• Nenhum resultado encontrado

Itaúna, 26 de maio de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Itaúna, 26 de maio de"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

VLI promove simulado de abalroamento na linha férrea

VLI promove simulado de abalroamento na linha férrea

VLI promove simulado de abalroamento na linha férrea

VLI promove simulado de abalroamento na linha férrea

VLI promove simulado de abalroamento na linha férrea

7

Itaúna, 26 de maio de 2017

Rede de Notícias do Sindjori

Rede de Notícias do Sindjori

Rede de Notícias do Sindjori

Rede de Notícias do Sindjori

Rede de Notícias do Sindjori

A VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), promoveu na terça-feira (23) em Itaúna, às 15 horas, em parceria com a Prefeitura e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), um simulado de abalroamento – colisão entre um trem e um veículo, na passagem de nível da avenida Jove Soares com rua Dona Cota - Centro.

Participaram também da ação a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o SAMU. este simulou o atendimento a um casal de atores que estaria no

carro, um Fiat Prêmio. Centenas de pessoas acompanharam a ação. Pedestres viram de perto o trabalho do resgate, motoristas foram abordados por atiradores de Tiro de Guerra – TG 04-009, em uma blitz educativa, e receberam material contendo dicas e orientações, conforme as instruções do Código de Trânsito Brasileiro.

Ação educativa

A ação é educativa e faz referência ao Maio Amarelo, movimento que busca chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O simulado tem como objetivo

orientar motoristas e pedestres sobre como realizar uma travessia segura na linha férrea e evitar acidentes.

Durante a ação, equipes da

VLI e dos órgãos envolvidos reforçaram a importância de se adotar uma conduta responsável no trânsito. Um dos pontos levantados na encenação, por exemplo, é o de que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas da companhia são treinados para acionarem buzinas e os faróis das locomotivas ao trafega-rem em trechos urbanos.

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor a linha férrea comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu dois criminosos acusados de chefiar organizações de tráfico de drogas em Betim, na Grande BH. No último dia 17 foi localizado Leonardo Gomes de Souza, de 28 anos, suspeito de chefiar grupo que atuava nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Sítio Poções. Leozinho, como era conhecido, atuava no crime há mais de 15 anos. Outra ação de inteligência levou à prisão de Deivid Henrique Carneiro da Silva, de 21, suspeito de ser o gerente do tráfico no bairro Cruzeiro do Sul e adjacências.

Três mandados de prisão também foram cumpridos no último dia 18 contra Roni Peterson de Paula Oliveira, conhecido como ABC, que chegou a apresentar nome falso, do irmão, ao ser detido. Leozinho é oriundo de uma família de pessoas envolvidas com o tráfico e foi o último dentre os familiares a ser preso. Ele também é suspeito de tentar matar PMs empenhados em prender o irmão, Ednaldo Gomes de Souza, que também se encontra encarcerado. “Trata-se de operação cirúrgica tendo como resultado a prisão do

PPPPPolícia Civil desarticula organizações criminosas em Betim

olícia Civil desarticula organizações criminosas em Betim

olícia Civil desarticula organizações criminosas em Betim

olícia Civil desarticula organizações criminosas em Betim

olícia Civil desarticula organizações criminosas em Betim

chefe da organização criminosa atuante na região, resultando em forte impacto no tráfico de drogas e uma consequente diminuição do comércio de entorpecentes”, afirma o delegado que coordenou as investigações, Ernest Renan Gutierrez Rocha.

Também em uma ação de inteligência policial, as investigações da Polícia Civil levaram à prisão de Deivid Henrique Carneiro da Silva, 21 anos, em 10 de abril. Ele é suspeito de ser o gerente na organização criminosa no bairro Cruzeiro do Sul e adjacências.

Os investigadores monitoraram o local que, segundo as investigações, seria ponto de armazenamento e dolagem das drogas para posterior repasse ao varejo. As investigações apontaram as datas quando a mercadoria chegaria ao local, o que propiciou a prisão em flagrante do suspeito.

A Polícia Civil ainda procura Flávio Anderson Carvalho Silva, apontado como chefe da organização criminosa em que Deivid atuava. Flávio encontra-se foragido com mandado de prisão preventiva decretado por tráfico de drogas e tentativa de homicídio.

Do Dia e do Futuro da Indústria Mineira

*Stefan Salej Que indústria? A que nos últimos 15 anos, dominada pela liderança de um grupo empresarial só, perdeu 30 (dado da própria entidade da indústria, mas, na realidade, foi muito mais) em faturamento, e em empregos. Minguou. E perdeu o controle e o comando para fora do Estado e do país. Perdeu competitividade e o que sobrou foi sustentado pelos incentivos fiscais para grandes empresas, vindo de fora, ou pela teimosia e falta de opção de milhares de pequenos e médios empresários de origem mineira que persistem, apesar de tudo. É o caso da briga pelo controle e destruição da Usiminas, além da instalação da fábrica mais moderna da Fiat em Pernambuco, como o do endividamento brutal da CEMIG (para pagar os dividendos aos sócios privados e ao estado falido), além do desastre ecológico da SAMARCO (uma das centenas, em área tão sensível para a economia do Estado), que só reforçam a tese da crise que existe na indústria mineira. Não no final, pode ser dizer que os campeões na área de engenharia, como AG, foram também campeões da Lava Jato, filhote do Mensalão, começado por agentes publicitários mineiros.

Pode-se a tudo isso juntar a falta mão de obra qualificada no estado para a indústria do século 21, ao mesmo tempo que se excedem projetos megalomaníacos na área de pseudo-tecnologia e testes, que beneficiam os que detêm o poder nas entidades e não a maioria empresarial que está entregue ao seu próprio destino. E também não se pode esquecer uma massa trabalhadora abandonada no desemprego e desespero pelas circunstancias, que não têm oportunidade de requalificação, enquanto a indústria se gaba através de projetos de marketing de sua contribuição social.

Em resumo, a situação em que se encontra indústria mineira hoje é dramática e a história, como o cumprimento das leis, vai fazer seu julgamento, pela falta de projeto de desenvolvimento em troca de benesses empresariais e pessoais, em estreita colaboração com políticos hoje na berlinda judiciaria. Agora, não é da condenação dos atores desta façanha, conhecidos por todos, que se vai construir uma nova indústria de Minas. Esse é papel da justiça. Mas, o que se precisa urgentemente é, de além de um diagnóstico nos moldes que foram feitos por Fernando Reis e, posteriormente, por Carlos Alberto Teixeira no BDMG, ou por Clelio Campolina, na UFMG, que a nova geração de empresários industriais assuma a estratégia de desenvolvimento industrial de Minas.

Não há a mínima possibilidade de desenvolvimento do Estado sem essa mudança de paradigma de liderança e de visão realista. Sem indústria competitiva, baseada em valores éticos, começando pelas lideranças (e vamos lembrar das lições do dr. Nansen Araújo, José Alencar, José da Costa, entre outros) mas com sua atualização tecnológica e inserção internacional, reforçando o capitalismo mineiro e o empresário local, não há nenhum futuro. Deixar como está e continuar com o modelo que empurrou a indústria mineira nos últimos 15 anos para o desastre que estamos presenciando é conscientemente insistir para que alguns maiorais, usando o espaço de liderança, se beneficiem, em prejuízo de milhares de empresas corretas, batalhadoras e que querem crescer junto com a sociedade. O to be or not to be. Hamlet, no reino podre da Dinamarca.

STEFAN SALEJ - Empresário - Ex Presidente do SEBRAE

(3)
(4)
(5)
(6)

Itaúna, 26 de maio de 2017

As Máximas da Câmara

As Máximas da Câmara

As Máximas da Câmara

As Máximas da Câmara

As Máximas da Câmara

VVVVVereadores aprovam por unanimidade projeto que

ereadores aprovam por unanimidade projeto que

ereadores aprovam por unanimidade projeto que

ereadores aprovam por unanimidade projeto que

ereadores aprovam por unanimidade projeto que

regulamenta programa de transporte de deficientes

regulamenta programa de transporte de deficientes

regulamenta programa de transporte de deficientes

regulamenta programa de transporte de deficientes

regulamenta programa de transporte de deficientes

Alunos da APAE e familiares compareceram em peso para assistir a votação do projeto

“Pode ser criada uma referência urbanística para a cidade”

Do vereador Alexandre Campos, sobre seu projeto de endereços ecológicos para os novos loteamentos, que foi aprovado

“É um projeto simples, sem grande impactos, mas pode fazer um impacto significante”

Do vereador Marcinho Hakuna, sobre o projeto do Alexandre

‘Este projeto não representa um ganho para o meio ambiente, mas representa um ganho para o cidadão”

Do vereador Alexandre Campos, sobre seu projeto de os ônibus do transporte coletivo serem obrigados a ter os canos de descarga direcionados para o alto, também aprovado na reunião

“É com orgulho e alegria que voto este projeto, é uma causa nobre”

Do vereador Toinzinho elogiando os vereadores Gleisinho e Anselmo e lembrando que o Programa Porta a Porta (transporte para deficientes) teve total apoio seu e da administração osmandista

“Conheço a causa e sei como estas pessoas sofrem”

Do vereador Anselmo, idealizador do Porta a Porta, falando que aos 19 anos ficou deficiente físico e conhece bem os problemas e desafios enfrentados

“Nós sabemos dar valor às poucas oportunidades que temos”

Do mesmo, sobre sua dedicação como vereador à causa do deficiente físico

“Quando se constrói algo conjunto com os 17 vereadores, a gente sabe que se busca o objetivo coletivo”

Do vereador Joel, sobre as emendas e apoio ao antigo Programa Porta a Porta, agora denominado Programa Conduz pela atual administração

“Queria que esta votação entrasse para os anais da Câmara”

Do vereador Gleisinho sobre a aprovação de seu projeto

“Obrigado, senhor Prefeito, digo senhor Presidente”

Do vereador para o presidente da Câmara Marcinho Hakuna, Joel encerrando sua fala

“No futuro, quem sabe?!

Do vereador Giordane, para o vereador Joel

“Este bandidos do colarinho branco vêm roubando o dinheiro do povo”

Do vereador Lequinho, questionando o atendimento na saúde

“O Prefeito Neider devia começar a olhar pra frente e parar de olhar para trás”

Do vereador Toinzinho, questionando fala do Neider quando da inauguração da creche do Bairro Itaunense, lembrando que quando de sua posse em janeiro, a creche já estava praticamente pronta e com os equipamentos já adquiridos

“Ele tem de parar de iludir a comunidade”

Do vereador Toinzinho, salientando novamente que Neider coloca as obras da administração passada como se fossem de sua administração

“Vamos fazer e dar o mérito a quem iniciou a obra também”

Da vereadora Gláucia

‘Tem de parar de falar o caminhão está quebrado. Quando ele assumiu, Itaúna estava andando”

Da mesma

“As coisas acontecem e precisam ser fiscalizadas, mas tem todo um caminho a seguir”

Do vereador Marcinho Hakuna, sobre a denúncia de Lequinho e Otacília à Promotoria do uso de maquinário público para serviço particular a parente do Prefeito Neider

“Vocês já ganham tanto a ainda precisam colocar filho e parente na Prefeitura?

Do cidadão Marcelo José de Oliveira, usando a Tribuna Livre e denunciando o corte do pé de manga para parente do Neider e o nepotismo na Prefeitura

“Vereador não é pra ficar arrumando emprego pra parente”

Do cidadão Marco Antônio de Oliveira, o conhecido Regaço, na Participação Popular

“Vocês fiquem espertos para fazer o serviço bacana, pois o povo tá de olho”

Do mesmo, para os vereadores

Com galeria cheia, duas emendas propostas pelos vereadores e muitos pronuncia-mentos dos vereadores, foi aprovado por unanimidade o projeto do Executivo que regulamenta o transporte para deficientes físicos. Este projeto foi idealizado pelo vereador Anselmo, em seu primeiro mandato, em 2005, e era denominado Porta a Porta.

Como não fora regulamentado e não estava funcionando a contento, no ano passado, o vereador Gleisinho

procurou o Promotor Enéas, que acatou suas sugestões. O serviço melhorou, mas gerava insegurança pois não era regulamentado e somente três vans estavam disponibilizadas. Em contato com a atual administração, Gleisinho criou um novo projeto, prevendo a ampliação do Porta a Porta e intercedendo por sua regulamentação. Como este projeto não cabe ao Legislativo, foi levado para ser proposto pelo Executivo, com o vereador Anselmo também participando

de sua elaboração.A apreciação pelo plenário da Câmara aconteceu na terça-feira.

Programa Conduz

O nome do Programa Porta a Porta passou a ser Programa Conduz e estende o benefício também a deficientes da zona rural, uma reivindicação dos vereadores Silvano e Márcia Cristina. O vereador Toinzinho lembrou que o projeto estava somente regulamentando o que já existe e que o vereador Gleisinho foi uma das primeiras visitas que recebeu em seu

gabinete de Vice-Prefeito, quando apoiou totalmente suas sugestões.

As emendas

Com uma paralisação de mais de meia hora para apreciação pelas comissões das duas emendas apresentadas, estas deixaram para ser votadas após os outros projetos, para não atrasar a reunião.

Quando apresentadas, foram aprovadas por unanimidade as emendas do vereador Anselmo - que estende o horário para agendamento das viagens no período da tarde das 14 para as 16 horas e a emenda dos vereadores Anselmo, Silvano, Márcia Cristina, Gleisinho e Giordane, que estende o atendimento a portadores de deficiência da zona rural, sem a condição prevista no projeto do Executivo.

Cinco vans

adaptadas

Com a aprovação, a partir da sanção pelo prefeito Neider Moreira, a concessionária terá prazo para fazer as adequações necessárias à adaptação de pelo menos cinco veículos para atendimento às normas estabelecidas, que deverão atender aos beneficiários das 05h30 às 23h30.

Os irmãos Marco Antônio “Regaço” e Marcelo José de Oliveira usaram os expedientes da Tribuna Livre e da Participação Popular para cobrar ação dos vereadores quanto à poda de um pé de manga realizada pelo SAAE e Prefeitura na residência de uma tia do prefeito Neider, à Rua Padre Antônio, na última sexta (19), e de nepotismo na Prefeitura.

Esta denúncia foi veiculada

Adilson é homenageado com V

Adilson é homenageado com V

Adilson é homenageado com V

Adilson é homenageado com V

Adilson é homenageado com Voto de Congratulações

oto de Congratulações

oto de Congratulações

oto de Congratulações

oto de Congratulações

Gravações de Regaço repercutem na Câmara

Gravações de Regaço repercutem na Câmara

Gravações de Regaço repercutem na Câmara

Gravações de Regaço repercutem na Câmara

Gravações de Regaço repercutem na Câmara

nas redes sociais, com filmagem da ação. A repercussão foi grande na cidade e os vereadores Lequinho e Otacília Barbosa apresentaram pedido de investigação junto ao Ministério Público, o que pode levar a processo de improbidade administrativa contra Neider. Lequinho, inclusive, falou que vai solicitar uma CPI para apuração do caso Em seus pronunciamentos na Câmara, eles salientaram que os vereadores já ganham muito e não precisam ficar pedindo emprego na Prefeitura para parentes, nem ficar agendando consultas ou recebendo currí-culos. “Aqui não é agência de emprego”, salientou Marcelo.

Regaço, que teve de ir trocar de roupa pois havia ido de bermuda, o que não é permitido pelo Regimento Interno, falou que “lá em cima tá caindo a

Marco Antônio “Regaço”

turma toda, aqui também cai” e que “o povo tá de olho”.

Justificativa

O vereador e líder da base aliada Hudson Bernardes leu em plenário texto, atribuído ao Executivo, em que a Prefeitura afirma que a poda foi realizada para impedir a quebra de galhos sobre a calçada, trazendo riscos aos pedestres e que o único caminhão apto a realizar o serviço era o veículo pesado do SAAE. Os vereadores Antônio de Miranda Silva e Alexandre Campos (PMDB), solicitaram que a bióloga responsável pela autorização da poda vá à Câmara prestar esclarecimentos. Toinzinho ainda ressaltou que a Prefeitura só pode fazer podas em espaços públicos.

Novas denúncias

Em nova denúncia nas redes sociais, Regaço e seu irmão Marcelo, que foi demitido

do SAAE por Neider, postaram nas redes sociais denúncias contra alguns vereadores que teriam passado gente na frente para atendimento pelo SUS e que empregavam parentes na prefeitura, gravando, inclusive, um telefonema com o vereador Lacimar “Três”.

O vereador se defendeu dizendo que há vários anos atuava na área da saúde, “sem furar fila” e que não empregava nenhum parente na Prefeitura.

O vereador Lucinho de Santanense falou que seu filho é estagiário no SAAE, num convênio com a Universidade e que tem pareceres verbais de que isto não é nepotismo. Caso seja, vai pedir para seu filho sair. Também os vereadores Da Lua, Gleisinho e Hudson foram acusados de nepotismo, defendendo-se os mesmos das acusações.

O artista plástico, músico e fotógrafo Adilson Nogueira foi homenageado na reunião da Câmara de terça-feira com Voto de Congratulações de autoria do vereador Alexandre Campos, pelos serviços prestados à comunidade na área cultural, com foco em fotografias que destacam a beleza do município.

Na justificativa, o vereador destacou que Adilson trabalha com edição de texto e imagem, tendo se aventurado em Artes Plásticas, Gráfica e Música, tendo participado de várias bandas e musicais e, inclusive, se apresentado na inauguração do Espaço Cultural. Atualmente, em seu Portal Itaúna e em sua página no Facebook, tem postado fotos mostrando as belezas da cidade, tendo como diferencial o ângulo das mesmas, pois o objetivo é captar singularidades. Na foto, Adilson com Alexandre Campos

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento, o mecanismo de falha e a rigidez das ligações viga-coluna dos sistemas de armazenagem industrial do tipo porta- pallets por

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Energy Distribuidora e Transportadora de Derivados de Petróleo Ltda. São Paulo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Após a capitulação jurídica e validação por parte do Delegado de Polícia responsável pelo atendimento virtual, o sistema pode viabilizar a inserção de informações