Curriculum vitae. José António Bettencourt. Formação académica

Texto

(1)

Curriculum vitae

José António Bettencourt

Dados Pessoais

Endereço: Rua da Gingeira, São Mateus 9950-502 Madalena

Telefone: 962851508

E-mail: jbettencourt.cham@gmail.com gingeira28@gmail.com

Formação académica 2008

Mestrado em Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a média final de 18 valores e 19 na dissertação com o título: A nau Nossa Senhora da Luz (1615) no contexto da carreira da Índia e da escala dos Açores: uma abordagem histórico – arqueológica, orientada pela Prof. Doutora Rosa Varela Gomes.

2005/ 2006

Curso Pós-Graduado de Especialização em Geoarqueologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com a média final de 17 valores.

2003/ 2005

Parte curricular do Mestrado em História e Arqueologia da dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (séculos XV – XVIII), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a média final de 17 valores.

1998/ 2001

Licenciatura em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com média de 15 valores.

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais - Desde Junho de 2014 – coordenador institucional do Centro de Ciência do Observatório do Mar dos Açores.

- Fevereiro de 2014 até à actualidade: Docente da cadeira de Introdução à Arqueologia Náutica e Subaquática da licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

- Outubro de 2011 até à actualidade: Bolseiro de Doutoramento da FCT com o tema Os naufrágios na baía de Angra (ilha Terceira, Açores): uma aproximação arqueológica aos navios ibéricos e ao porto de Angra nos séculos XVI e XVII (SFRH/BD/68443/2010).

- Agosto de 2006 a Outubro de 2011: arqueólogo, com a direcção dos trabalhos de arqueologia efectuados pelo Centro de História de Além-Mar (CHAM) no âmbito dos projectos PIAS, Um navio ibérico para o Atlântico e no quadro da minimização da empreitada Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas.

- Novembro de 2001 a Abril 2009: arqueólogo avençado do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), com funções na investigação (nomeadamente nos projectos Ria de Aveiro A, Ria de Aveiro F, ProArade, Machu ou Berlengas) em processos oficiais de gestão de trabalhos e sítios arqueológicos (participação em comissões de avaliação de impacte ambiental na

(2)

na verificação, registo e monitorização do património cultural subaquático em Portugal continental) e em programas de formação e sensibilização junto de escolas, mergulhadores e público em geral;

- Outubro de 2000 a Outubro de 2001: técnico de arqueologia avençado do CNANS com trabalho no registo arqueográfico por desenho dos destroços do navio Ria de Aveiro A (arqueólogo responsável – Dr. Francisco Alves);

- Março a Junho de 2000: técnico de arqueologia para o CNANS nos trabalhos de prospecção arqueológica efectuados no âmbito da construção do Porto de Abrigo de Albufeira e das obras de construção do Terminal de Contentores / Plataforma Multimodal do Porto de Setúbal.

Áreas de actividade científica

- Arqueologia Marítima - particularmente o estudo de vestígios submersos de fundeadouros e navios utilizados na navegação oceânica.

- Construção naval para a navegação oceânica;

- Paisagens culturais marítimas;

- Processos naturais e culturais de formação do registo arqueológico.

- Outros interesses: cerâmicas modernas; Sistemas de Informação Geográfica; arqueologia subaquática; fotografia arqueológica subaquática.

Participação em projectos

-2012-2015 - Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aproximação ao património cultural subaquático do estuário do rio Arade - como co-director do projecto e co-responsável pelos trabalhos arqueológicos.

-2011-2015 ProCASC: Estudo, valorização e monitorização do complexo Arqueológico Subaquático de São Julião Barra - Carcavelos (financiado pela Câmara Municipal de Cascais) - como director do projecto e responsável pelos trabalhos arqueológicos.

-2011-2015 - Nossa Senhora da Luz (NSL). Uma contribuição para o estudo do património da baía de Porto Pim, da Carreira da Índia e da escala dos Açores no século XVII – como director do projecto e responsável pelos trabalhos arqueológicos.

-2010-2015 - Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII (financiado pela FCT PTDC/HIS-ARQ/104084/2008) – como responsável pelos trabalhos arqueológicos subaquáticos e pelo estudo do casco do navio Angra D.

- 2008-2009 - EU Culture 2000 project MACHU – Managing Cultural Heritage Underwater – como membro da equipa portuguesa - website - http://www.machuproject.eu/index.html.

- 2008-2015 - Arqueologia Subaquática no âmbito da requalificação da frente marítima da Horta (Faial), prestação de serviços à Somague Ediçor – Engenharia, à Direcção Regional de Cultura/

Governo dos Açores e à Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental - como director e responsável pelos trabalhos arqueológicos.

- 2007-2011- Portugal e o Sul de Marrocos. Contactos e confrontos, séculos XV a XVIII (financiado pela FCT (PTDC/HAH/71027/2006) – como membro da equipa de arqueologia – website http://cham.fcsh.unl.pt/portugalemarrocos.html.

- 2006-2010 – PIAS - Projecto de Investigação Arqueológica Subaquática da baía de Angra do Heroísmo (estudo dos sítios arqueológicos subaquáticos Angra A, B, D, E e F) - financiado pelo Governo dos Açores - como responsável pelos trabalhos arqueológicos - website http://cham.fcsh.unl.pt/pias/index.htm;

- 2002-2004 - Projecto de caracterização sítio de naufrágio da nau “Nossa Senhora da Luz” – desenvolvido pela associação Arqueonova e financiado pela Câmara Municipal da Horta, como director do projecto e responsável pelos trabalhos arqueológicos.

(3)

- 2002 - ProArade – desenvolvido pelo CNANS - como co-responsável pelo registo, escavação e estudo dos sítios Arade B e C.

- 2000-2005 - Rava 2000 (financiado pela FCT – POCTI 34922/HAR/2000) - como co-responsável pela escavação e estudo da carga cerâmica;

Experiência na orientação e ensino

- Entre Maio e Julho de 2010 e entre Setembro e Outubro de 2011 – docente do módulo de arqueologia marítima e subaquática da cadeira de História Marítima, do Curso de Especialização Tecnológica (CET) de operador marítimo turístico da Universidade dos Açores.

- Aulas pontuais, como conferencista convidado, no “Mestrado em História da Náutica e Arqueologia Naval” da Universidade Autónoma de Lisboa, no “Curso de Pós-graduação em Arqueologia Subaquática” do Instituto Politécnico de Tomar/ Universidade Autónoma de Lisboa, no Mestrado em Arqueologia da Faculdade de Ciências e Humanas da Universidade de Lisboa, no intercâmbio entre o Centro de História de Além-Mar e a Universidade Pablo Olavide (Sevilha).

- Orientação de estágios de campo de alunos (licenciatura, pós-graduação, cursos de especialização tecnológica e mestrado) da Universidade do Minho, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade dos Açores, da Universidade Autónoma de Lisboa/ Instituto Politécnico de Tomar nos diversos projectos referidos, nomeadamente na escavação dos sítios Ria de Aveiro A e Arade B e C e no estudo dos sítios Angra B, Angra F e Angra D.

- Entre 2003 e 2004 - Instrutor de Cursos de Introdução à Arqueologia Náutica e Subaquática promovidos pelo CNANS e pela Nautical Archaeology Society (NAS).

Prémios e distinções

- 2010 - Quadro de honra da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa como Melhor Mestre em Arqueologia do ano 2009.

Edição de livros

- BETTENCOURT, J.; DÂMASO, C.; PORTEIRO, F. e BRUNO, J. (2013) – Histórias que vêm do mar, Angra do Heroísmo: Governo Regional dos Açores, Museu de Angra do Heroísmo, Observatório do Mar dos Açores, Centro de História de Além-Mar.

- TEIXEIRA, A. e BETTENCOURT, J. (2012) - Velhos e Novos Mundos. Estudos de Arqueologia Moderna, 2 vols., Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

Capítulos de livros, artigos científicos em revistas e actas de congressos

- FONSECA, Cristóvão; BETTENCOURT, José e QUILHÓ, Teresa (no prelo) – “A ship timber from D. Luis I Square (Lisbon, Portugal): rare evidence of a Roman ship in the Portuguese coast?”.

IKUWA V. Cartagena: Museo Nacional de Arqueología Subacuática.

- FONSECA, Cristóvão; BETTENCOURT, José; BRAZÃO, Alexandre; CHOUZENOUX, Christelle;

PINTO Marco; SILVA Tiago; CARVALHO, Patrícia; COELHO, Pinto and FREIRE, Jorge (no prelo) – “Boa Vista 1 and Boa Vista 2: first data on two Early Modern ships discovered in Lisbon (Portugal)”. IKUWA V. Cartagena: Museo Nacional de Arqueología Subacuática.

- CARVALHO, P., BETTENCOURT, J. e COELHO, I. (no prelo) – “A navegação na Ria de Aveiro na época moderna: arqueologia subaquática e marcas na paisagem”, in Actas das 8ª Jornadas de História Local – Património Documental, Aveiro.

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (no prelo) – “O triângulo Faial- Pico-São Jorge como paisagem cultural marítima insular (séculos XVI a XX): uma primeira aproximação”, in Actas do

(4)

Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana nos seculos XV a XX, Horta, Núcleo Cultural da Horta, CMH e CHAM.

- BETTENCOURT, J. (2013) - “Angra B, un probable naufrágio español del siglo XVI en la baia de Angra (Terceira, Açores): resultados de una investigacion en curso, in I Congreso de Arqueología Náutica y Subacuática Española, Cartagena: Secretaría General Técnica, pp. 244-255.

- FRAGA, T. e BETTENCOURT, J. (no prelo) - “Angra D (Azores, Portugal): Study and reconstruction of an Iberian wreck”, in International Symposium on Boat and Ship Archaeology, Amesterdão, Holanda, Outubro de 2012.

- BETTENCOURT, J. (no prelo) - “The 16th century iberian ship Angra B (Azores, Portugal): a pre- disturbance survey”, in International Symposium on Boat and Ship Archaeology, Amesterdão, Holanda, Outubro de 2012.

- BETTENCOURT, J. (no prelo) - "O potencial arqueológico do património cultural subaquático dos Açores. Os casos de Angra e Horta", Actas do III Encontro Internacional de Arqueologia das Ilhas da Macaronésia, Angra do Heroísmo, Novembro de 2011.

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (no prelo) – “Arqueología de la navegación oceánica moderna: una aproximación a tres sitios de naufragio en el archipiélago de las Azores Portugal)”, in Actas do Symposium Internacional Gentes del Mar. História y Arqueología en el litoral del Arco Atlântico, Oviedo.

- FONSECA, C., BETTENCOURT, J. e QUILHÓ, T. (2013) – “Entalhes, mechas e cavilhas:

evidências de um navio romano na Praça D. Luís I (Lisboa)”, in J. M. Arnaud, A. Martins e C.

Neves (eds.), Arqueologia em Portugal. 150 anos, Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, pp. 1185-1191.

- BETTENCOURT, J. et al. (2013) - “O papel dos Centros de Investigação na devolução do património cultural subaquático à sociedade: experiência da equipa do CHAM”, in Actas da V Conference of Jóvenes en Investigácion Arqueológica «archaeology for the XXI century», pp.245- 249.

- BETTENCOURT, J. (2012) – “Arqueologia de salvamento em contextos subaquáticos:

abordagem preliminar ao caso da baía da Horta (Faial, Açores)”, in Actas das IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica, Promontoria Monográfica 16, Faro: Universidade do Algarve, pp. 49-55.

- CARVALHO, P. e BETTENCOURT, J. (2012) – “Ria de Aveiro A, o navio da cerâmica:

salvaguarda e preservação de um sítio de naufrágio”, in Actas das IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica, Promontoria Monográfica 16, Volume II, Faro: Universidade do Algarve, pp. 131-136.

- CARVALHO, P. e BETTENCOURT, J. (2012) - "De Aveiro para as margens do Atlântico. A carga do navio Ria de Aveiro A e a circulação de cerâmica na época moderna”, Teixeira, A. e Bettencourt, J. (eds.), Velhos e Novos Mundos. Estudos de Arqueologia Moderna, Volume 2, Lisboa: Centro de História de Além-Mar, pp. 733-746.

- BETTENCOURT, J. (2011) – “Angra B e Angra F (Terceira, Açores): dois navios ibéricos modernos para a navegação oceânica”, in Actas do Colóquio Internacional “A Herança do Infante”, Lagos: Câmara Municipal de Lagos / Centro de Estudos dos Povos e das Culturas de Expressão Portuguesa FCH/UCP e Centro de História de Além-Mar FCSH/UNL/UAç, pp. 217-235.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P. (2011): O estudo da carga do navio Ria de Aveiro A (Ílhavo) – Resultados preliminares dos trabalhos de escavação de 2002/2003, in Nuno Bicho (ed.), Actas do IV Congresso de Arqueologia Peninsular: História, Teoria e Método da Arqueologia, Faro:

Centro de Estudos de Património. Departamento de História, Arqueologia e Património/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, pp. 95-104.

(5)

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (2010) – “A história submersa na baía da Horta: resultados preliminares dos trabalhos arqueológicos no “naufrágio do marfim” (primeiro quartel do século XVIII)”, in Actas do V Colóquio "O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XIX", Horta:

Núcleo Cultural da Horta, pp. 139-152.

- BETTENCOURT, J, (2009) – “Arqueologia marítima da Ria de Aveiro: uma revisão dos dados disponíveis”, in Octávio de Lixa Filgueiras, Arquitecto de Culturas Marítimas, Lisboa: Âncora Editora, pp. 165-188;

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P. e FONSECA, C. (2009) - “The PIAS Project (Terceira Island, Azores, Portugal) - Preliminary results of a historical-archaeological study of a transatlantic port of call”, Skyllis 9.1, Deguwa, pp. 62-70.

- BETTENCOURT, J.e CARVALHO, P. (2009) - “Die Ladung des Wracks Ria de Aveiro A (Ílhavo, Portugal) Vorläufige Gedanken zum historischen und kulturellen Kontext”, Skyllis 9.1, Deguwa, pp.

42-53.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P. (2009), “Arqueologia marítima na baía de Angra (Angra do Heroísmo, Terceira: enquadramento e resultados preliminares do projecto PIAS”, Arqueologia Moderna e Contemporânea 1, Funchal: CEAM, pp. 69-91.

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (2009) – “A carga de cerâmica do navio Ria de Aveiro A (Ílhavo, Portugal)”, in Juan Zozaya Stabel-Hansen, Manuel Retuerce Velasco, Miguel Ángel Hervás Herrera e Antonio De Juan García (eds.), Actas del VIII Congreso Internacional de Cerámica Medieval en el Mediterráneo, Ciudad Real: Asociación Española de Arqueología Medieval, pp. 947-954.

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (2008) – “Novos dados sobre o sítio Ponta do Altar B (Lagoa): um naufrágio da primeira metade do século XVII na embocadura do Rio Arade”, XELB 8, Actas do 5º Encontro de Arqueologia do Algarve, Silves: Câmara Municipal de Silves, pp. 337-354.

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (2008) – “A carga do navio Ria de Aveiro A (Ílhavo, Portugal): uma aproximação preliminar ao seu significado histórico-cultural”, in Actas de la 13ª Reunión Internacionall de Historia de la Nautica y de la Hidrografia. Cuadernos de Estudios Borjanos, L-LI, Borja: Centro de Estudios Borjanos e Instituición Fernando el Católico, pp. 257-287.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P., CALEJA, P. e ALVES, F. (2007) – “O sítio arqueológico subaquático Arade B” in XELB 6. Actas do 3º Encontro de Arqueologia do Algarve, Silves: Museu Municipal de Arqueologia – Câmara Municipal de Silves, vol. II, pp. 257-274.

- BETTENCOURT, J., (2005-2006) Os vestígios da nau Nossa Senhora da Luz: resultados dos trabalhos arqueológicos, Arquipélago – História, 2ª série, IX-X, pp. 231-273.

- BLOT, J-Y., PATA, A., SALMINEM, M., CALEJA, P., et. al. (2005) – “O Fundeadouro da Berlenga”, Actas do Congresso a Presença Romana na Região Oeste, Câmara Municipal do Bombarral, pp. 31-55.

Outras publicações de carácter científico

- SARRAZOLA A., BETTENCOURT, J. el al. (2013) – “Notícias dos Últimos Achados Arqueológicos na Zona Ribeirinha de Lisboa. Evidências de uma vocação marítima milenar”, in Almadan, 18, pp. 171-172.

- SARRAZOLA A., BETTENCOURT, J. e TEIXEIRA, A. (2013) – “Lisboa Ribeirinha: evidências arqueológicas de uma vocação marítima milenar”, RP - Revista Património, nº 1, Lisboa: DGPC, pp. 141-146.

(6)

- RODRIGUES, J. D. e BETTENCOURT, J. (2008) – PIAS – Projecto de intervenção arqueológica subaquática nos sítios Angra A, Angra B, Angra D, Angra E e Angra F (Terceira), Anais de História de Além-mar IX, Lisboa: Centro de História de Além-Mar, pp. 475-481.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P., FONSECA, C. e COELHO, I. (2008) - "Componente Patrimonial do Estudo de Impacte Ambiental. Ordenamento do Porto da Horta 1.ª Fase - Requalificação da Frente Marítima da Horta (Ilha do Faial, Açores)", Anais de História de Além-Mar IX, Lisboa: Centro de História de Além-Mar, pp. 482-485.

- TEIXEIRA, A., CARAMELO, F. e BETTENCOURT, J. (2008) – “Centro de História de Além-Mar:

acções do Grupo de Arqueologia em 2008”, Al-Madan, nº. 16, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, pp. 166-167.

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (2008) - "Introduction in the Portuguese Test Areas: The Aveiro Lagoon System", MACHU Report nº1, Amersfoort: Culture 2000, pp. 32-33.

- CARVALHO, P. e BETTENCOURT, J. (2007) – “A cerâmica de uso quotidiano na carga do navio Ria de Aveiro A”. Comunicação no V Colóquio de Recriação Histórica de Óbidos, Óbidos: Centro de Interpretação da Recriação Histórica de Óbidos.

- BETTENCOURT, J. e CARVALHO, P. (2006) – “A fase final de intervenção no sítio arqueológico subaquático Ria de Aveiro A no âmbito do projecto RAVA 2000 (Ílhavo, Portugal)” in Al-madan, nº 14, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, pp. 144-145.

- ALVES, F., BETTENCOURT, J., CALEJA, P., et. al. (2006) – “As campanhas de 2002-2003 no âmbito do projecto ProArade. Ponto de situação”, in XELB 5, Actas do 2º Encontro de Arqueologia do Algarve, vol. II, Silves: Museu Municipal de Arqueologia – Câmara Municipal de Silves, pp. 279- 282.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P. e FONSECA, C. (2006) "Projecto PIAS: resultados dos trabalhos de 2006 [em linha], Almada, Al-Madan – Adenda Electrónica no n.º 14, Centro de Arqueologia de Almada. [Consultado a 15 de Junho de 2007] Disponível em URL:

http://almadan.cidadevirtual.pt/AdendaElectronica%20(geral).htm.

- PINTO, A., BETTENCOURT, J. e SILVÉRIO, S. (2003) – “Arqueonova: trabalhos arqueológicos", in Al-madan, nº. 12, Almada: Centro de Arqueologia de Almada, pp. 174-176.

Relatórios científicos

- BETTENCOURT, J. et al. (2014) – “Dragagem da bacia de manobra do terminal de passageiros do Porto da Horta, à Cota de -8.5m (ZH)” - relatório dos trabalhos subaquáticos realizados em 2013 no sítio BH-006”, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. (2014) - Um navio ibérico para o Atlântico: relatório dos trabalhos subaquáticos realizados durante a campanha de 2011, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. et al. (2013) - Relatório do registo e avaliação dos navios Boa Vista 1 e Boa Vista 2, descobertos durante a construção da Nova Sede Corporativa do Grupo EDP (Avenida 24 de Julho, Lisboa), Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- FONSECA,C. e BETTENCOURT, J. (2013) Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aproximação ao património cultural subaquático do estuário do rio Arade - Relatório da campanha realizada em 2012 nos sítios Arade B e Ponta do Altar B, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J e FONSECA, C. (2012) – “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório das sondagens de avaliação do sítio BH-003, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J., SILVA, T. e GONÇALVES, P. (2012) – “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – inventário dos materiais arqueológicos localizados até Novembro de 2011, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. (2012) – “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório das sondagens de avaliação das anomalias magnéticas localizadas na zona de dragagem, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

(7)

- BETTENCOURT, J. (2010) – “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório dos trabalhos de prospecção geofísica, Lisboa:

Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J., SILVA, T. e BRAZÃO, A (2010) – “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório do acompanhamento arqueológico das dragagens efectuadas entre 6 de Agosto de 2009 e 24 de Março de 2010, Horta:

Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. e SILVA, T. (2010) – Relatório dos trabalhos arqueológicos efectuados no âmbito do EIA - Terminal de Cruzeiros de Angra do Heroísmo, Relatório Técnico para a empresa Investigação Arqueológica Subaquática (IAS) entregue à Direcção Regional da Cultura, texto policopiado.

- BETTENCOURT, J. com colaborações de Carvalho, P. e Pinto, I. (2010) – Projecto PIAS – relatório preliminar da campanha de 2008, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. (2009) - Projecto PIAS – relatório da campanha de 2007, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. e GONÇALVES, P. (2009) – “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – memorando sobre os materiais arqueológicos localizados até Outubro de 2009), Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. (2009) – “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório sumário da 2ª fase dos trabalhos arqueológicos (Setembro e Outubro de 2009), Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. e SILVA, T. (2009) – Projecto de “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório do acompanhamento arqueológico das dragagens efectuadas entre 14 de Julho e 5 de Agosto, Horta: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. (2009) – Projecto de “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório sumário dos trabalhos arqueológicos efectuados em Junho e Julho, Horta: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J. (2009) – Projecto de “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – 1ª Fase. Obras Marítimas” – relatório preliminar dos trabalhos arqueológicos, Horta: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J., FONSECA, C., COELHO, I. e CARVALHO, P. (2008) - Relatório dos trabalhos de prospecção arqueológica efectuados no âmbito da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do Projecto “ORDENAMENTO DO PORTO DA HORTA – 1.ª Fase – Requalificação da frente MARÍTIMA DA HORTA”, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J., CALEJA, P. e CARVALHO, P. (2007) – Relatório da missão de recuperação de duas bocas de fogo em bronze no sítio Ponta do Altar B (Lagoa), Trabalhos do CNANS/DANS 43, Lisboa: IGESPAR IP.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P. e FONSECA, C. (2007) – Projecto PIAS - Relatório da campanha de 2006, Lisboa: Centro de História de Além-Mar.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P., com colaborações de João Coelho e Pedro Gonçalves (2005) - Projecto Ria de Aveiro A – 2000. Relatório científico final para a FCT, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P. e PINTO, I. (2005) - Relatório dos trabalhos efectuados em 2004 no âmbito do projecto Ria de Aveiro A 2000 (FCT), Trabalhos do CNANS 30, 2 volumes, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P., et al. (2003) - Relatório dos trabalhos desenvolvidos em 2003 no âmbito do projecto Ria de Aveiro A 2000 (FCT), Trabalhos do CNANS 14, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P. e CALEJA, P. (2003) - Relatório dos trabalhos efectuados em 2002 nos sítios Arade B2 e C no âmbito do projecto ProArade, Trabalhos do CNANS 11, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.

(8)

- BETTENCOURT, J. (2003) – Projecto de caracterização arqueológica do sítio de naufrágio da nau portuguesa Nossa senhora da Luz. Relatório da intervenção de 2002, Lisboa: Arqueonova.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P., et al. (2003) - Projecto Ria de Aveiro A – 2000 (FCT).

Relatório da campanha de 2002, Trabalhos do CNANS 08, vol. I, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.

- BETTENCOURT, J., CARVALHO, P., et al. (2003) - Projecto Ria de Aveiro A – 2000 (FCT).

Relatório preliminar de estudo das cerâmicas, Trabalhos do CNANS 08, vol. II, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.

- RODRIGUES, P., RODRIGO, R., BETTENCOURT, J., CALEJA, P. e GODINHO, J. (2002) - Missão de verificação em dois sítios arqueológicos de embarcações tradicionais do rio Tejo no Concelho da Moita., Trabalhos do CNANS 03, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.

- 2014 – Coordenador do 3º Encontro Arqueologia e o Mar, organizado pelo Centro de História de Além-Mar, realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no Museu de Marinha, nos dias 30 e 31 de Maio de 2014.

Organização de encontros em encontros científicos

- 2014 – Co-coordenador do Colóquio Internacional The wonderfuful battle of the Brig General Armstrong at Faial”, organizado pelo Observatório do Mar dos Açores, realizado na Horta no dia 27 de Setembro de 2014.

- 2014 – Coordenador do 3º Encontro Arqueologia e o Mar, organizado pelo Centro de História de Além-Mar, realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no Museu de Marinha, nos dias 30 e 31 de Maio de 2014.

- 2011 – Membro da comissão organizadora do Velhos e Novos Mundos. Congresso Internacional de Arqueologia Moderna, organizado pelo Centro de História de Além-Mar, realizado Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 6 a 9 de Abril de 2011.

Comunicações Comunicações orais em encontros científicos

2014

- Carvalho, P., Bettencourt, J. e Coelho, I. - A paisagem cultural e marítima da ria de Aveiro: uma aproximação à navegação na laguna através de fontes histórico-arqueológicas,8ª Jornadas de História Local – Património Documental, Aveiro, 21-22 de Novembro de 2014.

– “Salvaguardar porquê? 7 anos de minimização do impacto sobre o património cultural subaquático no âmbito da construção do novo terminal de passageiros do porto da Horta” in Colóquio internacional mar dos Açores, mar de Portugal, mar da Europa – Aprofundar o passado para projectar o futuro, Ponta Delgada, São Miguel – Açores, Novembro de 2014.

– “Coastal construction projects and rescue archaeology: the case of Horta bay (Azores, Portugal)”

in International Congress of Underwater Archaeology, Cartagena, Espanha, Outubro de 2014.

- Cristovão Fonseca, José Bettencourt et al. – “Boa Vista 1 and Boa Vista 2: two early modern ships discovered in Lisbon (Portugal)”, in International Congress of Underwater Archaeology, Cartagena, Espanha, Outubro de 2014.

- Patricia Carvalho, José Bettencourt, Inês Coelho – “The maritime cultural landscape of the Aveiro lagoon in the early modern period: a first aproach”, in International Congress of Underwater Archaeology, Cartagena, Espanha, Outubro de 2014.

- Carla Dâmaso e José Bettencourt - "Histories that come from the Sea"- a traveling and growing exhibition on the underwater archaeological cultural heritage of the Azores islands (Portugal)” in International Congress of Underwater Archaeology, Cartagena, Espanha, Outubro de 2014.

- “O registo arqueológico de um porto Atlântico: a Horta do século XIX”, Colóquio The wonderfuful battle of the Brig General Armstrong at Faial, Horta, 27 de Setembro de 2014.

(9)

- Tiago Silva, Patrícia Carvalho, José Bettencourt, Alexandre Brazão, Christelle Chouzenoux, Cristóvão Fonseca, Marco Pinto e Joana Amorim, “Profun - levantamento e estudo do património subaquático do litoral do Funchal (Madeira) – primeiros resultados”, 3º Encontro Arqueologia e o Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 30 de Maio de 2014.

- José Bettencourt, André Teixeira, Catarina Garcia, Christelle Chouzenoux, Cristóvão Fonseca, Inês Coelho, João Pedro Tereso, Marco Pinto, Rocío Astrid Bernal Garzón, Tiago Fraga e Tiago Silva “Um navio ibérico para o Atlântico: uma revisão de Angra D, um provável naufrágio espanhol do primeiro quartel do século XVII (Angra do Heroísmo, Açores)”, 3º Encontro Arqueologia e o Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 30 de Maio de 2014.

- Cristóvão Fonseca e José Bettencourt, “Arade B: novos dados sobre um sítio de época romana e moderna no estuário do rio Arade”, 3º Encontro Arqueologia e o Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 30 de Maio de 2014.

- Bettencourt, J. e Carvalho, P. – “O triângulo Faial- Pico-São Jorge como paisagem cultural marítima insular (séculos XVI a XX): uma primeira aproximação”, O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX, Horta, Núcleo Cultural da Horta, CMH e CHAM, 18 a 20 de Maio de 2014.

- “Vestigios arqueológicos subacuáticos como Patrimonio Nacional: oportunidades y debilidades de la experiencia portuguesa”, XVII edición de Cátedra Europa - Universidad del Norte, 19 de Março de 2014.

2013

- “Archéologie subaquatique au Portugal et au Maroc: expériences et potentiel”,7éme Rencontre sur l’histoire et le Patrimoine Maroco-Portugais, Fez, Marrocos, 6 a 8 de Dezembro de 2013.

- “O património arqueológico subaquático e a minimização de impactes ambientais – o caso da baía da Horta”, Conhecer o Mar dos Açores III, Fórum de apoio à decisão, Direcção Regional dos Assuntos do Mar, Horta, 19 de Setembro de 2013.

- “Angra B, un probable naufrágio español del siglo XVI en la baia de Angra (Terceira, Açores):

resultados de una investigacion en curso” I Congreso de Arqueología Náutica y Subacuática Española, Cartagena, Março.

- José Bettencourt, Alexandre Sarrazola, Patrícia Carvalho, Marta Macedo, Jorge Freire, Teresa Alves de Freitas, Rui Nascimento, Cristóvão Fonseca, Tiago Silva e Inês Coelho, “Boa Vista 1 e 2 (Lisboa). Dois navios do século XVII na Nova Sede Corporativa da EDP”, Colóquio ERA 11, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 16 de Fevereiro de 2013

- “Arqueologia Marítima no Centro de História de Além-Mar: balanço de seis anos de actividade”- II Colóquio Arqueólogos e Arqueologia do Mar - Marinha/CINAV/Escola Naval, 23 de Janeiro.

- “A primeira campanha de escavação do sítio de naufrágio Angra B (Terceira, Açores): resultados preliminares”- II Colóquio Arqueólogos e Arqueologia do Mar - Marinha/CINAV/Escola Naval, 23 de Janeiro.

- com Teixeira. A,; Garcia, C.; Chouzenoux, C.; Coelho, I.; Pinto, M.; Fraga, T.; Silva, T., “An Iberian ship for the Atlantic: a reassessment of Angra D, a probable 17th century Spanish shipwreck (Azores, Portugal)”, SHA 2013 Conference on Historical and Underwater Archaeology.

Leicester, 9 a 12 Janeiro.

2012

- com T. Fraga, T. “Angra D (Azores, Portugal): Study and reconstruction of an Iberian wreck”, International Symposium on Boat and Ship Archaeology, Amesterdão, Holanda, Outubro.

- “O quotidiano a bordo dos navios da expansão europeia (sécs. XVI-XVIII): uma aproximação a partir da arqueologia”, V Colóquio “O Património Cultural Imaterial e Material de Machico: O Mar, a Terra e as Gentes”, Machico, Maio.

- "Será a arqueologia subaquática uma Ciência do Meio Aquático?”, II Jornadas da Ciência e Tecnologia Aquáticas, Porto: Universidade do Porto, 2 a 4 de Março.

(10)

- "O potencial arqueológico do património cultural subaquático dos Açores. Os casos de Angra e Horta", III Encontro Internacional de Arqueologia das Ilhas da Macaronésia, Angra do Heroísmo, 13 e 14 de Novembro de 2011.

– “Arqueologia de salvamento em contextos subaquáticos: o caso da baía da Horta (Faial, Açores), V Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica, Faro: Universidade do Algarve, 11 a 13 de Maio.

- com H. Pires - "Navios e outros «restos»: aproximações ao património da baía de Angra e à navegação da época moderna”, Velhos e Novos Mundos. Congresso Internacional de Arqueologia Moderna, Lisboa: Centro de História de Além-Mar, 6 a 9 de Abril.

- com P. Carvalho - "De Aveiro para todas as margens do Atlântico: a carga do navio Ria de Aveiro A no seu contexto histórico e cultural, Velhos e Novos Mundos. Congresso Internacional de Arqueologia Moderna, Lisboa: Centro de História de Além-Mar, 6 a 9 de Abril.

- com A. Teixeira e A. Karra - "O Baluarte do Raio (Azamor): arqueologia de uma fortificação manuelina em Marrocos”, Velhos e Novos Mundos. Congresso Internacional de Arqueologia Moderna, Lisboa: Centro de História de Além-Mar, 6 a 9 de Abril.

2010

- "Angra (Terceira, Açores) na navegação oceânica moderna: o registo arqueológico.”, Colóquio Internacional: Portugal na confluência das rotas comerciais, Lisboa: Centro de História de Além- Mar, 3 e 4 de Dezembro.

- Jessica Hallett, “Colour and the Portuguese Expansion: research in progress”, com contribuições de Luísa Penalva (“The Belém Monstrance”); Inês Pinto Coelho (“Chinese Blue and White”); José Bettencourt (“Underwater Archaeology”); Alexandre Pais (“Faience Production in Lisbon”); Carla Alferes Pinto (“White and Painted Ivories”); Maria João Ferreira (“Chinese Textiles”), Alexandra Curvelo (“Textiles and Colour in Japanese Art”), Congresso internacional Dyes in History and Archaeology, 29, Lisboa: CHAM-FCSH e DCR/REQUIMTE-FCT, Universidade Nova de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian, 11 a 12 de Novembro.

- "Angra B e Angra F (Terceira, Açores): dois navios ibéricos para a navegação oceânica quinhentista”, Colóquio Internacional: A Herança do Infante, Lagos: Câmara Municipal de Lagos/

Centro dos Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa – UCP/ Centro de História de Além-Mar - UNL-UA10, 10 a 12 Novembro.

- com P. Carvalho - "A história submersa na baía da Horta: resultados preliminares dos trabalhos arqueológicos no "naufrágio do marfim" (século XVIII), V Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana, Horta: Núcleo Cultural da Horta e Câmara Municipal da Horta, 17 a 20 de Maio.

2009

- com P. Carvalho: "La arqueologia de la navegación transoceânica moderna: sítios de naufragio en el archipiélago de las Azores (Portugal), Conferência apresentada na Universidade de Oviedo e no Museu Marítimo das Astúrias no simpósio internacional Gentes del Mar. Historia y Arqueologia en el litoral del Arco Atlântico, Luanco-Espanha, 16 a 18 de Dezembro .

2008

- "Arqueologia Marítima da Ria de Aveiro: uma revisão dos dados disponíveis", Colóquio Internacional Lixa Filgueiras, arquitecto de culturas marítimas, Ílhavo: Museu Marítimo de Ílhavo, 17 e 18 de Novembro.

2007

- com P. Carvalho: "The Ria de Aveiro A shipwreck site (Ílhavo, Portugal): an archaeological contribution for the study of post-medieval navigation and trade", Poseidons Reich XII, Colónia- Alemanha, 8 a 11 de Fevereiro.

(11)

2006

- com P. Carvalho e F. Alves: "O navio Ria de Aveiro A: contributo para o estudo da navegação e do comércio marítimo no período da Expansão", XIII Reunião da Comissão Internacional da História da Náutica e Hidrografia, Borja: Centro de Estudios Borjanos, 6 a 9 de Novembro.

2005

- com P. Carvalho: "A escavação da carga do navio Ria de Aveiro A (Ílhavo). Resultados dos trabalhos de 2004 e 2005", Jornadas de Arqueologia Medieval e Moderna de Castelo Novo, Castelo Novo, 27 de Agosto 2005.

- “Os vestígios da nau Nossa Senhora da Luz: um naufrágio da carreira da Índia nos Açores do período Filipino ”, Jornadas de Arqueologia Medieval e Moderna de Castelo Novo, Castelo Novo, 27 de Agosto 2005.

- “Os projectos de estudo da nau de Nossa Senhora da Luz e do navio Angra D: contributo arqueológico para a história da expansão portuguesa”, Colóquio As ilhas na confluência e difusão de culturas, Praia da Vitória: Centro de História de Além-Mar, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores e Câmara Municipal da Praia da Vitória, 24 a 26 de Novembro.

2004

- com P. Carvalho: “A segunda fase do projecto Ria de Aveiro A. Resultados dos trabalhos de 2002/2003”, IV Congresso de Arqueologia Peninsular, Faro, 14 a 19 de Setembro.

Comunicações em painel científico ("poster")

2014

- Tiago Silva e José Bettencourt – “Baía da Horta 3 (Faial island, Azores, Portugal) - the canons site”, International Congress of Underwater Archaeology, Cartagena, Espanha, Outubro de 2014.

2013

– “The “ivory wreck”: a probable 18th century British shipwreck in Faial island (Azores, Portugal)” - Society for Historical Archaeology Annual Conference 2013, Leicester, Inglaterra, entre 9 e 12 de Janeiro.

2012

- “The 16th century iberian ship Angra B (Azores, Portugal): a pre-disturbance survey ” - International Symposium on Boat and Ship Archaeology, Amesterdão, Holanda, Outubro.

2009

- com A. Teixeira: "Sail and fortify: a research program for Portuguese overseas expansion archeeology (15th-18th centuries)", 15th Annual Meeting of the European Association of Archaeologists, Riva de Gardo, Trento, Itália, 15 a 20 de Setembro.

2007

- com P. Carvalho e P. Caleja: "Novos dados sobre o sítio Ponta do Altar B (Lagoa): um naufrágio do século XVII na embocadura do rio Arade", V Encontro de Arqueologia do Algarve, Silves, 25 a 27 de Outubro.

- com P. Carvalho e C. Fonseca: "The PIAS Project (Terceira Island, Portugal): preliminary results of an historical-archaeological study of a transatlantic port of call", Poseidons Reich XII, Colónia, Alemanha, 8 a 11 Fevereiro.

2006

(12)

- com P. Carvalho: "The ceramic cargo from Ria de Aveiro A (Ílhavo, Portugal)", VIII Congresso Internacional de Cerâmica Medieval no Mediterrâneo, UCL, Ciudad Real, Espanha, 27 Fevereiro a 3 de Março.

2005

- com P. Carvalho, P. Caleja e F. Alves: "Projecto ProArade – o sítio B", III Encontro de Arqueologia do Algarve, Silves, 20 a 22 de Outubro.

Outras conferências e comunicações orais 2012

– "Uma viagem pelo património cultural subaquático dos Açores através dos trabalhos do Centro de História de Além-Mar”, Lisboa: Centro Português de Actividades Subaquáticas, 9 de Março.

- com J. Freire e A. Fialho: "Resultados dos trabalhos desenvolvidos em 2011 no âmbito Carta Arqueológica Subaquática de Cascais”, Cascais: Museu do Mar de Cascais, 16 de Fevereiro.

2011

- "Onde há fumo há fogo: o que fazer com o património arqueológico subaquático”, Ciência no Bar – Bar do Teatro, Horta: Observatório do Mar dos Açores, 21 de Outubro.

2010

- "Arqueologia subaquática da baía de Angra (Terceira, Açores): novos dados e perspectivas de futuro", Lisboa: Associação de Arqueólogos Portugueses, 10 de Abril.

2009

- com J. Damião Rodrigues: "Arqueologia marítima da baía de Angra: resultados preliminares do projecto PIAS", Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 5 de Fevereiro.

2007

- com P. Carvalho: "A cerâmica de uso quotidiano na carga do navio Ria de Aveiro A". Colóquio de Recriação Histórica, Óbidos, 27 de Maio.

- com P. Carvalho: "A carga do navio Ria de Aveiro A", Workshop de Arquitectura Naval, Lisboa:

Museu Nacional de Arqueologia, 15 de Fevereiro.

2006

- com P. Carvalho: "A análise espacial do sítio Ria de Aveiro A. Objectivos e métodos", Workshop Os Vestígios Arqueológicos Subaquáticos da Época Romana dos Cortiçais - Peniche, Lisboa:

Instituto Português de Arqueologia, 4 Março.

2005

- "Os projectos ProArade e Ipssis: resultados e significado", I Jornada de Acompanhamento Arqueológico do CNANS, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia, 17 de Dezembro.

Outras actividades na área do património

2011 a 2014

– Co-coordenador da exposição itinerante “Histórias que vêm do Mar”- patente na Fábrica da Baleia de Porto Pim (Horta), no Arquivo e Biblioteca e Arquivo Regional de Ponta Delgada (Ponta Delgada), no Museu de Angra (Angra do Heroísmo), no Museu do Pico (São Roque) e no Museu de Marinha (Lisboa) – iniciativa conjunta do Observatório do Mar dos Açores, do Centro de História de Além-Mar, do Museu da Horta, do Museu de Angra e do Arquivo e Biblioteca e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

(13)

2008

- Consultor na avaliação de um naufrágio do século XVI de Xove (Galiza, Spain) com a empresa Argos, tendo também participado nos trabalhos arqueológicos.

2006

- Comissário científico da exposição "Um mergulho na História – o navio do século XV Ria de Aveiro A" - Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa.

Outras habilitações

- Curso de Posgrado La aplicación de las tecnologias de información geográfica en arqueologia, organizado em Mérida pelo Instituto de Arqueología-Mérida em colaboração com o Instituto de Patrimonio del CSIC, 54 horas de aulas presenciais em Fevereiro de 2011.

- Curso Internacional de Arqueología Náutica Mediterránea – Direcção de Xavier Nieto Prieto, ArcheoMed, CASC, Faculdad de Geografia e Historia de la Universidad de Barcelona | 12 a 23 de Novembro de 2007.

- Curso de Especialização de Análise Espacial de Dados para as Ciências Sociais e do Ambiente, realizado no Instituto Superior Técnico – 19 a 23 de Dezembro de 2005.

- Workshop APA, Mais além das tipologias: estudos arqueométricos em cerâmicas arqueológicas, Coimbra, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, 23 de Fevereiro de 2003.

- Curso de introdução ao software DSM efectuado pelo Dr. Nick Rule no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática em Junho de 2002.

- Curso de fotografia subaquática promovido pela Inaqua (instrutor Rui Guerra) em 2001.

- Cursos de introdução e avançado de fotografia promovidos pelo Núcleo de Fotografia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1998-1999.

- Seminário de Introdução à Arqueologia Náutica e Subaquática realizado pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática – Lisboa, 6 de Março a 29 de Maio de 1999.

- Carta de Marinheiro, Clube Naval de Lisboa, 1999.

- Caderneta de mergulho, Centro Português de Actividades Subaquáticas, 1998.

Lisboa, 15 de Julho de 2015,

José Bettencourt

Imagem

Referências

temas relacionados :