• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE IOMERÊ PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2016 Prova: 21 de janeiro de Candidato(a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE IOMERÊ PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2016 Prova: 21 de janeiro de Candidato(a):"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE IOMERÊ

PROCESSO SELETIVO – EDITAL 001/2016

Prova: 21 de janeiro de 2017

Candidato(a): __________________________________________

PROVA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

Esta prova é composta de 20 questões, elaboradas de acordo com os conteúdos relacionados no Edital 001/2016. Relaciona os conhecimentos mencionados no Edital citado.

01 - Você está recebendo o seguinte material:

a) Este caderno com o enunciado das questões objetivas, assim distribuídas:

Disciplina Número de Questões Peso Individual Peso Total

Conhecimentos Específicos 10 3,5 35,0

Língua Portuguesa 4 3,5 14,0

Matemática 3 3,5 10,5

Conhecimentos Gerais 3 3,5 10,5

Total 20 3,5 70,0

b) Um cartão-resposta destinado às respostas das 20 (vinte) questões de múltipla escolha.

02 - Verifique se este material está em ordem. Caso contrário, notifique imediatamente o responsável pela sala. 03 – Verifique seu nome no Cartão-resposta e lembre-se de assiná-lo no espaço próprio, utilizando caneta esferográfica. 04 - No Cartão-resposta, a marcação das letras correspondentes às respostas assinaladas por você (apenas uma resposta por questão) deve ser feita cobrindo todo o espaço compreendido pelo círculo.

05 - Rasuras no cartão resposta poderão tornar a questão nula.

06 - Esta prova é individual. É vetada qualquer comunicação e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie.

07 - As questões não estão apresentadas em ordem crescente de complexidade. Há questões de menor, média ou maior dificuldade, seja na parte inicial ou final da prova.

08 - Quando terminar, entregue ao responsável pela sala o Cartão-Resposta e o Caderno da Prova e assine a Lista de Presença.

09 - Você terá 02 horas e 30 minutos para responder às questões objetivas e preencher o Cartão-Resposta. Findo o qual o candidato deverá, obrigatoriamente, entregá-lo.

10- A prova terá início às 8h30min.

11- O candidato só poderá se ausentar do recinto das provas após 1 (uma) hora após ter iniciado. Critérios de correção:

1. As questões têm seu valor estipulado conforme edital e quadro acima.

2. Não serão consideradas as questões que apresentarem rasuras, corretivo ou estiverem em branco. Sendo estas anuladas no ato da entrega do cartão respostas (gabarito) na presença do candidato, o qual deverá rubricá-la. 3. Se houver necessidade de anular alguma questão, por recurso oficializado por qualquer um dos candidatos, o(s)

ponto(s) correspondente(s) a ela serão distribuídos de forma igualitária para todos os candidatos que tiverem em sua prova a mesma questão.

4. O(a) candidato(a) que for surpreendido com “cola” terá sua prova recolhida e receberá nota ZERO.

(2)

QUESTÃO 01) Leia o texto:

“De acordo com Oliveira (1992) falar da perspectiva de Vygotsky é o mesmo que falar de dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado principalmente nas funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas que predominavam na União Soviética após a revolução de 1917, Vygotsky tem como pressupostos básicos a ideia de que o ser humano se constitui na sua relação com o outro no meio social. Sendo assim, para ele a cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento do indivíduo, vem moldar o funcionamento psicológico do homem.” (Fonte: Colunista Portal – Educação)

Segundo os estudiosos da educação, os fatores de maior relevância na teoria de Vygotsky são: (1) Mediação; (2) Linguagem; (3) Cultura e (4) Processo de Interiorização. Nesse sentido, relacione tais

fatores com suas respectivas descrições:

( ) universo que traz diversas significações que permite construir a interpretação do mundo real. ( ) sistema simbólico de significados e significantes dos grupos humanos que favorece o

intercâmbio social e o fenômeno do pensamento.

( ) que envolve um fator interno e outro externo e que sendo interpessoal se torna intrapessoal. ( ) se adquire o conhecimento através da interação com vários interlocutores, em uma relação em que todos os envolvidos são ativos.

Qual alternativa contempla corretamente os fatores de maior relevância na teoria de Vygotsky com suas respectivas descrições?

A) (2), (3), (4), (1) B) (3), (2), (1), (4) C) (3), (2), (4), (1) D) (1), (3), (2), (4) E) (2), (3), (1), (4) _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 02) O texto abaixo está inserido na Diretriz Curricular da Educação Infantil da AMARP (pg. 36):

“Do ponto de vista didático, a característica mais destacada do trabalho do professor é a mediação, pela qual ele se põe entre a criança e o conhecimento para possibilitar as condições e os meios de aprendizagem, e é importante destacar que não é só o professor o mediador, pois a atividade da criança

não se limita à passiva incorporação de elementos da cultura, mas ela afirma sua singularidade atribuindo sentidos à sua experiência através de diferentes linguagens, como meio para seu desenvolvimento em diversos aspectos “(...)”. Assim, a criança busca compreender o mundo e a si mesma, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando-as continuamente em cada interação, seja com o professor, seja com objetos, brinquedos e outros signos culturais. Em outras

palavras, a criança, desde pequena, não só se apropria de uma cultura, mas o faz de um modo próprio, construindo cultura por sua vez.”

O texto busca afirmar a importância de uma aprendizagem protagonizada pela criança, tendo na figura do professor, o trabalho da mediação.

Nesse sentido, quais são os diversos aspectos de desenvolvimento da criança que complementam adequadamente a área pontilhada do texto “(...)”?

A) Afetivos, Cognitivos, Motores e Sociais. B) Cognitivos, Culturais, Afetivos e Neurológicos. C) Motores, Socioculturais e Neurológicos.

D) Psicossociais, Neurológicos, Cognitivos e Afetivos. E) Pedagógicos, Neurológicos, Culturais e Afetivos.

(3)

QUESTÃO 03) No caderno do Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: ano 1: unidade 3 (MEC, SEB, 2012, p. 8) está proposto que “para um aprendiz que ainda não está alfabetizado, dominar o alfabeto é um processo bem mais complexo, pois requer compreender as propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)”, sendo apresentada a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky.

Observe a imagem:

Fonte: Programa de Professores Alfabetizadores (M1U3T9)

A hipótese de escrita da Talita é:

A) Alfabética, pois já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba.

B) Silábica-alfabética, pois ora escreve silabicamente, ora alfabeticamente, ou seja, mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas.

C) Silábica com valor sonoro, cada letra corresponde a uma sílaba e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba.

D) Silábica sem valor sonoro, cada letra corresponde a uma sílaba, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba.

E) Pré-silábico, ainda não entende que a escrita registra a sequência de sílabas sonoras das palavras, apenas faz a distinção entre desenho de escrita.

(4)

QUESTÃO 04) A Diretriz Curricular da Educação Infantil da AMARP, publicada em 2016, propõe no capítulo “O Planejamento e Avaliação como Práticas Permanentes” (pg. 113 a 117), alguns caminhos necessários na elaboração da documentação pedagógica. Abaixo segue um deles:

“A visualização das crianças - exige que eduquemos o nosso olhar, para rompermos com uma relação verticalizada de subordinação, passando a constituir relações nas quais adultos e crianças compartilham amplamente suas experiências nos espaços coletivos de educação, ainda que com patamares

inevitavelmente diferenciados;” (pg. 116)

A parte do texto em destaque, “ainda que com patamares inevitavelmente diferenciados”, se refere mais precisamente

A) ao nível hierárquico entre professor e aluno/criança.

B) aos níveis de cognição do professor em relação ao aluno/criança. C) as diversas etapas cognitivas pelas quais a criança deverá passar. D) a condição de professor e não de familiaridade com o aluno/criança. E) ao nível de maturidade entre professor e aluno/criança.

_____________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 05) Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de Língua Portuguesa contemplam os eixos: oralidade, leitura, produção de textos escritos e análise linguística.

Com relação ao eixo estruturante análise linguística, destaca-se que foi organizado em dois movimentos sendo um deles à apropriação do sistema de escrita alfabética pelas crianças, que propõe como objetivo de aprendizagem

A) Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.

B) Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras. C) Reconhecer as finalidades de textos lidos (pelo professor ou pelas crianças).

D) Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos. E) Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.

_____________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 06) Tomando por base os princípios orientadores, formas de organização e conteúdos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, em sua segunda versão, e do que está disponível no site (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site), julgue as afirmações que seguem:

I. A BNCC compreende-se articuladamente em duas partes, a Parte Comum e a Parte Diversificada, onde a Comum é igual para todas as escolas do Brasil e a Diversificada é de atribuição de cada escola, de acordo com sua realidade e necessidades.

II. A BNCC está balizada em cinco áreas do conhecimento: LINGUAGENS; CIÊNCIAS HUMANAS; CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA e ENSINO RELIGIOSO.

III. A área das Linguagens compreendem as disciplinas de: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física.

IV. Após a edição da segunda versão, em 2016, a BNCC só precisa ser aprovada pelo CNE – Conselho Nacional de Educação, a qual passará a vigorar a partir de julho de 2017.

V. A atual tramitação da BNCC encontra-se em discussão, análise e redação por parte do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio, o qual, após conclusão dos trabalhos, enviará a terceira versão ao CNE.

São verdadeiras somente as afirmações contidas nas proposições

A) I, II e III. B) I, II e IV. C) II, IV e V. D) I, II, III e V. E) I, III, IV e V.

(5)

QUESTÃO 07) O Plano Municipal de Educação do município de Iomerê é um documento essencial na definição das políticas públicas voltadas para a educação do presente decênio.

Em relação ao Plano Municipal de Educação de Iomerê, julgue as afirmações que seguem:

I. O PME foi aprovado por meio da Lei Municipal nº 805, em 12 de junho de 2015, dentro do prazo estabelecido pela Lei Federal nº 13.005/2014 do PNE.

II. Assim como o Plano Nacional e Estadual de Educação, o PME conta com um total de 20 metas. III. A vigência do atual PME corresponde ao período de 2015 a 2024.

IV. A Meta 1 do PME estabelece a universalização no atendimento de toda a Educação Infantil até 2024.

V. A Meta 2 do PME estabelece a universalização do Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos de idade e garantir que 95% dos estudantes concluam essa etapa na idade recomendada.

VI. A Meta 12 do PME estabelece o prazo de dois anos, da vigência do plano, a implantação do Plano de Carreira para os profissionais da educação básica, valorizando os profissionais da rede pública, tomando como referência o piso salarial nacional profissional e equiparando seu rendimento médio aos demais profissionais com escolaridade equivalente, até 2024.

São verdadeiras somente as afirmações contidas nas proposições

A) I, II e III. B) II, III e V. C) III, V e VI. D) I, III, V e VI. E) II, III, IV, V e VI.

_____________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 08) “O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária”. (VEIGA, 1995).

A partir da afirmação de Veiga e das finalidades mais específicas do projeto político-pedagógico, considere as seguintes proposições:

I - Possibilita a gestão democrática da escola;

II - Mobiliza pessoas em torno de uma causa comum; III - É elemento estruturante da identidade da instituição;

IV - Transmite a realidade da escola e vai além dos pressupostos pedagógicos. São verdadeiras as afirmações contidas nas proposições

A) I e II, somente. B) I e III, somente. C) I, II e IV, somente. D) I, III e IV, somente. E) I, II, III e IV .

_____________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 09) “A reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (...), que respeite a diversidade, ao mesmo tempo que a unidade, um pensamento organizador que conceba a relação recíproca entre todas as partes”.

Essa citação corresponde ao teórico

A) Edgar Morin. B) David Ausubel. C) Jean Piaget. D) Lev Semenovitch Vygotsky. E) Paulo Freire.

(6)

QUESTÃO 10)Freire (1967, p. 77, grifos do autor) propõe que:

“A educação que se impõe aos que verdadeiramente se comprometem com a libertação não pode fundar-se numa compreensão dos homens como fundar-seres ‘vazios’, a quem o mundo ‘encha’ de conteúdos; não pode basear-se numa consciência especializada, mecanicistamente compartimentada, mas nos homens como ‘corpos conscientes’ e na consciência como consciência intencionada ao mundo. Não pode ser a do depósito de conteúdos, mas a da problematização dos homens em relação com o mundo”.

CONSIDERANDO A CITAÇÃO, ESTABELEÇA A RELAÇÃO ENTRE AS CHARGES:

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/upload/conteudo/images/ensino-tradicional.jpg

PORQUE

Fonte:http://3.bp.blogspot.com/IHtMeZQILFI/UiR9Pr27zbI/AAAAAAAAAvo/KzdxTUQaUgc/s1600/verdadeira_educacao.jpg

Com base na citação apresentada e na relação proposta entre as charges, é CORRETO afirmar que A) a primeira charge é falsa e, a segunda verdadeira e corresponde à citação.

B) a primeira charge é verdadeira e corresponde à citação, a segunda é falsa. C) as duas charges são verdadeiras, mas não correspondem à citação. D) as duas charges são verdadeiras, e a segunda corresponde à citação. E) as duas charges são verdadeiras, e a primeira corresponde à citação.

(7)

QUESTÃO 11) A crase é a fusão do “a” preposição com o “a” artigo. Portanto, só há ocorrência de crase quando o verbo ou o nome pedir preposição e o substantivo for feminino. O acento que indica que houve fusão entre o artigo e a preposição é o acento grave (`).

Analise a ocorrência da crase nas frases que seguem: 1. No final da rua, vire à esquerda.

2. Às vezes é preciso esperar.

3. A CELESC avisa que faltará energia entre às 12h e as 14h. 4. O barco ficou à deriva até ser resgatado.

5. O gabarito não pode ser preenchido à lápis. O uso da crase está correta nas frases

A) 1, 2 e 4 B) 1, 3 e 4 C) 1, 2, 4 e 5 D) 2, 3, 4 e 5 E) 1, 2, 3, 4 e 5 _____________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 12) Leia o texto:

“Uma das consequências dessa operação é o agravamento da crise política e econômica no país causado pela insatisfação popular e pela perda de credibilidade do país a nível internacional. Com a descoberta desse grande esquema de corrupção, elevou-se a insatisfação popular com o desenvolvimento da política brasileira e houve a intensificação de protestos de opositores ao governo. Além disso, em razão dessa instabilidade política e da descoberta do esquema de desvio e lavagem de dinheiro público, o país perdeu credibilidade internacional. Várias agências econômicas internacionais sinalizaram que o risco de

investimento no Brasil aumentou. Diante disso, em virtude do tamanho do esquema descoberto e das consequências da investigação para

a economia e a política brasileira, a Operação Lava Jato tem sido considerada por muitos especialistas como a maior operação de combate à corrupção no Brasil. Como ainda se encontra em fase de execução, provavelmente essa operação pode apresentar resultados ainda mais significativos sobre a corrupção no país.”

(Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/operacao-lava-jato.htm)

O elemento de ligação textual “diante disso”, assinalado no texto acima, procura levar o leitor a se aperceber sobre a (o)

A) operação lava jato. B) insatisfação popular. C) tamanho da operação.

D) maior operação de combate à corrupção no Brasil. E) descoberta do desvio e lavagem de dinheiro público.

_____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 13) Leia a piada:

O bêbado está no consultório e o médico diz: - Eu não atendo bêbado.

- Quando o senhor estiver sóbrio eu volto. – Disse o bêbado.

Apesar de estar bêbado, a resposta dada é coerente em razão da afirmação do médico apresentar A) eufemismo. B) ironia. C) humor. D) paradoxo. E) ambiguidade.

(8)

QUESTÃO 14) O novo acordo ortográfico entre países de língua portuguesa, criado com o objetivo de unificar a grafia, teve seu prazo estendido pelo governo brasileiro de 2013 para 2016, prazo em que as normas passaram a ser obrigatórias.

Verifique o uso das palavras assinaladas na frases a seguir:

I – A maioria das escolas brasileiras necessitam melhorar sua infra-estrutura. II – A autoaprendizagem é fundamental nos dias atuais.

III – No dia-a-dia é comum compartilharmos nossas experiências. IV – Os alunos fazem atividades extraescolar.

V – Os jogos microrregionais terá como sede a cidade de Caçador. VI – O voo saiu de Florianópolis pela manhã.

O uso correto das palavras em negrito e sublinhadas, pelo novo acordo ortográfico, está contemplado nas frases

A) I, II, III, IV, V e VI. B) I, II, III e V. C) II, III, IV e VI. D) II, IV, V e VI. E) III, IV, V e VI.

____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 15) Leia o texto:

“Embora a União tenha estabelecido um valor médio de 2% para a CIDE em todos os estados e entre 7% e 9% de PIS/COFINS no país inteiro, esses impostos também compõem o preço do combustível que

pagamos nos postos de gasolina em nossas cidades. A possibilidade de consumir um produto sem que ele seja afetado pela incidência de impostos —

estaduais e federais — é impossível. O impacto destas cargas tributárias no preço final nos postos de combustível é de, aproximadamente, 40% para a gasolina, 27% no etanol, 28% no S500 e 27% para o S10.”

Tomando por base a incidência de impostos — estaduais e federais — sobre o preço final da gasolina, relatado no texto acima, pede-se:

Qual seria o valor pago por litro de gasolina, sem a incidência dos impostos citados, se o preço na bomba fosse de R$ 3,80?

A) R$ 3,40 B) R$ 2,28 C) R$ 1,90 D) R$ 1,52 E) R$ 0,60

_____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 16) A média para aprovação final da Escola Municipal José de Alencar é composta pela

seguinte fórmula:

Média Trimestral x 3 + Nota do exame x 2 5

Na disciplina de matemática um aluno que obteve médias trimestrais: 6,0, 6,5 e 8,5, e no exame 4,5. Qual foi a média final obtida pelo aluno?

A) 6,5 B) 6,4 C) 6,0 D) 5,1 E) 5,0

(9)

QUESTÃO 17) Um terreno em forma de um quadrado, de 80 por 80 metros, foi loteado conforme desenho abaixo:

___________________________________________________________________________________

QUESTÃO 18) O mundo vem acompanhando com muita apreensão a questão dos refugiados que buscam

abrigo nos países da união europeia. O gráfico a seguir mostra o origem desses refugiados:

Levando em consideração os quatro países que apresentam o maior fluxo migratório (Síria, Afeganistão, Kosovo e Eritrea). Qual das alternativas retrata com maior precisão as razões desse acentuado fluxo migratório registrado nos últimos anos e amplamente divulgados nos meios de comunicação?

A) O exaurimento das reservar petrolíferas e a consequente falência econômica desses países.

B) Seca prolongada e exaurimento dos mananciais hídricos, o que impede a manutenção das atividades agrícolas e agroindustriais.

C) O conflito armado na Síria entre governo e rebeldes, a violência constante no Afeganistão do pós-guerra e na Eritrea, assim como a pobreza no Kosovo.

D) O quadro caótico de doenças como: Chikungunya, Malária, Ebola, AIDS, Sífilis e demais doenças resultantes da falta de saneamento básico, orientações básicas de saúde e desnutrição.

E) Reversão da ação das colônias sobre os países colonizadores, na busca pela empregabilidade e melhoria da qualidade de vida, principalmente de jovens oriundos desses países.

A área do lote C, em metros quadrados, corresponde a A) 1.600 B) 800 C) 400 D) 200 E) 160

(10)

QUESTÃO 19) Segundo dados divulgados no site da FECAM, por meio do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS), o município de Iomerê apresenta indicador geral do IDMS 2014 de 0,713, o qual é composto por indicadores de diversas áreas. Observe os indicadores a seguir, relativos a área educacional do município:

Tomando por base os dados apresentados, analise as afirmações com base no IDMS-Educação 0,780 e suas interligações:

I. O IDMS-Educação é superior ao IDMS geral do município.

II. O IDMS-Educação é puxado para cima em função, das consideradas, baixas taxas de abandono escolar e distorção idade-série.

III. O IDMS-Educação é puxado para cima em função, dos considerados, elevados índices de alfabetização da população e IDEB nos Anos Iniciais.

IV. Em relação a cobertura da população em Idade Escolar de 6 a 14 anos (ano de referência 2012), onde 25,27% da população nessa faixa etária, que não estavam cobertas pelas matrículas locais, se justifica, com grande probabilidade, pelo fato de haver um contingente de alunos matriculados em escolas de outras redes no município de Videira.

V. Em relação a qualidade da educação o principal ponto a ser alavancado, para que o indicador IDMS-Educação cresça nas próximas edições, corresponde ao IDEB nos Anos Finais.

São verdadeiras as afirmativas contidas nas proposições A) I, II e IV.

B) II, III e V. C) I, III, IV e V. D) I, II, III e V. E) II, III, IV e V.

(11)

QUESTÃO 20) O contexto histórico, geográfico e social de um município é marcado por muitos acontecimentos, os quais retratam as características socioeconômicas e culturais de sua gente. Em relação aos aspectos históricos do município de Iomerê, oficializados no site da Prefeitura, analise as afirmativas abaixo:

I. Iomerê foi emancipado do município de Videira em 1995, por meio da Lei Estadual nº 9.898. II. O nome “Iomerê” tem origem indígena, cujo significado é Clareira Branca ou Campo Branco. III. Antes de se chamar Iomerê, a localidade também foi conhecida como Faxinal Branco e São

Luiz.

IV. Com área territorial de 114,74 km2, Iomerê faz divisa com os municípios de Arroio Trinta, Treze Tílias, Ibicaré, Pinheiro Preto e Videira.

V. Em sua história, a localidade se destacou regionalmente, pelas congregações religiosas que ali se instalaram com seus internatos. Os Padres Camilianos e as Irmãs Marcelinas.

São verdadeiras somente as afirmações contidas nas proposições A) I, II, IV e V. B) I, II e IV. C) II e IV. D) I, III e V. E) I, II, III, IV e V. _____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Na forma mais comum de NPHP, a juvenil ou NPHP1, as manifestações clínicas podem começar antes dos 6 anos de idade e os pacientes evoluem para DRCT em média aos 13 anos.. A NPHP

INFORMAR que o Presidente da JPMS deverá remeter a Diretoria de Pessoal – DP/CPP, impreterivelmente até às 14 horas do dia 06 de ABRIL DE 2015, O NOME DO GRADUADO CONSTANTE NA

Resumo: Este trabalho consiste em uma leitura do discurso “O Centenário de Eça de Queirós”, de António Ferro. Trata-se de uma fonte que permite que se trace um panorama

O presente estudo procurou descrever o perfil do Porto de Imbituba na movimentação de cargas para exportação e importação, a partir dos dados da balança

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

[r]