• Nenhum resultado encontrado

Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

“tivemos esse curso para repensarmos nossas concepções e atitudes para com os outros”.

“nós temos a capacidade de aprender a cada dia as coisas que nos são passadas, ensinadas, compartilhando com as outras pessoas, assimilando as palavras”.

As frases explicitadas pelas mulheres que freqüentaram o curso e reproduzidas aqui, demonstram que para algumas a expressão de “abrir a cabeça” foi recorrente. Para outras, houve referência à existência de preconceitos e tabus que o curso ajudou a desconstruir. Outras ainda referiram-se à idéia da ampliação de conhecimentos e a capacidade que tiveram para aprender coisas novas. Enfim, em uma comunidade pequena (cerca de 50 mil habitantes), onde a população vive relativamente isolada de grandes centros urbanos, (muitas mulheres vieram de escolas localizadas em áreas rurais) uma experiência como esta foi marcante.

Não se pode esquecer que elas todas são profissionais da educação e vão ser multiplicadoras das informações e conhecimentos que adquiriram. Exercem influência em suas famílias, nas escolas e na comunidade em geral. De acordo com Paulo Freire é através da educação que se consegue modificar a sociedade e esta experiência com as mulheres de Matinhos possibilitou-lhes a oportunidade de conhecer as questões de gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia a fim de levarem às suas comunidades o desenvolvimento necessário para construírem um mundo mais justo e igualitário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo em vista a importância do papel das mulheres no desenvolvimento local e sua efetiva influência nas comunidades onde vivem, através, principalmente, de sua atuação na família e na escola, é impossível não concluir com um clamor para a necessidade de uma ampliação da experiência aqui relatada e sua replicação em outras comunidades. Desta forma, será possível alcançar uma transformação mais abrangente e multiplicadora nas desigualdades de gênero e nas relações de poder entre homens e mulheres, tão comuns em sociedades de tradição patriarcal.

REFERÊNCIAS

BOBBIO, Norberto. A natureza do preconceito. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARVALHO, Marilia Gomes de As Vicissitudes da Família na Sociedade Moderna. Tese de Doutorado em Antropologia Social. USP, 1992.

CARVALHO, Marilia Pinto de. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Revista de Estudos Feministas, ano 9, 2osemestre, 2001, p. 554-574

CASAGRANDE, Lindamir Salete. Quem mora no livro didático?.representações de gênero nos livros de matemática na virada no milênio. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação

GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA:

A ESCOLA COMO AGENTE DE MUDANÇAS

1

GENDER, SEXUAL DIVERSITY, SCIENCE AND TECHNOLOGY: THE SCHOOL AS AGENT OF CHANGES

Tânia Rosa F. Cascaes2

Tatiana de Souza3

Marília Gomes de Carvalho4

RESUMO

O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade Sexual l- Universidade Federal do Paraná/setor Litoral. Este trabalho, direcionado à capacitação de profissionais da educação da rede municipal do ensino fundamental de Matinhos, comunidade litorânea do estado do Paraná foi concebido para a ampliação do entendimento destes educadores (as) sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero. O debate com os profissionais da educação como agentes multiplicadores do conhecimento, conscientes de seu papel diante do ambiente escolar, estaria conseqüentemente se estendendo à família e à sociedade. Foi discutida a invisibilidade histórica do feminino na construção do ambiente laboral na área da Ciência e da Tecnologia.

Palavras-chave: Gênero; Capacitação; Ciência e Tecnologia; Sexualidade.

ABSTRACT

The present article deals with the thematic module: Gender, Sexual Diversity, Science and Technology, and it describes the performance of the research groups GETEC - UTFPR - Relations _____________________________________

1 Este artigo foi apresentado originalmente em forma de comunicação, pela Profa. Msc. Tânia Rosa

Ferreira Cascaes, no VII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero, em Cuba, fev/2008, e contou com modificações na versão para esta publicação.Participaram da elaboração

do módulo 3, aqui descrito, além das autoras do artigo, a Profa. Dra.Cristina Tavares da Costa

Rocha, Prof. Msc. Benedito Guilherme Falcão de Farias.

2 Mestre em Tecnologia, Socióloga, Especialista em Magistério Superior, Pesquisadora do Grupo de

Estudos e Pesquisas em Relações de Gênero e Tecnologia - GETEC/UTFPR. taniarosa@onda.com.br

3 Mestranda em Tecnologia, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Tecnologia

- GETEC/UFTPR.Bolsista da CAPES. tatisouza@onda.com.br

4 Doutora em Antropologia Social. Coordenadora do GETEC/UTFPR - Grupo de Estudos e Pesquisas

em Relações de Gênero e Tecnologia.mariliagdecarvalho@gmail.com

gênero

tecnologia

cadernos de

(2)

of Gender and Technology and REGEDI-UFPR - Relations of Gender and Sexual Diversity. The work, developed by the mentioned groups was aimed at the qualification of professionals of basic education of the urban network of Matinhos, a seacoast community of the state of Paraná. The work was conceived for enhancing the understanding of these educators on the concepts of Science and Technology, from a gender perspective. The discussion with the education professionals as agents of knowledge, conscious of their role in the school environment, would consequently extend itself and reach the family and the society. One of the discussion topics was the historical invisibility of the feminine side in the construction of the labor environment in the area of Science and the Technology.

Key-words; Gender; Teaching; Science and Technology; Sexuality.

1 INTRODUÇÃO

Em uma época de intensas mudanças culturais e sociais, onde a flexibilidade do mundo do trabalho substituiu sua antiga rigidez, nos deparamos com um cenário mundial de extremas desigualdades políticas e econômicas.

Significativas são as conseqüências deste contexto para a construção individual das subjetividades contemporâneas e, conseqüentemente, para as relações sociais como um todo.

Diversas são as possibilidades, e lidar com a diversidade torna-se tarefa essencial para o pensamento crítico e transformador.

Entendendo a escola como uma ponte entre os indivíduos e a coletividade, esta se torna um importante agente de mudanças ao promover um maior esclarecimento sobre o sentido desta diversidade, assim como fazer surgir novas práticas como instrumentos efetivos para a construção da cidadania e da justiça social.

Neste sentido, os atuais estudos de gênero se tornam grandes aliados de professores que lidam diretamente com a diversidade em seu cotidiano.

Partindo da construção cultural em torno do gênero e da sexualidade – no que diz respeito às desigualdades hierárquicas entre os atores sociais femininos e masculinos – que se manifestam espontaneamente no ambiente escolar em todos os seus níveis, os resultados destes estudos podem promover uma maior sensibilização docente para temas que venham a diminuir os preconceitos que estão dentro e fora dos livros, promovendo assim o surgimento de uma realidade social menos violenta e excludente.

Na certeza de que a homofobia e incontáveis tipos de preconceitos exercem forte influência no comportamento tradicional das relações sociais, o MEC (Ministério da Educação), por meio da SECAD (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), instituiu programas que abordam essas questões, na tentativa de esclarecer junto à classe de docentes em todos os níveis, permitindo a elaboração e implementação do projeto intitulado “Refletindo Gênero na Escola:” a Importância de Repensar

Conceitos e Preconceitos, direcionado à sensibilização de profissionais da educação, RESULTADOS DO PROJETO

Pode-se dizer que os resultados do projeto foram positivos, pois tudo indica que houve um repensar entre as mulheres que fizeram o curso com relação à construção do gênero e uma re-avaliação da heterossexualidade normativa.

Reproduzimos aqui algumas frases das próprias mulheres sobre suas opiniões a respeito do curso, a fim de ilustrar as repercussões que as aulas tiveram em suas vidas. Foi dada a seguinte frase para que as alunas a complementassem: “Que bom que...”

“a questão da diversidade ficou mais clara, às vezes você não repara nos casos do gênero abordados; uma, porque são tão sutis e outra, porque já se está acostumado(a) com a situação”.

“pude ter a oportunidade de estar assistindo este curso, podendo ampliar minha visão em relação a gênero e diversidade, sabendo que não se trata apenas de uma questão de sexualidade em si, mas também de construção de conceitos sociais”.

“eu pude participar desses temas tão importantes, para saber como tratar de vários temas diversificados”.

“tive essa oportunidade de aprender tantas coisas novas e rever meus conceitos...”

“tive a oportunidade de participar deste curso... Adorei; gostei muito”. “tivemos a oportunidade de tratar de assuntos relacionados aos nossos materiais de trabalho como os livros”

“a nossa mentalidade se abriu mais”

“pude esclarecer algumas dúvidas e saber mais a respeito dos assuntos abordados”

“pudemos estar juntos, trocar experiências, aprendermos mais quanto aos aspectos científicos, e curiosidades”

“abriu meu horizonte sobre sexo na escola, que é pouco falado até agora”. “não perdi esta oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre todos os assuntos debatidos neste curso”.

“está existindo a possibilidade de vivenciar, aprender, trocar experiências nesse curso de capacitação”.

“tive esse curso para nos ajudar a quebrar os tabus e enfrentar questionamentos futuros de nossos alunos com mais clareza”.

(3)

inteligível exige que outros tipos de identidade não possam existir, ou seja, aquelas em que o gênero não decorra do sexo, ou onde as práticas do desejo não sejam coerentes com o que se espera de um sexo vinculado a um gênero, tais como mulheres que desejam afetiva e sexualmente outras mulheres e homens que se sentem atraídos afetivamente e sexualmente por outros homens.

Dessa forma, embora muito se tenha discutido, em anos recentes, sobre a imbricação da natureza/cultura, a heterossexualidade, orientação sexual da grande maioria das pessoas nas sociedades conhecidas, foi erigida em conhecimento tácito, axioma, princípio óbvio, dado pré-adquirido a qualquer ciência. No entanto, a heterossexualidade deve ser examinada enquanto categoria cultural, no sentido de que organiza a sociedade de forma hierárquica e assimetricamente generizada.

Essas questões são contempladas por Íris YOUNG (2003), quando propõe três eixos básicos de estruturas de gênero: a divisão sexual do trabalho, a heterossexualidade normativa e as hierarquias generizadas de poder. A estruturação de gênero na sociedade conforme a heterossexualidade normativa consiste nos diversos fatos ideológicos e institucionais que privilegiam a heterossexualidade, incluindo leis, regras políticas, organizações públicas e privadas; a educação formal e da mídia de massas seguem essas normas e supõem o que as pessoas fazem em suas relações com os outros. Esses fatos sociais constroem estruturas com diversas conseqüências na vida de diferentes homens e mulheres, que, com a variedade de inclinações sexuais, produzem grandes sofrimentos e limitações à liberdade. Assim, enquanto alguns procuram ajustar suas vidas, visando aceitação, outros vivem nas lacunas das relações sociais, e outros ainda, se rebelam contra essa normatização.

Como diz BOBBIO (2002), os preconceitos nascem nas cabeças das pessoas e devem ser combatidos, com o desenvolvimento das consciências, com a educação, e mediante a luta constante contra toda forma de discriminação. Para o autor, o juízo negativo que é dado em nossa sociedade às mulheres e à homossexualidade, também é de origem histórica e varia conforme as sociedades e no tempo. Estudos apontam que essa discriminação/preconceito está presente no ambiente escolar. Profissionais da educação, por exemplo, têm expectativas diferentes para meninos e meninas com relação à produtividade, ao capricho e às aptidões (CARVALHO, 2001). TABAK (2002) aponta ainda a permanência de carreiras e profissões tidas como “naturalmente” femininas e masculinas.

É relevante, portanto, que as/os profissionais da educação estejam atentas/os para que suas atitudes dentro e fora de sala de aula não reforcem a idéia de que as meninas e os meninos podem seguir apenas determinadas carreiras e que sua orientação sexual seja motivo para exclusão social ou a prática de violência contra pessoas que não se pautam pela heteronormatividade Os estudos acima apontam que as questões de gênero vêm sendo discutidas sob os mais diversos aspectos na Academia, porém essas discussões não atingem a população como um todo nem tampouco o ambiente escolar. Este fato ficou demonstrado na medida em que se avançava nas atividades junto às profissionais da educação do município de Matinhos e nas avaliações que elas mesmas fizeram do curso.

da Rede Pública Municipal de Ensino (ensino fundamental), numa comunidade litorânea, Matinhos, localizada no estado do Paraná. Elucidando este estudo, faz-se necessário constar que a comunidade em questão está situada no município de Matinhos, litoral, região de 24.000 habitantes, com o menor IDH do Estado, perfil econômico sazonal, com historia importante de violência de gênero e bullying nas escolas.

O referido Projeto teve o envolvimento de pesquisadores e pesquisadoras que participam de dois grupos de estudo: GETEC/UFTPR - Relações de Gênero e Tecnologia/Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI/UFPR - Relações de Gênero e Diversidade Sexual/ Universidade Federal do Paraná – setor Litoral.

Assim sendo teve por objetivos ampliar o entendimento e a reflexão dos educadores (as) envolvidos com a questão do “preconceito”, que envolve a presença feminina no campo de construção do conhecimento e da prática científica e tecnológica, como também, elucidar no universo da escola essas questões, facilitando ao corpo docente envolvido posicionar-se com argumentos, tendo condições de proporcionar uma educação igualitária e inclusiva, evitando o reflexo negativo da exclusão no mercado de trabalho e conseqüentemente na renda familiar.

Estes objetivos, também, foram elaborados a partir da realidade que se apresenta no cotidiano e cujas reflexões foram elaboradas no intuito de desconstruir paradigmas que se apresentam anacrônicos na percepção da sociedade atual em relação aos sujeitos sociais do masculino e do feminino construído com bases excludentes em relação aos papéis da mulher no cenário público.

Com este intuito assim construímos os objetivos que se seguem:

• Demonstrar a construção histórica e cultural dos conceitos de gênero relacionados ao masculino e ao feminino, destacando a invisibilidade da participação das mulheres no campo da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico;

• Através da discussão dos conceitos de ciência e tecnologia, problematizar a questão de gênero no ambiente e nas disciplinas escolares, assim como na pesquisa científica, nas aplicações tecnológicas, na escolha e no exercício das profissões;

• Provocar uma reflexão a respeito da atuação da escola sobre a importância das relações de gênero, ciência e tecnologia.

Segundo a literatura5, a invisibilidade histórica do feminino no ambiente laboral

nas áreas da Ciência e da Tecnologia, é desde a antigüidade, confundida com conhecimento tácito e aliada ao universo empírico num processo automático de exclusão _____________________________________

5 A literatura consultada teve por objetivo sensibilizar os/as participantes pouco familiarizados com os

conceitos de Ciência e Tecnologia utilizados nos meios acadêmicos. Deste modo, utilizamos algumas definições mais “tradicionais” que pudessem ser reexaminadas, ao longo das discussões em grupo, sob a ótica da problemática de gênero.

(4)

das mulheres.

Esta percepção, oculta a presença e a contribuição feminina na produção científica e tecnológica, associa a mulher à pseudociência e constrói estereótipos hierárquicos que se tentou desconstruir mediante os conceitos trabalhados durante o curso.

Na descrição paulatina deste estudo os conteúdos não só exercem, mas enfatizam que a extensão universitária representa uma contribuição importante da comunidade acadêmica para a sociedade como um todo, completando assim, o ensino e a pesquisa. A prática da extensão universitária, neste caso, foi utilizada, também como uma contribuição nas concepções de mudanças sociais e nos processos de inclusão, lacuna percebida na atualidade onde o alcance da mídia reproduz as desigualdades, influenciando o comportamento da sociedade. Segundo Giddens podemos argumentar que “as práticas sociais são constantemente examinadas e reformadas à luz das informações recebidas sobre aquelas próprias práticas, alterando, assim constitutivamente, seu caráter” (GIDDENS,1990, apud HALL, 2003, p.15).

2 PRÁTICAS METODOLÓGICAS

No conteúdo do módulo intitulado Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e

Tecnologia, tema deste artigo, procuramos enfatizar a desconstrução do estereótipo da

não participação feminina no mundo do trabalho voltado à Ciência e à Tecnologia, como se essas áreas do conhecimento fossem profissões exclusivas e restritas ao masculino.

O conteúdo foi apresentado de forma a gerar entre os participantes uma discussão dos conceitos de Ciência e Tecnologia, procurando-se resgatar a problemática em relação às questões de gênero e diversidade sexual no ambiente e nas disciplinas escolares, assim como na pesquisa científica, nas aplicações tecnológicas, na escolha e no exercício das profissões.

Também procurou-se demonstrar a construção histórica e cultural dos conceitos de gênero relacionados ao masculino e ao feminino, destacando a invisibilidade da participação das mulheres no campo da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico.

E ainda sensibilizar os participantes em relação à temática de gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia experimentalmente numa comunidade restrita em número de habitantes e provinciana, onde as relações sociais tendem a ocorrer em ambientes onde a convivência social é muitas vezes dificultada pelas ações cotidianas pré-concebidas num convívio social onde os preconceitos geralmente são estendidos a toda a comunidade.

As normas e regras que ditam as práticas culturais nas comunidades menores são como uma forma particular de posicionamento social dos corpos vividos em relação uns

aos outros, dentro de instituições e processos históricos específicos que tem efeitos materiais na ação e reprodução de relações de poder e privilégio entre si. Sob essa ótica, o que significa dizer que indivíduos são “generizados” é que todos nós nos encontramos passivamente agrupados de acordo com essas relações estruturais, de maneiras muito impessoais para fundar identidades.

Assim, faz-se necessário refletir sobre as relações de gênero e diversidade sexual nos múltiplos setores da sociedade. Ao analisar livros didáticos, percebe-se claramente a ocultação de uma orientação não heterossexual e uma segregação feminina nas mais diversas disciplinas. Tais fatos constituem bases para a construção das identidades e da formação dos modelos que serão seguidos pelas crianças.

CASAGRANDE, (2005), aponta como os livros didáticos de matemática reproduzem representações de gênero estereotipadas e conservadoras que discriminam as mulheres de atividades da esfera pública, como o mundo do trabalho, ciência e tecnologia.

LOURO (1997) ressalta o papel da escola na construção e manutenção das diferenças entre homens e mulheres e aponta para a necessidade de demonstrar que “não são propriamente as características sexuais, mas é a forma como essas características são representadas ou valorizadas, aquilo que se diz ou se pensa sobre elas que vai constituir, efetivamente, o que é feminino ou masculino em uma dada sociedade em um dado momento histórico” (LOURO, 1997, p. 21).

Outra autora a ser considerada é WITTIG (1992), para quem o pensamento “hetero” apenas pode conceber uma cultura, ou sociedade, onde a heterossexualidade ordene as relações humanas, a produção de conceitos e os processos conscientes e inconscientes. Assim, é produzida uma leitura da realidade na qual os seres humanos são dados como não tocados pela história. A autora critica a psicanálise e o estruturalismo, referindo que foram encontradas no inconsciente as estruturas que tinham sido lá postas previamente; essas estruturas seriam opressoras porque, dizendo respeito a categorias como mulher, homem, sexo, relacionamentos, estão fundadas sobre a heterossexualidade, pensamento que produz a diferença entre os sexos como um dogma político e filosófico. Assim, a diferença entre os sexos afeta todos os conceitos que integram as disciplinas, porém, não existe um ser-mulher ou um ser-homem porque não há nada de ontológico na diferença. A função da diferença é a de ocultar conflitos de interesse e a dominação heterossexual e masculina enquanto tal.

BOURDIEU (1999) lembra que as instituições estão há milênios inscritas na objetividade das estruturas sociais e na subjetividade das estruturas cognitivas, e pensam o feminino e o masculino com um espírito estruturado segundo esta oposição.

Para WITTIG (1981), a prática repetida de nomear a diferença sexual criou a divisão natural e somos obrigados em nossos corpos e mentes, a corresponder à idéia de natureza que foi estabelecida para nós. Assim, homens e mulheres são categorias políticas e não dados naturais.

BUTLER (2003) ilumina esse debate, referindo que o sexo não é o que alguém tem ou é, mas constitui uma das normas que qualifica um corpo para a vida no interior da inteligibilidade cultural. O que ocorre, é que os gêneros considerados inteligíveis, são aqueles que instituem relações de coerência entre o sexo, o gênero, a prática sexual e o desejo, dentro da norma heterossexual, requerendo e instituindo oposições assimétricas entre o feminino e o masculino. A matriz cultural na qual a identidade de gênero se torna

(5)

- Gênero e diversidade sexual no acesso, produção e uso de tecnologias

Módulo 4 – (8 horas/aula)

• Gênero, diversidade sexual e mídia

- Representações de gênero e diversidade sexual nas diferentes mídias: TV, cinema, imprensa escrita, músicas, internet, teatro, publicidade, dentre outros, através de uma perspectiva crítica quanto a estereótipos preconceituosos e discriminatórios.

As professoras e professores desempenharam o papel de mediadoras/es, explorando a experiência vivida pelos profissionais da educação, trabalhando os conteúdos programados a partir da realidade trazida pelos participantes.

As atividades foram diversificadas, partindo de diversas dinâmicas de grupo, tais como: levantamento de situações-problema, oficinas, aulas expositivas dialogadas, vivências, palestras com especialistas no tema, utilização de recursos audiovisuais, confecção de cartazes temáticos, projeção de filmes e vídeos para discussões posteriores, dentre outras.

Estas dinâmicas foram aplicadas durante as aulas de forma tal que as pessoas participantes sentiam-se à vontade para falar sobre vários assuntos. Desde suas limitações na compreensão do tema gênero; as dificuldades de lidar com seus alunos ou alunas questões relacionadas à sexualidade; situações vividas em que reproduziam inadvertidamente padrões dicotômicos de gênero, sem a devida crítica às relações de poder que se estabelecem entre homens e mulheres; o incentivo maior dado aos alunos para as disciplinas voltadas para as ciências exatas; como a Matemática, por exemplo, e, por outro lado, o incentivo maior dado às alunas para o bom comportamento ou atividades que as preparavam para as áreas do cuidado; as dificuldades que tinham e, mesmo a falta de conhecimento adequado, para lidar com situações onde surgiam preconceitos e discriminações com relação a questões relativas à homossexualidade que muitas vezes culminavam em homofobia.

No decorrer das aulas os conceitos e preconceitos de gênero foram aos poucos sendo desconstruídos e foram construídos em seu lugar, pensamentos mais igualitários com relação a papéis de homens e mulheres na sociedade, abrindo a possibilidade da troca dos padrões tradicionais de homens e mulheres e provocando questionamentos sobre profissões majoritariamente masculinas ou femininas que dificultam a inserção das mulheres nas primeiras e dos homens nas segundas.

BASE CONCEITUAL DO PROJETO

Conceitos teóricos foram fundamentais para dar sustentação às idéias que nortearam este projeto desde a sua concepção até o encerramento das atividades e a sua avaliação. Não vamos trazer aqui detalhes minuciosos das discussões teóricas que acompanharam todo o processo, porém convém ressaltar alguns conceitos.

Segundo SIMIÃO, a categoria gênero pode ser entendida “como uma linguagem, uma forma de comunicação e ordenação do mundo, que orienta a conduta das pessoas em suas relações específicas, e que é, muitas vezes, base para preconceitos, discriminação e exclusão social” (2005, p. 13). Por sua vez, IRIS YOUNG (2003) compreende gênero normalmente voltadas a atitudes androcêntricas por estas serem práticas instituídas

subliminarmente em nossa cultura. Com a aplicação e obtenção dos resultados do projeto teríamos base para poder expandi-lo em um contexto maior aonde a aplicação de um trabalho desta natureza e desta dimensão viesse a contribuir com seus resultados na concretização de mudanças sociais.

As metodologias, para o desenvolvimento das aulas foram aquelas que favorecem uma interação participativa do grupo como um todo e também como fonte de avaliação das idéias que eram contempladas pelo próprio grupo.

Iniciar propondo uma dinâmica para trabalhar os conceitos de Ciência e Tecnologia, nos pareceu eficaz, num contexto onde as práticas educativas são incorporadas pelo aprendizado ao longo das experiências de vida e escolares, dos meios de comunicação de massa e outros.

As questões formuladas e respondidas pelos participantes nos deram o grau de assimilação desses conceitos do grupo, ditadas pelo senso comum e pela educação dos mesmos, além dos estereótipos que permeiam normalmente a sociedade, proporcionando assim, o ponto de partida para discussões posteriores.

As perguntas foram:

O que você entende por Ciência? O que você entende por Tecnologia?

3 TRABALHANDO COM OS CONCEITOS

Os conceitos elaborados e repassados teoricamente ao grupo para este módulo foram baseados em autores consagrados na área da filosofia e da ciência, como Ruy Gama e Milton Vargas, conhecidos pensadores nos estudos da história da técnica e da tecnologia cujas fontes constam nas referências. Notadamente destacamos em uma seqüência as respostas para uma assimilação paulatina destes conceitos, porque o entendimento de termos adotados freqüentemente pela mídia e não assimilados pelos educadores, consiste numa barreira que perpassa o entendimento que não deve se limitar ao que o senso comum adota. Este entendimento contribui para a eliminação das diferenças freqüentemente associadas ao preconceito entre o masculino e o feminino.

Destacamos cronologicamente alguns momentos e autores utilizados, que nos auxiliaram na construção do referencial androcêntrico da Ciência:

Se procuramos saber quem produziu conhecimento nesses 300 anos diremos que (a ciência) é masculina. Muitas mulheres foram, e continuam sendo excluídas da produção da ciência em razão do seu

(6)

sexo. Até hoje, quando as mulheres dominam numericamente alguns campos disciplinares, a imagem de cientista é associada aos homens. De fato as mulheres cientistas raramente ocupam posições centrais na tomada de decisões. ( CITELI, 2000 p.39)

O pensamento dito racional, experimental e neutro (isento de crendices e emoções) promoveu o ocultamento da participação das mulheres neste mundo de objetividade científica. Na produção do conhecimento, comumente tem-se associado a pseudociência6como um campo predominantemente feminino. Desde Francis Bacon, o

conhecimento científico na sociedade ocidental tornou-se fonte de autoridade e poder. Se algo é comprovado cientificamente, normalmente é aceito sem muita discussão e passa a regular os pensamentos e as ações dos indivíduos. Geralmente, as diferenças comportamentais entre os sexos são definidas pela ciência de maneira bastante dicotômica, legitimando valores ocultos de dominação e atitudes discriminatórias entre os diversos gêneros. Discutindo a ciência pela ótica das relações de gênero procuramos questionar este paradigma científico buscando uma desconstrução destes conceitos marcados pela desigualdade e exclusão.

A partir de um resgate conceitual histórico da Ciência na sociedade ocidental, procuramos demonstrar que tanto a Ciência quanto a Tecnologia devem ser sempre interpretadas como processos sociais inseridos num contexto histórico, social, cultural, político, econômico, ideológico, religioso, de gênero, dentre outros (CARVALHO, 1998; 2003). Procuramos tornar claro que a Tecnologia assim como a Ciência também foi construída num universo masculino que omitiu a participação das mulheres nestas áreas. Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, a tecnologia passa a ser a base da cultura material moderna e uma condição básica para o desenvolvimento social e econômico de um país.

Assim como a ciência, a tecnologia também possui uma referência androcêntrica. Culturalmente, os homens parecem estar mais à vontade com as inovações tecnológicas, tanto na criação quanto no uso das tecnologias. Afinal desde muito pequenos eles são incentivados a brincar com seus carrinhos, aviões, vídeo games, robôs e outros tantos aparatos eletrônicos.

No entanto, neste mundo cada vez mais informatizado, as mulheres têm superado inúmeros preconceitos e cada dia mais têm provado sua vontade e capacidade de lidar com esta realidade tecnológica no seu dia-a-dia, participando das inovações e indo muito além do mero uso de aparelhos eletrodomésticos.

A Ciência implicava em “descobrir e explicar”, era e é sempre baseada em _____________________________________

6 A pseudociência é um tipo de conhecimento que não resulta de métodos rigorosamente científicos.

Aceita verdades sem uma evidência experimental. Ex.: psicanálise, astrologia, terapias alternativas (como homeopatia e acupuntura), tarô, magia, adivinhação entre outras.

A população para a qual se dirigiram os objetivos deste projeto foram os profissionais da educação da rede municipal de Matinhos, incluindo:

• Diretores/as das escolas, supervisores/as de ensino, professoras e professores, orientador/as educacionais, psicólogas/os, inspetoras/es, zeladores/as, serventes e demais profissionais.

• Pais da comunidade que têm participação ativa no cotidiano escolar como membros da associação de pais e mestres.

Este projeto foi desenvolvido pelo GeTec – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, em parceria com o REGEDI -Grupo Interdisciplinar de Estudos, Ensino-Pesquisa e Extensão em Representações de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal do Paraná - campus Litoral e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Matinhos, Paraná, cidade com um dos índices de desenvolvimento mais baixos do Estado do Paraná.

Os/as professores/as pesquisadores/as de ambos os Grupos de Pesquisa das duas universidades envolvidas ministraram as aulas seguindo a metodologia pedagógica participativa proposta pelo educador Paulo Freire, onde os conteúdos eram trazidos pelas profissionais da educação que fizeram o curso a partir de sua realidade vivida, seja na escola, com os/as alunos/as, seja em outras situações da vida. (FREIRE, 1970)

O curso foi planejado em quatro módulos que totalizaram 40 horas/aula, de acordo com a seguinte estrutura e conteúdo:

Módulo 1 – (8 horas/aula)

• Conceito de gênero - Breve trajetória histórica - Diversas abordagens

- Construção de feminilidades e masculinidades • Conceito de sexualidade

- Problematização da heterossexualidade normativa - Diversidade sexual (LGBTT)

- Gênero, diversidade sexual e saúde - Violência de gênero e diversidade sexual

Módulo 2 – (16 horas/aula)

• Gênero e diversidade sexual no Ambiente Escolar - Gênero e diversidade sexual nos livros didáticos - Gênero e diversidade sexual no espaço escolar - Gênero e diversidade sexual nos intervalos

- Gênero e diversidade sexual nas datas comemorativas - Gênero e diversidade sexual no currículo explícito e oculto

Módulo 3 – (8 horas/aula)

• Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia. - Escolha da profissão

(7)

estereótipos de gênero que resultam quase sempre em preconceitos e discriminações. O movimento feminista vem há décadas questionando o lugar da mulher na sociedade e as relações de poder que permeiam a construção do gênero nas sociedades de tradição patriarcal. Porém não se pode negar que há mulheres que inadvertidamente têm reproduzido estes padrões, pois na medida em que são figuras principais na socialização das crianças, algumas vezes elas contribuem para a formação de homens e mulheres machistas e dominadores, que aprendem a adotar atitudes preconceituosas com relação à diversidade sexual. É claro que as mulheres não são as únicas responsáveis pela existência dos padrões sócio-culturais que existem há séculos e que foram por elas introjetados, porém não se pode negar a possibilidade de transformá-los através da atuação educativa das mães e professoras.

Foi a partir da constatação deste papel das mulheres em suas comunidades locais que foi elaborado o projeto intitulado “Refletindo Gênero na Escola: a importância

de repensar conceitos e preconceitos” sobre o qual trata esta comunicação.

O PROJETO

O projeto referido acima visou contribuir para a formação de profissionais de ensino fundamental da rede pública municipal com relação aos seguintes itens:

• oportunizar o acesso a um referencial teórico que faça a discussão de conceitos como igualdade de gênero, homofobia, diversidade sexual

• provocar reflexões críticas entre os profissionais da educação sobre a construção dicotômica de gênero em nossa sociedade e suas conseqüências quanto à discriminação e preconceitos;

• sensibilizar profissionais da educação das escolas alvo do projeto para a modificação de estereótipos de gênero que geram comportamentos discriminatórios;

• auxiliar os/as professores/as a utilizar criticamente o material didático em sala de aula quanto aos conteúdos de gênero que contribuem para: (a) invisibilidade histórica das mulheres na construção da sociedade brasileira, da ciência e da tecnologia, (b) reprodução dos padrões tradicionais, conservadores e discriminatórios de gênero, tais como linguagem escrita e visual;

• problematizar questões como a violência de gênero, enfatizando a violência contra as mulheres, violência doméstica e violência contra homossexuais. • problematizar juntamente com profissionais da educação, a definição de

profissões “masculinas” ou “femininas” e o conseqüente direcionamento de e/ou enquadramento dos alunos em determinadas profissões (geralmente de conteúdos técnicos) e das alunas em profissões de conteúdos voltados às ciências humanas, às artes e às áreas do “cuidado”;.

• problematizar, juntamente com os profissionais da educação, comportamentos homofóbicos na sociedade em geral e na escola em particular e suas consequências de exclusão às pessoas que não seguem os padrões hegemônicos de gênero;

• repensar, junto aos profissionais da educação, formas de inclusão para todos que sofrem discriminação de gênero, seja por orientação sexual, seja por escolhas profissionais;

observação, razão, experimentação estruturada e revisão de resultados (SILVA, 1998, p. 130). Inicialmente, segundo Descartes, ela consistia numa construção de conhecimento a partir da observação dos fenômenos da natureza através do método.

Por sua vez, a Tecnologia, segundo Gama (1982, p.163) “é o estudo sistemático dos instrumentos, ferramentas, e máquinas e também da utilização dos procedimentos e métodos. Nos diversos ramos da técnica é o estudo científico das operações técnicas e da própria técnica”.

É o avanço técnico colocado na prática do trabalho. É a revelação dos mistérios

do trabalho, na transmissão do saber-fazer, conseqüentemente produto da prática das relações sociais no trabalho (GAMA, 1982, p.163).

Para Vargas (1994, p.2) tecnologia é conceituada como ciência aplicada e, esta não se compra, se aprende na prática da pesquisa. O termo tecnociência7não raro é um

neologismo e usado como um conceito mais moderno para tecnologia.

Outros autores, como por exemplo, Donna Haraway (1997) e Bruno Latour (2000), pautam suas discussões a partir do conceito de tecnociência que se baseia em relações sociais contemporâneas que integram toda a sua diversidade cultural e técnica. Assim como HARAWAY, SILVA (1998) argumenta que, dentro de uma perspectiva pós-modernista, a razão já não mais é a detentora exclusiva da construção do conhecimento. Somam-se meios materiais como interface para esta construção.

Discutindo a temática de gênero procuramos questionar este paradigma de referências androcêntricas adotadas pelo método científico tradicional, que repercutiram imensamente no mundo do trabalho, colocando as mulheres no âmbito das profissões do cuidado, e reduzindo suas aptidões àquele do mundo privado. Na crítica às limitações destes conceitos procura-se chamar atenção para superar os preconceitos existentes, construídos nas desigualdades de gênero.

Para ilustrar as relações de gênero no mercado de trabalho que se manifestam desde o período de formação acadêmica, foram utilizadas pesquisas brasileiras recentes (QUADRO I) sobre a participação de homens e mulheres em cursos de graduação, tanto na área das ciências exatas quanto na área de ciências humanas. Foram observadas discrepâncias percentuais que ratificam direcionamentos profissionais sempre ligados à divisão das profissões masculinas e femininas.

_____________________________________

7 Tecnociência é um termo cunhado pelo filósofo belga Gilbert Hottois em fins dos anos 70 e usado

para designar o contexto social e tecnológico da ciência, considerando sua codificação e posição social, mas com relação direta a redes materiais não humanas. Este conceito também é utilizado por outros autores acima citados, relacionados à contemporaneidade.

(8)

Quadro 1 - PORCENTAGEM DE ALUNOS POR SEXO E POR CURSO

Cursos % feminina % masculina

Administração 49,2 50,8 Direito 48,9 51,1 Pedagogia 91,3 8,7 Engenharia 20,3 79,7 Comunicação Social 56,6 43,4 Letras 80 20 Ciências Contábeis 50,7 49,3 Educação Física 43,1 56,9 Enfermagem 82,9 17,1 Ciências da Computação 18,8 81,2

Fonte: Censo da Educação Superior 2006 (Inep/MEC)

Foram utilizadas também, como recurso pedagógico, pesquisas recentes elaboradas e apresentadas por pesquisadores do GETEC – UTFPR- Relações de Gênero e Tecnologia/Universidade Tecnológica Federal do Paraná- sobre a participação de homens e mulheres em cursos de graduação, tanto na área de ciências exatas quanto na de humanas, contendo informações direcionadas às identidades de gênero. Essas pesquisas, em forma de Dissertação de Mestrado foram realizadas recentemente por membros do Grupo Getec- Relações de gênero e Tecnologia - sempre ratificando o que os QUADROS 1 e 2 demonstram da participação feminina nos cursos de Engenharia e dos cursos como um todo.

O QUADRO 1, exemplifica cursos de graduação fortemente marcados por identidades de gênero, como por exemplo, o curso de engenharia com a maior porcentagem de matrículas masculinas e o curso de pedagogia com a maior porcentagem feminina.

Pesquisas de gênero realizadas no curso de engenharia da UTFPR (Campus Curitiba), apontam discrepâncias no número de matrículas do sexo masculino e do sexo feminino. Observando o QUADRO II, nota-se o baixo índice de matrículas do sexo feminino em relação ao índice masculino em todos os anos e em todos os cursos de engenharia.

investigación, y que fue desarrollado por investigadoras del GeTec - Grupo de Investigaciones acerca de las Relaciones de Género y Tecnología - de la Universidad Tecnológica Federal del Paraná-Brasil y el REGEDI - Grupo de Estudios acerca de las Relaciones de Género y Diversidad de la Universidad Federal del Paraná -campus Litoral-Brasil. Se trae los resultados de esto programa cuyo objetivo fue sensibilizar las y los profesionales de la educación sobre la equidad de género, la diversidad sexual y la homofobia en una pequeña comunidad del litoral del Paraná. Las actividades fueran estructuradas por los siguientes temas: los conceptos de género y sexualidad; género, diversidad sexual en el ambiente escolar; género, diversidad sexual, ciencia y tecnología; y género, diversidad sexual y medios de comunicación. Las participantes fueran mayoritariamente mujeres que trabajan en escuelas de la comunidad. Las actividades se pautaran por el método participativo de manera tal que las investigadoras cambiaban conocimientos acerca de los temas planeados con las participantes, para que se transformaran en multiplicadoras de concepciones de género más igualitarias en sus comunidades locales. El método participativo permitió la producción conjunta de conocimientos sobre los problemas que las profesionales de la educación encuentran en su práctica como consecuencia de prejuicios y discriminaciones de género. Los resultados revelarán que: 1- las mujeres de esta comunidad local reproducían padrones de género dicotómicos y conservadores; 2-nunca habían tenido ninguna información acerca la construcción social de género y tampoco acerca de las desigualdades que son construidas entre hombres y mujeres en el ámbito del trabajo, medio de comunicación, ciencia y tecnología; 3. las mujeres participantes representan un importante instrumento de desarrollo local y de transformación de las relaciones de género a través de su actuación en la escuela y en la familia.

Palabras clave: Profesionales relacionados a la Educación; Género; Diversidad sexual; Formación de Profesores.

INTRODUÇÃO

Além da família, instituição responsável pela educação e cuidados com os novos membros da sociedade, a escola é a outra instituição que também se ocupa desta tarefa, portanto família e escola são as principais responsáveis pelas masculinidades e feminilidades que estão sendo formadas em nossa sociedade. É no processo educativo, principalmente na família e na escola, que os padrões de comportamento, as regras sociais, os valores éticos e morais, os costumes, estereótipos, são transmitidos para as crianças (CARVALHO, 1992). A transmissão da cultura ocorre também através de outros mecanismos sociais, como a mídia ou a religião, mas família e escola são instituições fundamentais no processo de socialização dos novos membros da sociedade.

Tais instituições são justamente aquelas onde mais se observa a relevante posição ocupada pelas mulheres. Não se pode negar o importante papel que as mulheres têm na transmissão dos padrões de sociabilidade às novas gerações, não só em função da maternidade e o conseqüente cuidado com os filhos, que lhes é tradicionalmente delegado pela família, mas também porque na escola fundamental, especialmente nas séries iniciais, as mulheres ocupam quase que totalmente as funções de professoras, merendeiras, zeladoras, secretárias, diretoras, enfim são elas que estão à frente de todas as atividades escolares dirigidas para as crianças. As mulheres têm, pois um papel fundamental no desenvolvimento local e uma significativa tarefa na transformação (ou não) de suas comunidades em direção a padrões mais democráticos onde os direitos humanos sejam realmente respeitados.

Faz parte destes padrões culturais as concepções de gênero que incluem desde os papéis que devem ser desempenhados por homens e mulheres, até a rigidez de

(9)

AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A EQÜIDADE

DE GÊNERO NAS COMUNIDADES LOCAIS.

LAS MUJERES EN EL DESARROLLO LOCAL

Marilia Gomes de Carvalho1

Nadia Covolan2

RESUMO

Este artigo trata de um programa de extensão universitária (que teve também um interesse de pesquisa) e foi desenvolvido por pesquisadoras e pesquisadores do GeTec – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Brasil e o REGEDI - Grupo de Estudos sobre as Relações de Gênero e Diversidade da Universidade Federal do Paraná -campus Litoral - Brasil. Traz os resultados deste projeto, cujo objetivo foi sensibilizar as/os profissionais da educação sobre a eqüidade de gênero, a diversidade sexual e a homofobia em uma pequena comunidade do litoral do Paraná (Matinhos). As atividades foram estruturadas pelos seguintes temas: os conceitos de gênero e sexualidade; gênero e diversidade sexual no ambiente escolar, gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia e; gênero, diversidade sexual e mídia. As participantes do curso ministrado foram majoritariamente mulheres que trabalham em escolas deste pequeno município. As atividades foram pautadas pelo método participativo de maneira tal que as/os pesquisadoras/es trocavam conhecimentos sobre os temas planejados para o curso, com as participantes, para que estas últimas se transformassem em multiplicadoras das concepções de gênero mais igualitárias em suas comunidades locais. O método participativo permitiu a produção conjunta de conhecimentos sobre os problemas que as profissionais da educação encontram em sua prática escolar, como conseqüência de preconceitos e discriminações de gênero. Os resultados revelaram que: 1- as mulheres desta comunidade local reproduziam padrões de gênero dicotômicos e conservadores; 2- nunca haviam tido nenhuma informação sobre a construção social de gênero, nem sobre as desigualdades que são construídas entre homens e mulheres no âmbito do trabalho, mídia, ciência e tecnologia; 3. as mulheres participantes representam um importante instrumento de desenvolvimento local e de transformação das relações de gênero através de sua atuação na família e na escola.

Palavras-chave: Profissionais da Educação; Gênero; Diversidade Sexual; Formação de Professores. RESUMEN

Este artículo es acerca de un programa de extensión universitaria, que tuvo también el interese de

gênero

tecnologia

Artigos e Ensaios

cadernos dee

_____________________________________

1 Doutora em Antropologia Social; Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia –

PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Coordenadora do Grupo de Estudos e pesquisas sobre relações de Gênero e Tecnologia – GeTec. E-mail: mariliagdecarvalho@gmail.com.

2 Doutora em Ciências Humanas; Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR;

Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Ensino-Pesquisa e Extensão em Representações de Gênero e Diversidade - REGEDI. E-mail:nira1@terra.com.br.

Quadro II - DISTRIBUIÇÃO POR GÊNERO DO CORPO DISCENTE DOS

CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR, CAMPUS CURITIBA, 1991- 2000.

Ano Sexo Curso Total %

Eletrônica Eletrotécnica Civil Mecânica

1991 M 72 74 34 0 180 90 F 8 6 6 0 20 10 1992 M 76 73 25 78 252 90 F 4 7 15 2 28 10 1993 M 74 75 25 78 252 90 F 6 5 15 2 28 10 1994 M 70 73 28 75 246 87,9 F 10 7 12 5 34 12,1 1995* M 0 0 0 0 0 -F 0 0 0 0 0 -1996 M 74 67 27 73 241 86,1 F 6 13 13 7 39 13,9 1997 M 71 68 27 72 238 85 F 9 12 13 8 42 15 1998 M 72 72 50 74 268 83,8 F 8 8 30 6 52 16,3 1999 M 75 70 50 69 264 82,5 F 5 10 30 11 56 17,5 2000 M 72 76 53 72 273 85,3 F 8 4 27 8 47 14,7

Fonte: Comissão de vestibulares, UTFPR, Campus Curitiba – 2004. * 1995 - Dados não disponíveis neste ano.

Dentre as engenharias, a engenharia civil apresentou o maior número de matrículas do sexo feminino, enquanto a engenharia mecânica apresentou a menor presença de mulheres.

Muitos foram os questionamentos realizados a partir destes dados. Por exemplo: quais seriam os motivos para tal discrepância? Quais as dificuldades que as mulheres encontram nos cursos de engenharia? Optamos por selecionar estas perguntas, para trabalhar em forma de interação com os grupos participantes do projeto, pois as evidências que foram encontradas no decorrer das nossas observações, ditadas pelo senso

(10)

demanda força física e que seria “coisa de homem”, e a engenharia civil teria um número maior da presença feminina, por ter relação com construção de casas, isto é, lares.

4 A ESCOLHA PROFISSIONAL

Com base nos dados apresentados, propusemos uma segunda dinâmica onde buscamos novamente na prática o que definiu as escolhas profissionais individuais dos participantes a partir das seguintes questões:

1) O que o (a) levou a escolher sua profissão?

2) Que orientação você daria aos seus(as) alunos (as) quanto à escolha da profissão?

A transcrição de algumas das respostas desta dinâmica possui riqueza de significados atribuídos a valores e experiências pessoais. Assim sendo, os relatos desta segunda dinâmica são bastante expressivos no que diz respeito às experiências vividas pelos participantes.

Dentre as respostas dadas à primeira pergunta, optamos por reproduzir as frases a seguir, pois estas demonstram que a opção determinante para a escolha da profissão tinha como base “fazer por gostar, por vocação” e outras estariam dando prosseguimento à carreira de pessoas com quem conviveram no ambiente doméstico ou no público, quais sejam, as próprias escolas:

• Porque gosto de lidar com crianças, ensinar. Segui a mesma carreira da minha mãe. Acho lindo. Admiro essa profissão.

• Porque desde criança sempre admirei meus professores e isso fez com que eu seguisse essa profissão.

• Porque sempre gostei de cuidar de criança, por isso me identifiquei com a profissão. Comecei trabalhando em creche, fiz o magistério e hoje curso Pedagogia. Tenho 15 anos nessa profissão.

• Gostar da área de ensino desde criança.

• Desde criança eu queria ser professora porque acho até agora a profissão de professora uma das mais belas do mundo.

• Cada vez me identifico mais com o curso de Pedagogia. Nas horas dos estágios sinto-me contagiada pelas crianças. Gosto das aulas, pois sinto que esta seja um laboratório vivo. Adoro aprender e estar em busca de aprender a ensinar.

(11)

Este número dos Cadernos de Gênero e Tecnologia apresenta artigos que foram apresentados, na forma de comunicação de pesquisa, no VII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero que aconteceu em Havana – Cuba em fevereiro de 2008. Todos os artigos deste número foram baseados nas discussões ocorridas durante o curso

Refletindo gênero na escola: a importância de repensar conceitos e preconceitos

ministrado a profissionais da educação do município de Matinhos no litoral do Estado do Paraná no ano de 2007.

O primeiro artigo deste número apresenta o projeto do referido curso com seus objetivos, metodologia e estratégias de trabalho. Traz ainda alguns resultados do projeto evidenciando a fala das/os participantes (profissionais da educação do município de Matinhos, litoral paranaense). As autoras ressaltam a necessidade de se proporcionar mais momentos de formação de professores/as similares aos oportunizados por meio deste curso, pois consideram que “desta forma, será possível alcançar uma transformação mais abrangente e multiplicadora nas desigualdades de gênero e nas relações de poder entre homens e mulheres, tão comuns em sociedades de tradição patriarcal”.

No segundo artigo, as autoras apresentam resultados obtidos a partir das discussões ocorridas no módulo que versava sobre as relações de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar. Neste módulo, uma das formas utilizadas para abordar a questão da sexualidade e diversidade sexual, foi o uso de livros de literatura infantil. Este artigo apresenta considerações que se referem às atividades realizadas com base neste artefato cultural. As autoras consideram que os livros de literatura podem se constituir em “uma ferramenta que pode dar suporte aos mesmos [os profissionais da educação] no cotidiano escolar”. Argumentam que a experiência de abordagem da temática com base neste artefato é válida, pois os/as participantes do curso “puderam relacionar a teoria que tiveram acesso durante o curso a algumas formas de abordagem prática em suas salas de aula ou em seus locais de trabalho”.

No terceiro artigo deste número dos Cadernos de Gênero e Tecnologia as autoras trazem reflexões sobre as discussões realizadas no módulo que versava sobre Gênero,

Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia do referido curso. Segundo as autoras, neste

módulo foi “discutida a invisibilidade histórica do feminino na construção do ambiente laboral na área da Ciência e da Tecnologia”. Elas consideram que a abordagem de ciência e tecnologia sob a perspectiva de gênero é uma tarefa complexa, entretanto pode trazer “contribuições para a promoção de um ambiente escolar menos preconceituoso e que não perpetue relações sociais hierárquicas e discriminatórias”. Nos dias atuais, o uso de artefatos tecnológicos no ambiente escolar é cada vez mais frequente e está é sem dúvida uma discussão necessária.

Assim foi composto este número dos Cadernos de Gênero e Tecnologia. Boa leitura!

Lindamir Salete Casagrande Coordenadora Editorial dos Cadernos de Gênero e Tecnologia

EDITORIAL

elas é sempre um ato de troca – eu ensino e aprendo. • Era um sonho de criança.

No entanto, houve respostas motivadas pela falta de outras opções no mercado de trabalho da região e também como garantia de salário para subsistência.

• A falta de opção de emprego na cidade .

• Por ser um curso que na época tinha campo aqui no município. • Por falta de opção! Porém hoje gosto.

• A princípio escolhi pedagogia por ser o curso oferecido na cidade.

No que se refere à vocação, foi debatido sobre o que faz as pessoas gostarem de um tipo de atividade e não de outra, assim como foi questionada a legitimidade de uma suposta vocação das mulheres para o ensino.

Sobre a falta de opção apontada, foram acrescentadas às discussões, gênero, as relações de classe e suas possibilidades de interação em prol da transformação social.

Quanto à segunda pergunta, as orientações que dariam para seus/suas alunos/as quanto à escolha da profissão, explicitamos as que se seguem:

• Que eles escolham o que querem ser; mas que tenham opinião própria; não desistir na primeira dificuldade e tem que ver também o dom de cada um. • Que escolham a profissão que mais se identifiquem e sigam em frente, mesmo

se encontrarem algum obstáculo pelo caminho, que não pensem apenas em dinheiro, mas na realização profissional.

• Apoiaria na (sic) escolha dele qualquer que fosse ela.

• Digo a eles que todas as profissões são boas, que o trabalho faz bem ao ser humano, e o que eles escolher (sic) desde que seja trabalho honesto é válido. • Diria e ele escolher algo que goste de fazer independente do grau de exigência e retorno financeiro. Falaria para ele pensar em algo relacionado com a disciplina que mais gosta na escola sem pensar no status que tem na sociedade.

• Acredito que podemos fazer o que queremos (embora o sistema privilegie desigualdades), então o conselho que tenho para meus alunos é que façam o que desejam, que lutem por mais difícil que seja, quanto mais dura for a batalha melhor será a vitória. Prova viva é a ascensão das mulheres, que antigamente eram mesmo invisíveis, e que hoje, embora em algumas profissões não atuem com igualdade, nem tão invisíveis são8.

_____________________________________

8 A memória das falas durante as atividades deste módulo, foi feita com a colaboração da Profa.

(12)

Diversas outras afirmações poderiam ainda ser citadas, mas as que estão transcritas dão uma idéia de que, no geral, não se identificam tendências para profissões tidas como mais femininas ou mais masculinas na orientação que estes/as professores/as dariam a seus/suas alunos/as. A reincidência foi com relação a um reforço para um otimismo constante, soando mais como lições de auto-ajuda.

Foi feita apresentação oral, utilizando-se a projeção de imagens que enfatizavam apenas cientistas e filósofos masculinos, como se as descobertas do pensamento e do conhecimento fossem “coisas de homens”, ocorrendo uma completa omissão da presença feminina. Apresentou-se neste momento algumas mulheres cientistas, que são relegadas ao esquecimento, mesmo se tratando de Madame Curie e Bertha Lutz.

Foram utilizadas também imagens de cunho pedagógico no ambiente da escola, que seriam interpretadas como tendenciosas no sentido de influenciarem meninos em detrimento das meninas na futura escolha das profissões, a exemplo de sugestões mostrando o universo dos jogos, dos números, das Ciências Exatas as ciências consideradas Hard, enfim, onde só havia meninos.

Apresentamos ainda projeções de imagens de homens e mulheres nas diversas profissões. Algumas eram profissões tidas como histórica e culturalmente apropriadas ao universo masculino, como aquelas aliadas à força física, e outras pertencentes ao universo feminino, identificadas com os cuidados com a casa e com os filhos. Normalmente, as profissões que são direcionadas às mulheres são as do cuidado, aliando-as à maternidade, ao âmbito privado, ao trabalho repetitivo e outras. Por outro lado, às profissões ditas masculinas, geralmente aliam-se figuras de força física, do ambiente público e do pensamento intelectual. Divisão predominante patriarcal androcêntrica da esfera pública e privada aliada às questões de gênero.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Trabalhar com conceitos de Ciência e Tecnologia através da ótica de gênero apresenta-se tarefa complexa. No entanto, dentro de um contexto social, onde muitas transformações provêm de avanços científicos e tecnológicos, podem trazer contribuições para a promoção de um ambiente escolar menos preconceituoso e que não perpetue relações sociais hierárquicas e discriminatórias.

Entende-se que é necessário alertar e enfatizar aos/às alunos/as a importância da escola e dos professores/as para a escolha da profissão dos/as futuros/as trabalhadores/as da comunidade apresentada; a necessidade de uma reflexão pela desconstrução de idéias pré-concebidas de que Ciências Humanas x Exatas seriam relativas às meninas e aos meninos respectivamente. Parte-se do princípio de que não só as meninas podem ser incentivadas a optar pelas Ciências Exatas, mas igualmente os meninos podem ser

(13)

Com o propósito de tornar esta divulgação mais ágil e também para visibilizar sua produção o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia (GeTec) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) idealizou os Cadernos de Gênero e Tecnologia. As relações de gênero vêm sendo cada vez mais estudadas sob os mais diferentes aspectos e abordagens. Muito tem sido produzido nessa área seja em termos de pesquisas acadêmico-teóricas, seja em termos de reflexões mais gerais que permitem, através da compreensão dessas relações, interpretar outras dimensões da vida social.

O movimento feminista vem impulsionando de forma decisiva o avanço destes estudos e pesquisas, pois para que se possa modificar relações sociais é preciso também conhecê-las. A interpretação dos fenômenos que se passam na vida cotidiana sob o âmbito das relações de gênero traz novas possibilidades para o conhecimento da sociedade e das relações de poder que se estabelecem entre seus atores.

No entanto, gênero e tecnologia é um tema que pouco tem sido considerado por pesquisadores ou pesquisadoras que se preocupam em desvendar as relações entre homens e mulheres e como elas são construídas sob esta ótica. A produção tecnológica tem sido vista como um universo masculino, onde as mulheres têm pouca ou nenhuma participação. Porém pode-se dizer que as mulheres estiveram sempre ausentes da produção tecnológica? Quais as atividades tecnológicas em que as mulheres estão mais envolvidas? De que forma acontece a participação das mulheres neste universo? Como estão representadas as relações de gênero nas mais diferentes manifestações da “sociedade tecnológica?” Quais as mudanças que o desenvolvimento tecnológico vem provocando nas relações de gênero? Ou, transformações nas relações de gênero alteram o desenvolvimento tecnológico?

Para responder a estas e muitas outras perguntas que surgem quando se pensa na interação entre relações de gênero e tecnologia os membros do GeTec vêm desenvolvendo discussões, estudos e pesquisas cujos resultados serão divulgados nestes Cadernos. Convida-se a todos os pesquisadores e pesquisadoras interessados/as em contribuir para a compreensão desta problemática e a colocarem em debate os resultados de seus trabalhos a apresentarem seus artigos para divulgação.

Curitiba, julho de 2009.

Profª. Drª. Marilia Gomes de Carvalho Coordenadora do GeTec

APRESENTAÇÃO

estimulados a optar pelas Ciências Humanas, como magistério, pré-escola, artes, e outras. Em síntese, a diversidade de gênero no mundo do trabalho, além de enriquecer as relações sociais significa troca e encadeamento de idéias, sugestões, discussões, maneiras de resolver problemas. Contribui também para que o número de vagas profissionais em determinados segmentos, anteriormente essencialmente masculinos poderá abrir espaço para mulheres. Estas transformações poderiam contribuir para aumentar o orçamento de uma família, por exemplo, cujas escolhas poderiam ser mais diversificadas, aumentando, numa visão macroeconômica, a distribuição de renda.

Os resultados deste módulo evidenciaram que cursos de extensão universitária auxiliam na compreensão dos processos de mudanças sociais e nos processos de inclusão como um todo. Referenciaram a importância de levar para o maior número de educadores a necessidade de repensar os padrões tradicionais de gênero no âmbito da ciência e da tecnologia que têm se revelado preconceituosos e discriminatórios no ambiente escolar e, conseqüentemente, na sociedade em geral.

Contribuem também para divulgar aos educadores informações no sentido de sensibilizá-los para a construção histórica do conhecimento, além de problematizar a temática, promovendo reflexões oportunas, visando mudanças em comportamentos na prática social cotidiana. A ênfase no reconhecimento da diversidade que existe entre as pessoas e que elas têm o direito de se manifestar sem ser violentadas, seja esta violência simbólica ou física, oculta ou aparente, contribui para a justiça social, onde a solidariedade, que poderia ser a marca constituinte da sociedade moderna, possa se manifestar integralmente.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Marília G. Tecnologia e sociedade. In: BASTOS, J.A.L.A. (Org.). Tecnología e interação. Coletânea Educação e Tecnologia. Curitiba: Ed.CEFET-PR, 1998.

CARVALHO, Marília G. Relações de gênero e tecnologia: Uma abordagem teórica. In: CARVALHO, M.G. (Org.). Relações de Gênero & Tecnologia. Coletânea Educação e Sociedade. Curitiba: Editora CEFET-PR, 2003.

CITELI, Maria Tereza. Mulheres nas ciências mapeando campos de estudos. Cadernos Pagu, Campinas, v.15, 2000

GAMA, Ruy. História da técnica e da tecnologia. São Paulo: EDUSP, 1985 GAMA, Ruy. Engenho e tecnologia. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós–modernidade. 7.ed. Rio de Janeiro: DP& A, 2003 HARAWAY, Donna Jeanne. Modest Witness@Second Millennium. FemaleMan©_Meets_OncoMouseTM: Feminism and Technoscience. New York: Routledge,

1997.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: UNESP, 2000.

(14)

SILVA, Elizabeth Bortolaia. Des-construindo gênero em ciência e tecnologia. In: Cadernos pagu (10) 1998, p. 7-20.

VARGAS, Milton. História da técnica e da tecnologia. São Paulo: UNESP, 1994. VARGAS, Milton. Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alpha Omega, 1994. V.5.

Referências

Documentos relacionados

E é possível configurar os sistemas para fornecer o atendimento ao cliente e os recursos de integração que funcionem melhor para cada sistema bancário e cada agência.. •

Ir a uma encruzilhada de terra ao chegar lar salva os 4 cantos com água gim, arriar os panos feito uma toalha , colocar as folhas de mamona , al redor do álgida médio, colocar

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Faculdade UnB de Planaltina.. 5 A ideia de que a educação deve possibilitar a todos o exercício efetivo da cidadania, tornando o Brasil

Carece de processos que conduzam à “admiração”, ao “espantar-se”; a “momentos de encantamento” (Jandira) que implicam em constante renovação. A alquimia desses

O termo g2 é utilizado para modelar o efeito do bombeamento por múltiplos poços, conforme ilustra a Figura 2, representando a vazão bombeada (extraída) por

A agregação de todos esses elementos mostra que de alguma forma os       sons de Recife estava condensados e hibridizados no mangue beat.. Da Lama

No caminho quando eu venho gosto de ficar olhando a paisagem porque é muito bonito, ficar olhando pro rio, pras árvores e as fazendas que tem [...] quando eu venho

Sobre o enfrentamento da homofobia no contexto escolar, esse processo deve ser feito em conjunto com os sujeitos do ambiente educacional (corpo discente, docente