• Nenhum resultado encontrado

REALizar. EDIÇÃO DO MUNICÍPIO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Distribuição gratuita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REALizar. EDIÇÃO DO MUNICÍPIO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Distribuição gratuita"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

2.º semestre 2018

EDIÇÃO DO MUNICÍPIO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Distribuição gratuita

REAL

izar

(2)

CONCEIÇÃO CABRITA

Presidente da Câmara Municipal de VRSA

---O controlo orçamental, o rigor e a transparência vão ser o principal desígnio do nosso mandato para os próximos três anos. Queremos que o nosso concelho esteja nas páginas dos jornais pelas melhores razões e é nesse sentido que temos concentrado as nossas prioridades e esforços.

Temos consciência de que este será um processo difícil em que será necessário rever muitos dos procedimentos e políticas seguidas até aqui pela autarquia de VRSA. Mas estamos a fazê-lo de uma forma proactiva e responsável.

Para este executivo, trata-se do único caminho possível para estabilizar a situação financeira e para recuperar a confiança de todos quantos acreditam no nosso projeto autárquico.

Apesar destas metas, continuamos a trabalhar para atrair investimento para o nosso município, gerando emprego e continuando a apostar em setores que consideramos chave, como a educação, o espaço público, o turismo ou o desporto. Juntos, vamos construir um futuro melhor para a nossa terra!

Discurso direto

Este conjunto de medidas

estruturantes tem como

objetivo estabilizar e consolidar

a situação financeira do

município.

Edição, Design, Paginação e Fotografia

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Gabinete de Comunicação e Imagem

Tiragem · 3500 Custo por boletim · 0,22€

ÍNDICE

EM DESTAQUE

TURISMO & ECONOMIA EDUCAÇÃO

DESPORTO & LAZER

(3)

1. Reduzir a contratualização de bens e serviços 2. Diminuir os encargos com telecomunicações 3. Racionalizar as despesas com combustíveis 4. Rever o fornecimento de bens e serviços externos 5. Reestruturar a política de eventos

Em destaque

Metas 2018 > 2021

Autarquia inicia programa de Equilíbrio Orçamental

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António está a implementar o Programa de Equilíbrio Orçamental, um plano rigoroso que se encontra a ser executado com a máxima responsabilidade e que tem como missão recuperar as contas municipais.

Passado um ano desde que este executivo tomou posse, foram definidas novas prioridades e traçadas as estratégias que marcarão a atuação desta equipa nos próximos três anos: garantir a estabilidade da autarquia e recuperar a confiança dos investidores, empresários e munícipes. Durante os últimos meses, auditámos todos os processos e dossiês deste município, o que nos deu não só uma perspetiva global das reais necessidades do concelho, mas também nos permitiu ter um conhecimento exato do valor total da dívida contraída e herdada. As mudanças a executar nos próximos tempos são urgentes e prioritárias, mas constituem o único caminho para colocar na devida trajetória uma situação que com o passar do tempo se tornaria insustentável.

Só uma autarquia estabilizada financeiramente poderá garantir o equilíbrio e o desenvolvimento do nosso concelho, não comprometendo o futuro, nem hipotecando as gerações futuras.

Os objetivos estão traçados para esta nova etapa de governação, mas sabemos que o caminho não será fácil.

Muitas mudanças estão a ocorrer ao nível do funcionamento interno da Câmara e da empresa municipal VRSA SGU, que se pautarão por uma gestão ainda mais rigorosa em áreas como a contratação de serviços, a organização municipal, a aplicação de medidas de contenção orçamental ou os apoios a atribuir.

Isto levará a uma escolha criteriosa dos investimentos a realizar nos próximos anos, condicionando o endividamento excessivo, mas mantendo o funcionamento daquelas que são as verdadeiras atribuições de uma Câmara Municipal.

Entendemos, contudo, que as principais mudanças deverão ser internas, pelo que não iremos comprometer o dia-a-dia da nossa terra.

Um concelho mais forte e mais justo será a garantia de um futuro melhor.

6. Promover maior critério na atribuição de apoios sociais

7. Desenvolver um programa de apoio aos clubes e associações locais

8. Reorganizar o funcionamento interno dos serviços

(4)

Arranca construção

da Pousada de Portugal

Com um investimento privado de 3 milhões

de euros, a unidade ficará sediada em quatro

imóveis de interesse histórico e irá contar com

57 quartos.

---O Grupo Pestana já iniciou a construção da Pousada de VRSA. ---O conceito do projeto está alicerçado na história da cidade, criando um novo segmento turístico baseado no património e na cultura local. Prevê-se que as obras de reabilitação e transformação dos edifícios - localizados na Praça Marquês de Pombal - tenham a duração de cerca de um ano.

Esta operação faz parte da estratégia de recuperação do património pombalino, promovendo a diferenciação do destino através de um turismo de qualidade superior e cultural.

O investimento do Grupo Pestana, responsável pela gestão da rede nacional de

pousadas, é de três milhões de euros e irá gerar 30 postos de trabalho.

VRSA ganha primeiro

hotel de cinco estrelas

Encontra-se concluída a requalificação

do Hotel Guadiana, um dos edifícios mais

emblemáticos da cidade, cuja construção

remonta ao ano de 1927.

---Esta será a primeira unidade de cinco estrelas do concelho e permitirá a criação de 40 postos de trabalho. O novo equipamento turístico dispõe de 31 quartos - 15 duplos, 3 suites júnior e 13 individuais - e é apoiado por um Beach Club, já em funcionamento, na zona da Ponta da Areia, junto à foz do rio Guadiana.

A reabilitação do Hotel Guadiana representa também a devolução, à cidade, de um imóvel de referência, ao qual se junta o edifício da antiga Alfândega, recuperado ao abrigo do programa Jessica, e que será uma extensão do hotel.

O valor da intervenção - Hotel e Beach Club - ascende aos 3,9 milhões de euros, dos quais 2,4 milhões foram aplicados na reabilitação de

património.

TURISMo

(5)

Escola de qualidade

para todos

No ano letivo 2018-2019, continuamos ao lado

dos pais, famílias e estudantes, centrando as

prioridades do orçamento camarário no setor

da educação.

---De modo pioneiro, VRSA continuará a ser o único concelho do Algarve a disponibilizar, de forma gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar. Um ano mais, iremos também assegurar a cobertura total de vagas na rede do pré-escolar, tendo conseguido colocar um ponto final às listas de espera.

A pensar na qualidade do ensino, será cedido, pela autarquia, o transporte para uma visita de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.

A estas valências, juntam-se os auxílios em vigor no domínio das refeições, transportes, recursos

humanos e manutenção do parque escolar, reforçando o apoio do município às famílias.

guia local de

enriquecimento curricular

A Câmara Municipal lançou o «Guia da Oferta Educativa», uma ferramenta pedagógica e de enriquecimento curricular que está agora à disposição das escolas e professores do concelho. Organizada e planeada a pensar nos vários níveis de ensino, a publicação sistematiza os contributos que os serviços municipais oferecem à comunidade escolar. Dividido em sete temas, o guia integra uma série de oficinas, atividades, concursos e projetos, propondo, por exemplo, uma viagem ao arquivo histórico, oficinas de reciclagem ou a construção de um filme.

Acompanhamento psicológico

e desportivo gratuito

A estas medidas, junta-se o trabalho das equipas de psicólogos da Câmara Municipal de VRSA (NEIP) que, durante todo o ano letivo, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação.

Em paralelo, a autarquia possui diversos programas de desporto escolar, nomeadamente o projeto «Já sei nadar», que, nos últimos anos, ensinou mais de um milhar de crianças a adaptar-se ao meio aquático.

(6)

desporto

& lazer

Zona Sul de vrSA

ganha novos

polidesportivos

O Complexo Desportivo conta com dois novos

polidesportivos com bancadas e balneários

(um semi-coberto e outro descoberto).

---Os campos, inaugurados em junho pela presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, representam um investimento de 500 mil euros e destinam-se a ser utilizados pelos clubes, atletas e população local.

Os novos espaços substituem os antigos polidesportivos, que se encontravam em estado de degradação, e estão aptos à prática de modalidades, como futebol, basquetebol, andebol, entre outras. Integram ainda uma área para as sedes dos clubes que ali desenvolvem atividade.

As estruturas estão integradas num projeto mais vasto que requalificou a zona sul da cidade. A sua construção foi uma das contrapartidas à instalação de uma unidade comercial, a qual permitiu a criação de 40 postos de trabalho.

Este conjunto de equipamentos de excelência confere nova vida à zona Sul

de VRSA e juntam-se ao novo parque infantil e aos circuitos pedonais e de lazer,

recentemente construídos.

Mais áreas verdes e de recreio

A zona envolvente ao Estádio Municipal foi alvo de várias melhorias e conta agora com mais áreas verdes e de lazer. A obra contemplou a construção de um parque infantil e de um parque geriátrico, devidamente integrados no recinto desportivo, que irão permitir a prática de atividades desportivas para todas as faixas etárias. Em simultâneo, foi executado o reforço estrutural do muro norte do estádio, a repavimentação dos percursos pedonais e a colocação de relvado em todas as áreas adjacentes. O valor do investimento é de 150 mil euros.

parques infantis recuperados

(7)

Escavações em

Cacela velha revelam

cemitério medieval

Os trabalhos arqueológicos no sítio do Poço

Antigo voltaram a colocar a descoberto a

riqueza patrimonial desta vila histórica.

---Nesta campanha, desenvolvida nos meses de junho e julho, foram exumados 10 esqueletos humanos pertencentes à geração dos povoadores cristãos da região, após a conquista do Algarve aos mouros, em 1249.

Contam-se assim 66 sepulturas e 86 indivíduos já identificados neste cemitério da época medieval. Sob esta necrópole, continuou a colocar-se a descoberto o bairro almóada, dos séculos XII e XIII, tendo sido escavadas duas casas de pátio interior. Foi ainda achada uma rua principal que poderia ligar a zona portuária a uma das entradas do bairro. Está previsto realizar uma nova campanha no ano de 2019.

Este projeto resulta de um protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e o Município de VRSA, contando ainda com a participação da Simon Fraser University (Canadá).

As sondagens arqueológicas foram coordenadas por Cristina Tété Garcia (DRCAlg) e Maria João Valente (UAlg). Hugo Cardoso (SFU) orientou os trabalhos de bioarqueologia.

CuLTurA &

ASSoCIATIvISMo

Sabia que...

...a autarquia de VRSA possui um total

de seis núcleos culturais repartidos

pelas várias freguesias do concelho que,

diariamente, continuam a promover a

cultura, história e tradições locais?

Novo programa de apoio

ao associativismo

(8)

remodelação

do Mercado

Municipal de vrsa

Encontra-se concluída a primeira fase

da obra de requalificação do Mercado

Municipal de VRSA

---A intervenção, já realizada na ala norte, contemplou a substituição da cobertura - melhorando a qualidade térmica, acústica e ambiental daquele espaço -, bem como a remodelação das bancas, locais de venda e pavimentos. As medidas integraram também a modernização dos WC, a pintura interior e a beneficiação das redes pluviais, conferindo mais conforto e atratividade ao equipamento. Até ao final do ano, serão também corrigidas algumas deficiências técnicas relativas aos escoamentos de água dos pontos de venda.

A requalificação do Mercado Municipal de VRSA representa um investimento global de 345 mil euros.

Reconstrução

do molhe do Rio

Guadiana

Encontra-se a decorrer a obra de

reabilitação do molhe da barra do Rio

Guadiana, estrutura que sofreu vários

danos durante as tempestades do

inverno passado.

---A intervenção está a ser levada a cabo pela Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e está orçamentada em 550 mil euros.

Este investimento junta-se ao novo cais transfronteiriço de VRSA, o qual permite o acesso a terra de viaturas e passageiros através de uma ponte com 16 metros de comprimento e 3 de largura, melhorando as ligações fluviais entre VRSA e a cidade fronteiriça de Ayamonte.

(9)

Mercado de Cacela

regressa ao centro

Atendendo aos pedidos dos feirantes/vendedores, moradores e comerciantes locais, procedemos à relocalização do mercado mensal de Cacela na zona envolvente ao Largo Manuel Cabanas, reunindo todas as bancas e vendedores no centro da vila. A medida entrou em vigor no passado mês de junho e tem como objetivo a revitalização do mercado - concentrando a venda de produtos e bens num só local -, contribuindo assim para o aumento da afluência de visitantes e beneficiando o comércio local da freguesia de Vila Nova de Cacela.

A decisão tem também em consideração os pedidos das entidades de segurança e permite uma melhor agilização dos serviços.

Cemitério de vrSA recebe

obras de ampliação

Encontra-se concluída a ampliação e requalificação do cemitério municipal de VRSA. A intervenção contemplou a construção de 55 novas catacumbas, a par da melhoria dos espaços públicos e áreas envolventes. A obra incidiu também no restauro total da capela do cemitério, que recebeu trabalhos de pintura no interior e exterior. Ao mesmo tempo, foi instalado um novo portão de acesso, procedeu-se à impermeabilização dos terraços das áreas de catacumbas e executou--se a pintura geral de todos os equipamentos. A intervenção está avaliada em 40 mil euros e foi realizada pelo núcleo de serviços gerais da Câmara Municipal.

Campanha de recolha

de dejetos caninos

(10)

VRSA exige intervenção

de fundo na EN 125

A Câmara Municipal de VRSA continua a reivindicar a requalificação integral da EN 125 entre Olhão e VRSA. Para a autarquia, as obras de emergência realizadas no início do verão não resolveram quaisquer problemas, revelando já diversos sinais de desgaste, tais como bermas em mau estado, sinalização insuficiente e piso irregular.

Intervenções em todas

as rotundas municipais

Encontra-se concluída a requalificação de todas as rotundas do concelho, tendo a autarquia procedido ao seu arranjo paisagístico, bem como ao reforço da sinalização horizontal e respetivas marcas de segurança. Na foto: ajardinamentos e pinturas de segurança na rotunda de Santo António, na entrada norte de VRSA.

Reorganização da

circulação automóvel

Prioridade aos peões

no Centro Histórico de VRSA

---Estamos a trabalhar para tornar o nosso Centro Histórico ainda mais seguro. Um local onde o comércio, os moradores, as crianças e os turistas se sintam confortáveis, beneficiando de uma cidade sem obstáculos e sem viaturas nas ruas pedonais.

Para isso, foram reorganizadas as zonas de cargas e descargas na zona histórica de VRSA e limitada a circulação e o estacionamento abusivo de viaturas, em especial na Praça Marquês de Pombal. Para levar este objetivo por diante, foi desenvolvida uma campanha de sensibilização junto de moradores e comerciantes e reforçada a demarcação das áreas de cargas e descargas nas ruas General Humberto Delgado e Conselheiro Frederico Ramirez.

Para garantir a segurança em caso de emergência, é permitido o acesso permanente a

(11)

eurocidade &

cooperação

Eurocidade garante

acesso a fundos

europeus

A Eurocidade do Guadiana, constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António foi reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT). Este instrumento torna agora mais fácil a cooperação transfronteiriça entre as três autarquias, dando--lhes, por exemplo, a possibilidade de se candidatarem diretamente aos fundos europeus e de os gerirem. Através deste estatuto, pode também ser confiada à Eurocidade do Guadiana a execução de programas cofinanciados pela União Europeia.

VRSA preside

eurocidade

Entre os objetivos do mandato para o biénio (2018-2019) está o de transformar a Eurocidade do Guadiana no novo destino turístico da Península Ibérica, valorizando os ativos naturais e os recursos de cada uma das localidades raianas.

Com esta aposta, nasce uma nova marca turística que ultrapassa as margens do Rio Guadiana e valoriza os equipamentos existentes nas fronteiras do Algarve e da Andaluzia, conferindo economia de escala e mais visibilidade a cada um dos municípios.

Festa das Angustias

une Ayamonte e VRSA

Um ano mais, VRSA associou-se à abertura das festas em honra de Nossa Senhora das Angustias, que decorreram no passado mês de setembro, em Ayamonte (Espanha), unindo, desta forma, os laços e tradições das «localidades irmãs».

(12)

Nova vida para a praia de

Monte Gordo

Depois de o novo passadiço de Monte Gordo ter marcado o início da requalificação da frente-mar, a abertura dos restaurantes e bares, ao longo da praia, assinalou a segunda fase da obra que está a mudar o rosto de uma das principais zonas balneares do Algarve.

O projeto de reabilitação da praia, aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contempla o licenciamento de 18 concessionários, acessíveis quer através do corredor central, quer da marginal.

A abertura da totalidade dos apoios de praia ficará concluída em 2019, ampliando a oferta e variedade de serviços.

O passadiço da praia de Monte Gordo é, atualmente, o maior do género no Sotavento algarvio, possuindo uma extensão de 3 km. Trata-se de uma das maiores ações de requalificação urbanística desenvolvida no concelho.

Reconstrução do jardim de

Monte Gordo

A autarquia de VRSA encontra-se a desenvolver o projeto de requalificação das zonas verdes e de lazer da marginal da praia de Monte Gordo. A obra prevê a reabilitação do jardim, a criação de circuitos pedonais e áreas de estadia e a construção do posto de turismo. A intervenção estará concluída até ao início da época balnear de 2019, devolvendo à vila um dos seus espaços mais nobres.

últimas

Porquê a construção

de um passadiço?

A requalificação da praia de Monte Gordo é uma imposição do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura - VRSA, que prevê a criação de acessos e estruturas que permitam a reconstrução do cordão dunar. Em todo o Algarve têm existido operações semelhantes em várias praias.

Praça Marquês de Pombal, 22 8900-231 Vila Real de Santo António 281 510 000

geral@cm-vrsa.pt www.cm-vrsa.pt

Referências

Documentos relacionados

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários