• Nenhum resultado encontrado

2 a PARTE EDUCAÇÃO FÍSICA 2ª QUESTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "2 a PARTE EDUCAÇÃO FÍSICA 2ª QUESTÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

2a PARTE EDUCAÇÃO FÍSICA

2ª QUESTÃO

MARQUE, NO CARTÃO-RESPOSTA, A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA CORRESPONDENTE A CADA ITEM.

Valor: 2 (dois) pontos por item.

31. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Nr 9.394/96, modificada pela Lei Nr 10.793/03, estabelece que:

I. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática obrigatória ao aluno.

II. A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

III. O ensino fundamental obrigatório terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante, entre outras coisas, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

Já a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, deve ser desenvolvida no Ensino Médio.

IV. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, tem como uma de suas finalidades o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

É correto apenas o que afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) I, III e IV.

D) II, III e IV.

E) I, II e IV.

32. De acordo com a abordagem sistêmica da Educação Física Escolar, sua finalidade e conteúdos são, respectivamente, a

A) construção do conhecimento e conhecimento sobre o jogo, esporte, dança, etc.

B) construção do conhecimento e habilidades básicas, habilidades específicas, jogo, esporte, dança, etc.

C) construção social e vivência do jogo, esporte, dança, etc.

D) transformação social e conhecimento do jogo, esporte, dança, etc.

E) transformação social e vivência do jogo, esporte, dança, etc.

(2)

33. Das regras do futebol, bem como das interpretações das regras do jogo e diretrizes para árbitros, pode-se afirmar sobre o impedimento (regra 11) que

I- um jogador estará em posição de impedimento quando se encontrar mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário. Isto significa que qualquer parte de sua cabeça, corpo, pés ou braços encontra-se mais próxima da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário.

II - um jogador estará em posição de impedimento quando jogar a bola que rebate em um poste, no travessão ou em um adversário, depois de haver estado em uma posição de impedimento.

III - um jogador não estará em posição de impedimento quando se encontrar em sua própria metade de campo ou estiver na mesma linha do penúltimo adversário ou estiver na mesma linha dos dois últimos adversários.

IV - por qualquer infração de impedimento, o árbitro deverá conceder um tiro livre direto para a equipe adversária, que será executado do local onde ocorrer a infração.

V - não haverá infração de impedimento se um jogador receber a bola diretamente de um tiro de meta, um arremesso lateral ou um tiro de canto.

É correto apenas o que afirma em

A) I e IV.

B) I, II e V.

C) II, III e V.

D) I, II, III e IV.

E) II, III, IV e V.

34. O organismo apresenta alterações fisiológicas em resposta ao exercício físico. Sobre as respostas circulatórias ao exercício é CORRETO afirmar que:

A) A realização de exercícios em um ambiente frio resulta em frequências cardíacas mais elevadas em comparação com o mesmo exercício realizado em um ambiente quente e úmido.

B) A recuperação de um exercício de baixa intensidade e curta duração geralmente é rápida, havendo a redução da frequência cardíaca aos níveis de repouso e a manutenção do débito cardíaco elevado até a reposição das reservas energéticas de glicogênio muscular.

C) No mesmo nível de consumo de oxigênio, a frequência cardíaca e a pressão arterial são maiores durante o exercício de braços em comparação com o de pernas.

D) Os ajustes cardiovasculares ao início do exercício são lentos, atingindo sua capacidade plena após a redistribuição do fluxo sanguíneo dos órgãos inativos aos músculos esqueléticos em contração.

E) A regulação do fluxo sanguíneo muscular durante o exercício é modulado pela remoção do fluxo parassimpático e pela termorregulação.

(3)

35. Tendo como referência o aluno A, saudável, em uma aula de Educação Física na posição anatômica, que movimentos acontecem na cintura escapular quando a porção inferior do músculo trapézio executa uma ação concêntrica?

A) Elevação e rotação lateral (para cima) do ângulo inferior da escápula.

B) Depressão e protração escápulo-torácica.

C) Depressão e rotação medial (para baixo) do ângulo inferior da escápula.

D) Depressão e rotação lateral (para cima) do ângulo inferior da escápula.

E) Abdução e retração escápulo-torácica.

36. Em relação a fase motora especializada do desenvolvimento motor humano, o estágio A) transitório ocorre dos 07 anos aos 13 anos de idade.

B) de aplicação ocorre dos 14 anos em diante.

C) transitório ocorre dos 11 anos aos 14 anos de idade.

D) de utilização permanente ocorre dos 07 aos 10 anos de idade.

E) de aplicação ocorre dos 11 anos aos 13 anos de idade.

37. Os princípios científicos do treinamento desportivo são a base para o planejamento do desenvolvimento da condição física. Relacione os princípios científicos do treinamento desportivo aos seus conceitos:

(1) Individualidade Biológica ( ) A realização de exercícios de forma ordenada, ao longo do tempo, sem a interrupção do planejamento.

(2) Adaptação ( ) Aplicação progressiva de cargas de trabalho, em níveis e momentos adequados, alternando esforço e repouso, para a assimilação compensatória dos estímulos.

(3) Sobrecarga ( ) O ser humano deverá ser sempre considerado como a junção do genótipo e do fenótipo, dando origem ao somatório das especificidades que o caracterizarão.

(4) Continuidade ( ) O treinamento deve ser adequado à qualidade física que se pretende atingir, adequado ao sistema energético, segmento corporal e gesto esportivo a desenvolver.

(5) Especificidade ( )Resposta do organismo aos estímulos que o indivíduo recebe, em nível suficiente para gerá-la.

A sequência CORRETA é:

A) 3 - 4 - 2 - 1 - 5 B) 4 - 3 - 1 - 5 - 2 C) 2 - 4 - 1 - 5 - 3 D) 4 - 3 - 5 - 1 - 2 E) 2 - 5 - 1 - 4 – 3

(4)

38. Orientação é um esporte onde os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores, auxiliados somente por mapa e bússola, devem visitar, no menor tempo possível, uma série de pontos de controle marcados no terreno. Em relação ao esporte Orientação, é CORRETO afirmar que:

A) Existem vários tipos de competições de Orientação, sendo a Orientação em Bicicleta, uma das classificações quanto ao modo de deslocamento.

B) Os pontos de controle sempre poderão ser visitados sem ordem específica, sendo o competidor livre para escolher a ordem que julgar mais adequada.

C) As competições devem ocorrer durante o dia para a manutenção da segurança dos competidores.

D) Não é permitida a prática por deficientes, pois o uso de cadeira de rodas pode causar prejuízo ao meio ambiente.

E) Em relação à natureza da competição, pode ser disputada em equipe, onde dois ou mais competidores de uma equipe realizam a prova sucessivamente.

39. Em uma aula prática de exercício resistido, o aluno C, saudável, executa o movimento de flexão do cotovelo com uma resistência externa de 15N. Em seguida, o professor solicita que ele posicione a articulação do cotovelo a 90° (noventa graus) de flexão e mantenha em isometria. Quanto de força deve ser produzido pelos músculos flexores do cotovelo para manter esta posição? Sabe-se que o comprimento do braço de momento é de (05) cinco centímetros e o braço de resistência de 20 (vinte) centímetros.

A) 30 N.

B) 45 N.

C) 60 N.

D) 75 N.

E) 90 N.

40. Em uma aula de Educação Física o professor solicita que o aluno B, saudável, execute o movimento de abdução do ombro até 70°(setenta graus) com o equipamento dumbbell.

Para melhor compreensão das forças que são aplicadas no membro superior do aluno B faz-se necessário saber qual o comprimento do braço de momento entre o equipamento e o ombro. Sabe-se que na aula de antropometria o membro superior (braço, antebraço e mão) em questão mediu 55 cm. Portanto, qual o comprimento do braço de momento para o aluno B? Seno 70°  0,94. Cosseno 70°  0,34. Tangente 70°  2,75. Massa do dumbbell = 5Kg.

A) 25,85 cm.

B) 32,64 cm.

C) 43,34 cm.

D) 47,34 cm.

E) 51,70 cm.

(5)

41. Segundo Darido (2003), os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo do último século e todas estas tendências de algum modo ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física. Sobre essas modificações ocorridas no século XX pode- se afirmar que:

I – A partir de meados da década de 30, a concepção dominante na Educação Física é calcada na perspectiva higienista. Nela, a preocupação central é com os hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício.

II - A partir de meados da década de 50, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola surgem os métodos ginásticos. Autores como Ling e Amoros apresentaram propostas que procuravam valorizar a imagem da ginástica na escola e assim, acabaram por fornecer elementos para o aprimoramento físico dos indivíduos. Os métodos ginásticos procuravam capacitar os indivíduos no sentido de contribuir com a indústria nascente e com a prosperidade da nação.

III - As concepções higienista e militarista da Educação Física a consideravam como disciplina essencialmente prática, não necessitando portanto de uma fundamentação teórica que lhe desse suporte. Por isso, havia uma clara distinção entre a Educação Física e a instrução militar.

IV - Após as grandes guerras, o modelo americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição a escola tradicional. Este movimento, que surgiu anteriormente (década de 20), mas que se fez presente nesta fase, tinha por base o respeito à personalidade da criança, visando desenvolvê-la integralmente, caracterizando- se por uma escola democrática e utilitária, cuja ênfase punha-se no aprender fazendo. O discurso desta fase vai advogar em prol da educação do movimento como única forma capaz de promover a chamada educação integral.

V - A partir da década de 80 a Educação Física passa por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. A discussão do objeto de estudo da Educação Física, a abertura e programas de mestrado na área, a volta de inúmeros profissionais titulados nos principais centros de pesquisa do mundo, a confirmação da vocação da Educação Física para ser ciência da motricidade humana, contribuem para que seja rompida, ao menos no nível do discurso, a valorização excessiva do desempenho como objetivo único na escola.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, IV e V.

B) I, III e IV.

C) II, IV e V.

D) III, IV e V.

E) I, II, III e IV.

(6)

42. Em uma prova de natação de 400m medley, será desclassificado todo atleta que A) nadar a prova na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

B) no início do nado costas, romper a superfície da água após os 10m de distância da borda.

C) no início do nado peito realizar uma pernada de borboleta (golfinhada) em qualquer momento antes da sua cabeça romper a superfície da água pela primeira vez.

D) no início do nado crawl realizar mais de três pernadas de borboleta submersas consecutivas (golfinhadas).

E) realizar a virada de costas sem tocar uma das mãos na parede.

43. A essência de um bom árbitro de Voleibol está no conceito de justiça e consistência nas suas decisões. Para isso, é necessário conhecer muito bem as regras deste esporte. Em relação às regras oficiais do Voleibol, é INCORRETO afirmar que:

A) Em quadras cobertas, a superfície da área de jogo deverá possuir cores claras.

B) A Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão da linha de ataque até a linha de fundo.

C) A partida não deverá ser realizada em ambiente com temperatura inferior a 10°C.

D) Dentro da área de jogo, não é permitido a um jogador auxiliar um outro membro de sua equipe para evitar uma falta (tocar a rede ou cruzar a linha central, etc.).

E) Durante os tempos e tempos técnicos, os jogadores que não estão atuando podem aquecer, sem bola, na zona livre localizada atrás do lado da quadra destinado a sua equipe.

44. A obesidade é um grande problema de nossa sociedade. Há uma crescente preocupação com o aumento da obesidade infantil, que tem acarretado também um aumento da quantidade de adultos obesos. Dentre as medidas de combate ao problema estão o monitoramento da quantidade de gordura corporal durante a vida, controle dos hábitos alimentares e a realização de exercícios físicos. Em relação ao controle do aumento da obesidade, é CORRETO afirmar que:

A) O IMC é um método fácil e rápido para a mensuração da quantidade de gordura corporal em grandes populações.

B) O principal fator determinante da obesidade infantil é a genética.

C) A atividade física vigorosa é eficaz no gasto de calorias e no alcance dos objetivos de desempenho e de perda de gordura.

D) Quando ocorre a perda de peso com um programa de dieta, menos massa magra é perdida em relação a quando a mesma quantidade de peso é perdida com um programa de exercícios e dieta.

E) A participação em atividades físicas regulares traz diversos benefícios para a saúde, porém deve ser analisada com cautela, pois o aumento do gasto energético dificulta o controle da obesidade.

(7)

45. As provas de campo do atletismo incluem os saltos, arremessos e lançamentos. Sobre as regras oficiais para as provas de campo podemos afirmar que

I - durante o aquecimento na área de competição e antes do início da prova, cada atleta pode realizar várias tentativas. Nas provas de arremessos e lançamentos, as tentativas deverão ser feitas na ordem de sorteio e sempre sob a supervisão de árbitros.

II - em todas as provas de campo, onde houver mais de oito atletas, cada atleta terá direito a três tentativas e os oito atletas com os melhores resultados válidos terão direito a três tentativas adicionais.

III – na prova de salto com vara, após o atleta ter soltado a vara, a ninguém, incluindo o atleta, será permitido tocar a vara, a não ser que ela esteja caindo para fora da barra ou postes. Se ela for tocada, entretanto, e o Árbitro Geral for de opinião que, não fora pela intervenção, a barra seria derrubada, o salto será considerado falho.

IV – na prova de arremesso de peso, o peso deve ser arremessado partindo do ombro com uma só mão. No momento em que um atleta assumir uma posição no círculo para começar um arremesso, o peso deverá tocar ou estar bem próximo ao pescoço ou ao queixo e a mão não deverá ser abaixada dessa posição durante a ação do arremesso. O peso não deve ser arremessado detrás da linha dos ombros.

V – na prova de salto em distância, um atleta falha se ele emprega qualquer forma de salto mortal enquanto estiver correndo ou no ato de saltar.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, IV e V.

C) II, IV e V.

D) I, II, III e IV.

E) I, III, IV e V.

46. Em uma aula de Educação Física o professor solicita que o aluno D, saudável, execute o movimento de flexão do quadril com o joelho estendido de forma ativa sem apoiar em nenhum suporte, bem como não podendo executar movimentos adicionais, por exemplo, uma extensão do tronco. O aluno não consegue ultrapassar a amplitude articular de 90°

(noventa graus). O professor então explica que é devido à

A) falta de treinamento.

B) lesão muscular.

C) falta de flexibilidade.

D) insuficiência muscular ativa.

E) insuficiência muscular passiva.

(8)

47. O organismo apresenta alterações fisiológicas em resposta ao exercício físico. Sobre as respostas ventilatórias e dos gases sanguíneos na transição do repouso ao exercício é CORRETO afirmar que:

A) A ventilação expirada aumenta discretamente no início do exercício, até a promoção das adaptações fisiológicas agudas que proporcionam o aumento abrupto da frequência respiratória.

B) A PO2 arterial aumenta e a PCO2 arterial tende a diminuir discretamente na transição do repouso a um exercício que alcança o estado estável.

C) A ventilação aumenta como uma função linear da captação de oxigênio do ar ambiente pelos pulmões, capacidade de transporte pela corrente sanguínea e utilização pelas células musculares.

D) O aumento da ventilação alveolar no início do exercício não é tão rápido quanto o aumento do metabolismo.

E) O lactato sanguíneo estimula os centros respiratórios, promovendo o aumento da frequência respiratória, na razão direta da intensidade do exercício.

48. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), no que se refere à Educação Física nos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, servem de apoio às discussões e ao desenvolvimento do projeto educativo da escola, à reflexão sobre a prática pedagógica, ao planejamento de suas aulas, à análise e seleção de materiais didáticos e de recursos tecnológicos. Em relação à esses PCNs, é INCORRETO afirmar que:

A) Nem os alunos, nem os conteúdos e tampouco os processos de ensino e aprendizagem são virtuais ou ideais, mas sim reais, vinculados ao que é possível em cada situação e em cada momento.

B) Em alguns casos, julga-se adequado, na iniciação esportiva em todos os ciclos, uma ênfase no exercício de habilidades e fundamentos esportivos como construção de pré-requisitos para a aprendizagem de modalidades esportivas nos ciclos posteriores apesar dos perigos de uma especialização técnica precoce e seus efeitos decorrentes.

C) A abordagem desenvolvimentista é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar.

D) É fundamental compreender de que modo se articulam os conhecimentos técnicos, a satisfação/prazer e, principalmente, os interesses do aluno como motivação para a aprendizagem, assim como situar quais conceitos de técnica, satisfação e interesse estão implícitos em cada concepção de ensino e aprendizagem presente em cada contexto.

E) Garantidas as condições de segurança, o professor deve fazer adaptações, criar situações de modo a possibilitar a participação dos alunos portadores de necessidades especiais.

Esse aluno poderá participar dos jogos ou danças, por exemplo, criando-se um papel específico para sua atuação, onde cada limitação gerará um nível de solução, pois o desenvolvimento da percepção das possibilidades permite a sua consequente potencialização.

(9)

49. Sobre as regras oficiais do Basquetebol podemos afirmar que:

I - A linha de três pontos não é parte da área da cesta de campo de três pontos.

II - Um médico pode entrar na quadra de jogo sem permissão de um oficial se, no julgamento do médico, o jogador lesionado necessitar de tratamento médico imediato

.

III - Os técnicos e membros da equipe são as únicas pessoas que têm permissão para sentar no banco da equipe e permanecer dentro da sua área de banco.

IV - Antes de deixar a quadra de jogo, o capitão deverá informar a um oficial o número do jogador que atuará como capitão na quadra de jogo.

V - A bola se torna morta quando o sinal do cronômetro de jogo soa para o fim do período.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.

B) II, III e IV.

C) III, IV e V.

D) I, II, III e IV.

E) I, II, IV e V.

50. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), no que se refere à Educação Física nos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, considera que a Educação Física, dentro da sua especificidade, dever abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de pode tratar outros relacionados às necessidades específicas de cada região. Sobre cada tema este documento traz algumas reflexões para serem tratadas pela área, com a intenção de ampliar o olhar sobre a prática cotidiana e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão para a construção de novas formas de abordagem dos conteúdos. Em relação a esses temas transversais, é CORRETO afirmar que:

A) A Ética deve ser explorada, pois em jogos, esportes e lutas, não há a necessidade de uma atitude pautada na ética dentro e fora da situação de jogo. Devem ser criadas situações onde o aluno aprenda a usar as regras da atividade para obter o máximo de rendimento, tais como a simulação de infrações para levar o árbitro a marcação de um pênalti numa partida de futebol.

B) O tema da Saúde deve ser refletido em relação ao cotidiano postural, o tipo de trabalho físico exercido, os hábitos de alimentação, sono, lazer e interação social, o histórico pessoal de relação com as atividades corporais, pois constituem um sujeito real que deve ser considerado na formulação de qualquer programa de saúde que envolva atividade física.

C) A pluralidade cultural brasileira deve ser abordada por meio de uma postura crítica e analítica diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais (religiosos, econômicos e de diferentes origens regionais) e das pessoas que deles fazem parte, tirando ensinamentos das práticas mais adequadas e auxiliando os alunos a selecionar os grupos que devem ser seguidos.

(10)

D) O tema do Meio Ambiente deve ser levado a reflexão sobre a prática de atividades junto à natureza, que, por si só, é suficiente para a compreensão das questões ambientais emergentes. Os adeptos dessas modalidades, são, naturalmente, envolvidos com as questões ambientais. O uso de equipamentos sofisticados e que não agridem o meio ambiente, devem ser tomados como exemplo que, com o investimento adequado, é possível o equilíbrio dos sistemas e a construção de uma sociedade sustentável.

E) O tema Trabalho e Consumo pode lembrar da produção de jogos, brinquedos e materiais necessários para determinadas práticas. A disponibilidade das novas tecnologias da atualidade pode desenvolver a visão empreendedora da criação de equipamentos e conhecimentos em benefício da cultura corporal de movimento, que podem vir a ser consumidos em larga escala.

51. O Atletismo é chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar. As provas de pista incluem corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Sobre as regras oficiais para as provas de pistas podemos afirmar que

I - nas corridas de revezamentos, o bastão deve ser passado dentro da zona de passagem.

A passagem do bastão começa quando ele é primeiro tocado pelo atleta que o recebe e é completado no momento em que está somente na mão do atleta que o recebe. Em relação à zona de passagem, esta é a única posição do bastão que é decisiva. Passar o bastão fora da zona de passagem resultará em desqualificação.

II - os blocos de partida devem ser usados em todas as corridas até e inclusive 400m (incluindo a primeira etapa dos revezamentos 4x200 e 4x400m) e podem ser usados também em outras corridas a critério do Árbitro da prova. Quando em posição na pista, nenhuma parte do bloco de partida deve ultrapassar a linha de saída ou estender-se até outra raia.

III - exceto nas provas combinadas, qualquer Atleta responsável por uma saída falsa será desqualificado. Em Provas Combinadas, qualquer atleta responsável por uma saída falsa será advertido. Somente uma saída falsa por corrida será permitida sem a desqualificação do(s) atleta(s) responsável(eis) pela saída falsa.

IV - para as provas com obstáculos, haverá 5 saltos por volta após a linha de chegada ter sido passada pela primeira vez, sendo a passagem do fosso o quarto dos mesmos. Os saltos estarão distribuídos de forma regular, de maneira que a distância entre eles seja aproximadamente a quinta parte do comprimento normal de uma volta.

V - a chegada de uma corrida deve ser marcada por uma linha branca de 5cm de largura.

Os atletas devem ser classificados na ordem em que qualquer parte de seu corpo (ou seja, tronco, cabeça, pescoço, braços, pernas, mãos ou pés) atinja o plano vertical que passa pela borda anterior da linha de chegada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, III e IV.

C) II, III e V.

D) III, IV e V.

E) I, II e IV e V.

(11)

52. No treinamento de corrida ou treinamento de força para crianças, há a necessidade de precauções em virtude do processo de crescimento do sistema musculoesquelético. Em relação aos aspectos que devem ser observados no treinamento de corrida ou treinamento de força para crianças, é CORRETO afirmar que:

A) Os músculos dorsais ainda não estão perfeitamente desenvolvidos e aumentam o risco de desvios posturais em crianças envolvidas nesses treinamentos.

B) O aumento da frequência respiratória acelera o processo de formação dos ossos das costelas diminuindo o volume total na vida adulta.

C) Os ligamentos nas articulações das crianças são menos elásticos para compensar os ossos flexíveis, aumentando o risco de lesões articulares.

D) O treinamento repetitivo pode provocar fechamento prematuro da placa epifisária, retardando o crescimento normal dos ossos longos.

E) Os fusos musculares não estão presentes na musculatura esquelética das crianças, fazendo que elas não possuam o reflexo de estiramento, que é um protetor natural contra lesões musculares.

(12)

3ª QUESTÃO

RESPONDA OS ITENS A SEGUIR

53.Compreendendo a evolução das vertentes da Educação Física Escolar no final da década de 70, novas abordagens surgem para suprir as visões Tecnicistas, Biologistas e Esportivistas.

Considerando as abordagens Desenvolvimentistas e Crítico-Superadoras, aponte seus principais autores e desenvolva um texto relacionando as finalidades, as temáticas principais, os conteúdos, as estratégias e as avaliações destas duas vertentes. (13 pontos)

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

(13)

54. A realização de atividades físicas, durante aulas de Educação Física, possui riscos da ocorrência de diferentes problemas. Os profissionais envolvidos nessas atividades devem ser capacitados a proporcionar ambientes com risco reduzido, bem como identificar e tomar as medidas de tratamento imediato para minimizar os danos do problema. Dentro desse contexto estão os acidentes térmicos pelo calor. Descreva os principais fatores e suas influências na susceptibilidade à lesão pelo calor, as principais doenças decorrentes do calor, com seus principais sinais e sintomas, bem como as medidas imediatas que devem ser tomadas. (13 pontos)

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Nos termos do disposto nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, torna-se público que por despacho da Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, de

Atualmente, para os produtores, a rotulagem ambiental tem sido encarada como um instrumento para resolver os problemas ambientais, pois para a maioria das pessoas, basta um

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais