• Nenhum resultado encontrado

EMENTAS PÓS-FLEX 2016 CÂMPUS PONTA GROSSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTAS PÓS-FLEX 2016 CÂMPUS PONTA GROSSA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EMENTAS

PÓS-FLEX 2016 – CÂMPUS PONTA GROSSA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Consiste em apresentar aos alunos conceitos de administração e de planejamento estratégico em organizações, analisando o processo de concepção e implantação da estratégia, o qual acontece por meio de três grandes etapas: análise, formulação e implantação. A disciplina aborda também Balanced Scorecard.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIAMENTO

Compreende o estudo sobre os conceitos de financiamentos, Relações com Bancos, Factoring, Cooperativas, BNDES, CDG, Custódia de cheques, Desconto de títulos, Financiamento LP, Debêntures, Ações, Private Equity e Capital Venture. Também serão abordados temas em investimentos, tais como Engenharia Econômica, VPL, TIR, Payback, VAUE, Estudos de viabilidade, Análise de Risco, Retorno de ativos, Formação de carteiras, Diversificação do risco, Retornos de mercado.

ATRAÇÃO, RETENÇÃO E CARREIRA

Aborda os processos de agregação de pessoas ao seu convívio cotidiano, estímulo e recompensa em função das posições ocupadas, tempo na organização e desempenho alcançado. Trata também dos processos de manutenção e encarreiramento das pessoas na organização.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Aborda como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. Aborda também, as pressões que influenciam as decisões de compras, e como tanto os membros do mercado quanto os gerentes de marketing reagem a essas pressões.

CONTABILIDADE E CONTROLADORIA DE GESTÃO

Aborda os fundamentos e princípios contábeis, sua importância no processo decisório, a estática patrimonial, Ativo, Passivo, PL e Estrutura de Resultado, a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa, bem como a integração do BP, DRE, DLPA e DOAR. Aborda também o papel da Controladoria e as ferramentas de gestão mais utilizadas, como SIG, modelo de gestão de negócios, gestão de processos, plano estratégico e operacional, diretrizes e objetivos estratégicos, planejamento e controle orçamentário, fluxo de caixa projetado e controle operacional. Serão abordados ainda temas relacionados à Mensuração de Desempenho, KPI, Relações de Causa e Efeito, Mapa Estratégico, Avaliação de Desempenho Individual, Ciclo Deming, Gestão por Competências e TPS.

(2)

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO

Aborda os métodos e filosofia do controle estatístico de processos; Gráficos de controle para variáveis e atributos, de soma cumulativa, de media móvel ponderada; análise da capacidade e sistemas de medida; monitoramento e controle de processo multivariado; técnicas de amostragem de aceitação.

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES E GESTÃO DE COMPRAS

Compreende os conceitos e práticas sobre desenvolvimento de fornecedores e a qualidade assegurada de uma empresa, caracterizando a importância da gestão de compras com estratégia para redução de custos variáveis.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Compreende as estratégias necessárias para a educação corporativa, reconhecendo que a capacidade de aprendizagem das organizações é fator fundamental para sua sobrevivência e adaptação. Contempla também as universidades corporativas.

ESTRATÉGIA FOCADA NO LUCRO

Apresenta os fundamentos da estratégia focada no lucro, lucros excelentes x zona de lucro zero, análise do mecanismo de geração de lucros altos, atendimento das prioridades do cliente, vendas de soluções aos clientes, novas formas de fazer negócios para novos clientes em serviços financeiros, estratégias para o segmento de baixa renda e estratégias de baixo custo.

ESTRATÉGIA SIX SIGMA

Aborda conceitos básicos sobre Seis Sigmas, Classe Mundial, Momento da Verdade, Ciclo de Serviços Prestados, Custo da Baixa Qualidade, Geração de Valor, GPCC, DMAIC, Storyboard, FMEA, NEM e DPMO.

EVOLUÇÃO E CONCEITOS DA QUALIDADE

Trata do histórico, conceitos básicos e evolução; dimensões e definições de Qualidade; Qualidade do produto, do processo e da organização; clientes internos e externos; estratégia da empresa e a Qualidade Total; Qualidade e Produtividade; nova missão da administração; expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, etc.); visões japonesa, americana, europeia e brasileira da Qualidade; prêmios da Qualidade

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Compreende ferramentas básicas da qualidade; Metodologia de Solução de Problemas (MASP); Controle Estatístico do Processo (CEP); capacidade do processo; ferramentas gerenciais da qualidade; Troca Rápida de Ferramenta (SMED); Mapa de Fluxo do Valor (VSM); Poka Yoke; Kanban.

(3)

GARANTIA DA QUALIDADE

Compreende teoria de sistemas; normalização na empresa e Sistema Brasileiro de Normalização; normas série ISO-9000; Normas série ISO 14000; normas da Qualidade para setores específicos; documentação e estratégias de implantação; auditorias da Qualidade; processo de certificação; Sistemas Integrados da Qualidade (SIQ).

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

Apresenta os fundamentos de Gestão de Processos, abordando conceitos sobre Sincronismo de Processos, seu Desenho e Redesenho a Identificação de Rupturas e a elaboração de Plano de Melhorias eficientes.

GESTÃO DA MUDANÇA

Trata de apresentar os subsídios para planejar uma mudança organizacional com base em mudanças de processos; identificar o perfil exibido por indivíduos, equipes e organizações durante um processo de mudanças para incrementar a dinâmica entre pessoas e equipes para melhorar o desempenho; avaliar a disponibilidade e condições de uma organização para a mudança, por meio de aplicação de abordagens e técnicas já testadas; e avaliar os estilos de liderança e respectivo impacto na mudança.

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL E MEIO AMBIENTE

Trata dos conceitos e práticas de TQM, incluindo Ciclo Deming (PDCA/SDCA), Grupos de melhorias, POP, PGP, 5S, Relatórios de anomalias, Diagrama Ishikawa, Histograma, Diagrama de Pareto, Gestão da rotina, Reengenharia e Competitividade, Prêmio Malcom Baldrige, PNQ, Certificações ISO, QFD e Auditorias. Gestão ambiental: capacita a realizar um plano de prevenção a desastres ambientais, a entender a reciclagem de materiais, o tratamento de resíduos, a redução de emissão de CO2, bem como tratar a logística reversa.

GESTÃO DE CLIENTES

Trata do conceito de marketing um a um; como conquistar e manter clientes na era da interatividade; Customer Relationship Management.

GESTÃO DE MARCAS

Apresenta ao aluno os aspectos relacionados à gestão da marca, ciclo de vida do produto, embalagem design de produto e lançamento de novos produtos.

GESTÃO DE MARKETING

Compreende as funções que precedem a produção e a venda do produto. Inclui o estudo de mercado, a escolha do mercado-alvo, a concepção do produto, a fixação do preço, a escolha dos canais e a elaboração de uma estratégia de comunicação e produção.

(4)

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA

Compreender o funcionamento da área de produção de uma organização, operações e logística, destacando a visão integrada, apresentando e discutindo o seu papel no ambiente de negócios, otimizando processos de abastecimento, produção, distribuição e fluxos reversos.

GESTÃO DE PESSOAS

Compreende os processos de agregação e convivência, alocação e posicionamento das pessoas frente às atividades da organização, incentivo e recompensa, desenvolvimento das pessoas por meio da aprendizagem e processos de mudança,manutenção das pessoas na organização e monitoração das pessoas trabalham na organização. A disciplina trata também dos novos desafios da Gestão de Pessoas, abordando o novo ambiente organizacional, planejamento estratégico e as Macrotendências da Gestão de Pessoas.

GESTÃO DE RECURSOS E MATERIAIS

Apresenta os fundamentos de gestão de recursos materiais aplicados à manutenção, desenvolvendo competências para uma gestão mais racional dos recursos disponíveis.

GESTÃO FINANCEIRA

Apresentar aos alunos os conhecimentos básicos e avançados das práticas de finanças corporativas utilizadas pelas empresas, vivenciando sua aplicação e avaliação dos resultados também em organizações de saúde

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Propicia um estudo sobre o conceito de competência humana e organizacional e noções correlatas: entrega, níveis de complexidade, agregação de valor, eixos de carreira. Aborda a gestão estratégica de pessoas. Os alunos terão a oportunidade de conhecer modelos de gestão por competências utilizadas em empresas nacionais e multinacionais.

MARKETING DIGITAL

Propicia ao aluno uma análise da evolução tecnológica, venda do conceito de internet dentro e fora da empresa e avalia os modelos de novos negócios tecnológicos na Web 2.0 como a comunicação em massa digital, o mobile marketing, o marketing de busca, a otimização de sites (SEO), links patrocinados (SEM); táticas de relacionamento como o e-mail marketing, marketing viral, redes sociais, bem como analisa as características de um site de Comércio Eletrônico e os serviços agregados a ele.

(5)

MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA APLICADA

Compreende os fundamentos da matemática financeira, o valor do dinheiro no tempo, o valor presente e valor futuro, taxas de juros nominais e efetivas, empréstimos, parcelamento e sistemas de amortização, taxas de desconto, relações de equivalência e funções avançadas da HP12C. Aborda também temas relacionados à estatística aplicada, desvio padrão, curva normal, população e amostragem para cálculos financeiros, margem de erro e probabilidades e projeções.

MERCADO DE CAPITAIS E FINANCIAL SERVICES

Propicia um estudo conceitual sobre fundamentos do mercado financeiro e seus principais setores, mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais e o mercado de câmbio. A disciplina também abordará os mercados futuros e de fundo de Investimentos, a gestão empresarial e o mercado financeiro e a estrutura de Financial Services no Brasil.

PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

Organização, planejamento e controle de manutenção e técnicas e pilares da Manutenção Produtiva Total. Manutenção Centrada em Confiabilidade – RCM. Confiabilidade definição e conceitos. Importância da confiabilidade na gestão e operação da manutenção. Distribuições dos tempos entre falhas de equipamentos. Curva da banheira e sua importância na estratégia de manutenção. Figuras de mérito e indicadores para manutenção. Predição e alocação da confiabilidade. Confiabilidade de sistemas. Disponibilidade e mantenabilidade

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E INFRAESTRUTURA

Propicia o entendimento sobre o planejamento e controle da produção, envolvendo conceitos sobre previsão de demanda, estoques, capacidade produtiva, programação de produção, MRP, MRPII, ERP e JIT. Os alunos também serão capacitados a estruturar instalações civis, hidráulicas, lógicas, elétricas, por meio de projetos industriais estruturados que permitiram a aquisição de máquinas, equipamentos, prateleiras em disposições físicas adequadas.

PROGRAMAS DE GESTÃO INDUSTRIAL E COMPETITIVIDADE

Apresenta os Programas de Gestão Industrial atuais, sua evolução histórica baseada em técnicas como MRP, MRP II, MIS DSS, Artificial Intelligence, ES, EIS, ERP etc. e seu futuro. A disciplina também abordará aspectos fundamentais e soluções sobre competitividade, os objetivos da produção, a escolha da localização e seleção do processo, o arranjo físico e fluxo, a metodologia Case x Just-In-Time, e a Teoria das Restrições.

REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

Analisa desde o planejamento estratégico de recursos humanos, passando pelo desenvolvimento e da alocação de competências que irão apoiar a intenção estratégica da organização, formando ou aperfeiçoando os gestores na perspectiva de transformá-los em líderes educadores, focados em desenvolvimento de pessoas.

(6)

SEGURANÇA NO TRABALHO

O aluno compreenderá os conceitos de segurança e saúde do trabalhador, as relações entre as normas regulamentadoras e os programas de segurança do trabalho.

SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Apresenta o sistema de Informação de Mercado e Sistema de Inteligência de Mercado; Tomada de decisão tática e estratégica; Valor estratégico da informação; Conceitos, planejamento, estruturação e implementação de um Sistema de Inteligência de Mercado para facilitar a tomada de decisão gerencial; Inteligência Empresarial e Estratégica; Inteligência Competitiva; Business Intelligence (BI); Planejamento e Marketing Estratégico; Gestão do Conhecimento (GC); Colaboração; Gestão do Relacionamento com Clientes (CRM); Customer Experience; Tecnologias Emergentes; WEB 2.0; Forecasting e Cenários Prospectivos; Rede de Valor para Marketing e Vendas; Redes de Valor Empresariais e de Colaboração.

TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS NA MANUTENÇÃO (RCM, MCC E TPM)

Conhecer técnicas e procedimentos centradas em confiabilidade, entender e compreender como aplicar técnicas de manutenção preventiva total, além de fazer o aluno analisar e buscar a melhor combinação entre ações baseadas em condições.

VISÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO

Contextualizar e desenvolver uma visão sistêmica da Gestão da Manutenção, desenvolver planos de manutenção e inspeção, conhecer estudos de análise de falhas e riscos dos processos. Apresentação, Conceituação e Evolução da Manutenção. Planejamento Estratégico e competitividade das Organizações e da Manutenção: Níveis e Tipos de estratégias. Estratégia de Manutenção e Produção: Estratégias genéricas de competição, suas vantagens competitivas e Formulação. Métodos de análise Estratégica da Manutenção e da rentabilidade das Organizações. Estratégia de Manutenção e Produção e suas vantagens competitivas. Procedimentos e Políticas úteis

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Os resultados de estabilidade de agregados das amostras do perfil mostram que ocorre uma preponderância de agregados maiores (em profundidade) os quais possuem

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Apresenta os subsídios para planejar uma mudança organizacional com base em mudanças de processos; identificar o perfil de indivíduos, equipes e organizações

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação