• Nenhum resultado encontrado

Download/Open

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download/Open"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)DANIELA ROCHA. A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950. Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social São Bernardo do Campo, 2009..

(2) DANIELA ROCHA. A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950 Dissertação apresentada em cumprimento às exigências do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, para a obtenção do grau de Mestre. Orientador: Profº: Dr. Adolpho Queiroz. Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social São Bernardo do Campo, 2009..

(3) FOLHA DE APROVAÇÃO. A dissertação de mestrado sob o título “A campanha eleitoral de Getúlio Vargas no cinema em 1950” elaborada por Daniela Rocha, foi defendida e aprovada em 8 de abril de 2009 perante a banca examinadora composta por Profª Drª Cicília Peruzzo, Profª Drª Letícia Costa e Profº Dr Adolpho Queiroz.. Declaro que a autora incorporou as modificações sugeridas pela banca examinadora, sob a minha anuência enquanto orientador, nos termos do Art. 34 do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação.. Assinatura do Orientador: ................................................................................................... Nome do Orientador: Profº Dr. Adolpho Queiroz. Data: São Bernardo do Campo, .................. de .................................................... de 2009. Visto do Coordenador do Programa de Pós-Graduação: ..................................................... Área de concentração: Processos Comunicacionais. Linha de Pesquisa: Comunicação Massiva Projeto Temático: Propaganda Política.

(4) DEDICATÓRIA. A Deus; à minha pequena e eterna companheira Beatriz; ao meu marido, companheiro e amigo Lincoln; à minha super mãe Carmen; ao meu estimado pai Cícero; à minha irmã e amiga Jéssica; ao meu eterno orientador Adolpho; aos meus sempre tios Cláudio e Márcia; e aos meus primos-irmãos Rafa, Carol e Victor..

(5) “É amplamente reconhecido que os filmes refletem também as correntes e atitudes existentes numa determinada sociedade, sua política. O cinema não vive num sublime estado de inocência sem ser afetado pelo mundo; tem também um conteúdo político, consciente ou inconsciente, escondido ou declarado”. (FURHAMMAR apud PEREIRA, no livro História: questões e debates, 1980, p. 102)..

(6) AGRADECIMENTOS. Agradeço a mais nova vitória de minha vida primeiramente a Deus, que me deu forças para lutar e trilhar esse caminho que parecia muito distante. Muito obrigada!; Agradeço a uma pessoa que talvez ainda não saiba a importância que ocupa em minha vida: minha filha Beatriz. Graças a essa “bonequinha” de 6 anos concretizo mais um sonho, com a certeza de que um dia ela poderá desfrutar de todas as conseqüências positivas que esta escolha acarretará. Muito obrigada!; Agradeço ainda a meu marido, que surgiu em minha vida como um anjo. Foi pelas mãos dele que fui encaminhada à sala em que ocorria o processo seletivo da Metodista, e mesmo sem ter confiança alguma que aquilo teria um resultado positivo, ele me entusiasmou, custeou os gastos com aquela viagem e comemorou comigo o meu ingresso. Muito obrigada!; Agradeço ao professor Adolpho que nunca duvidou de minha produtividade, possibilitando meu ingresso no curso, além de me inserir em um grupo de estudos de marketing político, permitindo que eu atuasse ativamente. Muito obrigada!; Agradeço aos meus pais, Cícero e Carmen, e minha irmã Jéssica que sempre fizeram o máximo que puderam para que nada me faltasse no decorrer da vida, me amaram e me ampararam num momento em que boa parte do mundo se voltou contra mim. Além de terem se prontificado a cuidar da pessoa mais especial que existe em minha vida enquanto tinha que me debruçar em livros, ou ainda, viajar para o Rio de Janeiro e São Paulo a fim de obter documentos e informações acerca de minha pesquisa acadêmica. Muito obrigada!; Agradeço aos meus tios e primos, Cláudio, Márcia, Rafa, Carol e Victor, que durante um ano me acolheram em sua casa, me deixando a vontade, convicta de que o amor familiar ainda existe e que sempre poderei contar com a ajuda deles. Aliás, essa premissa mostrou-se verdadeira desde os tempos de minha infância e minha gravidez, e perdura até os dias de hoje. Muito obrigada!; Agradeço a minha psicanalista Selma Tomazella que desde a primeira sessão, após o início das aulas de mestrado, mostrou- me que capacidade é diferente de conhecimento, sendo que o primeiro se possui e o outro se adquire, e eu estava ali para.

(7) adquirir conhecimento. A partir desse entendimento tudo ficou mais fácil e claro em minha mente. Muito obrigada!; Agradeço a meus sogros, Mário e Elenice, e meu cunhado, Juninho, que também muito me ajudaram cuidando de minha filha, pois sabia que com eles Beatriz estava bem cuidada, facilitando minha concentração para com os estudos. Muito obrigada!; Agradeço aos demais professores da Metodista que tive contato, Galindo, Cecília, Wilson e Ruótolo que me ajudaram a expandir os horizontes, além de sempre terem sido muito simpáticos, educados e generosos. Muito obrigada! Agradeço ao Manhanelli, o “Manha”, que também dispensou um bom tempo do mestrado para ouvir minhas inquietações. Sempre estimulou minha confiança pessoal, me concedeu os vídeos que foram o objeto de estudo dessa dissertação, participou comigo de todas as aulas, já que, coincidentemente, optamos pelos mesmos créditos, enfim, tornou-se um grande amigo, como também sua esposa Sula, uma mulher admirável. Muito obrigada!; Agradeço ao CNPQ que possibilitou meu ingresso na Metodista e custeou meu curso. Muito obrigada!; Agradeço ainda aos meus amigos Rodrigo Alves e Renata Fefin que foram os primeiros a saber de minha intenção quanto aos estudos, sempre me apoiando. Apesar da distância nunca esquecerei o que fizeram por mim. Muito obrigada!; Agradeço também a Maria Amélia Pagotto e a Lúcia Menegon, duas grandes amigas que foram fundamentais no trajeto final desse trabalho. Foram horas e horas de desabafo e muita, mas muita filosofia e psicologia. Muito obrigada!; Agradeço à atenção e os esclarecimentos obtidos por todos os profissionais que me deparei no decorrer de minha pesquisa dentro do Museu da República (RJ), da Biblioteca Nacional (RJ), do Arquivo Nacional (RJ), do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas e da Cine mateca Brasileira (SP). Muito obrigada!; Foi graças ao apoio de todas estas pessoas e instituições que este trabalho pôde ser concluído. Serei, sempre, imensamente grata a todos, já que foi com a ajuda destes que pude concretizar mais sonho....

(8) SUMÁRIO. Página Introdução ................................................................................................ 13. Capítulo I – A volta de Getúlio Vargas à política nacional 1. A vida pessoal e política de Vargas ................................................ 18 2. O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) .......................................... 23 A disseminação nos meios de comunicação de massa ......................... 27 A oposição e as alianças........................................................................ 29 3. As justificativas para o retorno ....................................................... 32 As resistências ...................................................................................... 35 4. O caráter populista das bandeiras de Getúlio .................................. 37 O nacionalismo e o trabalhismo ........................................................... 41 O assistencialismo e o apartidarismo de Vargas .................................. 44 Capítulo II – O êxito e a derrocada de Vargas: o contra-senso 1. O governo e a crise Vargas ............................................................. 46 O suicídio ............................................................................................. 52 O vice Café Filho toma posse .............................................................. 60 A vida pessoal e política de Café Filho ................................................ 63 Carlos Luz assume no lugar de Café Filho .......................................... 67 A vida pessoal e política de Nereu Ramos ........................................... 69.

(9) Nereu Ramos completa o mandato de quatro presidentes .................... 72 A vida pessoal e política de Nereu Ramos ........................................... 74 Capítulo III – O cinema e a propaganda de Vargas 1. O cinema político no mundo ........................................................... 76 O material audiovisual de propaganda ................................................. 82 2. O advento do cinema no Brasil ....................................................... 85 Os cinejornais brasileiros produzidos na Era Vargas ........................... 91 3. A análise dos cinejornais na campanha de 1950 ............................. 95 A análise geral .................................................................................... 112 4. A propaganda política e eleitoral de Vargas ................................. 117 O discurso populista ........................................................................... 125 A eleição ............................................................................................. 130 Conclusão ................................................................................................ 134 Referências Bibliográficas....................................................................... 140 Anexos ..................................................................................................... 145.

(10) RESUMO: Estudo pioneiro que tem como objetivo verificar qual foi a imagem construída de Getúlio Vargas através do cinema, ma is especificamente, por meio do cinejornal, verificando como o resultado dessa imagem construída foi utilizado no período eleitoral de 1950, levando em conta as ações de propaganda política, ideológica e eleitoral. Temos como objeto de pesquisa a presença de Getúlio Vargas nos cinejornais veiculados no período de campanha presidencial de 1950 analisados com base na análise de conteúdo qualitativa. Trabalha mos também metodologicamente com a pesquisa documental e histórica, já que abordamos o governo de Vargas, seu suicídio e posteriormente, o histórico dos presidenciáveis que sucederam- no no poder, por isso foi feito um recolhimento de documentos disponíveis daquela época para endossar o trabalho. Concluímos que apesar da campanha eleitoral, política e ideológica de Vargas ter sido estruturada de forma minuciosa, atingindo o objetivo esperado nas urnas, a oposição intensiva dos partidos e da imprensa resultou em um fim trágico que marcou a história da política brasileira.. PALAVRAS-CHAVE: Getúlio Vargas, cinejornal, propaganda ideológica, propaganda política..

(11) RESUMEN: Estudio pionero que tiene como objetivos verificar cual fue la imagen construida de Getúlio Vargas a través del cine, más especificamente, por medio del cinejornal, verificando como resultado de esa imagen construida fue utilizado en el perído electoral de 1950, teniendo en cuenta las accines de propaganda política, ideologica y electoral. Tenemos como objetivo de investigación la presencia de Getúlio Vargas en los cinejornales vehículados en el perído de la campaña presidencial de 1950 analizados con base de análisis de contenido cualitativo. Trabajamos también metodológicamente con la investigación documental e historica, ya que abordamos al gobierno de Vargas, su suicidio y posteriormente, el historico de los presidenciales que sucedieron en el poder, por eso fue hecho un recogimiento de documentos disponibles de aquella época para realizar el trabajo. Concluimos que a pesar de la campaña electoral, política e indeológica de Vargas haya sido estructurada de forma minuciosa, llegando al objetivo esperado de las urnas, la oposición intensiva de los partidos y de las imprensas resulto en un final trágico que marcó la historia de la política brasilera.. PALABRAS-CLAVE: Getúlio Vargas, cinejornal, propaganda ideológica, política de la propaganda..

(12) ABSTRACT: Pioneering study that has as objective to verify which it was the constructed image of Getúlio Vargas through the cinema, more specifically, by means of the cinejornal, verifying as the result of this constructed image was used in the electoral period of 1950, taking in account the actions of propaganda politics, ideological and electoral. We have as research object the presence of Getúlio Vargas in the cinejornais propagated in the period of presidential campaign of 1950 analyzed on the basis of the qualitative analysis of content. We also work metodologicamente with historical the documentary research and, since we approach the government of the Vargas, its suicide and later, the description of the presidenciáveis who had succeeded it in the power, therefore was made an available document collect of that time to endorse the work. We conclude that although the electoral campaign, ideological politics and of Vargas to have been structuralized of minute form, reaching the objective waited in the ballot boxes, the intensive opposition of the parties and the press resulted in a tragic end that marked the history of the Brazilian politics.. KEY WORDS: Getúlio Vargas, cinejornal, ideological advertising, political advertising..

(13)

Referências

Documentos relacionados

Isto mostra claramente como o critério mais importante para a escolha do tipo certo de gelatina é o valor de pH do produto, uma vez que este determina a carga da molécula de

O presente trabalho evidenciou como os gestores das instituições de ensino superior podem inovar seus processos de gestão, através de um dos capacitadores para a gestão do

- Ligados pelo rio Nilo, os povos da Núbia e do Egito estabeleceram rotas comerciais, trocas de produtos e um intenso intercâmbio cultural.. - Arquitetura das pirâmides,

Os resultados apontaram que: a validade discriminante evidenciou que as medidas de comprometimento organizacional de base afetiva e instrumental constituem dimensões diferentes;

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Para obter o diploma de Mestre, o aluno deve ter uma dissertação, de sua autoria exclusiva, defendida em sessão pública e aprovada por uma Comissão Examinadora

ﻲﺳار

Todavia pode-se concluir que esse relato de caso clínico mostrou efeitos positivos em relação ao tratamento com Toxina Botulínica A para correção de assimetria facial por