• Nenhum resultado encontrado

PERÍODO TARDE CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2020 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMBÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERÍODO TARDE CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2020 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMBÉ"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PERÍODO TARDE

CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2020 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMBÉ

Atenção: Confira seu cargo e leia todas as instruções constantes no seu Caderno de Questões e Folha de Respostas.

1. Seu caderno deve conter 30 (trinta) questões, com 04 (quatro) alternativas, assim dispostas:

Disciplina Composição

Língua Portuguesa 1 a 5

Informática Básica 6 a 10

Conhecimentos Gerais 11 a 15 Conhecimentos Específicos 16 a 30

2. A Prova terá duração de 3h (três horas), incluindo preenchimento da Folha de Respostas.

3. Após sua identificação, você deverá permanecer dentro da sala, sendo permitida a saída somente acompanhado de um fiscal e após 30min (trinta minutos) do início da prova.

4. Para uso do sanitário e/ou beber água, você deverá solicitar ao Fiscal de Sala e somente levantar após autorização.

5. O candidato só poderá sair da sala em definitivo após 1h (uma hora) do início da prova.

6. Ao deixar a sala definitivamente, não poderá utilizar o sanitário dos candidatos que ainda estão realizando prova, e só poderá levar o Caderno de Questões restando 1h (uma hora) para o final da prova.

7. Enquanto estiver realizando a Prova é proibido utilizar materiais de consulta, livros, apostilas, calculadoras, régua, quaisquer equipamentos eletrônicos, chapéus, bonés, e/ou similares, conforme constante no edital de abertura. Caso o fiscal constate alguma irregularidade irá anotar em Ata da Sala para devidas providências da Comissão Organizadora.

8. Sobre sua carteira deverá permanecer somente documento oficial original com foto, caneta de tinta azul ou preta, Caderno de Questões e Folha de Respostas.

9. Você poderá utilizar seu Caderno de Questões para rascunho.

10. Você receberá do Fiscal de Sala a Folha de Respostas definitiva. Confira seus dados e, em caso de erro, chame o fiscal. Após conferir, assine no campo destinado à assinatura do candidato.

Em hipótese alguma ela será substituída caso o candidato dobre, amasse, rasgue ou molhe.

Cuidado, pois esse será o único documento válido para correção.

11. Caso algum equipamento eletrônico emita som, mesmo que desligado e lacrado no plástico de pertences, o candidato portador do equipamento será automaticamente eliminado do concurso.

12. Transcreva suas respostas para Folha de Respostas com caneta de tinta azul ou preta. Atenção:

verifique na Folha de Respostas a forma correta de preenchimento.

13. Questões com mais de uma alternativa assinalada, rasurada, em branco ou preenchidas de forma diferente das instruções serão anuladas.

14. Após terminar sua Prova avise o Fiscal, pois ele autorizará a entrega da sua Folha de Respostas e Caderno de Questões, se for o caso.

15. Caso algum candidato seja flagrado na tentativa de fraude, esse será automaticamente eliminado do Concurso, ainda sujeito a processo civil ou criminal.

16. Qualquer questionamento ou dúvidas devem ser feitos em voz alta ao fiscal.

17. Os 03 (três) últimos candidatos deverão sair juntos da sala, após a conferência e lacre do material da sala.

18. Aguarde a autorização do Fiscal para iniciar sua Prova.

(2)

---DESTAQUE AQUI---

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(3)

Língua Portuguesa

Leia o texto para responder as questões.

Pesquisa mostra que brasileiros precisam cuidar melhor dos rins

Levantamento da SAÚDE avalia o conhecimento e o comportamento da população a respeito de causas, prevenção,

diagnóstico e tratamento das doenças renais

Por Goretti Tenorio O periódico científico The Lancet acaba de publicar um retrato global sobre doença renal crônica: em 2017, foram computados cerca de 700 milhões de pessoas com a condição pelo mundo e 1,2 milhão de mortes em função do problema. Só no Brasil temos hoje 10 milhões de cidadãos convivendo com o comprometimento dos rins.

“Vivemos uma epidemia, com grande impacto na saúde e na qualidade de vida dos pacientes”, diz o nefrologista Alexandre Cabral, do Instituto de Saúde do Rim, em Campo Grande (MS). Por aqui, o número de indivíduos em diálise, ou seja, usando uma máquina para filtrar o sangue no lugar dos rins que não funcionam direito, aumentou de 40 mil em 2000 para 120 mil em 2017. Mas será que a população está ciente dos riscos de negligenciar os cuidados com essa dupla de órgãos, responsável por retirar as impurezas do sangue, controlar a pressão e produzir hormônios e vitaminas?

Para traçar um panorama a respeito, a revista SAÚDE e a área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril realizaram a pesquisa Como os Brasileiros Cuidam dos Rins, que contou com o apoio das farmacêuticas AstraZeneca, Baxter e Bristol- Myers Squibb. Realizada pela internet, a sondagem teve a participação de 1885 pessoas de todas as regiões — 331 delas com alguma doença renal.

De saída, chama a atenção que metade dos respondentes sem a condição afirma nunca ter procurado um médico para avaliar a situação dos rins. “Como o problema apresenta sintomas tardios e inespecíficos, quando a pessoa busca ajuda ele já avançou perigosamente, sem possibilidade de marcha a ré”, explica João Egidio Romão Júnior, chefe de nefrologia e transplantes da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O atraso no diagnóstico é, de fato, um dos achados mais preocupantes do estudo. Entre os participantes com insuficiência renal, 45% receberam o diagnóstico em estágios 4 ou 5. “Aí a capacidade dos rins já está em torno de 30% e 15%, respectivamente”, aponta Romão Júnior.

[...]

Disponível em https://saude.abril.com.br/medicina/pesquisa-mostra-que- brasileiros-precisam-cuidar-melhor-dos-rins/

1. Assinale a alternativa correta de acordo com o texto.

a) Doenças respiratórias estão cada vez em maior número.

b) Doenças cardiovasculares estão cada vez em maior número.

c) Doenças renais estão cada vez em maior número.

d) Doenças causadas por vírus estão cada vez em maior número.

2. Assinale a alternativa que apresenta a explicação para o uso das vírgulas nesse contexto:

“Levantamento da SAÚDE avalia o conhecimento e o comportamento da população a respeito de causas, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais”

a) As vírgulas foram utilizadas para sequenciar itens.

c) As vírgulas foram utilizadas para isolar o advérbio.

d) As vírgulas foram utilizadas para isolar o vocativo.

3. Analise: “Vivemos uma epidemia, com grande impacto na saúde e na qualidade de vida dos pacientes” e assinale o tipo de sujeito dessa oração.

a) Simples.

b) Composto.

c) Indeterminado.

d) Oculto.

4. As aspas do quarto parágrafo foram utilizadas para a) citar uma fala indireta.

b) citar uma fala direta.

c) citar uma expressão coloquial.

d) citar uma parte de um artigo.

5. A fala de especialistas traz ao texto

a) argumentos e opiniões com embasamento teórico.

b) mais palavras científicas e de difícil entendimento.

c) expressões coloquiais.

d) mais credibilidade à informação.

Informática Básica

6. Considerando o uso das teclas de atalho no Windows 10, instalação padrão, português do Brasil, assinale a alternativa que apresenta uma opção correta. (Obs.:

o sinal de + não faz parte do comando, significa que as teclas devem ser pressionadas simultaneamente) a) CTRL + G: abre o Gerenciador de Arquivos.

b) ALT + F4: fecha o item ativo ou sair do aplicativo ativo.

c) CTRL + F: abre a Barra de Ferramentas.

d) CTRL + T: abre Gerenciador de Tarefas.

7. Considerando o MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão), analise as assertivas e assinale a alternativa correta. (Obs.: o sinal de + não faz parte do comando, significa que as teclas devem ser pressionadas simultaneamente)

I. Se você está usando o Word 2016, pode iniciar uma busca de forma ágil a partir de algo que você digitou no texto. O resultado aparece em um menu lateral exclusivo, de forma organizada e precisa, e com imagens que podem ser adicionadas rapidamente ao documento.

II. Se você está usando o Word 2016 em um equipamento conectado à internet, poderá salvar seus arquivos diretamente no OneDrive, para poder acessar tal conteúdo posteriormente a partir de qualquer outro computador, smartphone ou tablet.

III. Se você está usando o Word 2016, poderá pressionar as teclas ALT + G que abrirá uma tela de assistente pessoal chamada “Diga-me o que você deseja fazer”, que irá facilitar a localização de ferramentas dentro do Word 2016.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas I e III estão corretas.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) Apenas I, II e III estão corretas.

(4)

8. Considerando o uso das teclas de atalho no MS-Excel 2016, instalação padrão, português do Brasil, analise as alternativas e assinale a que apresenta uma opção correta. (Obs.: o sinal de + não faz parte do comando, significa que as teclas devem ser pressionadas simultaneamente)

a) CTRL + W: Salvar e Fechar uma planilha atualizada ou simplesmente Fechar.

b) ALT + F: Formatar uma célula da planilha.

c) CTRL + I: Imprimir uma planilha.

d) ALT + D: Deletar uma coluna da planilha.

9. Considerando os conceitos de ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet, analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos relacionados a esses temas.

I. É chamado de IP um conjunto de números que serve como identidade de quem usa uma internet. É a partir desse caminho que os protocolos saberão de onde veio o pedido, para quem veio e para onde ele deve enviar a informação.

II. Pacotes TCP/IP são as informações transmitidas entre IPs e vem em pacotes, os quais têm formatos preestabelecidos. Como todas as requisições obedecem à mesma linguagem, essas informações precisam vir organizadas e ordenadas para que sejam compreendidas. Esses pacotes estão relacionados aos dados transmitidos pelas redes de internet.

III. HTML é uma linguagem de marcação usada para o desenvolvimento de páginas da Internet. Esta abreviatura se refere a “HyperText Markup Language”, e é um padrão que serve como estrutura e código básico para a definição do conteúdo de uma página web. Em termos mais simples, é o padrão que foi estabelecido para a exibição de páginas da web, que todos os navegadores atuais adotam e que fez com que a Internet se consolidasse como uma rede global unificada.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas I e III estão corretas.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) Apenas I, II e III estão corretas.

10. Analise as afirmações abaixo sobre o tema protocolos de internet e suas funções e assinale a alternativa correta.

a) FTP (File Transfer Protocol/Protocolo de transferência de arquivo) é um recurso utilizado para transferência de arquivos pela internet. Este protocolo permite a leitura, o envio e o recebimento dos arquivos.

b) Hypertext Transfer Protocol, sigla HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação utilizado especificamente para transferências de e-mails do servidor para o computador local.

c) TCP/IP (Transmission Control Protocol/Protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet) é uma forma padronizada de comunicação para os computadores na internet. O TCP faz a divisão dos dados que será enviada em segmentos de dados.

d) IMAP (Internet Message Access Protocol/Protocolo de acesso ao correio da internet) permite somente a manipulação de caixas postais locais, permitindo a organização da forma que melhor convier.

Conhecimentos Gerais

11. 2020 é o ano das eleições para Presidente da maior potência mundial, os Estados Unidos. Assinale a alternativa que contém o candidato que irá disputar as eleições pelo partido democrata.

a) Joe Baiden.

b) Barack Obama.

c) Donald Trump.

d) William Weld.

12. Após a exoneração de Maurício Valeixo da diretoria da PF, o Presidente Jair Bolsonaro tentou nomear um delegado para ocupar o cargo, porém a nomeação foi suspensa pelo ministro do STF Alexandre de Morais sob alegação de que ele seria próximo da família do Presidente. Assinale o nome do delegado que foi impedido de ocupar o cargo de diretor da PF.

a) Eloir Saderi JR.

b) Alberto Costa.

c) Alexandre Ramagem.

d) Sergio Moro.

13. Segundo a lei orgânica do município de Itambé, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A lei orgânica poderá ser emendada mediante proposta de um terço do mínimo dos membros da câmara municipal ou do prefeito municipal.

( ) O poder executivo municipal é exercido pelo prefeito, vereadores, secretários municipais, e assessores parlamentares.

( ) Compete ao Prefeito, entre outras atribuições, expedir decretos, portarias e outros atos administrativos.

( ) O Município poderá realizar obras e serviços de interesse comum mediante convênio com o estado, a união ou entidades particulares, bem assim, através de consórcio com outros municípios.

a) F – F – V – V.

b) V – F – F – V.

c) V – F – V – V.

d) V – V – F – F.

14. De acordo com a lei orgânica municipal, assinale a alternativa incorreta.

a) São isentos de tributos os veículos de tração animal e os demais instrumentos de trabalho do pequeno agricultor, empregados no serviço de própria lavoura ou de transporte de seus produtos.

b) Ao Município compete prover a tudo quanto lhe diga interesse ao seu peculiar interesse e ao bem-estar de sua população, bem como, dentre outras atribuições, planejar o uso e ocupação do solo em seu território, especialmente em sua zona urbana.

c) É vedado ao município instituir imposto sobre patrimônio, renda ou serviços da união, dos estados e de outros municípios.

d) O processo legislativo compete à elaboração de emendas à lei orgânica municipal, emendas à constituição federal, leis delegadas, leis complementares, leis ordinárias, resoluções e decretos legislativos.

(5)

15. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, o comitê organizador das olimpíadas de 2020 divulgou o adiamento dos jogos para 2021. Qual país é a sede dos jogos olímpicos de 2020?

a) China.

b) França.

c) Japão.

d) México.

Conhecimentos Específicos

16. Sobre a saúde pública brasileira e o Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.

a) O SUS foi criado no ano de 1987, pela Constituição Federal Brasileira, passando a ser regulamentado apenas no ano de 1989 pela Lei Ordinária nº 8.080.

b) Anteriormente a criação o SUS a assistência à saúde era prestada pelo INAMPS, que também era um sistema de acesso universal.

c) A igualdade da assistência à saúde é um dos princípios do SUS.

d) A Saúde Pública no Brasil hoje tem como princípios a Universalidade, a Igualdade, mas não a Integralidade.

17. Sobre as ações Saneamento Básico, assinale a alternativa correta.

a) Fornecimento da água de boa qualidade assegura a redução e controle de doenças como conjuntivite, salmoneloses, e doença de chagas.

b) A coleta regular de resíduos sólidos diminui a incidência de casos de peste, escabiose, tracoma.

c) Melhorias sanitárias domiciliares não estão diretamente relacionadas com redução de doenças como esquistossomose, verminoses e tracoma.

d) O esgotamento sanitário adequado contribui para a eliminação de vetores da malária, cisticercose e febre tifoide.

18. Assinale a alternativa que contém apenas itens relativos às atribuições da Vigilância Sanitária na área de alimentos.

a) Fiscalização para liberação de licença sanitária, coleta de alimentos, análise de projetos arquitetônicos, análise de rotulagem de alimentos produzidos no município.

b) Divulgação de boletins epidemiológicos, realização de investigações epidemiológicas, atendimento de denúncias.

c) Atividades educativas, execução de medidas de controle de doenças e agravos sob vigilância de interesse municipal, inspeção dos sistemas de água.

d) Realização de vigilância epidemiológica em casos de surto, atendimento a denúncias, elaboração de boletins epidemiológicos.

19. Sobre o controle da qualidade da água, assinale a alternativa incorreta.

a) A importância da vigilância e do controle da qualidade da água para o consumo humano está relacionada ao elevado número de enfermidades veiculadas a água.

b) É função do subsistema de vigilância em saúde ambiental relacionado a qualidade da água a estruturação de rede laboratorial para vigilância da qualidade da água para consumo animal.

c) Uma das atribuições do subsistema de vigilância em

d) A ausência de manutenção da rede distribuidora pode ser uma situação de risco relacionada a água.

20. No que diz respeito a seus conhecimentos sobre Saúde Pública e sobre o Decreto nº 7.508 de 2011, assinale a alternativa correta.

a) As regiões de saúde consistem em espaços geográficos contínuos, constituídos por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitados a partir de identidades político partidárias, única condição que possibilita a integração entre ações e serviços de saúde.

b) As portas de entrada são aqueles serviços de atendimento iniciação à saúde dos usuários no SUS.

c) As Redes de Atenção à Saúde são serviços de saúde articulados na forma de uma rede telefônica, ou seja, nesse modelo de atenção não existe qualquer inter- relação entre a porta de entrada e o serviço de atendimento de alta complexidade.

d) O Mapa de Saúde é o mesmo que o mapa do município, só que utilizado para demarcar os casos de doenças de notificação compulsória.

21. No que diz respeito às zoonoses, assinale a alternativa correta.

a) Peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, doença de chagas e febre amarela são algumas zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde.

b) Toxoplasmose, esporoticose, ancilostomíase, piotórax, toxocaríase, são doenças de relevância regional ou loca, ou seja, apresentam incidência e prevalência numa determinada área do território brasileira.

c) As ações de prevenção de zoonose são realizadas apenas por meio de ações de educação em saúde, vacinação humana e vacinação animal.

d) Vigilância passiva é caracterizada por proporcionar meios de identificação oportuna, porém tardia, de uma situação de risco iminente relacionada a zoonose.

22. No que diz respeito ao seu conhecimento sobre raiva, assinale a alternativa correta.

a) A raiva é uma arbovirose que se caracteriza como encefalite progressiva aguda.

b) O vírus rábico, contido na salada do animal, penetra no organismo por meio da lambida do animal, e mais raramente por meio da mordedura.

c) A letalidade da raiva é de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura.

d) No Brasil, o principal responsável pela Cadeia Silvestre da Raiva é o cachorro.

23. Considere os seus conhecimentos sobre leishmaniose e assinale a alternativa correta.

a) A leishmaniose visceral é uma protozoonose aguda, sistêmica, caracterizada em humanos por febre de custa duração, ganho de peso, astenia.

b) O gato é o principal reservatório animal da docência e fonte de infecção no meio urbano.

c) No ambiente silvestre os reservatórios são as raposas e os marsupiais.

d) A transmissão ocorre mesmo quando houver o parasitismo na pele ou no sangue periférico do hospedeiro.

(6)

24. No que diz respeito às medidas de controle da Leishmaniose Tegumentar Americana, assinale a alternativa correta.

a) É uma doença infecciosa, contagiosa, causada por um protozoário do genérico Leishmania.

b) O cão é o principal vetor dessa doença, porém a transmissão pessoa-pessoa também é responsável por importante percentual da transmissão.

c) Além do cão, nenhum outro hospedeiro da doença foi identificado.

d) É uma infecção zoonótico, que primeiramente afeta outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente.

25. Sobre os sintomas iniciais da febre amarela, assinale a alternativa incorreta.

a) Febre de início súbito, calafrios e dores nas costas.

b) Náuseas e vômitos, fadiga e cegueira noturna.

c) Fraqueza e fadiga, dores de cabeça intensa, dores nas costas.

d) Febre de início súbito, dores no cório e calafrios.

26. Sobre a transmissão da febre amarela, assinale a alternativa correta.

a) O vírus da febra amarela é transmitido pela mordedura de macacos infectados.

b) A febre amarela pode ser transmitida entre humanos.

c) Os vetores silvestres da febre amarela têm hábitos diurnos, sendo mais ativos geralmente entre as 9h e às 16h.

d) Há três diferentes ciclos epidemiológicos de transmissão da febre amarela: central, periférica e silvestre.

27. Considerando seus conhecimentos sobre a dengue, assinale a alternativa correta.

a) Dor abdominal intensa e continua, vômitos persistentes e aumento progressivo de hematócrito são sinais de alarme.

b) Não há registro de transmissão de dengue por meio de transfusão sanguínea.

c) Existe transmissão da gestante pro feto.

d) Idosos são mais suscetíveis a contraírem dengue do que os demais.

28. Sobre o Aedes aegypi, assinale a alternativa correta.

a) O principal criadouro são reservatórios menores, pois possuem maior superfície de contato para postura dos ovos.

b) As infestações por mosquito da dengue são mais comuns em áreas rurais, visto o maior número de reservatórios disponíveis.

c) Machos e fêmeas alimentam-se de substâncias açucaradas, porém apenas os machos ingerem sangue.

d) Inicialmente os ovos medem aproximadamente 0,4 mm e são de cor branca. Com o passar o tempo escurecem, devido ao contato com o oxigênio.

29. A partir dos seus conhecimentos sobre dengue, assinale e alternativa correta.

a) Para matar os ovos do mosquito Aedes aegypti é preciso apenas secar os reservatórios de água parada.

b) Para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, quando não desejar a eliminação da água parada, basta o preenchimento do reservatório com borra de café.

c) O índice de infestação predial (IIP) é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados.

d) As larvas do mosquito se desenvolvem apenas em água limpa.

30. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

a) O período de transmissibilidade da doença compreende dois ciclos: um intrínseco, que ocorre no ser humano; e outro extrínseco, que ocorre no vetor.

b) A transmissão do ser humano para o mosquito ocorre quando houver presença de vírus no sangue do ser humano. Esse período começa no primeiro dia de aparecimento da febre e vai até o terceiro dia da doença.

c) No mosquito, após um repasto de sangue infectado, o vírus se localiza nas glândulas salivares da fêmea do mosquito, onde se multiplica depois de 2 a 5 dias de incubação.

d) A imunidade ao vírus da dengue é universal e a suscetibilidade é permanente para um mesmo sorotipo.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Also due to the political relevance of the problem of repressing misguided employment relationships, during the centre-left Prodi Government (2006-2008) and the

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

[r]

Neste mesmo mês realizamos uma reunião com as professoras coordenadoras do Projeto de Extensão: Democracia e controle social: perspectivas e vivências no município de Guarapuava –