• Nenhum resultado encontrado

AS BASES DO FENG SHUI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AS BASES DO FENG SHUI"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

índice

As bases do feng shui 6 Os componentes do feng shui 64 O catálogo do feng shui 94

O feng shui e o lar 104 O feng shui e a saúde 124

O feng shui e os estados de espírito 146 O feng shui e os relacionamentos 170 O feng shui e a criatividade 198 O feng shui e as finanças 226 O feng shui e a mudança de casa 248 O feng shui e a família 276

O feng shui e a carreira 308 O feng shui e a Natureza 328 O feng shui e a vida espiritual 350 Glossário 384

Índice remissivo 389 Sobre o autor 398 Agradecimentos 400

(4)
(5)

AS BASES

DO FENG SHUI

(6)

introdução

Apesar da sua popularidade atual, o feng shui não é um fenómeno — desde tempos antigos que as pessoas dominaram as for- ças da Natureza e a energia da Terra para melhorar o seu ambiente e o seu modo de viver. Hoje em dia, em que a vida nos lança tantos desafios, é essencial fazer com que as forças na Natureza funcionem a seu favor, e não contra si, para que possa alcan- çar todo o seu potencial e criar a atmosfera mais positiva para ter sucesso — e é aqui que o feng shui fornece muitas respostas.

O feng shui tornou-se num enorme fenómeno por todo o mundo — utilizado por todos os estratos da sociedade, de grandes celebridades e grandes empre- sas até à família que mora ao fundo da rua — porque, intuitivamente, faz sentido:

sentimo -nos melhor e funcionamos em

pleno numa atmosfera correta. O mais importante é que irá ver rapidamente que o feng shui funciona realmente e que pode melhorar não só o seu lar e o seu ambiente mais próximo, como também a sua saúde e os seus estados de espírito, os seus relacionamentos, a criatividade, as finanças e a vida familiar, a carreira e a vida espiritual.

Aqui estão algumas das outras melhorias que poderá sentir depois de usar o feng shui:

As bases do feng shui

8

Use o feng shui para criar a melhor atmosfera para a sua família prosperar.

(7)

• Um maior controlo sobre o seu próprio destino

• Uma melhor compreensão da vida

• Uma atmosfera mais feliz em casa

• Uma maior consciência das forças da Natureza

• A capacidade de criar um ambiente que o ajuda a alcançar o seu pleno potencial

O feng shui não é para dar soluções mágicas — é para se desenvolver a si mesmo de forma a atrair o poder à sua volta e viver a sua vida ao máximo.

Como tirar partido deste livro

O conhecimento contido neste livro irá tornar possível viver o sonho do feng shui e conseguir um empoderamento pessoal através da energia que está ao seu redor.

É o guia completo do feng shui, orientando-o desde o início até ao final. Ao ler este livro poderá dominar:

• Os conceitos-chave que formam a base do feng shui (ver páginas 12–63).

Perceber estes conceitos e tudo o resto fará todo o sentido. Compreenda aquilo que é o feng shui e como funciona, transformando este assunto fascinante de mito e superstição em ciência natural e em algo que se torna praticamente senso comum.

• Os diferentes estilos de feng shui, que por vezes podem parecer contradizer- -se uns aos outros. Cada escola de feng shui é explicada (ver página 20), para que possa identificar prontamente os vários estilos e reconhecer de onde vêm outras atitudes ou indivíduos.

• O chi (ver página 24) — a «matéria» fundamental em que o feng shui se baseia

— uma carga subtil de energia eletromagnética que liga a sua energia emocional ao espaço à sua volta. É a mistura do seu chi com o chi da sua casa que define a maneira como ali se sente.

Introdução

9

(8)

• Yin e yang (ver página 28) — as palavras que descrevem as formas opostas e complementa- res como você reage ao chi, que se mistura com o seu campo de energia. O yin e o yang consti- tuem a ligação vital entre você e tudo o resto.

• Os cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água, ver página 30) — um ciclo notável no qual interagem cinco tipos dife- rentes de chi, trazendo soluções aos problemas comuns.

• Os cinco animais (fénix, tigre, tartaruga, dragão e serpente, ver página 34), que fornecem a fantástica perceção de como o facto de se sentar simplesmente em determinada zona de uma divisão pode fazê-lo sentir-se melhor.

• Os oito trigramas (ver página 36), que dão caráter e cor a oito tipos diferentes de chi. Captando simplesmente maior quantidade de uma destas energias, poderá ajustar a forma como se sente e a sua perceção da vida.

• O quadrado mágico (ver página 42) — o sistema que vem unir tudo e que lhe permite aplicar o feng shui, sob todas as suas formas, no lar, no jardim, na astrologia e a si mesmo.

• Os componentes do feng shui (ver páginas 64–93) — os fatores que fazem uma diferença real na sensação de uma casa.

• Os aspetos do design que definem a energia emocional de uma casa (ver páginas 66–75). Leia esta secção antes de redecorar ou de renovar um edifício, para que possa tomar decisões informadas e planear a atmosfera que mais lhe convém.

As bases do feng shui

10

Decidir que tipo de assento usar e onde se deve sentar integram todos os conceitos do feng shui.

(9)

Remédios de feng shui (ver páginas 78–93) — curas positivas que pode empregar para melhorar a forma como se sente em casa, sem ter de fazer altera- ções drásticas. São objetos que poderá facilmente comprar (ou que pode já ter) e que podem ser estrategicamente colocados para alterar a energia à sua volta.

• Os processos que precisa de aprender para moldar o feng shui da sua casa às suas necessidades pessoais. Aprenda a trabalhar com as plantas da casa, fazendo um mapa do feng shui do seu lar, e a ler a maneira como a energia flui por cada divisão (ver páginas 104–123).

• Aplicar o feng shui aos problemas da vida real, com sugestões para melhorar a sua saúde (ver páginas 124–145), estados de espírito (ver páginas 146–169), relacionamentos (ver páginas 170–197), criatividade (ver páginas 198–225), finan-

ças (ver páginas 226–247), vida familiar (ver páginas 276–307), carreira (ver páginas 308–327) e espiritualidade (ver páginas 350–383). O catálogo inclui tam- bém secções especiais sobre a mudança de casa (ver páginas 248–275) e para se conetar melhor ao ambiente natural à sua volta (ver páginas 328–349).

Introdução

11

Este quarto cheio de móveis e de estampados será visualmente estimulante, mas não é o ideal para um sono repousante.

(10)

o que é o feng shui?

O feng shui tem tudo a ver com a com- preensão de como interagimos com o nosso ambiente. Como a sua casa exerce uma das maiores influências sobre a sua vida (e como é algo sobre o qual tem controlo), o feng shui tende a focar-se nos espaços onde as pessoas vivem. Poderá, evidentemente, apli- car também o feng shui ao seu ambiente de trabalho, ao seu jardim, ao seu café favorito ou a qualquer espaço onde gosta de passar o tempo. Ao compreender as ligações vitais do feng shui, pode mudar as coisas que mais o influenciam e, desta maneira, alterar a forma como se sente.

As origens do feng shui

O feng shui pode ser rastreado até às antigas civilizações do Egito, da Índia e da China. De facto, existem muitos exemplos arcaicos do processo básico de utilizar estruturas construídas para influenciar as sensações das pessoas — incluindo os círculos de pedra por toda a Europa, os grandes templos astecas da América Central e as pirâmides do Egito.

As pedras eram usadas como antenas para recolher e espalhar energia dos céus e da terra, para carregar e vitalizar uma área. Círculos de pedra, como Stonehenge, no Reino Unido, foram concebidos de forma a que a radiação do Sol nascente fosse dirigida para o centro, intensificando todo o efeito. As grandes pirâmides do Egito e os templos astecas da América Central usavam a sua forma para focar e combinar

As bases do feng shui

12

ELEMENTOS VITAIS

«Feng shui» traduz-se literalmente como «vento e água». A mistura, a interação, o fluir e a penetração destes dois elementos criadores de vida descrevem bem a energia essencial (conhecida como

«chi») que constitui a base do feng shui.

(11)

as energias naturais da terra com as que vinham do espaço, e para as acumular nas suas câmaras centrais. Mais uma vez, empregaram aberturas para permitir que a luz do Sol atingisse o coração das estruturas.

Os povos antigos possuíam grandes conhecimentos sobre o sistema solar e eram capazes de calcular os solstícios de verão e de inverno, assim como os equinócios da primavera e do outono. As estruturas construídas eram concebidas de forma a que o Sol concentrasse toda a sua força sobre elas durante uma destas fases poderosas.

A influência chinesa

Foi na China que os princípios fundamentais que constituem o feng shui moderno tiveram origem. Na cultura chinesa estava já incutido o conceito de como uma carga subtil de energia eletromagnética (conhecida como chi) ligava as pessoas ao mundo em seu redor; os conceitos de yin e yang, os cinco elementos e os trigramas definiam a forma como esta interação acontecia. Estes conceitos foram amplamente utilizados nas tradições chinesas de cura, na filosofia, na astrologia e nas artes marciais, unindo tudo com linhas comuns. Os praticantes aplicavam simplesmente os mesmos princípios a assuntos diferentes.

O que é o feng shui?

13

As pirâmides podem ser dos primeiros exemplos de captação intencional do chi.

(12)

O desenvolvimento do feng shui

Tal como muitas outras antigas formas de manipulação de energia por todo o mundo, o feng shui foi inicialmente aplicado a cemitérios. Com o tempo, a sua uti- lização estendeu-se aos edifícios importantes. De facto, pode ter sido uma prática secreta, restrita aos poderosos e não disponível às massas em geral. Atualmente já se tornou conhecido por todo o globo.

O funcionamento do feng shui

O feng shui funciona na base de que temos um campo de energia emocional que corre através do nosso corpo e em torno dele. A energia pode ser vista à sua volta, como uma «aura»; flui dentro de si através de centros de atividade chamados «chakras» e ao longo de caminhos conhecidos como «meridianos». Esta carga subtil de energia eletromagnética transporta os seus pensamentos, ideias e emoções a todas as células do corpo. É um processo de duas vias, por isso a forma como usa o corpo também

As bases do feng shui

14

Considera-se que foi o filó- sofo (e mais tarde imperador) Fu Hsi a aplicar os conceitos básicos aos edifícios, quando concebeu o seu «quadrado mágico» (também conhecido como «ba gua»). Ele pode, portanto, ser considerado o pai do feng shui tal como o conhecemos atualmente.

A China é considerada o país de origem do feng shui. Parte do desafio do feng shui moderno é a sua aplicação num contexto global.

(13)

influencia a sua mente e o seu coração, uma vez que a energia alterada flui de volta.

Este processo de carregar e de colorir cada célula liga o ser físico ao ser emocional.

Além disso, a sua energia à superfície mistura-se com a atmosfera em volta, resultando em alterações subtis que ocorrem na maneira como pensa e sente.

Ao fim de um longo período de tempo, esta mistura com as energias externas pode até afetar o seu corpo físico. As influências externas sobre os seus campos de energia são muitas e variadas, e incluem paisagens, cidades, as pessoas com quem vive, lares e locais de trabalho, o tempo, a energia solar, a Lua e a posição dos planetas.

A sua energia emocional está constante- mente a interagir com a energia da sua casa

— em consequência, alguns dos seus sentimen- tos refletem o local onde vive. Além disso, a sua energia transborda para as divisões onde passa algum tempo, impregnando a atmosfera do local com algumas das suas emoções.

Em resumo: os seus pensamentos, senti- mentos e ideias misturam-se constantemente com o mundo à sua volta e você está sempre a ser influenciado pelas diferentes energias que entram no seu campo de energia. Simultanea- mente você irradia energia, que se dispersa pelo espaço em redor.

O que é o feng shui?

15

Cada ser vivo está rodeado por um campo de energia, que pode ser visto através da «fotografia Kirlian».

(14)

o que o feng shui pode fazer por si

Ao controlar a forma como a energia em redor se mistura com a sua própria energia, pode começar a ajustar a maneira como se sente.

O objetivo é identificar aquilo que precisa de mudar dentro de si mesmo para ter mais sucesso na vida. Por isso, se precisa de maior confiança para conseguir ter sucesso na sua carreira, use o feng shui para melhorar esta caraterística dentro de si — em vez de assumir que o feng shui irá, de alguma forma, tornar a sua carreira mais bem-sucedida.

Com este raciocínio pode aplicar o feng shui a qualquer aspeto da sua vida em que tenha influência direta. Para fazer mais amigos, por exemplo, pode precisar de se tornar mais expressivo; para ter melhores resultados em entrevistas pode necessitar de se tornar mais assertivo; e para desfrutar de uma boa relação com alguém pode ter de mostrar maior compreensão. Aquilo em que o feng shui não pode ajudar está fora do seu controlo. Por isso é improvável que o dinheiro comece a cair do céu, que o amante perfeito apareça do nada ou que o segredo da vida eterna subitamente venha ter consigo!

As bases do feng shui

16

APLICAÇÕES DO FENG SHUI Experimente aplicar o feng shui a:

• Saúde

• Estados de espírito

• Relacionamentos

• Criatividade

• Capacidade para gerir as finanças

• Vida familiar

• Carreira

• Espiritualidade

(15)

Será um problema de feng shui?

Um grande sinal da potencial eficácia do feng shui é se os seus problemas começarem depois de mudar de casa ou de fazer alterações ao seu lar.

Veja se consegue associar o efeito da mudança nas suas emoções com o feng shui da sua nova habitação.

Uma outra pista é a história da sua casa. Se vários dos seus residentes anteriores sofreram problemas seme- lhantes (como bancarrota, divórcio ou falta de saúde), verifique o feng shui da casa e veja se existe uma razão ou uma causa identificável.

Se não houve qualquer mudança ou alteração, a sua casa pode não ter tido grande relevância, mas ainda assim o feng shui pode melhorar essas áreas da sua vida que precisam de atenção. Por vezes basta apenas uma pequena alteração na sua ener- gia para trazer enormes alterações à sua vida.

O que o feng shui pode fazer por si

17

QUESTIONÁRIO FENG SHUI 1 Os seus problemas começaram depois

de mudar de casa?

2 Sentiu novas dificuldades desde que fez alterações à sua casa?

3 A sua casa tem alguma história de ocupantes anteriores que passaram por problemas semelhantes?

Se responder a alguma destas perguntas com «sim», tente verificar se o feng shui da sua casa corresponde aos problemas que está a sentir.

Mudar de casa pode precipitar alterações duradouras quando passa a viver numa nova atmosfera.

(16)

mitos e superstições

O feng shui baseia-se num conjunto de conceitos que são subjetivos; e, tal como qualquer conceito, não se trata da realidade em si. O feng shui é simplesmente uma maneira de apreender o mundo. O fundamental não é quais os conceitos que estão certos ou errados, mas que conjunto de conceitos ou sistema de cren- ças é melhor para si. Se decidir adotar a perceção do universo do feng shui irá obter ideias interessantes sobre a maneira como pode interagir melhor com o seu ambiente e novas perspetivas de como melhorar a sua vida.

Tal como muitas outras matérias, o feng shui vai do mero senso comum a certos aspetos que podem ser exagerados até para a credulidade dos maiores entusiastas. Para eliminar os mitos e a superstição é importante compreender o assunto e regularmo-nos constantemente pelos conceitos-chave que fazem sen- tido para nós. Qualquer coisa que use como remédio de feng shui deve mudar a energia do espaço ou a forma como absorvemos essa energia. Uma planta, por exemplo, irradia a sua energia viva e por isso altera a energia de uma divisão; virar a cama para outro lado expõe-nos a uma energia diferente enquanto dormimos.

Diferenças culturais

Na cultura chinesa, certos objetos possuem uma influência simbólica que não tem o mesmo impacte nas pessoas que não vivem nessa cultura. Um sapo com três pernas, por exemplo, tem conotações específicas para algumas pessoas na China, e sempre que essas pessoas o veem sentem-se diferentes. Alguns objetos não alteram a atmosfera de um espaço, mas assentam num sistema de crenças baseado em mitos e superstições.

As bases do feng shui

18

(17)

Mitos e superstições 19 MITO VERSUS REALIDADE

Sapos com três pernas Diz-se que trazem boa sorte, mas isto baseia-se num forte simbolismo cultural.

Espelho ba gua Alega-se que reflete a energia negativa para fora de um espaço; mas, em termos de fluxo do chi, um espelho ba gua é idêntico a qualquer outro espelho.

Dragões Usados para afastar os maus espíritos, mas só funcionam se o utilizador acreditar neles.

Imagens de água Usadas como substituto da própria água, embora não altere a atmosfera como o faz a água real.

Flautas Recomendadas para mover a energia para cima, mas estes objetos baseiam-se na cultura chinesa e precisam de uma crença forte para poderem funcionar.

Bênçãos Objetos que são benzidos por mestres espirituais e colocados num espaço para alterar a sorte; o seu sucesso depende de o objeto absorver de facto o chi dessa pessoa e de o irradiar fortemente durante algum tempo.

Plantas ou flores de seda Usadas em vez das plantas naturais, embora não irradiem

qualquer energia viva. Diz-se que os dragões chineses

afastam os maus espíritos.

Um espelho ba gua tem oito lados, com os oito trigramas dispostos em volta de um espelho central.

(18)

Escola das formas

Nesta escola, as formas e os contornos da paisagem são estudados para tentar identi- ficar quatro animais místicos: a fénix, o tigre, a tartaruga e o dragão. Estes são depois usados para mapear o fluxo natural do chi através do terreno, de maneira a ajudar a orientar e a erigir uma moradia. A ideia é de que a frente esteja virada para uma grande

as diferentes escolas de feng shui

Como o feng shui se desenvolveu ao longo de milhares de anos em muitos locais e civilizações diferentes, não é surpreendente que se tenham desenvolvido dife- rentes maneiras de o aplicar. Independentemente do sistema, os conceitos-chave do chi, do yin e yang, dos cinco elementos, dos trigramas e do quadrado mágico mantêm-se idênticos, embora o método utilizado para analisar e criar soluções varie. Existem cinco escolas atualmente ativas, descritas mais abaixo. Todas usam o feng shui chinês como fonte, embora uma escola se tenha desenvolvido nos Estados Unidos e uma outra no Japão. Pensa-se que o feng shui tenha começado há seis mil anos, ainda que seja difícil discernir exatamente quando é que os vários estilos tiveram origem. É possível que tenham evoluído lentamente, ao longo de grandes períodos de tempo, enquanto a sociedade e a civilização se desenvolviam.

Escolas com e sem bússola

Uma diferença essencial é o facto de, nas áreas mais montanhosas da China, a paisagem ter sido considerada a maior influência na construção de uma casa, enquanto nas planícies o Sol era a força predominante. Os edifícios que eram orientados segundo a posição do Sol catalisaram um sistema de feng shui baseado nas leituras da bússola, enquanto o feng shui sem bússola utilizava a paisagem circundante para orientar as diferentes energias chi.

As bases do feng shui

20

(19)

As diferentes escolas de feng shui 21

paisagem aberta (representada pela fénix), enquanto as montanhas, árvores ou encos- tas protegem a retaguarda (simbolizada

pela tartaruga). À direita deverá haver uma qualquer forma de proteção baixa e sólida (representada pelo tigre) e à esquerda uma estrutura mais leve e mais alta (o dragão).

A escola dos três portões

Este é um estilo relativamente novo de feng shui, desenvolvido durante a década de 1970 em Nova Iorque. A posição da porta de um prédio ou de uma divisão orienta o quadrado mágico (ba gua), que é colocado sobre a planta da casa, criando um mapa de como o chi vai fluir pela residência e em cada divisão. Cada setor do ba gua representa uma área da sua vida: canto superior esquerdo = riqueza; centro superior = fama; canto superior direito = relacionamentos; centro direito = filhos;

canto inferior direito = pessoas auxiliadoras; centro inferior = carreira; canto inferior esquerdo = conhecimento; centro esquerdo = família; centro = você mesmo.

Esta paisagem impressiva evoca a imagética dos animais chineses usados para ajudar a orientar um novo edifício.

(20)

Escola das oito mansões

Nesta abordagem ao feng shui baseada na bússola, a sua data de nascimento define o seu número kua (o chi com que nasceu) e se faz parte do grupo de vida oeste ou leste. A partir daí, as casas viradas para as oito direções da bússola são favoráveis para si, enquanto as viradas para as outras quatro direções podem ser negativas.

Além disso, metade da sua casa é geralmente positiva para si e a outra metade é potencialmente prejudicial. O seu grupo de vida, a direção para a qual o edifício está virado e a posição da sua entrada principal definem quais são essas metades.

Escola da estrela voadora

Neste sistema tradicional chi- nês baseado na bússola, um mapa astrológico do período em que a sua casa foi cons- truída é unido a um mapa do ano atual e o quadrado mágico é então orientado de acordo com o plano do edifício e do espaço envolvente. Para este método é usada uma bússola especial, chamada «Lo Pan», para fazer a leitura. Consiste numa bússola instalada num

As bases do feng shui

22

Uma bússola Lo Pan fornece informações úteis sobre a posição das várias energias.

(21)

As diferentes escolas de feng shui disco com círculos concêntricos que dão informações de feng shui. O disco está 23 dentro de uma caixa quadrada com duas cordas vermelhas que bisseccionam o centro da bússola. A caixa pode ser encostada a uma parede para fazer as leituras.

O feng shui do edifício precisa de ser atualizado todos os anos, quando o mapa do novo ano começa a ter efeito.

Escola das oito direções

Este é um desenvolvimento japonês do feng shui tradicional chinês baseado numa bússola. Nesta escola é usada uma bússola para orientar as oito direções sobre a planta da sua casa. Com base no quadrado mágico, cada direção carrega um específico tipo de energia. Isso pode ser aumentado ou reduzido, segundo as suas necessidades. Além disso, as suas posições de dormir e estar sentado determinam qual das energias você absorve mais. Mais do que as energias serem vistas como positivas ou negativas, são simplesmente usadas para aumentar o seu campo de energia de forma a torná-lo mais feliz.

Combinação de estilos

Os sistemas das oito mansões e da estrela voadora são frequentemente usados em conjunto e por vezes a escola das formas também é incluída. Não se pode dizer que qualquer dos estilos seja melhor ou mais eficaz do que os outros, por isso o que interessa é qual o sistema que você sente que faz mais sentido, que é mais aplicável e que o inspira. Neste livro irá aprender a usar a escola das oito direções do feng shui. É relativamente fácil de aprender e abrange todos os princípios do feng shui de uma maneira simples de compreender. Combina também o sistema astrológico de nove ki do feng shui (ver página 36), que usa os mesmos princípios para adicionar uma dimensão temporal ao espaço sobre o qual se foca o feng shui.

(22)

chi

O chi é a carga subtil de energia eletromagnética que flui através de tudo, levando informação de uma coisa para a outra. O chi que flui através do seu corpo transporta predominantemente os seus pensamentos, crenças e emoções.

Parte do seu chi está per- manentemente a sair, enquanto está igualmente a atrair energia nova. O chi novo que atrai para

o seu próprio campo de energia traz consigo algo do mundo ao seu redor. Isto inclui a energia do tempo, o chi das outras pessoas, a atmosfera da sua casa e a energia viva dos alimentos que come. Quando o chi entra no seu campo de energia altera o seu próprio chi, e o resultado é sentir-se diferente e ter novos pensamentos.

O seu campo de energia liga-o a tudo o resto, quer goste quer não. O segredo para fazer esta energia funcionar é compreender o processo e descobrir como é que pode fazer com que ela o ajude na vida.

O chi na sua casa

As diversas áreas da sua casa contêm diferentes quantidades e qualidades de chi:

• Há correntes particularmente fortes de chi junto a portas e janelas. Quando exis- tem várias portas em linha reta, isto pode levar a um fluxo rápido do chi, fazendo com que seja difícil relaxar nessa casa.

As bases do feng shui

24

Sentar-se a esta janela irá expô-lo a fortes correntes de chi, tornando este espaço estimulante para pensar.

(23)

• Quanto maiores forem as janelas da sua casa, mais rapidamente o chi consegue fluir, tornando o espaço ativo. As janelas viradas para o Sol atraem um chi mais vivo, fogoso e estimulante.

• O chi que se move através de portas e janelas gera um fluxo horizontal, espe- cialmente se os tetos forem baixos. Isto é habitual em apartamentos situados perto do nível do chão. O efeito deste fluxo horizontal consiste em o chi passar rapidamente de uma pessoa para outra, tornando o espaço ideal para reuniões sociais e interativas.

• Os espaços com tetos altos, ou que estão situados numa encosta ou no cimo de um prédio, têm um fluxo de chi mais vertical.

Isto é típico nos apartamentos altos e em espaços com um teto em bico. É mais fácil sentir-se mais individualista aqui, ter ideias originais e atrever-se a ser diferente.

• Esquinas agudas que apontam para uma divisão geram uma corrente forte de chi penetrante. Se uma esquina aponta para a sua cama ou para o seu sofá, pode sentir dificuldades em dormir bem ou em instalar- -se ali.

• As pessoas que vivem numa casa tam- bém influenciam a respetiva atmosfera.

Discussões, infelicidade ou violência podem encher uma divisão com um chi negativo e, ao fim de um tempo, o espaço pode come- çar a transmitir essa atmosfera.

Chi

25

Este teto baixo e inclinado comprime o chi, tornando difícil pensar livremente enquanto estiver sentado por baixo dele.

(24)

os chakras, os meridianos e a aura

No corpo humano existe uma forte corrente de energia chi que gira para um canal principal central, através do topo da sua cabeça. À medida que a energia se move através do corpo forma sete fortes centros de energia, onde redemoinha. Estes centros de atividade são conhecidos como «chakras»; são locais importantes para alterar o fluxo do chi através do seu corpo.

Se olhar para o cimo da cabeça de um bebé (ou de alguém com o cabelo muito curto), irá ver uma espiral. Este é o chakra da coroa, onde a energia do ambiente penetra mais facilmente no corpo. Quando dorme você está num estado mais recetivo, por isso é nessa ocasião que geralmente recarrega o seu chi. No feng shui é muito importante ver para que lado aponta o topo da sua cabeça enquanto dorme, porque isto determina o tipo de energia que absorve.

A partir dos seus chakras fluem grandes canais de energia, conhecidos como meridianos; tal como os vasos sanguíneos principais, eles levam energia ao seu torso, aos braços e às pernas. Ao longo de cada meridiano há pontos onde pode alterar a energia mais facilmente — estes são conhecidos como pontos de acu- pressão, ou «tsubos». Pode alterar a energia aqui, massajando-os com os seus dedos (acupressão), aquecendo-os (moxibustão) ou enfiando cuidadosamente uma fina agulha de metal sobre eles (acupuntura).

Você tem igualmente um campo de energia exterior, que constitui a sua aura.

É aqui que interage mais facilmente com o mundo à sua volta a que chamamos o «sexto sentido». Por vezes você consegue projetar esta energia para mais longe (como uma antena), alcançando o mundo à sua volta para canalizar uma vasta gama de informação cósmica. A sua capacidade para fazer isto pode fornecer-lhe perceções intuitivas e novas ideias fantásticas.

As bases do feng shui

26

(25)

Os chakras, os meridianos e a aura DESCOBRINDO O 27

CHI DOS CHAKRAS Para localizar os chakras de alguém precisará de passar uma linha de algodão com cerca de um metro de comprimento por um anel de metal, para poder suspender o anel. Peça a um amigo para se deitar e em seguida passe o anel devagar por cima do corpo dele, para tentar encontrar áreas onde o chi é mais intenso e rodopiante.

Quando encontrar um chakra, o anel deverá começar a descrever círculos na ponta da linha. A direção em que roda reflete a forma como a energia rodopia — tal como o remoinho criado pela água quando escoa pelo ralo.

Coroa (Espiritualidade) Meio do cérebro (Intelecto) Garganta (Comunicação)

Coração (Emoções) Estômago (Motivação) Abdómen (Vitalidade) Órgãos reprodutores (Desejo)

O chi em cada um dos sete chakras relaciona-se com um aspeto diferente do seu caráter.

(26)

yin e yang

«Yin» e «yang» são palavras usadas para descrever diferentes formas de chi. O chi yin é mais lento, mais disperso e mais frio.

O chi yang é mais rápido, mais comprimido e mais quente.

Literalmente, eles significam o lado sombrio da montanha (yin) e o lado soalheiro (yang). São formas complementares e opos-

tas, que nos permitem conetarmo-nos a tudo à nossa volta; desta maneira, podemos decidir rapidamente aquilo de que precisamos para voltarmos ao equilíbrio.

As pessoas são sempre mais yin ou mais yang, e na maioria das vezes isto é saudável. Mas por vezes podemos ter problemas por sermos demasiado yin ou demasiado yang, por isso, assim que tiver identificado qual é o seu caso, assimile simplesmente mais chi do tipo oposto e reduza aquele que tem em excesso.

As caixas na página oposta mostram como isto funciona. Se, por exemplo, encontrar algo na lista do «demasiado yin» que o afete, experimente as ideias da lista intitulada

«para se tornar mais yang» e reduza as da lista intitulada «para se tornar mais yin».

Qualidades naturais do yin

Procure um rosto de forma oval, uma estrutura magra e dedos longos. Olhos gran- des, lábios cheios e faces carnudas são também mais yin. Alguém que pisca os olhos frequentemente e que tem dificuldade em fazer contacto visual será mais yin.

As qualidades yin incluem ser criativo, imaginativo, sensível, flexível, descon- traído e gentil. No entanto, alguém que seja naturalmente mais yin pode tornar-se demasiado yin mais facilmente do que tornar-se demasiado yang.

Qualidades naturais do yang

Um rosto mais redondo, uma estrutura mais entroncada e um aspeto sólido são mais yang. Olhos pequenos, lábios finos e a linha do maxilar bem desenvolvida enfatizam esta caraterística.

As bases do feng shui

28

(27)

Yin e yang 29

TORNAR-SE MAIS YIN

• Meditar

• Comer mais fruta fresca e salada

• Beber água e sumos

• Usar roupas em cor pastel

• Usar roupas largas e fluidas

• Fazer exercícios de alongamento

• Passear pela Natureza

• Escutar música relaxante

• Usar iluminação suave ou velas

TORNAR-SE MAIS YANG

• Praticar artes marciais

• Fazer desportos competitivos

• Usar cores fortes

• Vestir-se com roupas elegantes e formais

• Socializar

• Comer alimentos cozinhados

• Ingerir mais tubérculos, cereais e peixe

• Livrar-se da tralha

• Fazer exercício

As qualidades do yang incluem ser focado, atento, exato, ativo e dar-se bem com um estilo de vida dinâmico. É mais fácil para estas pessoas serem demasiado yang do que passarem por períodos yin.

DEMASIADO YIN

• Sentir frio

• Doenças infeciosas frequentes

• Pele fria e húmida

• Diarreia

• Letargia

• Depressão

• Mentalidade de vítima

DEMASIADO YANG

• Rigidez/contração

• Tensão

• Pele seca

• Obstipação

• Stress

• Raiva

• Necessidade de controlar

(28)

Referências

Documentos relacionados

Para a raposa o pequeno príncipe era não mais um menino qualquer, mas era um menino único, e para o pequeno príncipe, a raposa era única também.. Na despedida, a raposa contou a

Sendo assim, o que temos nessa obra é um conjunto de textos, com as mais variadas linguagens e gêneros artísticos representados pela sétima arte, que tem um imenso

O presente artigo constitui-se num breve ensaio sobre a educação integral no contexto educacional contemporâneo, suas demandas para a formação do homem

Mas as tecnologias da comunicação aumentaram a portabilidade cultural.(...) Os jovens incorporam plenamente essas tecnologias “as colam ao corpo como um elemento a mais da

Isso só pode ocorrer quando você usa mais de uma técnica num projeto, mesmo que tenha o nome feng shui na frente, além dos estudos de geobiologia / subsolo - que podem

Temos a impressão de que uma analítica do poder não pode cumprir sua tarefa “descritiva” (vale lembrar que Foucault estava tratando com “positividades”),

11.1 Os candidatos aprovados nas provas objetivas para os cargos de CONDUTOR DE VEÍCULOS LEVES e CONDUTOR DE VEÍCULOS PESADOS aprovados na primeira etapa

Ao ler um texto, um leitor real também é considerado um autor, pois Ao ler um texto, um leitor real também é considerado um autor, pois insere ao enredo sua experiência de