• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA– MG

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Nome do(a) Candidato(a) Número de Inscrição

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTOES Língua Portuguesa Informática Atualidades Conhecimentos Específicos 07 03 05 15 Total de questões 30

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

 Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

 Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas ―x‖.

 Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

 O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.  Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e o CARTÃO DE

RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado.

 Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

 APÓS TÉRMINO DA PROVA, PROIBIDO A PERMANÊNCIA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. USO DOS BANHEIROS SOMENTE ANTES E DURANTE A PROVA.

Destaque aqui:

- - -

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA – MG: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Marque aqui as suas respostas:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

(2)

2

Língua Portuguesa

Este texto é referente às questões de 1 a 3: Vida de cinema

Os filmes que víamos antigamente não nos prepararam para a vida. Em alguns casos, continuam nos iludindo. Por exemplo: briga de socos. Entre as convenções do cinema que persistem até hoje está a de que socos na cara produzem um som que na vida real nunca se ouviu. O choque de punho contra rosto fazia estrago nos rostos — ou não fazia, era comum lutas em que os brigões quase se matavam a murros terminarem sem nenhuma marca nos rostos — mas poupava os punhos. E como sabe quem, mal informado pelo cinema, entrou numa briga a socos, o punho quando acerta o alvo sofre tanto quanto o alvo.

No cinema de antigamente você já sabia: quando alguém tossia, era porque iria morrer em pouco tempo. Tosse nunca significava apenas algo preso na garganta ou uma gripe passageira — era morte certa. Quando um casal se beijava apaixonadamente e em seguida desaparecia da tela era sinal que tinham se deitado. E depois, não falhava: a mulher aparecia grávida. Nunca se ficava sabendo o que acontecia, exatamente, depois que o casal desaparecia da tela, a não ser que o filme fosse francês. Pode-se mesmo dizer que o começo da mudança do cinema americano começou na primeira vez em que a câmera acompanhou a descida do casal e mostrou o que eles faziam deitados. Depois desse momento revolucionário não demoraria até aparecerem o beijo de língua e o seio de fora. E chegarmos ao cinema americano de hoje, em que, de cada duas palavras ditas, uma é fucking.

Se a vida fosse como o cinema nos dizia, nunca faltaria bala nas nossas pistolas ou gelo no balde para o nosso uísque quando chegássemos em casa. E sempre que tivéssemos de sair às pressas de um restaurante, atiraríamos dinheiro em cima da mesa sem precisar contá-lo e sem esperar que o garçom trouxesse a nota. Seria uma vida mais simples, a cores ou em preto e branco, interrompida a intervalos por números musicais em que cantaríamos acompanhados por violinos invisíveis, e quando dançássemos com nossas namoradas, seria como se tivéssemos ensaiado durante semanas, e não erraríamos um passo, e seríamos felizes até the end.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Crônica publicada no jornal O Estado de São Paulo em 31/07/2014). 1) Assinale a alternativa CORRETA sobre este tipo de frase ―No cinema de antigamente você já

sabia: quando alguém tossia, era porque iria morrer em pouco tempo.‖:

a) Imperativa, pois os dois pontos na frase significam que o narrador está dando uma ordem para o leitor acreditar nele.

b) Declarativa, porque o narrador está informando ao leitor um determinado fato.

c) Exclamativa, pois o narrador está expressando uma emoção.

d) Nenhuma das anteriores.

2) Os verbos em negrito da frase ‖Tosse nunca significava apenas algo preso na garganta ou uma gripe passageira — era morte certa‖. São conjugados no seguinte tempo:

a) Pretérito perfeito, porque são ações já concluídas no passado, ocorridas em um único filme.

b) Pretérito imperfeito, pois são ações passadas que aconteciam em filmes recordados pelo narrador.

c) Pretérito mais-que-perfeito, pois são ações que terminaram antes de outra ação totalmente terminada.

d) Nenhuma das alternativas.

3) Assinale a alternativa que indica a frase cujos verbos estão no modo subjuntivo:

a) ―(...) e quando dançássemos com nossas namoradas, seria como se tivéssemos ensaiado durante semanas.‖

b) ―Quando um casal se beijava apaixonadamente e em seguida desaparecia da tela era sinal que tinham se deitado.‖

c) ―Os filmes que víamos antigamente não nos prepararam para a vida. Em alguns casos, continuam nos iludindo.‖

d) Nenhuma das alternativas.

Leia a tirinha e responda às questões de 4 a 7:

GOMES, Clara. Bichinhos de jardim. Disponível em: <http://bichinhosdejardim.com/>. Acesso em: 24/05/2013.

4) Assinale a alternativa INCORRETA sobre os verbos desta tirinha:

a) Todos os verbos ditos pelos personagens estão no presente do indicativo.

b) A frase ―amar ao próximo!‖ no terceiro quadrinho mostra o ―amar‖ no infinitivo impessoal, substituindo o imperativo.

(3)

3

c) Na frase do terceiro quadrinho, a forma composta ―foi testado‖ está na voz passiva. d) Nenhuma das alternativas.

5) Sobre os tipos de frases presentes nesta tirinha, pode-se afirmar:

a) Há a presença de frases interrogativas, exclamativas e declarativas positivas.

b) Há frases interrogativas, imperativas e declarativas negativas.

c) Há frases interrogativas, exclamativas e declarativas negativas.

d) Nenhuma das alternativas.

6) Em relação à nova ortografia da Língua Portuguesa, a ausência de acentuação da palavra ideia no primeiro quadrinho:

a) Está correta, pois não se acentua mais as palavras paroxítonas em éi e ói, como nas palavras jiboia e plateia.

b) Está incorreta, porque se manteve a acentuação em todas as palavras paroxítonas. c) Está correta, porque apenas as oxítonas terminadas em éus e óis perderam o acento, como as palavras trofeus e herois.

d) Nenhuma das alternativas.

7) Na frase ―Um conceito que abale o velho mundo e traga esperança?‖ no segundo quadrinho, por qual sinônimo o verbo em negrito poderia ser substituído sem prejudicar o seu sentido?

a) Conduza. b) Ofereça. c) Origine.

d) Nenhuma das alternativas. Informática

8) Acerca dos conceitos básicos de hardware e software, analise as afirmativas abaixo:

I - Hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos.

II - Software Básico são programas utilizados para o funcionamento do sistema. Ele é capaz de gerar um ambiente de interação entre máquina e usuário.

III - Placa Mãe (Motherboard): É um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou até que sejam removidos do computador.

IV - Memória RAM é chamado de CPU (unidade central de processamento) e está acoplada à placa-mãe.

Podemos assinalar como CORRETA: a) Apenas as afirmativas I e II.

b) Apenas as afirmativas III e IV. c) Apenas as afirmativas I e IV. d) Nenhuma das alternativas.

9) Sobre os componentes do computador, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Gabinete (Sistema Central) é uma caixa de metal com elementos de plástico que pode ser vertical ou horizontal responsável por armazenar a CPU, o disco rígido, o driver de CD/DVD, saídas para a impressora, caixas de som, etc. Um dos principais elementos que ela armazena é a fonte de alimentação que converte a corrente alternada para contínua com o objetivo de alimentar os componentes do computador.

b) O processador é composto pelo cooler, um sistema capaz de controlar a sua temperatura padrão. Se houver essa regulação, maior vida útil terá o chip e isso irá variar de acordo com o fabricante. Todo processador é formado por um conjunto de pinos (contatos) que servem para serem conectados em determinado tipo de placa-mãe.

c) Placa de Vídeo dispositivo de saída que envia ao usuário as informações impressas na tela. d) Nenhuma das alternativas.

10) Existem várias formas de criar pastas no Windows Explorer. Assinale a alternativa em que o passo a passo para criá-la esteja CORRETO: a) Clique com o botão esquerdo do mouse na seção esquerda do Windows Explorer, escolha Novo > Pasta do menu de atalho. Dê um nome para a nova pasta e pressione ENTER. b) Clique em menu Arquivo > Novo > Pasta. Dê um nome para a nova pasta e pressione ENTER. c) Pressionar F2, dar o novo nome à pasta e pressionar ENTER.

d) Nenhuma das alternativas.

Atualidades

11) Em 2015 aconteceram muitos eventos astronômicos, sendo eles:

I - Mercúrio atinge máxima elongação ao entardecer. Traduzindo: no pôr do sol, Mercúrio estará na sua posição mais alta no céu, facilitando sua observação.

II - Em Fevereiro aconteceu a ―Lua negra‖, ou seja, a terceira lua nova de uma estação do ano que possui 4 luas novas no calendário.

III - ―Mini Lua‖, ou seja, uma lua cheia que ocorre próximo da maior distância que a lua pode atingir da Terra (apogeu).

IV - Três ―Super lua‖, durante o ano de 2015. As afirmativas CORRETAS são:

a) I, II e III somente. b) II, III e IV somente. c) Todas as afirmativas.

(4)

4

d) Nenhuma das alternativas.

12) Dos princípios fundamentais, a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - A soberania. II - A cidadania.

III - A dignidade da pessoa humana.

IV - Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

V - O pluralismo político.

As afirmativas CORRETAS são: a) I, II, III e V somente.

b) II, III, IV e V somente. c) Todas as afirmativas. d) Nenhuma das alternativas.

13) Dos direitos e garantias fundamentais de acordo com a Constituição Brasileira, segue as afirmativas:

I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da constituição.

II - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

III - Não é livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independente de censura ou licença.

IV - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. As afirmativas CORRETAS são:

a) I, II e III somente. b) I, III e IV somente. c) I, II e IV somente.

d) Nenhuma das alternativas.

14) De acordo com site do IBGE, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado do Paraná está bem mais elevado do que de Alagoas. Assinale a alternativa cujo parâmetro NÃO é levado em conta para calcular o IDH. a) PIB per capita.

b) Segurança. c) Educação.

d) Nenhuma das alternativas.

15) Os países Rússia e Turquia, entraram em crise e deve ser resolvido a todo custo pela Turquia, avaliam os observadores desse embate. Essa Crise de proporções históricas se deu através do motivo:

a) Abate de um avião militar russo, pela Turquia. b) Não pagamento da energia usada, oriunda da Rússia.

c) Turquia destruiu com bombas nucleares algumas cidades da Rússia.

d) Nenhuma das alternativas.

Conhecimentos Específicos

16) O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, RESOLUÇÃO COFEN 311/2007, proíbe:

a) Comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

b) Obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem.

c) Promover e ser conivente com a injúria, calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições.

d) Nenhuma das alternativas.

17) Sobre as responsabilidades e deveres dos profissionais de Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, afirma que esses profissionais devem:

a) Prestar adequadas informações à pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca da assistência médica.

b) Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais, sendo remunerado pelo Estado e não pelos pacientes atendidos.

c) Encaminhar a pessoa, família e coletividade aos serviços de defesa do cidadão, nos termos da lei. d) Nenhuma das alternativas.

18) Considere as afirmativas abaixo sobre a técnica de realização de um exame de Cateterismo Venoso Periférico:

I - Desinfecção da área com solução anti-séptica (álcool iodado, clorexidina alcoólica ou álcool a 70 %).

II - Canalizar a veia com técnica asséptica. Não é recomendável realizar uma tunelização no ponto da punção.

III - Fechar o catéter com compressa estéril, conectar o equipamento de infusão e regular o fluxo.

IV - Colocar um apósito e afrouxar o sistema de infusão.

As afirmativas CORRETAS são: a) Apenas I e II.

b) Apenas I e III. c) Apenas II e IV.

(5)

5

19) Como deve ser realizada a arrumação da cama do paciente quando este está impossibilitado de se levantar para dar lugar ao profissional para que ele realize seu trabalho? a) Deve ser feita evitando cansar o paciente, o qual deve ser afastado para o lado contrário aquele em que se está trabalhando.

b) O paciente deve ficar em decúbito frontal para facilitar o trabalho do profissional.

c) Pode ser feito por duas pessoas para ser mais rápido, uma pessoa segura o paciente tirando-o da superfície da cama e o outro, rapidamente troca o lençol.

d) Nenhuma das alternativas.

20) Existem posições básicas para o paciente acamado. Observe as figuras abaixo e assinale a alternativa em que os nomes das posições e as figuras estejam CORRETAS respectivamente:

a) 1-Posição sentado; 2-Decúbito dorsal horizontal; 3-Gênitopeitoral.

b) 1-Posição de Fowler; 2-Decúbito lateral; 3-Decúbito dorsal horizontal.

c) 1-Gênitopeitoral; 2-Decúbito lateral; 3-Decúbito dorsal horizontal.

d) Nenhuma das alternativas.

21) No âmbito da Enfermagem, para que haja cuidado, o profissional deve extrapolar suas habilidades técnicas e centrar o paciente como núcleo desse processo. Considerando que a essência da Enfermagem é o cuidado com o ser humano, assinale a afirmativa CORRETA:

a) É uma das funções do profissional de Enfermagem, ajudar as pessoas a aproveitarem ao máximo suas capacidades funcionais, independentemente de seu estado de saúde e de sua idade.

b) No caso da população infantil, esta apresenta demandas em relação aos demais grupos etários e precisa dos serviços de saúde com mais frequência por um período longo de tempo. Por essa razão, os profissionais de enfermagem devem estar aptos a desenvolver atitudes efetivas e de impacto na atenção à saúde desse grupo populacional.

c) Para efetivar de um cuidado competente, os referidos profissionais devem planejar e programar as ações, estar preparados para lidar com questões inerentes ao processo de amadurecimento de seus pacientes, mas não interferir na autonomia de seus usuários.

d) Nenhuma das alternativas.

22) Os profissionais de enfermagem devem estar atentos e preparados para atuarem em situações de urgência e emergência, sendo assim, considere as seguintes afirmações:

I - A urgência é uma situação gravíssima que deve ser tratada imediatamente, caso contrário, o paciente vai morrer ou apresentará uma sequela irreversível.

II - A emergência deve haver um empenho para ser tratada e pode ser planejada para que este paciente não corra risco de morte.

III - A enfermagem participa de todos os processos, tanto na urgência quanto na emergência.

É CORRETO afirmar que:

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. b) Apenas a afirmativa II e III estão corretas. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) Nenhuma das alternativas.

23) A atenção domiciliar, no plano da atenção básica, faz parte do processo de trabalho das equipes e prima pela interdisciplinaridade. Cada caso deve ser discutido e planejado pela equipe, considerando as especificidades técnicas, socioculturais e ações entre equipe, família e comunidade. Sendo assim, assinale o que for CORRETO referente à esse assunto:

a) A atenção domiciliar pressupõe a participação passiva do usuário e familiares no processo de cuidar da pessoa assistida. Para tanto, responsabilidades devem ser pactuadas entre todos os envolvidos para que os objetivos terapêuticos sejam alcançados.

b) Recomenda-se reunião prévia da equipe com todos os membros da família dos envolvidos na assistência domiciliar para planejamento conjunto das ações a serem desenvolvidas no domicílio. Essas reuniões devem acontecer periodicamente, para avaliações e replanejamentos, enquanto durar a assistência domiciliar.

c) Buscando garantir a operacionalização do plano assistencial estabelecido, propõe-se a utilização

1

2

(6)

6

de um instrumento que subsidie o cuidador e a família. Deve existir o prontuário hospitalar, no qual constem todos os registros da equipe.

d) Nenhuma das alternativas.

24) Lavar as mãos frequentemente é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção do risco de transmissão de microrganismos para clientes, pacientes e profissionais de saúde. Analise as seguintes afirmações:

I - Para anti-sepsia das mãos ou da área operatória antes de procedimentos cirúrgicos, as preparações contendo benzeno de hexano a 6% ou 8%, polietilpropiona – PVP-I (solução aquosa, solução alcoólica, solução degermante, todas a 20%, com 2% de iodo ativo), e álcool isopropílico a 70% são indicadas para anti-sepsia das mãos e área operatória com o objetivo de eliminar a microbiota transitória e reduzir a microbiota residente por um período de tempo adequado para prevenir introdução de microrganismos na ferida cirúrgica.

II - Caso as luvas sejam rasgadas ou puncionadas durante o procedimento, elas deverão ser removidas imediatamente e as mãos rigorosamente lavadas, e novamente enluvadas, antes de completar o procedimento.

III - Profissionais com lesões nas mãos ou dermatites devem ser cobertos com curativos antes do calçamento das luvas.

IV - As superfícies das bancadas de trabalho são limpas e descontaminadas com hipoclorito a 2% ou álcool a 70%, antes e após os trabalhos e sempre após algum respingo ou derramamento, sobretudo no caso de material biológico potencialmente contaminado e substâncias químicas.

Podemos afirmar que estão CORRETAS: a) Apenas II e IV.

b) Apenas I e III. c) Apenas I e IV.

d) Nenhuma das alternativas.

25) O Ministério da Saúde recomenda um calendário mínimo de consultas exclusivas para o

acompanhamento do crescimento e

desenvolvimento infantil. Um dos profissionais que realiza esse tipo de acompanhamento é o profissional de enfermagem. Qual é o número mínimo de atendimentos que a criança deve receber para que esse acompanhamento seja efetivo em seu primeiro ano de vida?

a) 12 atendimentos. b) 10 atendimentos. c) 7 atendimentos.

d) Nenhuma das alternativas.

26) Até completar o primeiro mês de vida, o bebê deve tomar quais vacinas?

a) BCG-ID (Dose única), vacina conta hepatite B(1) (1º dose), vacina contra hepatite B (2º dose). b) BCG-ID (Dose única), vacina contra hepatite B(1) (1º dose), vacina oral contra a Pólio (1º dose). c) BCG-ID (Dose única), vacina oral contra Pólio (1º dose), vacina tetravalente(2) (1º dose).

d) Nenhuma das alternativas.

27) Dentre todas as situações que caracterizam risco de morte iminente, nenhuma emergência supera a prioridade do atendimento da Parada cardiorrespiratória (PCR). Há três fases que a caracterizam, são elas:

I - Fase Elétrica: período que se estende do momento da parada cardíaca até os cinco minutos subsequentes. A desfibrilação imediata é o tratamento ideal quando possível.

II - Fase Circulatória ou Hemodinâmica: estende-se de 10 a 15 minutos após a PCR. Nesta faestende-se, a eficácia da desfibrilação imediata e a reanimação cardiopulmonar (RCP) diminuem drasticamente. III - Fase Metabólica: dura de cinco a aproximadamente 15 minutos pós-parada cardíaca. Nesta fase, a reanimação cardiopulmonar (RCP) é muito importante para manutenção da pressão de perfusão coronariana e cerebral por meio de compressões torácicas externas fortes e rápidas, numa frequência de, no mínimo, 100 por minuto.

Assinale a alternativa CORRETA: a) Somente a afirmativa I está correta. b) Somente a afirmativa II está correta. c) Somente a afirmativa III está correta. d) Nenhuma das alternativas.

28) O diagnóstico do paciente traça as diretrizes para o tratamento e cuidado de enfermagem. Para que o diagnóstico seguro seja estabelecido, há a necessidade de um exame completo, que consta de exame físico e psicológico. São quatro os métodos universalmente usados para exame físico, são eles:

I – Inspeção: é efetuada com leves pancadas das pontas dos dedos sobre uma área do corpo. O som produzido revela o estado dos órgãos internos.

II – Percussão: Que é a observação do estado geral do paciente, coloração da pele, presença de deformação como edema, estado nutricional, padrão de fala, temperatura corporal, postura, movimento do corpo.

III – Palpação: Consiste em sentir as estruturas (tecidos, órgãos), do corpo, através da manipulação.

IV – Ausculta: Consiste em escutar ruídos no corpo, especialmente para verificar o

(7)

7

funcionamento do coração, pulmão, pleura e outros órgãos. Para isto, utiliza-se o estetoscópio. As afirmativas CORRETAS são:

a) Somente I e II. b) Somente III e IV. c) Somente I e IV.

d) Nenhuma das alternativas.

29) Sobre as principais ações do Programa Nacional de Imunização, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Em 2012, as vacinas poliomielite inativada (VIP) e penta (DTP+Hib+hepatite B) foram introduzidas no calendário da criança. Já em 2013, foi a vez da tetraviral (tríplice viral + varicela) e da incorporação da vacina varicela, que passou a substituir a segunda dose da vacina tríplice viral para as crianças de 15 meses de idade.

b) A pandemia causada pelo influenza A H1N1, declarada como emergência de saúde pública de importância internacional, resultou em uma campanha nacional de vacinação contra o vírus em 2010. Noventa milhões de doses foram aplicadas em gestantes, crianças, indígenas, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e adultos com idade entre 20 e 39 anos. c) Em 2014 foi realizada uma grande campanha nacional com a vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano), para meninas de 9 a 13 anos, que foram protegidas contra os principais vírus que causam o câncer de colo de útero.

d) Nenhuma das alternativas.

30) Complete as lacunas na frase a seguir:

Pressão Arterial é a medida da força do sangue contra as paredes das artérias. A medida da pressão arterial compreende a verificação da pressão máxima chamada _________ e pressão mínima, ___________.

a) sistólica – diastólica. b) diastólica – sistólica. c) sistóica – diastóica. d) Nenhuma das alternativas.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta