• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER CRONOGRAMA DE AULA QUARTO PERIODO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER CRONOGRAMA DE AULA QUARTO PERIODO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA

EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA ANO/SÉRIE: 1º ANO PROFESSORES RESPONSAVEIS: LUANA, JOSE CARLOS e LUZIVAN

CRONOGRAMA DE AULA QUARTO PERIODO

QUARTO PERÍODO: Oceania. Início da aula dia 12\04 há 30\04

ESTUDAR AULA 01. OCEANIA

4º PREIODO: OCEANIA

Mapa da Oceania

A Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. Em razão desse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como "novíssimo mundo".

(2)

dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.

O continente mais isolado do mundo é composto pela Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. Sua configuração corresponde a um enorme arquipélago, com formação derivada de erupções vulcânicas. É cercado pelo Oceano Índico a oeste e Pacífico a norte, leste e sul.

Canguru: animal típico da Austrália

A Oceania possui uma área de 8,4 milhões de km2, e essa abrange todos os hemisférios, o maior país do continente é a Austrália, além desse existem várias ilhas dispersas pelo

Oceano Pacífico.

O maior país do continente, a Austrália, é considerado uma ilha-continente, pois está situado

entre o Pacifico e o Índico com uma área de 7,6 milhões de km2, que representa 90% do total

daOceania.

O território da Nova Zelândia é banhado pelo Mar da Tasmânia a oeste, Pacífico a leste, localizado totalmente na zona temperada do sul. Está a 1750 km da Austrália a leste, o país em questão é considerado um arquipélago, pois é formado por duas ilhas principais: uma localizada ao norte e outra ao sul, entre as duas está o Estreito de Cook. O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania. Dentre todas as ilhas, as mais importantes são: o Havaí e a

Polinésia Francesa - onde está situado o Taiti.

No continente existem ainda onze arquipélagos-Estados com áreas pequenas, dessas destacam os Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

(3)

Características da Oceania: 1. Composição geográfica

A formação do território é predominantemente de origem vulcânica, o que confere à região uma intensa atividade tectônica e vulcânica.

2. Área

Sua área é de 8.480.355 km², com uma densidade demográfica variante: Austrália 2,2 hab/km²; Papua-Nova Guiné 7,7 hab/km²; Nauru 380 hab/km²; Tonga 163 hab/km² e o território da Austrália correspondem a maior parcela da Oceania, com cerca de 90% do continente.

As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália e são Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth. Outras cidades importantes são Auckland e Wellington, na Nova Zelândia, e Port Moresby, capital da Papua-Nova Guiné.

3. População

Todas as ilhas da Oceania têm a população composta por indígenas. No entanto, na Austrália e na Nova Zelândia os brancos europeus constituem a maioria dos habitantes, especialmente de origem britânica.

Com uma população de cerca de 32 milhões de habitantes, a Oceania é uma região predominantemente urbana. Enquanto 75% da população vive em cidades, 25% dos oceânicos vivem no campo.

Na Austrália e na Nova Zelândia, 85% da população reside em áreas urbanas, enquanto nas ilhas a maior parte dos habitantes estão nas áreas rurais.

4. Economia

Os países mais desenvolvidos (a Austrália e a Nova Zelândia) destacam-se pela fabricação de produtos industrializados e alta tecnologia. Nas ilhas pratica-se o extrativismo e a agricultura, bem como o turismo.

(4)

Paisagem da Nova Zelândia

5. Fauna, Vegetação e Clima

A fauna da Oceania possui muitos animais, entretanto, sua posição isolada levou ao surgimento de algumas espécies exóticas encontradas somente naquela região. Dessas, se destacam os cangurus.

Outros animais típicos da Oceania são: coala, dingo, cacatua, diabo da tasmânia, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante-marinho e canguru.

Sua flora é predominantemente composta por florestas tropicais, as quais convivem com o clima desértico na parte interior da Austrália e clima tropical nas ilhas.

Cultura da Oceania

Na Oceania, o inglês é o idioma mais falado, mas essa não é a única língua do continente. Lá também há espaço para língua francesa e para os dialetos nativos.

Em termos religiosos, predomina o cristianismo, sendo liderado por 27% de católicos e 24% de protestantes.

Em decorrência do calor, é costume usar roupas leves e confortáveis.

As típicas tatuagens maoris são conhecidas em todo o mundo e têm origem com os povos indígenas da Nova Zelândia. Para os índios, as mokas - como são chamadas - tem caráter sagrado.

(5)

Colonização e História da Oceania

Chamada de Novíssimo Mundo, a Oceania foi o último continente a ser encontrado pelos europeus.

O termo Oceania é usado em vários idiomas para indicar um continente que abrange a Austrália e ilhas do Pacífico contíguas. A palavra é formada pela junção de "oceano" mais o sufixo "ia", a exemplo de topônimos como Germânia e Transilvânia.

A primeira onda massiva de emigrados só aconteceu por volta de 6000 a.C. com a chegada dos austronésios oriundos de Taiwan. Eles se propagaram pelas Filipinas e Índias Orientais, até chegarem à Nova Guiné.

Já no período moderno, os britânicos anexaram a Austrália aos seus domínios em 1770, quando habitavam cerca de 300 mil nativos. Subdivididos em cerca de 600 tribos, as quais encontravam-se num estágio cultural muito primitivo, esse fato facilitou a dominação dos ingleses.

No século XVIII a ocupação foi feita por prisioneiros e exilados, bem como pelo estabelecimento de um número reduzido de colonos. Eles se dedicaram ao desenvolvimento da pecuária, uma das principais atividades até agora.

Além da pecuária (sobretudo a ovina) desenvolvera-se uma produção de trigo com sucesso. Como resultado deste domínio, a população indígena decai. Os britânicos impõem sua cultura e seus modos de vida, fazendo com que os nativos se tornem a minoria no continente.

EXERCITANDO OCEANIA

1)O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da Oceania no referido mapa.

(6)

a) Vermelho b) Amarelo c) Preto d) Verde e) Azul

2) Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.

b) A Oceania é um continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de ilhas localizadas no oceano Atlântico.

c) Com exceção da Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades primárias.

d) A Oceania está localizada totalmente ao norte da linha do Equador.

3)Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.

a) Austrália e Samoa b) Indonésia e Malásia

c) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné d) Austrália e Tuvalu

Referências

Documentos relacionados

Marandú apresentam maior acúmulo de folha, relação folha:colmo , maior produção de material verde no resíduo de massa seca, e menor acúmulo de material morto.. As intensidades

Este estudo busca identificar os fatores que influenciam companhias listadas na BM&FBovespa a pagar dividendos acima do mínimo obrigatório estabelecido em lei

O aumento da função cerebral é causado pelo grande número de impulsos que são transmitidos do centro da vigília do sistema, reticular ativador para o córtex cerebral

Em relação à justificativa da não adesão ou da não utilização dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil naquelas escolas que desejam aderir à publicação,

Tal como na experiência laboratorial de Klopman (1994), depois de realizadas as simulações, são produzidos os perfis verticais da velocidade média horizontal, num gráfico com

Apresentação ininterrupta de imagens imóveis ou estáticas durante um longo período pode causar o efeito de “imagem queimada” no seu ecrã, também conhecido como

C.( Participante Externo/Co-Autor ) , 2011.Seleção de Contratos de Prestação de Serviços de Telecomunicações: Um Estudo de Caso com Demanda Fuzzy e Tarifa Ajustável; Anais do

Os pontos fortes do estudo referem-se: à contribuição científica, que demanda ainda de investigações sobre a qualidade do sono na população de adolescentes