• Nenhum resultado encontrado

1. PRIMEIRA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA (PENA-BASE: CONTINUAÇÃO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1. PRIMEIRA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA (PENA-BASE: CONTINUAÇÃO)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DIREITO PENAL

DIREITO PENAL

PONTO 1: PRIMEIRA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA (PENA-BASE:

CONTINUAÇÃO)

PONTO 2: SEGUNDA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA (PROVISÓRIA) PONTO 3: TERCEIRA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA: PENA DEFINITIVA PONTO 4: REINCIDÊNCIA

1. PRIMEIRA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA (PENA-BASE:

CONTINUAÇÃO)

 Antecedentes: são todos os fatos criminais pretéritos da vida do réu, e que integram a sua história de vida, sendo considerados aqueles fatos registrados sobre o seu comportamento e sempre na perspectiva do crime que está em julgamento. Se não houver trânsito em julgado da sentença penal condenatória, não poderão ser considerados: inquéritos policiais, ações penais em andamento e processos com extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva. Não poderão ser levados em conta.

S. 444, STJ.

Salvo: 366, CPP.

Existe posição no TRF4 admitindo o reconhecimento dos maus antecedentes quando houver mais do que uma ação penal em curso contra o réu (mas não é o que prevalece).

2ª Discussão: transcorrido o prazo de 5 anos, depura-se o mais (reincidência). STJ possui entendimento pacífico de que se os 5 anos depuram o mais (reincidência) também depuram o menos (maus antecedentes).

Súmula 241, STJ: se houver apenas uma condenação transitada em julgado, ela deverá ser considerada para fins de reincidência, e não de maus antecedentes.

 Conduta Social: é a forma, é o modo pelo qual o agente exerceu os papéis que lhe foram reservados na sociedade. Trata-se de averiguar, através dessa circunstância, o seu desempenho na família, no trabalho, na sociedade e no grupo comunitário, formando um conjunto de fatores em que talvez não haja nada digno de nota, mas que talvez sirva para avaliar o modo pelo qual o réu se tem conduzido e aí se poder avaliar se o crime foi um simples episódio resultante de sua má educação ou se ele tem propensão para o mal.

Obs - a doutrina (Nucci e Bittencourt) sugere que processos criminais em andamento sejam inseridos na conduta social.

 Personalidade: há pelo menos 50 definições diferentes. É a totalidade dos dados externos e internos que moldam um feitio de agir do réu, instrumental, que ele herdou ou que ele adquiriu e com o qual responde às

(2)

DIREITO PENAL

diversas situações que lhe são propostas na vida diária. Não há qualquer fator unânime que permita a correta análise dos traços de uma pessoa.

Nesse sentido, há diversas linhas dentro da Psiquiatria, da Psicanálise e da Psicoterapia.

A intensidade do dolo e o grau de culpa podem ser levados em conta para que se defina a personalidade do agente, desde que baseada em fatores concretos.

O STF, ao se manifestar sobre a personalidade, disse o seguinte: “... o que se quer do juiz não é uma análise de testes psicológicos. O que se quer é a chamada “psicologia de vida” (sujeito egoísta, invejoso, bondoso, etc) e essas características qualquer profissional percebe, mesmo que não seja profissional da saúde. Devem ser analisados, ainda, o temperamento, que são os aspectos ligados à hereditariedade e da constituição fisiológica que interferem no indivíduo. Depois o caráter: utilizado para designar aspectos morais do indivíduo e, por fim, traços de personalidade: referem-se a uma característica duradoura do ser humano (ex: reservado, bem humorado, etc)”.

Obs final: Nucci e Bittencourt sugerem que processos a que respondeu o agora réu quando era adolescente, no âmbito da infância e da juventude, podem ser considerados reveladores de uma má personalidade. STJ não entende assim, apenas permitindo que atos infracionais praticados com violência/grave ameaça contra a pessoa sirvam de fundamento para que o juiz da execução penal exija exame criminológico para a concessão de livramento condicional. S.439, STJ*****

 Motivos: Cuidado!Dificilmente os motivos serão considerados na pena- base. Ou atuarão como elementares ou como majorantes, ou como privilegiadoras, ou como agravantes ou ainda como atenuantes.

Conceito: motivos são os fatores que animaram o agente a praticar o delito.

Estão ligados à causa da conduta e nada dizem com o resultado, com a finalidade por ventura perseguida, buscada. Podem ser nobres ou vis.

 Circunstâncias do Crime: Cuidar! Geralmente são as próprias elementares do crime.

Tráfico de drogas: está na lei de drogas. Qualidade e quantidade estão previstas na lei. Quantidade: quanto maior a quantidade, mais fica afastada do mínimo.

Art. 33, § 4º da Lei de Drogas.

Utiliza-se, então, quantidade e qualidade para definirmos o percentual de redução. Quanto maior a diversidade da droga, menor a redução. Se a redução não se operar pelo máximo, o juiz deverá fundamentar. Outros exemplos: furto qualificado praticado durante o repouso noturno; crimes de lesões corporais em que a vítima, já caída e desmaiada, segue sendo

(3)

DIREITO PENAL

chutada; crime de roubo majorado em que a vítima fica sob a mira do revólver por mais de 6 horas; crime de extorsão mediante seqüestro praticado por PM, causando dano à imagem da corporação.

 Consequências do Crime: as conseqüências podem variar substancialmente sem modificar a natureza do resultado. Ex: tentativa de homicídio com lesão qualificada de conseqüências muito graves e com tentativa branca.

Homicídio: a vítima ter sido morta em frente ao filho/esposa.

 Comportamento da Vítima: é o grau de influência que a vítima exerce na prática do delito.

Classificação:

- Vítimas totalmente culpáveis afastam o crime. Ex: a vítima agride e o réu se defende (não comete crime);

- Vítimas parcialmente culpáveis: mulher se submete a aborto e morre;

- Vítimas totalmente inculpáveis: explode a bomba e a vítima morre;

De longe, o elemento mais importante é a culpabilidade, mas também é o mais complexo e abstrato de ser mensurado. Jamais a culpabilidade poderá ter o mesmo valor das demais sete operadoras que compõem o art. 59.

Em uma prova de sentença, deverão ser consideradas as 8, e sobre todas elas deverá o juiz se manifestar, sob pena de haver nulidade. Se não houver elementos para se aferir uma dada circunstância, isso deverá ser consignado e ela deverá ser neutra. No entanto, no cálculo da pena-base, ela sempre é calculada de forma favorável ao réu. Para Nucci, diante da dificuldade de se concretizar a culpabilidade, a culpabilidade do art. 59 é igual à soma das demais sete circunstâncias que compõem o art. 59, usadas como forma de tornar concreta a culpabilidade.

C (Nucci) = A + P + CS + C + Cons. + CV + M O art. 59 é o mais importante na aplicação da pena.

Critérios de Mensuração da Pena-Base

1ª) Pena no mínimo legal: quando existir até uma circunstância negativa ou todas favoráveis (critério jurisprudencial).

2ª) Se algumas circunstâncias forem desfavoráveis, a pena-base deverá afastar-se proporcionalmente do mínimo legal. Não se trata de critério matemático. É o prudente e fundamentado arbítrio do juiz. Quando todas as operadoras/circunstâncias forem desfavoráveis, a pena-base deverá ser fixada próxima do termo médio.

(4)

DIREITO PENAL

*****Muito importante!É na pena-base que o juiz constrói a imagem, a formação sobre o fato e sobre a pessoa do réu. É a parte da aplicação da pena em que mais se exige do juiz, pois nada vem pronto da lei, cabendo a ele a absoluta construção, não somente da pena-base, mas de todas as outras fases, até o final, da aplicação da pena. O resultado do grau de culpabilidade se irradia para tudo.

Observação final: a maioria das circunstâncias do art. 59 são subjetivas, ou seja, dizem respeito ao autor do fato. Isso não é direito penal do autor:

nessa fase, não se está avaliando se há crime. O que se faz, somente, é aplicar a pena. A individualização da pena sempre adquire maior importância nos aspectos subjetivos.

2. SEGUNDA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA (PROVISÓRIA) Agravantes e Atenuantes.

 Características: legais e taxativas (salvo art. 66, CP)

Lei 11.343/06: responsabilidade compartilhada. Corresponsabilidade.

 Genéricas: servem para todos (estão na Parte Geral).

 Obrigatórias: desde que não sejam elementares, majorantes ou minorantes

Obs: as agravantes apenas incidem nos crimes dolosos e preterdolosos, salvo as objetivas reincidência e as previstas no art. 61, II, “e” e “h”.

Exceção: caso do Bateau Mouche - aplicaram uma agravante subjetiva (motivo torpe = lucro fácil, por encher demais a embarcação) a um crime culposo.

As agravantes apenas incidem nos crimes, salvo a reincidência, que também se aplica às contravenções.

Critérios de Mensuração das Agravantes e Atenuantes

1º) Alberto Silva Franco: prudente arbítrio do juiz (é absolutamente gerador de insegurança esse critério)

2º) Ruy Rosado de Aguiar Jr.: entre 1/4 e 1/5. É muito alto para agravantes e atenuantes.

3º) Analogia ao Código Eleitoral: art. 285. Valor muito alto para agravantes a atenuantes.

4º) Régis Prado e Bittencourt: até 1/6 sobre a pena-base.

5º) Nucci: 1/6 fixo.

6º) Jurisprudência: compensação.

(5)

DIREITO PENAL

Compensação – Posições (jurisprud.)

a) Menoridade b) Reincidência

c) Confissão espontânea (dá segurança ao juiz e revela arrependimento) d) Reparação do dano

1ª Posição) Mirabete - o caso concreto é que vai dizer qual a circunstância que deve valer mais.

2ª Posição) César R. Bittencourt – ordem do artigo 67.

3ª Posição) Boschi (e STJ): 59, CP.

Limites de Incidência das Agravantes e Atenuantes: súmula 231, STJ.

Juiz fica vinculado ao mínimo e ao máximo legalmente cominados.

Ordem de Incidência: art. 68, CP 1º- Atenuantes

2º- Agravantes

Salvo posição do Boschi em sentido contrário, quando a pena já estiver fixada no mínimo legal. Ele propõe a inversão da ordem: não adotar a posição dele em provas federais.

Agravantes e Denúncia: art. 385, CPP

Em uma ação penal pública, se nenhuma agravante for postulada pelo MP, o juiz poderá reconhecê-la na sentença. O mesmo com relação ao MP postular a absolvição, pode o juiz condenar o réu mesmo assim.

Base de Cálculo: agravantes e atenuantes incidem SEMPRE sobre a pena- base, inalterada por eventual incidência de anterior agravante/atenuante.

3. TERCEIRA FASE DE APLICAÇÃO DA PENA: PENA DEFINITIVA

É a única etapa da aplicação da pena em que o juiz poderá estabelecê-la fora dos limites cominados pelo legislador, mas dentro dos percentuais pré-estabelecidos pelo legislador. Ou seja: segue o controle legislativo (sobre a fixação judicial da pena).

Base de cálculo: majorantes e minorantes sempre devem ser calculadas sobre a última operação até então encontrada, após a incidência de anterior majorante ou minorante.

Pena zero: é quando o juiz calcula majorantes e minorantes sobre a pena- base.

(6)

DIREITO PENAL

Agravantes e atenuantes podem ser compensadas.

Majorantes e minorantes não podem ser compensadas.

Critérios Pré-fixados na Terceira Fase em Relação a:

Tentativa: pacificamente aceito que, quanto maior o percurso do iter criminis, quanto mais próximo da consumação, menor será a redução pela tentativa. Boschi diz que não respeita a culpabilidade, por ser critério mecânico. Ex: “A” atira em alguém que o ofendeu.

Por atendimento médico, esse último é salvo, embora atingido em região letal. Ex 2: “B”, após longa premeditação do crime, vai até seu desafeto e atira contra ele, acertando de raspão na perna. A redução de “B” será bem maior que a de “A”, do ponto de vista mecânico da tentativa. Do ponto de vista da reprovabilidade, a conduta de “B” é muito maior que de “A”.

Concurso Formal: já visto

Crime Continuado: já visto

Art. 68, § único, CP: no concurso interno, majorante com majorante, ambas da parte especial, o juiz deverá aplicar somente uma: a que mais aumente. De outro lado, em um concurso interno, minorante concorrendo com outra minorante, ambas da parte especial, o juiz adota somente uma: aquela que mais diminua. Regra que viola a culpabilidade (Boschi).

Há 3 majorantes na Parte Geral: art. 29, § 2º , 70 (conc. formal) e 71 (crime continuado).

Obs: não se aplica a regra do art. 68, § único, quando a majorante estiver prevista junta ao tipo penal incriminador. Ex: art. 157, § 2º.

“4ª Fase de Aplicação da Pena”

Concurso de Crimes – o juiz deverá individualizar a pena de cada um dos crimes pelo sistema trifásico e, somente após saber a grandeza penal de todos eles é que poderá proceder aos acréscimos relativos ao concurso de crimes: concurso material benéfico e prescrição.

4. REINCIDÊNCIA

 Pressuposto: existência de sentença penal condenatória transitada em julgado.

Transitando em julgado a sentença penal condenatória, para a acusação e para a defesa, exige-se a prática de nova infração penal dentro de um período de 5 ANOS.

(7)

DIREITO PENAL

Os efeitos da reincidência, no entanto, não podem ser eternos. Eles se apagam após o prazo de 5 ANOS, contados a partir do cumprimento da pena.

O período de suspensão condicional da execução da pena e do livramento condicional, se não houver revogação, deverão ser computados no prazo depurador. Crimes políticos e crimes militares próprios não induzem reincidência como os comuns.

Art. 63, CP - crime anterior: contravenção antes de crime não gera reincidência.

Referências

Documentos relacionados

b) De verificação – A juízo do CDT, do Superintendente do Serviço de Registro Genealógico ou do MAPA, ou realizada de acordo com plano anual para verificação dos rebanhos. 106º

A Universidade do Estado do Amazonas, por meio da Coordenação do Programa de Mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, torna pública a abertura do Processo

Em segundo lugar que, enquanto que ciência originária, a fenomenologia entendeu a si mesma como a mera prolongação desse movimento fundamental que está sempre na

Esta atividade é importante para que você reforce os conceitos básicos vistos em sala de.. aula e os correlacione com uma aplicação prática, no caso o conceito de sistemas

lardw ickii, Gray... abylobiformis,

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

O objetivo do presente estudo foi conhecer os principais agentes etiológicos causadores de bacteremias no Hospital Universitário Júlio Müller no ano de 2007,

Then, we will discuss what happens in QCD and present an Ansatz for the three gluon vertex, which completely eliminates all seagull divergences and at same time allows for