• Nenhum resultado encontrado

PALAVRAS-CHAVE:Gestão Ambiental, Lixo eletrônico, Logistica reversa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PALAVRAS-CHAVE:Gestão Ambiental, Lixo eletrônico, Logistica reversa."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

SCHWANKE, Jéssica1 HANSEL, Tiago Fernando2

RESUMO - Com objetivo avaliar a destinação do lixo eletrônico na cidade de Marechal Cândido Rndon, apresenta-se noções e conceitos sobre o tema, tais como informação, conhecimento, além de conceitos sobre gestão ambiental e lixo eletrônico. As conclusões apontaram que o problema do lixo eletrônico é a falta de informação sobre o que é o lixo eletrônico e como deve ser feito o seu devido descarte, a falta de divulgação dos pontos de coleta desse tipo de lixo e ainda, a conscientização das pesoas em relação ao consumo excessivo, em relação as revendedores que não coletam esse tipo de lixo depois da vida útil dos mesmo não mais existir e ainda a maneira de se produzir os produtos eletrônicos em relação a visa útil desses equipamentos. A pesquisa foi de grande utilidade, pois através da mesma pode-se solucionar o problema do lixo eletrônico em atos simples e seguros para a vida humana e ambiental.

PALAVRAS-CHAVE:Gestão Ambiental, Lixo eletrônico, Logistica reversa.

1 INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico acelerado encurtou o ciclo de vida desses equipamentos, gerando lixo tecnológico (MATTOS, 2008, p.2).

O lixo eletrônico é considerado um resíduo sólido especial de coleta obrigatória configurando-se como um grave problema para o ambiente e para a saúde, desde sua produção até o seu descarte. A sua produção pode afetar, tanto os trabalhadores quanto comunidades ao redor dessas indústrias.

Segundo Siqueira e Morais (2009) “esses resíduos são normalmente descartados em lixões e acabam contribuindo, de maneira negativa, com o meio

1 Acadêmica do curso de Administração da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – ISEPE.

2 Professor Orientador do Artigo do curso de Administração da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon.

(2)

ambiente e com os catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões”.

Tendo-se em vista estas questões surge o seguinte problema: Qual a destinação dada ao lixo eletrônico? Diante do exposto nos parágrafos precedentes, faz-se um estudo em relação ao descarte correto do lixo eletrônico e a conscientização dos acadêmicos da Instituição de Ensino ISEPE Rondon.

São objetivos específicos:

a) Alertar a população sobre a importância do descarte correto e sobre a presença de substâncias químicas e tóxicas contidas nos componentes eletrônicos;

b) Identificar o local adequado para o descarte de lixo eletrônico;

c) Analisar o processo final do descarte dos produtos eletrônicos visando o melhor destino para componentes não recicláveis.

d) Mobilizar a população em uma campanha de recolhimento.

Discutir a questão ambiental significa aprender com clareza como se dá a relação sociedade x natureza.

Lixos eletrônicos são resíduos que resultam da obsolescência de equipamentos eletrônicos no qual estão incluídos os computadores.

Os equipamentos eletroeletrônicos são produzidos com substâncias perigosas e, quando são descartados de forma incorreta em locais não apropriados, como lixões e perto de lençóis freáticos, transformam-se numa grande ameaça para o meio ambiente e a saúde.

O lixo eletrônico é um problema de responsabilidade das empresas, do governo, da sociedade e das instituições de ensino em seus diversos segmentos, que devem assumir o compromisso quanto ao ciclo completo desses equipamentos (BEIRIZ, 2005).

2 DESENVOLVIMENTO

(3)

2.1 Gestão ambiental

De acordo com BARBIERI (2007),

Gestão ambiental [...] são as diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como, planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas ações humanas, quer evitando que eles surjam.

As primeiras manifestações de gestão ambiental foram estimuladas pelo esgotamento de recursos, como o caso da escassez de madeira para construção de moradias, fortificações, móveis, instrumentos e combustível, cuja exploração havia se tornado intensa desde a era medieval. Muitas florestas foram destruídas. Acot denomina esses primeiros atos de defesa da natureza como proteção dos gerentes, pois não eram resultantes de uma preocupação com a natureza por ela mesma, mas do interesse em preservar os recursos do país tendo em vista sua utilização.

As ações para combater a poluição só começaram efetivamente a partir da Revolução Industrial. Na segunda metade do século XIX, começa também um intenso debate entre membros da comunidade científica e artística para delimitar áreas do ambiente natural a serem protegidas das ações humanas, para criar santuários onde a vida selvagem pudesse ser preservada.

O crescimento da consciência ambiental por amplos setores da sociedade é outro fato indutor da emergência da gestão ambiental. Entende-se por ambientalismo as diferentes correntes de pensamento de um movimento social que tem na defesa do meio ambiente sua principal atividade. A preocupação com o meio ambiente, atingiu também amplos setores da população de praticamente todo o mundo, dando o elevado grau de degradação observado em todas as partes do planeta.

O contingente de pessoas preocupadas com o meio ambiente tende a crescer ainda mais à medida que as populações se dão conta que os problemas ambientais

(4)

não só afetam a qualidade de vida atual, mas comprometem a sobrevivência da d própria humanidade.

2.2 Lixo eletrônico

Lixo eletrônico é a designação popular dada aos resíduos de dispositivos eletrônicos que vão desde televisores, microcomputadores, telefones celulares a aparelhos de CD ou mp3. O que, à primeira vista, são equipamentos inofensivos, muitas vezes, de uso normal e que são confeccionados para nos trazerem comodidade e conforto, podem em pouco tempo se transformarem num grande desastre ambiental, se as autoridades brasileiras não tomarem providências urgentes para o descarte seguro de equipamentos eletrônicos. Antes feitos para durar, os eletrônicos de consumo são hoje projetados para serem substituídos quando quebram ou quando se tornam obsoletos. O ciclo de vida dos eletrônicos é, em geral, curto. A cada dois anos um microcomputador é substituído por outro. A taxa de renovação de celulares é ainda mais impressionante. Aliado ao curto ciclo de vida e a alta taxa de renovação, os preços do tratamento dos elementos químicos encontrados nos eletrônicos são muito altos. Esse quadro é agravado pela falta de políticas públicas. Tudo isso, pode fazer da revolução digital uma catástrofe ambiental. Afinal, já são jogados fora no mundo, anualmente cerca de 50 milhões de toneladas de novos resíduos eletrônicos. No Brasil, são mais de 40 milhões de microcomputadores e de 130 milhões de celulares.

2.2.1 Consumo mundial e velocidade de troca das versões

A tendência geral de um crescente consumismo no segmento de equipamentos eletrônicos com seus lançamentos simultâneos e quase que diário.

Há logo o desejo por parte dos usuários de substituir os equipamentos de versões antigas pelos mais recentes. Estudos mostram que a cada dois anos e meio um chip dobra de capacidade e o anterior sai de cena. Por conta disso, face ao constante

(5)

avanço da tecnologia, o tempo de vida útil dos eletrônicos está cada vez mais curto, ou seja, está se tornando cada vez mais rápida a troca por versões mais novas.

Pode-se dizer que este consumo cresce exponencialmente em relação há alguns anos atrás, se via poucas pessoas com computadores e celulares.

Isso ocorre devido à grande demanda por novos computadores e periféricos que são capazes de “rodar” programas cada vez mais poderosos e versáteis, e também de realizar diversas novas tarefas antes inexistente nas versões anteriores:

programas de editoração gráfica, obtenção e tratamento de imagens, etc... Além disso, existe uma constante busca de informações em tempo real, dada a imensa esfera de dinamismo em que o mundo globalizado de hoje está envolvido; portanto, a capacidade de conectar-se e de “navegar” na Internet é outro atributo primordial nesta tomada de decisão. Hoje várias empresas privadas e órgãos governamentais estão interligados, e decisões importantes são tomadas a todo instante graças a este imenso avanço da tecnologia. Em virtude disso tanto empresas como órgãos dos governos e pessoas comuns buscam a cada dia mais equipamentos de última geração para se mantiver competitivas e atraentes aos mais diversos tipos de clientes, para solucionarem seus problemas e realizarem os mais variados serviços.

2.2.2 Porque o equipamento eletrônico usado é um problema ambiental

O lixo eletrônico é considerado um resíduo sólido especial de coleta obrigatória configurando-se como um grave problema para o ambiente e para a saúde, desde sua produção até o seu descarte, pois são constituídos por materiais que possuem metais pesados altamente tóxicos, denominados vilões silenciosos, como o mercúrio, cádmio, berílio e o chumbo. A sua produção pode afetar, tanto os trabalhadores quanto comunidades ao redor dessas indústrias.

Segundo Siqueira e Morais (2009) “esses resíduos são normalmente descartados em lixões e acabam contribuindo, de maneira negativa, com o meio ambiente e com os catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões”.

(6)

Esses resíduos, quando entram em contato com o solo, podem contaminar o lençol freático e, quando submetidos à combustão, acabam poluindo o ar. Produtos presentes nesses materiais podem desencadear sérios problemas à saúde humana (MOREIRA, 2007) que pode ser agravado pelo processo de reciclagem bruta, pois muitos poluentes orgânicos persistentes e metais pesados são liberados, podendo se acumular facilmente no organismo por inalação do ar contaminado.

A destinação final dos componentes eletrônicos é uma parte importante no processo de tratamento dos resíduos provenientes das sucatas de computadores e celulares que hoje assolam a sociedade moderna, com tendência de agravamento da situação no futuro. O cuidado na deposição final desses rejeitos, incluindo suas respectivas etapas, mostra não apenas cumprimento da lei, mas grande responsabilidade ambiental.

2.3 Descarte do Lixo eletrônico 2.4

“Atualmente, na maior parte do globo, não existem leis que definam os locais onde deve ser depositado esse tipo de lixo” (MOREIRA ,2007). Isso torna habitual o deposito dele no lixo comum ou sua queima a céu aberto, sem que as precauções apropriadas para evitar danos sejam realizadas. A questão se torna mais grave graças à presença de substâncias tóxicas não biodegradáveis na maioria dos produtos que constituem o lixo eletrônico. Tais substâncias, quando não tratadas adequadamente, oferecem sérios riscos à saúde dos catadores de lixo e ao meio ambiente.

2.5 Composição do lixo eletrônico 2.6

O lixo eletrônico é composto por diversas substâncias, desde elementos químicos simples até hidrocarbonetos complexos. Das substâncias presentes os

(7)

metais são os que se apresentam em maior quantidade chegando a representar mais de 70 tipos de substâncias.

Apesar da possibilidade de extração de renda com o reaproveitamento da sucata, os componentes desse lixo também contem substâncias de alta periculosidade que podem causar danos às pessoas e ao meio ambiente. Dentre os principais constituintes mais tóxicos estão metais de ponto de ebulição baixo, que quando queimados facilmente são inalados pelas pessoas produzindo efeitos nos sistemas sanguíneo, neurológico e respiratório.

2.7 Reciclagem do lixo eletrônico

A coleta do lixo eletrônico é a parte mais crucial, pois determina o montante de material a ser reciclado. O foco da desmontagem/pré-processamento é liberar os materiais e encaminhá-los para processos adequados de tratamento final. As substâncias perigosas devem ser retiradas, armazenadas ou tratadas de forma segura, enquanto componentes valiosos - materiais deverão ser retirados para reutilização ou para ser direcionado para processos de recuperação. Isto inclui a remoção de baterias, capacitores, para então ir para o pré-tratamento. Baterias dos dispositivos podem ser enviadas para instalações específicas para a recuperação do cobalto, níquel e cobre. A refinação de metais após o pré-tratamento ocorre em três principais destinos: os pedaços de ferro são direcionados para usinas siderúrgicas, os pedaços de alumínio vão para fundições de alumínio, enquanto pedaços de cobre, chumbo, circuitos e outros metais preciosos vão para fundições de metal, que recuperam os metais preciosos, cobre e outros metais não ferrosos, enquanto isola as substâncias perigosas. Por fim, há a reutilização desses materiais.

2.8 Riscos à saúde

Todo o lixo eletrônico que não sofrer o tratamento adequado ira fornecer perigo para a sociedade. As principais formas de contato com o lixo são dadas através dos lixões comuns onde catadores se expõem a ele diretamente, ou as

(8)

comunidades próximas sentem efeitos danosos causados pelo convívio próximo aos lixões.

Segundo Moreira (2007),

Quando são jogados no lixo comum, as substâncias químicas presentes nos eletrônicos podem penetrar no solo. Ao ocorrer o contato com lençóis freáticos substâncias como mercúrio, cadmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio contaminam plantas e animais por meio da água. Consequentemente é possível que a ingestão dos alimentos contaminados intoxique seres humanos.

A contaminação também pode se dar pelo contato direto, no caso de pessoas que manipulam diretamente as placas eletrônicas e outros componentes perigosos nos lixões a céu aberto. Outro processo que causa riscos a saúde humana é a incineração desse lixo, pois a queima de cloretos halogênicos e brometos usados como retardantes de chamas em plásticos e formam dióxidos e furanos componentes altamente tóxicos que são levados pelos ventos e atingem comunidades que habitam as regiões próximas aos depósitos de lixo, “[...] pois, em geral, os indivíduos envenenados por esses elementos químicos serão tratados pelos sintomas, dificilmente o médico vai identificar o que causou a doença, a não ser que o índice de recorrência em uma certa região seja muito alto”. (MOREIRA, 2007).

2.9 Problemas Sociais causados pelo lixo eletrônico

Os países desenvolvidos apresentam uma legislação mais atualizada em relação ao problema do lixo eletrônico, restringindo o descarte desse material.

Entretanto muitas empresas buscam maneiras mais viáveis de se livrar desse lixo, e os doam a países em desenvolvimento como material para inclusão digital [...]”.

(MOREIRA, 2007).

Geralmente o custo do transporte do lixo dos países desenvolvidos é coberto pelo valor de venda dos eletrônicos reparados nos países em desenvolvimento.

(9)

Entretanto, junto com o material usado muito lixo é mandado junto livrando os países desenvolvidos dos seus encargos na manutenção desse lixo.

2.10 Logística reversa

O serviço de logística reversa em relação ao lixo eletrônico ainda não foi absorvido pela maioria das empresas brasileiras. Segundo André Vilhena “Temos empresas que já oferecem o serviço de logística reversa de eletrônicos e temos empresas que ainda não fazem”, disse à Agência Brasil o diretor do Compromisso Empresarial para a Reciclagem.

Para André Vilhena, a recomendação aos consumidores é que no ato da compra, além de qualidade e preço, ele inclua no critério de compra uma opção que a empresa dê para o fim da vida útil do aparelho. Vilhena explicou que esses programas variam hoje de acordo com a característica do equipamento eletroeletrônico. Aí estão incluídos, por exemplo, computadores, pilhas, celulares.

No caso de pilhas e baterias, que contêm metais pesados, o Idec alerta que elas não podem ser descartadas junto com o lixo doméstico, porque contaminam o meio ambiente. O ideal, recomenda, é procurar um posto de coleta apropriado.

Algumas instituições já desenvolvem programas nesse sentido, no país.

Um deles é o Papa-Pilhas, criado em 2006 pelo Banco Real, hoje Santander, que já recolheu e reciclaram até o ano passado mais de 589 toneladas de materiais, como pilhas, baterias portáteis, celulares, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos eletrônicos. A reciclagem é feita por uma empresa especializada e licenciada. Os custos de coleta, transporte e reciclagem são arcados pelo Santander. Atualmente, o programa contabiliza cerca de 2.800 mil postos de coleta instalados em agências da instituição, em todo o país.

2.11 Soluções para o descarte do lixo eletrônico

(10)

Empresas especializadas em montagem de computadores estão reaproveitando peças antigas para montar computadores e revender para setores que não necessitam de grande poder de processamento para atuar. Empresas pequenas ou no início de suas atividades também podem adquirir computadores reciclados.

O Sebrae está incentivando este novo tipo de mercado para a abertura de novos negócios. Ela cita a experiência de empresas de reciclarem o material eletroeletrônico. Os materiais obtidos da reciclagem dos computadores e outros equipamentos viram matéria prima para novos usos pela indústria. O vidro dos monitores, por exemplo, pode virar piso. O entrave para a expansão neste caso é a falta de uma estrutura de coleta dos equipamentos. Ai tem um paradoxo: existe muito lixo para ser reciclado e negócios para serem expandidos ou criados, porém não existe uma coleta regular deste material que forneça a matéria prima para as empresas. Segundo o Sebrae, o principal motivo para isto é a falta de uma regulamentação por parte do governo que obrigue os fabricantes a coletarem o material e encaminharem para a reciclagem. Outro motivo apontado é a falta de divulgação dos serviços de reciclagem, bem como onde o usuário pode levar seu equipamento antigo para um correto descarte.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Com o intuito de compreender o comportamento e a percepção da população de Marechal Cândido Rondon sobre o descarte do lixo eletrônico, os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são descritos a seguir.

A pesquisa realizada teve natureza quantitativa que é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas, quantificáveis, correlacionando as variáveis e verificando o impacto e a validade do experimento (SANTOS FILHO; GAMBOA, 2000). A finalidade da pesquisa é aplicada com o objetivo de solucionar problemas que surgem diariamente e resultam na descoberta de princípios científicos que agenciam o avanço do conhecimento em diferentes áreas. A pesquisa aplicada se

(11)

empenha em desenvolver, testar e avaliar produtos e processos, encontrando fundamentos nos princípios estabelecidos pela pesquisa básica e desenvolvendo uma tecnologia de natureza utilitária com finalidade imediata (MARCONI; LAKATOS, 2003).

Quanto aos objetivos da pesquisa, este trabalho pode ser classificado como uma pesquisa bibliográfica, segundo Cervo e Bervian (1996) procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos, busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existente sobre um determinado assunto.

Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa utilizou-se de um levantamento. O levantamento envolveu a interrogação direta de pessoas para conhecer a opinião sobre o problema estudado. Em seguida, mediante análise quantitativa, chegaram-se as conclusões correspondentes aos dados coletados (GIL, 1999).

O levantamento foi realizado através de uma amostra por conglomerados (faculdade), com a população residente no município de Marechal Cândido Rondon (total de 46819)3, sendo as entrevistas realizadas na faculdade. O nível de confiança estabelecido foi de 95%, o erro amostral de 5% e a porcentagem com que o fenômeno se verifica no universo foi de 50%. Diante dos critérios estabelecidos a amostra por conglomerados teve 382 questionários aplicados.

O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. O questionário foi composto por questões abertas e fechadas, constituído por dois blocos: 1) referindo-se ao perfil social econômico dos entrevistados; 2) referindo-se a percepção da população sobre o descarte do lixo eletrônico. A construção do questionário teve por base questões aplicada pelos acadêmicos do curso de administração da Instituição de Ensino ISEPE e Manutenção Industrial da Faculdade da Indústria SENAI.

3 Este número populacional foi obtido do Site do IBGE atualizado em 2010

(12)

Os dados foram tratados pela estatística descritiva por meio de frequências e percentagens das respostas obtidas, utilizando-se o softwares Excel.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com o intuito de verificar quais são os procedimentos realizados pela população do município de Marechal Cândido Rondon em relação ao descarte do lixo eletrônico, sendo assim seguem os dados da pesquisa aplicada.

4.1 Perfil Socioeconômico dos Entrevistados

A pesquisa foi aplicada a 382 pessoas, selecionados por conglomerados para compor a amostragem. Os dados foram coletados através de um questionário e aplicados na Instituição de Ensino ISEPE de Marechal Cândido Rondon, Paraná Neste sentido, a pesquisa demonstrou que a maioria dos consumidores de produtos eletrônicos, compõe 60% do total da amostra, o gênero é feminino e 40% dos entrevistados é masculino, compondo assim a amostra. Conforme demonstrado na Tabela 01. Gênero dos entrevistados

Tabela 01 – Gênero

Gênero Porcentagem

Feminino 60

Masculino 40

Total 100

Fonte: dados da pesquisa de campo realizada em 18 de outubro de 2012.

A Tabela 01 demonstra uma tendência de que muitos dos consumidores como descrito anteriormente no capitulo 2, consomem esses tipos de produtos para estar interligados os processos tecnológicos mais avançados para poderem resolver suas necessidades pessoais e empresariais.

(13)

Tabela 02 - Idade dos entrevistados

Idade Porcentagem

10 à 15 0%

15 à 20 21%

20 à 25 42%

25 à 30 16%

30 anos

+ 21%

Fonte: dados da pesquisa de campo realizada em 18 de outubro de 2012.

4.2 Comportamento dos Entrevistados em Relação ao conhecimento em relação ao lixo eletrônico

O Gráfico 01 representa o conhecimento dos entrevistados em relação ao que seria o lixo eletrônico, em relação a essa pesquisa 91% tem conhecimento sobre o assunto, 5% não tem conhecimento algum e 4% não souberam dizer o que seria o lixo eletrônico ou não quiseram opinar.

Gráfico 01 – Conhecimento sobre o lixo eletrônico

Fonte: dados da pesquisa de campo realizada em 18 de outubro de 2012.

Em relação a este gráfico, analisando as ideias dos autores, muitas pessoas descartam em qualquer lugar os equipamentos eletrônicos que não possuem mais vida útil, por não conhecer o que significa o lixo eletrônico.

(14)

4.3 Comportamento dos entrevistados em relação ao conhecimento sobre o descarte do lixo eletrônico

Em relação ao descarte do lixo eletrônico foi apresentada a seguinte questão, você sabe como deve ser feito o descarte do lixo eletrônico, em relação a essa questão apresenta-se o Gráfico 2 a seguir:

Gráfico 02 – Conhecimento sobre o descarte do lixo eletrônico

Fonte: dados da pesquisa de campo realizada em 18 de outubro de 2012.

Em relação ao gráfico 2, 57% dos entrevistados responderam que tem conhecimento de como deve ser feito o descarte do lixo eletrônico, porém no gráfico a seguir, veremos que ainda há um grande problema em relação a onde as pessoas descartam este tipo de lixo, mesmo tendo o conhecimento do mesmo.

4.4 Comportamento dos entrevistados em relação ao destino dado ao lixo eletrônico No gráfico 03 apresentaremos os dados em relação ao destino dado ao lixo eletrônico.

Gráfico 03 - Destino dado ao lixo eletrônico

(15)

Fonte: dados da pesquisa de campo realizada em 18 de outubro de 2012.

Em relação a este gráfico podemos observar que 54% dos entrevistados não sabem qual destino dar ao lixo eletrônico, 25% destinam em coletas próprias ou em locais apropriados e 7% destinam ao lixo comum, a questão mais preocupante, é que por mais que os entrevistados conheçam a maneira de descarte correto, eles não sabem onde descartá-los, jogando-os em qualquer lugar, em relação ao estudo apresentado pelos diversos autores podemos perceber que faltam leis que responsabilizem pessoas e empresas pelo devido descarte incorreto e até mesmo pela falta de pontos coletantes.

4.5 Comportamento dos entrevistados em relação aos pontos de coletas de lixo eletrônico

Na tabela 03 apresentaremos os dados em relação a opinião dos entrevistados em relação a onde gostariam que o lixo eletrônico fosse coletado.

Tabela 03 – opinião sobre pontos de coletas para o lixo eletrônico

Pontos de coleta Porcentagem

Em supermercados 11%

Em empresas fabricantes e

revendedoras 50%

Em ONGs 2%

Em escolas e faculdades 4%

(16)

Em campanhas próprias de coleta 32%

Não sabe ou não opinou 1%

Fonte: dados da pesquisa de campo realizada em 18 de outubro de 2012.

Em relação a esta questão os entrevistados optaram em 50% por mais justo a recolha do lixo eletrônico através das empresas fabricantes e as empresas revendedoras, como descrevido anteriormente por alguns autores, sobre a criação de leis que responsabilizem as empresas fabricantes e revendedoras sobre a não coleta desse tipo de lixo.

4.8 Comportamentos dos entrevistados em relação às soluções dadas pelos mesmos para o problema com o lixo eletrônico

Na tabela a seguir veremos a opinião dada pelos entrevistados para ser solucionado o problema com o lixo eletrônico.

Tabela 04 – Opinião dada pelos entrevistados em relação ao problema do lixo eletrônico.

Opinião de Solução Porcentagem

Divulgação e informação sobre o assunto 12%

Reciclagem desses produtos 6%

Empresas fabricantes e revendedoras devem fazer a

recolha 12%

Conscientização dos consumidores, revendedores e

fabricantes 12%

Pontos de coletas 28%

Lei de responsabilização aos consumidores,

revendedores e fabricantes 6%

Outras respostas 2%

Não sabe ou não opinou 22%

Fonte: dados da pesquisa de campo realizada em 18 de outubro de 2012.

Nessa tabela, podemos analisar que 28% dos entrevistados optaram que a solução do problema fosse à existência de pontos de coletas. Conforme descrito por alguns autores, os pontos de coleta seria uma solução para o fim do impacto

(17)

ambiental, pois esse tipo de lixo além de contaminação do solo, ar e água, ainda trás malefícios a saúde humana e animal.

4.9 Soluções para o descarte do lixo eletrônico

Em virtude da pesquisa aplicada, analisamos as respostas e tomamos, por conseguintes, uma resposta para a solução do descarte do lixo eletrônico, juntamente com uma parceria da ACIMACAR e da Prefeitura Municipal de marechal Cândido Rondon, realizamos uma coleta seletiva do lixo eletrônico nas dependências da Instituição de Ensino UNIFASS, recolhendo diversos tipos de lixo eletrônico. A coleta foi concebida nas dependências da faculdade por ser de fácil acesso aos acadêmicos da instituição, já que foram os mesmo que tornaram a pesquisa verídica.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o estudo realizado e as pesquisas aplicadas, comprovamos aquilo que os autores já haviam descrito em relação ao descarte do lixo eletrônico, sendo ele descartado em locais não adequados devido à falta de divulgação e informação sobre o assunto, analisamos também que o lixo eletrônico é um grande problema pela falta de conscientização por parte das pessoas consumidoras desses equipamentos e inclusive pela falta de leis que obriguem as empresas fabricantes e revendedoras a fazerem a recolha do mesmo.

Quanto ao objetivo principal em relação ao descarte correto do lixo eletrônico, pela falta de divulgação dos pontos de coletas, elaboramos uma campanha de coleta desses equipamentos na Instituição de Ensino ISEPE, e com isso obtivemos êxito, pois mesmo com um número pequeno de acadêmicos, professores e funcionários conseguimos obter um número acessível desses produtos que foi recolhido pela prefeitura de Marechal Cândido Rondon e que será destinada a uma empresa de Cascavel, que tem toda sua estrutura aprovada pelo IBAMA.

(18)

Constatamos que em relação ao descarte incorreto do lixo eletrônico ainda será um grande problema para a população não só de Marechal Cândido Rondon como para o mundo, se medidas decisivas não serem tomadas pelos governantes.

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND DISPOSAL OF WASTE ELECTRONIC

ABSTRACT - In order to evaluate the allocation of electronic waste in the city of Marechal Candido Rndon presents notions and concepts on the subject , such as information, knowledge , and concepts of environmental management and electronic waste . The findings showed that the e-waste problem is the lack of information about what is junk mail and how it should be done their proper disposal , the lack of

disclosure of the collection of such waste and also the awareness of pesoas in relation to excessive consumption in relation to retailers who do not collect this type of waste after the life of even no longer exist and yet the way of producing electronic products in relation to these aims useful equipment . The research was useful

because through it you can solve the problem of electronic waste in acts simple and safe for human life and the environment.

KEYWORDS : Environmental Management , Junk , Reverse Logistics .

REFERÊNCIAS

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

RESENDE, Henrique Ghizzi; FERREIRA, Juliana Stavasz. Perspectivas para reuso e reciclagem do lixo eletrônico. Disponível em: limpezaurbana.com.br/textos/iii- 020.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2012.

OLIVEIRA, Simone; NEGREIROS, Janari.Lixo eletrônico: Um estudo de responsabilidade ambiental no contexto do instituto de educação e ciência e

(19)

tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Manaus Centro. Disponível:

www.ibeas.org.br/congresso/trabalhos 2010/III-009.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2012.

FAVERA, Eduardo Ceretta Dalla. Lixo eletrônico e a sociedade. Disponível em:

www.coepbrasil.org.br/portal/Publico/apresentarArquivo.Aspx?... Acesso em: 20 de setembro de 2012.

PAULON, Fábio Luís de Melo. Lixo eletrônico. Disponível em: http://lixoeletronico- ufabc.blogspot.com.br/2010/04/como-e-feita-reciclagem-do-lixo.html. Acesso em: 23 de outubro de 2012.

GANDRA, Alana. Descarte correto do lixo eletrônico requer engajamento das empresas brasileiras. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012- 04-29/descarte-correto-do-lixo-eletronico-requer-engajamento-das-empresas- brasileiras. Acesso em: 23 de outubro de 2012.

PEREIRA, Daniel. Lixo eletrônico: problemas e soluções. Disponível em:

http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=80&secao=ecologia. Acesso em: 23 de outubro de 2012.

ANDUEZA, Felipe. ONU: Brasil tem maior produção per capita de lixo eletrônico e baixa prioridade da indústria e governos. Disponível em:

http://lixoeletronico.org/blog/onu-brasil-tem-maior-producao-capita-de-lixo-eletronico- e-baixa-prioridade-da-industria-e-gover. Acesso em: 23 de outubro de 2012.

Referências

Documentos relacionados

Metodologia - Num grupo de estudo de 72 homens, pertencentes à subunidade de elite acima identificada, com média de idade de 43.7±4.5 anos, foram avaliadas as variáveis morfológicas:

Andréia Guerini, UFSC (Editora-Chefe) - Álvaro Faleiros, USP - Andréa Padrão, UFSC - Bruno Costa, editor e tradutor - Christiane Nord, FH Magdeburg - Claudia Borges de.. Faveri, UFSC

Separados por algumas décadas a obra de Ariano Suassuna serviu de apoio para o diretor Guel Arraes e, mesmo distantes pelo tempo, o texto de Suassuna transportado para as telas não

Objetivo: Asma e comum nos centros urbanos da América Latina, mas a asma atópica pode não ser o fenótipo entre essas crianças. As infecções por helmintos são altamente

Apesar do cres- cimento de 17,3% na produção de bebidas não al- coólicas, em março de 2021, comparado com março de 2020, houve queda de 0,1% na produção de alimentos e de

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

Considere que determinada concessionária de veículos ofereça, além do pagamento à vista, vários planos de financiamento, à taxa de juros compostos de 1,5% ao mês. Com base nessas

Av. As propostas deverão obedecer às especificações deste instrumento convocatório e seus Anexos e serão encaminhadas por meio eletrônico, após o registro dos