• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE SENSORIAL DE FRUTAS DESIDRATADAS POR PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA SEGUIDA DE SECAGEM EM MICROONDAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE SENSORIAL DE FRUTAS DESIDRATADAS POR PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA SEGUIDA DE SECAGEM EM MICROONDAS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Anhanguera Educacional Ltda.

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 4266 Valinhos, SP - CEP 13278-181 rc.ipade@aesapar.com

Trabalho realizado com o incentivo e

Daiana Cristina Nogueira

Gisliane Porfírio Nogueira

Prof. Heloísa Alves Sousa

Falcão

Curso:

Nutrição

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA - UNIDADE TAGUATINGA

3º Congresso Brasileiro de gastronomia e 1º Simpósio Regional de Ciência

RESUMO

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas. Contudo as frutas são de fácil deteriorização devido sua alta atividade de água, aumentando o desperdício pós-colheita ou em casa. Nesse sentido, se faz necessário o uso de técnicas de conservação de alimentos que diminuam esse desperdício e agregue maior valor às frutas. Entre as técnicas utilizadas, cita-se a desidratação osmótica, utilizada como pré-tratamento para outros métodos de desidratação, como o uso de microondas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar sensorialmente os atributos sensoriais das frutas: maçã Fuji, abacaxi pérola e mamão formosa desidratados osmoticamente, seguida de secagem em microondas. Os resultados gerais mostraram que todas as frutas foram bem aceitas, tendo 90% dos provadores atribuído notas na faixa do gostei (gostei ligeiramente até gostei muitíssimo) para abacaxi e maçã e 77% para o mamão. Acredita-se que a desidratação osmótica proporciona maior retenção de vitaminas e minerais, aumentando flavor, cor e doçura às frutas.

Palavras-Chave: Frutas desidratadas, análise sensorial, características sensoriais.

A

NUÁRIO DA

P

RODUÇÃO DE

I

NICIAÇÃO

C

IENTÍFICA

D

ISCENTE

Vol. 13, N. 19, Ano 2010

(2)

1. INTRODUÇÃO

Com uma produção de 32 milhões de toneladas de frutas tropicais, o Brasil é considerado o terceiro maior produtor de frutas no mundo, ficando na frente de países como os Estados Unidos, Itália e Espanha e atrás apenas da China e Índia (MAIA; SOUSA; LIMA, 2007).

O consumo de frutas vem aumentando no Brasil, passando de 40 para 57 quilos por habitantes, ainda considerado baixo, se comparado com outros países, relata PINTO, (2006) apud CIPRIANO, (2006). Entretanto, as frutas possuem características de fácil deterioração, devido, principalmente a quantidade de água livre que afeta diretamente a conservação e o uso prolongado da fruta. Neste sentido, o uso de tecnologias de conservação das frutas e melhoria de suas características organolépticas se faz necessário. Dentre estas tecnologias cita-se a desidratação osmótica que é definida como a difusão da água do alimento para a solução e, a difusão do soluto da solução (no caso a sacarose), para o alimento (TORREGGIANE; BERTOLO, 2001). Esse método é utilizado como pré-tratamento para secagem em microondas, liofilização e secagem convencional com o intuito de melhorar a qualidade do produto final.

Para a introdução de novos produtos no mercado é necessário conhecer o nível de aceitabilidade por parte dos consumidores. Para isso, faz de grande importância o uso da análise sensorial, que tem como objetivo principal, verificar o nível de aceitabilidade ou desaprovação do produto. A análise sensorial é realizada através da degustação do produto por julgadores escolhidos.

A análise sensorial utiliza os sentidos humanos para medir, de forma objetiva, e reproduzível, as características de um produto. E para obter uma medida sensorial, deve-se considerar, fundamentalmente, os indivíduos escolhidos e a metodologia deve-sensorial utilizada para avaliar as amostras. (GUERRERO, 2005 apud OSÓRIO; OSÓRIO; SAÑUDO, 2009).

2. OBJETIVO

(3)

3. METODOLOGIA

Este é um trabalho prático baseado em artigos científicos dos últimos cinco anos, teses e livros.

Através dos métodos sensoriais, é possível mensurar as sensações diversas que os alimentos evocam como sabor, odor, aroma, textura, dor, frio e calor, (CARDELLO, 1996; RETONDO, 2004). E, enquanto o indivíduo se alimenta, ele passa por várias sensações que podem interagir entre si, em níveis perceptíveis e algumas contribuem mais que outras (DELWICHE, 2004). E para a maioria dos consumidores, os aspectos mais importantes são as características sensoriais para determinar se o alimento vai ou não vai ser bem aceito, e não só o valor nutricional (FORDE; DELAHUNTY, 2004; RETONDO, 2004). E por refletir esse grau de aceitabilidade, a análise sensorial é de extrema importância (MARCELLINI, 2005).

Para se determinar a preferência dos provadores, são utilizados testes sensoriais, como teste de ordenação, escala hedônica de nove pontos e teste pareado (DUTOCOSKY, 1996 apud MORAIS et. al. 2008). Uma das técnicas é a escala hedônica, que pode ser utilizada em testes de aceitação em laboratórios e tem por objetivo obter informações sobre a provável aceitação de produtos pelo consumidor nas fases iniciais de desenvolvimento (CHAVES, 2001). A escala escolhida foi a escala hedônica de nove (09) pontos, variando de 1 a 9, por ordem crescente de aceitação (desgostei muitíssimo = 1, desgostei muito = 2, desgostei regularmente = 3, desgostei ligeiramente = 4, indiferente = 5, gostei regularmente = 6, gostei ligeiramente = 7, gostei muito = 8 e gostei muitíssimo = 9).

4. DESENVOLVIMENTO

4.1. Aquisição da Matéria-Prima

As frutas abacaxi (Ananas comosus L. Merril) variedade pérola e a maçã (Malus domesticus) variedade Fuji, adquiridas em supermercados e feiras livres de cidade próximas à instituição, observando para seleção da matéria-prima os aspectos gerais de sanidade e qualidade, como higiene, grau de maturação e presença de microorganismos.

(4)

cascas, e fatiadas, cada fruta seguindo a especificação da figura abaixo para formato e tamanho.

Tabela 1. Especificação de corte, espessura e comprimento.

Fruta Tipo de corte Espessura Comprimento

L x A

Abacaxi pérola Horizontal 1 cm 5 x 1

Maçã Fuji Vertical 2 mm 5,5 x 3

Mamão formosa Cubo 1 cm 1 x 1

4.2. Processo de Desidratação Osmótica

O processo de desidratação osmótica foi realizado através da imersão das frutas: maçã, abacaxi e mamão em uma solução hipertônica de sacarose, separadamente, na proporção de 1:1(500g de açúcar para 500ml de água filtrada) a 57° Brix, na temperatura em torno de 70° C por 15 minutos.

4.3. Processo de Secagem em Microondas

Para complementar a desidratação osmótica, as frutas foram secas em microondas. O microondas utilizado foi da marca LG 3850 watz. Cada fruta foi submetida a um tempo inicial de 4 minutos até aproximadamente 8 minutos em potência alta até a obtenção máxima de desidratação sem que a fruta queimasse. Logo após o processo de desidratação e secagem, as frutas foram submetidas à análise sensorial.

4.4. Análise sensorial

Foram selecionados 30 (trinta) provadores não treinados de forma aleatória entre os estudantes e professores da faculdade, de diferentes cursos. Foi entregue a cada um dos participantes, o termo de consentimento livre e esclarecido, que foi lido e assinado, por cada um, antes da análise sensorial.

(5)

Também foi oferecido um copo com água para a limpeza papilar entre uma avaliação e outra. Pela ficha sensorial o provador foi solicitado a avaliar as características sensorial de cor, sabor, aroma, textura e aparência geral. Em seguida, os dados foram organizados, calculando-se a média de aceitação geral. Estas médias foram tabeladas e digitadas no programa Excel para obtenção do gráfico, que permitiu uma análise de múltiplas variâncias. A partir do gráfico foi possível comparar o grau de aceitabilidade das três (03) amostras, com relação aos atributos sensoriais.

5. RESULTADOS

Pelo resultado geral, todas as frutas desidratadas foram bem aceitas, tendo 90% dos provadores atribuindo notas na faixa do gostei (6 a 9) para a maçã e o abacaxi, e 77% para o mamão.

Com relação aos atributos sensoriais, em todas as frutas o sabor foi amplamente aceito, pois os provadores afirmaram que gostaram muitíssimo (nota 9) ou gostaram muito (nota 8), conforme figura 1,2 e 3. Evidenciando que os produtos apresentam potencial para uma possível comercialização, e que os processos estudados são viáveis para o aproveitamento das frutas.

Já a textura, a fruta mais bem aceita foi a maçã com 37% dos provadores atribuindo nota 9 (gostei muitíssimo) acreditando ser a crocância o fator que contribuiu para essa aceitação.

(6)

O abacaxi apresentou boa aceitação no atributo textura, com 33% dos provadores atribuindo nota 9 (gostei muitíssimo). Obtendo também boa aceitação para aparência geral, com 40% dos provadores atribuindo nota 9 (gostei muitíssimo), conforme figura 2.

Figura 2. Resultado da avaliação sensorial de fatias de abacaxi Pérola desidratado, obtidos na aplicação do teste de escala hedônica de nove pontos, com 30 provadores.

O mamão, ao contrário dos demais, não apresentou crocância após o processo de desidratação, confirmado por 20% dos provadores que atribuíram nota 4 (desgostei ligeiramente) para o atributo de textura. Mas o aroma obteve boa aceitação, recebendo nota 8 (gostei muito) de 33% dos provadores, o que não aconteceu com a maçã, que obteve apenas 27% dos provadores atribuindo nota 9.

Figura 3. Resultado da avaliação sensorial de fatias de mamão Formosa desidratado, obtidos na aplicação do teste de escala hedônica de nove pontos, com 30 provadores.

(7)

tratamento, confirmando que, as frutas que recebem o pré-tratamento são melhores aceitas pelos provadores.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A metodologia utilizada apresentou resultados satisfatórios, mostrando que as frutas desidratadas foram bem aceitas pelos provadores, e que a união dos dois processos, desidratação osmótica e secagem em microondas, melhoram os atributos sensoriais das frutas, principalmente sabor, que teve maior influência na aceitação. Os resultados mostram ainda que a desidratação osmótica e a secagem em microondas são métodos fáceis e práticos podendo ser utilizados no aproveitamento de frutas, tanto caseiramente como as produzidas pelo pequeno produtor, com finalidade de diminuir o desperdício.

REFERÊNCIAS

ALI, Z.M.; LAZAN, H. Guava. In: MITRA, S.K. (Ed.). Postharvest physiology and storage of tropical and subtropical fruits. New York: CAB International, p.145-165, 2001.

ALVES, D.G.; BARBOSA JR., J.L.; ANTONIO, G.C.; MURR, F.E.X. Osmotic dehydration of acerola fruit (Malpighia punicifolia L.). Journal of Food Engineering, 68:99–103, 2005.

BORRACINI, H. M. P. Estudo do processo de extração da bromelina por micelas reversas em sistema descontínuo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, 2006.

BORTOLATTO, J.; LORA, J.; Estudo Do Processo De Secagem De Mamão Formosa (Carica Papaya L.) Fresco e Pré-Tratado Osmoticamente. Revista De Pesquisa e Extensão em Saúde, v. 4, n. 1 2008. BRITO, C. A. K.; SIQUEIRA, P. B.; PIO, T. F.; BOLINI, H. M. A.; SATO, H. H.; Caracterização Físico-Química, Enzimática e Aceitação Sensorial de Três Cultivares de Abacaxi. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial. 1981-3686 / v. 02, n. 02: p. 01-14, 2008.

CARDELLO, H.M.A.B. Caracterização sensorial de aspartame, ciclamato/sacarina 2:1 e extrato de folhas de estévia (Stévia rebaudiana Bertoni): equivalências em doçura, análise descritiva

quantitativa e análise tempo-intensidade. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos. Campinas, SP, p. 237 1996.

CIPRIANO, R. Frutas, hortaliças e mandioca também contribuíram para a revolução da agricultura tropical (19/07/2006). Disponível em:

HTTP://www.embrapa.gov.br/notícias/banco_de_notticias/folder.2006/fodernoticia.2006-07-03.1126368809/noticia.2006-07-19.2645402208/mostra_noticia. Acessado em Fevereiro de 2007. DANESE, E. D.; FUKUJI, T. S.; ALVES, G. L.; OLIVEIRA, R. C. G.; LINO, M. C. L.; PRAÇA, V. A. Avaliação da Influência da Casca no Processamento de Sucos Clarificados de Maçãs Fuji e Gala. Acta Sci. Technol. Maringa, v. 29, n. 1, p. 91-97, 2007

DELWICHE, J. The impact of perceptual interactions on perceived flavor. Food Quality and Preference, v; 15, p. 137-146, 2004.

DEROSSI, A.; DE PILLI, T.; SEVERINI, C.; MCCARTHY, M.J. Mass transfer during osmotic dehydration of apples. Journal of Food Engineering, p.86:519–528, 2008.

(8)

FERNANDES, F.A.N; RODRIGUES, S.; GASPARETO, O.C.P.; OLIVEIRA, E.L. Optimization of osmotic dehydration of papaya followed by air-drying. Food Research International, 39:492–498, 2006.

FORDE, C.G.; DELAHUNTY, C. M. Understanding the role cross-modal sensory interactions play in food acceptability in younger and older consumers. Food Quality and Preference. v. 15, p. 715-727, 2004.

FRANCO, G. Tabela de composição química dos alimentos. 8. Ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, p. 230, 1989.

FREY, W. Fraiburgo berço da maçã brasileira. Curitiba: Sépia, 2004.

GOMES, A. T.; CEREDA, M. P.; VILPOUX, O.; Desidratação Osmótica: uma tecnologia de baixo custo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Revista Brasileira de Gestão e

Desenvolvimento Regional, v.3, n. 3, p. 212-226, set-dez/2007.

GONDIM, J.A.M. et al. Composição centesimal e de minerais em cascas de frutas. Ciênc. Tecnol. Alim., Campinas, v.25, n.4, p.825-827, apr/jun. 2005.

GORINSTEIN, S.; ZEMSER, M.; HARUENKIT, R.; CHUTHAKORN, R.; GRAUER, F.; MARTIN- BELLOSO, O.; TRAKHTENBERG, S. Comparative content of total polyphenols and dietary fiber in tropical fruits and persimmon. Journal of Nutritional Biochemistry, v.10, p.367-371, 1999.

GONÇALVES, A. A.; BLUME, A. R. Efeito da desidratação osmótica como tratamento preliminar na secagem do abacaxi. Estudos tecnológicos - Vol. 4, n° 2:124-134 (mai/ago 2008) ISSN 1808-7310. GUERRERO, L. Panel entrenado. In: CAÑEQUE, V.; SAÑUDO, C. (Eds.) Estandarización de las metodologías para evaluar la calidad del producto (animal vivo, canal, carne y grasa) en los rumiantes. Madri: INIA. p.397-408, 2005

HARBORNE, J.B.; WILLIAMS, C. A. Advances in flavonoid research since 1992. Phytochemistry, Oxford, v. 52, p. 481-504, 2000. HEO, H.J.; LEE, C.Y.

INSTITUTO BRASILEIRO DE FRUTAS. Disponível em:

http://www.ibraf.org.br/imprensa/0901_FrutasBrsileirasAscensao.asp. Acessado em: 25 abr. 2010.

KUSKOSKI, E.M.; ASUERO, G.A.; TRONCOSO, A.M.; MANCINI-FILHO, J.; FETT, R. Aplicación de diversos métodos químicos para determinar actividad antioxidante em pulpa de frutos. Revista de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas, v.25, n.4, p.726-732, 2005.

LOMBARD, G.E.; OLIVEIRA, J.C.; FITO, P.; ANDRÉS, A. Osmotic dehydration of pineapple as a pretreatment for further drying. Journal of Food Engineering, 85:277–284, 2008.

MAIA, G. A.; SOUSA, P. H. M.; LIMA, A. S. Processamento de sucos de frutas tropicais. 1 ed. Fortaleza: Edições UFC, 320 p., 2007.

MARCELLINI, P.S. Caracterização sensorial por perfil livre e análise tempo intensidade de suco de abacaxi (Ananas comosus (L.) Merril) reconstituído e adoçado com diferentes edulcorantes. Tese Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos. Campinas, SP. 85p., 2005.

MARTIM N. S. P. P. Estudo das Características de Processamento da Manga (Mangifera Indica L.) Variedade Tommy Atkins Desidratada. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos, Curitiba, 2006. MORAIS, A. S.; CID, L. L.; OLIVEIRA, I. N.; RODRIGUES, M. C. P. Avaliação Comparativa de Resultados de Testes Sensoriais com Escalas e Teste de Ordenação Preferência com Crianças e Adultos. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial. ISSN: 1981 – 3686/ v. 2-, n.1: p. 104-115, 2008.

OLIVEIRA, J.E. DUTRA.; MARCHINI, J. SÉRGIO. Ciências Nutricionais. São Paulo: Edsarvier, 402 p., 211, 2000.

(9)

PANI, P.; LEVA, A.A.; RIVA, M.; MAESTRELLI, A.; TORREGGIANI, D. Influence of an osmotic pretreatment on structure-property relationships of air-dehydrated tomato slices. Journal of Food Engineering, 86:105–112, 2008.

POKHARKAR, S.M.; PRASAD, S.; DAS, H. A model for osmotic concentration of bananas slices. Journal of Food Science and Technology, 34(3): 230-232, 1997.

QUEIROZ, V.A.V.; FERREIRA, K.S.; MONNERAT, P.H.;QUEIROZ, L.R.; DOLINSK, C.Na, K, Ca, Mg, Fe, Zn, Cu, and Se contents in fruits consumed in Brazil. Nutrire, v.31, p.61-73, 2006.

QUEIROZ, V.A.V.; FERREIRA, K.S.; MONNERAT, P.H.; QUEIROZ, L.R.; DOLINSKI, C. Na, K, Ca, Mg, Fe, Zn, Cu and Se contents in fruits consumed in Brazil. Nutrire, v.31, p.61-73, 2006. RASTOGI, N.K.; RAGHAVARAO, K.S.M.S. Mass transfer during osmotic dehydration of pineapple: considering Fickian diffusion in cubical configuration. Lebensm.-Wiss. u.-Technol., 37:43–47, 2004.

RETONDO, C.G. Química das sensações: desenvolvimento de um material didático

interdisciplinar para o ensino superior. Tese de Mestrado. Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 282 p. 2004.

SCHEIBLER, M. V.; FILHO, F. F. L.; Frutas tropicais: levantamento das exportações brasileiras. Rev. de Negócios Internacionais, Piracicaba, S.P., 4(6): 19-23, 2006.

SCHLEGEL, W. Commercial pasteurization and sterilization of food products using microwarve technology. Food Technology. Dce/1992.

SELMO, M. S.; TREPTOW, R. O.; ANTUNES P. L. Avaliação Físico Química e Sensorial de Maçãs (Malus doméstica, Borkh.) Branqueamento em Microondas e Desidratadas. Rev. Bras.de

Agrociência , v.2, nº1, 33-38, Jan.-Abr., 1996.

SERENO, A. M.; HUBINGER, M. D.; COMESAÑA, J. F.; CORREA, A. Prediction of Water Activity of Osmotic Solutions. Journal of Food Engineering, Holanda, v. 49, p. 103- 114, 2001.

SOUZA N., M.A.; LIMA, J.R.; SOUZA FILHO, M.S.M.; MAIA, G.A. Processo Agroindustrial: Obtenção de um produto de manga por desidratação osmótica e complementação de secagem em estufa. Embrapa, Comunicado Técnico p. 99-3, 2004

TORREGGIANI, D.; BERTOLO, G. High-quality fruit and vegetable products using combined processes. In: FITO, P. et al. (Ed.). Osmotic dehydration and vacuum impregnation. Lancaster: Technomic Publishing Company, p. 3-9 2001.

TORRES, E. A. F. S.; MACHADO, F. M. S. Alimentos em Questão: Uma Abordagem Técnica para as dúvidas mais comuns. São Paulo: Editora Ponto Crític. p.66,67-160, 2001.

Referências

Documentos relacionados

O problema de pesquisa que norteou a investigação foi: “a teoria da complexidade é utilizada enquanto referencial epistemológico nas pesquisas em política educacional no

Com os dados obtidos a partir da medição da profundidade máxima de penetração do cimento no interior dos túbulos dentinários aplicou-se o Teste de

Por outro lado, a possibilidade de as tirinhas aqui estudadas poderem ser utilizadas como ferramenta pedagógica de forma alegórica também nos parece um futuro e válido trabalho,

O principal achado do nosso estudo é que, dentre os sobreviventes de UTI, as definições baseadas no tempo de ventilação mecânica prolongado se relacionam com pior

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

O capítulo 2 descreve como foram utilizadas ferramentas de bioinformática para predizer potenciais condições que possam aumentar a produção de fucoxantina pela

Com o escopo de investigar caminhos para implementar práticas inovadoras de ensino jurídico, o autor realizou, durante o segundo semestre letivo de 2018,

A presentamos nas folhas a seguir, a cartilha da campanha “RISCOS NA INTERNET: COMO NEGOCIAR SEU IMÓVEL COM SEGURANÇA”, que traz sugestões de como negociar com maior