• Nenhum resultado encontrado

SEGURANÇA SÃO OS SEUS DESCUBRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEGURANÇA SÃO OS SEUS DESCUBRA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

DESCUBRA

OS SUCOS, néCtARES, REfRESCOS, iSOtôniCOS E CháS

AS pOSSiBiliDADES COmpROvADAS

SEGURAnÇA

E QUAliDADE

DOS pRODUtOS

SÃO OS SEUS

inGREDiEntES

mAiS pRECiOSOS

(2)

Os estilOs de vida estãO mudandO e a urbanizaçãO é crescente. estas tendên- cias fizeram Os sucOs, néctares, refres- cOs, isOtônicOs e bebidas à base de chá (Jnsdit) aumentarem em pOpularidade.

Constituindo um dos mercados de bebidas de mais rápido desenvolvimento, o segmento deverá crescer mais 6% até 2016. Os fatores que impulsionam esta demanda são variados.

Primeiro, o consumidor manifesta um desejo cada vez maior de um estilo de vida mais saudável. Esta tendência de alta é registrada especialmente nos países em desenvolvimento, graças ao aumento do poder aquisitivo associado à crescente urbanização e ao desenvolvimento da infraestrutura varejista. Em seguida, o fenômeno contribuiu para o aumento da

demanda por bebidas geladas e em temperatura ambiente.

Paralelamente, os clientes vêm privilegiando cada vez mais as bebidas funcionais em

movimento, com destaque para alternativas mais naturais. Além disso, buscam uma variedade maior de sabores.

Esta transformação da demanda e preferências do consumidor requer uma mudança nas práticas da indústria de bebidas. Tanto os órgãos reguladores quanto os consumidores exigem mais transparência em relação à composição dos líquidos, além da rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

necessidades dO prOdutOr

A produção de bebidas JNSDIT seguras e de alta qualidade requer a combinação certa:

estabilidade da bebida, que depende da composição do líquido e dos métodos de

processamento; embalagem certa para proteger a bebida da maneira mais adequada e respeitar seu prazo de validade; equipamento de envase confiável dotado do desenho higiênico mais adaptado; e otimização do modo de distribuição

do produto são primordiais para as empresas responsáveis. O mercado tem outras demandas prioritárias. Por exemplo, exige um alto grau de flexibilidade sem afetar a produtividade, bem como instalações de produção e formatos de embalagens que reduzam o impacto ambiental e baixem os custos.

Para atender a essas demandas, o mercado de bebidas tem se voltado cada vez mais para o PET, que já é o material preferido de 40% do segmento JNSDIT e continua crescendo. Sua utilização vem aumentando porque o material é 100% reciclável, suas excelentes propriedades de barreira prolongam o prazo de validade, permite liberdade na concepção do design da garrafa, oferece potencial de redução de peso e maior possibilidade de reconhecimento da marca graças à transparência da embalagem.

a sOluçãO é “a better match"

Seja qual for sua necessidade, a Sidel pode

segurança em toda a linha e, ao mesmo tempo, asseguramos uma produção eficiente que reduz os custos. “A Better Match” é a melhor

combinação do que você precisa, sempre que precisar. Significa conhecer perfeitamente sua bebida e saber como protegê-la ao longo de toda a cadeia de fornecimento, até a hora em que é consumida. Significa desenhar garrafas inovadoras e funcionais, mas que também ofereçam a melhor relação custo-benefício na hora da produção. Significa diferenciar a sua marca com uma produção que forneça

consistentemente os mesmos resultados de alto nível. Significa também fornecer suporte técnico local e treinamento, apoiados em nossa expertise mundial.

Para atender suas necessidades como produtor de bebidas, fornecemos "A Better Match", equi- pando a sua produção com nossas cinco possibi- lidades comprovadas: segurança alimentar, inte- gridade dos produtos, flexibilidade de linha,

- estãO mOdelandO O mercadO de bebidas

estilOs de vida mais saudáveis

e mudanças demOGráficas

(3)

DESCUBRA

OS SUCOS, néCtARES, REfRESCOS, iSOtôniCOS E CháS

AS pOSSiBiliDADES COmpROvADAS

Garrafas desenhadas pela

cincO pOssibilidades cOmprOvadas que pOdem beneficiar O seu neGóciO cOmO nunca antes

a sidel atende a suas necessidades

específicas e aO mesmO tempO aumenta a seGurança e a rentabilidade

Na Sidel, sabemos que a capacidade de atender às demandas mais variadas e, ao mesmo tempo, garantir segurança e boa relação custo-benefício é fundamental para seu sucesso. Podemos ajudá-lo a fabricar uma grande variedade de bebidas com eficiência,

garantindo maior flexibilidade, confiabilidade e integridade dos produtos. Asseguramos a sustentabilidade de produção de bebidas e protegemos a qualidade do produto, melhorando seu custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês).

A Sidel oferece resultados comprovados.

possibilidades comprovadas.

(4)

Garrafa desenhada pela

seGurança alimentar é ineGOciável.

é pOr issO que nOssas sOluções sãO cOncebidas para prOteGer vOcê e seus clientes.

Na Sidel, a segurança alimentar é mais do que apenas uma prática: é parte de nossa cultura empresarial e é inerente a tudo o que fazemos.

Isto significa que nossos clientes são beneficiados por uma expertise excepcional na indústria de bebidas, cujo foco é compreender o produto final.

Também significa excelência na produção de embalagens e equipamentos higiênicos confiáveis que respeitem a regulamentação e alcancem altos padrões de segurança alimentar.

Toda a equipe da Sidel – dos pesquisadores em laboratório aos projetistas de equipamentos, passando pelos especialistas de montagem e instalação e os engenheiros de serviço de campo – dedica-se à integridade de seus produtos finais.

seGurança e qualidade: atributOs ineGOciáveis da sua bebida enGarrafada Os JNSDIT são produtos sensíveis, cada um com seus ingredientes únicos (nutrientes, vitaminas, graus Brix, conservantes, corantes artificiais), acidez (pH) e características (transparente, viscoso, com partículas). A proteção de suas propriedades nutricionais e sensoriais (sabor, cor, textura, odor) requer atenção especial, desde a produção até o armazenamento, sem esquecer a expedição e a distribuição. Sua qualidade pode ser comprometida pelo desenvolvimento de micro-organismos e por alterações causadas pela luz, oxigênio e temperatura.

A receita e o processamento do líquido, além da embalagem e do equipamento certos, são fundamentais para minimizar o risco de

contaminação. Beneficiadas por sua barreira de proteção, as garrafas PET permitem conservar o

excelente sabor e a segurança ao longo de toda a cadeia de fornecimento.

Em nossos laboratórios, os pesquisadores da Sidel podem realizar análises, como

caracterização de bebidas, e recomendar a solução de envase certa (resina PET e materiais de barreira, tampas etc.) para sua bebida. Além disso, nossas equipes podem auxiliá-lo com análises microbiológicas e de solução de

problemas em campo, respeitando um protocolo de validação específico.

hiGiênicO pelO design

Todos nós somos responsáveis pela salvaguarda da saúde e da segurança do consumidor final.

É por isso que os organismos de segurança alimentar internacionais estabelecem normas tão rigorosas para o setor de acondicionamento.

Na Sidel, nossa meta é atender aos padrões da indústria de alimentos, como por exemplo as normas prescritas pelo European Hygienic Engineering & Design Group, ou Grupo Europeu de Engenharia e Concepção de Higiene (EHEDG).

Elas se referem aos padrões de concepção dos equipamentos higiênicos em relação ao material, acabamento da superfície, construção e

fabricação, instalação, operação e manutenção.

Excelentes práticas de fabricação e

rastreabilidade também fazem parte dos padrões.

Todos os engenheiros da Sidel recebem treina- mento regular para atualizar suas competências em design higiênico e segurança alimentar.

Isto permite que aprimorem continuamente os processos de segurança dos alimentos e as práti- cas de sanitização para que as linhas de produção de envase atendam à norma internacional ISO 22000. Também implementamos planejamento e métodos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), bem como análises laboratoriais e de qualidade.

Segurança alimentar

seGurança

cOm a qual vOcê

e Os cOnsumidOres pOdem cOntar

cOmprOvadO

de experiência em enchimentO assépticO e a quente durante Os quais a sidel instalOu mais de 1.000 equipamentOs em tOdO O mundO

40 anos

“Nossa confiança na Sidel se deve à experiência comprovada em tecnologia asséptica da empresa. Os projetos assépticos são tecnicamente mais complexos e exigem um alto nível de know-how. A equipe da Sidel trouxe toda a sua expertise e trabalhou em estreita colaboração conosco, em todas as etapas.”

– hon chuan enterprise, taiwan

(5)

cOmprOvadO

de experiência em descOntamina- çãO de prefOrmas sem sOpradOra estéril, prOpOrciOnandO uma prO- duçãO asséptica simples e seGura

15 anos

“Para desenvolver novas receitas com menos conservantes e que incorporem uma vasta gama de ingredientes naturais em suas bebidas à base de frutas, a Sidel testou meticulosamente todos os aspectos em situações reais.

Passamos meses conduzindo testes rigorosos com nossos próprios

produtos em nossas próprias garrafas e com nossas próprias tampas".

– aujan, arábia saudita

Garrafa desenhada pela

a sidel se asseGura de que a sua embalaGem prOteJa tantO as suas bebidas, quantO a sua marca, preservandO a qualidade e a inteGridade dO prOdutO final

A Sidel é muito mais do que um fornecedor de soluções de equipamentos e serviços: agrega- mos um verdadeiro valor ao seu negócio, com foco particular na integridade dos produtos.

O processamento dos produtos é especialmente delicado no segmento dos JNSDIT: um cuidado especial é necessário para gerenciar receitas complexas e ingredientes naturais.

O consumo de bebidas mais complexas, con- tendo partículas, como polpa, pedaços de frutas, Aloe Vera e frutas cítricas, estão se tornando cada vez mais populares. A integridade física dessas partículas é fundamental para garantir a qualidade do produto final.

O pet é fundamental para uma experiência de cOnsumO ideal

Os consumidores buscam garrafas de bebidas que se adaptem a um estilo de vida móvel, com consumo em qualquer lugar. As garrafas PET são a resposta ao que eles e você procuram.

Uma das razões para a popularidade crescente e acelerada do PET são as embalagens práticas, inquebráveis, recicláveis e que podem ser tampadas novamente. A vedação da tampa também contribui para a praticidade do PET. Ao mesmo tempo, as propriedades do material de barreira protegem a qualidade da bebida, seu sabor e as vitaminas de sua composição, e até prolongam o prazo de validade do produto, quando necessário. A maior liberdade que o PET proporciona ao design da garrafa permite que as marcas tenham um maior destaque nas

prateleiras, e a transparência da embalagem favorece a qualidade do produto. A garrafa também pode ser Rightweight, ou seja, o seu

peso pode ser calculado para oferecer um melhor custo-benefício e qualidade sustentável, mantendo ainda uma experiência positiva para o consumidor.

testada em cOndições reais

A Sidel conduz testes abrangentes, simulando as condições ao longo de todo o ciclo de vida do produto a fim de melhorar sua qualidade e a experiência de consumo. Nossos cientistas especializados em interação líquido-embalagem trabalham em estreita colaboração com

produtores e distribuidores de bebidas na realização de testes microbiológicos rigorosos, auxiliam na escolha da resina PET mais compatível e ajudam a selecionar os melhores aditivos para otimizar o prazo de validade, a proteção do produto e a qualidade do líquido.

uma sOluçãO de enchimentO criada para preservar a seGurança de sua bebida A demanda por bebidas JNSDIT naturais, com ou sem polpa e partículas, tem aumentado em todo o mundo, tanto em distribuição com cadeia de frio (refrigeradas) ou à temperatura ambiente.

Assim, a Sidel fornece as tecnologias de enchimento mais adaptadas para processar esses produtos de maneira segura: regular, ultralimpo, a quente e asséptico. Essas enchedo- ras estão disponíveis como unidades indepen- dentes ou integradas a uma configuração de sopro-enchimento-tampa (Combi). Elas também podem se beneficiar da tecnologia Predis™, a solução exclusiva de descontaminação seca de preformas patenteada pela Sidel. Essa solução ajuda a proteger a embalagem de líquidos contra micro-organismos, preserva a integridade das bebidas sensíveis e prolonga seu prazo de validade. Pode também favorecer a reformulação de produtos sensíveis, que antes eram embala- dos com conservantes, a fim de obter receitas mais naturais.

integridade doS produtoS

seu prOdutO e sua marca

em melhOr fOrma

(6)

cOmprOvadO

de experiência em enchimentO assépticO e a quente durante Os quais a sidel instalOu mais de 1.000 equipamentOs em tOdO O mundO

40 anos

“A linha asséptica da Sidel agora oferece enorme versatilidade para a produção asséptica da gama completa das marcas de bebidas à base de frutas da IFRI e isotônicos da marca Azro. Em termos de recipientes, a flexibilidade também é essencial.”

– ifri, argélia

Garrafas desenhadas pela

as expectativas atuais dOs cOnsumidOres nunca fOram tãO Grandes. a sidel pOde aJudá-lO a fOrnecer mais sabOres e fOrmatOs numa única linha de prOduçãO.

Atender às demandas do mercado por variedade de maneira eficiente e com o melhor custo- benefício significa ser capaz de envasar diversas bebidas e dimensões de garrafas na mesma linha, mas também, melhorar o “time-to-market”

(tempo de lançamento no mercado) dos novos produtos.

diversas tecnOlOGias de enchimentO e sOluções de embalaGens para

diferentes necessidades

Os produtos JNSDIT são únicos em termos de composição, textura, aparência, aroma e sabor.

É fundamental escolher a embalagem e a tecnologia de enchimento certas para proteger sua bebida em função do método de distribuição.

Nossos especialistas vão ajudá-lo nessa escolha.

Nossos serviços incluem a avaliação dos materiais da barreira protetora das embalagens de produtos sensíveis à luz ou ao oxigênio.

Nossa gama de enchedoras inclui soluções para enchimento regular, ultralimpo com ou sem descontaminação seca de preformas, enchimento a quente e asséptico, tanto na versão de

descontaminação seca de preformas, como na versão de descontaminação úmida de garrafas.

Elas podem envasar diferentes sucos de frutas, chás e bebidas esportivas, todos na mesma linha.

flexibilidade que reflete um mercadO em cOnstante mudança

Seja para enchimento a quente, seja para enchimento asséptico, as soluções da Sidel oferecem aos nossos clientes maior flexibilidade em termos de tipo de bebida, forma de garrafa, formato, peso, produção e configuração.

Quando se trata de enchimento a quente, a nova enchedora modular Sidel Matrix™ oferece os

mais altos padrões de higiene para atender às demandas por produção de bebidas mais naturais e frescas. Configurada para proporcionar um nível revolucionário de

flexibilidade de processos para uma vasta gama de produtos, é ideal para bebidas sem gás e produtos com polpa e fibras pequenas. Ela está disponível até para produtos com pedaços medindo até 10 x 10 x 10 mm. A enchedora a quente Matrix da Sidel é capaz de operar com garrafas de 200 ml a 2 l, a velocidades que podem variar de 6.000 a 60.000 garrafas por hora.

Ela pode ser atualizada para atender às

necessidades de produção em constante mutação ou para incorporar futuras melhorias oferecidas pela Sidel.

A Sidel oferece a gama de soluções mais

completa do mercado para o envase asséptico de 6.000 a 52.000 garrafas por hora: a enchedora com dosagem volumétrica via medidor de vazão Sensofill™ FMa. Ela é capaz de operar com uma enorme variedade de produtos (bebidas sem gás ou produtos com polpa) e recipientes (de 200 ml a 2 l). O sistema trabalha com todos os

acabamentos de garrafas e opera tanto com tampas planas quanto com tampas esportivas.

desiGn de Garrafa e flexibilidade de pesO cOm descOntaminaçãO seca de prefOrmas

Você pode aumentar muito a flexibilidade da produção substituindo a esterilização úmida de garrafas pela descontaminação seca de

preformas, integrando todas as funções de sopro, enchimento e fechamento em um único

compartimento de produção. O Combi Predis está disponível em soluções de embalagens

assépticas e ultralimpas. As garrafas são sopradas a partir de preformas

descontaminadas, assim a garrafa vazia não é submetida a estresse térmico, o que proporciona total liberdade em termos de design e peso.

Flexibilidade de linha

tãO versátil

quantO as demandas

dO mercadO

(7)

“Uma solução de enchimento a quente como a Combi da Sidel nos ajuda a reduzir custos e não precisamos mais gastar com o transporte da garrafa, porque agora ela chega antes de ser transformada. Isso também nos permite fazê-las um pouco mais finas, o que ajuda a baixar ainda mais os custos.”

– Jugos del valle, méxico

cOmprOvadO

de ecOnOmia de custOs em relaçãO à descOntaminaçãO seca de

Garrafas, Graças aO sistema cOmbi, inteiramente assépticO, equipadO cOm descOntaminaçãO seca de tampas e prefOrmas

30%

Garrafas desenhadas pela

é O equilíbriO que tOdO prOdutOr prOcura: prOdutividade máxima cOm máxima ecOnOmia de custOs.

O mercado de produção dos JNSDIT está em franco crescimento. Acompanhar esse

crescimento minimizando os custos operacionais e o impacto ambiental é uma das maiores dificuldades enfrentadas atualmente pelos produtores de bebidas.

prOdutividade de baixa a alta velOcidade

A gama asséptica exclusiva e comprovada Combi Predis FMa Capdis™ é a solução tanto para as demandas por altos como por baixos volumes de produção: tem capacidade para envasar de 8.000 a 52.000 garrafas por hora. O modelo de alta velocidade é dedicado ao envase de recipientes pequenos, de até 700 ml, que podem ser

transportados e consumidos em qualquer lugar.

Com uma produção básica de 12.000 garrafas de 1 l por hora, o sistema Combi Predis FMa Capdis asséptico de baixa produção atende a demandas do mercado no mundo inteiro, por exemplo, para lotes pequenos destinados a testar novas receitas no mercado antes de passar à produção em larga escala, linhas com ritmo mais lento para produtos de nicho ou volumes menores de produtos para abastecer mercados regionais.

Do mesmo modo que a enchedora asséptica, a nova enchedora a quente Sidel Matrix foi desenvolvida para proporcionar alta produtividade, com produção de até 60.000 garrafas por hora.

prOduçãO cOnfiável e rentável O equipamento Combi Predis FMa Capdis é confiável, fácil de operar e de manter. Tem bom custo-benefício, pois não precisa de água e quase não utiliza produtos químicos. O ambiente de enchimento asséptico permite a produção estéril por um período contínuo de até 120 horas.

Graças às trocas de formato rápidas e fáceis, além da simplicidade da limpeza e esterilização, necessita de apenas três horas entre uma produção e outra para garantir excelente operabilidade e disponibilidade do equipamento.

Exatamente como a enchedora asséptica Sensofill FMa filler, a enchedora a quente Sidel Matrix é equipada de válvulas eletrônicas de enchimento, dotadas de fluxômetros individuais.

Elas são extremamente precisas na distribuição dos volumes de enchimento adequados. A vazão da enchedora é controlada do tanque até a válvula de enchimento para fornecer pressão constante e alta precisão. O enchimento não requer dispositivos de elevação. A garrafa e a válvula de enchimento permanecem imobilizadas para evitar respingos e desperdício de produto.

sidel services™ pOde Oferecer a vOcê um pOucO mais de valOr

O desempenho de todas as nossas soluções é reforçado por programas de treinamento para garantir que você e seus funcionários obtenham o máximo do seu equipamento desde o início.

Também oferecemos contratos de manutenção, manutenção preventiva, auditorias de linha, assistência 24 horas e acesso remoto para maximizar a eficiência da sua linha ao longo do tempo.

eFiciência de produção

maximizar

a prOdutividade,

e baixar Os custOs

OperaciOnais

(8)

Garrafas desenhadas pela

cOmprOvadO

é a Garrafa cOm enchimentO a quente mais leve da sidel, que pesa 29% menOs dO que O padrãO dO mercadO

20 gramas

“A descontaminação seca de preformas está entre as melhores tecnologias atualmente disponíveis no mercado, e é particularmente

adaptada para produtos sensíveis, como os chás gelados. Com esta linha, o uso de agentes esterilizantes passou de 42 toneladas de ácido peracético para apenas 6,7 toneladas de H

2

O

2

.”

– refresco, frança

a reduçãO na quantidade de material cOnsumidO, enerGia, áGua e prOdutOs químicOs reduz Os custOs e O impactO ambiental.

Fazer uma garrafa mais leve é uma coisa, mas fazer isso sem afetar a segurança da bebida, sua estética e sua atratividade para os clientes é o verdadeiro desafio. Os especialistas em embalagens da Sidel permitem que os

produtores reduzam significativamente o uso de resina PET, mantendo, porém, o desempenho, a durabilidade e o visual da embalagem. É o que chamamos de “rightweighting”, ou peso certo.

Tudo começa com uma análise aprofundada dos objetivos de seu produto e sua marca. Nossos especialistas podem ajustar a forma e o peso da garrafa, adaptar um acabamento de gargalo curto para que a área de fechamento seja mais leve e desenhar a preforma mais adequada para obter a resistência mecânica certa para a embalagem. Durante a produção industrial, eles também podem ajudá-lo na definição do

aquecimento ideal e do processo de sopro. A excepcional proteção de gargalo da preforma, os sistemas de controle de qualidade integrados e as funcionalidades autoajustáveis otimizam a distribuição do peso sem comprometer o desempenho mecânico da garrafa. As garrafas produzidas conservarão sua integridade desde a

embalagem até o consumo e atenderão aos requisitos aplicáveis de proteção e prazo de validade da bebida.

menOs prOdutOs químicOs, áGua e enerGia

Os sistemas de descontaminação seca de preformas e tampas Predis e Capdis oferecem benefícios ambientais significativos, como utilização de uma quantidade mínima de produtos químicos e ausência de água para enxágue. Em comparação, os sistemas de enchimento asséptico convencionais com enxágue de garrafa consomem cerca de 180 m

3

de água esterilizada e 220 l de produtos químicos por dia. Quando comparado ao sistema de descontaminação seca, o Combi Predis FMa Capdis asséptico pode reduzir em até 30% os custos anuais.

O ambiente da enchedora a quente Sidel Matrix pode ser personalizado para atender aos níveis de higiene exigidos e reduzir o consumo de energia e água. A configuração com

compartimento reduzido diminui o volume da área de enchimento em 72%, se comparada à configuração convencional. Isto significa que o sistema necessita de menos ar filtrado e menos produtos químicos para manter a área de enchimento higienizada e segura.

redução no conSumo

faça mais

cOm menOs

(9)

um fOrnecedOr de linha cOmpleta para um desempenhO tOtalmente

inteGradO sOluções de embalaGem

que cOnservam a qualidade da bebida

cOm a sidel, vOcê tem a expertise e a cOnveniência de um só fOrnecedOr para atender a tOdas as suas necessidades de sOluçãO de linha cOmpleta

Trabalhamos com empenho para oferecer soluções de linha completa diferenciadas num mercado de bebidas altamente competitivo. Desde a concepção do projeto até a instalação na sua fábrica e a gestão do ciclo de vida dos equipamentos, você se beneficia de toda a competência de um único fornecedor.

Utilizamos nossa expertise em engenharia e soluções técnicas avançadas para criar linhas mais confiáveis e flexíveis, capazes de se adaptar às necessidades mais específicas.

Nossas soluções completamente integradas utilizam o equipa- mento e as competências dos Sistemas de Processamento da Tetra Pak. Aproveite a nossa extensa experiência para combi- nar melhor a sua receita de bebida com as melhores soluções de tratamento, enchimento e embalagem, graças ao conheci- mento acumulado em mais de 80 projetos conjuntos de linhas completas em todo o mundo. O foco de nossa equipe de gestão de projetos é o respeito do prazo de entrega, do orçamento com um rápido ramp up. Consideramos o ciclo de produção e o desempenho da linha como um todo para otimizar o tempo de funcionamento e os custos operacionais, ajudando a manter o desempenho da linha durante todo o seu ciclo de vida.

rOtuladOras

Com a Sidel Matrix Rollfed você acelera a aplicação de rótulos e reduz custos totais: do material à manutenção. Ela permite produzir rótulos atraentes a um custo razoável, sendo capaz

de aplicar 30.000 a 60.000 rótulos/hora em garrafas de 45 a 160 mm de diâmetro. A Sidel Matrix Rollfed também opera com vários tipos de materiais e garrafas superleves.

A Sidel Rollsleeve é uma solução “2 em 1” flexível que alterna sem dificuldade rótulos tipo sleeve termoencolhíveis para formas irregulares e aplicações tradicionais com cola quente.

Personalizável, ela ajuda a baixar custos e reduzir o impacto ambiental, usando filme mais fino e dispensando o uso de cola e solventes. O sistema de selagem por aquecimento e resfriamento assegura o fechamento preciso e repetível por superposição, além de excelente pós-encolhimento.

fim de linha

As soluções de linhas completas da Sidel integram soluções de fim de linha que correspondem a suas especificações de layout, cadência e flexibilidade. As soluções de empacota- mento e embalagem podem incluir tecnologias convencionais (mais modularidade) e de robótica (mais rapidez) que produzem em várias velocidades. São soluções flexíveis, ergonômicas, operam com vários tipos de embalagens secundárias de filme ou papelão e permitem trocas rápidas e automáticas, além de ocuparem pouquíssimo espaço.

As soluções de paletização/despaletização personalizadas e eficientes atendem aos requisitos de rapidez para todas as aplicações de bebidas e recipientes, dependendo se são soluções convencionais ou robóticas, contribuem para um aumento na modularidade ou na velocidade, além de exigirem pouca manutenção e poderem ser adaptadas a sua fábrica e a sua logística.

a embalaGem certa é fundamental. há um Grande númerO de variáveis que pOdem afetar a inteGridade dO prOdutO e muitas pOssibilidades para melhOrá-la

Ao incorporar a expertise criativa e industrial da Sidel ao início do processo, você pode otimizar suas garrafas e garantir a segurança alimentar, além de alcançar um “time-to-market”

mais curto. A Sidel pode ajudá-lo a racionalizar o design e a produção industrial de sua garrafa. Nossa abordagem inclui a redução de peso e, ao mesmo tempo, a melhoria da

estabilidade e da rigidez para garantir a integridade do produto ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Também podemos trabalhar com suas equipes de criação de design (equipe interna ou agência externa) na concepção de uma embalagem industrial.

análise de interaçãO líquidO-embalaGem

No mundo da Sidel, apenas um produto conta: o seu – o líquido e a embalagem juntos, como um todo. A luz, o oxigênio e a temperatura podem influenciar a qualidade dos seus produtos finais. Os nossos especialistas em interação líquido-

embalagem realizam testes laboratoriais em condições reais da cadeia de fornecimento com diferentes embalagens, a fim de determinar a melhor solução de embalagem. Eles levam em consideração a receita, os parâmetros do processo e as condições de produção. A análise também:

■ Caracteriza as bebidas, com ou sem partículas, para compreender suas características e definir a solução completa de engarrafamento mais adaptada.

■ Avalia o comportamento da bebida em diversas embalagens para minimizar ou eliminar o risco para a integridade e a qualidade do produto decorrente de micro-organismos, luz, oxigênio e diferentes temperaturas.

■ Aplica um método acelerado de envelhecimento aos sucos e simula a perda de vitamina C para estimar o prazo de validade da bebida.

■ Analisa o desempenho da barreira da embalagem contra oxigênio (O2), luz e dióxido de carbono (CO2).

■ Efetua análises microbiológicas e de solução de problemas, e executa protocolos complexos de validação específica nas instalações do cliente.

Com base nessas análises, nossos especialistas podem recomendar a solução de embalagem mais eficiente e segura para seus produtos em função do período de validade previsto.

(10)

uma sOluçãO de

enchimentO para cada necessidade

sucOs, néctares, refrescOs, isOtônicOs e chás armazenadOs em refriGeradOres

O sistema Combi Predis FMm ultralimpo permite que uma bebida refrigerada possa ter um prazo de validade de até 120 dias.

■ Preservação da integridade das bebidas sensíveis:

descontaminação seca de preformas.

■ Seguro e flexível: tecnologia ultralimpa de enchimento com fluxômetro.

■ Produção com segurança e higiene otimizadas:

superfícies autodrenáveis e sistema totalmente automatizado de limpeza no local (CIP).

■ Processo de limpeza ajustável em função dos requisitos de prazo de validade: temperaturas de sanitização e vazão de produtos de limpeza adaptáveis.

sucOs, chás e bebidas espOrtivas armazenadOs à temperatura ambiente

O Combi Predis FMa Capdis asséptico foi concebido para garantir a segurança alimentar. Caracteriza-se por seu design higiênico e flexível com base no sistema exclusivo de descontaminação de preformas e tampas patenteado pela Sidel.

■ Adaptado para o enchimento de bebidas sem gás e também com diferentes viscosidades e dimensões de polpa.

■ Sustentável e com bom custo-benefício: descontaminação seca de preformas e tampas com vapor de peróxido de hidrogênio (H2O2).

■ Liberdade total de formato e de redução de peso da garrafa:

a garrafa vazia não é submetida a estresse térmico.

■ Fluxômetros magnéticos e válvulas de enchimento operadas por energia pneumática.

■ Ambiente de enchimento completamente asséptico: até 120 horas de operação contínua.

■ Alta disponibilidade do equipamento: são necessárias apenas três horas para a limpeza e esterilização entre as produções.

A nova enchedora a quente Sidel Matrix SF 700 foi concebida para atender às demandas por produção de bebidas mais naturais e frescas.

■ Versatilidade do produto final. O equipamento pode operar com uma grande variedade de líquidos, incluindo:

■ bebidas sem gás com uma válvula de grade simples.

■ produtos com polpa pequena e fibras de até 1 x 10 mm, com a opção de uma válvula de pistão.

■ líquidos com pedaços de até 10 x 10 x 10 mm usando uma torre de dosagem volumétrica de pedaços de fruta.

■ Enchimento preciso e desperdício mínimo de produto: as válvulas eletrônicas de enchimento são equipadas com fluxômetros individuais

Segurança do produto: design higiênico e válvulas de enchimento protegidas de contato eliminam o risco de contaminação cruzada.

Quaisquer destas configurações podem ser utilizadas como módulo de enchimento de uma solução completamente integrada de “sopro-enchimento-fechamento” Sidel Combi.

refriGerantes, sem cOnservantes, armazenadOs à temperatura ambiente

Para produzir refrigerantes sem conservantes, até mesmo os com polpa, a Sidel oferece o sistema Combi Predis FMc ultra limpo que ajuda a proteger bebidas engarrafadas em temperatura ambiente contra micro- organismos.

■ Preservação da integridade das bebidas sensíveis durante armazenamento, distribuição e prazos de validade mais longos: descontaminação seca de preformas.

■ Precisão excepcional, versatilidade e higiene:

fluxômetros magnéticos para medição volumétrica avançada.

■ Drenagem completa e rápida dos resíduos do produto e da água: design especial da base da máquina.

■ Operações de limpeza fáceis e eficientes e condições otimizadas de higiene na área de enchimento.

(11)

OferecemOs um pOucO mais cOm sidel services™

manutençãO

Seja em manutenções programadas ou não programadas, podemos ajudá-lo a manter a eficiência de sua linha, transfor- mando os custosos tempos de inatividade em tempos rentáveis para a produção.

■ Contratos de manutenção

■ Assistência técnica e de campo, in- cluindo um serviço de assistência 24 horas

■ Visitas de diagnóstico

■ Gestão de ativos

treinamentO

Oferecemos cursos, seminários e programas sob medida para operar, manter e solucionar problemas nos equipamentos com toda segurança e eficiência.

■ Programas de treinamento e soluções

■ Auditorias de competência

melhOria da linha

Podemos ajudá-lo a determinar o potencial de sua linha e a beneficiar-se da mais moderna tecnologia, levando sua linha a um novo patamar.

■ Análise remota de dados

■ Auditorias de linha

■ Opções e upgrades

■ Equipamentos de segunda mão

individualmente, nOssOs serviçOs Oferecem a vOcê apenas um pOucO mais.

mas JuntOs, pOdem aumentar O valOr de tOda sua prOduçãO de bebidas

Como parceiros locais com alcance mundial, nosso objetivo é oferecer mais à sua produção de bebidas e otimizar o seu desempenho a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Para ajudá-lo a concretizar isso, ouvimos e nos certificamos de entender suas ne- cessidades específicas. Desafiamos a nós mesmos e aos limites da tecnologia para proporcionar novas maneiras de ajudá-lo.

peças de repOsiçãO &

lOGística

Para emergências, reabastecimento de estoque ou manutenção programada, fornecemos peças de reposição originais, onde quer que você se encontre, no menor prazo possível.

■ Peças de reposição originais da Sidel

■ Substituição inteligente

■ Logística global e entregas

embalaGem

Do desenho à produção industrial, podemos criar garrafas com menor custo, que preservam o líquido e resultam em uma maior satisfação do cliente.

Design de embalagens e preformas

■ Otimização da embalagem

■ Qualificação da embalagem

■ Análise de interação líquido- embalagem

cOnversões de linha &

mOldes

Oferecemos a possibilidade de envasar novos líquidos, usando novos formatos e tamanhos de garrafa em sua linha existente, com rapidez, qualidade e tranquilidade.

■ Conversões de linha

■ Moldes originais da Sidel

(12)

bebidas lácteas

sucOs, néctares, refrescOs,

isOtônicOs e chás

É muito importante preservar as vitaminas naturais do leite fresco, dos iogurtes líquidos e dos leites UHT e de soja. Esses produtos são mais sensíveis à luz e ao oxigênio, e podemos proporcionar a proteção específica exigida pelo PET para evitar o desenvolvimento de micro-organismos e maximizar a sua segurança e o prazo de validade.

Os refrigerantes são bebidas não alcoólicas, tipicamente elaboradas com água gaseificada, açúcar (ou um substituto) e aromatizante. Em um mercado onde a variedade pode representar uma vantagem competitiva, oferecemos a você a

possibilidade de fabricar múltiplos produtos PET em uma mesma linha com trocas de formato rápidas, garrafas mais leves e um potente desempenho mecânico.

Os sucos, néctares, refrescos, isotônicos e chás em uma infinidade de sabores e texturas estão se tornando cada vez mais populares. Isso é variedade. Para esses produtos, podemos ajudar você a destacar as suas embalagens PET e proteger a

qualidade, o sabor e as vitaminas das suas bebidas, sem o uso de conservantes ou aditivos.

Sendo a bebida alcoólica mais consumida no mundo, a cerveja está se tornando cada vez mais popular em PET. Devido à sua sensibilidade à luz, ao oxigênio e à temperatura, uma atenção cuidadosa é necessária para preservar o sabor refrescante da cerveja. Podemos ajudar a garantir uma maior segurança e qualidade do seu produto, mantendo simultaneamente uma alta produtividade de envase.

cerveJa refriGe-

rantes

temOs a sOluçãO ideal para áGua

tOdas as cateGOrias de bebidas

seJa qual fOr O mercadO, temOs a tecnOlOGia e a experiência para vOcê

Água de poço, água de nascente ou água destilada, com ou sem gás, o seu produto fica perfeitamente seguro em garrafas PET.

Podemos ajudar a manter o sabor puro e

natural do seu produto, proporcionando

também total liberdade de formatos, maior

disponibilidade de produção, menor

consumo de energia e maior eficiência de

custos.

(13)

descubra tOdas as

pOsibilidades cOmprOvadas para sucOs, néctares,

refrescOs, isOtônicOs e chás em sidel.pt/Jnsdit

a Sidel é líder mundial no fornecimento de soluções pet para envase de líquidos.

nosso compromisso é ser o parceiro mais inovador, eficiente e confiável de nossos clientes, oferecendo soluções sustentáveis para a indústria de bebidas.

com sede na Suíça, contamos com unidades de produção em 13 países e com 30.000 máquinas instaladas em mais de 190 nações em todo o mundo. com mais de 5.500 funcionários em todo o mundo, fornecemos soluções ideais de envase em pet para água, refrescos, leite, produtos sensíveis, óleo comestível e bebidas alcoólicas, incluindo cerveja.

nossa meta é agregar valor para nossos clientes, oferecendo-lhes "a better match". isto é, fornecer a solução personalizada que atenda exatamente às suas necessidades. realizamos isso por meio de sistemas de produção confiáveis e flexíveis, que se adaptam facilmente aos

desenvolvimentos do mercado e às tecnologias futuras, apoiados em serviços de valor agregado.

Somos Sidel.

somos a better match.

140206 – este documento contém descrições gerais das opções técnicas disponíveis, as quais não estão presentes em todos os casos. as especificações serão definidas individualmente, no momento da conclusão do contrato. nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, mantida em um sistema de armazenamento de dados, ou transmitida, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios, sem a autorização prévia por escrito da Sidel. todos os direitos de propriedade intelectual, incluindo os direitos autorais, estão reservados à Sidel.

Referências

Documentos relacionados

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

Pode manter um binário alto para um longo período de tempo, quando parado.. Requer uma fonte de

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Experimental de Sorocaba - UNESP, autoridade competente para determinar a instauração do procedimento licitatório (art.. objetivando a CONSTITUIÇÃO DE SISTEMA DE REGISTRO DE

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação