• Nenhum resultado encontrado

1 CONHECENDO O FLASH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 CONHECENDO O FLASH"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Visão geral da lição

Nesta lição, você vai aprender a:

·Criar um novo arquivo no Flash

·Ajustar as configurações Stage no inspetor de propriedades ·Adicionar camadas (layers) à Timeline

·Gerenciar keyframes na Timeline

·Trabalhar com imagens importadas no painel Library ·Mover e reposicionar objetos no Stage

·Abrir e trabalhar com painéis

·Selecionar e utilizar ferramentas no painel Tools ·Visualizar sua animação Flash

·Procurar tópicos no Flash Help ·Acessar recursos online para o Flash

Esta lição levará menos de uma hora para ser concluída. Copie a pasta Lesson01 do CD do Adobe Flash Professional CS5 Classroom in a Book para a sua unidade de disco se ainda não tiver feito isso.

CONHECENDO O FLASH

1

(2)
(3)

Inicie o Flash e abra um arquivo

Na primeira vez em que iniciar o Flash, você verá uma tela Welcome com links para modelos de arquivo, tutoriais e outros recursos padrão. Nesta lição, você vai criar uma animação simples para mostrar algumas fotografias de férias. Você vai adicionar as fotos e um título enquanto aprende a posicionar elementos no Stage e ao longo da Timeline.

1 Inicie o Adobe Flash Professional. No Windows, escolha Iniciar > Programas

> Adobe Flash CS5. No Mac OS, dê um clique em Adobe Flash Professional CS5 na pasta Applications ou no Dock.

2 Escolha File > Open. Na caixa de diálogo Open, selecione o arquivo 01End.

swf na pasta Lesson01/01End e clique em Open para visualizar o projeto final.

Uma animação em que aparecem fotos uma a uma e, no final, um título, é reproduzida.

3 Feche a janela de visualização.

4 Escolha File > New. Na caixa de diálogo New Document, escolha Action Script 3.0. Clique OK.

ActionScript 3.0 é a versão mais recente da linguagem de criação de scripts Flash, utilizada para adicionar interatividade, e requer que o navegador tenha o Flash Player 9 ou versão superior. Nesta lição, você não trabalha com o ActionScript, mas ainda precisa escolher com qual versão seu arquivo é compatível.

Nota: Você também pode iniciar o Flash dando um clique duplo em um arquivo Flash (*.fla), como o arquivo 01End.fla, dado como exemplo do projeto finalizado.

(4)

5 Escolha File > Save. Nomeie o arquivo como 01_workingcopy.fla e do menu suspenso Format selecione Flash CS5 document (*.fla). Salve-o na pasta 01Start. Salvar o arquivo imediatamente é um bom hábito de trabalho, em especial, para o caso de o aplicativo ou o computador travarem. Você sempre deve salvar o arquivo Flash com a extensão .fla para identificá-lo como um arquivo de origem Flash.

Conheça a área de trabalho

A área de trabalho do Adobe Flash Professional inclui os menus de comando na parte superior da tela e uma variedade de ferramentas e painéis para editar e adicionar elementos ao seu filme. Você pode criar todos os objetos para sua animação no Flash ou importar elementos que você criou no Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe After Effects e outros aplicativos compatíveis.

Por padrão, o Flash exibe a barra de menus, a Timeline, o Stage, o painel Tools, o inspetor de propriedades e alguns outros painéis. À medida que trabalha no Flash, você pode abrir, fechar, encaixar, desencaixar e mover painéis pela tela para adaptá-los a seu estilo de trabalho ou à resolução de sua tela.

Layers Stage Timeline Inspetor de

propriedades

Painel de Ferramentas

(5)

Escolha uma nova área de trabalho

O Flash oferece também uma nova configuração do painel capaz de melhor aten- der às necessidades de diferentes usuários. As diversas configurações do painel são listadas no menu suspenso, no canto superior direito da área de trabalho do Flash, ou no menu superior em Window > Workspace.

1 Clique no botão Essentials, no canto supe- rior direito da área de trabalho, e escolha uma nova área de trabalho.

Os diversos painéis são redispostos e redi- mensionados de acordo com sua importân- cia para cada usuário. Por exemplo, as áreas de trabalho Animator e Designer colocam a Timeline no topo da tela, para facilitar o acesso a qualquer momento.

2 Se você deslocou alguns dos painéis e deseja retornar a uma das áreas de tra- balho predefinidas, escolha Window > Workspace > Reset e o nome da área de trabalho predefinida.

3 Para retornar à área de trabalho padrão, selecione Window > Workspace >

Essentials. Neste Classroom in a Book, usaremos a área de trabalho Essen- tials.

Salve sua área de trabalho

Se você encontrar uma disposição de painéis que considere adequada para seu estilo de trabalho, você poderá salvar essa área de trabalho específica e utilizá-la novamente a qualquer momento.

1 Clique no botão Workspace, no canto superior direito da área de trabalho do Flash, e escolha New Workspace.

A caixa de diálogo New Workspace é exibida.

2 Digite um nome para a sua nova área de trabalho. Clique em OK.

A configuração atual de painéis é salva. Sua área de trabalho é acrescentada às opções do menu suspenso no Workspace e pode ser acessada quando necessário.

(6)

O Stage

O grande retângulo branco no meio da janela do Flash é chamado Stage. Como um palco ou uma tela, o Stage é a área em que o filme é exibido. Ele contém o texto, as imagens e o vídeo que aparecem na tela – mova os elementos para den- tro e para fora do Stage para exibi-los e ocultá-los. Você pode usar réguas (View

> Rulers) ou grades (View > Grid > Show Grid) para posicionar itens no Stage e também o painel Align e outras ferramentas que você conhecerá nas lições deste livro.

Por padrão, você também visualiza a área cinza fora do Stage, chamada Paste- board, na qual você pode inserir elementos que não estarão visíveis para a audi- ência. Para ver somente o Stage, escolha View > Pasteboard para desmarcar essa opção. Por enquanto, deixe a opção selecionada.

Para redimensionar o Stage a fim de que ele se ajus- te completamente à janela do aplicativo, escolha View > Magnification > Fit in Window. Você tam- bém pode escolher opções de ampliação diferentes no menu pop-up acima do Stage.

Altere as propriedades do Stage

É recomendável, primeiro, escolher as cores e dimensões do Stage. Essas opções estão disponíveis no inspetor de propriedades, que é o painel vertical à direita do Stage.

1 Na parte inferior do inspetor de propriedades, observe que as dimensões do Stage estão configuradas em 550 x 400 pixels. Clique no botão Edit.

(7)

2 Nas caixas Width e Height, digite as novas dimensões em pixels. Coloque 800 em Width (largura) e 600 em Height (altura).

3 Clique no botão Background Color e escolha uma nova cor para o Stage.

Escolha cinza-escuro (#333333).

4 Clique em OK. Seu Stage agora tem dimensão e cor diferentes. Você tam- bém pode alterar as cores do Stage clicando no botão Stage diretamente no inspetor de propriedades. As propriedades do Stage podem ser alteradas a qualquer momento.

Trabalhe com o painel Library

Acesse o painel Library pela guia à direita do inspetor de propriedades. O painel Library é onde você armazena e organiza símbolos criados no Flash e também arquivos importados, incluindo bitmaps, elementos gráficos, arquivos de som e videoclipes. Símbolos são elementos gráficos frequentemente utilizados para animação e interatividade.

O painel Library

O painel Library permite organizar itens de biblioteca em pastas, ver a frequên- cia com que um item é utilizado em um documento e classificar itens por tipo.

Ao importar itens para o Flash, você pode fazê-lo diretamente para o Stage ou para a biblioteca. Entretanto, qualquer item importado para o Stage também é adicionado à biblioteca, e o mesmo ocorre com os símbolos que você cria. Você pode então acessar facilmente os itens para adicioná-los ao Stage novamente, editá-los ou ver suas propriedades.

Para exibir o painel Library, escolha Window > Library, ou pressione Ctrl+L (Windows) ou Command+L (Mac OS).

Nota: Você aprenderá mais sobre símbolos na Lição 3.

(8)

Importe um item para o painel Library

Independentemente de você criar elementos gráficos diretamente com as ferra- mentas de desenho do Flash e depois salvá-los como símbolos ou importar mídia como imagens JPEG, ou arquivos de som MP3, os itens são sempre armazenados na Library. Nesta lição, você vai importar várias imagens JPEG a serem usadas na animação para a Library.

1 Escolha File > Import > Import To Library. Na caixa de diálogo Open, se- lecione o arquivo background.jpg na pasta Lesson01/01Start e clique em Open.

2 O Flash importa a imagem JPEG selecionada e a insere no painel Library.

3 Continue a importar photo1.jpg, photo2.jpg e photo3.jpg da pasta 01Start.

Não importe a última imagem, photo4.jpg. Você utilizará essa imagem mais tarde, ainda nesta lição.

Você pode manter pressionada a tecla Shift para selecionar diversos arquivos e importá-los de uma só vez.

4 O painel Library exibe todas as imagens JPEG importadas com seus nomes de arquivo e uma miniatura. Essas imagens agora podem ser usadas no seu documento Flash.

(9)

Adicione um item do painel Library ao Stage

Para usar uma imagem importada, arraste-a do painel Library para o Stage.

1 Escolha Window > Library para abrir o painel Library, se ele já não estiver aberto.

2 Selecione o item background.jpg no painel Library.

3 Arraste-o e posicione-o mais ou menos no centro do Stage.

Entenda a Timeline

A Timeline fica abaixo do Stage. Como ocorre com filmes, os documentos Flash medem o tempo em frames. À medida que o filme é reproduzido, o indi- cador de reprodução, mostrado como uma linha vertical vermelha, avança pelos frames na Timeline. Você pode alterar o conteúdo no Stage para diferentes fra- mes. Para exibir o conteúdo de um frame no Stage, mova o cabeçote de reprodu- ção para esse frame na Timeline.

Na parte inferior da Timeline, o Flash indica o número do frame selecionado, a velocidade de projeção (quantos frames são reproduzidos por segundo) e o tem- po transcorrido no filme.

A Timeline também contém camadas que o ajudam a organizar a arte-final no seu documento. Pense nelas como várias tiras de filme empilhadas uma sobre a outra. Cada camada contém uma imagem diferente que aparece no Stage, e você pode desenhar e editar objetos em uma camada sem afetar os objetos em outra. As camadas são empilhadas na ordem em que se sobrepõem, de modo que os objetos na camada inferior, na Timeline, estão na parte inferior da pilha do

(10)

Stage. Você pode ocultar, mostrar, bloquear ou desbloquear camadas. Os frames de cada camada são únicos, mas você pode arrastá-los para um novo local na mesma camada, copiá-los ou movê-los para outra.

Renomeie uma camada

Uma boa ideia é separar seu conteúdo em camadas diferentes e nomeá-las indivi- dualmente para indicar seu conteúdo, assim, você pode localizar com facilidade a camada que precisará mais tarde.

1 Selecione a camada existente na Timeline.

2 Dê um clique duplo no nome da camada para renomeá-la e digite back- ground.

3 Clique fora da caixa para aplicar o novo nome.

4 Clique no ponto abaixo do ícone de cadeado para bloquear a camada. Blo- quear uma camada evita que você faça alterações nela acidentalmente.

Adicione uma camada

Um documento Flash novo contém apenas uma camada, mas você pode adicio- nar quantas forem necessárias. Os objetos nas camadas superiores se sobrepõem aos objetos nas camadas inferiores.

1 Selecione a camada background na Timeline.

(11)

2 Escolha Insert > Timeline > Layer. Você também pode clicar no botão New Layer, abaixo da Timeline. Uma nova camada aparece acima da camada background.

3 Dê um clique duplo na nova camada para renomeá-la e digite photo1. Clique fora da caixa para aplicar o novo nome.

Sua Timeline agora tem duas camadas. A camada background contém a foto de fundo e a camada photo1 acima dela está vazia.

4 Selecione camada photo1.

5 Escolha Window > Library para abrir o painel Library, se já não estiver aberto.

6 Arraste o item chamado photo1.jpg da Library para o Stage.

O JPEG da photo1 aparece no Stage sobre a camada background, JPEG ba- ckground.

(12)

7 Escolha Insert > Timeline > Layer ou clique no botão New Layer ( ), abaixo da Timeline, para adicionar uma terceira camada.

8 Renomeie a terceira camada como photo2.

Trabalhe com camadas

Se não quiser uma camada, você pode excluí-la selecionando-a e clicando no botão Delete, abaixo da Timeline.

Se quiser reorganizar as camadas, clique e arraste qualquer camada a fim de mo- vê-la para uma nova posição na pilha de camadas.

Insira quadros

Por enquanto você tem uma foto de fundo e outra sobreposta no Stage, mas a du- ração da animação inteira é de apenas um frame. Para criar uma animação mais longa, você deve adicionar mais frames.

1 Selecione o frame 48 na camada background.

(13)

2 Escolha Insert > Timeline > Frame (F5). Você também pode clicar com o bo- tão direito do mouse (Windows) ou clicar com a tecla Ctrl pressionada (Mac) e escolher Insert Frame no menu de contexto que aparece.

O Flash adiciona frames na camada background até o ponto selecionado, o frame 48.

3 Selecione o frame 48 na camada photo1.

4 Escolha Insert > Timeline > Frame (F5). Você também pode clicar com o bo- tão direito do mouse ou clicar com a tecla Ctrl pressionada e escolher Insert Frame no menu de contexto.

O Flash adiciona frames à camada photo1 até o ponto selecionado, o frame 48.

5 Selecione o frame 48 na camada photo2 e insira frames nessa camada.

Você agora tem três camadas, todas com 48 frames na Timeline. Como a veloci- dade de projeção do documento Flash é 24 frames por segundo, essa animação dura dois segundos.

Selecione vários frames

Assim como você mantém pressionada a tecla Shift para selecionar vários arquivos na área de trabalho, o mesmo pode ser feito para selecionar vários fra- mes na Timeline do Flash. Se tiver várias camadas e quiser inserir frames em todas elas, mantenha a tecla Shift pressionada e clique no ponto em que quer adicionar os frames em todas as camadas. Então escolha Insert > Timeline > Frame.

(14)

Crie um keyframe

Um keyframe assinala uma alteração de conteúdo no Stage. Na Timeline, os keyframes são indicados por um círculo. Um círculo vazio significa que não há nada nessa camada específica, nesse determinado momento; um círculo preen- chido com preto significa que há algo nessa camada específica, nesse determina- do momento. A camada background, por exemplo, contém um keyframe preen- chido (círculo preto) no primeiro quadro. A camada photo1 também contém um keyframe preenchido no seu primeiro quadro. As duas contêm fotos. A camada photo2, porém, contém um keyframe vazio no primeiro quadro, indicando que ela está vazia no momento.

Você irá inserir um keyframe na camada photo2, naquele ponto no tempo em que quer que a próxima foto apareça.

1 Selecione o frame 24 na camada photo2. Quando você seleciona um frame, o Flash exibe o número dele abaixo da Timeline.

2 Escolha Insert > Timeline > Keyframe (F6).

Um novo keyframe, indicado por um círculo vazio, aparece na camada pho- to2, no keyframe 24.

3 Selecione o novo keyframe, no frame 24, na camada photo2.

4 Arraste o arquivo photo2.jpg da sua biblioteca para o Stage.

O círculo vazio no frame 24 é preenchido, indicando que agora há uma mudança na camada photo2 – sua foto aparece no Stage. Clique e arraste o cabeçote de re- produção vermelho para visualizar o que está acontecendo no Stage em qualquer

(15)

Entender os frames e os keyframes é essencial para dominar o Flash. Tenha cer- teza de que você entende a maneira como a camada photo2 contém 48 frames e dois keyframes – um keyframe vazio no frame 1 e um keyframe preenchido no frame 24.

Mova um keyframe

Se quiser que sua photo2.jpg apareça antes ou depois, mova o keyframe no qual ela aparece para frente ou para trás na Timeline. Qualquer keyframe pode ser fa- cilmente movido ao longo da Timeline, basta selecioná-lo e arrastá-lo para uma nova posição.

1 Selecione o keyframe no frame 24, na camada photo2.

2 Mova o cursor do mouse para ver um ícone de caixa aparecer perto do cur- sor, o que indica que você pode reposicionar o keyframe.

(16)

3 Clique e arraste o keyframe até o frame 12 na camada photo2.

O photo2.jpg agora aparece no Stage, mais cedo, na animação.

Remova keyframes

Se quiser remover um keyframe, não pressione a tecla Delete! Isso excluirá o conteúdo desse keyframe do Stage. Em vez disso, selecione o keyframe e es- colha Modify > Timeline > Clear Keyframe (Shift+F6). O keyframe é removido da Timeline.

Organize as camadas em uma Timeline

Neste ponto, seu arquivo Flash de trabalho tem apenas três camadas: uma ca- mada de fundo, background; uma camada photo1; e uma camada photo2. Você adicionará mais camadas a esse projeto e, com isso, como na maioria dos proje- tos, precisará gerenciar múltiplas camadas. Pastas de camadas ajudam a agrupar camadas relacionadas a fim de manter sua Timeline organizada e gerenciável, tal como as pastas para documentos relacionados no seu computador. Embora criar as pastas possa demorar um pouco, você economizará tempo mais tarde, porque saberá exatamente onde procurar uma camada específica.

Crie pastas de camadas

Para esse projeto, você vai continuar a adicionar camadas para fotos extras e inseri-las em uma pasta de camadas.

1 Selecione a camada photo2 e clique no botão Add New Layer ( ).

(17)

4 Arraste o photo3.jpg da biblioteca até o Stage.

Você tem agora quatro camadas. As três de cima possuem fotos de cenas de Coney Island, que aparecem em diferentes keyframes.

5 Selecione a camada photo3 e clique no ícone Insert Layer Folder ( ).

Uma nova pasta de camada aparece acima da camada photo3.

6 Nomeie a pasta como photos.

(18)

Adicione camadas às pastas de camada

Agora, você vai adicionar as camadas de foto à pasta de fotos. Ao organizar as ca- madas, lembre que o Flash as exibe na ordem em que elas aparecem na Timeline, com a camada superior na frente e a inferior atrás.

1 Arraste a camada photo1 até a pasta de fotos.

Observe como a linha em negrito indica o destino da sua camada. Quando uma camada é inserida dentro de uma pasta, o nome da camada é recuado.

2 Arraste a camada photo2 até a pasta de fotos.

3 Arraste a camada photo3 até a pasta de fotos.

Todas as camadas de fotos devem estar na pasta de fotos.

Você pode recolher a pasta clicando na seta; expanda a pasta clicando na seta novamente. Esteja ciente de que, se excluir uma pasta de camadas, você também excluirá todas as camadas dentro dela.

Mude a aparência da Timeline

Você pode ajustar a aparência da Timeline ao seu flu- xo de trabalho. Se quiser ver mais camadas, selecione Short no menu pop-up Frame View, no canto superior direito da Timeline. A opção Short diminui a altura das linhas das células do frame. As opções Preview e Pre- view in Context exibem miniaturas dos conteúdos de suas keyframes na Timeline.

Você também pode alterar a largura das células do frame ao selecionar Tiny,

(19)

Utilize o inspetor de propriedades

O inspetor de propriedades (Property inspector) fornece acesso rápido aos atri- butos que você provavelmente usará mais. O que aparece no inspetor de pro- priedades depende daquilo que você selecionou. Por exemplo, se não há nada selecionado, o inspetor de propriedades inclui as opções para um documento comum do Flash, como a alteração das cores ou das dimensões do Stage; se há um objeto selecionado no Stage, o inspetor de propriedades mostra as coordena- das x e y, bem como a largura e a altura, entre outras informações. Você vai usar o inspetor de propriedades para mover suas fotos para o Stage.

Posicione um objeto no Stage

Você vai começar movimentando as fotos com o inspetor de propriedades. Tam- bém vai usar o painel Transform para girar as fotos.

1 No frame 1 da Timeline, selecione o photo1.jpg que você arrastou até o Stage na camada photo1. Um contorno azul indica que o objeto está selecionado.

2 No inspetor de propriedades, digite 50 para o valor X e 50 para o valor Y.

Pressione Enter/Return para aplicar os valores. Você também pode clicar e arrastar o cursor do mouse sobre os valores X e Y para alterar suas posições.

A foto move-se para o lado esquerdo do Stage.

Nota: Se o inspetor de propriedades não estiver aberto, escolha Window > Properties ou pressione Ctrl/Command+F3.

(20)

Os valores X e Y são medidos no Stage, a partir do canto superior esquerdo.

O valor de X começa em 0 e aumenta para a direita, e o de Y começa em 0 e aumenta para baixo. O ponto de registro para fotos importadas é o canto superior esquerdo.

3 Escolha Window > Transform para abrir o painel Transform.

4 No painel Transform, escolha Rotate e digite -12 na caixa Rotate ou clique e arraste sobre o valor para alterar a rotação. Pressione Enter/Return para aplicar o valor.

A foto selecionada no Stage roda 12 graus no sentido anti-horário.

5 Selecione o frame 12 da camada photo2. Agora clique em photo2.jpg, no Stage.

6 Utilize o inspetor de propriedades e o painel Transform para girar e posicio- nar a segunda foto de um jeito interessante. Utilize X=80, Y=50 e Rotate de 6 para contrastá-la mais com a primeira foto.

(21)

Trabalhe com painéis

Quase tudo que você faz no Flash envolve um painel. Nesta lição, você usa os painéis Library e Tools, o inspetor de propriedades, o painel Trans- form, o painel History e a Timeline. Em lições pos- teriores, você utilizará os painéis Actions, Color, Motion e outros que permitem controlar vários aspectos de seu projeto. Como os painéis são uma parte integralmente da área de trabalho do Flash, vale a pena saber gerenciá-los.

Para abrir um painel no Flash, escolha o respectivo nome no menu Window. Em alguns casos, talvez você precise escolher o painel a partir de um sub- menu, como Window > Other Panels > History.

Por padrão, o inspetor de propriedades, o painel Library e o painel Tools aparecem juntos no lado direito da tela, a Timeline e o Motion Editor estão na parte inferior e o Stage está na parte superior.

Mas você pode mover um painel para a posição que lhe for mais conveniente.

·Para desencaixar um painel no lado direito da tela, arraste-o pela guia para uma nova posição.

·Para encaixar um painel, arraste-o pela guia até o encaixe numa nova posição na tela. Você pode arrastá-lo para cima, para baixo ou posi-

cioná-lo entre outros painéis. Um realce azul indica onde você pode encaixar um painel.

·Para agrupar um painel com outro, arraste sua guia para dentro da guia do outro painel.

·Para mover um grupo de painéis, arraste o grupo por sua barra cinza na parte superior.

Você também pode exibir a maioria dos painéis como ícones para economizar espaço e ter acesso rápido. Clique nas setas que apontam para cima e para a direita para recolher e transformar os pai- néis em ícones. Clique nas setas novamente para expandir os painéis.

(22)

7 Selecione o frame 24 na camada photo3. Agora, clique em photo3.jpg, no Stage.

8 Utilize o inspetor de propriedades e o painel Transform para posicionar e girar a terceira foto. Utilize X=120, Y=55 e Rotate −2 para destacá-la das outras fotos.

Utilize o painel Tools

O painel Tools – o longo e estreito painel no lado direito da área de trabalho – contém ferramentas de seleção, de desenho e texto, de pintura e edição, de na- vegação e opções de ferramentas. Você vai usar muito o painel Tools para trocar a ferramenta Selection pela ferramenta Text e por uma ferramenta de desenho.

Ao selecionar uma ferramenta, verifique na área de opções, na parte inferior do painel, outras opções e configurações apropriadas para sua tarefa.

Selecione e utilize uma ferramenta

Ao selecionar uma ferramenta, as opções disponíveis na parte inferior do painel Tools e do inspetor de propriedades mudam. Por exemplo, quando você selecio- na a ferramenta Rectangle, o modo Object Drawing e as opções Snap To Objects são exibidos. Ao selecionar a ferramenta Zoom, as opções Enlarge e Reduce aparecem.

O painel Tools contém ferramentas demais para exibir todas de uma só vez. Al- gumas ferramentas estão organizadas em grupos no painel Tools; somente a úl- tima ferramenta selecionada é exibida. Um pequeno triângulo no canto inferior

Nota: Quando as imagens são redimensionadas ou giradas no Flash, elas podem parecer um pouco distorcidas. Você pode ajustar o foco clicando duas vezes no ícone bitmap do painel da Library. Na caixa de diálogo Bitmap Properties, selecione Allow Smoothing.

(23)

Você vai usar a ferramenta Text para adicionar um título a sua animação.

1 Selecione a camada de cima na Timeline e clique no botão New Layer.

2 Dê o nome de text para a nova camada.

3 Bloqueie as outras camadas abaixo dela para que você não adicione aciden- talmente nada a elas.

4 Na Timeline, mova o cabeçote de reprodução para o frame 36 e selecione-o na camada text.

5 Escolha Insert > Timeline > Keyframe (F6) para inserir um novo keyframe no frame 36, na camada text.

Você vai criar um texto para que ele apareça no frame 36, nessa camada.

6 No painel Tools, selecione a ferramenta Text, indicada pelo T maiúsculo.

7 No inspetor de propriedades, escolha Classic Text no menu suspenso. Selecione Static Text do menu suspenso inferior.

Classic Text é um modo de adicionar textos simples que não requerem opções sofisticadas, como colunas múltiplas ou exibi-

ção ao redor de outros objetos. Static Text é a opção para qualquer texto com propósitos de exibição. Dynamic e Input Text são opções para texto especial com objetivos mais interativos e podem ser controladas com o ActionScript.

Você aprenderá mais sobre as opções avançadas de texto na Lição 7.

8 Selecione uma fonte e um tamanho no inspetor de propriedades. Seu com- putador talvez não tenha as mesmas fontes que as mostradas nesta lição, mas escolha uma com aparência aproximada.

9 Clique no quadrado colorido, no inspetor de propriedades, para escolher uma cor de texto. Você pode clicar no disco de cores, na parte superior direi- ta, para acessar o Adobe Color Picker ou alterar a porcentagem Alpha, o que determina o nível de transparência.

(24)

Cor atual Transparência Selecionador de cor

Escolha de cores

10 Verifique se o keyframe vazio no frame 36 da camada de título está selecio- nado e clique no ponto do Stage em que você quer começar a adicionar texto.

Você pode clicar uma vez e começar a digitar, ou clicar e arrastar para definir a largura do seu campo de texto.

11 Digite um título que descreva as fotos exibidas no Stage.

(25)

Visão geral do painel Tools

O painel Tools contém ferramentas de seleção, de desenho e pintura e de navegação. A área de opções no painel Tools permite modificar a ferramenta se- lecionada. O menu expandido à direita mostra as ferramentas ocultas. Os quadra- dos pretos no menu expandido à direita indicam a ferramenta padrão que apare- ce no painel. As letras maiúsculas entre parênteses indicam os atalhos de teclado para essas ferramentas. Observe como são agrupadas por semelhança de função.

Ferramentas de seleção

Ferramentas de texto e desenho

Ferramentas de retoque Ferramentas de navegação

Área de cores

Área de opções

Selection (V) Subselection (A)

Lasso (L) Text (T) Line (L) Pencil (Y) Deco (U)

Eyedropper (I) Eraser (E) Hand (H) Zoom (Z) Stroke Color Fill Color Black and white Swap colors

(26)

12 Feche a ferramenta Text selecionando a ferramenta Selection ( ).

13 Se preferir, utilize o inspetor de propriedades ou o painel Transform para re- posicionar ou girar o texto no Stage. Como alternativa, selecione a ferramen- ta Selection e arraste seu texto a uma nova posição no Stage. Os valores de X e Y no inspetor de propriedades são atualizados à medida que você arrasta o texto no Stage.

14 Sua animação para esta lição está concluída! Compare seu arquivo com o arquivo final, 01End.fla.

Desfaça ações no Flash

Em um mundo perfeito, tudo ocorreria como o planejado. Mas às vezes você pre- cisa desfazer uma ou duas ações e começar de novo. Você pode desfazer ações no Flash utilizando o comando Undo ou o painel History.

Para desfazer uma só ação no Flash, escolha Edit > Undo ou pressione Ctrl/

Command+Z. Para refazer uma ação que você desfez, escolha Edit > Redo.

Para desfazer várias ações no Flash, é mais fácil utilizar o painel History, que exibe uma lista de todas as últimas 100 ações que você realizou desde que abriu o documento. Fechar um documento limpa seu histórico. Para abrir o painel His- tory, escolha Window > Other Panels > History.

(27)

1 Escolha Edit > Undo para desfazer a sua última ação. Escolha o comando Undo várias vezes para voltar até o número de passos listados no painel His- tory. Você pode alterar o número máximo de comandos Undo selecionando Flash > Preferences.

2 Escolha Window > Other Panels > History para abrir o painel History.

3 Arraste o controle deslizante do painel History até a ação anterior ao seu erro. As ações abaixo desse ponto são desativadas no painel History e re- movidas do projeto. Para refazer uma ação, mova o controle deslizante para baixo.

Visualize seu filme

Ao trabalhar em um projeto, uma boa ideia é visualizá-lo com frequência para conferir se você está alcançando o efeito desejado. Para ver rapidamente como uma animação ou filme aparecerá para um espectador, escolha Control > Test Movie > no Flash Professional. Você também pode pressionar Ctrl+Enter ou Command+Return para visualizar seu filme.

1 Escolha Control > Test Movie> no Flash Professional.

Nota: Se desfizer ações no painel History e então fizer outras ações, as ações desfeitas não estarão mais disponíveis.

(28)

O Flash cria um arquivo SWF no mesmo local do seu arquivo FLA e abre e reproduz esse arquivo em uma janela em separado. Um arquivo SWF é o arquivo compactado e publicado com o qual você vai fazer o upload na Internet.

O Flash faz automaticamente um ciclo do seu filme nesse modo de visuali- zação. Se você não quiser que o filme faça um loop, escolha Control > Loop para desmarcar a opção.

2 Feche a janela de visualização.

3 Clique no Stage com a ferramenta Selection. Na parte inferior do inspetor de propriedades, observe que o History SWF exibe e mantém um registro do tamanho do arquivo, data e hora da última publicação do arquivo SWF. Isso o ajudará a acompanhar a evolução de seu trabalho e das revisões feitas.

Publique seu filme

Quando estiver pronto para compartilhar seu filme, publique-o pelo Flash. Para a maioria dos projetos, o Flash cria um arquivo HTML e um arquivo SWF. O arquivo SWF é seu filme Flash final e o arquivo HTML informa o navegador Web sobre como exibir o arquivo SWF. Você precisa carregar os dois arquivos na mes- ma pasta, no seu servidor Web. Sempre teste o filme depois de carregá-lo para verificar se ele funciona adequadamente.

1 Escolha File > Publish Settings.

Nota: Você aprenderá mais sobre opções de publicação na Lição 10.

(29)

3 Selecione Flash (.swf ) e HTML (.html).

4 Clique na guia HTML.

5 Desmarque a opção Loop.

(30)

6 Clique em Publish no final da caixa de diálogo Publish Settings.

7 Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.

8 Navegue até a pasta Lesson01/01Start para ver os arquivos Flash criados.

Salve seu filme

Você já salvou seu filme Flash como arquivo FLA, mas existe a opção de salvá- lo em um formato não compactado, conhecido como formato XFL. O formato XFL, na verdade, é uma pasta de arquivos, não um único documento. Ele exibe os conteúdos de seu filme Flash de maneira a permitir que outros desenvolvedo- res editem seu arquivo ou administrem suas características com facilidade, sem precisar abrir o filme no aplicativo Flash. Por exemplo, todas as fotos importadas de seu painel Library aparecem em uma pasta Library no formato XFL. Você pode editar a biblioteca de fotos ou acrescentar novas fotos a ela. O Flash efetua as substituições no filme automaticamente.

1 Selecione File > Save As.

2 Nomeie o arquivo como 01_workingcopy.xfl e selecione Flash CS5 Uncom- pressed Document (*.xfl). Clique em Save.

O Flash cria um arquivo com nome 01_workingcopy, contendo todas as in- formações de seu filme Flash.

(31)

Modifique um documento XFL

Nesta etapa, você aprenderá a modificar a pasta Library do documento XFL para efetuar as alterações em seu filme Flash.

1 Abra a pasta LIBRARY na pasta 01_workingcopy.

A pasta contém todas as fotos que você importou em seu filme Flash.

2 Selecione o arquivo photo3.jpg e delete.

3 Arraste o arquivo photo4.jpg da pasta 01Start para a pasta LIBRARY na pas- ta 01_workingcopy. Renomeie o arquivo photo4.jpg como photo3.jpg.

A substituição de photo3.jpg por uma nova imagem na pasta LIBRARY efe- tua essa alteração automaticamente no filme Flash.

4 Para abrir um documento XFL, dê um clique duplo no arquivo xfl.

A última imagem na keyframe 24 de sua Timeline é substituída pela imagem photo4.jpg com que você fez a substituição.

(32)

Localize os recursos para usar o Flash

Para informações completas e atualizadas sobre como utilizar painéis, ferramen- tas e outros recursos do aplicativo Flash, visite o site da Adobe. Escolha Help >

Flash Help.

Você se conecta ao site Adobe Community Help, em que é possível pesquisar o Flash Help e documentos de suporte, bem como outros sites relevantes aos usuários do Flash.

Você pode diminuir o escopo dos resultados da sua pesquisa para visualizar apenas a aju- da da Adobe e documentos de apoio.

Se você planeja trabalhar no Flash sem estar conectado à Internet, faça o download da

versão em PDF do Flash Help em www.adobe.com/support/documentation.

Para recursos adicionais, como dicas, técnicas e informações mais recentes sobre o produto, verifique a página Adobe Community Help em community.adobe.

com/help/main.

Nota: Se o Flash detectar que você não está conectado à Internet quando o aplicativo foi inicializado, escolha Help > Flash Help para abrir as páginas Help HTML instaladas com o Flash. Para informações adicionais atualizadas, visualize os arquivos

(33)

Verifique se há atualizações

A Adobe fornece atualizações para o software periodicamente. Você pode obter essas atualizações por meio do Adobe Updater, desde que tenha uma conexão ativa com a Internet.

1 No Flash, escolha Help > Updates. O Adobe Application Manager verifica automaticamente as atualizações disponíveis para seu software Adobe.

2 Na caixa de diálogo Adobe Application Manager, selecione as atualizações que você quer instalar e clique em Download And Install Updates para insta- lá-las.

Nota: Para configurar suas preferências para futuras atualizações, escolha Help>Updates e então clique em Preferences no Adobe Application Manager. Selecione a frequência com que quer que o Adobe Application Manager verifique as atualizações, para quais aplicativos e se é preciso fazer o download delas automaticamente. Clique em OK para aceitar as novas configurações.

(34)

Perguntas de revisão

1 O que é o Stage?

2 Qual é a diferença entre um frame e um keyframe?

3 O que é uma ferramenta oculta e como ela é acessada?

4 Identifique dois métodos para desfazer ações no Flash e os descreva.

5 Como localizar respostas a perguntas que você tem sobre o Flash?

Respostas

1 O Stage é a área que os espectadores veem quando um filme é reproduzido no Flash Player ou em um navegador Web. Ele contém o texto, as imagens e o vídeo que aparecem na tela. Objetos que você armazena no Pasteboard (extensão da área de trabalho), fora do Stage, não aparecem no filme.

2 Um frame é uma medida do tempo na Timeline. Um keyframe é represen- tado na Timeline por um círculo e indica uma modificação no conteúdo, no Stage.

3 Como há ferramentas demais para serem todas exibidas de uma só vez no painel Tools, algumas são agrupadas e somente uma no grupo é exibida (a ferramenta que você utilizou mais recentemente). Pequenos triângulos apa- recem em ícones de ferramenta para indicar que ferramentas ocultas estão disponíveis. Para selecionar uma ferramenta oculta, clique e mantenha pres- sionado o ícone da ferramenta mostrada e selecione a ferramenta oculta no menu.

4 Você pode desfazer ações no Flash utilizando o comando Undo ou o painel History. Para desfazer uma só ação por vez, escolha Edit > Undo. Para desfa- zer várias ações de uma vez, arraste o controle deslizante no painel History.

5 Escolha Help > Flash Help para navegar ou pesquisar o Flash Help para infor- mações sobre como utilizar o Flash CS5 e o ActionScript 3.0. Escolha Help

> Flash Support Center ou visite www.adobe.com para ver tutoriais, dicas e outros recursos para os usuários do Flash.

Referências

Documentos relacionados

8.12 Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, a Pregoeira poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta ao licitante que tenha

Como referência analítica, utilizo categorias que permitem uma abordagem crítica sobre a formação de identidades coletivas, como discurso,

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Desenvolvimento do método analítico para quantificação do teor e substâncias relacionadas por CLAE a partir da análise das amostras do estudo de cinética de

Neste trabalho, que é parte de um projeto que estuda o desenvolvimento de habilidades cognitivas em alunos que realizam atividades de inquiry na disciplina de Ciências, tivemos

As questões da educação, vinculada à cultura e à diversidade, enfrentadas pelos moradores ribeirinhos da Amazônia e, em particular as problemáticas educacionais

removido todos os fragmentos remanescentes de córtex nuclear utilizando-se uma ponteira de irrigação e aspiração, o saco capsular está pronto para receber a lente acrílica dobrável