• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N o 01/2021 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL N o 01/2021 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Odontologia

Departamento de Odontologia Social e Pediátrica Curso de Especialização em Ortodontia

www.ortodontia.ufba.br

EDITAL No 01/2021 – SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA

PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Departamento de Odontologia Social e Pediátrica, torna público por meio deste edital, as regras para a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no Curso de Especialização em Ortodontia, tendo por base este edital no 01/2021.

As diretrizes do curso estão fundamentadas de acordo com a Resolução CNE/CES, 8 de junho de 2007, bem como a Resolução no 3/2014, aprovada em 29 de novembro de 2009 e a Resolução do CFO-63/2005, seguindo a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, formatada e atualizada em julho de 2012.

O Curso será realizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, através de recursos provenientes do pagamento de mensalidades realizadas pelos alunos (as) selecionados (as) no processo de seletivo.

(2)

1 - DOS OBJETIVOS DO CURSO

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA tem por objetivos:

1.1 Capacitar cirurgiões-dentistas na elaboração de diagnóstico e no tratamento de maloclusões simples e complexas.

1.2 Estabelecer ensino-aprendizagem em Ortodontia Corretiva, Preventiva e Interceptativa e em Ortopedia Facial.

1.3 Realizar tratamentos de displasias, disfunções e maloclusões.

2 - DAS COMPETÊNCIAS

Compete à Universidade Federal da Bahia:

• Conceber e ministrar o curso, e organizá-lo administrativamente.

• Conferir a documentação dos candidatos selecionados, considerando classificados somente aqueles que atenderam às exigências deste Edital.

• Disponibilizar o espaço físico adequado para os encontros presenciais a serem realizados durante o curso, bem como a infraestrutura de acesso às salas de aula teóricas, laboratoriais e clínicas.

Compete aos alunos:

• Realizar o pagamento das mensalidades referentes ao Curso de Especialização em Ortodontia, bem como a aquisição e uso dos instrumentais requisitados pelo Curso de Especialização em Ortodontia.

• Cumprir, rigorosamente, as Normas que regem o Curso.

(3)

3. MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

1) Presencial: Secretaria da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFBA.

2) Postal: Atendendo a data limite de recebimento dos documentos via correio.

4. PAGAMENTO DE MENSALIDADES

O curso será viabilizado por meio de pagamento sequenciado em 24 (vinte e quatro) meses com 24 (vinte e quatro) parcelas de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais).

5. DA CLIENTELA E DAS VAGAS OFERECIDAS

Serão oferecidas 6 (seis) vagas para cirurgiões-dentistas inscritos no Conselho Regional de Odontologia ou alunos de graduação na condição de “provável concluinte”. Esses deverão apresentar sua inscrição no CRO antes do início do Curso.

6. DA DURAÇÃO DO CURSO

A carga horária mínima do curso é de 2.304 horas distribuídas no período de 24 (vinte e quatro) meses, tendo início em maio/2022 e término em abril/2024.

O curso será desenvolvido na modalidade presencial, da seguinte forma:

• Às segundas, terças e quartas das 08h00 horas às 18h00

horas,

todas

as semanas do mês.

(4)

Para concessão do certificado de Especialista, o (a) aluno (a) deverá:

1. Obter média 7,0 (sete) em cada disciplina pertinente ao conteúdo programático do curso e 75% de frequência nas atividades teóricas e/ou práticas para a obtenção do certificado.

2. Apresentar Dissertação de forma escrita, conforme as regras da ABNT, além de apresentação e discussão com a banca examinadora composta por três professores mestres e/ou doutores, devendo o aluno (a) obter a aprovação por no mínimo dois componentes da banca examinadora.

3. Apresentar no mínimo um artigo publicado ou com carta de aceite em revista nacional ou internacional, com o qualis a ser estabelecido pelo Curso.

7. DOS REQUISITOS E PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS

As inscrições dos candidatos estarão abertas entre 17/01/2022 e 11/03/22 na Secretaria da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFBA.

No caso de envio de inscrição por correio, a correspondência deverá ser postada em tempo hábil para recebimento até 14/03/22.

• São elegíveis candidatos com inscrição no Conselho Regional de Odontologia pertencente ao Conselho Federal de Odontologia do Brasil.

• A ausência de um dos pré-requisitos implicará em não aceitação da inscrição do candidato. Caso seja detectada a ausência de algum desses pré-requisitos, depois de iniciado o curso, o candidato selecionado deverá ser substituído por outro, no prazo de até duas semanas após o início do mesmo.

(5)

8. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO No ato da inscrição serão exigidos os seguintes documentos:

1. Ficha de inscrição, fornecida pela Secretaria da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia;

2. Requerimento à Coordenação do Curso;

3. Curriculum Vitae;

4. Histórico Escolar (do curso de Odontologia);

5. Cópias simples dos certificados;

6. Cópia Autenticada do Diploma de Graduação em Odontologia ou Comprovante (caso se aplique) de que pertence a qualquer instituição pública ou privada e que se graduará antes do início do Curso

.

Em caso de inscrição por meio de postagem, a documentação exigida deverá ser enviada para a Secretaria da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFBA, considerando, o recebimento até 14/03/2022 via Sedex para o seguinte endereço:

Endereço: Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFBA, Avenida Araújo Pinho, nº 62, 7o andar – Canela – CEP 40.110-150 – Salvador-BA

Fone: (71) 3336-6973 E-mail: ortoufba@ufba.br

OBS: Todos os documentos são obrigatórios. A ausência de qualquer documento implica na desclassificação do candidato do processo de seleção.

(6)

9 – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos é da competência de uma banca examinadora composta por cinco professores do Curso de Especialização em Ortodontia da UFBA, tendo como presidente o Coordenador do Curso. Esta banca deve realizar a verificação dos documentos respeitando os critérios estabelecidos neste edital, assim como realizar as avaliações escritas e práticas, além da entrevista com os (as) candidatos (as).

A prova de seleção será composta por:

1. Teste escrito sobre conhecimentos em Ortodontia: todo o conteúdo ministrado em disciplinas de graduação em IES reconhecidas pelo MEC.

2. Conhecimento em Língua Inglesa: o aluno deverá demonstrar, através de prova escrita ou tradução de texto o domínio do idioma em questão.

3. Prova prática: A prova prática será elaborada com o objetivo de se avaliar a habilidade e o desempenho do candidato na execução de trabalhos manuais, não necessariamente específicos em Ortodontia.

4. Entrevista: A entrevista será conduzida pela Comissão de Seleção com o objetivo de conhecer melhor o candidato através de perguntas sobre seu histórico pessoal e profissional. Avaliação de títulos: avaliação objetiva dos títulos apresentados.

As avaliações escritas, práticas e entrevista serão realizadas no dia 18/03/22, sexta-feira, iniciando-se às 08h00 horas, no auditório José Lima, localizado no 7o andar da Faculdade de Odontologia da UFBA. Ao sábado dia 19/03/22 será realizada uma reunião com os candidatos aprovados às 08h30m também no 7o andar da Faculdade de Odontologia da UFBA. Serão atribuídas notas de zero a dez para as avaliações escritas e práticas, bem como para a entrevista para cada candidato (a). Os resultados serão determinados pela média aritmética das notas obtidas pelo candidato ao longo da seleção.

A divulgação dos nomes dos candidatos aprovados será feita, na Faculdade de Odontologia da UFBA no dia 18/03/22, ao final do processo seletivo, no

(7)

mural localizado no saguão do 7o andar da Faculdade de Odontologia da UFBA.

A consolidação da seleção para o preenchimento das vagas dará prioridade de classificação aos seis primeiros candidatos selecionados.

10 – DA MATRÍCULA

A matrícula dos candidatos selecionados será realizada na Secretaria da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFBA. A matrícula dará prioridade de classificação aos seis primeiros candidatos selecionados, através do processo seletivo. Em caso de ausência não justificada de um ou mais candidatos, será realizada a matrícula da(s) vaga(s) ociosa(s) por ordem de classificação. A documentação exigida para efetivação da matrícula é a mesma referida no item 8 deste edital já encaminhada por ocasião da seleção (Diploma com cópia autenticada para matrícula). Os candidatos selecionados deverão participar de uma reunião no dia 19/03/22 às 08:00, com a Coordenação do Curso. Portanto, fica o candidato selecionado sabendo da necessidade de estar presente para esta reunião.

11 – CRONOGRAMA

Apresentação do Candidato Sexta 18/03/2022 07h30 às 08h00

Prova Escrita sobre Ortodontia Sexta 18/03/2022 8:00h às 09:30h Prova Escrita sobre Língua Inglesa Sexta 18/03/2022 10:00h às 11:00h

Prova Prática Sexta 18/03/2022 11:30h ás 12:30h

Entrevista Sexta 18/03/2022 14:30h às 18:00

Divulgação do resultado Sexta 18/03/2022 18h (estimativa)

Reunião com os aprovados Sábado 19/03/2022 8:30h

(8)

12 – DA AUTONOMIA DA BANCA

A Banca Examinadora terá autonomia para alterar o cronograma das atividades de seleção caso julgue necessário, ao longo do processo seletivo.

Salvador 30 de novembro de 2021.

_______________________

Emanuel Braga Rêgo

Docente da Faculdade de Odontologia da UFBA

Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da UFBA

Referências

Documentos relacionados

nomear os candidatos abaixo relacionados, para os cargos de Perito Criminalístico, Perito Médico Legista e Perito Técnico de Polícia Civil, integrantes do Quadro

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

- Cópia do Passaporte, em caso de candidato estrangeiro (em pdf). A avaliação do mérito das candidaturas para a modalidade Pesquisador Visitante de Curta Duração será realizada

O utilizador deverá introduzir a informação relativa ao elemento da família, pressionando posteriormente o botão Confirmar.. 3.1.1.2.2 Alterar Elemento

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São