• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE NEGÓCIO. Associação de Proteção aos Animais de Blumenau/SC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE NEGÓCIO. Associação de Proteção aos Animais de Blumenau/SC"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PLANO DE NEGÓCIO

Associação de Proteção aos Animais de Blumenau/SC

Ana Paula da Silva (aniinhablu@hotmail.com) Jennifer Medeiros (jenniferbnu@hotmail.com) Patrícia Reinert (pamplastic@terra.com.br)

Informações - Sócios

Foto dos Sócios

Informações do Sócio - Presidente

- Presidente: Evelin HuscherVoluntária da Aprablu desde 2008. Tendo assumido a presidência para a gestão 2009/2011-Tesoureira: Barbara LebrechtVoluntária

Fundadora. Tendo sido presidente nas gestões 2005/2007 e reeleita para

2007/2009. Assumiu a função de tesoureira na gestão 2009/2011A diretoria é composta de: Presidente; Vice Presidente; 1ª e 2ª Secretárias, 1ª e 2ª Tesoureiros.O

conhecimento adquirido vem de participação em seminários de bem estar animal, leituras especializadas, troca de experiências com outras

entidades, mas principalmente da vivênvia diária nos cuidados com os animais.

Informações do Sócio - Desenvolvimento e Pesquisa

A ideia de criação da ONG começou em 1999 com um grupo de pessoas preocupadas com o bem estar animal na cidade onde se organizaram para se associar a ACAPRA, entidade de proteção animal estadual, passando a denominar-se ACAPRA BLU. Mas tarde, desvincularam-se desta entidade passaram a denominar-se APRABLU - Associação de proteção animal de Blumenau, para maior liberdade de ação e captação de recursos. Fiiliou-se á WSPA (Entidade Mundial de Proteção Animal) posteriormente.

Informações do Sócio - Comercial

A ONG não possui nenhum voluntário que trabalhe nesta área especificamente. No entanto, a APRABLU vem ganhando um grande destaque na mídia pelo trabalho que realiza.

Informações do Sócio - Administrativo / Financeiro

A administração da ONG é realizada pela diretoria. Por não ter sede a APRABLU não possui despesas administrativas, apenas contabilidade, em torno de R$ 100,00 mensais.

Identificação da Empresa - Sumário Executivo

Criação da Empresa

Fundada em 1999 com o nome de ACAPRA-BLU - Associação Catarinense de Proteção aos Animais, filiada à ACAPRA de Florianópolis, foi

recentemente rebatizada de APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau, tornando-se assim independente e merecendo maior crédito entre

(2)

abandonados, a ONG não consegue assumir o grande número de pedidos que chegam diariamente, no entanto, eles procuram recolocar estes animais em novas famílias que respeitem suas

necessidades básicas, além de trabalhar na orientação da Posse Responsável de animais domésticos e esclarecer o maior número possível de pessoas, que se tornarão multiplicadores da causa.

Missão da Empresa

Promover o bem-estar e a proteção dos direitos dos animais

Idéia do Produto

A APRABLU é uma organização não governamental (ONG), formada por voluntários que dedicam parte de seu tempo a iniciativas e/ou atividades

que visam ao bem-estar e à proteção dos direitos dos animais, além de ajudar na busca de animais desaparecidos e na procura de um lar para os animais abandonados. É a única que faz trabalho de campo, na recolocação de animais através de lares provisórios.

Meta

A meta atual da APRABLU é recolocar os animais abandonados em novas famílias que respeitem suas necessidades básicas, além de orientar a "Posse Responsável" de animais domésticos e esclarecer o maior número possível de pessoas, que se tornarão multiplicadores da causa.Levando em consideração a não existência de abrigos para

animais abandonados na região de Blumenau, a principal meta a ser alcançada pela instituição é a criação de um abrigo para atender às necessidades do grande número de pedidos

diários que chegam à APRABLU de animais abandonados.

Qual é o hobby do empreendedor?

Ajudar nas atividades da ONG atuando como voluntária na busca de proporcionar bem-estar e proteção aos animais.

Uso de Hardware / Software / Serviços

Prestação de Serviços: . Contratação de voluntários para o serviço de telemarketing na busca de recursos financeiros para a manutenção da ONG;. Parceria com o principal jornal da região de Blumenau (JSC), com o objetivo de divulgar os animais encontrados nas ruas, a fim de adoção ou reencontro do antigo dono.

Inovação Tecnológica

A ONG já possui um site (www.aprablu.com.br) no qual podemos considerar que seja a sua maior ferramenta tanto na divulgação da organização como também no reencontro dos animais desaparecidos e na adoção dos animais abandonados.Com a criação do telemarketing na busca de recursos financeiros, será necessário a instalação de um CRM para que seja efetuado o cadastro das pessoas que estão contribuindo mensalmente.

Internet

A ONG já possui um site (www.aprablu.com.br) nele pode ser encontrado fotos e informações dos animais que estão disponíveis para adoção e os animais desaparecidos, além de informações sobre a organização e de como ajudar.

Quando aconteceu a motivação?

A motivação surgiu em 1999 com um grupo de pessoas que estavam preocupadas com o bem-estar animal na cidade , onde se organizaram para se associar a ACAPRA, logo após ACAPRA BLU e

(3)

mais tarde desvincularam-se desta entidade e passaram a denominar-se APRABLU, onde a mesma posteriormente filiou-se a WSPA (Entidade internacional de Proteção Animal)

Pesquisa de produtos correlatos

Existem outras ONG`s no município, porém a APRABLU é a única que faz trabalho de campo, na recolocação de animais atráves de lares provisórios. Além disso, a organização é filiada a WSPA, que traça as diretrizes do seu trabalho.

Quais as características que deverá ter Meu Produto?

Carência, companheirismo e fidelidade ao dono.

Pontos fortes e fracos

Pelo fato de ser uma organização com mais de 10 anos de atividades, já conquistou respeito na comunidade, em função de diversas atividades e conquistas nos direitos dos animais. A afiliação a entidade internacional confere profissionalismo. A ONG se mantém apenas de doações de simpatizantes e dos próprios voluntários, por isso os recursos tem sido insuficientes para cobrir todas as despesas.

Exportação do Produto

Não haverá.

ECO Empreendedor

A Aprablu trata-se de uma organização não-governamental (ONG) destinada a oferecer bem-estar e proteção dos direitos dos animais. Serve como intermediário na colocação dos animais abandonados em lares provisórios até que o mesmo seja adotado.

APL - Arranjos Produtivos Locais

Adoção de Animais

Estratégia

A maior dificuldade da ONG é não possuir uma sede na qual possa abrigar os animais que são encontrados abandonados diariamente na rua. A ONG deveria ir em busca de Empresas e Associados que estão dispostos a participar de projetos sociais com o objetivo de obter recursos financeiros (dinheiro, doação de um terreno para a construção da sede).

Slogan

Aprablu: Ajudamos quem não sabe pedir ajuda.

Responsabilidade Social

A Aprablu é uma ONG, que trabalha em prol dos animais e beneficia a sociedade no qual vivemos. Na questão da responsabilidade social ela atua apenas em sua área.

Prospecção de Clientes

Teste de conceito

A Aprablu vem realizando um ótimo trabalho com ajuda de voluntários, parceiros e algumas ajudas financeiras. O projeto é bom , mas é carente de mais apoio.

(4)

A adoção de animais pode se enquadrar perfeitamente para aquelas pessoas que desejam um animal de estimação e que possuem tempo e espaço. Por se tratar de um serviço gratuito, o custo é apenas da manutenção do animal de estimação.

Teste de mercado

É difícil mensurar quantas pessoas irão consumir. Na maioria das vezes, quem adota são pessoas que gostam de animais, tem vontade de cuidar e apoiar a causa. Como a adoção é feita pela internet, pode atingir vários locais, mas principalmete a região de Blumenau e o Vale do Itajaí. Por se tratar de uma ONG, as entidades não são concorrentes entre si, pois estão unidas pela mesma causa social.

Amplitude da Empresa

Identificar nicho de mercado

Nos anos 2000 o nicho de mercado era diversificar os produtos. As pessoas ao obter um animal de estimação muitas vezes não estão ciente de toda a responsabilidade que terão que ter, a escolha de ter um animal em casa muitas vezes é gerada por impulso, o que acaba ocasionando depois de um certo tempo o abandono dos animais nas ruas e a própria reprodução por eles não serem castrados.

PDCA

Metas: Conseguir uma sede e sustentar-se através de doações, parceria e patrocínio.

Amplitude - Curto Prazo

Todos os dias a Aprablu recebe ligações de pessoas que encontram animais abandonados nas ruas, o principal objetivo é que todos esses animais que estão em lares provisórios sejam adotados e consigam ter um lar fixo.

Amplitude - Médio Prazo

O principal objetivo da ONG é divulgar o projeto em busca de novos parceiros e colaboradores principalmente na região de Blumenau aonde ela atua.

Amplitude - Longo Prazo

Conseguir construir sua sede para que os animais encontrados na rua possam ser recolhidos e levados para este local.

Relacionamento

O relacionamento é feito por intermédio das pessoas que realizam chamadas ou contatos via internet para fazer denúncias, em seguida são realizadas visitas para ajudar animais maltratados, ou ainda, intermediar as adoções de cachorros e gatos resgatados.

Qual é o ramo de atividade?

Sua empresa se enquadra na Indústria?

Não se enquadra na Indústria.

Sua empresa se enquadra no Comércio?

Não se enquadra no comércio.

(5)

Se enquadra na prestação de serviços, mas por se tratar de uma ONG, não possui fins lucrativos. A APRABLU tem como objetivo ajudar animais abandonados e defender seus direitos, assim como ajudar as pessoas a encontrarem seus animais perdidos.

Em que Classificação NICE se enquadra o seu negocio

Nosso negócio se enquadra na NICE 44.- Serviços médicos; serviços veterinários; serviços de higiene e beleza para seres humanos ou animais; serviços de agricultura, de horticultura e de silvicultura.

Sistemas de Informação

O que é Informação?

É o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que representeuma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal oumáquina) que a recebe.Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados, douso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado àsnoções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução,conhecimento, significado,estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento

Para que irá servir esta informação na minha empresa? Quais os níveis de informação nas empresas?

O que é Sistema de Informação?

"Combinação de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle,

comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Podem também ajudar os gerentes e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas" (MEC-98/SBC).

Quais são os tipos de SI?

Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os "Sistemas de processamento de transações (SPT)". Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico. Essa é a forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.

Os Dez Mandamentos

1 - Assumir riscos

Quando criamos uma ONG, temos vários desafios e barreiras a serem enfrentadas, principalmente porque dependemos de associados e ajuda financeira das pesosas para manter o negócio e hoje temos muitas pessoas que são negativas e contra este tipo de trabalho.

2 - Identificar oportunidades

A ONG realiza buscas a partir de denúncias contra maus tratos e abandonos. Também realiza visitas nas casas para averiguar e ajudar animais mal-tratados e intermediar as adoções de animais

(6)

resgatados. Eles são disponibilizados para adoção após serem reabilidados pela Aprablu. 3 - Conhecimento 4 - Organização 5 - Tomar decisões 6 - Liderança 7 - Dinamismo 8 - Independência 9 - Otimismo 10 - Tino empresarial

O que pesa na escolha?

Experiência

Uma pessoa considerada experiente já passou pelas mais diversas situações que se possa imaginar: enfrentou dificuldades, adotou estratégias que funcionaram, outras que firam erradas, conhece a trajetória dos concorrentes, os nichos de mercado, as oscilações, as expectativas de seus clientes, além de possuir uma rede de contatos muito ampla. É muito dificil encontar pessoas com tempo vago para prestar serviços voluntarios, por isso é muito importante manter contato com pessoas que estão atualmente engajadas com as atividades de ONG.

Mercado fornecedor

Os principais fornecedores de matéria prima para a ONG são as lojas de agropecuária e petshop, responsáveis pelas rações e vacinas que são destinadas aos animais.

Mercado consumidor

Sabe-se que atualmente muitos casais estão preferindo ter animais de estimação do que filhos , ou seja, estão considerando seus animais de estimação como membro da família. Outro público-alvo que também deve ser lembrado são as crianças, são elas que muitas vezes convencem seus pais a possuir um animal de estimação.

Recursos financeiros e humanos

Os recursos financeiros são todos provenientes de doações, porém essas doações ainda não são suficientes para atender toda a demanda. Dentre as nossas sugestões, destacamos a parceira de empresas tais como petshops,agropecuárias e clínicas veterinárias em troca de publicidade seja no site como também para os futuros donos dos animais adotados. Outra opção é buscar empresas que destinam um valor mensal para projetos sociais para ajudar nas doações. Além de voluntários que estão dispostos a entrar e lutar por todo este projeto social.

Localização

A ONG não possui uma sede, apenas atua na internet, através do site (www.aprablu.com.br)

(7)

A Aprablu não possui sede própria, apenas o site (www.aprablu.com.br) no qual serve como intermediário para as questões de doação, achados e perdidos.

Plano de Marketing

Criar o Produto

O produto é o animal doméstico (cachorro e gato) que não possui um lar definitivo.

Cliente - quem são?

São todas as pessoas que possuem a capacidade de dar um bom lar e afeto à esses animais carentes.

Cliente - o que eles querem?

Todos os clientes tem que ser capazes de dar carinho, um bom lar e dar respeito ao nosso produto.

Qualidade - ABNT - INMETRO

Não há um critério de qualidade para o produto.

Pesquisa PDI

Não há necessidade de pesquisa para novos produtos.

Política de Preço

Nossos produtos são totalmente gratuitos.

Concorrente

Em nosso ramo não consideramos concorrência,pois trabalhamos em grupo todos com o objetivo de salvar e cuidar dos animais.

Tipo de vendas

A ONG não vende os produtos e sim faz doações. Os animais são divulgados no site (www.aprablu.com.br)

Publicidade E Propaganda

Divulgação nos principais meios de comunicação, entre eles Panfletos, Programas de tv, Jornal, Redes Sociais entre outros.

Plano Financeiro

Investimentos Iniciais

Como a Aprablu ainda não possui sede própria nem local para acomodar os animais que recolhemos ,somos mantidos por doações de voluntários e patrocinadores e não recebemos nenhum apoio financeiro da Prefeitura Municipal ou outro Órgão Público. Todos dinheiro de doações que recebemos são inevstidos em medicamentos e ração para os animais.

Custo do Produto

Os custos para manter os "produtos" são cobertos através de doações.

Despesas Operacionais

(8)

anúncios nos radios e jornal, com telefone, transporte para coletar os animais e para entrega quando efetuado uma adoção. A demais despesas como energia, água, luz, iptu, podem ser economizadas devido não ter sede própria.

Receitas

É uma empresa sem fins lucrativos, por isso toda receita e revertida em benefício para a ONG.

Despesas Gerais

Despesas com a manutenção do site, telefonia, veterinários, eventos.

Ponto de Equilíbrio

Por se tratar de um serviço social, não há ponto de equilíbrio.

Texto - Análise Financeira

Planilha Financeira - Complementação

Plano Tecnológico

Inovação no Mercado

A inovação é tratar os animais de igual para igual como se fosse um ser humano, no qual precisa de amor, carinho, atenção e principalmente respeito.

Inovação no Processo

Muitas ONG`s trabalham com a ideia de levar apenas informação e conscientização para a sociedade. A APRABLU defende e luta pela ideia que todo animal tem que ter o seu dono, o seu lar.

Inovação no Produto

Como a Aprablu não é um produto e sim um serviço, queremos trazer melhorias e aperfeiçoamento a cada dia em nosso trabalho. Lutaremos pela criação da nossa sede, para que os animais sejam recolhidos da rua e seja levado para este local. Além de melhorias no site, que no momento está sendo a nossa grande ferramenta de divulgação e de trabalho.

TI - Verde

Existe uma preocupação com o meio ambiente, visto que os animais fazem parte dele. A APRABLU defende o bem-estar animal e à proteção dos seus direitos.

Realidade Aumentada e Virtual

Não iremos trabalhar com esta tecnologia.

Jogos de Empresas

Ganhador

Referencias

(9)

<http://si-sistemasdeinformacao.blogspot.com/2009/05/tipos-de-sistemas-de-informacao.html& gt;. Acesso em: 13 abril 2011.

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do prazo de validade, será permitida a devolução da embalagem em até 6 meses após o término

Neste capítulo serão, não só apresentados os resultados da consolidação com drenos verticais pré-fabricados, com base na modelação numérica, como também os resultados

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,

Os resultados obtidos para o peso corporal referido são similares a outros estudos, que revelam índices satisfatórios de concordância entre as medidas aferidas com as reportadas

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

a) Sistema de produto: produção integrada: soja, capim e algodão. O capim é cultivado como espécie formadora de palha; não é colhido ou pastejado, correspondendo, portanto, a um

A baixa disponibilidade de alimento e baixa densidade de parceiros reprodutivos, aliadas à impossibilidade do uso da visão para localização, a baixa pressão de