• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE DESIGN MODA VICTOR FREITAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE DESIGN MODA VICTOR FREITAS"

Copied!
81
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE

CURSO DE DESIGN MODA

VICTOR FREITAS

SM BRAND – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

FORTALEZA 2017

(2)

SM BRAND – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Projeto executivo apresentado ao curso Design – Moda da Universidade Federal do Ceará, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Design – Moda.

Orientadora: Prof.ª Manuela Medeiros Pessoa.

(3)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Universidade Federal do Ceará

Biblioteca Universitária

Gerada automaticamente pelo módulo Catalog, mediante os dados fornecidos pelo(a) autor(a)

L711s Lima, Victor Freitas.

SM Brand : desenvolvimento de produto / Victor Freitas Lima. – 2017. 81 f. : il. color.

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Cinema e Audiovisual, Fortaleza, 2017.

Orientação: Profa. Esp. Manuela Medeiros Pessoa.

1. Sadomasoquismo. 2. Acesórios eróticos. 3. Harness. I. Título.

(4)

VICTOR FREITAS

SM BRAND – DESENVOLVIMENTO DE PRPODUTO

Projeto executivo apresentado ao curso Design – Moda da Universidade Federal do Ceará, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Design – Moda.

Orientadora: Prof.ª Manuela Medeiros Pessoa.

Aprovada em: ___/___/______.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________ Prof.ª Esp. Manuela Medeiros Pessoa (Orientador)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

_________________________________________ Prof.

M.

a. Maria do Socorro de Araujo

Universidade Federal do Ceará (UFC)

_________________________________________ Prof. Bel. Júlio César Silva de castro

(5)

A Deus, que sempre foi meu guia.

(6)

AGRADECIMENTOS

São muitos anos de muito esforço dentro da faculdade, e hoje com ajuda de todos os ensinamentos que tive durante esse período, realizo um sonho de desenvolver a marca SM Brand. Quero agradecer a todos que de alguma forma foram presentes nesse processo.

Primeiramente a Deus; Minha família;

Meus amigos Thales Sales, Felipe Matos e Kysia Stockmayer que foram essenciais na elaboração do projeto;

Minha orientadora Manuela Medeiros por todo o apoio e por acreditar na proposta da marca;

À todos os professores do curso Design-Moda UFC, que durante a graduação passaram seus ensinamentos;

(7)
(8)

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido em conjunto com o portfólio criativo da marca SM Brand, foi feito uma reestruturação da marca com novos objetivos para a sua implementação no mercado. A marca tem como foco harness, chockers, e outros acessórios eróticos voltados para a moda, fugindo do padrão do mercado e se mostrando diferente, sensual, contemporâneo, e com muita atitude. Além do produto, a marca também foca em seu branding, estabelecendo este como diferencial de mercado, desenvolvendo linguagem visual adequada ao seu público e criando um lifestyle próprio despertando o desejo não só das pessoas que já usam na prática do sadomasoquismo, mas de pessoas que tem atitude para levar a marca ao seu estilo de vida.

(9)

ABSTRACT

This work was developed in conjunction with SM Brand's creative portfolio, where a brand restructuring was carried out with new objectives for its implementation in the market. The brand focuses on harness, chockers, and other fashion-oriented erotic accessories, evading the market

standard and showing itself to be different, sensual, contemporary, and with a lot of attitude. In addition to the product, the brand also focuses on its branding, establishing this as a market differential, developing visual language appropriate to its public and creating a lifestyle itself arousing the desire not only of people who already use in the practice of sadomasochism, but of people who has an attitude to take the brand to its way of life.

(10)

LISTA DE IMAGENS

Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3

 Roupa sadomasoquista...  Look SM Brand...  Facebook, Instagram e Site da marca...

(11)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1  Idade do público-alvo... 19 Gráfico 2

Gráfico 3

 Valor proposto para as peças...

(12)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1  Briefing da Marca... 15

Tabela 2 Tabela 3 Tabela 4 Tabela 5 Tabela 6 Tabela 7 Tabela 8 Tabela 9 Tabela 10

 Análise dos concorrentes...  Avaliação do CDS...  Metodologia utilizada para p desenvolvimento do projeto...  Parâmetro da coleção...  Planilha e custo top vermelho...  Planilha de custo calcinha vermelha...  Planilha de custo vestido...  Planilha de custo top fogo...  Planilha de custo calcinha preta...

(13)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO... 14

1 BRIEFINGDA MARCA... 15

2 COMPOSTO DE MARKETING ... 18

2.1 Análise do público- alvo... 18

2.2 Análise do produto... 19

2.3 Análise do preço ... 21

2.4 2.5 Proposta de venda... Proposta de promoção ... 21 23 3 3.1 ANÁLISE DOS CONCORRENTES... Avaliação do CDS... 24 25 4 4.1 4.2 4.3 5 PROJETO DE PRODUTO... Metodologia projetual... Metodologia aplicada a marca... Fichas técnicas... CONSIDERAÇÕES FINAIS... 25 25 26 28 48 REFERÊNCIAS ... 49

(14)

14

INTRODUÇÃO

O erotismo ainda hoje é um assunto pouco explorado e cheio de tabus, e a roupa erótica não podia ser diferente. Segundo Mota (2011) “Estas ideias e atitudes, embora estereotipadas e preconceituosas, encontram fundamentação nas abordagens científicas ao fenómeno que se foram desenvolvendo desde o século XIX.”

O sadomasoquismo inclui práticas que vão além das duas palavras que compõe o nome, sadismo e masoquismo. Dessa forma os praticantes e estudiosos utilizam a sigla BDSM1, que significa Bondage, Disciplina, Dominação e Submissão e Sadomasoquismo.

Embora seja um assunto ainda escasso e cheio de tabus, existem vários artigos na moda que são associados a prática do sadomasoquismo, geralmente são peças de couro, tais como espartilhos, botas, calças legging, roupas em látex, harness2, chockrs3, entre outros

acessórios. Esses artigos tornam-se visíveis e aceitáveis muitas vezes a partir da mídia, muitas cantoras pop já utilizaram a indumentária sadomasoquista em performances e/ou vídeo clipes. Um exemplo fiel é a cantora Christina Aguilera, que em 2010 no álbum Bionic apresentou o vídeo clipe da música Not Myself Tonight, cheio de significados de dominação que se traduz também a partir das roupas e acessórios utilizados pela cantora. No Brasil uma grande referência em utilizar artigos sadomasoquistas voltados para moda é a cantora Iza, que em 2017, lançou o clipe Esse brilho é meu, usando harness e chockers.

Meu interesse pelo tema começou em 2016, quando estava começando a sair em festas como Drag Queen. Logo vi a necessidade de looks mais elaborados e que fossem diferentes das demais Drags de Fortaleza, mostrando uma identidade pessoal através da roupa e criando uma personalidade à minha Drag Queen.

O couro é o objeto de trabalho dessa pesquisa, e tem como objetivo criar uma marca em que esse material seja explorado através de novas modelagens mostrando todo seu potencial de versatilidade. A marca apresentada neste trabalho é a SM Brand que será

1 Bondage e disciplina (B/D): envolve a retenção física e/ou representações de dinâmicas de poder, podendo haver alguma punição física mas enquanto expressão de disciplina sexual psicológica e não com o objetivo de causar dor; (b) Dominação e Submissão (D/s): inclui uma variedade de comportamentos sexuais que envolvem troca de poder consensual entre parceiros podendo ou não incluir outro tipo de atividades; e (c) Sadismo e Masoquismo (S/M): comportamentos e atividades sexuais que incluem experiências sensoriais envolvendo dor ou ameaça de dor física ou psicológica (Motta, 2011, p.1).

2

Um equipamento com correias e cintos, usado para controlar ou segurar uma pessoa, animal ou objeto (Cambridge Dictionary).

3

(15)

15

destinada para o público masculino e feminino, mas que em sua primeira coleção será voltado para o feminino.

A marca SM Brand pensa de modo sustentável e embora use o couro como seu objeto de trabalho, busca um equilíbrio mostrando-se preocupada com os impactos ambientais.

O presente trabalho está dividido em capítulos, mostrando seu desenvolvimento, sua primeira coleção e a estratégia de marketing e promoção. Assim, no primeiro capítulo encontra-se o briefing, onde estão todas as informações que vão ser mostradas ao longo do trabalho e que são importantes na construção da marca. No segundo capítulo está o composto de marketing da marca, análise do produto, público- alvo, proposta de venda e promoção da marca.

No terceiro capítulo encontra-se a analise dos concorrentes, onde são determinados os pontos fortes e fracos dos mesmos para a diferenciação da marca SM Brand no mercado.

No quarto e último capítulo está a metodologia aplicada no desenvolvimento do trabalho e suas aplicações na marca, assim como o processo de criação, fixas técnicas.

1. BRIEFING

Na tabela 1 mostraremos o modelo de briefing utilizado para reunir as informações necessárias à criação da marca SM Brand. Esses dados também funcionam como diretrizes para o desenvolvimento das coleções da empresa.

Para Phillips (2009) o briefing deve conter informações significativas para todas as pessoas envolvidas no projeto de design.

Tabela 1- Briefing da marca

TÓPICOS BÁSICOS CONTEÚDO DESCRIÇÃO

Natureza do projeto e contexto

Justificativa Consumidores cada vez mais

(16)

16

destaque. A partir desse conhecimento surgiu o desejo de desenvolver uma marca de

roupas/acessórios que

transmitem a ideia de poder,

auto confiança e

sensualidade. Meu interesse pelo tema começou em 2016, quando estava começando a sair em festas como Drag

Queen. Logo vi a

necessidade de looks mais elaborados e que fossem diferentes das demais Drags.

Objetivo do projeto Lançar a marca SM Brand no

mercado de roupas/

acessórios eróticos e de moda.

Resultados desejáveis Ampliar a visão da roupa

erótica como um artigo de moda.

Conquistar e fidelizar o público alvo, além de ampliar o público através de produtos de comunicação da marca.

Sustentabilidade do projeto Equilíbro entre os pilares

econômico, social e

ambiental.

Aproveitamento das sobras de couro.

(17)

17

possível.

Análise setorial Marca SM Brand

Produto Roupas/ acessórios feitas em

couro (saias, calcinhas, tops, sutiãs, bodys).

Preço De R$ 50 a R$ 300

Promoção Facebook, Instagran.

Praça Loja virtual

Concorrente Petrus Brand.

Tecnologia Material para modelagem

(papel, réguas, lápis, borracha, tesoura) moulage, tesoura para corte, máquina de rebite, perfurador de couro.

Estratégias da empresa Preços acessíveis, aliado ao produto inovador.

Marketing nas mídias sociais.

Público alvo Gênero Feminino e Masculino.

Faixa Etária Entre 20 e 35

Nível da renda Acessível para todas as

classes.

Hábitos de consumo Pessoas conectadas com a

moda, que buscam

autenticidade em peças que fogem do padrão normal.

Portfólio da empresa Imagem corporativa Branding desenvolvido a

partir do conceito de originalidade, tendo em sua composição cores fortes que transmitam poder e auto confiança.

(18)

18

gostam de consumir moda erótica e buscam levar isso ao seu cotidiano.

Objetivos do negócio e estratégias do design

Principais resultados visados pelo projeto, atividades de design correspondentes aos resultados pretendidos.

Lançar a marca no mercado de roupas/acessórios eróticas e de moda, criar um estilo de vida para o público alvo, conhecendo-os ao máximo para desenvolver produtos de acordo com seus desejos e necessidades.

Informações de pesquisa Tendências dos negócios,

avanços tecnológicos,

lançamentos de novos

produtos.

Serão realizadas pesquisas, participação em feiras de

lançamentos de novos

materiais e pesquisa com consumidores.

Fonte: Adaptado de Philips (2009).

2. COMPOSTO DE MARKETING

2.1Análise do público alvo

Las Casas (2006) afirma que o mercado alvo é todo aquele mercado em que você deseja focar sua ação. Então para conhecer o público alvo da marca SM Brand, foi realizada uma pesquisa quantitativa com perguntas abertas e fechadas. O questionário foi aplicado entre 16/09/2017 à 24/09/2017, com o resultado de 87 respostas. Partindo dos dados obtidos pelo questionário, chegou-se aos seguintes resultados:

(19)

19

Fonte: elaborado pelo autor

O público- alvo de SM Brand está na faixa etária de 15 e 32 anos. Um público jovem, conectados com tudo que a cidade e a noite possa os oferecer. São em grande maioria homens e mulheres que trabalham ou tem como hobby se transformar em Drag Queens. Gostam de roupas elaboradas e criativas, e no ato da compra preferem em investir em peças de maior qualidade.

2.2Análise do produto

Para Kolter e Keller (2006), produto pode ser definido como tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, ou seja, bens físicos, serviços, experiências eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações ou ideias.

SM Brand procura desenvolver produtos performáticos, seja entre quatro paredes no caso dos praticantes de BDSM, ou em público que atende um novo mercado, o de looks para Drag Queens. Seu mix de produto contém chockers, pulseiras, máscaras e harness que podem ser vestidos, bodys, calças, saias, camisas entre outros. O principal atrativo da marca são suas produções elaboradas e fora do padrão comum, que atendem dois ninchos de mercado diferentes com o mesmo mix de produto.

15%

60% 14%

11% Sua idade está entre: 87 respostas

(20)

20

Imagem 1- Roupa sadomasoquista

Fonte: http://www.virgula.com.br/famosos/participante-da-casa-bonita-5-divulga-ensaio-como

-sadomasoquista/#img=1&galleryId=461306

Imagem 2- Look SM Brand

Fonte: @thedragseries

Nas duas imagens a cima pode ver roupas que são utilizadas para o sadomasoquismo. Na primeira imagem, está uma roupa tradicional usada na prática do BDSM, roupas muito colada ao corpo e diretamente relacionada ao sexo. No segundo exemplo podemos perceber que o uso dos acessórios e a combinação de todos os adornos deixam a roupa mais performática e ao mesmo tempo sensual.

(21)

21

marca. As principais respostas obtidas foram: Britney Spears, Violet Chachki, Nicki Minaj, Rihanna, entre outros.

2.3Análise do preço

Com base no questionário aplicado e analisando as marcas concorrentes, foi decidido que os produtos da SM Brand serão vendidos com preços entre 50 e 300, um valor a baixo que das demais marcas do mercado e sendo acessível ao público.

Gráfico 2 – Valor proposto para as peças

Fonte: elaborado pelo autor

Como pode ser percebido no gráfico, 83% dos entrevistados estão dispostos a pagar até R$ 100,00 e 16% até R$ 150,00 por peça da loja, um número significativo que aceitam o valor médio das peças propostas pela marca.

2.4Proposta ponto de venda

Ambrósio (2007) diz que ponto de venda é também chamado de ponto, praça ou distribuição e é constituído por um conjunto complexo de elementos que visam tornar o produto disponível para o consumidor onde e quando ele desejar.

32%

51% 16%

1%

Quanto voçê está disposto a pagar por uma Harness: 87 respostas

(22)

22

Os dados da pesquisa mostram algumas características do público- alvo da marca. Em uma pergunta aberta, foi questionado sobre onde costumam comprar peças para serem usadas na prática do BDSM e/ou performances. As principais respostas foram:

Gráfico 3 – local de compra e venda

Fonte: elaborado pelo autor

Se acredita que a possibilidade de consumir para 75 % através da internet, deixa esse público alvo mais a vontade no ato da compra por não precisar ir até um sex shop

comprar o que o mesmo precisa. A pesquisa mostrou que é elevado o número de pessoas que compram através da

internet. A exposição de 21% dos entrevistados estão dispostas como outros tipos de compra, onde muitos responderam que encomendam roupas com pessoas que trabalham com esse mercado.

SM Brand ainda não tem capital para abrir uma loja física, vai funcionar com vendas online através das mídias e do site, aliado a ideia de ateliê, onde o cliente tem a possibilidade de pedir uma peça específica e que não esteja no catálogo da loja.

A loja online trás uma maior abrangência e usaremos o URL

www.santamalicia.com. A loja online vai permitir que o cliente possa pagar através de boleto,

cartão de crédito e débito, tendo mais comodidade e segurança nas suas compras.

75% 4%

21%

Onde costuma comprar roupas eróticas? 87 respostas

(23)

23

O Instagram e página no Facebook da loja vão funcionar como extensão do site, tendo link de cada produto postado do site para que o cliente sinta-se confiante na compra.

Imagem 3 – Facebook, Instagram e Site da marca

2.5Proposta de promoção

(24)

24

pensando nisso a marca SM Brand pretende estar sempre próximo do seu público através das redes sociais, interagindo para que a promoção seja concretizada.

Uma das ferramentas será os editoriais de moda para cada coleção e de acordo com cada tema, buscando, dessa forma, despertar o desejo dos seus consumidores através dos produtos e do estilo de vida que cada um passa.

3. ANÁLISE DOS CONCORRENTES

O termo competividade pode ser entendido como a capacidade da empresa de ser bem- sucedida em mercados que existe concorrência (MARIOTTO, 1991). Para isso foi necessário conhecer os concorrentes, seus produtos e principais características para se ressaltar no mercado.

Tabela 2- Análise dos concorrentes

Marca Características Pontos fracos Pontos fortes

Petrus Brand Criada em 2009, a

marca vem crescendo e se destacando no mercado nacional e até internacional, com a venda e

propaganda dos

produtos através de Drag Queens, como é o caso da participante do reality show Rupauls Drag Race4,

Sharon Needles, que está sempre usando

os produtos da

marca. A venda é direcionada para a loja do Facebook. Acreditamos que isso se deve ao seu pequeno/médio porte.

Preços elevados, venda varejo apenas pelo Facebook.

Redes sociais sempre

atualizadas, alta

divulgação.

Busca proximidade com o cliente compartilhando e postando fotos dos

mesmos em seu

instagram e Facebook.

Fonte: elaborado pelo autor

4 RuPaul's Drag Race é um reality show estadunidense realizado pela produtora World of Wonder originalmente

(25)

25

3.1Avaliação do CDS (Competividade, diferenciação e sustentabilidade).

Tabela 3- Avaliação do CDS

Competividade Diferenciação Sustentabilidade

- Preço justo - Qualidade

- Produto coerente ao estilo de vida do cliente

- O diferencial da marca é a possibilidade de usar as composições como looks e como acessório. Assim como o produto pode ser sexy e de moda de acordo com o desejo do cliente.

- Alguns harness da marca tem a possibilidade de serem usados de várias formas dando ao cliente a possibilidade de ter mais de um acessório em um só.

-Buscamos diminuir ao máximo os impactos que o consumo da matéria prima da marca, o couro, possa afetar no meio ambiente. Aproveitando cada corte, que podem ser aproveitados em etiquetas e TAGS;

-Fazer uso de embalagens recicladas e/ou recicláveis, assim como desenvolver algumas que sejam específicas/especiais para as quais seus consumidores possam utilizar para outros fins, como levar suas peças para viagens, organizar no guarda-roupas, etc.;

-Preocupar-se com a cadeia produtiva de forma a não explorar mão-de-obra e fazer pagamentos justos pelos serviços prestados; -Reaproveitar os descartes da produção para produzir brindes, adereços, enfeites e semelhantes, onde a marca terá uma relação com a comunidade, no qual poderá participar de cursos que a SM Brand vai promover. Um exemplo são as spinners feitas com sobras de material.

Fonte: elaborado pelo autor

4. PROJETO DE PRODUTO

4.1Metodologia projetual

(26)

26

Sendo assim Löbach (2001) sintetiza o processo criativo em quatro iniciativas, sendo elas: preparação; geração; avaliação e realização.

Tabela 4 - Metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto

Processo criativo

Preparação -Descoberta de oportunidade e a percepção

do mercado

- Definição de cronograma - Coleta de informações - Análise das informações - Definição dos objetivos

Geração - Produção de ideias

- Geração de alternativas

Escolha dos métodos para solucionar os problemas

Avaliação - Seleção das melhores alternativas

Realização - Avaliação técnica

- Produção e solução do problema

Fonte: Adaptado Löbach (2001)

4.2Metodologia projetual aplicada

Inicialmente foi feito pesquisa histórica sobre o BDSM, e a partir das análises foi possível fazer um direcionamento para o público- alvo, o conceito dos produtos e os materiais para fabricação dos mesmos.

Na geração foram analisadas todas as possibilidades alternativas para geração do produto. Ainda nessa fase foram feitos esboços, desenhos e modelos para estudo.

(27)

27

E por ultimo a produção, seguido do marketing e decisões finais referente a produção fotográfica e exposição das peças.

Tabela 5 – Tabela de parâmetro da coleção

Mix produto Básico Fashion Vanguarda total

Tops 1 8 9

Calcinha 1 5 6

Body 4 2 6

Tapa sex (seio) 1 2 3

Saia 2 2

Vestido 3 3

Cinto 1 1

Cinta liga 1 1 2

(28)

28

4.3 Fichas técnicas

FICHA TECNICA (PÁG. 1 DE 3)

Frente e Costas:

Modelo: Top vermelho Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

Designer:Victor Freitas

(29)

29

FICHA TECNICA (PÁG. 2 DE 3) TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Vermelho 0,30 39,90 12,00

12,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Argola grande

Altero Niquel Prata 2 1,87 3,74

Argola média Altero Niquel Prata 3 0,75 2,25

Meia argola Altero Niquel Prata 54 0,48 25,92

Fechadura Altero Niquel Prata 2 0,99 1,98

Passante Altero Niquel Prata 2 0,55 1,10

Rebite Altero Aço Prata 67 0,07 4,69

Total 39,68

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho Fixação

Etiqueta palito Tactel 1x5 Próximo a fechadura nas

costas interna

BENEFICIAMENTOS

Modelo: Top vermelho Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(30)

30

FICHA TECNICA (PÁG. 3 DE 3) SEQUÊNCIA OPERACIONAL

OPERAÇÃO MÁQUINA TEMPO

Risco e corte da peça Tesoura para corte 25’00”

Unir as tiras do centro Máquina rebite 47’00”

Colocar fechaduras e passantes da frente

Máquina rebite 58’13”

Preparar argolas das laterais Máquina rebite 15’00”

Colocar tiras para fechamento nas costas

Máquina rebite 10’05”

Colocar fechadura nas costas Máquina rebite 17’00”

Total 2:52hs

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES __________________________________________ ____/____/______ Design: __________________________________________ ____/____/______ Modelista: __________________________________________ ____/____/______ PCP

Modelo: Top vermelho Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(31)

31

FICHA TECNICA (PÁG. 1 DE 3)

Frente e Costas:

Modelo: Calcinha vermelha Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

Designer:Victor Freitas

(32)

32

FICHA TECNICA (PÁG. 2 DE 3) TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Vermelho 0,10 39,90 4,00

4,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Argola média Altero Niquel Prata 10 0,75 7,50

Meia argola Altero Niquel Prata 15 0,48 7,20

Fechadura Altero Niquel Prata 2 0,99 1,98

Passante Altero Niquel Prata 2 0,55 1,10

Rebite Altero Aço Prata 29 0,07 2,03

Total 19,81

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho Fixação

Etiqueta palito Tactel 1x5 Próximo a fechadura nas

costas interna

BENEFICIAMENTOS

Modelo: Calcinha vermelha Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(33)

33

FICHA TECNICA (PÁG. 3 DE 3) SEQUÊNCIA OPERACIONAL

OPERAÇÃO MÁQUINA TEMPO

Risco e corte da peça Tesoura para corte 15’00”

Unir as tiras do centro Máquina rebite 1’30”

Colocar passantes da frente Máquina rebite 23’00”

Preparar as tiras com argola Máquina rebite 18’02”

Colocar tiras para fechamento nas costas

Máquina rebite 3’01”

Colocar fechadura nas costas Máquina rebite 16’00”

Total 1:16’33”hs

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES __________________________________________ ____/____/______ Design: __________________________________________ ____/____/______ Modelista: __________________________________________ ____/____/______ PCP

Modelo: Calcinha vermelha Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(34)

34

FICHA TECNICA (PÁG. 1 DE 3)

Frente e Costas:

Modelo: Vestido

Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

Designer:Victor Freitas

(35)

35

FICHA TECNICA (PÁG. 2 DE 3) TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,70 39,90 28,00

28,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Meia argola grande

Altero Niquel Prata 3 1,26 3,78

Meia argola Altero Niquel Prata 72 0,48 34,56

Fechadura Altero Niquel Prata 36 0,99 35,64

Passante Altero Niquel Prata 36 0,55 19,80

Rebite Altero Aço Prata 174 0,07 12,18

Total 105,96

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho Fixação

Etiqueta palito Tactel 1x5 Próximo a fechadura nas

costas interna

BENEFICIAMENTOS

Modelo: Vestido

Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(36)

36

FICHA TECNICA (PÁG. 3 DE 3) SEQUÊNCIA OPERACIONAL

OPERAÇÃO MÁQUINA TEMPO

Risco e corte da peça Tesoura para corte 36’00”

Preparar as tiras centrais Máquina rebite 1:32’00”

Colocar fechaduras e passantes Máquina rebite 1:15’24”

Colocar tiras para fechamento nas costas

Máquina rebite 10’05”

Colocar fechadura nas costas Máquina rebite 17’00”

Total 3:10’29”hs

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES __________________________________________ ____/____/______ Design: __________________________________________ ____/____/______ Modelista: __________________________________________ ____/____/______ PCP Modelo: Vestido

Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(37)

37

FICHA TECNICA (PÁG. 1 DE 3)

Frente e Costas:

Modelo: Top fogo

Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

Designer:Victor Freitas

(38)

38

FICHA TECNICA (PÁG. 2 DE 3) TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,10 39,90 4,00

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,10 39,90 4,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Corrente Altero Niquel Prata 1,5 8,00 12,00

Rebite Altero Aço Prata 2 0,07 0,14

Fechadura Niquel Prata 2 0,99 1,98

Total 14,12

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho Fixação

Etiqueta palito Tactel 1x5 Bojo interno da frente

BENEFICIAMENTOS

Modelo: Top fogo

Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(39)

39

FICHA TECNICA (PÁG. 3 DE 3) SEQUÊNCIA OPERACIONAL

OPERAÇÃO MÁQUINA TEMPO

Risco e corte da peça Tesoura para corte 28’06”

Unir molde do fogo preto com vermelho

Máquina rebite 15’09”

Colocar corrente Manual 8’00”

Colocar fechadura nas costas Manual 4’02”

Total 00:55’17”hs

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES __________________________________________ ____/____/______ Design: __________________________________________ ____/____/______ Modelista: __________________________________________ ____/____/______ PCP

Modelo: Top fogo

Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(40)

40

FICHA TECNICA (PÁG. 1 DE 3)

Frente e Costas:

Modelo: Calcinha preta Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

Designer:Victor Freitas

(41)

41

FICHA TECNICA (PÁG. 2 DE 3) TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,50 39,90 20,00

20,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Argola grande

Altero Niquel Prata 1 5,25 5,25

Fechadura Altero Niquel Prata 6 0,99 5,94

Passante Altero Niquel Prata 6 0,55 3,30

Rebite Altero Aço Prata 13 0,07 0,91

Total 15,40

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho Fixação

Etiqueta palito Tactel 1x5 Próximo a fechadura

interna

BENEFICIAMENTOS

Modelo: Calcinha preta Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(42)

42

FICHA TECNICA (PÁG. 3 DE 3) SEQUÊNCIA OPERACIONAL

OPERAÇÃO MÁQUINA TEMPO

Risco e corte da peça Tesoura para corte 28’06”

Preparar tiras na argola traseira Máquina rebite 15’21”

Colocar fechadura Máquina rebite 33’14”

Total 1:16’41”

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

__________________________________________ ____/____/______ Design:

__________________________________________ ____/____/______ Modelista:

__________________________________________ ____/____/______ PCP

Modelo: Calcinha preta Coleção: Flower’s on flame

Empresa: SM Brand Data: 28/11/2017

(43)

43

Planilhas de custo

Tabela 6 – Planilha custos top vermelho

TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Vermelho 0,30 39,90 12,00

Total 12,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Argola grande

Altero Niquel Prata 2 1,87 3,74

Argola média Altero Niquel Prata 3 0,75 2,25

Meia argola Altero Niquel Prata 54 0,48 25,92

Fechadura Altero Niquel Prata 2 0,99 1,98

Passante Altero Niquel Prata 2 0,55 1,10

Rebite Altero Aço Prata 67 0,07 4,69

Total 39,68

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho R$

Etiqueta palito Tactel 1x5 0,18

TABELA MÃO- DE- OBRA Mão- de- obra por hora trabalhada (Total de horas

2:52hs)

25,00 (Total = 72) Valor referente aos custos com marketing, transporte,

energia, impostos.

10,00

(44)

44

Tabela 7 – Planilha custos calcinha vermelha

TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Vermelho 0,10 39,90 4,00

4,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Argola média Altero Niquel Prata 10 0,75 7,50

Meia argola Altero Niquel Prata 15 0,48 7,20

Fechadura Altero Niquel Prata 2 0,99 1,98

Passante Altero Niquel Prata 2 0,55 1,10

Rebite Altero Aço Prata 29 0,07 2,03

Total 19,81

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho R$

Etiqueta palito Tactel 1x5 0,18

TABELA MÃO- DE- OBRA Mão- de- obra por hora trabalhada (Total de horas

1:16hs)

25 (Total de 28) Valor referente aos custos com marketing, transporte,

energia, impostos.

10,00

(45)

45

Tabela 8 – Planilha custos vestido

TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,70 39,90 28,00

28,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Meia argola grande

Altero Niquel Prata 3 1,26 3,78

Meia argola Altero Niquel Prata 72 0,48 34,56

Fechadura Altero Niquel Prata 36 0,99 35,64

Passante Altero Niquel Prata 36 0,55 19,80

Rebite Altero Aço Prata 174 0,07 12,18

Total 105,96

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho R$

Etiqueta palito Tactel 1x5 0,18

TABELA MÃO- DE- OBRA Mão- de- obra por hora trabalhada (Total de horas

3:00hs)

25,00 (Total 75,00) Valor referente aos custos com marketing, transporte,

energia, impostos.

10,00

(46)

46

Tabela 9 – Planilha custos top fogo

TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,10 39,90 4,00

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,10 39,90 4,00

Total 8,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Corrente Altero Niquel Prata 1,5 8,00 12,00

Rebite Altero Aço Prata 2 0,07 0,14

Fechadura Niquel Prata 2 0,99 1,98

Total 14,12

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho R$

Etiqueta palito Tactel 1x5 0,18

TABELA MÃO- DE- OBRA Mão- de- obra por hora trabalhada (Total de horas

0:55hs)

25,00 (Total 24,00) Valor referente aos custos com marketing, transporte,

energia, impostos.

10,00

(47)

47

Tabela 10 – Planilha custos calcinha preta

TABELA DE MATERIAIS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Couro sintético

Amazon 70% de

policloreto vinílico (PVC) 25% poliéster 5% de poliuretano

Preto 0,50 39,90 20,00

20,00

TABELA DE AVIAMENTOS

Material Fabricante Composição Cor Quantidade Uni. R$

Argola grande

Altero Niquel Prata 1 5,25 5,25

Fechadura Altero Niquel Prata 6 0,99 5,94

Passante Altero Niquel Prata 6 0,55 3,30

Rebite Altero Aço Prata 13 0,07 0,91

Total 15,40

TABELA DE ETIQUETAS

Descrição Material Tamanho R$

Etiqueta palito Tactel 1x5 0,18

TABELA MÃO- DE- OBRA Mão- de- obra por hora trabalhada (Total de horas

1:16hs)

25,00 (Total 28) Valor referente aos custos com marketing, transporte,

energia, impostos.

10,00

(48)

48

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto executivo é uma ferramenta essencial para construção e alicerce de uma marca, pois é através dele que traçamos metas. Neste trabalho está todo o estudo de planejamento da marca SM Brand, seu posicionamento no mercado competitivo, identidade visual, e sua primeira coleção. Sei que a jornada não será fácil, mas hoje tenho discernimento para enfrentar todas as barreiras pela frente.

(49)

49

REFERÊNCIAS

AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing: passo a passo. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2007.

BORGES, Pedro G. T. S; CARNEIRO, Carla M. B. A importância da promoção de vendas para a fidelização de clientes. Ensaios de Marketing. Niterói, p. 1-9, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2016.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008. 183 p. MARIOTTO, Fábio L. O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresas, [s.l., v. 31, n. 2, p.37-52, jun. 1991. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2016.

MOTA, Ana Mafalda. Para além da dor: Fantasias de prazer, poder e entrega. Um estudo sobre bondage e disciplina, dominação e submissão e sadomasoquismo. Portugal, p. 1, julho 2011.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006

(50)

50

APÊNDICE

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS - QUESTIONÁRIO

1. Qual sua idade

A) Entre 15 e 20 anos

B) Entre 21 e 26 anos

C) Entre 27 e 32 anos

D) Acima de 32 anos

2. Sexo?

a) Masculino

b) Feminino

3. Qual é sua ocupação

4. Qual a renda total da sua família?

a) 1 a 3 salários mínimos

b) 4 a 6 salários mínimos

c) 7 a 9 salários mínimos

d) Acima de 9 salários mínimos

5. Você conhece a sigla BDSM?

a) Sim

b) Não

Caso a resposta seja sim:

6. Você é praticante do sadomasoquismo?

a) Sim

b) Não

7. Onde costuma comprar roupas para a prática de BDSM?

8. Você usa ou usaria roupas e acessórios de couro para compor o look?

a) Sim

b) Não

(51)

51

a) b) c) d)

10.Qual dessas cartelas de cores mais te agrada?

a)

b)

c)

11.Até quanto você estaria disposto(a) a pagar em um harness ou acessório de couro?

a) Até 50 reais

b) Até 100 reais

c) Até 150 reais

d) Acima de 150 reis

12.Você prefere

a) Comprar uma maior variedade de acessórios com preços mais baixos

b) Investir em uma ou duas peças de maior qualidade

13.Quais redes sociais você mais utiliza?

a) Facebook

b) Instagram

c) Twitter

d) Youtube

e) Pinterest

(52)

52

14.Existe alguma marca ou artista que use Harness, cujo estilo de vida você admira?

a) Sim

b) Não

(53)
(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)
(60)
(61)
(62)
(63)
(64)
(65)
(66)
(67)
(68)
(69)
(70)
(71)
(72)
(73)
(74)
(75)
(76)
(77)
(78)
(79)
(80)
(81)

Imagem

Tabela 1- Briefing da marca
Gráfico 1 - idade do público-alvo
Tabela 2- Análise dos concorrentes
Tabela 3- Avaliação do CDS
+7

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

De acordo com Magnani (1998), a assimilação das transformações é fundamental na compreensão dos processos ocorridos ao longo do tempo, pois a cultura mais, que a soma

Segundo os resultados as ações promocionais de maior preferência dos entrevistados são: não pagar pela entrega do produto, ou seja, frete grátis, com 79% da preferência,

Projeto Criativo da criação da marca Third Floor de moda executiva feminina, apresentado ao curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte da Universidade

A estratégia do design está na pesquisa totalmente voltada para o público alvo e suas preferências, na qualidade dos materiais usados, conforto e no design

No presente estudo, foi analisado o figurino dos três personagens principais, Victoria, Victor e Emily, e por serem personagens que tem poucas trocas de roupas – Victoria