• Nenhum resultado encontrado

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8 de Março - Dia Internacional da Mulher"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

MULHER

Um aroma suave

MULHER

Um aroma suave exalou das mãos do Criador, quando seus olhos contemplaram a solidão do homem no Jardim!

Foi assim:

O Senhor desenhou o ser gracioso, meigo e forte, que Sua imaginação perfeita produziu. Um novo milagre: fez-se carne, fez-se bela, fez-se amor, fez-se na verdade como Ele quer! O homem colheu a flor, beijou-a, com ternura, chamando-a, simplesmente,

Mulher

Ivone Boechat

Esta é a singela homenagem que “A Vitória” presta à todas as mulheres da Família da 8 de Maio. Órgão Oficial da Loja Oito de Maio

www. arblm8demaio.org

Ano 14 Número 133 Março de 2014

Editorial

Estamos voltando após o recesso de fim de ano.

Este ano se reveste de uma peculiaridade: é um ano eleitoral. Eleição na Grande Loja Maçônica do Rio de Janeiro e eleições presidenciais.

E porque o destaque?

É através do voto que o povo maçônico (no caso da Grande Loja) ou o povo brasileiro ( caso das eleições presidenciais) vai opinar, através do voto, se está de acordo com o desempenho daqueles que foram nomeados como seus representantes.

Em maio escolheremos o Sereníssimo Grão Mestre da próxima Administração. Nós maçons não podemos ser contaminados pelos vícios das campanhas política profanas, onde as promessas não tem nenhum compromisso com a verdade.

Ao escolher seu representante tenha em mente qual será o melhor para a Grande Loja e por consequência para o povo maçônico fluminense. Neste momento, o coletivo deve prevalecer sobre o individual, isto é, o interesse do povo deve estar acima de um reconhecimento de um favor ou o pagamento de uma dívida de gratidão.

Em outubro escolheremos o Presidente da República, senadores e deputados federais.

(2)

2 Notícias da Chancelaria Aniversariantes do mês de março Dia Evento 01 IrMario

03 Gabriel (Filho do Ir Leandro) 04

Maria das Graças M.de Lira (Esposa do Ir Caetano);

Patrícia A. Soares (Filha do Ir Vilanova)

06 Layce (Filha do Ir Claudio Afonso) 07 Marcelle (Esposa do IrFlavio) 08 Dia Internacional da Mulher 09 Vilma N. da S.Sá (enteada do Ir

Octavio)

12 Rogério (Filho do Ir Araguari) 14 Ir Souza Lima

Casamento de Alessandra e Ir Alexsander

15 Vitor M.N.da Silva (enteado do IrOctavio)

Ruth P. B.de F. Oliveira (Filha do IrHegler)

16 Ir Flávio

17 Kyria V. R. Azevedo( Filha do falecido Ir Gilberto/Guida)

18 Casamento de Graça e Ir Caetano 19

Ir Oppenheimer Ir Rangel

20 Katia e André G. de Andrade (Filhos do Ir Andrade)

Julio M.T. Nunes (filho do IrJulio) 21 Marta (esposa do Ir Renato) 23 Ir Alexsander 30 Ir Vantuir

Editorial - Continuação aptidão para servir.

Sim, servir, pois é para isso que Presidente e Congressistas são eleitos. Servir à Nação Brasileira e não para servir-se.

Então, queridos leitores, comecemos a nos preocupar com a escolha de quem vai dirigir os destinos da nossa Pátria Amada e da Grande Loja Maçônica do Rio de Janeiro, bem como quais serão os nosso representantes no Congresso Nacional.

O Editor1

Para os saudosistas. . .

Despedida do Trema

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e

cinquenta anos.

Mas os tempos mudaram. Inventaram

Continuação da “ Despedida do Trema” uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmen- te tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário.

Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...

O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. O dois pontos disse que sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.

Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C medrosoque fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda.

Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá.

Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo de medo". Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...

Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus, Trema. Falecimento

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento, no dia 25 de fevereiro, da Sra ROMILDA APARECIDA MELLO, mãe da Cunhada Sueli, esposa do Ir Josué.

(3)

3 Você Sabia?

Se você perguntar a um maçom brasileiro qual o dia do maçom, 99% ou mesmo a

unanimidade dirá sem pestanejar 20 de agosto, mas você sabia que existe o Dia Internacional do Maçom que aqui não é difundido e muito mesmo comemorado?

O IrWalter de Souza Lima, pesquisador incansável, nos brinda como mais uma gota de sabedoria como a matéria abaixo:

Dia Internacional do Maçom

No dia 22 de fevereiro de 1994, e durante os dois dias antecedentes realizou-se em Washington (EUA), a Reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas maçônicas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), com vários Grãos Mestres convidados de vários países do mundo, entre eles, Brasil, Portugal, Inglaterra, França, Itália, etc.

Ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o Dia Internacional do Maçom.

Data escolhida por ser o aniversário de George Washington, um grande Maçom; Washington nasceu em 22 de Fevereiro de 1732 da era cristã, em Bridges Creek, na Viriginia (EUA), foi eleito presidente da Assembléia Constituinte que redigiu a Constituição Federal dos EUA, espelho da Carta Magna do país. Uma homenagem celebrada por diversas Potências e Obediências em que se subdivide a Maçonaria Universal.

George Washington, defensor da Democracia,

foi eleito o primeiro presidente dos Estados

Unidos, e permitiu que seu país emergisse como

uma nação verdadeiramente voltada aos interesses do

seu povo. Não obstante suas relações diplomáticas

internacionais insatisfatórias com alguns países, na

era comtemporânea.

Washington, foi iniciado na Maçonaria no dia 4 de

Novembro de 1752, na Loja Fredericksburg nº 4, no

Estado da Virgínia. A Maçonaria teve início

nos Estados Unidos em 23 de Abril de 1730, no Estado

de Massachussets, dois anos antes do nascimento

deste que foi o baluarte da Maçonaria americana, e memorável estadista.

O legado de George Washington continua até hoje na capital do país (Washington D.C.) que leva o seu nome. Foi ele que lançou a pedra fundamental do Capitólio, sede do Congresso americano, símbolo da República. Mais de 2 milhões de maçons norte-americanos na década de 1920, construíram o George Wasnhington Masonic Memorial,

"Para inspirar a humanidade através da educação, e promover as virtudes, caráter e visão de George Washington. O homem, o Maçom e Pai de nosso País".

(4)

4 nação provou ser uma fonte de liberdade, oportunidade e riqueza para norte-americanos e imigrantes de outras nações do mundo.

Como Presidente da República norte-americana, nunca olvidou a sua formação maçônica: em 18 de setembro de 1783, como Grão-Mestre pro-tempore da Grande Loja de Maryland, colocou a primeira pedra do Capitólio – o Congresso norte-americano – apresentando-se com todos os seus paramentos e insígnias de alto mandatário Maçom; ao assumir o seu primeiro mandato, em abril de 1789, prestou o seu juramento constitucional sobre a Bíblia da “Loja Alexandria Nº: 22″, da qual fora Venerável Mestre em 1788;

Faleceu em sua casa em 14 de dezembro de 1799, seu sepultamento ocorreu no dia 18, em sua propriedade de Mount Vernon, numa cerimônia fúnebre Maçônica, dirigida pelo Reverendo James Muir, capelão da “Loja Alexandria Nº: 22″, e pelo Dr. Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Oficina.

Fonte: Blog da Loja Fraternidade nº 100

Indicação do Candidato oficial da Loja

Na reunião de 22 de fev, o Conselho de Mestres Instalados escolheu, por unanimidade, o Ir Francisco Josué Souza Lima como candidato oficial da Loja para as eleições de Venerável mestre para o período de junho de 2014 a junho de 2015.

Desde já “ A Vitória” coloca suas páginas à disposição do Ir

Josué.

Homenagem a um Corredor de Rua

Não é todo o dia que temos um Ir em destaque na imprensa. O Jornal “O Dia” , em 18 de Fev, publicou matéria sobre atividade física e o nosso IrJosé Caetano de Lira ficou em destaque graças à sua dedicação e persistência.

Dotado de extraordinária força de vontade, após realizar cirurgia nos dois joelhos voltou a realizar suas corridas de rua e atualmente está se preparando para a meia-maratona do Rio.

“A Vitória” cumprimenta o Ir Caetano , bem como o aponta como um exemplo a ser seguido, lembrando que não existe limite de idade para a prática de esporte.

Foto do Jornal “ O Dia”

Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta e a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria na chega, faça aquilo que a maioria não faz.

(5)

5 Irmão da Grande Loja Unida da Inglaterra Visita a Loja 8 de Maio

A reunião do dia 03 de Fev foi de grande significado para a Loja 8 de maio. Além de contarmos com as nossas Cunhadas na confraternização mensal do Departamento Feminino recebemos a visita de dois irmão do GOB que

abrilhantaram nossos trabalho e principalmente pela visita do irmão MI Elliott Chevin , da Grande Loja Unida da Inglaterra. Apesar da dificuldade do idioma, pudemos nos confraternizar e trocar informações sobre a prática do REAA. A Vitória destaca a atuação dos IIr Linduarte, que viabilizou a presença do Ir em nossa loja; Vilanova, que atuou como intérprete durante a reunião e dos IIr Sergio Brabo e Mario que se revezaram na parte social, proporcionando uma excelente acolhido ao irmão inglês.

Destaque especial para a fidalguia de como o nosso V M Claudio Affonso recebeu o ilustre visitante. o que levou o Ir Elliot a agradecer, por email, a acolhida, tão logo retornou ao seu hotel, no seguintes termos:

“I cannot express my thanks properly by email but I must say how I was absolutely touched by your hospitality, friendship and brotherly love.

This evening has shown me that brotherly love is universal and you and the members of your lodge were more welcoming than I could have hoped for.

You all have an open invitation to London as my guest - any time you want to come - it will be my pleasure.

Thank you so much - I cannot express my thanks enough. Please stay in touch.

Your brother Elliott”

Em uma tradução livre:

Eu não tenho como expressar corretamente meus agradecimentos por e-mail, mas devo dizer como eu fiquei realmente sensibilizado por sua hospitalidade, amizade e amor fraternal.

Esta noite me mostrou que o amor fraternal é universal e você e os membros de sua Loja foram mais acolhedor do que eu poderia ter esperado.

Vocês todos têm um convite aberto para Londres como meu convidado - a qualquer hora que você quiser vir - será um prazer.

Muito obrigado - Eu não posso expressar de maneira suficiente o meu agradecimento. Por favor, fique em contato.

Seu irmão Elliott

(6)

6 Momento de Sabedoria

As duas pulgas - por Max Gehringer

Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra: - Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar.

Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.

Elas então, contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando.

Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra: - Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele.

Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.

Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa.

Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou por quê:

- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez. E então, um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos.... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar.

Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou: - Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?

- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

- E por que é que estão com cara de famintas?

- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?

- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.

Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha: - Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia? - Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.

- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas ? - quiseram saber as pulgonas. - Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse:

"Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

MORAL:

Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente.

Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.

Nesta Edição

Referências

Documentos relacionados

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as

deles, pela motivação, pelo interesse que mostram, pela curiosidade. O facto de as coisas serem discutidas, faz-me pensar que essa é a melhor opção, porque se não discutirmos

Segundo cartas convites elaboradas pelo CAEd para os cursistas que participaram das oficinas de divulgação dos resultados do Avalia BH, o propósito desse evento

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

Em 1988, o povo brasileiro conquistou o direito às eleições diretas, com voto secreto e universal, e a partir de 1996 urnas eletrônicas foram instaladas como