• Nenhum resultado encontrado

HÁ VIDA APÓS A MORTE?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "HÁ VIDA APÓS A MORTE?"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

DAS OLIVEIRAS

HÁ VIDA APÓS A MORTE?

O que acontece quando morremos?

Português (Brasil)

(2)

HÁ VIDA APÓS A MORTE?

O que acontece quando morremos?

“Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.” Mateus 22.32b.

MODALIDADE: Livreto

FORMATO IMPRESSO: 9,5 x 14 cm CATEGORIA: Evangelismo CLASSIFICAÇÃO: Nível Médio - M

Das Oliveiras

Autor: Emerich Das Oliveiras

e-mail: ministeriodasoliveiras@hotmail.com

Proibido reproduzir e comercializar Todos os direitos reservados

(3)

Há Vida após a Morte?

O que acontece quando morremos?

“O Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las” Lucas 9.56.

(4)

Reconhecimento

Reconheço que sem a misericórdia do Senhor, ninguém saberia ao certo seu fim, mas Ele, somente Ele, tem o poder para dar conhecimen- to, sabedoria e vida a todo aquele que nele crer. O homem sem Ele es- taria lançado nas trevas e na destruição, mas graças a Deus, hoje temos vida e esperança em Jesus Cristo.

(5)

Índice

Introdução 7

O que Acontece Quando Morremos? 8

Homem Natural 10

Refletindo 12

Homem Espiritual 13

Considerações Finais 14

Conclusão 15

Referência Bibliográfica 17

Nossas publicações 18

MOVA A SETA, DO MOUSE, ATÉ O TÍTULO ESCOLHIDO E CLICK

(6)
(7)

Introdução

Ao observarmos todas as coisas, pensamos que tudo é natural; na verdade há diferenças fundamentais para tudo o que Deus estabeleceu para si. Natural e espiritual. Naturalmente, as coisas são estabelecidas por Deus e conduzidas por Ele seguindo, sempre, os seus desígnios. A vida e a morte é um exemplo disto. Quando Deus estabelece regras re- lacionadas ao seu Reino, Ele quer que seus filhos, e suas criaturas, to- mem conhecimento delas e as sigam; do contrário seus filhos e suas criaturas estarão sujeitos as, inevitáveis, conseqüências da desobediên- cia.

O desconhecido está tão próximo do real que podemos discernir a sua natureza sobrenatural. O medo do desconhecido chegará ao ho- mem todas às vezes que ele se envolver com situações relacionadas ao seu futuro, e as conseqüências das suas ações. É tudo tão claro quando somos guiados por Deus, que a visão do sobrenatural passa a ser real e atuante em nossas vidas. É bom conhecermos o que está oculto e dis- cernir a sua natureza espiritual.

O conhecimento das Verdades de Deus trará luz sobre as trevas. O conhecimento, das verdades espirituais, somente serão possíveis com a presença do Espírito Santo, dentro, para remover o véu que nos man- têm separados dos mistérios de Deus.

“nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.” Mateus 10.26.

Conhecimentos do universo, não revelados, ainda estão ocultos, esperando a revelação pela Palavra de Deus. Deus está à procura de homens com coragem para lerem e discernirem, espiritualmente, os seus segredos para transmiti-los às futuras gerações.

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” Jeremias 33.3.

Índice

(8)

O que Acontece Quando Morremos?

Em estudo anterior, intitulado “O Nascimento de Cristo – (A revela- ção de toda a verdade)”, vimos que o homem é composto de três cor- pos, a saber: Um espírito, uma alma e um corpo fisiológico.

Quando morre o homem e é sepultado, o espírito volta para Deus que o deu, o corpo volta para o pó, porque dele foi formado, e a alma é destinada, ou para a vida eterna ou para a morte eterna. O homem para estar vivo precisa, essencialmente, destes três, mas apenas a alma per- tence ao homem.

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” Ma- teus 16.26.

A alma depois de cumprir a sua existência neste mundo, será en- caminhada para a sua destinação final; o céu ou o lago de fogo. A sua destinação será em conformidade com as decisões que foram tomadas pelo homem durante a sua existência. Não é por obras da carne que se- remos salvos, seremos salvos pelas obras da fé. Fazendo o bem e a- mando o nosso próximo conforme as escrituras.

Segundo as Escrituras Sagradas estaremos edificando o caminho para a eternidade, que é a vontade de Deus.

Conhecido o caminho pelo qual devemos andar, saberemos que as nossas escolhas afetarão, diretamente, o nosso viver. Teremos paz, tão somente, pela obediência e pelo conhecimento da verdade, que nos li- bertará da ignorância. Quanto a nossa esperança ela estará plenamente fortalecida pelo conhecimento do sobrenatural de Deus e pela comu- nhão por Ele estabelecida com suas criaturas. No mais, é bom saber- mos, que Deus não quer ver suas criaturas, vencidas pelo desconheci- mento da verdade, indo por caminhos que Ele não estabeleceu.

Com este estudo, sobre a situação da vida após a morte, tentare- mos trazer luz e retirar toda sombra de dúvidas que pairam sobre ques- tões, de natureza espiritual.

(9)

Traçaremos um paralelo entre natural e espiritual, para explicar questões de ordem espiritual que dizem respeito, tão somente, a vida e a morte do homem. Como ficam os mortos, o que sentem e para onde são encaminhados. Diremos, apenas, homem natural e homem espiri- tual, para esclarecer as diferenças relacionadas a cada um e a natureza da sua vida após a morte física.

Índice

(10)

Homem Natural

Quando o homem é concebido, é concebido com a natureza do primeiro Adão e cresce, na inocência, sem pecado até os seus doze a- nos de idade. A partir desta idade, até o fim da adolescência, os seus sentidos e o seu caráter já estarão formados. É durante a sua formação que devemos ter o cuidado e a visão, necessária, para conduzir e ensi- nar a criança, no caminho em que ela deverá andar.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22.6.

O homem depois de tornar-se adulto será responsável por suas a- ções e seus atos perante Deus e perante os homens. Somente quando adulto, o homem natural será considerado pecador, quando criança não.

O homem natural, ao conhecer os evangelhos, tem a oportunidade de que precisa para caminhar por eles e seguir a sua vida em direção a eternidade. O seu caráter é transformado, deixará de ser velha criatura para ser recriado, em Cristo Jesus, à sua imagem e semelhança.

Jesus tem o poder da vida, mas o diabo ou Satanás tem o poder da morte.

“para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” Hebreus 2.14b.

Neste mundo temos criaturas de Deus, naturais e espirituais. As na- turais permanecem separadas de Deus, enquanto que as espirituais deixaram de ser naturais e foram recriadas, segundo a vontade de Deus para tornarem-se seus filhos.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem fei- tos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” João 1.12 e 13.

O homem natural, após a sua morte, não vai subir e entrar no céu, por causa da sua natureza pecaminosa. A carne não pode entrar no rei- no de Deus. A alma, deste homem, vai descer e seguir pelo caminho

(11)

dos mortos, sem Jesus, e esperar a segunda ressurreição. Ao pensar- mos nas conseqüências do pecado e no caminho seguido por todos a- queles que negam a Jesus Cristo, ficamos sem entender porque pas- samos tanto tempo até aceitá-lo como Senhor. As conseqüências serão as piores para todos aqueles que O negaram. Permanecerão para sem- pre, em um local onde o verme não morre e a morte não chega. Será terrível; e para piorar, a lembrança da oportunidade que tiveram enquan- to estavam vivos, neste mundo.

Feitas todas as considerações, o que poderemos observar quando o corpo morre? Em muitas ocasiões é comum acompanharmos alguns velórios, de amigos, de parentes, ou simplesmente de conhecidos e ob- servar o semblante destes mortos. Após observar o semblante, é fácil verificar se o morto foi para o paraíso ou para outro lugar. Geralmente aquele que morreu com Cristo, apresentará um semblante mais tranqüi- lo do que aquele que não aceitou a Cristo. Certamente, poderemos nos apoiar nesta passagem que diz:

“A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.” I Coríntios 3.13.

E,

“Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” I Coríntios 3.15.

Estas observações são, de todo, muito interessantes, levando-se em conta o breve espaço de tempo que passamos aqui na terra com vi- da.

Índice

(12)

Refletindo

Ao morrer, o homem natural ficará destituído de seu espírito e de seu corpo, ficará sem ter noção de nada.

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,” Eclesiastes 9.5a.

Pensemos juntos: Se o espírito é a parte que dá sustentação de vi- da e o corpo físico é a parte que permite a alma ter uma morada, como ficará a alma sem o espírito e o corpo? Em suspensão, ou seja, sem mobilidade, logo, a sua situação será como de alguém que não pode re- agir ao meio e as circunstâncias. A alma precisa do corpo e do espírito para existir plenamente. É parte de um conjunto, portanto, faltam-lhe os meios necessários para a sua plena existência e manifestação.

O espírito não pode ser visto da “dimensão da alma” e nem a alma pode ser observada da “dimensão do corpo físico”, estão em paralelos diferentes, cumprindo cada um a sua função, no reino dos céus.

Destituída do espírito e da sua morada que é o corpo, a alma do homem natural para não ficar em qualquer lugar é conduzida para a cidade dos mortos, onde permanecerá até a consumação dos séculos, ou seja, até o juízo final.

“Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.” Isaías 14.15.

Índice

(13)

Homem Espiritual

Quando o homem natural, é recriado, deixa de ser natural para ser de natureza espiritual. Ao morrer, não ficará destituído de espírito, por- que foi recriado segundo a vontade de Deus.

“espírito novo porei dentro deles:” Ezequiel 10.19b.

Ficará destituído, apenas, de seu corpo físico, e será conduzido, por anjos (Lucas 16.22a), até o Paraíso, onde permanecerá até o soar da trombeta (I Coríntios 15.52).

“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.“ Lucas 23.43.

Permanecerá, assim, transformado, uma vez que, o seu caminho será em direção a Deus.

A alma será conservada em local que antecede ao céu, ou seja, no Paraíso, lá permanecerá até a primeira ressurreição, quando será reves- tida com habitação celestial e incorruptível, ou seja, receberemos um corpo espiritual e incorruptível, que não envelhecerá.

“desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu” II Co- ríntios 5.2.

Primeiro os que dormem, depois, nós os vivos,

“os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles” I Tessalo- nicenses 4.16b - 17a.

O homem após a primeira ressurreição será como os anjos e a sua natureza será celestial.

“na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.” Mateus 22.30.

O homem espiritual mudará apenas de lugar, deixará este mundo para viver em outro, incomparavelmente melhor.

Índice

(14)

Considerações Finais

Após considerarmos a respeito da situação dos “mortos” recriados, segundo a vontade de Deus, vimos que eles serão revestidos de habita- ção celestial, ou seja, terão espírito, alma e um corpo incorruptível, que não envelhecerá e nem morrerá, viverão eternamente. O Senhor Jesus, hoje, está no céu, tendo um Espírito, tendo uma alma e com um corpo glorificado.

“Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos dos Apóstolos 1.11b.

Vejamos como ficará, a situação dos mortos que não foram recria- dos segundo a vontade de Deus, ou do homem natural, traçando um paralelo entre a morte do homem espiritual e a morte do homem natural.

Quando o homem morre sem ter sido recriado ficará destituído do espíri- to e do corpo físico e será lançado na cidade dos mortos até a consu- mação dos séculos, até o dia do juízo final. Depois destes acontecimen- tos a alma será despertada para cumprimento da palavra de Deus, e es- tes mortos serão ressuscitados para o julgamento das suas obras. Se os mortos, recriados em Cristo, serão revestidos com corpos celestiais e incorruptíveis que tipo de corpos terá àqueles que morreram sem a re- criação de Deus? A palavra de Deus dá a entender, pelo Senhor Jesus, que estes mortos terão o mesmo tipo de corpo físico que tinham anteri- ormente a sua morte.

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma;

temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o cor- po.” Mateus 10.28.

Após a segunda ressurreição, estes mortos serão lançados no lago de fogo e ali permanecerão, eternamente, no mesmo lugar, morrendo, porque esta é a segunda morte, onde o fogo não se apaga e o bicho (Verme) não morre.

“Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.” Marcos 9.44.

Ali serão lançados, também, Satanás e seus anjos.

Índice

(15)

Conclusão

Uma vez que a alma fica desprovida de um corpo físico e de suas reações físicas, de dor, de frio ou fome, podemos concluir que ela não sentirá absolutamente nada após a morte, porque não possui mais o corpo físico para tais reações. Apenas as emoções, os sentimentos, as lembranças e as obras permanecem contidas, mas sem serem manifes- tadas, e isto, por causa da ausência do espírito em um corpo. A alma, definitivamente, não terá nenhuma reação de dor ou qualquer outra rea- ção a favor ou contra durante a sua permanência no paraíso ou na cida- de dos mortos até a ressurreição. A primeira para os mortos recriados em Cristo e a segunda para os mortos que negaram a morte e a ressur- reição de Jesus Cristo.

O corpo físico depois de ficar sem a alma e o espírito, fica inerte, sem reações físicas e emocionais. O corpo tem reações físicas: tato, pa- ladar, visão, audição, olfato, sentidos que permitem a alma, experimen- tar este mundo. Sabemos disto, porque está escrito que os olhos são a janela da alma.

O espírito, por sua vez, terá cumprido a sua missão e voltará a Deus, depois de dar vida ao homem. O espírito permite ao homem ter o entendimento,

“Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo- Poderoso o faz entendido.” Jó 32.8.

E os pensamentos,

“Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” Salmos 146.4.

Na alma residem os sentimentos e os desejos do coração.

“Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte.”

Mateus 26.38a.

Deus fez tudo descomplicado e fácil de entender, mas temos o cos- tume de complicar e enfeitar mais do que é necessário.

(16)

Desejamos que a vida seja sempre uma inspiração divina. Aspira- mos de Deus a vida. Ei-la aí em suas mãos, em seu coração e em sua boca. Tome posse. A decisão é toda sua.

Escolhi a vida, independente de qualquer opinião. Pedi e recebi o que precisava. Hoje estou plenamente satisfeito com a minha decisão, sabendo para onde vou e com quem vou viver por toda a eternidade.

Precisa de ajuda? Peça a Deus. Ele te ajudará a fazer a melhor es- colha. Decida-se por você.

Oro para que Deus proporcione a você o melhor para toda a eterni- dade.

O Senhor Jesus seja louvado, por isto.

Amém.

Índice

(17)

Referência Bibliográfica

Bíblia revista e atualizada Bíblia corrigida e revisada

Índice

(18)

Nossas publicações

1 - A Palavra – A voz de Deus;

2 - Fiel Dizimista (Princípios e sugestões);

3 – Descendo as Águas – Pré e Pós Batismo;

4 - O Nascimento de Cristo – A Revelação de toda a verdade;

5 - Há Vida Após a Morte? O que acontece quando morremos?;

6 – Filhos – Educando com Propósitos;

Entre outros, mas não menos importantes:

- Jornal “O Apocalipse”;

- Elementos Essenciais da Palavra de Deus;

- A Restauração – A Nova Aliança;

- Passo a Passo Pela Fé de Cristo – Módulos I e II;

- “Depois da Cruz a Glória” – Unção de Deus e Cura Interior;

- O Apocalipse – A Última Semana; e

- Batismos – Com água, com o Espírito Santo e com Fogo.

Este conhecimento tem sido ministrado em algumas denominações, onde com o favor e o Poder de Deus, vidas estão sendo transformadas pelo conhecimento da Sua maravilhosa Palavra.

Pesquisa Google: Emerich Das Oliveiras

Índice

Referências

Documentos relacionados

para o processo de investigação, uma vez que é com base nos diários de campo.. que os investigadores conseguem analisar e refletir sobre os dados recolhidos, permitindo

b) a compatibilidade da deficiência constatada com o exercício das atividades inerentes à função ao qual concorre, tendo por referência a descrição das atribuições

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Sem prejuízo de outras formas expressamente declaradas, o CLIENTE manifesta ciência de que o BANCO poderá utilizar suas informações pessoais e de cadastro para: (i) contatar

A espécie mais adequada de crotalária para o consórcio com milho deve apresentar produção de biomassa satisfatória, contribuindo para o sistema de produção, sem comprometer

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

2.4.2 Pelo efetivo exercício da função temporária será pago mensalmente o vencimento fixado em R$ 1.472,09 (um mil quatrocentos e setenta e dois reais com nove