• Nenhum resultado encontrado

MBA EM COMUNICAÇÃO ELEITORAL E MARKETING POLÍTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA EM COMUNICAÇÃO ELEITORAL E MARKETING POLÍTICO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVESITÁRIO SÃO CAMILO www.posead.saocamilo.br 4005-1599 (todas as regiões)

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MBA EM COMUNICAÇÃO ELEITORAL E MARKETING POLÍTICO

Área: Ciências Sociais

Modalidade: EAD (a distância) Apresentação do curso:

O processo político deste novo século consolida a estreita relação entre a informação e o poder, o que exige profissionais mais preparados para o exercício da profissão no cenário político, conscientes de sua responsabilidade social. O curso de Pós-Graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político têm a intenção de discutir aspectos da relação entre marketing, comunicação, política e mídia, considerando que o planejamento estratégico de marketing e o conhecimento dos meios de comunicação são agentes fundamentais na avaliação de decisões das políticas públicas e no processo de competição dos agentes políticos pelo poder.

Objetivos:

✓ Fornecer aos profissionais que atuam, ou pretendem atuar na área, uma visão ampla e atual do processo de gestão estratégica da comunicação, para torná-los mais qualificados na criação e implantação de processos de planejamento, desenvolvimento e monitoramento das ações relacionadas ao marketing político.

✓ Desenvolver habilidades que auxiliem os profissionais que vão se especializar em comunicação e marketing político na elaboração e na aplicação de diferentes estratégias hoje exigidas em toda organização, visando construir um forte diferencial competitivo. ✓ Domínio de ferramentas teóricas necessárias à compreensão dos mecanismos de

competição política com recurso e técnicas de marketing e de comunicação;

✓ Domínio de instrumentos metodológicos com vistas à aplicação dessas ferramentas nas situações em que se concretiza a ação política decorrente dos agentes envolvidos no processo.

Público-alvo:

Graduados da área de administração e comunicação social; jornalistas; publicitários; graduados em ciências sociais (Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas); assessores de comunicação, políticos e candidatos; analistas de pesquisas quantitativas e qualitativas; técnicos de nível superior com atuação ou interesse nas áreas de mídia, processos eleitorais e campanhas políticas.

(2)

CENTRO UNIVESITÁRIO SÃO CAMILO www.posead.saocamilo.br 4005-1599 (todas as regiões) Organização curricular:

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

MARKETING ESTRATÉGICO 40 h

PROPAGANDA E EXPRESSÃO MULTIMÍDIA 40 h

HISTÓRIA DA PROPAGANDA POLÍTICA 40 h

COMUNICAÇÃO E DISCURSO POLÍTICO 40 h

SISTEMAS PARTIDÁRIOS, PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES 40 h

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CAMPANHA ELEITORAL 40 h

LEGISLAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA E ÉTICA ELEITORAL 20 h

MARKETING PESSOAL, IMAGEM PÚBLICA E GESTÃO DE CARREIRA 20 h

CAMPANHA ELEITORAL E MÍDIAS ALTERNATIVAS 20 h

MEDIA TRAINING 20 h

FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, INQUÉRITO E SONDAGENS 20 h

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PARA POLÍTICOS E CANDIDATOS 20 h

DIDÁTICA DA PESQUISA 60 h

TOTAL DAS DISCIPLINAS 420 h

Ementas:

MARKETING ESTRATÉGICO

EMENTA: Evolução dos conceitos de marketing, da produção ao conceito de valor. Análise do

ambiente organizacional interno, do composto de marketing ao desempenho das diversas variáveis. Análise do ambiente externo; modelos e ferramentas para análise; identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; identificação de possibilidades estratégicas. Visão sistêmica do planejamento e das estratégias organizacionais. Aplicações de marketing para diversos segmentos

PROPAGANDA E EXPRESSÃO MULTIMÍDIA

EMENTA: Estudo da relação entre expressão e representação na produção midiática

contemporânea; imagem e informação através da estimulação da percepção visual; A imagem estática e a imagem em movimento; Escolas artísticas e influência na produção visual contemporânea; Teoria da percepção e capacidade perceptiva; As tendências da propaganda moderna e da comunicação de marketing como processo de apropriação das tendências artísticas e sociais.

(3)

CENTRO UNIVESITÁRIO SÃO CAMILO www.posead.saocamilo.br 4005-1599 (todas as regiões) HISTÓRIA DA PROPAGANDA POLÍTICA

EMENTA: A herança alemã e italiana na comunicação política do pós-guerra. O DIP e a construção

de um modelo de relação do governo com a sociedade. Legalização dos partidos políticos no fim do Estado Novo. A imagem pública dos partidos e as campanhas presidenciais: do ‘slogan’ à construção das marcas. O “Tostão contra o Milhão” e a vassoura. Jânio e o marketing político. A ditadura militar e o bipartidarismo. Censura e a Lei Falcão. MDB, “Diretas Já” e a redemocratização. Fim do bipartidarismo, a dança das siglas. Marcas fortes, marcas fracas e as siglas de aluguel.

COMUNICAÇÃO E DISCURSO POLÍTICO

EMENTA: Comunicação política e suas características; Linguagem corporal, discursos e

comunicação; Características dos discursos e da comunicação; Psicodrama, ética e prática discursiva

SISTEMAS PARTIDÁRIOS, PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES

EMENTA: Analise comparativa de sistemas partidários e da evolução histórica dos partidos

políticos no Brasil. Interação dos sistemas partidário e eleitoral. Comparação dos sistemas eleitorais majoritários, proporcionais e ‘mistos’. Manipulação do sistema eleitoral brasileiro para fins políticos. Evolução do sistema eleitoral no Brasil. Globalização, crise do estado-nação e novas formas de poder.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CAMPANHA ELEITORAL

EMENTA: Das estratégias militares às estratégias competitivas de Marketing. Evolução dos

sistemas de planejamento e gestão estratégica. Planejamento estratégico em marketing político, eleitoral e governamental. A formulação de estratégias competitivas em marketing político: Missão, visão e valores do candidato. Apoio das pesquisas eleitorais e de opinião. Segmentação, posicionamento, auditoria de imagem. Planejamento estratégico da comunicação integrada em campanhas eleitorais

LEGISLAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA E ÉTICA ELEITORAL

EMENTA: Análise crítica da regra jurídica para o processo eleitoral brasileiro. Discussão dos

procedimentos legislativos de aprovação das regras e os mecanismos políticos que presidem a lógica de suas iniciativas. Análise e entendimento dos procedimentos para registro e lançamento de uma candidatura. Reflexão crítica de natureza ética sobre as estratégias de marketing eleitoral e de natureza psicológica sobre as decisões do eleitor. Eleições majoritárias e eleições proporcionais. O jornalismo político. A cobertura política pelos meios de comunicação. A imprensa brasileira e o perfil dos principais veículos. Como se cria a pauta, as pressões e lobbies para o que deve ser destaque. O agendamento da notícia. Assessoria de imprensa, teoria, método e planejamento. Assessoria de Imprensa em órgãos públicos. Assessoria política e partidária. Técnicas e ferramentas de assessoria de imprensa em marketing político: do briefing ao release e outros formatos para divulgação.

(4)

CENTRO UNIVESITÁRIO SÃO CAMILO www.posead.saocamilo.br 4005-1599 (todas as regiões)

MARKETING PESSOAL, IMAGEM PÚBLICA E GESTÃO DE CARREIRA

EMENTA: A Influência do Marketing na vida pessoal. Marketing pessoal: o candidato como produto.

Identificação das limitações, qualidades e potencialidades. Apresentando-se e comunicando-se corretamente em situações críticas. Hábitos que levam ao sucesso. Montagem de um plano de Marketing procurando atender aos objetivos pessoais do candidato. Análise das características da mídia tradicional. A evolução do marketing em redes sociais. Fundamentos de relacionamento social no marketing. Redes sociais e a comercialização de produtos. E-commerce, publicidade online e acesso a redes privadas. Fundamentos de privacidade e a comercialização de dados pessoais. Inserção da propaganda política nas mídias tradicionais. Marketing político e mídias alternativas. Marketing Político nas Redes Sociais.

CAMPANHA ELEITORAL E MÍDIAS ALTERNATIVAS

EMENTA: Padrões de atuação e ética para o comportamento dos políticos e candidatos. O que é

crise de imagem e seu potencial de destruição. Tipos de crises e como se desencadeiam. Gerenciamento de emergência. Os limites da transparência e os boatos. O que os Jornalistas esperam dos candidatos e políticos. Comportamento dos candidatos frente à situação de emergência. Crises, formas de administração e o contato com a imprensa. Análise de Risco. A função dos porta-vozes. Planejamento de Contingência para os políticos e candidatos. Comportamento coletivo: tipologia. Multidão e massa. Conceituação do público e opinião pública.

MEDIA TRAINING

EMENTA: Media Training e os Políticos. Relacionamento Profissional, Importância do Media

Training Porta-Vozes Eficientes. O Poder da Entrevista, Entrevistas Certas e Atendimento à Imprensa

FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, INQUÉRITO E SONDAGENS

EMENTA: Classificação de públicos para Relações Públicas. Natureza, formação e conteúdo da

opinião pública. Pesquisa de opinião pública. Coordenação e planejamento. Pesquisa institucional e outras pesquisas empregadas. Prática de Pesquisa de Opinião Pública. Avaliação de pesquisa de Opinião Pública.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PARA POLÍTICOS E CANDIDATOS

EMENTA: Características do jornalismo político no Brasil, O perfil dos principais veículos de

comunicação no Brasil. A cobertura política, Assessoria de imprensa ou lobby? Assessoria de imprensa governamental e eleitoral. Técnicas e ferramentas de assessoria de imprensa em marketing político, técnicas de divulgação: das tradicionais aos novos modelos de difusão e Peculiaridades do relacionamento com a imprensa em situações de crise

DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

EMENTA: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos.

O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de

(5)

CENTRO UNIVESITÁRIO SÃO CAMILO www.posead.saocamilo.br 4005-1599 (todas as regiões) Metodologia e avaliação:

A construção da aprendizagem se dá por meio da nossa plataforma do aluno, onde o aluno encontrará todo o apoio acadêmico:

✓ Fórum; ✓ Vídeo-chat; ✓ Chat; ✓ Sala de aula/Cronograma; ✓ Notas e faltas; ✓ Material de estudos; ✓ Financeiro; ✓ Ocorrências; ✓ Publicações do estudante; ✓ Correio Eletrônico; ✓ Secretaria Virtual; ✓ Avaliação final.

Avaliação final: No final do curso o aluno realizará uma Avaliação contendo 30 questões objetivas por meio do Portal do Aluno. Essa avaliação aborda de maneira resumida, todo o conteúdo aplicado ao longo do curso, e possui como principal objetivo certificar a evolução do aluno. A prova pode ser realizada em qualquer lugar, havendo controle através de reconhecimento facial do aluno durante sua realização.

A data será informada por meio do cronograma disponível no portal do aluno e para obter aprovação o discente deverá obter nota igual ou superior a 7,00 (sete).

Após a aprovação em todas as disciplinas e na Avaliação Final, o aluno poderá solicitar, também no Portal do Aluno, seu Certificado.

Corpo docente*:

DOCENTE TITULAÇÃO

Raul Fonseca Silva (Coordenação) Mestre

Moises Stefano Barel Mestre

Clóvis Furlanetto Mestre

Cristina Fonseca Silva Rennó Doutor

(6)

CENTRO UNIVESITÁRIO SÃO CAMILO www.posead.saocamilo.br 4005-1599 (todas as regiões) Certificação:

✓ Credenciado pelo Decreto de 24 de novembro de 1997, publicado no Diário Oficial da União de 25 de novembro de 1997; recredenciado pela Portaria nº. 505, de junho de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 05 de junho de 2015.

✓ Credenciado para oferecimento de cursos na modalidade à distância pela Portaria nº 1.109 de 27 de novembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 30 de novembro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

ESTRUTURA DO CURSO MARKETING ESTRATÉGICO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PROJETOS

▫ O marketing interno é todo um processo realizado na empresa que vai desde a seleção, motivação, treino e formação; que são as condições necessárias ao desenvolvimento

Escola Amigos Desenvolvimento Valores: Respeito Liberdade Harmonia Aprendizagem Motivação Auto Estima Liderança Oportunidade.. Colaboração

No 4T13 os custos e despesas (efeito caixa ou “Cash-cost”) consolidados da companhia foram elevados em 39,1%, o que totaliza um aumento de R$ 16,9 milhões, sendo R$ 7,8

Existem vários canais de comunicação do marketing digital para que seja possível as empresas promoverem os seus produtos/serviços, nomeadamente: as redes sociais (como já mencionadas

Como se pode verificar através deste enquadramento, o projeto que desenvolvi, a avaliação da satisfação dos clientes, a promoção das soluções, serviços e valores do grupo, e o

A empresa deve assegurar-se de que as informações disponíveis em seus pontos de venda, sobre os seus produtos e serviços, sejam corretas, claras e o mais completas possível..

Formar profissionais aptos a é formar profissionais com visão generalista, capacidade para enfrentar os desafios da sociedade, do mercado de trabalho e das condições