• Nenhum resultado encontrado

FÉRIAS DICAS & ATIVIDADES. DICA DE LEITURA - English / Português. A Volta Ao Mundo Em 80 Dias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FÉRIAS DICAS & ATIVIDADES. DICA DE LEITURA - English / Português. A Volta Ao Mundo Em 80 Dias"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA - English / Português

A Volta Ao Mundo Em 80 Dias

Já imaginou entrar no universo de Jules Verne? Com este livro interativo, da editora Estrela Cultural, as crianças irão se sentir como personagens dentro de uma incrível aventura de ficção científi- ca! Isso porque nesta edição de A Volta Ao Mundo Em 80 Dias, um clássico francês, o leitor será decisivo para os acontecimentos da história.

A obra é acompanhada por ele- mentos decisivos para o desenro- lar da trama, como uma ampulhe- ta, uma corda, um quebra-cabeça, um jogo de cartas e três brinque- dos para montar. Cabe aos leito- res fazer uso dessas ferramentas para ajudar Phileas Fogg a cum- prir seu grande desafio!

2

(2)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

A CASA DO TOPO DO EDIFÍCIO

O livro A Casa do Topo do Edifício fala sobre casas, vizinhos, cores e encontros. Nele, os jovens leito- res encontrarão um edifício que não foi planejado por engenheiros… Mas sim por escritoras! Por isso, não se assuste se a construção não respeitar as leis da engenharia. Lembre-se, os livros têm licença para subverter a lógica da física, não é mesmo?

No entanto, embora a construção do edifício não siga os padrões esperados, não é possível dizer o mesmo sobre a personalidade e o encontro dos seus personagens. Quem nunca conheceu alguém rosa de felicidade? Ou cinza de tristeza? O livro A Casa do Topo do Edifício faz uma engenho- sa metáfora entre cores e humores. Portanto, assim como o amarelo vira verde quando encontra o azul, uma pessoa cinza quando encontra uma pessoa rosa também muda de cor. Ou melhor, de humor!

2

(3)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

OS MOOMINS E O CHAPÉU DO MAGO

O livro Os Moomins e o Chapéu do Mago conta a história dos Moomins, criaturas mágicas da floresta. Nesta edição da coleção de Tove Jansson, acompanhamos a chegada da primave- ra no Vale, e os Moomins já estão pron- tos para a aventura! Moomintroll e seus amigos, Snufkin e Sniff, encontram o chapéu de Hobgoblin, uma criatura macabra. O chapéu é novo e brilhante, e está pronto para ser levado para casa.

Porém, eles logo percebem que aquele não é um chapéu normal: ele pode transformar qualquer coisa ou qualquer um em outra coisa! E, daí em diante, as aventuras malucas se sucedem, trazen- do consigo grandes descobertas.

2

(4)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

OS CARAS MALVADOS

A divertida e irreverente série Os Caras Malvados conta a história de um grupo de amigos: o Sr. Lobo, o Sr. Tubarão, o Sr. Cobra e o Sr. Piranha. Juntos, eles querem mudar sua reputação de caras

“malvados” e serem promovidos a heróis. Ou seja, querem provar que as aparências enganam. No entanto, os personagens acabam passando por aventuras hilárias e de tirar o fôlego!

Hoje, essa cativante saga para jovens leitores é composta por nove livros.

Sete deles já foram traduzidos para o português, e estão todos disponíveis na Loja Leiturinha. Vale muito a pena acompanhar a trajetória dos persona- gens do celebrado autor australiano Aaron Blabey e se divertir com suas personalidades autênticas!

2

(5)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

UM LENÇOS DE INFINITOS FIOS

O livro Um Lençol de Infinitos Fios conta a história de um grupo de adolescentes. Cada um deles vive uma realidade e vem de luga- res diferentes, mas todos possuem algo em comum. O que seria esse elemento capaz de unir realidades tão distintas?

Este livro infantojuvenil, que já foi enviado especialmente para os assinantes do Clube Leiturinha, mostra como é possível abordar de forma acessível aos jovens leitores temas tão sérios e atuais, como o caso da imigração e da crise de refugiados, por exemplo. Tudo isso sem cair no didatismo! É, assim, uma ótima oportunidade para expandir os hori- zontes das crianças mais velhas e começar a falar de problemáticas globais.

2

(6)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

PETER PAN, DE J.M. BARRIE

Quem é que nunca ouviu falar sobre o menino que simplesmente não queria crescer? As fascinantes aventuras cria- das por J.M. Barrie ganharam as telas dos cinemas e palcos em todo o mundo, com diversas adaptações. Todas as noites, Peter Pan se esconde no telhado dos Darling para ouvir as histórias que eles contam a seus filhos antes de dormir. Um belo dia, a fada Sininho, eterna compa- nheira de Peter, acaba se atrapalhando e entra no quarto. Assim, obriga o menino a também entrar e acordar as crianças.

Wendy, Michael e John ficam tão curiosos com os casos misteriosos de Peter que o acompanham até a Terra do Nunca, onde conhecem o perigoso Capitão Gancho, a princesa Tigrinha e muitos outros perso- nagens que acompanharão o imaginário do seu filho por toda a vida!

2

(7)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

CHARLOTTE'S WEB, DE E.B.

WHITE

Você por acaso conhece alguma das aventuras d'A menina e o porquinho? A turma da aranha Charlotte conquistou leitores de todas as idades e até ganhou o cinema com um filme homônimo, protago- nizado por Dakota Fanning. Na história, um porquinho bebê é quase morto por ser muito pequenino, mas acaba salvo pela menina Fern Arable, que cuida dele e lhe dá o nome de Wilbur. Quando Wilbur cres- ce, é separado de Fern e levado para uma fazenda. Lá, com dificuldade para fazer amigos, ele passa a conversar com uma pequena aranha chamada Charlotte, que salva o porquinho de vários apuros. No fim das contas, todos os animais da fazenda passam a se ajudar e se proteger.

2

(8)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

POLLYANNA, DE ELEANOR H.

PORTER

Publicado em 1913 e considerado um clássico da literatura infantojuvenil, Pollyanna conta a história da menina que ensina às pessoas o que chama de jogo do contente. Aos 11 anos, órfã e pobre, Pollyanna se muda de cidade para morar com uma tia rica e severa. Na nova vizinhança, ensina as pessoas a extraírem algo positivo de absolutamente tudo, mesmo do que é mais desagradável. A autora, Eleanor Porter, tinha origem presbiteriana e procurava disseminar valores cristãos, como a busca pelo amor, pelo bem e pela felicidade. Erroneamente, sociólo- gos passaram a usar o nome princípio de Pollyanna a comportamentos excessivamente positivos, sonhadores e quase alienados.

2

(9)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

THE TALE OF PETER RABBIT, DE BEATRIX POTTER

Esse livro infantil britânico conta a história de Peter, um coelhinho maroto e desobediente que é perseguido no jardim pelo Sr.

McGregor. Peter consegue esca- par a tempo de ser acalmado pela mãe, que o coloca na cama para dormir. Esse clássico da literatura inglesa foi escrito e ilustrado por Beatrix Potter, que após ter sido recusada por várias editoras por não ser uma mulher casada, publicou a obra sozinha. Em 1902, a Frederick Warne & Co. aceitou publicar o livro, que se tornou um verdadeiro sucesso. Ficou curioso com a história dessa talentosa escritora e ilustradora? Então aproveite para assistir ao filme Miss Potter, de 2006, dirigido por Chris Noonan e protagonizado por Renée Zellweger e Ewan McGregor. Você vai se apaixo- nar!

2

(10)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

DICA DE LEITURA

T HE SEC RET GARDEN, DE F R A N C E S H O D G S O N BURNETT

Publicado inteiramente em 1911, esse livro conta a história de Mary Lennox, uma menina criada de maneira imprudente pelos pais britânicos na Índia. Mantida longe dos pais, como um estorvo, Mary cresce mimada e egoísta. Uma epidemia de cólera então leva os pais de Mary e seus servos à mote, obri- gando a criança a viver com um tio carrancudo chamado Archibald Craven. Explorando a mansão, Mary faz amizade com Dickon, um jovem ajudante apaixonado pela natureza.

Em meio a muitas aventuras, eles encontram um jardim secreto e completamente esqueci- do. Passam então a lutar para revivê-lo.

Nessa missão, envolvem Colin, o superprote- gido filho do tio Archibald, que acredita estar gravemente doente. O livro mostra como o simples ato de semear um jardim pode fortale- cer relações familiares e promover a alegria em um lar.

2

(11)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

ATIVIDADES

VAMOS BRINCAR COM OS NÚMEROS?

2

(12)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

ATIVIDADES

2

(13)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

ATIVIDADES

2

(14)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

ATIVIDADES

2

(15)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

ATIVIDADES

2

(16)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

ATIVIDADES

2

(17)

DICAS &

ATIVIDADES

FÉRIAS

ATIVIDADES

2

Referências

Documentos relacionados

Pillão (2009) indica que o uso da música deixará os conteúdos mais significativos, criativos e, de fácil compreensão. As confecções nas atividades no ensino de matemática,

FUNÇÃO TEMPORÁRIA: TNS15 - TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR - CIÊNCIAS CONTÁBEIS Processo Seletivo Simplificado — EDITAL 002/2012.

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

As viagens tinham como principal razão: principal razão: as peregrinações/ culto dos lugares as peregrinações/ culto dos lugares

cordões’ espalhadas por toda a fazenda. As matas ciliares situam-se ao longo dos rios Miranda e Abobral, e também ao longo de seus corixos. Interessante salientar que essas áreas

A ordem decrescente da magnitude do efeito observado, para cada um desses fatores, em termos do rendimento, na transesterificação foi: concentração do catalisador > tipo

10h45 – 11h15 – Avaliação por imagem na adrenal e hipófise – Lucio Vilar / Radiologista 11h15 – 11h45 – Como interpretar uma densitometria óssea – João Lindolfo Borges (DF) /

O ponto importante, a meu ver, é que essa escola é ‘diferenciada’ não só porque se propõe sensível à diferença entre índios e brancos, expres- sa na oposição entre comunidade