• Nenhum resultado encontrado

Ajuda à pesquisa no banco de dados do arquivo de imagens Noack / Gretenkord

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ajuda à pesquisa no banco de dados do arquivo de imagens Noack / Gretenkord"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Ajuda à pesquisa no banco de dados do arquivo de imagens Noack / Gretenkord

Índice

1. A pesquisa de imagens

2

1.1 Pesquisa em texto livre 2

1.2. Pesquisa avançada 3

1.2.1 Espaços de introdução para pesquisa avançada 3

2. Visualização ampliada de imagens individuais e da ficha bibliográfica e o download de imagens

9 2.1. O download de imagens 9

2.2. A função zoom 11

3. Pré-ajuste para a visualização de registos

13

3.1 Formato de visualização 13

3.2. Número de registos a pesquisar 14

(2)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 2

1. A pesquisa de imagens

1.1. Pesquisa em texto livre

Dirigindo-se ao link ao banco de dados na Homepage do arquivo de imagens, abrir- se-á a página inicial. Acima, o espaço de introdução de texto, à esquerda da tábua cinzenta, encontra-se vazio. Neste espaço ser-lhe-á possível introduzir o texto livre para iniciar a pesquisa (Na imagem: contorno avermelhado). A pesquisa será iniciada ao carregar na tecla pesquisar.

Poderá pesquisar aqui um único termo ou em combinação com outros demais. A pesquisa decorre de forma não especificada através das informações introduzidas.

O banco de dados trunca automaticamente. A introdução de um termo entre aspas possibilita uma pesquisa qualificada.

De início, é aconselhável uma pesquisa por país. Depois de introduzir Bolivien (i. e.

Bolívia) na máscara de pesquisa, obterá todas as imagens recolhidas na Bolívia e todas as imagens, em cujos registos textuais aparece esta palavra, p. ex. no comentário, no título da imagem, no índice da imagem, etc.

Numa pesquisa combinada, ao separar palavras através de espaços livres, poderá inserir várias palavras, que irão filtrar a pesquisa.

P. ex. Bolivien Kanzel (i.e. Bolívia Púlpito). Como resultado da pesquisa obterá deste modo todas as imagens recolhidas na Bolívia, cujos diapositivos tenham a denominação de „Púlpito“. É provável que se encontrem entre estes registos imagens exteriores de igrejas, em cujo interior se encontre um púlpito.

Antes de iniciar a pesquisa, convém prestar atenção ao seguinte: Os termos a pesquisar têm de ser introduzidos em língua alemã. Por motivos financeiros, a introdução de dados não pôde ser traduzida, tendo-se procedido somente à tradução da máscara de pesquisa.

Os termos de pesquisa frequentes ser-lhe-ão facilitados através da seguinte concordância:

glossário com os termos em língua alemã e portuguesa mais relevantes para a pesquisa

http://www.geschkult.fu-berlin.de/e/bildarchiv_noack/pt/anleitungen_pdfs/glossar_portugies.pdf (PDF 27 KB)

(3)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 3 1.2. Pesquisa avançada

Ao cliquar o botão „Expert“, abrir-se-á uma janela de maior dimensão que permite a introdução de termos mais específicos e, consequentemente, a delimitação dos resultados.

Deste modo, abrir-se-á o seguinte espaço de introdução.

1.2.1. Espaços de introdução para a pesquisa avançada

Atenção: Não foi possível actualizar os dados existentes. As informações disponíveis encontram-se portanto no estado original da época em que se realizou a recolha, ou seja, datas, informações sobre o artista, etc. remontam aos anos de 1964 até 1998. Não se procedeu à revisão das informações que acompanham os diapositivos.

É possível combinar os espaços de introdução entre si, preenchendo vários espaços em paralelo. A pesquisa será activada ao cliquar o botão „pesquisar“.

Se desejar proceder a uma nova pesquisa, apague o termo a pesquisar ou clique directamente o botão „reset“ (apagar).

(4)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 4 Os espaços de introdução individuais:

Nos espaços em branco é-lhe possibilitada a pesquisa em texto livre. Os espaços preenchidos com o termo „nenhum registo“ recorrem a listas; veja abaixo.

„Texto livre“. Pesquisa não especificada em todos os espaços. É possível a introdução simultânea de vários termos a pesquisar.

„Título“. Pesquisa de uma palavra em título.

„Data“. Só é possível a introdução de termos numéricos, com excessão de: um, vor, nach, bis und jhd (abrange um século inteiro).

Exemplos:

um número entre aspas "1450" pesquisa uma data exacta

um 1400 abrange um espaço de tempo de 50 anos anteriores e 50 anos posteriores à data indicada.

vor 1600 abrange um espaço de tempo de 100 anos anteriores a 1600.

nach 1500 abrange um espaço de tempo de 100 anos posteriores a 1500.

bis (ou travessão) é utilizado para designar um espaço de tempo entre duas datas.

Exemplo: 1500 bis 1700 ou: 1500 – 1700.

A pesquisa por século compõe-se através de: Número ordinal (com ou sem ponto) e jhd, Exemplo: 15. jhd pesquisará obras e registos tal como 15 jhd.

„Artista“.

A pesquisa por artista é iniciada com o cliquar do espaço de introdução „Artista“.

(5)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 5 Abrir-se-á uma janela que integra uma lista de artistas. Escolha um nome, introduza- -o no espaço esquerdo acima e clique o botão „pesquisar“ para iniciar a pesquisa.

Encontram-se registos de nomes, se existirem imagens de obras executadas pelo artista e se o artista se encontrar registado da forma como foi introduzido o nome, ou seja , com o nome de artista ou uma outra variante de nome.

Exemplo: Melchiore Caffà, conhecido também como Cafa, Cofa, etc. O resultado do registo aparecerá tanto na forma como se encontra registado no AKL (Allgemeines Künstlerlexikon, Leipzig) (registo à esquerda), bem como com as diversas variantes de nome (registo à direita).

Ao cliquar o nome do registo à esquerda, o nome poderá ser transportado para o espaço de pesquisa por artista.

(6)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 6 Com o botão „pesquisar“ poderá agora iniciar a pesquisa de obras do artista no banco de dados.

Para iniciar uma nova pesquisa, apague o nome do artista através do botão X ou através do botão „reset“.

„Local“. Pesquisa por local.

„Local de produção“. Pesquisa por local onde teve lugar a produção da obra.

Atenção: O registo do local de produção na página com dados sobre a obra só se dá no caso de artistas anónimos, dos quais se sabe ao certo que trabalharam num local concreto, e sobretudo respectivamente ao género da gravura e do registo do local em foi impressa.

A pesquisa através dos espaços „local“ e „local de produção“ ocorre de forma análoga e recorre às mesmas listas.

Exemplo: A pesquisa por local:

Cliquar o espaço „local“ para iniciar a pesquisa.

(7)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 7 Abri-se-á uma janela para pesquisa. Insira o local a pesquisar no espaço acima à esquerda. O nome do local é suficiente p. ex. Lima. Seguidamente dê início à pesquisa ao cliquar o botão „pesquisar“.

Aparecerá uma lista de todos os locais em Lima, por ordem alfabética, dos quais existam registos no arquivo.

Em lugares nos quais existam registos numerosos de locais, a listagem dos registos poderá abranger diversas páginas. Poderá visualizar 10, 20 ou 50 registos por página. O número de registos é estipulado através do botão Pull-down que se encontra acima, à direita.

A visualização dos registos ocorre através das setas de paginação. O número ao lado das setas „anterior“ e „seguinte“ é indicador do número de páginas encontradas.

(8)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 8 Para obter um resultado preciso, é possível pesquisar por instituições. Para este fim, terá de introduzir o nome de um museu ou de uma igreja etc., p. ex. San José no espaço dedicado à pesquisa.

Ao cliquar o registo do local à esquerda, este será transportado para o espaço de introdução.

Inicie a pesquisa no banco de dados através do botão „pesquisar“.

„Técnica“. Pesquisa por técnicas artísticas ou por materiais, como p. ex.

xilogravura, tela, óleo, fresco, prata.

„Género“. Pesquisa por géneros como p. ex. arquitectura, igreja, decoração interior, etc.

(9)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 9

2. A visualização ampliada de imagens individuais e da ficha bibliográfica e o download de imagens

Ao cliquar uma imagem individual da página de visualização de resultados, abrir-se- -á no lado esquerdo do ecrã uma imagem ampliada da obra e da ficha bibliográfica.

2.1. O download de imagens

Poderá então proceder ao download das imagens do arquivo que aparecem no ecrã mencionado acima (a imagem e a ficha bibliográfica do lado esquerdo).

As imagens digitais existentes no Arquivo de imagens Noack/ Gretenkord encontram-se sob a protecção da legislação de direitos de autor em vigor na Alemanha, e cuja utilização se encontra sujeita a restricções. Ao usufruir do arquivo de imagens , o utilizador compromete-se a cumprir as seguintes regras de utilização:

- As reproduções, por exemplo cópias e impressões, destinam-se única e exclusivamente ao uso privado no âmbito da apresentação de comunicações públicas ou em escolas, universidades e outros estabelecimentos de ensino.

- A produção e a divulgação de reproduções, mesmo no âmbito de publicações científicas, implica a autorização por escrito do Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim.

(10)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 10 Acima da imagem ampliada, do lado esquerdo, encontra-se o botão „Download“.

A janela de acesso ao download abre-se ao cliquar o respectivo botão. Encontram- se à disposição vários tamanhos. Todos os tamanhos apresentam um botão

„Download“ que lhe permitirá proceder ao download dos ficheiros no tamanho escolhido previamente.

O botão „melhor download“ possibilita o download na melhor versão disponível.

Versões qualitativamente melhores, p. ex. para impressão, poderão ser requisitadas por escrito, expondo os motivos do pedido, ao Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim.

(11)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 11 2.2. A função zoom

Ao cliquar directamente a imagem ampliada acompanhada da respectiva ficha bibliográfica, esta imagem aparecerá novamente ampliada sobre fundo negro.

Do lado esquerdo e acima do ecrã, aparecerá um pequeno símbolo cinzento com uma lupa dentro, que lhe possibilitará a ampliação da imagem sempre que cliquar directamente a imagem, bem como a função zoom à escala.

(12)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 12 O botão „+“ permite-lhe activar o zoom de aproximamento. Com o rato ser-lhe-á possível movimentar-se dentro da zona ampliada. Para este fim terá de carregar na tecla do rato e mantê-la carregada. O botão „-„ permite-lhe activar o zoom de afastamento, que reduzirá a amplição. O botão „fit“ permite-lhe regressar automaticamente ao tamanho inicial da imagem.

No lado esquerdo do ecrã, acima, encontram-se diversos botões, que lhe possibilitarão o acesso à página de registos anterior ou seguinte.

Através do botão „X“ poderá regressar à janela anterior, com a imagem ampliada acompanhada da ficha bibliográfica.

(13)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 13

3. Pré-ajuste para a visualização de registos

Através dos dois espaços de introdução ao lado direito, acima, poderá ajustar a visualização dos registos.

Ao cliquar as setas, abri-se-ão nos respectivos espaços de introdução ménus desdobráveis.

3. 1. Formato de visualização

O espaço reservado à definição do formato de visualização inclui três opções de escolha: „mini“, „normal“ e „texto“. A opção é activada no momento em que cliquar o formato escolhido.

„Mini“ apresenta a imagem em formato bastante reduzido, mostrando o início do título. Este formato é aconselhável (juntamente com um número elevado de registos de imagens, veja abaixo), no caso do número de resultados ser elevado e de forma a poder visualizá-los simultaneamente.

„Normal“ apresenta a imagem em formato reduzido, mostrando o nome do artista e o início do título.

„Texto“ apresenta a imagem juntamente com as informações em formato de uma ficha de registo.

(14)

© Texto e imagens: Instituto de História de Arte da Universidade Livre de Berlim 14 3.2. Número de registos a pesquisar

Este espaço determina a quantidade de imagens a visualizar simultaneamente no ecrã. As opções estão condicionadas pelo formato de visualização escolhido. „Mini“

e „Normal“ permitem a visualização de até 1000 imagens, „Texto“ de até 150 imagens por página.

No caso dos resultados abrangerem diversas páginas, poderá proceder à visualização dos mesmos utilizando as setas de paginação ou cliquando directamente os números das páginas.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Com base na análise do grafo, pode-se inferir que dentro do SBI prevalecem as relações com: o “Governo Fomento” representado pelo DESENBAHIA quando se busca

Little e Amyra El Khalili; também foi dissertado sobre a Agroecologia, entendida como um caminho para uma agricultura mais sustentável; sobre a ciência homeopatia e sua aplicação

Entendendo, então, como posto acima, propõe-se, com este trabalho, primeiramente estudar a Lei de Busca e Apreensão para dá-la a conhecer da melhor forma, fazendo o mesmo com o

A variação do pH da fase móvel, utilizando uma coluna C8 e o fluxo de 1,2 mL/min, permitiu o ajuste do tempo de retenção do lupeol em aproximadamente 6,2 minutos contribuindo para

seria usada para o parafuso M6, foram utilizadas as equações 14 e 15, referentes aos parafusos de 8 mm de diâmetro e folga entre parafuso e furo de 0,5 mm, que definem,

No entanto, os resultados apresentados pelo --linalol não foram semelhantes, em parte, aos do linalol racêmico, uma vez que este apresenta um efeito vasorelaxante em anéis de

Este presente artigo é o resultado de um estudo de caso que buscou apresentar o surgimento da atividade turística dentro da favela de Paraisópolis, uma