• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM:

GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO

E POLÍTICAS SOCIAIS

MANUAL DO CURSO

INFORMAÇÕES:

ICAP - Central de relacionamento: (65) 3641-5347 (65) 98116-9633, (65) 99236-5259, (65) 99679-2601 Segunda a sexta – 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00 horas

E-mail: comercial@icapcursos.com.br

www.icapcursos.com.br

(2)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E POLÍTICAS

SOCIAIS

O ICAP – Instituto de Capacitação e Pós-Graduação, tem como uma de suas linhas de ação a especialização lato sensu que privilegia a formação profissional nas suas especificidade assegurando, desta forma, seu compromisso com a sociedade enquanto instituição de ensino.

Tendo como pressuposto a necessidade cada vez maior de conhecimentos mais específicos para trabalhar nas diferentes dimensões envolvidas no contexto da sociedade contemporânea, as organizações educacionais estão diante de desafios complexos a serem superados. De maneira geral, é necessário que a continuidade dos estudos se estabeleça através de uma formação sólida e em consonância com esta realidade, atendendo satisfatoriamente às necessidades existentes e crescentes nos panoramas mundial, nacional, regional e local.

No que se refere a Mato Grosso, campo de atuação direta destas instituições, o crescimento e desenvolvimento acelerados em diversos setores a partir da década de 1970, são indicadores significativos, os quais vêm atribuindo maior destaque ao Estado na região e no Brasil. Consequentemente, tem-se um amplo processo de transformação multi-disseminada, que parte desde a administração pública, atingindo questões sociais, culturais, ambientais.

Portanto, é premente a necessidade de se repensar as formas pelas quais a formação na educação superior deve proceder no preparo de profissionais a serem encaminhados a atuar nesta conjuntura, num mercado de trabalho diversificado, porém, criterioso e competitivo.

O curso de Especialização Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais foi estruturado de modo a permitir uma análise crítica da realidade social no que se refere ao conhecimento das alterações processadas no mundo do trabalho na atualidade e seus impactos nos espaços ocupacionais de atuação dos diversos profissionais, além de permitir um conhecimento das bases das políticas sociais, suas configurações e (re)definições no

(3)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

quadro de desmantelamento dos direitos sociais tendo em vista o cenário neoliberal. Para tanto busca qualificar profissionais para atuarem criticamente e propositivamente junto aos organismos públicos e privados seja na gestão, implementação ou execução das políticas sociais.

Nesta perspectiva, o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão em Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais ora apresentado justifica-se enquanto meio para possibilitar a formação profissional específica na área, para o preenchimento de lacunas no campo de atuação dos profissionais de Assistentes Sociais, Gestão de Pessoas, psicologia e áreas afins no contexto local e regional. Nesta pretensão, busca-se estabelecer medidas para atender aos critérios de qualidade na educação pós superior, essencialmente, na lato sensu, em conformidade com princípios fundamentais da função social para contribuir na administração pública, consequentemente, para o exercício da cidadania.

OBJETIVO DO CURSO:

Formar docentes e pesquisadores em Serviço Social, capacitando-os no domínio dos paradigmas teórico-metodológicos contemporâneos, com vistas à análise crítica da inserção do Serviço Social em diferentes formações sociais.

Fomentar a pesquisa e a produção de conhecimentos relativos à articulação histórica do Serviço Social com a questão social, as políticas sociais e com os direitos sociais no Brasil.

PÚBLICO ALVO:

O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão em Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais é destinado aos profissionais com formação acadêmica em nível superior atuantes no serviço público e privado ou que pretendam exercer cargo público; pesquisadores e profissionais atuantes em organizações privadas da área de assistência social, jurídica, psicologia, administração, e áreas afins. Além dessas áreas, o curso está direcionado para demais profissionais interessados em exercer funções técnica, gerenciais ou de assessoramento em organizações públicas no âmbito federal, estadual e/ou municipal e iniciativa privada.

(4)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

ESTRUTURA DO CURSO:

1. METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTIFICA ...(25 hs) 2. DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR...(25 hs) 3. SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL...(25 hs) 4. POLÍTICA SOCIAL, DIREITOS E SERVIÇO SOCIAL...(25 hs) 5. DIREITOS HUMANOS...(25 hs) 6. VIOLÊNCIA, CIDADANIA E SERVIÇO SOCIAL... (25 hs) 7. POLITICAS SOCIAIS...(25 hs) 8. CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL...(25 hs) 9. POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL...(25 hs) 10. POLÍTICAS ASSISTENCIAIS: HISTÓRIA E CONTEXTO ATUAL...(25hs) 11. QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS E URBANAS ...(25 hs) 12. POLÍTICAS URBANAS E DIREITO À CIDADE...(25 hs) 13. FORMAS DE RESISTÊNCIA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS...(25 hs) 14. CULTURA E IDENTIDADE...(25 hs) 15. SUJEITOS COLETIVOS...(25 hs) 16. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA...(25 hs)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS:

METODOLOGIA DE PESUISA CIENTÍFICA

Conhecimento e Ciência. Produção e transmissão do conhecimento através da pesquisa científica. Etapas do processo de produção de pesquisa científica. A construção do projeto de pesquisa. A importância dos resultados da pesquisa. Construção de artigo científico e monografia.

DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR

Concepções filosóficas na educação. Educação no século XXI. Formação de professores universitários: do planejamento à prática pedagógica. Instrumentação para prática pedagógica no ensino superior.

(5)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL

Determinações sócio-históricas da questão social nos marcos do capitalismo. A questão social na América Latina e no Brasil. Diferentes interpretações da questão social. Os desafios profissionais para o enfrentamento das expressões da questão social na contemporaneidade. A centralidade da categoria questão social no projeto de formação profissional do Serviço Social.

POLÍTICA SOCIAL, DIREITOS E SERVIÇO SOCIAL

Os fundamentos e as teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. Princípios que fundamentam as diferentes interpretações teóricas sobre Política Social. A produção social das desigualdades sociais e as estruturas de apropriação econômica e de dominação política. Relação entre Política Social e Serviço Social. A relação contraditória da política social.

DIREITOS HUMANOS

Introdução ao conceito de Direitos Humanos / Gerações de Direitos Humanos / Alteridade / identidade e cultura / Multiculturalidade e Direitos Humanos / Desafios do serviço social na área de Direitos humanos.

VIOLÊNCIA, CIDADANIA E SERVIÇO SOCIAL

Tipologias de violência na sociedade contemporânea e vertentes teóricas explicativas. O fenômeno da globalização e suas implicações nas novas formas de violência. Democracia, cidadania e direitos humanos. Impactos da exposição à violência e as demandas ao Serviço Social.

POLITICAS SOCIAIS

Emergência e desenvolvimento da Política Social na perspectiva social e liberal no Brasil de 1930 a 1980. Sistema de Proteção Social a partir de 1988 aos dias atuais; e políticas públicas no âmbito universal e específicas e a interlocução interna e externas.

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL

Evolução do Serviço Social na Europa e América. Precursores e Pioneiros. História do serviço social na américa latina e Brasil. Movimento de Reconceituação. O projeto Ético político Profissional e o Código de Ética. Pressupostos Históricos fundamentais à compreensão do Serviço Social.

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

Política de Assistência Social sob a orientação do SUAS: Diretrizes da política nacional de assistência social e Eixos Estruturantes da atual Política. Aspectos históricos e teóricos da 8 proteção social no Brasil. Legislação Social Brasileira e a garantia de direitos sócios

(6)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

assistenciais. A Assistência Social na Perspectiva dos Direitos Sociais. Funções, Princípios e Garantias da Política Nacional de Assistência Social.

POLÍTICAS ASSISTENCIAIS: HISTÓRIA E CONTEXTO ATUAL

Percurso histórico da Assistência Social com ênfase na sua institucionalidade no Brasil. Processo de implantação do Sistema de Proteção Social no campo da Assistência Social. Institucionalização do trabalho e das ações sócioassistenciais a partir da rede SUAS.

QUESTÕES SOCIO AMBIENTAIS URBANAS

Conceitualização de problemas ambientais / Vulnerabilidade ambiental / Justiça Ambiental / Espaço urbano e território / Principais Problemas ambientais em Cuiabá.

POLÍTICAS URBANAS E DIREITO À CIDADE

Análise do Processo de urbanização no século XX. Estudo dos marcos legais que regem a política urbana no Brasil e compreensão dos principais dilemas enfrentados nessa área. Examinar a partir de uma abordagem histórica e teórico-conceitual a formação e constituição das questões urbanas como problema social. Efeitos da globalização para as metrópoles. Desigualdade, diversidade e complexidade. Aspectos constitucionais do Urbanismo no Brasil – direitos fundamentais e direitos sociais. Lei 10.257/200 – Estatuto das Cidades. A função social da propriedade urbana. Gestão Democrática das cidades. Política habitacional; Habitação na Constituição Federal; Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS); Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Regularização Fundiária; espécies de regularização fundiária: interesse social e interesse específico; instrumentos de regularização fundiária: demarcação urbanística, legitimação de posse, usucapião especial de imóvel urbano, concessão de uso especial para fins de moradia (CUEM), concessão de direito real de uso (CDRU), zonas especiais de interesse social (ZEIS).

FORMAS DE RESISTÊNCIA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Conflitos, integração e mudanças sociais, o papel da normas jurídicas, teorias funcionalistas e do conflito social, anomia e regras sociais, anomia em Durkheim, anomia em Merton, o direito como propulsor e obstáculo da mudança, modos de adaptação metas culturais meios institucionalizados, conformismo e resistência, o direito para se ter direitos: proposta de compreensão do direito de resistência pela ótica do oprimido, o direito como propulsor ou obstáculo da mudança social, evolução do direito de resistência na ordem constitucional, a desobediência civil e os movimentos sociais.

CULTURA E IDENTIDADE

Definições de identidade e cultura. Perspectivas teóricas sobre identidade e cultura: A psicologia, as ciências sociais e a linguística. Identidade, cultura e subjetividade. Identidade e cultura no serviço social: referências para o projeto ético-político da profissão.

(7)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

SUJEITOS COLETIVOS

Breve trajetória dos movimentos sociais no Brasil, relacionando com o Estado de Mato Grosso. Enfatizando as concepções dos sujeitos coletivos, sujeitos políticos e atores sociais; demarcando os direitos coletivos e individuais. Conceitos, características e tipologia dos movimentos sociais e operários. Suas organizações e lutas em prol da manutenção e ampliação dos direitos de cidadania. Debater sobre as entidades civis que prestam serviços aos segmentos sociais (associações públicas e civis; conselhos; cooperativas; ONGs; sindicatos; redes sociais, etc.).

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Fenômeno mundial da violência contra a Mulher. Convenções e Tratados internacionais. Violência Doméstica e Familiar Histórico da Violência e Políticas Públicas.

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO:

Preenchimento da ficha de pré-inscrição no site, assinatura do contrato (vamos até você ou você pode vir até o ICAP) e pagamento de taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência.

DOCUMENTOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRICULA:

• 02 Foto 3x4 • Cópia RG • Cópia CPF

• Cópia Certidão de Casamento (se casado)

• Cópia Diploma de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar o atestado de conclusão de curso, que será aceito temporariamente, ficando sobre a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

• Cópia Histórico do 3º Grau (graduação) • Comprovante de endereço

(8)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSOS:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, automaticamente, 100% do valor pago, por meio de depósito ou conta bancaria indicado pelo participante, em até 20 dias úteis se o valor foi efetivado em dinheiro ou cartão de débito, se foi efetivado no cartão de crédito após o vencimento da fatura.

Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, mediante requerimento expresso do participante endereçado ao e-mail: admin@icapcursos.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária por ele, em até 20 dias úteis após a indicação dos dados bancários.

O ICAP não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como: passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc. em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO:

O curso Gestão em Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais possui carga horária de 400 horas, com duração dos módulos de 6 a 9 meses e prazo máximo para a entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC) de 18 meses, a partir do início do curso.

As aulas são quinzenais, a noite de segunda a quinta-feira das 19:00 as 22:00 horas.

LOCAL DO CURSO:

(9)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores. INVESTIMENTO: MATRICULA PARCELADO PARCELAS VALOR DA PARCELA VALOR DO CURSO VALOR DO CURSO / MATRICULA R$ 150,00 10 R$ 340,2 R$ 3.402,00 R$ 3.552,00 15 R$ 239,4 R$ 3.591,00 R$ 3.741,00 18 R$ 210,00 R$ 3.780,00 R$ 3.930,00

O pagamento da matricula será efetuada no ato da mesma por cartão de debito, crédito ou boleto bancário através do site do ICAP.

As parcelas serão pagas por meio de boleto bancário que serão enviados no e-mail do aluno em até 7 dias antes do vencimento ou com cartão de crédito.

Referências

Documentos relacionados

A dilatação do tempo e a contração do comprimento são conseqüências diretas da invariância da velocidade da luz. Podemos mostrar de uma forma mais detalhada a dilatação do tempo

(h) Em ligas Ti-15Nb-xSi resfriadas em forno, a redução do módulo de elasticidade para as composições de 0,35 e 0,55 % de Si foi atribuída ao aumento da fração de volume da fase

Une barrière protectrice avec de l’eau Il existe un autre petit réservoir circulaire autour du récipient pour la nourriture.. Il est rempli d’eau et maintient les fourmis

• Decreto Nº 3.955, de 30 de março de 2016 - Homologa o resultado final do Concurso Público Nº 001/2015 destinado à seleção de candidatos para preenchimento de 04 vagas e

Atendimento de Assistência Judiciária Gratuita com elaboração de peças processuais e acompanhamento processual.. Prática Simulada: Desenvolvimento de

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA III -

Iz prvog horizontalnog reda funkcija (sportske, poslovne i organizacione) i njihovih vertikalnih elemenata, vidljivo je da, prvi red obuhvata menadžmentske elemente

Em local próprio deverá ser identificado o autor que fará a apresentação quer da comunicação livre quer do poster9. Toda a comunicação com os autores se fará