água como, por exemplo, reuso da água após tratamentos biológicos, como, processos em sistemas anaeróbios e em lagoas aeróbias com filtros biológicos de alta taxa e discos biológicos rotativos, esses processos removem de 75 a 95% de DBO e 80 a 95% de sólidos em suspensão, o tratamento preliminar é realizado por uma grade peneira, caixa de areia e caixa de gordura, deve ser previsto para remoção de sólidos grosseiros e da gordura. Esta última deve ser removida antes das instalações de tratamento biológico para evitar o mau funcionamento dessas unidades, além de problemas com odor desagradável. Outro processamento é a utilização dos resíduos e subprodutos do abate que ocorrem em função das características locais ou regionais, aliadas ás necessidades de mercado para vários produtos resultantes.

O sangue solúvel proveniente do abate é desidratado para a reutilização em ração animal, a farinha de sangue é utilizada como fertilizante, devido ao seu alto teor em nitrogênio, parte do sangue é processado para a separação e comercialização de seus componentes, obtendo-se a albumina e a fibrina do plasma, que são vendidas para laboratórios farmacêuticos. Outro método utilizado é reaproveitamento dos conteúdos gástrico- intestinal dos animais, que são levados através de tubulações instaladas nos currais para a determinada linha verde que é uma área separada para o armazenamento do mesmo e depois de um longo processo para serem vendido para a comercialização como adubo. Também são recolhidas as embalagens utilizadas no processamento para a reciclagem, todo o lixo da indústria é coletado e separado cada um conforme a sua utilidade, os plásticos e tambores são vendidos para empresas de reciclagem, os demais que não são reaproveitados são descartados.

Segundo Araújo (2005) o impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulta no todo, ou em parte, de um ou mais aspectos ambientais de uma organização.

A água resídua de abatedouros normalmente contêm substâncias contidas no trato digestivo, sangue, gordura, excrementos, fragmentos de tecidos ou conteúdo intestinal, entre outros, caracterizando um efluente com alta concentração de matéria orgânica esse efluente quando disposto ao meio ambiente sem tratamento, representa focos de proliferação de insetos e de agentes infecciosos, os nutrientes presentes nos efluentes líquidos de frigoríficos, quando em excesso, trazem sérios problemas, esta atividade com grande potencial de poluição muitas vezes passa despercebido geralmente pela sociedade, uma vez que não utiliza em suas etapas de produção substâncias químicas altamente tóxicas, entretanto as pessoas que residem ao redor destes estabelecimentos sofrem com os fortes odores causados pela atividade. Toda

(6)

determinado local e muito menos disseminar seus resíduos no meio ambiente de qualquer maneira (lançando-os na atmosfera, nas águas ou no solo) (ROCHA, 2008)

O aumento das atividades no setor de abate de bovinos tem como um dos principais fatores o crescimento populacional, explosão demográfica, este aumento populacional reflete-se de forma direta no aumento do consumo de carne e consequentemente na preocupação com meio ambiente. O abate de bovinos é uma das atividades econômicas mais importantes no mercado brasileiro, levando-se em conta que o Brasil é um dos maiores exportadores da carne bovina, mas trazendo consigo diversos problemas ambientais gerados pelas suas atividades. Que as empresas conheçam as leis ambientais para cumpri-las, mais a cima de tudo, que tenham as indicações técnicas descritas, como ferramenta para que suas atividades estejam alicerçadas nos conceitos da sustentabilidade - economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente aceitável.

3. CONCLUSAO

Portanto, conclui-se através deste artigo que a responsabilidade de cuidar do meio ambiente já é uma preocupação real nos dias atuais por toda a sociedade. Não é diferente com as empresa Frigorificas de Bovinos, pelo fato de se conscientizarem a trabalharem de uma forma sustentável usando os recursos naturais da forma correta, incorporando atitudes de conscientização diárias nas empresas, para os seus colaboradores e toda a população contribuam para o melhor desenvolvimento econômico e social sem prejudicar o meio ambiente.

Donaire (1999) Salienta que foi através das necessidades de se preservar o meio ambiente que surgiu a ISO14000, estabelecendo ferramentas para a empresa e organizações que identifiquem e controlem seus impactos ambientais, cumprindo seus procedimentos em suas atividades produtivas e gerenciais para que a sociedade não sofra com os resíduos gerados e manejados de forma incorretos, e com isso, garantam o uso do meio ambiente para estas gerações, e as gerações futuras.

Por fim, seguramente, fica mais em conta prevenir os impactos no meio ambiente do que arcar com as consequências dos resultados negativos ocasionados em um processo mal manejado.

Isso é dizer, implementar ações e procedimentos que garantam o uso sustentável dos recursos naturais, devolvendo ao meio ambiente dejetos adequadamente tratados, segundo a legislação

(7)

vigente, torna-se muito mais econômico para as indústrias frigoríficas, do que ter que constantemente estar pagando multas ou indenizações por o mal uso dos recursos naturais.

REFERENCIAS

ARAUJO, G.M. VERVUURT, A. Sistema de gestão ambiental ISO 14001/2004 comentada. Rio de Janeiro:

GVC, 2005.

DERANI, Cristiane. Direito Ambiental Econômico. Estado de São Paulo: Saraiva 2008.

DONAIRE, Denis. Programas de Gestão Ambiental. -2ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Tecnicas de Pesquisa Social. 2º ed. São Paulo. ATLAS. 2008.

GONÇALVES, J.R. Princípios da esterilização de alimentos. Campinas, ITAL: 1992.

MACHADO, Gleysson B. Planos de Gerenciamento de Resíduos. Portal. Blog, 2007.

PACHECO, José Wagner. Guia Técnico Ambiental de Frigoríficos Industrialização de Carnes (Bovina e Suína) - SÉRIE P+L. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, São Paulo. 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROCHA Maria, Avaliação da eficiência no tratamento de efluentes líquidos em frigoríficos. UDC. Foz do Iguaçu, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Nos planos individuais ou familiares a rescisão ou suspen- são contratual unilateral por parte da operadora somente podem ocorrer em duas hipó- teses: por fraude; e/ou por não

Conclusões: A força de resistência de união à dentina através do teste de micro push-out foi maior nos espécimes obturados com o cimento à base de MTA, Endo-

Dentre as ações previstas para utilização dos recursos do Fundo, destacam-se: uso sustentável de recursos naturais, em obras de infraestrutura básicas e os equipamentos

II - fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto proposito proletario do reu. Na decisao que antecipar a tutela, o juiz indicara, de modo claro e preciso,

É preciso enxergar o organismo vivo como um conjunto energético, fluindo por toda sua estrutura e, neste fluxo, viajam as mais variadas informações para as células,

Art. O titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos é responsável pela organização e prestação direta ou indireta desses serviços,

O livro Registro de Apuração do ICMS destina-se a registrar, mensalmente, os totais dos valores contábeis e fiscais relativos ao ICMS, das operações de entradas e de saídas

Este artigo apresenta os resultados parciais de mapeamento técnico sobre resíduos, derivado da produção moveleira de micro e pequeno porte em duas empresas