• Nenhum resultado encontrado

PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL

“A vida tem mais imaginação do que carregamos dentro dos nossos sonhos.”

Cristóvão Colombo

APRESENTAÇÃO

O crescimento atual da robótica tanto educacional como competitiva, nos leva a crer que este setor merece um uma atenção maior e específica. Pensando neste mercado que nos três últimos anos invadiu as escolas brasileiras, e que desperta interesse entre jovens de todas as idades e adultos, é que o site “Adoro Robótica” e sua equipe de colaboradores decidiu criar um projeto educacional específico na área de Robótica.

A inserção de recursos tecnológicos como forma de auxílio na educação é um dos grandes debates abertos no Brasil. Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos a baixo custo para governos e entidades.

(2)

Atualmente, o computador é usado como ferramenta de captação de informações, ou seja, uma biblioteca mais fácil, rápida e atrativa que bibliotecas tradicionais. Entretanto, aliar o computador a programas específicos para o ensino e equipar os laboratórios de estrutura de ponta, como a robótica, é um salto de qualidade evidente.

OBJETIVOS

A robótica educacional procura auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula,já que em sala de aula, são transformadas em idéias que estimulam o aluno a sempre querer aprender mais, instiga a voracidade em absorver novos conhecimentos e tecnologias.

O principal objetivo da robótica educacional é promover ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros, existindo variações no modo de aplicação e principalmente interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade.

Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

(3)

METODOLOGIA UTILIZADA

A idéia principal é propor ao aluno o projeto e construção de um experimento investigatório e exploratório. Em feiras de ciências escolares nota-se a constante repetição de experimentos tradicionais, frutos de conhecimentos já solidificados em professores com o passar dos anos.

A robótica educacional não se insere nesse modelo de repetições, pois demanda a participação do grupo de alunos na concepção e modelagem do problema e da solução. O resultado esperado é um projeto em forma de maquete que demonstre os conceitos discutidos e aprendidos em sala de aula e no cotidiano do grupo.

Esta prática é considerada um meio moderno e eficiente de aplicar a teoria piagetiana em sala de aula. O aluno é levado a pensar na essência do problema, assimilando-o para, posteriormente, acomodá-lo em sua perspectiva de conhecimento. Todo o processo de construção de um experimento robótico leva à equilibração abordada por Piaget. O professor também deixa de ser o único e exclusivo provedor de informações para tornar-se o parceiro no processo de aprendizagem.

À primeira análise, robótica educacional parece somente cobrir os aspectos tecnológicos da escola. Uma reflexão mais profunda mostra que o estabelecimento de relações humanas do aluno com seus colegas e professores é estimulado com o trabalho em grupo.

(4)

APLICAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA SALA DE AULA

A robótica educacional visa levar o aluno a questionar, pensar e procurar soluções, a sair da teoria para a prática usando ensinamentos obtidos em sala de aula, na vivência cotidiana, nos relacionamentos, nos conceitos e valores. Possibilita que a criança, como ser humano concebido capaz de interagir com a realidade, desenvolva capacidade para formular e equacionar problemas. A robótica educacional mais uma vez segue as idéias difundidas por Piaget, já que o objetivo da educação intelectual não é saber repetir verdades acabadas, mas aprender por si próprio. Na teoria construtivista, o conhecimento é entendido como ação do sujeito com a realidade. Em ambientes de robótica educacional, os alunos constroem sistemas compostos por modelos e programas que os controlam para que eles funcionem de uma determinada forma.

Há forte necessidade de interação com o grupo. Não é impossível, mas um trabalho de robótica educacional realizado apenas por um aluno terá grande chance de insucesso, portanto a colaboração é indispensável. O grupo deve pensar em um problema e chegar à solução usando conceitos básicos de engenharia, componentes eletrônicos e programação de computadores. Vale-se de um sistema de exploração do conhecimento, pois sugere que o grupo conceba um projeto, levante hipóteses,realize um levantamento de campo, bibliográfico e experimental, para confirmar ou refutar as hipóteses através da construção de um dispositivo robótico.

(5)

SERVIÇOS OFERECIDOS

Desenvolvemos projetos de acordo com as necessidades das Instituições de Ensino, respeitando sua estrutura organizacional e cultural.

Realizamos projetos de forma participativa, de modo a obter o entendimento de suas necessidades. A implementação dos projetos de Robótica Educacional é assessorada integral e continuamente, com base em treinamentos, a fim de garantir que todo trabalho implantado atenda aos objetivos principais estabelecidos..

Nossos diferenciais em consultoria são:

Consultoria Pedagógica na realização dos projetos de robótica e em projetos interdiciplinares;

Consultoria Ténica;

Orientação na introdução de kits de robótica educacional;

Utilização de projetos baseado na “Pedagogia da Sucata”;

Desenvolvimento de projetos de acordo com a necessidade, tamanho da organização e prazo, com flexibilidade de contrato;

Treinamento de profissional;

Disponibilidade de professores para consultas;

Fornecimento de material didático.

(6)

PROPOSTA DE SERVIÇOS

EQUIPE RESPONSÁVEL NOME + FORMAÇÃO

CONTATOS

Referências

Documentos relacionados

Os resultados demonstraram que os eventos que apresentaram menos ou nenhum sintoma, foram aqueles que apresentaram população inferior do patógeno em relação a planta tipo

O direito a cidades sustentáveis é, de fato, o direito fundamental das populações urbanas. Daí podermos assegurar que esse direito que deve configurar-se como

Para que o modelo ITIL seja capaz de implementar todos os objetivos de controle apresentados pela norma ISO 17799 e pelo modelo COBIT para os níveis operacional

19 Como objetivos secundários buscou-se verificar a concordância entre Ortodontistas, Dentistas e Leigos ao classificarem sorrisos como agradáveis ou desagradáveis com

Vistos etc. MS PROMOÇOES, EVENTOS E PRODUÇOES LTDA, qualificado na inicial, propôs a presente AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO contra ECAD – ESCRITÓRIO CENTRAL DE ARRECADAÇÃO

dores DPD disponíveis e observou-se que não são apropriados para problemas de engenharia, como por exemplo o microreator de biodisel apresentado (H ORTA E F ILHO , 2012), por

4 – Tratamento – o tratamento geralmente é ineficaz, pois não se conhece ainda uma medicação específica eficiente, porém, a Anfotericina B e o Miconazole injetados de

5.13 Para a 3ª Etapa – Entrevista, serão convocados os 3 (três) candidatos com maior pontuação, para cada vaga, ou todos se em menor número, e desde que não eliminados, que