• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Ruy Barbosa 2017

BEATRIZ PEREIRA ANDRADE NASCIMENTO

DANIELE SANTOS DA SILVA

FRANCIELE DE OLIVEIRA SAMPAIO

GECIANE SUZART DA SILVA MASCARENHAS

GILVANA DA SILVA BISPO PIEDADE

RENATA DE JESUS COSTA

TACILA DOS SANTOS RIBEIRO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

(2)

Ruy Barbosa 2017

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Arte, Educação; Organização e Didática da Educação Infantil; Prática Pedagógica: Infâncias e suas Linguagens: Seminário IV. Orientador: Profs. Tatiane Mota Santos Jardim; Adriana Haruyoshi Biason; Raquel Franco Ferronato; Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro; Patrícia Alzira Proscêncio; Luciane Guimarães Batistella Bianchini; Camila Aparecida Pio.

Tutora eletrônica: Simoni Cristiane Parpineli da Silva. Tutor(a) de sala: Ivanete Araújo da Cruz Tenório.

BEATRIZ PEREIRA ANDRADE NASCIMENTO

DANIELE SANTOS DA SILVA

FRANCIELE DE OLIVEIRA SAMPAIO

GECIANE SUZART DA SILVA MASCARENHAS

GILVANA DA SILVA BISPO PIEDADE

RENATA DE JESUS COSTA

TACILA DOS SANTOS RIBEIRO

(3)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 4 2 DESENVOLVIMENTO ... 5 2.1 Plano de Aula ... 7 3 CONCLUSÃO ... 10 REFERÊNCIAS ... 11 ANEXOS ... 12

(4)

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o processo da criança e o seu mundo ao redor, pois sabemos que a criança é uma página em branco, esperando que sejam preenchidas, vindo isso a acontecer quando as mesmas entram em contato com o mundo. Por isso, é essencial ensinar a criança levando em conta os seus reflexos e capacidades, já que ela desde o nascimento, adquirem conhecimentos suficientes para explorar o meio no qual está inserida.

Segundo Jean Piaget a criança nasce equipada de reflexos, o contato com o meio físico e social em qual está inserido faz com que a criança amplie ou modifique os reflexos, ou adquira novos esquemas de ação.

O objetivo do nosso trabalho é refletir sobre o processo de interação entre a criança e o mundo ao seu redor, no qual abordaremos as seguintes questões: Como a criança se reconhece enquanto sujeito no ambiente em que vive; a maneira como aprendem e se relacionam; a importância de vivências em relação aos sentido e a forma como essa criança interpreta as informações que lhe são transmitidas.

Portanto, temos a finalidade de expor opiniões baseadas em discussões realizadas e reafirmar as através de, citações de pensadores, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Pois, esse direcionamento é de suma importância para a nossa formação acadêmica, além disso, fundamental para o exercício da prática profissional, oferecendo uma educação de qualidade às crianças que será o futuro do nosso país. Contribuindo assim, para uma sociedade mais justa e organizada, contemplada com cidadãos autoconfiante, o qual possa exercer plenamente seu papel social na construção de um mundo mais igualitário que prioriza todas as formas de vida com a mesma importância.

Contudo o seguinte texto apresentado pretende contribuir para a reflexão sobre o processo de interação da criança com o mundo, enfatizando sua importância de trabalhar com os sentidos, que são a porta de entrada para que qualquer estímulo ou sensação, contribua a fim de que o infante desenvolva autonomia, autoestima e auto respeito. Levando em consideração o tema a ser trabalhado “Cinco sentidos”, apresentaremos um projeto interdisciplinar, voltado à Educação Infantil que visa desenvolver experiências sensoriais expressivas e corporais, envolvendo (audição, visão, olfato, paladar e tato).

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)

REFERÊNCIAS

(10)

ANEXO A – História Menina Bonita do Laço de Fita.

Era uma vez uma menina linda, linda.

Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.

A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.

Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.

E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.

E pensava:

- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela... Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha? A menina não sabia, mas inventou:

(11)

O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha? A menina não sabia, mas inventou:

- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.

O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.

- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha? A menina não sabia, mas inventou:

- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.

O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?

A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:

- Artes de uma avó preta que ela tinha...

Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.

E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.

Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.

Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.

E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:

(12)

E ela respondia:

- Conselhos da mãe da minha madrinha...

Referências

Documentos relacionados

A colcha de retalhos Conceil Correa da Silva Editora do Brasil Menina bonita do laço de fita Ana Maria Machado Atica Igual ou diferente, depende do olhar da gente Ellen Pestili

– Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo para ser tão pretinha.. A menina não sabia,

Em suma, podemos constatar que a unidade socioeducativa de internação se ca- racteriza pelo padrão disciplinador e normatizar do comportamento das adolescentes, sendo significativo

Assim, na obra Menina bonita do laço de fita, notamos a diferenciação da personagem, como um modelo de empoderamento feminino através das descrições físicas e do comportamento

A análise cultural está sustentada nos Estudos Culturais, onde o que é representado não atua em plenitude no significante, já que sua representação é tida como processo

Portanto nosso trabalho tem como objetivo analisar a imagem da personagem feminina negra no livro “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado..

A este propósito, analisaremos o livro Menina Bonita do Laço de Fita, da autora Ana Maria Machado, e a temática racial empreendida nele por meio da construção dos personagens

1 Rosemberg, Discriminações ético-raciais na literatura infanto-juvenil brasileira, p.. Algumas caracterizações encontradas nas narrativas, além de afirmarem a estereotipação