• Nenhum resultado encontrado

LEILÃO ª Sessão. 2ª Sessão. 3ª Sessão ARTE E ANTIGUIDADES. 16 de Dezembro de h de Dezembro de h00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEILÃO ª Sessão. 2ª Sessão. 3ª Sessão ARTE E ANTIGUIDADES. 16 de Dezembro de h de Dezembro de h00"

Copied!
191
0
0

Texto

(1)

Exposição de 12 a 15 de Dezembro, das 10h00 às 23h00, a realizar na nossa

LEILÃO - 33

ARTE E ANTIGUIDADES

{página 07}

1ª Sessão

16 de Dezembro de 2015 - 21h00

{página 95}

2ª Sessão

17 de Dezembro de 2015 - 21h00

{página 245}

3ª Sessão

18 de Dezembro de 2015 - 21h00

(2)

considera-se prestada a título de cortesia, não podendo recair qualquer tipo de responsabilida-de sobre essas pessoas por tal facto. De igual modo, a eventual indicação de empresa ou pessoa para o fazerem exclui qualquer responsabilidade da “MdS Leilões”, seus representantes, trabalhadores

ou colaboradores.

Cláusula 9a

Mesmo após a assinatura do Contrato, enquanto o bem estiver na posse do vendedor são da sua inteira e exclusiva responsabilidade quaisquer perdas ou danos, incluindo furto ou roubo, que o bem sofra, ficando o vendedor obrigado a indemnizar a “MdS Leilões” e/ou o comprador por todos os danos e prejuízos incorridos.

Cláusula 10a

10.1 Para além dos casos aludidos infra em que a responsabilidade já se transferiu para o compra-dor ou voltou para a esfera jurídica do vendecompra-dor (v.g. nomeadamente cláusulas 16a, 28a e 29a), a “MdS Leilões” apenas se responsabiliza pelos bens

que estejam depositados nas suas instalações, desde que o Contrato esteja devidamente assina-do pelo vendeassina-dor ou seu representante ou que os bens lhe tenham sido formalmente confiados para efeitos de identificação e avaliação. 10.2 A responsabilidade da “MdS Leilões” por even-tuais perdas ou danos, incluindo furto ou roubo, que possam ocorrer em bens que lhe tenham sido formalmente confiados nos termos do número anterior, está limitada e coberta por seguro pelo valor da reserva acordada.

I.C) PAGAMENTO

Cláusula 11a

11.1 No caso de venda do bem, e recebido do comprador o valor total da venda, a “MdS Leilões” obriga-se a entregar ao vendedor a quantia da venda, deduzidas as comissões, serviços e impostos devidos, 30 (trinta) dias após a data da realização do respectivo leilão, cabendo ao vende-dor contactar a “MdS Leilões” para o efeito.

Leilões” a deduzir do montante a pagar pela

arrematação:

(a) a comissão que lhe é devida nos termos do Contrato, acrescida do IVA à taxa legal; e (b) o valor dos serviços e outros pagamentos devidos nos termos do Contrato, acrescidos do IVA à taxa legal.

Cláusula 12a

12.1 No caso de o bem vendido constituir uma obra de arte original, na acepção que lhe é dada pelo artigo 54.o do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, aprovado pelo Decreto -Lei n.o 63/85, de 14 de Março, na redacção introduzida pela Lei n.o 24/2006, de 30 de Junho, a quantia líquida a receber pelo vendedor compreende o montante devido ao autor ou aos seus herdeiros, consoante o caso, a título de direito de sequência. 12.2 O vendedor obriga-se a reter tal quantia e

pagá-la ao autor ou, se for o caso, aos herdeiros do autor, a solicitação destes ou de quem validamen-te os represenvalidamen-te.

12.3 Apesar do disposto nos números anteriores, caso o autor, os seus herdeiros ou quem valida-mente os represente, solicitar o pagamento do direito de sequência à “MdS Leilões” antes de esta ter efectuado o pagamento ao vendedor, o ven-dedor autoriza expressamente a “MdS Leilões” a deduzir do montante líquido que lhe seria devido nos termos da cláusula 11a a quantia pelo mesmo devida àquele título.

Cláusula 13a

Quando o vendedor deva à “MdS Leilões” quais-quer quantias enquanto comprador de outros bens, aquele autoriza expressamente a “MdS

Leilões” a deduzir do montante líquido que lhe

seria devido nos termos da cláusula 11a essas quantias.

Cláusula 14a

14.1 Se a “MdS Leilões” não tiver recebido do comprador o valor total da venda até ao final do prazo referido na cláusula 11a, deverá comunicar tal facto ao vendedor, informando-o ainda sobre

de cobrança da quantia total da venda ou a peticionar a resolução da venda, nos termos da cláusula 30a infra.

14.2 Na medida em que a reacção contra o compra-dor careça da intervenção do vendecompra-dor, deverá este mandatar a “MdS Leilões” com os poderes necessários para o efeito.

14.3 Quando a “MdS Leilões” conseguir cobrar, judicial ou extra-judicialmente, o crédito sobre o comprador, entregará o valor devido ao vendedor nos 5 (cinco) dias úteis seguintes à efectiva cobrança.

I.D) NÃO VENDA DE UM BEM

Cláusula 15a

15.1 Salvo indicação expressa em contrário por parte do vendedor, manifestada a todo o tempo, no caso de não venda de um bem em leilão a “MdS Leilões” reserva-se o direito de proceder à

sua venda pelo preço mínimo de venda acordado, acrescido da comissão e imposto devidos, durante os 20 (vinte) dias úteis seguintes à última sessão do respectivo leilão.

15.2 Decorrido esse prazo, ou outro expressa-mente acordado entre as partes, sem que se tenha efectivado a venda do bem, a “MdS Leilões” comunicará esse facto ao vendedor, devendo este, cumulativamente:

(a) pagar de imediato à “MdS Leilões” o que estiver estipulado no Contrato, não lhe assistindo di-reito a qualquer compensação ou indemnização pelo facto da não venda do bem;

(b) proceder ao levantamento do bem nos 5 (cinco) dias úteis seguintes à comunicação.

Cláusula 16a

16.1 Passado o prazo referido em 15.2 alínea b) sem que o vendedor tenha levantado o bem, o risco pela perda ou dano do bem, incluindo furto ou roubo, transfere-se, a partir dessa data, para o vendedor, não podendo ser assacada qualquer responsabilidade por essa eventualidade à “MdS

Leilões”, seus representantes, trabalhadores ou

colaboradores. Condições Gerais da Actividade

Leiloeira da MdS Leilões

As presentes condições gerais contêm as normas pelas quais a sociedade comercial “Marques dos

Santos – Leilões, Unipessoal, Lda.”, doravante

de-signada “MdS Leilões” rege, como um todo, a sua actividade de leiloeira. As relações comerciais da “MdS Leilões” podem ainda reger-se por quaisquer

outras condições expressas em local próprio, designadamente nos catálogos.

I _ CONDIÇÕES PREDOMINANTE-MENTE APLICÁVEIS ÀS RELAÇÕES COM OS VENDEDORES

I. A) CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ENTRE A “MDS LEILÕES” E O VENDEDOR.

Cláusula 1a

A “MdS Leilões” nunca adquire a propriedade dos bens que coloca em leilão, nem em qualquer circunstância actua em nome próprio como vendedora dos mesmos.

Cláusula 2a

2.1 A “MdS Leilões” e o vendedor de um bem vincu-lam-se entre si mediante a assinatura por ambas as partes do respectivo contrato de prestação de serviços (ao diante designado “Contrato”). 2.2 Do Contrato referido no número anterior deverão constar obrigatoriamente os seguintes elementos:

(a) identificação completa do vendedor e, se aplicável, do seu representante;

(b) identificação e descrição, ainda que sumária, do bem ou bens a colocar em leilão; (c) preço mínimo de venda para cada bem; (d) comissão devida à “MdS Leilões” pelo vendedor;

(e) taxas relativas ao seguro e à inventariação do bem;

(f) quaisquer outras taxas devidas por serviços solicitados pelo vendedor à “MdS Leilões”, designadamente as referentes a transportes,

(g) assinatura do vendedor ou seu representante com poderes para o acto, bem como declaração de conhecimento e aceitação das presentes Condições Gerais e das condições Particulares, que tenham eventualmente sido acordadas no caso concreto.

Cláusula 3a

3.1 Com a celebração do Contrato, o vendedor garante à “MdS Leilões” e ao comprador: (a) ser legítimo proprietário e possuidor do bem, livre de quaisquer ónus ou encargos, informando expressamente sobre a eventual inventariação ou arrolamento do bem pelas entidades oficiais; (b) não ter sonegado à “MdS Leilões” quaisquer informações que, se fossem por esta conhecidos, seriam susceptíveis de modificar a sua vontade de contratar, de alterar a descrição do bem e/ou do valor que lhe é atribuído.

3.2 O vendedor obriga-se a manter o bem à disposição e a entregá-lo à “MdS Leilões” ou ao comprador, logo que tal lhe seja solicitado pela “MdS Leilões”.

3.3 Sendo o vendedor representado por terceiro, o disposto nos números anteriores desta cláusula aplica-se ao legal representante com as devidas adaptações, mais se obrigando o representante a apresentar à “MdS Leilões” documentos que evidenciem a respectiva representação com poderes do vendedor.

Cláusula 4a

A “MdS Leilões” tem a faculdade de, em qualquer momento, solicitar ao vendedor a apresentação de documentos comprovativos da titularidade do bem.

Cláusula 5a

5.1 A “MdS Leilões” reserva-se ainda o direito de, a todo o tempo, por si ou por terceiros, efectuar exames e/ou peritagens ao bem, com vista a con-firmar a veracidade e/ou exactidão da descrição do mesmo constante do Contrato.

5.2 Caso os exames ou peritagens mencionados no número anterior permitam concluir pela

incor-“MdS Leilões” o direito a resolver o Contrato, bem como a exigir do vendedor uma indemnização pelos danos e prejuízos sofridos, incluindo o dano de imagem no caso de a venda do bem já ter sido publicitada, se o vendedor tiver actuado com dolo ou negligência grosseira na negociação e celebração do Contrato.

5.3 A “MdS Leilões” pode também resolver o Contrato, sem que por isso tenha o vendedor direito a qualquer indemnização, se tais exames ou peritagens não se revelarem conclusivos mas, ainda assim, subsistirem para a “MdS Leilões” fundadas dúvidas sobre a correcção material do Contrato.

Cláusula 6a

6.1 O Contrato apenas poderá ser alterado por mútuo acordo das partes, reduzido a escrito. 6.2 Sem prejuízo do disposto em 6.1, no catálogo onde seja incluído o bem, a “MdS Leilões” pode alterar unilateralmente a descrição e aumentar o preço mínimo de venda do bem fixados no Contrato, assim como estabelecer livremente o número de bens a colocar em cada lote.

Cláusula 7a

O vendedor autoriza expressamente a “MdS

Leilões” a fotografar, publicar, publicitar e

utilizar, sob qualquer forma, para fins comerciais, culturais, académicos ou outros, a imagem e a descrição de todos os bens objecto do Contrato.

I.B) RESPONSABILIDADE DAS PARTES

Cláusula 8a

8.1 O risco inerente ao transporte do bem para as instalações da “MdS Leilões”, o depósito do bem nessas instalações, assim como o seu posterior levantamento e transporte em caso de não venda, é da inteira responsabilidade do vendedor. 8.2 Qualquer ajuda da “MdS Leilões”, seus representantes, trabalhadores ou colaboradores

(3)

licitação de 100 (cem) euros;

(b) Lances de 25 (vinte e cinco) euros no intervalo de 100 (cem) a 500 (quinhentos) euros; (c) Lances de 10% (dez por cento) sobre o limite in-ferior de cada um dos sucessivos intervalos de 500 (quinhentos) euros, 1.000 (mil) euros, 2.000 (dois mil) euros, 5.000 (cinco mil) euros, 10.000 (dez mil) euros, 25.000 (vinte e cinco mil) euros, 50.000 (cinquenta mil) euros e 100.000 (cem mil) euros. 23.2 Compete ainda ao pregoeiro decidir, com total discricionariedade, qualquer dúvida que ocorra durante o leilão, incluindo retirar qualquer bem do leilão ou voltar a pôr o bem em venda no valor em que se suscitou a dúvida. II. C) Regime Fiscal Aplicável

CLÁUSULA 24ª

24.1 A título indicativo refere-se o regime aplicá-vel quanto ao IVA sobre a comissão que acresce ao preço do bem arrematado:

(a) IVA à taxa legal, actualmente de 23% (vinte e três por cento) sobre o valor da comissão fac-turada a compradores nacionais, compradores particulares na EU e compradores particulares extra comunitários;

(b) IVA não aplicável na comissão debitada a entidade registada no VAT (EU), certificada pelo “Vies/Web Validation”;

(c) Isenção de IVA na comissão debitada em caso de exportação dos bens arrematados (países extra comunitários), tornando-se necessária a evidência documental da exportação. 24.2 É da responsabilidade da “MdS Leilões” fundamentar perante as autoridades fiscais os princípios adoptados na aplicação do IVA, pelo que desenvolverá junto dos potenciais compra-dores os esclarecimentos e compromissos que aquele propósito mostrar necessários. II. D) Comissionamento

CLÁUSULA 25ª

25.1 Como se refere no ponto 17.3, o custo com a utilização da “Plataforma”e de que resultarão específicas arrematações é incorporado na taxa de comissão a aplicar sobre o valor daqueles bens arrematados.

25.2 Deste modo, se estabelecerão comissões diferenciadas, expressas em percentagem, consoante a arrematação do bem tenha resultado de lance proferido em sala ou veiculado através da “Plataforma”, que num e noutro caso cruzam com o regime de IVA aplicável, conforme cláusula 24ª, apurando-se o valor da comissão pelo produto da percentagem aplicável sobre o valor do bem arrematado.

25.3 Comissão a facturar pela “MdS Leilões” (expressa em percentagem), como segue: (a) 14% (quatorze porcento), acrescida de IVA à taxa legal, actualmente de 23% (vinte e três por cento), a incidir sobre o valor dos bens arrematados, em resultado de lances proferidos em sala; (b) 19% (dezanove por cento), acrescida do IVA aplicável, a incidir sobre o valor dos bens arrema-tados em resultado de lances veiculados através da “Plataforma”.

II. E) Preço e Pagamento

CLÁUSULA 26ª

26.1 O preço do bem arrematado entende-se estabelecido numa base “ex-works MdS Leilões”, significando que todas as despesas inerentes à embalagem, transporte e seguro são de conta do comprador.

26.2 A “MdS Leilões” emitirá, se necessário, um “bid report” com a quantificação dos bens arrematados pelo comprador, acrescido do valor da comissão respectiva, com IVA à taxa legal em vigor, sujeito a posterior rectificação, conforme situações contempladas na cláusula 24ª.

CLÁUSULA 27ª

27.1 O comprador, obriga-se a pagar à “MdS Leilões” a quantia devida pela compra do bem, ou seja, o montante da arrematação acrescido do valor da comissão calculada nos termos das cláusulas 24ª (vigésima quarta) e 25ª (vigésima quinta).

27.2 O comprador obriga-se a proceder ao pagamento integral da quantia referida no ponto anterior, deduzida da eventual quantia já paga ao abrigo do ponto 19.1, e a levantar o bem, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da

respectiva compra.

27.3 O pagamento pode ser feito em numerário, cartão de crédito, por cheque ou transferência bancária.

27.4 O pagamento por meio de cheque não visado, só se considera efectuado depois da boa cobrança do cheque.

27.5 Após ter cobrado o valor dos bens arrema-tados e respectiva comissão, a “MdS Leilões” devolverá ao comprador a garantia que lhe tenha sido prestada, como referido no ponto 19.1. 27.6 No caso de não ter sido efectuado o paga-mento no prazo estipulado, ao valor em dívida acrescerão juros de mora à taxa legal praticada para as operações comerciais.

CLÁUSULA 28ª

A transferência da titularidade da propriedade do bem do vendedor para o comprador ocorre ape-nas com o pagamento integral à “MdS Leilões” da quantia da venda, independentemente do bem poder estar já na posse do comprador. II. F) Levantamento

CLÁUSULA 29ª

29.1 O levantamento de qualquer bem só será autorizado depois de integralmente paga a quantia da venda.

29.2 A “MdS Leilões” poderá colaborar com os compradores nos arranjos necessários para a expedição dos bens arrematados, podendo sugerir entidade transitária que assegure a sua entrega no destino, serviços que devem ser pagos directamente pelo comprador.

29.3 No caso de bens arrematados com destino a países terceiros, a “MdS Leilões” necessita obter previamente um compromisso sobre a dispo-nibilidade da prova documental da exportação necessária para justificar a isenção de IVA, como referido no ponto 24.1, (c).

29.4 Qualquer ajuda da “MdS Leilões”, seus repre-sentantes, trabalhadores ou colaboradores nas actividades aqui descritas, considera-se prestada a título de cortesia, não podendo recair qualquer tipo de responsabilidade sobre essas pessoas por tal facto. De igual modo, a eventual indicação as despesas adicionais de remoção,

armazena-mento ou seguro do bem, originadas pelo seu não levantamento atempado.

16.3 Decorridos 90 (noventa) dias sobre a comunicação referida na cláusula anterior sem que haja qualquer resposta formal do vendedor, a “MdS Leilões” poderá vender o bem em leilão, sem sujeição ao preço mínimo de venda acordado, recebendo a comissão e as taxas fixadas no Contrato e ainda quaisquer outras quantias em dívida pelo vendedor.

II _ CONDIÇÕES PREDOMINANTEMENTE APLICÁVEIS ÀS RELAÇÕES COM OS COMPRA-DORES

II. A) Registo dos Potenciais Compradores CLÁUSULA 17ª

17.1 A “MdS Leilões” tem disponível uma Platafor-ma Internet “Artfac Live!”, doravante designada “Plataforma”, onde são registados os potenciais

compradores que pretendam utilizar esta ferra-menta para veicular licitações em concorrência com aquelas que vão sendo proferidas em sala. 17.2 As sessões com aquele perfil serão anuncia-das com a distribuição do catálogo de cada leilão. 17.3 A utilização da ferramenta tem um custo expresso em percentagem sobre o valor dos bens através dela arrematados e a suportar pelo respectivo comprador, mediante um aumento pelo equivalente da comissão, também expressa em percentagem, que é devida à “MdS Leilões”, como adiante se refere na cláusula 25ª.

CLÁUSULA 18ª

18.1 Para poder licitar, um potencial comprador deverá ser maior, registar-se antecipadamente, para as licitações em sala ou via “Plataforma” e possuir um número de licitação.

18.2 Do registo devem obrigatoriamente constar os seguintes elementos: nome, idade, direcção, número de telefone, estimativa de licitações pre-vistas (bid limit), cartão de crédito e a assinatura do potencial comprador declarando conhecer e aceitar as presentes Condições Gerais.

18.3 Os potenciais compradores que pretendam utilizar a “Plataforma” devem registar-se com a antecedência de 12 horas quanto à data e hora es-tabelecidos para o leilão respectivo, preenchendo rigorosamente os elementos solicitados.

CLÁUSULA 19ª

19.1 A “MdS Leilões” efectuará uma prévia avalia-ção sobre a informaavalia-ção facultada pelos potenciais compradores, em conformidade com o seu his-tórico, políticas comercial e de crédito, podendo aceitar ou recusar o seu registo e, nomeadamente, rever a estimativa de licitações potenciais (bid limit), sugerir um pagamento inicial ou a presta-ção de uma garantia irrevogável por um banco de primeira ordem.

19.2 A atribuição do número de registo significa que a “MdS Leilões” aceita, nos termos, a inscri-ção do potencial comprador, que desta forma fica habilitado a licitar, salvo motivo de força maior, como se refere no ponto seguinte.

19.3 À “MdS Leilões” assiste ainda o direito de ignorar um qualquer lance a quem, em leilões anteriores, não tenha cumprido pontualmente as suas obrigações perante a leiloeira, nomeada-mente de pagamento e levantamento de um ou mais bens.

II. B) Licitação e Compra

CLÁUSULA 20ª

20.1 Comprador é pessoa ou entidade que licitar o bem pelo valor mais alto e que se considera arre-matado após a batida do martelo pelo pregoeiro. 20.2 A “MdS Leilões” não actua, em circunstância alguma, em seu próprio nome como compradora dos bens que coloca em leilão.

CLÁUSULA 21ª

Para se certificar da efectiva licitação de deter-minado ou de deterdeter-minados bens, o potencial comprador deverá comparecer e licitar pessoal-mente no respectivo leilão, considerando a “MdS Leilões” que a presença do potencial comprador é sempre a forma mais adequada para proteger os seus interesses.

CLÁUSULA 22ª

22.1 Sem prejuízo do disposto na cláusula ante-rior, a “MdS Leilões” poderá, a solicitação expressa dos potenciais compradores que não possam estar presentes no leilão, recebida com a antecedência mínima de três horas com relação à hora prevista de início da respectiva sessão:

(a) licitar em nome e por conta dos potenciais compradores, mediante ordem de compra efec-tuada em impresso próprio, nos exactos termos e condições dele constantes;

(b) efectuar as diligências razoáveis para contac-tar telefonicamente os potenciais compradores, com vista a permitir a sua participação, por essa via, na licitação de um ou mais bens previamente determinados.

22.2 Os serviços de execução de ordens de compra e de licitação por telefone a que se alude no ponto anterior são prestados pela “MdS Leilões” a título de cortesia aos potenciais compradores e têm carácter confidencial e gratuito.

22.3 A “MdS Leilões” efectuará todas as diligên-cias razoavelmente ao seu alcance para a correcta e pontual execução destes serviços de cortesia. Contudo, a “MdS Leilões” os seus representantes, trabalhadores ou colaboradores não serão, em caso algum, responsáveis por qualquer erro ou omissão que eventualmente ocorram na respecti-va execução, mesmo que culposos.

22.4 A “MdS Leilões” considera ter desenvolvido as diligências bastantes junto do prestador do serviço para disponibilizar a “Plataforma” e que acredita vai permitir aos potenciais compradores veicular licitações de forma simples, segura e eficaz, em concorrência com as licitações pro-feridas em sala, termos em que declina toda e qualquer responsabilidade por erro ou omissão que eventualmente ocorram durante a respectiva execução, mesmo que culposos.

CLÁUSULA 23ª

23.1 Cabe ao pregoeiro decidir, com total poder discricionário, o montante em que os lances evo-luem na licitação de cada bem, nunca podendo, porém, o pregoeiro exceder:

(4)

de empresa ou pessoa para o fazerem exclui qualquer responsabilidade da “MdS Leilões”, seus representantes, trabalhadores ou colaboradores.

CLÁUSULA 30ª

30.1 Qualquer perda ou dano, incluindo furto ou roubo, tendo por objecto algum bem arrematado e não levantado, que ocorra no prazo de 5 (cinco) dias úteis a que se refere o ponto 27.2 supra, apenas confere ao comprador o direito a receber quantia igual à paga até esse momento pelo bem, não tendo direito a qualquer compensação, indemnização ou juros.

30.2 Com o levantamento do bem ou decorrido o prazo de 5 (cinco) dias úteis previsto no ponto 27.2 supra sem que o bem seja levantado, o risco pela perda ou dano do bem, incluindo furto ou roubo, transfere-se para o comprador.

30.3 O comprador será ainda responsável por todas as despesas adicionais de remoção, armaze-namento ou seguro do bem, originadas pelo seu não levantamento atempado.

II. G) Incumprimento

CLÁUSULA 31ª

31.1 Caso o comprador não proceda ao integral pagamento da quantia devida pela compra no prazo de 21 (vinte e um) dias a contar da data da arrematação do bem, a “MdS Leilões” poderá, a todo o tempo, por si e em representação do vende-dor, e sem necessidade de qualquer interpelação ao comprador:

(a) intentar acção judicial de cobrança da quantia em dívida, nos termos legais;

b) notificar o comprador da resolução da venda por incumprimento, sem prejuízo do direito da “MdS Leilões” de receber a comissão devida pelo

comprador e da consequente possibilidade de ser intentada acção judicial para cobrança desta. 31.2 Em qualquer das hipóteses previstas nas alíneas do número anterior, a “MdS Leilões” pode ainda fazer valer quaisquer outros direitos de que seja titular, nomeadamente reclamar o pagamento de juros, das despesas de remoção, armazenamento e/ou seguro do bem.

CLÁUSULA 32ª

O comprador autoriza expressamente a “MdS Leilões” a fotografar, publicar, publicitar e utilizar, sob qualquer forma e a todo o tempo, para fins comerciais, culturais, académicos ou outros, relacionados ou não com a realização do leilão, a imagem e a descrição de todos os bens que através dela tenham sido adquiridos. II. I) Responsabilidade da MdS Leilões

CLÁUSULA 33ª

33.1 As fotografias ou representações do bem no catálogo destinam-se, exclusivamente, à identificação do bem sujeito a venda. 33.2 A “MdS Leilões” tomará as necessárias provi-dencias para assegurar a qualidade das descrições dos bens que constam nos seus catálogos, ou seja, pelas referências à época, ao estilo, ao autor, aos materiais e ao estado de conservação. 33.3 Não obstante o que se refere no ponto anterior, os bens são vendidos no exacto estado de conservação em que se encontram, pelo que competirá aos potenciais compradores confirmar pessoalmente, através do prévio exame do bem, a exactidão da descrição constante do catálogo, designadamente no que diz respeito a eventuais restauros, faltas ou defeitos.

CLÁUSULA 34ª

A “MdS Leilões” não é responsável perante o comprador de um bem:

(a) que, por facto imputável ao vendedor ou a terceiro, venha a ser objecto de reclamações ou reivindicações de terceiros e/ou apreendido, a título provisório ou definitivo, pelas autoridades competentes, independentemente da data em que haja sido determinada ou efectivada a res-pectiva reclamação, reivindicação ou apreensão, e da natureza ou montante de quaisquer prejuízos, perdas ou danos que para o comprador possam decorrer desse facto, os quais deverão ser reclama-dos pelo comprador directamente ao vendedor ou terceiro responsável.

(b) que venha a ser impedido de sair do País,

de-ção do património cultural, independentemente da data em que haja sido efectivada a respectiva inventariação, arrolamento ou classificação, e da natureza ou montante de quaisquer prejuízos, perdas ou danos que para o comprador possam decorrer desse impedimento, os quais deverão ser reclamados pelo comprador directamente ao vendedor ou terceiro responsável.

CLÁUSULA 35ª

A eventual responsabilidade da “MdS Leilões” perante o comprador fica, em qualquer caso, li-mitada ao montante efectivamente pago por este pela aquisição do bem, excepto em caso de dolo. II. J) Disposições Finais

CLÁUSULA 36ª

36.1 O comprador ou vendedor expressam e escla-recidamente consentem no processamento dos seus dados pessoais nos termos da Lei n.ª 67/98, de 26 de Outubro, e restante legislação aplicável. 36.2 Os dados pessoais do comprador ou vende-dor serão recolhidos e processados para efeitos do cumprimento das obrigações contratuais da “MdS Leilões”, bem como do envio de informação sobre leilões e/ou outros eventos e envio de infor-mação promocional da “MdS Leilões”. 36.3 O comprador ou vendedor terão o direito de acesso e informação relativamente aos seus dados pessoais, podendo igualmente requerer a sua alteração, rectificação ou eliminação, através do envio de carta para a Rua da Constituição, 20, 4200-191 Porto, de fax para o n.o 225026308 ou e-mail para geral@mdsleiloes.com.

CLÁUSULA 37ª

Para a resolução de qualquer conflito entre as partes sobre o cumprimento da relação comercial entre elas, bem como sobre a validade, eficácia, interpretação ou integração das presentes Con-dições Gerais ou quaisquer outros documentos contratuais, é competente o foro da comarca do

Porto, com expressa renúncia a qualquer outro.

1ª Sessão

(5)

1 - Anel com coral e micropérolas

Ouro 19,2kt contrastes dragão, galo (1938-1984), tipo chuveiro, com

micropérolas e coral vermelho oval (9,5x11,5mm). Peso aprox.:7,2grs. Med.:13.

BASE:350€

4 - Brincos em ouro com esmeraldas

Ouro branco contraste formiga (1938-1984), cravejado com diamantes talhe 8/8 aprox. 1,1ct. Peso aprox.:8,94grs.

Dim.:4,3cm.

BASE: 300 €

2 - Pendente em ouro com diamantes e pérolas

Ouro 18kt, séc. XX contraste francês mocho (pós 1938), cravejado com diamantes talhe rosa e lapidação antiga de vários talhes, aprox. 2.75ct e duas pérolas de cultura tom cinza, (redonda-7.62mm; gota-8.28,9.75mm). Peso aprox.: 9,3grs. Dim.: 5,4cm.

BASE:1000€

5 - Laça em ouro com pérolas barrocas XVIII/XIX

incisa no reverso, cravejada com diamantes talhe rosa e antigo, aprox.2,6ct, esmeraldas aprox.0,75ct e pérolas barrocas. Fecho posterior, marca de ouriv. (reg.1929). Peso aprox.:36.9grs. Dim.:6.4cm

BASE:1500€

3 - Brincos Vitorianos com camafeus e esmaltes

Ouro Inglês de 18kt, séc. XVIII/ XIX de gancho, decoração de elementos vegetalistas cloisonné branco e negro, com camafeus no masculino e feminino em concha, sinais de uso. Peso aprox.:3,9grs. Dim.:2,4cm.

BASE:170€

6 - Pulseira rígida em ouro e pérolas

Prata e ouro contraste cão (1938-1984), rígida cravejada no topo com diamantes talhe meia rosa e pérolas de medidas compreendidas entre 2.5 a 4.5mm. Peso aprox.: 17grs. Dim.int : 5,7cm.

BASE:400€

7 - Escrava rígida em ouro ‘fivela’

Ouro amarelo 19.2kt contraste dragão (1938-1984), cravejada de pedraria azul e elementos vegetalistas, gravados. Sinais de uso, falta de pedra. Peso aprox.: 35,03grs. Dim. Int.: 6,3cm.

BASE:850€

10 - Anel em ouro com citrino, diamantes e pérolas

Ouro 19,2kt contrastes dragão (1938-1984) com decoração perlada, cravejado com citrino oval (13,3x10mm), micropérolas e lascas de diamantes. Peso aprox.: 7,1grs. Med.: 10.

BASE:200€

8 - LUIZ FERREIRA (1909-1994) (atr.)- Pulseira em ouro com granadas e perolas

Ouro amarelo de 19,2Kt contraste dragão (1938-1984), com granadas talhe oval 10x12mm e pérolas de cultura de 6mm. Peso aprox.: 20.3grs Dim.: 20,5cm.

BASE:400€

11 - Alfinete em ouro com ametista e micropérolas

Ouro contraste dragão (1938-1984), decoração barroca fenestrado, cravejada com ametista talhe oval aprox. 11,5ct e micro pérolas. Peso total aprox.: 18grs. Dim.:5,3cm.

BASE:450€

9 - Anel em ouro com granadas

Ouro 19,2kt contrastes dragão (1938-1984), ourives identificado de Gondomar, decoração rendilhada de fio, cravejado com granadas, redondas e oval (9,5x11mm). Peso aprox.:7,7grs. Med.:12.

BASE:250€

12 - Alfinete ‘cesto’ em ouro e pedras

Ouro bicolor brasileiro, contraste de 14kt em forma de cesto com flores cravejado com diamantes talhe 8/8 aprox. 0,15ct e rubis, esmeralda, ametistas e águas marinhas. Peso aprox.: 11,1grs Dim.:

(6)

13- Pulseira em ouro com diamantes

Ouro amarelo 19,2kt contraste veado (pós-1985), com elos cravejados com espinela, talhe carré e diamantes talhe 8/8 aprox. 0.4ct. Peso aprox.: 35,8grs. Dim.: 19.

BASE: 1100 €

16- Anel em ouro com safiras e diamantes

Ouro amarelo contraste galo (1938-1984) cravejado com brilhantes, aprox. 0.55ct.e safiras talhe rectangular e carré. Sinais de uso. Peso aprox.:5,7grs. Med.: 15.

BASE: 500 €

14- Alfinete ‘Flor’ em ouro com safiras e diamantes

Ouro 18Kt contraste andorinha (pós 1985), cravejado com brilhantes com aprox. 0.32ct e safira, talhe navete aprox. 6x3mm com total aprox.1,7ct. Peso aprox.:7,5grs. Dim.: 5cm.

BASE: 400 €

17- Brincos em ouro e platina com safiras e diamantes

Brincos em ouro 18kt e platina 900, contrastes andorinha e papagaio (pós 1985) com diamantes talhe antigo e 8/8 aprox. 0,53ct. e safira. Falta de uma pedra, Europa. Peso aprox.: 12.3grs. Dim.: 2.5cm.

BASE: 500 €

15- Colar em ouro com centro em safiras e diamantes

Ouro de 19,2Kt contraste veado, galo (1985-1998) de Teigar Joalheiros, cravejado com diamantes talhe 8/8 e brilhante com aprox. 0.25ct e safira talhe navete e oval aprox. 1,5ct. Peso aprox.:2,2grs. Med.: 17.

BASE:450€

18- Conjunto de anel e brincos com safiras e diamantes

Ouro de 19,2Kt contraste veado e galo (1985-1998), brincos e anel cravejados com brilhante aprox. 0,84Ct e safiras talhe oval e retangular. Peso aprox.: 18grs Dim.: 18,5 Med.: 15.

BASE: 700 €

19- Brincos e pregador ‘Luas’ em ouro e diamantes

Conjunto Francês em ouro 18kt, séc. XIX de brincos e alfinete barret, cravejados com diamantes talhe rosa e antigo, aprox.1.2ct. Possivelmente de ROUVENAT, Fabricante Joailler Felix Depres. Peso aporx.: 7,5grs. Dim.: 1,7; 5cm.

BASE:1200€

22- Anel em ouro com diamante

Ouro amarelo 19,2ct com contraste veado e galo (1938-1984) cravejado com brilhante aprox. 2.5ct; cor K/l; I1 com fluorescência inerte. Peso aprox.: 15.1grs. Med.: 141/2.

BASE: 4000 €

20- Anel rendado com brilhantes

Ouro amarelo 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 0.35ct. Peso aprox.: 3,3grs. Med.: 21.

BASE:170€

23- Anel ouro com serpente marítima

Ouro 19,2kt contrate dragão (1938-1984) em forma de peixe com esmaltes policromos e olhos cravejado com diamantes, talhe 8/8 aprox. 0,3ct. Peso aprox.: 5,3grs. Med.: 14.

BASE: 180 €

21- Brincos solitários com diamantes

Ouro amarelo de 19,2Kt de rosca, contrastado ao abrigo da DL n.º 98/2015 de 18/08, com brilhantes talhe redondo; pureza SI; cor K e L; 1,35Ct. Peso aprox.: 2,35grs. Dim.: 6,95mm.

BASE:300€

24- Alfinete em ouro e prata com esmalte

Ouro e prata contraste cão (1938-1984) com moldura de gramática vegetalista, centro esmaltado azul com florão em prata cravejado com diamantes talhe antigo e meia rosa, aprox. 0.3ct. Peso aprox.: 24.1grs. Dim.: 4.5cm.

(7)

30- Alfinete em ouro branco com diamantes

Ouro de 19.2kt, contrastes formiga e galo (1938-1984), cravejado com diamantes talhe 8/8 e brilhante, aprox. 2.45ct. Peso aprox.:10,94grs. Dim.: 5,2cm.

BASE: 400 €

33- Anel ouro branco com pérola e brilhantes

Ouro bicolor 19,2kt contraste formiga (1939-1984) cravejado com diamantes talhe 8/8 aprox. 0.06ct e pérola de cultura. Peso aprox.: 4,9grs. Med.: 14.

BASE:250€

31- Anel ouro branco com safira e brilhantes

Ouro 18kt contraste andorinha (pós 1985) em formato coração cravejado com brilhantes aprox. 1,3ct e safira central, talhe coração aprox. 1,3ct. Italiano. Peso aprox.: 12,2grs. Med.:161/2.

BASE:750€

34- Anel em ouro branco e diamantes

Ouro branco contraste veado (pós 1985) marcado Artejóia, cravejado com brilhantes talhe redondo de cor brancos e negros, aprox. 0,64ct. Com certificado. Peso aprox.:14,4grs. Med.:17.

BASE: 600 €

32- Anel ouro branco com safira e brilhantes

Ouro 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes talhe redondo aprox. 0,95ct e safira talhe retangular aprox. 3,4ct. Peso aprox.: 6,1grs. Med.: 17

BASE: 1400 €

35- Anel modernista em ouro com diamantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 0,85ct. Peso aprox.: 12,3grs. Med.: 14.

BASE: 350 € 25- Anel argolão em ouro,

centro flor com brilhantes

Ouro amarelo 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 0.14ct. Peso aprox.: 7,1grs. Med.: 15.

BASE: 260 €

28 - Anel com esmeraldas e diamantes

Ouro 19,2kt contrastes veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 0,55ct e esmeraldas talhe oval aprox. 1,64ct. Peso aprox.: 11,5grs. Med.: 14.

BASE:690€

26- Anel em ouro com diamantes baguete

Ouro 19,2kt contrastes veado, galo (1985-1998) cravejado com diamantes talhe baguete aprox. 1,44ct. Peso aprox.: 9,5grs. Med.: 15.

BASE:780€

27- Anel modernista com brilhantes

Ouro bicolor 19,2kt contraste veado, galo (1985-1989) cravejado com brilhantes aprox. 3.33ct. . Peso aprox.: 10,3grs. Med.: 15.

BASE:1350€

29 - Conjunto de anel e brincos com granadas

Ouro amarelo 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com zircónias e granadas sint.de talhe oval (11x13mm). Sinias de uso no anel. Peso aprox.: 19,3grs. Med.: 16. Dim.brinco:1.7cm.

(8)

36 - Anel ouro branco com pérola e brilhantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 0,28ct e pérola de cultura do Taiti com aprox. 15mm. Peso aprox.:11,3grs. Med.: 17.

BASE:900€

37 - Colar ouro branco com pérolas cinzentas e brilhantes

Ouro 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 5,32ct e pérolas cinzas do Taiti aprox. 12,30ct. Peso aprox.: 47,3grs. Dim.:44,5cm.

BASE:4200€

38 - Anel ouro branco com rubi e brilhantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com diamantes talhe carré 0.36ct e safira violeta sint. talhe oval aprox. 8ct. Peso aprox.: 7,4grs. Med.:17

BASE:1900€

39 - Anel navete topázio com diamantes

Ouro branco contraste formiga (1938-1984) cravejado com diamantes talhe antigo e 8/8, e navete topázio rosa. Peso aprox.5,47grs. Med.:11.

BASE: 800 €

40 - Anel Chuveiro em ouro com safira e brilhantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 1ct e safira talhe oval aprox. 2,2ct. Peso aprox.:8,1grs. Med.: 14.

BASE: 1600 €

41- Pulseira em ouro branco com argolas

Ouro branco de 19,2kt contraste veado (pós 1985), com malha de argolas e corrente amêndoa, fecho palheta e terminais com safiras cabochão redondo. Peso aprox.: 23,92 grs. Dim: 19,5cm.

BASE:700€

44- Anel de ouro branco com esmeralda

Ouro contraste formiga (1838-1984) ourives José dos Santos Faria (1946-1973), cravejada com esmeralda talhe oval aprox. 4,1ct e diamantes talhe 8/8, aprox. 1,2ct. Peso total aprox.:10,3grs. Med.:10.

BASE: 3000 €

42- Anel modernista em ouro com diamantes

Ouro branco de 19,2Kt contraste veado (pós 1895) cravejados com diamantes talhe redondo aprox. 0,1Ct. Peso aprox.: 15,83grs. Med.: 151/2.

BASE:500€

45- Brincos em ouro com diamantes

Ouro branco contraste veado (pós 1985) com fitas espiraladas cravejadas com brilhantes talhe redondo, aprox. 0,89ct e mola ómega. Peso aprox.:14,48grs. Dim.:2,2cm.

BASE: 850 €

43- Pregador e pendente ‘palhaço’ em ouro, diamantes

e mabe

Ouro branco 18Kt contraste italiano de Nápoles, articulado, cravejado com brilhantes aprox. 0,3ct, e mabe redonda de 1,5cm. Peso aprox.: 13,3grs. Dim.: 4,4cm.

BASE:500€

46- Anel ‘flor’ em ouro branco com diamantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com diamantes talhe baguete trapézio e brilhante, totalizando aprox. 3.7ct. Peso aprox.: 10,5grs. Med.: 17.

(9)

47- Pulseira com diamantes e rubis

Ouro branco19,2kt contraste formiga (1938-1984) de malha semi-rígida, com centro cravejado com brilhantes, aprox. 2.4ct. E rubis talhe navete, aprox. 5ct. Peso aprox.: 24.3grs. Dim.:18cm.

BASE:1500€

50- Alfinete art deco em platina, esmeralda e diamantes

Platina com contraste papagaio 900 (pós 1985) cravejado com diamantes talhe brilhante e 8/8, aprox. 1.6ct e esmeralda talhe redondo, aprox. 0.6ct. Peso aprox.: 19.7grs. Dim.: 8cm.

BASE: 1500 €

48- Anel modernista em ouro e diamantes

Ouro 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 1,5ct cravação pavé. Peso aprox.: 18,4grs. Med.:14

BASE:800€

51- Pendente gota e anel com esmeralda e diamantes

Ouro branco contrataste formiga (1938-1984), em conjunto de anel e pendente cravejado com diamantes talhe brilhante e 8/8 aprox. 1.7ct, e esmeraldas talhe navete e gota. Peso aprox.: 8,4grs. Med: 18 Dim.: 2,8cm.

BASE:1800€

49- Anel em ouro branco com diamantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com diamantes talhe antigo aprox. 1,4ct. Peso aprox.: 6,7grs. Med.: 16.

BASE:700€

52- ARTEJÓIA- Anel com diamantes

Anel em ouro 19.2kt contraste veado (pós 1985) marcado Artejóia Porto, com aro e 3 argolas moveis, cravejado com brilhantes talhe redondo com aprox. 0,85ct. Peso aprox.:13,61grs. Med: 16.

BASE: 600 €

53 - Conjunto de grinaldas em ouro pérolas e diamantes

Ouro branco contraste formiga (1938-1984), colar e brincos cravejados com diamantes talhe 8/8 aprox. 2,35ct, pérolas de cultura periformes (entre 6,7a 6,2mm). Peso aprox.: 32,8grs. Dim.:2,8 e 44,5cm.

BASE: 1000 €

54 - Par de brincos ouro branco e diamantes

Ouro branco 19,2kt contraste cigarra, galo (1985-1989) cravejado com diamantes talhe 8/8 e brilhantes aprox. 0.9ct. Sinais de ouro e uma pedra danificada. Peso aprox.: 4,9grs. Dim.: 1.5cm.

BASE:500€

55 - Alfinete art deco em prata e ouro e diamantes

Prata e ouro com contraste tigres II (1887-1937) fenestrado e cravejado com lascas de diamantes e 3 de talhe antigo totalizando aprox. 0,55ct. Peso aprox.:20grs. Dim.:5,7cm.

BASE:550€

56 - Brincos Vitorianos em prata e ouro com diamantes

Prata e ouro com decoração fenestrada e cravejado com diamantes talhe 1/2 rosas, aprox. 0,18ct, e dois topázios talhe redondo ao centro. Peso aprox.: 9,2grs. Dim.:3,2cm.

BASE:150€

57 - Colar fenestrado corte em V com pêndulos

Prata e ouro contraste cão (1938-1984) cravejado com lascas de diamantes com aprox. 0,06ct e duas pérolas de cultura aprox. de 6 a 4,5mm, fecho de palheta. Falta de pedras. Peso aprox.:18,3grs. Dim.:43cm.

(10)

63- H.STERN - Conjunto anel e brincos Arco-íris

Ouro de 18kt com contraste andorinha (pós 1985) marca de H.Stern, cravejados com degradé de cor, citrinos, ametistas e turmalinas. Peso aprox.: 20,3grs. Dim.:2cm. Med.: 13.

BASE: 600 €

66 - Pulseira ouro com diamantes e rubis

Ouro amarelo 19,2ct com contraste veado e galo (1985-1998) cravejado com brilhantes aprox. 1.8ct. e rubi talhe carré. Peso aprox.: 33.8grs. Dim. Int.: 6.2cm.

BASE:1200€

64- Anel em ouro com safira dourada e diamantes

Ouro amarelo de 19,2kt com safira goldensheen, talhe oval aprox. 18.31ct e dois brilhantes aprox. 0,14ct. Peso aprox.: 9,3grs. Med.:13.

BASE:650€

65- Figa em ouro com diamantes

Ouro bicolor de 19,2Kt contraste dragão (1938-1984), cravejado com diamantes talhe 8/8 aprox. 0,08ct. Peso aprox.:43,48grs. Dim.:5cm.

BASE:1100€

67 - Brincos e anel ouro com diamantes e rubis

Conjunto em ouro 19.2kt contraste veado e galo (1985-1998) cravejado com brilhantes, aprox. 2ct. E rubis talhe carré. Peso aprox.: 15,2grs.

BASE:500€ 58 - Conjunto anel e colar de ouro com

diamantes

Ouro de 18kt contraste Inglês de Londres (1997). Solitário e colar de malha quadrada com pendente, ambos com diamantes aprox. 2ct; SI; k/L; fluorescência inerte. Peso aprox.: 9.1grs. Dim.: 40,5cm. Med.:13

BASE: 4500 €

59 - Anel ouro amarelo e brilhantes

Ouro bicolor 19,2kt contraste veado e galo (1985-1989) cravejado com diamantes talhe 8/8 e brilhantes aprox. 0.6ct. Peso aprox.: 9,9grs. Med.: 19.

BASE:480€

60 - Anel ouro e diamantes

Ouro amarelo 19,2ct com contraste veado e galo (1985-1998) cravejado com 3

brilhantes, aprox. 1.55ct. Peso aprox.: 32,6grs. Med.: 19.

BASE: 950 €

61 - Anel modernista em ouro e diamantes

Ouro amarelo 19,2kt contraste veado, galo (1985-1989) cravejado com brinhantes aprox. 0.24ct. Peso aprox.: 11,1grs. Med.: 17.

BASE: 345 €

62 - Anel em ouro com diamantes

Ouro 19,2kt contrastes veado, galo (1985-1998) cravejado com brilhantes aprox. 0,65ct, em cravação calibré. Peso aprox.:5grs. Med.: 15.

(11)

68 - Colar ‘flor’ em ouro rubi e diamantes

Ouro amarelo 19,2ct com contraste veado e galo (1985-1998) cravejado com brilhantes aprox. 1.2ct. e rubi talhe oval aprox.: 3.5ct. Peso aprox.: 39grs. Dim.: 41.5cm.

BASE:1200€

69 - Pregador ‘espiga’ ouro e diamantes

Ouro amarelo de 18Kt com platina 850, contrastado ao abrigo da DL n.º 98/2015 de 18/08, fenestrado e cravejado com diamantes talhe 8/8 aprox. 0,47ct. Peso aprox.: 20,7grs. Dim.: 7,3cm.

BASE:850€

70 - Pulseira em ouro e brilhantes

Ouro 19.2kt contraste cigarra (1985-1998) semi-rígida com elementos lisos e outros cravejados com brilhantes aprox. 1.5ct. Peso aprox.: 25.3grs. Dim.:19.4cm.

BASE:500€

71 - Anel ‘alinças’ em ouro com brilhantes

Ouro bicolor 19,2kt contraste veado (pós-1985) cravejado com brilhantes aprox. 0.39ct. Peso aprox.: 9,1grs. Med.: 14.

BASE: 400 €

72 - Pulseira de elos batidos em ouro e diamates

Ouro bicolor 19,2kt com contraste formiga, galo (1985-1998) cravejada com brilhantes aprox. 0.6ct. Peso aprox.: 55.7grs. Dim.: 19.3cm.

BASE: 1400 €

73 - Colar em ouro com pedras

Ouro 19,2kt contraste dragão (1938-1984) malha de argolas com contas de quartzo e pérolas de cultura. Peso aprox.: 25,5grs. Dim.: 62.5cm

BASE: 500 €

74 - Pulseira modernista em ouro

Ouro brasileiro de 18Kt marcado no fecho, com de 7 correntes batidas e lapidadas e fecho de palheta. Peso aprox.: 47,1grs. Dim.:18,8cm.

BASE: 1500 €

75 - Corrente de relógio em ouro

Ouro 19,2kt contraste tigre II (1887-1937) em malha com decoração geométrica. Peso aprox.: 47,4grs. Dim.: 68,5cm.

BASE: 1170 €

76 - Pulseira ‘esferas’ em ouro

Ouro 19,2kt contraste veado (pós 1985) pulseira de cordão com contas lisas e marteladas. Peso aprox.: 19,9grs. Dim.:22,5cm

BASE: 400 €

77 - Pulseira em ouro e pedras precisosas

Ouro bicolor contraste cigarra (1985-1989) cravejada com brilhantes aprox.0.21ct e safira, esmeralda e rubi talhe oval. Peso aprox.:22.6grs. Dim.: 18.5cm.

(12)

78- MANUEL ALCINO (XX/XXI) - Aneleira rectangular em prata

Prata portuguesa com contraste águia 925 (pós 1985) de Manuel Alcino e Filh., rectangular de decoração revenida com rebordo. Peso aprox.: 219.7grs. Dim.:17,5cm.

BASE: 300 €

80 - MANUEL ALCINO (XX/XXI) - Fruteiro em prata

Prata portuguesa com contraste águia 925 (pós 1985) de Manuel Alcino e Filh., quadrada de cantos mortos, decoração lisa com rebordo relevado. Peso aprox.: 425.7grs. Dim.:23,2cm.

79- MANUEL ALCINO (XX/XXI) - Aneleira em prata com madrepérola

Prata portuguesa com contraste águia 925 (pós 1985) de Manuel Alcino e Filh., quadrada com decoração revenida e aplicação de placa redonda de madre pérola. Peso aprox.: 103.6grs. Dim.:13,5cm.

BASE:175€

81 - Fruteira em prata martelada

Prata portuguesa contraste águia 925 (pós 1985), forma rectangular de ângulos pronunciados, decoração martelada com rebordo relevado. Peso aprox.: 502.7grs. Dim.:29 cm.

BASE:400€

82- MANUEL ALCINO (XX) - Cisne floreira em prata

Escultura articulada de cisne em prata cinzelada, contraste águia 833 (1938-1984), marca de ourives do Porto Manuel Alcino Figueiredo Moutinho (1963-1984). Sinais de uso. Peso total: 428.8grs. Dim.: 22cm.

BASE:700€

84 - MANUEL ALCINO (XX) - Caracol em prata e buzio

Escultura de caracol em prata e buzio, contraste águia 833 (1938-1984), ourives do Porto Manuel Alcino (1963-1984). Sinais de uso. Peso total: 240.7gr. Dim.: 22cm.

83- MANUEL ALCINO (XX/XXI)- Pavão em prata e coral

Prata portuguesa contraste águia 925 (1985-1998) do ourives Manuel Alcino, decoração relevada com aplicação de coral branco a fazer de cauda. Dim.: 19.5cm.

BASE: 1000 €

85 - MANUEL ALCINO (XX) - Par de caixas em prata com Cães de Fó em jade

Prata portuguesa contraste águia 925 (1985-1998), de Manuel Alcino com duas esculturas chinesas de Cães de Fo, talhadas em jade sobre caixas em prata, de decoração lisa revenida. Dim.:21cm.

(13)

86- LUIZ FERREIRA (1909-1994) (atribuição) - Cobra Naja

Escultura em madeira exótica entalhada de cobra naja com aplicação de prata marcada 835 ‘JMF’, comercializada por Luíz Ferreira. Dim.: 40cm.

BASE: 600 €

88 - LUIZ FERREIRA (1909-1994)- Mocho com quartzo

Porta isqueiro em prata contraste águia 833 (1938-1984) com forma de mocho relevado, com peito de cristais de quartzo e olhos em pedra olho-de-tigre em cabochão redondo, marcado ‘LF’. Peso aprox. 366,1grs. Dim.: 13,5cm.

87- LUIZ FERREIRA (1909-1994) - ‘Sapo pousado em nenúfar’

Escultura de sapo em quartzo sobre folha, cinzelada de prata portuguesa contraste águia 835 (pós-1985) com conta lapidada de quartzo a simular orvalho. Marcada ‘LF’. Dim.:14cm.

BASE: 250 €

89 - Par de Hipopótamos com prata

Par de esculturas de hipopótamos em olho-de-tigre, com bases em prata com contraste águia 925 (pós 1985) assinadas Josephus Porto. Peso de prata aprox.: 183.3grs. Dim.: 10,5cm.

BASE:600€

90- LUIZ FERREIRA (1909-1994 ) - Crocodilo em marfim com monture em prata

Escultura em marfim de crocodilo com monture em prata contraste águia 835 (pós 1985), com granada no olho. Sinais de uso, falta de sobrancelhas e restauro de pedra. Peso aprox.: 413,9grs. Dim.: 41cm.

BASE:1000€

91 - LUÍZ FERREIRA (1909-1994)- Copo modernista em prata e marfim

Copo de escritório em prata revestido a marfim contraste águia 833 (1938-1984), ourives (reg. 1976) marcada ‘LF’, com decoração revenida e aplicação de imagem de cavalo e ferradura. Peso aprox.: 640.grs. Dim.:12,2cm.

92 - LUIZ FERREIRA (1909-1994) -Conjunto de conchas

Conjuntos de quatro conchas com aplicação de troncos de coral e prata, contraste águia 833 (1938-1984), marcada LF. Pequenos defeitos. Dim.: 9,5 a 35,2cm.

(14)

93- LUIZ FERREIRA (1909-1994)- Bananas e morangos

Prata portuguesa contraste 925 (pós 1985) esculturas em madeira policroma com aplicações em prata marcada ‘LF’ da Casa Luiz Ferreira. Dim.: de 8 a 15,3cm.

BASE: 140 €

95 - LUIZ FERREIRA (1909-1994)- Fatia de melância e pêssego

Prata portuguesa contraste águia 925 (pós 1985) em esculturas em madeira policroma com aplicações em prata marcada ‘LF’ da Casa Luiz Ferreira. Dim.:11,5; 13,5cm

94- LUIZ FERREIRA (1909-1994) - Maçã e pera

Prata portuguesa contraste águia 925 (pós 1985) escultura em madeira policroma com aplicações em prata marcada ‘LF’ da Casa Luiz Ferreira. Dim.: 8,5 e 12,5cm

BASE: 140 €

96 - LUIZ FERREIRA (1909-1994)- Duas Maçãs

Prata portuguesa contraste águia 925 (pós 1985) esculturas de maçãs em madeira policroma com aplicações em prata marcada ‘LF’ da Casa Luiz Ferreira. Dim.: 8,5 e 11cm.

BASE:140€

98 - LUÍZ FERREIRA (1909-1994)- Kovsh em prata

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984), decoração martelada com aplicação de jaspe talhe oval caboção na pega, marcado ‘LF’. Peso aprox.: 151.5grs. Dim.:17.5cm.

97 - LUIZ FERREIRA (1909-1994) - Fruteiro oval em prata

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984) marca ‘David Ferreira e LF’, decoração martelada com representação figurativa de cavaleiro, sinais de uso. Peso aprox.:747grs. Dim.:37,6cm.

BASE: 400 €

99 - JOSÉ ROSAS (XX/XXI) - Fruteiro em prata redondo

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984) marca da casa ‘Rosas Cº’, decoração gomada com pé, de base redonda. Sinais de uso. Peso aprox.:1135grs. Dim.:23,7cm.

(15)

100- Par de tocheiros em prata

Prata contraste águia 833 (1938-1984), decoração insira relevada e martelada, com arandela de gradinha amovível. Peso aprox.: 953.1grs. Dim.:29.5cm.

BASE: 650 €

102 - Terrina com apresentador em prata e pedras

Prata contraste águia 925 (pós 1985), conjunto com decoração lisa com gravados e aplicação de cristais de rocha e jades, assinada ‘J. Carlus’. Peso aprox.: 2829.1grs. Dim.: 25 e 29.5cm.

BASE:1700€

101- MANUEL ALCINO (XX(XXI) - Aneleira em prata com mabes

Prata portuguesa contraste águia 925 (pós 1985), de Manuel Alcino, decoração lisa com aplicação de mabes, talhe oval. Peso aprox.: 179.9grs. Dim.: 17cm.

BASE: 100 €

103- Taça em prata com ágata ovalada

Prata portuguesa contraste águia (pós 1985), decoração lisa gomada com placa de ágata polida na base. Peso total aprox.:427grs. Dim.:20,5cm.

BASE:200€

105 - Caixa rectangular em prata com placa de esmalte pintada na tampa

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984) rectangular, decoração incisa abstracta com paisagem fluvial esmaltada na tampa gravada. Interior em madeira. Dim.:23cm.

BASE: 400 €

104- Caixa em prata com retrato oval de menino

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984) rectangular, decoração texturada com medalhão oval com menino em cerâmica. Interior em madeira. Dim.: 16cm.

BASE: 200 €

106 - Centro de mesa em prata

Prata italiana contraste de Florença e águia 925 (pós 1975), gomado com inscrição ‘lavorato a mano’. Peso aprox.:581,9grs. Dim.:30cm.

(16)

107- Centro de mesa com plateau em prata

Prata portuguesa contraste águia 925 (pós-1985) decoração lisa com asas gomadas em floreira e plateau com espelho. Peso aprox. floreira:1797,5grs. Dim.:47; 23cm.

BASE: 3500 €

108 - Salva em prata

Salva sextavada em prata 925 contrastes imperceptíveis, com decoração lisa, sinais de uso. Peso total: 243,2grs. Dim.:25,1cm.

BASE: 150 €

109 - Tabuleiro em prata com gradinha

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984) hexagonal, decoração lisa com gradinha e pés relevados e vazados. Peso aprox.: 2038.5grs. Dim.: 42cm.

BASE:900€

110- Par de taças em prata dourada

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984), formato redondo de decoração lisa e perlada com rebordo gomado. Sinais de uso. Peso aprox.: 645.6grs. Dim.: 22cm.

BASE: 250 €

112 - Par de passe-partout com moldura em prata

Prata Argentina marcada 925, decoração relevada guilhoché com elementos esmaltado a azul e branco, interior com vidro, tecido, madeira e cartão. Séc. XX , sinais de uso. Dim.:23x29cm.

BASE:350€

111- Aneleira concha em prata

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984), da ourivesaria Pomba d’Ouro do porto, decoração canelada de influência Rocaille. Peso aprox.: 332.9grs. Dim.: 26cm.

BASE: 160 €

113 - Par de faisões sem prata

Prata portuguesa contraste águia 833 (1938-1984), de decoração relevada, macho e fêmea. Peso aprox.: 1203.1grs. Dim.: 31cm.

(17)

114 - Seis colheres de chá Russas em prata dourada e esmaltes

Prata Russa com contrastes de Moscovo compreendidos ente 1898 e1926. Decoração abstracta com esmalte cloisonné polícromo. Sinais de uso, uma com gravação na concha. Peso aprox.: 85.4grs. Dim.: 11cm. Três colheres com contrastes de Ivan Sergeyevich Leledkin (Moscovo 1898-1914); duas com contraste de Moscovo (1909-1926) e uma de ’1889 A.A’ de Moscovo de Anatoly A. Artsybashev e ‘GK’.

BASE:900€

115 - Seis colheres de café Russas em prata dourada e esmaltes

Conjunto em prata Russa com contratastes de Moscovo (1882-1890) ourives ‘NC’ Nik. Fed. Strulev. Decoração abstracta com esmalte cloisonné policromo. Peso aprox.: 42grs. Dim.: 7,5cm.

116 - Colher em madeira exótica e prata Russa com esmaltes

Prata Russa com contratastes de cabeça kokoshnik voltada à direita (1908-1926). Decoração abstracta com esmalte cloisonné policromo, aplicado em colher de madeira exótica. Sinais de uso. Peso total aprox.:27,3grs. Dim.: 19cm.

BASE: 500 €

117- Coador de chá em prata Russa atribuído a SALTYCOV

Prata dourada Russa com contraste ‘84’ de 875 milésimas e esmaltes policromos “cloisonné” e “plique-à-jour” no estilo de Saltykov, do século

XX. Peso aprox.: 81.3grs. Dim.:17cm

BASE:700€

118- Coador de chá em prata Russa atribuido a SALTYCOV

Prata dourada Russa com contraste ‘84´de 875 milésimas e esmaltes policromos “cloisonné” e “plique-à-jour” no estilo de Saltykov, do século

XX. Peso aprox.:79.7grs. Dim.:17cm

BASE:700€

119 - Coador de chá em prata Russa atribuido a SALTYCOV

Prata dourada Russa com contraste ‘84´de 875 milésimas e esmaltes policromos “cloisonné” e “plique-à-jour” no estilo de Saltykov, do século XX.

Peso aprox.:79,2grs.Dim.:17cm

(18)

120- Kovsh em prata Russa dourada com esmaltes de Moscovo, atribuído a SALTYKOV

Prata dourada Russa com contraste Moscovo (1908-1926) ‘84’de 875 milésimas e esmaltes polícromos “cloisonné” e “plique-à-jour” no estilo de Saltykov. Peso aprox.: 76.5grs. Dim.:11cm

BASE:2000€

121- Taça de 3 pés em prata Russa com esmaltes

Prata Russa contratastes de Moscovo (1908-1926), ourives não identificado ‘ПС’, de formato

cilíndrico, decoração vegetalista com cloisonné polícromo, 3 pés esféricos. Peso aprox.: 190.9grs. Dim.: 9cm

BASE:1500€

122 - Cigarreira em prata com esmaltes

Cigarreira em prata húngara com contraste ‘Diana 2’ datável de 1866-1937. Decoração geométrica com esmaltes polícromos. Peso aprox.: 111,3grs. Dim.: 8,5cm.

BASE:250€

123 - Estojo Cigarreira multiusos em prata Russa, ouro e diamantes

Prata e ouro, contraste St. Petersburgo (1882-1899), ourives Mikail Iakovlevich Isakov, decoração canelada, aplicação de Roubles-Czar Nicolau II e Brasão Armas Imperial cravejado com diamantes talhe 8/8 aprox. 0.12ct. Peso total aprox.: 231,5grs. Dim.:9cm

(19)

126 - KARL FABERGÉ - Caixa em prata guilhochada, esmaltada, comemorativa 15 anos

Prata Russa, contrastes de São Petersburgo (1899-1908), marcas de ourives ‘A*H’e Fabergé. Redonda, esmalte azul translúcido, transparecendo decoração de gravados, Letras ‘XV’ cravejadas com diamantes talhe rosa 0,1ct. Peso aprox.:117.6grs. Dim.:6.3cm

O joalheiro Agosto Hollming usou a marca ‘A*H’ de 1880-1913 e o seu filho, Väinö Holmming manteve-a activa de 1913-1917, e ambos trabalham para a Casa Ferbergé.

BASE: 5000 € 124 - Caixa Russa

comemorativa de 25 de anos em lapiz lazuli, ouro e esmaltes.

Tabatière em lápis-lazúli russo com monture em ouro de 18kt com dobradiças, fecho e centro esmaltado, comemorativo com monograma ‘MT Б’ e data 1874-1899. Rubi sint. cravejado no fecho. Fecho e dobradiças de época posterior. Dim.: 8.3x5.6cm

BASE: 1500 €

127 - Caixa em prata Russa, Tricentenário Casa Romanov

Prata Russa contraste São Petersburgo (1908-1926) ourives БA (1904-1917), monograma FAEII, esmalte violeta translúcido, data (1613-1913), Brasão Armas Imperial Russo, cravejado a diamantes talhe rosa aprox.0.35ct e rubi. Peso aprox.:163grs. Dim:4x10.8cm

BASE:5000€ 125 - GABRIEL NYKKANEN- Cigarreira em ouro

Ouro 14kt contraste São Petersburgo (1908) ourives Gabriel Nykänen, trabalhou para Fabergé. Decoração relevada com armas imperiais Russas, cravejada com diamante talhe antigo aprox. 0,05ct e safira talhe oval aprox.0,86ct. Peso aprox.:85,7grs. Dim.:9cm

A Fabergé empregou muitas oficinas como subsidiárias e fornecedores e na maioria eram mestres finlandeses, Gabriel Nykänen - marca workmaster ‘GN’ (1889-1917) foi um deles. Fez a sua carreira na Casa de Fabergé em St. Petersburg até a revolução, tal como o seu tio, Matts Nykänen. Mudou com a família para Odessa em 1903, mas voltou para a Finlândia em 1905.

BASE:6000€

Hjalmar Armfelt foi um joalheiro que trabalhou para a casa Farbergé. Provavel encomenda comemoratíva para membro da Casa Romanov. Foi a segunda e última Dinastia Imperial que governou a Moscóvia e o Império Russo por oito gerações entre 1613 e 1762. Entre 1762 e 1917, a Rússia foi governada por uma ramificação da Casa de Oldenburgo, que manteve o sobrenome Romanov até aos dias de hoje. Etiqueta manuscrita no interior atribuido monograma a Feodor Alexandrovich (1898-1968).

(20)

128 - KARL FABERGÉ - Alfinete em ouro com diamantes e esmeraldas

Ouro Russo 14kt, fabrico Casa Fabergé 56 ‘KБ’, contraste São Petersburgo (1908-1917), corpo central encimado por laço com pêndulos cravejado a diamantes talhe antigo rosa, aprox.:6.5ct e esmeraldas de vários talhes, aprox.9.6ct. Peso aprox.:34grs.Dim:9cm

BASE:45000€

Gustav Fabergé criou um número limitado de joias em prata e ouro, para além dos tão conhecidos ovos da Páscoa criados entre 1885 e 1917 para a família real Russa, como os Czares Alexandre III e Nicholas II produzindo peças comemorativas e presentes para as esposas e princesas. Este alfinete com laça sobre centro com diamantes e esmeraldas pendentes de Belle Epoque é similar a outros produzidos

(21)

129- Par de brincos em ouro branco com esmeraldas e diamantes

Ouro 19,2kt contraste veado (pós 1985) com pendulo cravejado com brilhantes aprox. 0,35ct, esmeraldas talhe retangular e pêro, aprox. 2,15ct. Peso aprox.: 6,8grs. Dim.:2,8cm.

BASE:1000€

132- Anel solitário em ouro com diamantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com diamantes talhe 8/8 e brilhantes, sendo que o do centro tem aprox 1.53ct, VVS, cor N/O, totalizando aprox. 2.3ct. Peso aprox.: 9,3grs. Med.: 17.

BASE:6000€

130- Anel em ouro branco com esmeralda e brilhantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 0.17ct e esmeralda talhe rectangular aprox. 8ct. Peso aprox.: 7,8grs. Med.: 16.

BASE: 1700 €

133- Anel com três diamantes ao centro

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com diamantes talhe 8/8 e brilhantes, sendo que o do centro tem 1.1ct e dois com 0.6ct totalizando aprox. 4ct. Peso aprox.: 9,3grs. Med.: 15.

BASE: 5500 €

131- Brincos solitários com diamantes

Ouro branco de 19,2Kt contrastado ao abrigo da DL n.º 98/2015 de 18/08, com mola de rosca, e brilhantes talhe redondo; pureza SI; cor I e K; 0,76Ct. Peso aprox.:2,43grs. Dim.:5,55mm.

BASE:250€

134- Escrava rigida em ouro com diamantes

Ouro branco 19,2kt, contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 0,8ct. na parte superior. Peso aprox.: 20,9grs. Dim. Int.: 5,9cm.

BASE:1800€

135 - Colar ouro branco com safiras e brilhantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) com pêndulo, cravejado com brilhantes aprox. 7,8ct e safiras talhe oval e pêro aprox. 8,9ct, com malha lisa. Peso aprox.:56,8grs. Dim.:43,2cm.

BASE:11200€

136 - Anel Chuveiro em ouro com safira e brilhantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejado com brilhantes aprox. 1,2ct e safira talhe oval aprox. 2,8ct, com aro triplo. Peso aprox.:7,5grs. Med.: 17.

BASE: 3850 €

137 - Bricos em ouro branco com safiras e brilhantes

Ouro branco 19,2kt contraste veado (pós 1985) cravejados com brilhantes aprox. 4,35ct, safiras talhe oval e pêro aprox. 7,35ct, com mola de escape. Peso aprox.:22,6grs. Dim.: 4,6cm

Referências

Documentos relacionados

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

Podemos não gostar de alguém ou do que essa pessoa diz, mas isso não significa que seus dados ou argumentos não sejam verdadeiros, assim como certas informações que venham a

Desse modo, a escola e a mídia são significadas como um lugar de consolidação de imagens sobre a língua, através do ensino de língua portuguesa, estabilizando-as a

O impacto das medidas de reforço dos fundos próprios que o BCP levou a cabo (das quais se destacam o aumento do capital social do Banco em 931 milhões de euros no final de Março

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Das modalidades de educação ambiental desenvolvidas, as escolas com ensino integral abrangem uma disciplina específica sobre o tema e apresentaram melhores resultados que as

REQUISITOS ALENQUER TORRES VEDRAS ALENQUER LOURINHÃ TORRES VEDRAS LOURINHÃ TORRES VEDRAS LOCALIDADE N.º OFERTA OFERTAS DE EMPREGO.. Unidade Emissora: Data de Emissão N.º

Sylvia L. F. Reis 1 , Arlene M. S. Freitas 2 * , Geraldo D. de Paula 3  Marcílio S. R.  Freitas 4