• Nenhum resultado encontrado

Caracterização dos clientes de um centro de atenção psicossocial (CAPSII) do município de Taubaté-SP Autor(es):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Caracterização dos clientes de um centro de atenção psicossocial (CAPSII) do município de Taubaté-SP Autor(es):"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Caracterização dos clientes de um centro de atenção psicossocial (CAPSII) do município de Taubaté-SP

Autor(es):

Consorte, Marina Vianna; Felix, Lidiane Ap. Gonçalves; Siqueira, Michele de; Lessa, Talita Cristine Amaral; Abruceze, Selma Regina;

Pupio, Carmen Lúcia Seffrin

Publicado por: Imprensa da Universidade de Coimbra URL

persistente: URI:http://hdl.handle.net/10316.2/35982 Accessed : 30-Oct-2022 09:23:24

digitalis.uc.pt

pombalina.uc.pt

(2)

Verificar medidas da capa/lombada. Lombada com 24mm

Manuel Viegas Abreu - Em 1961, licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas pela FLUC, tendo apresentado como tese Mário de Sá-Carneiro: esboço de uma biografia interior. De 1964 a 1968, foi bolseiro da Fundação Gulbenkian na Univ.

de Lovaina, onde obteve a Lic.ª em Psicologia, tendo apresentado a dissertação Contribution à l’étude expérimentale de la perception des réussites et des échecs.

Em 1978, obteve o grau de Doutor em Psicologia Experimental pela UC, com a dissertação principal Tarefa Fechada e Tarefa Aberta – Motivação, Aprendizagem e Execução Selectiva e com a tese complementar Alfred Binet, precursor do behaviorismo subjectivo. Exerceu funções docentes e de investigação nas áreas da Psicologia Experimental, Psicologia da Educação, Motivação e Personalidade. Fez parte da Comissão instaladora da FPCEUC, co-fundador da revista Psychologica e fundador do Instituto de Psicologia Cognitiva.

Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia e da Association de Psychologie Scientifique de Langue Française. É membro da Academia de Ciências de Lisboa, sócio honorário da Ordem dos Psicólogos e da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.

João Pedro Leitão licenciou-se em Psicologia na Área de Psicologia Clínica Cognitivo- -Comportamental em 2006 pela FPCE da Universidade de Coimbra. Em 2008 realizou o Mestrado Integrado na mesma Faculdade na Área de Psicologia Clínica e Saúde, Sub-Área de Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Perturbações Psicológicas e Saúde onde apresentou a tese intitulada:

Qualidade de Vida e sintomatologia psicopatológica na Esquizofrenia: Um estudo exploratório com doentes em regime ambulatório, internamento e residentes.

Desde 2007 tem exercido funções de investigação e colaborado em projectos nacionas e internacionais em diversas áreas da Psicologia, com destaque para a área da esquizofrenia, no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra. Desde 2008 é psicólogo clínico na Associação ReCriar Caminhos da qual é sócio-fundador e secretário da Assembleia Geral. É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Eduardo J. R. Santos, Professor Associado com Agregação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Coordenador Científico do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Fundação para a Ciência e a Tecnologia (unidade 192).

Professor Adjunto da State University of New York.

Emeritus Professor da Universidade Santa Cecília, Santos.

Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Diretor da Revista Ibero-Americana de Gerontologia.

9789892608518

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA2014

Manuel Viegas Abreu João Pedro Leitão

Eduardo Ribeiro dos Santos

COORDENADORES

EABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL E INCLUSÃO NA SAÚDE MENTAL R

DA BIOLOGIA À ECONOMIA DA SAÚDE DA INSERÇÃO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Manuel Viegas AbreuJoão Pedro LeitãoEduardo Ribeiro dos SantosCOORDENADORES

RE AB ILI TA ÇÃ O PSIC OSSO CIAL E INC LUS ÃO NA SA ÚDE MEN TAL

Série Documentos

Imprensa da Universidade de Coimbra Coimbra University Press

2014

O reconhecimento crescente da complexidade multifactorial das doenças mentais implica uma abordagem multidisciplinar, holística e integradora, quer no plano da compreensão e da investigação, quer no plano das práticas terapêuticas. Esta abordagem multidisciplinar esteve subjacente à organização do II Congresso de Reabilitação e Inclusão na Saúde Mental, e o presente livro, sendo seu testemunho amplificador, visa difundi-la e reforçá-la. Os resultados dos estudos relatados evidenciam que a concepção teórica, holística e integradora, da multiplicidade dos factores biológicos, psicológicos, sociais

e axiológicos envolvidos nas doenças mentais possibilita e fundamenta uma correspondente integração das práticas que coloque na primeira linha das intervenções terapêuticas na saúde mental, em interacção personalizada com a Terapia farmacológica, a Reabilitação Psicossocial, as Terapias Cognitivas e Comportamentais, a Terapia pela Arte, a Formação Profissional e o Apoio ao Emprego das pessoas doentes.

(3)

309

ca r a c t e r i z a ç ã o d o S cl i e n t e S d e u m ce n t r o d e at e n ç ã o pS i c o S S o c i a l ( c a p S i i ) d o mu n i c Í p i o d e ta u B a t é- S p

AUTORES: Marina Vianna Consorte; Lidiane Ap. Gonçalves Felix; Michele de Siqueira; Talita Cristine Amaral Lessa; Selma Regina Abruceze; Carmen Lúcia Seffrin Pupio

INSTITUIÇÃO: Universidade de Taubaté – UNITAU – Brasil

RESUMO: A reforma psiquiátrica possibilitou mudanças na dinâmica de tra- tamento de pacientes, em busca de resolutividade para os transtornos mentais.

Em Taubaté-SP, o sistema de saúde local inseriu o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSII) que visa atender usuários com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses e neuroses graves), evitando sua internação. Neste trabalho objetivou-se caracterizar os pacientes atendidos neste serviço desde sua criação, em Novembro de 2005 até Setembro de 2008. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem indutiva, utilizou-se de ficha sistematizada para analisar os prontuários dos usuários, que foram analisados em números absolutos e índices percentuais. Dos 825 prontuários, 37 não foram encontrados. Verificou-se que 403 (51,1%) usuários pertencem ao sexo masculino, e que, em ambos os sexos a faixa etária prevalecente é de 31 a 45 anos. A maior incidência de diagnósticos de doença mental, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças – CID 10, está entre F20 – F29 (esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes), seguida de F30 – F39 (transtornos do humor-afetivo), para ambos os géneros.

Acredita-se que os resultados ora obtidos possam propiciar medidas pró-ativas no que se refere aos cuidados com o portador de sofrimento mental. Diante das experiências vivenciadas durante a realização da pesquisa, as autoras defendem a criação do CAPSIII, condizente com o aumento populacional de nossa cidade, para que este possa oferecer suporte aos doentes mentais psicóticos graves, bus- cando diminuir o período de crise dos mesmos, evitar a internação psiquiátrica e melhorar a qualidade de vida.

Palavras-chave: saúde mental, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, doença mental.

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para