• Nenhum resultado encontrado

Serão utilizadas as seguintes tecnologias para o desenvolvimento do projeto:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serão utilizadas as seguintes tecnologias para o desenvolvimento do projeto:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 6

Proposta Técnica

1. Objetivo

O escritório de advocacia Gouvêa Vieira Advogados necessita reformular e modernizar sua presença na Internet, através da construção de um novo website, mais dinâmico e interativo, contendo informações institucionais sempre atualizadas, divulgando notícias, eventos, artigos e demais publicações de interesse para os seus públicos.

O projeto que será desenvolvido para Gouvêa Vieira Advogados, doravante denominado Contratante, pela Add Technologies, doravante denominada Contratada, tem por objetivo a construção do novo website, utilizando solução CMS (Content Management System), a fim de permitir que a própria equipe interna da Contratante possa ter autonomia para gerenciar e atualizar os conteúdos do novo site.

2. Premissas

• A Contratada estará responsável por:

o Disponibilizar os recursos necessários desde a iniciação até a conclusão do projeto.

o Preparar o ambiente de desenvolvimento com CMS (Content Management System).

o Desenvolver o projeto de arquitetura de informações e design gráfico do site.

o Desenvolver as funcionalidades descritas no escopo desta proposta.

o Ministrar treinamento sobre atualização de conteúdos no CMS.

o Testar e disponibilizar o sistema em ambiente de homologação.

o Apoiar a implantação do site em ambiente de produção.

• A Contratante estará responsável por:

o Designar um representante autorizado a atuar como canal de comunicação, efetuar

homologações e acompanhar todo o projeto.

o Fornecer as informações necessárias ao levantamento e especificação funcional e participar do detalhamento das funcionalidades previstas.

o Fornecer os textos, traduções, fotografias e documentos necessários ao projeto.

o Definir até 5 (cinco) pessoas de sua equipe que participarão do treinamento.

o Validar e formalizar o aceite dos produtos entregues em cada fase, de acordo com

as datas descriminadas no cronograma estabelecido no início do projeto, com o objetivo de não comprometer o andamento do trabalho;

o Providenciar a hospedagem do site em servidor Web dedicado, compatível com a tecnologia proposta.

2.1. Tecnologia Proposta

• Serão utilizadas as seguintes tecnologias para o desenvolvimento do projeto:

o DotNetNuke: ferramenta CMS em tecnologia .Net para gerenciamento de conteúdo.

o HTML: linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web.

(2)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 7 Sobre o DotNetNuke

O DotNetNuke, ou simplesmente DNN, é um framework para desenvolvimento de sites, portais e aplicações web, com código fonte aberto, cujo projeto foi iniciado em 2002.

Através de acesso restrito por login e senha, permite que administradores gerenciem e atualizem conteúdos, utilizando os próprios programas de navegação (browsers) na Web, dispensando qualquer outro software específico. Permite também definir perfis de usuários e restringir ou permitir acesso às diferentes áreas do site ou portal, de acordo com cada perfil.

Dentre suas inúmeras características e recursos, destacamos suas 10 principais características e diferenciais:

1. Versátil – O DNN é ideal para criar e administrar aplicações web como web sites comerciais, intranets e extranets corporativas, portais de publicação e aplicações feitas sob medida. 2. Fácil de Instalar – O DNN pode ser instalado e configurado para funcionar em minutos. 3. Fácil de Utilizar – O DNN foi projetado para permitir que qualquer pessoa, com pouca ou

mesmo nenhuma experiência em desenvolvimento Web, possa administrar e atualizar conteúdos. Para isso, utiliza interfaces amigáveis para gerenciamento e edição, muito semelhantes a um editor de textos comum. Desta forma, qualquer pessoa com alguma experiência com Word, por exemplo, não terá dificuldades para utilizar o DNN.

4. Poderoso - O DNN pode suportar múltiplos portais numa mesma hospedagem ou não, dividindo opções administrativas entre o nível de usuário host e nível individual de administrador por portal. Permite ainda, a administração de sites e portais respeitando as particularidades de cada um.

5. Suportado e Documentado - DNN é suportado pela equipe Add e pelos desenvolvedores do Núcleo de Desenvolvimento DNN, além de contar com uma farta documentação e literatura disponíveis e uma gigantesca comunidade internacional, extremamente ativa e dedicada, formada por grupos de usuários, portais, wikis e fóruns on-line, além de uma ampla rede de companhias especializadas nesta tecnologia.

6. Multi-idioma – DNN oferece suporte a diversos idiomas, inclusive português do Brasil. 7. Código Aberto – O DNN é distribuído sob regime Open Source, com o código aberto,

permitindo que desenvolvedores especializados modifiquem a estrutura da aplicação para atender necessidades específicas de um projeto, ampliando assim sua flexibilidade e capacidade de integração com outros sistemas e soluções.

8. Flexível - DNN dá aos arquitetos de informação e webdesigners, total liberdade para criação do projeto, tanto do ponto de vista da estrutura de wireframes como do projeto gráfico, através de um sistema inteligente de combinações de skins (estilos das páginas) e containers (boxes de conteúdos e funcionalidades).

9. Escalável e Extensível – O DNN permite desenvolver desde soluções bem simples como pequenos sites e hotsites até sistemas mais complexos com suas próprias características internas. Permite também que os desenvolvedores e administradores trabalhem de forma eficaz com add-nos e módulos customizados. Desta forma, as possibilidades de personalização e a funcionalidade do site são virtualmente ilimitadas.

10. Padrões Web – O DNN permite o desenvolvimento de soluções baseadas nas melhores práticas, padrões e recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), garantindo consistência, usabilidade e compatibilidade com os principais programas de navegação em páginas Web (browsers) em diferentes sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux, etc.).

(3)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 8

3. Escopo

3.1. Arquitetura da Informação

O novo site será desenvolvido em 4 (quatro) idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês. A arquitetura da informação compreende a organização estrutural e hierárquica das seções e páginas do site, conforme descrito abaixo:

VERSÃO EM PORTUGUÊS

• PÁGINA PRINCIPAL (Home Page)

• ESCRITÓRIO o Valores o Histórico o Escritórios o Alianças e Parcerias o Relatório de Atividades o Responsabilidade Social o Premiações • ÁREAS DE ATUAÇÃO o Cível o Empresarial o Fiscal o Meio Ambiente o Trabalhista e Previdenciário o Contencioso de Massa • EQUIPE o Advogados ! Perfil do Advogado • SALA DE IMPRENSA* o Notícias o Eventos o Entrevistas o Publicações o Assessoria de Imprensa

o Gouvêa Vieira na Mídia

• BIBLIOTECA* o Apresentação o Artigos ! Artigo completo o Newsletter • FALE CONOSCO • CARREIRAS

o Envie seu currículo

• MAPA DO SITE

(4)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 9

3.2. Conteúdos e Funcionalidades

3.1. PÁGINA PRINCIPAL (Home Page)

Esta será a página de abertura do site que receberá os visitantes e dará acesso a todos os conteúdos internos e às versões do site nos 3 (três) outros idiomas. Deverá conter:

Logomarca do escritório.

Menu de idiomas.

Fotografia, ilustração ou animação de abertura.

Menu de navegação para acesso às áreas internas do site.

Chamadas para conteúdos e novidades em destaque como notícias, eventos, etc.

• Caixa de Busca para pesquisa por palavra-chave no site. Como resultado, a busca

deverá retornar apenas conteúdos no idioma que o usuário estiver utilizando. O administrador do site poderá definir a quantidade de caracteres no resultado e o número máximo de resultados por página. A página de resultados deverá possuir um campo para que o usuário realize uma nova busca.

3.2. O ESCRITÓRIO

Esta seção conterá diversas páginas com conteúdo de texto e imagens. Através das interfaces de edição do CMS, o administrador do site poderá incluir, editar e atualizar os conteúdos das seguintes páginas: Valores, Histórico, Escritórios, Alianças e Parcerias, Relatório de Atividades, Responsabilidade Social e Premiações.

3.3. ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nesta seção será exibido conteúdo textual com informações sobre as áreas do direito em que o escritório atua. Através das interfaces de edição do CMS, o administrador do site poderá incluir, editar e atualizar os conteúdos das seguintes páginas: Cível, Empresarial, Fiscal, Meio Ambiente, Trabalhista e Previdenciário e Contencioso de Massa. Em cada uma delas haverá ainda um link “Advogados” que exibirá uma lista, por ordem alfabética, dos advogados que nela atuam. Caso haja artigos de uma determinada área de atuação, publicados no site, a respectiva página exibirá também um link “Artigos” que exibirá uma lista, por ordem cronológica de inserção no site.

3.4. EQUIPE

Esta seção contempla uma funcionalidade de pesquisa relacionada à equipe de advogados, que poderá ser realizada de 2 (duas) formas:

• Pela inicial do Nome, apresentando como resultado a listagem, em ordem alfabética,

de todos os advogados correspondentes à letra pesquisada.

• Através de um formulário com um campo texto “Nome” para pesquisa por qualquer

parte do nome completo do advogado e filtros que permitirão restringir a pesquisa por Área de Atuação e Escritório (Cidade), não sendo necessariamente obrigatória a utilização dos 3 (três) campos para a realização da pesquisa.

Como resultado, será exibida uma lista, em ordem alfabética, com os nomes dos advogados encontrados. Ao clicar em um nome na lista, será exibida uma página contendo os dados de perfil do advogado e, caso haja, link para os artigos de sua autoria, publicados no site.

3.5. SALA DE IMPRENSA

Notícias

Apresentação de uma lista contendo as últimas notícias, por ordem decrescente da data de publicação no site. Os títulos das notícias serão links que direcionaram o usuário para uma página contendo a íntegra da notícia, as funcionalidades “Imprimir” (versão printer friendly) e

(5)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 10

“Enviar” (link da página por email). A página de apresentação e de resultado das notícias deverá ser apresentada na seguinte estrutura:

! Data: exibirá a data de inserção da notícia no site. ! Título (link): título da notícia.

! Resumo: texto com uma breve descrição da notícia.

Eventos

Apresentação de uma lista contendo os últimas eventos, por ordem decrescente da data de publicação no site.Os títulos dos eventos serão links que direcionarão o usuário para uma página contendo a descrição completa referente ao evento, apresentando as funcionalidades “Imprimir” (versão printer friendly) e “Enviar” (link da página por email). Deverá ser apresentada conforme a seguinte estrutura:

! Data: exibirá a data de inserção do evento no site. ! Título (link): título do evento.

! Resumo: texto com uma breve descrição do conteúdo do evento.

Entrevistas

Apresentação de uma lista contendo as últimas entrevistas, por ordem decrescente da data de publicação no site. Os títulos das entrevistas serão links que direcionarão o usuário para uma página contendo a íntegra da entrevista, apresentando as funcionalidades “Imprimir” (versão printer friendly) e “Enviar” (link da página por email). Deverá ser apresentada conforme a seguinte estrutura:

! Data: exibirá a data de inserção da entrevista no site. ! Título (link): título da entrevista.

! Resumo: texto com uma breve descrição do conteúdo da entrevista.

Publicações

Apresentação de uma lista contendo as últimas publicações, por ordem decrescente da data de publicação no site. O título das publicações serão links que direcionaram o usuário para uma página contendo a descrição completa referente a entrevista, apresentando as funcionalidades “Imprimir” (versão printer friendly) e “Enviar” (link da página por email). Deverá ser apresentada conforme a seguinte estrutura:

! Data: A data de inserção da publicação no site. ! Título / Link: Título da publicação.

! Resumo: texto com uma breve descrição do conteúdo da publicação.

Assessoria de Imprensa

Página com texto sobre a assessoria de imprensa do escritório e informações de contato.

Gouvêa Vieira na Mídia

Página de “Clipping”, contendo uma lista de links para download de matérias publicadas na mídia, em formato PDF. A lista deverá estar organizada de forma cronológica conforme a data de inserção no site. Deverá ser apresentada conforme a seguinte estrutura:

! Data: data de inserção da matéria no site. ! Título: título da matéria.

! Veículo: fonte onde a matéria foi publicada.

BIBLIOTECA

Apresentação

Página contendo conteúdo textual e imagens, apresentando a biblioteca e destacando as publicações do escritório.

(6)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 11 Artigos (lista)

Apresentação de uma lista dos últimos artigos, por ordem decrescente da data de publicação no site. A página de exibição da lista deverá possuir paginação e exibirá a seguinte estrutura:

! Título: link que direciona o usuário para a exibição do artigo na íntegra. ! Autor(es): nome(s) do autor(es) do artigo.

! Formulário: pesquisa por nome(s) do(s) autor(es) com filtros que pode ser realizado por um campo texto referente ao “Nome”, um select alimentado por uma tabela referente à “Área de atuação” e um select alimentado por uma tabela referente as “Cidade” de atuação na Gouvêa Vieira Advogados. Não sendo obrigatório o preenchimento dos 3 campos para a realização de uma busca.

! Artigo Completo

Página contendo o texto do artigo na íntegra e as funcionalidades “Imprimir” (versão

printer friendly) e “Enviar” (link do artigo por email). Deverá seguir a seguinte

estrutura:

! Título: título do artigo

! Autor(es): nome(s) do autor(es) do artigo. ! Texto: íntegra do artigo.

! Data: data de inserção no site

! Veículo: origem da publicação, se houver.

Newsletter

Página contendo uma lista de links, por ordem decrescente da data de inserção no site, para download da Newsletter do escritório em formato PDF. Deverá conter também um formulário pelo qual o usuário poderá se cadastrar para receber a Newsletter por e-mail.

Fale Conosco

Esta página apresentará um formulário para o envio de dúvidas, reclamações e sugestões. Todos os dados inseridos no formulário serão enviados para um e-mail pré-cadastrado na área administrativa que centralizará os dados coletados. O formulário a ser desenvolvido deverá possuir os seguintes campos: Nome, E-mail, Assunto e Mensagem.

Carreiras

Página com texto sobre oportunidades para advogados e estagiários, contendo um link “Envie seu currículo” que deverá direcionar o usuário para um formulário cujos dados preenchidos serão enviados para uma conta de e-mail do RH a ser definida.

Mapa do Site

Esta página deverá apresentar a arquitetura e organização hierárquica do site, representada por links, direcionando o usuário para as seções e páginas que compõem o site.

3.3. Mudanças de Escopo

• Toda solicitação de alteração de escopo deverá ser feita formalmente por escrito através

de e-mail e o seu impacto será avaliado e registrado, considerando motivo da mudança, impacto no escopo, o esforço já gasto e o novo esforço demandado, prioridades, prazo e orçamento.

• Contratada e Contratante deverão oficializar os profissionais de cada empresa que

(7)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 12

3.4. Fora de Escopo

• Qualquer serviço não especificado nesta proposta.

• Montagem de ambientes de teste não previstos nesta proposta. • Customizações não definidas como escopo nesta proposta. • Operações assistidas após a conclusão do projeto.

• Serviços após a conclusão do projeto, não previstos nos termos de garantia. • Conteúdos e funcionalidades não previstas nesta proposta.

• Produção, revisão ou tradução de textos para idiomas estrangeiros.

• Integração com sistemas ou bases de dados fora do ambiente de desenvolvimento. • Serviços de infra-estrutura de armazenagem, hospedagem, segurança e migração de

dados, de responsabilidade da Contratante ou de terceiros por ela definidos.

• Solução de problemas de infra-estrutura encontrados após a conclusão do projeto, tais como: problemas de rede, velocidade de tráfego de dados, espaço em disco, ausência de backup e firewall ou quaisquer outros problemas técnicos não suportados nesta proposta, que venham a gerar problemas no sistema.

4. Etapas do Projeto

Estão previstas as seguintes etapas de execução: • Etapa 1 – Iniciação e Planejamento

o Levantamento de requisitos e elaboração do cronograma.

o Criação dos layouts necessários para aprovação do design do site.

• Etapa 2 – Construção

o Preparação do ambiente de desenvolvimento com CMS.

o Construção das páginas e módulos de funcionalidades, conforme escopo proposto.

• Etapa 3 – Implantação

o Treinamento para gerenciamento de conteúdo no CMS.

o Inserção de conteúdos (textos, imagens e documentos).

• Etapa 4 - Transição

o Testes e homologação.

o Publicação em ambiente de produção.

5. Principais Riscos

• Risco de Escopo: possibilidade de surgirem itens no decorrer do projeto que não estão contemplados nesta proposta. O dimensionamento de tempo e custo exposto nesta proposta está em conformidade com o entendimento obtido através do material enviado pela Contratante. Caso ocorram mudanças de escopo que comprovadamente causem impacto nas atividades inicialmente acordadas, serão necessários ajustes através de uma nova proposição ou aditivo complementar.

(8)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 13

6. Recursos Utilizados

Recurso Add Perfil Atribuições

Gerente de Projetos

Profissional especializado no controle do fluxo de desenvolvimento de sistemas e coordenação de equipes de trabalho

Aplicar os padrões metodológicos em todas as fases e controlar a qualidade global do projeto

Arquiteto da Sistemas

Profissional especializado em projetos de arquitetura de software e gerência de sistemas e bancos de dados

Projetar soluções de sistemas e aplicações adequadas aos requisitos definidos no projeto

Web Designer

Profissional especializado no desenvolvimento e consistência de interface para aplicações Web

Elaborar estudos de layouts para interfaces Web e efetuar tratamento e edição de imagens

DBA Profissional especializado em arquitetura e gerência de sistemas de banco de dados Implementação e manutenção da estrutura de tabelas, colunas e tipos de dados do RDBMS

Desenvolvedor DNN

Programador .Net, especializado no

desenvolvimento e customização de módulos e funcionalidades para o CMS DotNetNuke

Desenvolver aplicações e módulos de funcionalidade previstos no projeto e implantação no CMS Analista de

Suporte

Profissional especializado em instalação e manutenção de serviços de infra-estrutura e conectividade

Apoiar nos serviços de implantação e configuração da solução

Analista

de Teste Profissional especializado no desenvolvimento e aplicação de testes em sistemas Web

Aplicar o plano de casos de testes a fim de garantir a qualidade do produto final desenvolvido

7. Hospedagem

A Contratante deverá disponibilizar à Contratada, equipamento (hardware) dedicado, compatível à aplicação como servidor de páginas e transações de Banco de Dados, de acordo com as especificações recomendadas pela Contratada. Tais equipamentos deverão ser postos à disposição da Contratada, pré-configurados com sistema operacional adequado (acordado previamente entre as partes, de acordo com a disponibilidade e os requisitos da aplicação a ser desenvolvida), dispondo de servidores com acesso remoto habilitado e acesso restrito aos servidores de teste, necessários à natureza da aplicação a ser desenvolvida, cujas especificações devem ser acordadas entre as partes, e estando o sistema (“hardware”) conectado adequadamente a Internet tanto física quanto logicamente.

A manutenção, rotinas de backup e o bom funcionamento do equipamento mencionado são de inteira responsabilidade da Contratante. A Contratada não se responsabiliza pela baixa performance da aplicação mencionada caso o equipamento mencionado esteja sendo compartilhado com outras aplicações ou utilizado para tarefas outras que não sejam a execução da aplicação fornecida pela Contratada, ou pela manutenção deficiente do mencionado equipamento.

(9)

Rua São José, 90 Grupos 2002 e 2003 Centro ¤ 20010.020 ¤ Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 2212.3236 ¤ www.addtech.com.br Pág. 14 Obs.: Para sites que se utilizam de sistemas de gestão de conteúdo (CMS), recomendamos a contratação de um serviço de hospedagem dedicada ou semi-dedicada por questões de desempenho e segurança. De outra forma, em um ambiente de hospedagem compartilhada, a Add Technologies não pode garantir o desempenho do site, tendo em vista a imprevisibilidade das condições técnicas nesta solução.

• O CMS depende do ambiente Microsoft para seu funcionamento.

• O .Net Framework deve ser instalado no Windows 2003 Server ou superior. • O projeto será fiel ao conteúdo de escopo aqui apresentado.

• O servidor deve ser exclusivo sem qualquer outro sistema instalado concomitantemente.

8. Local e infra-estrutura

Devido às características do projeto, as etapas de criação, desenvolvimento e testes serão realizados nas dependências da Add Technologies, em servidor de desenvolvimento. A implantação do Sistema para a publicação, bem como seus respectivos requisitos de sistema se dará no servidor de hospedagem indicado pela Contratante.

9. Duração Estimada do Projeto

A duração estimada do projeto é de 60 (sessenta) dias.

10. Garantia dos produtos

A Add Technologies se compromete a dar suporte gratuito na manutenção corretiva dos erros que por ventura ocorram nos produtos desenvolvidos pela Add Technologies, por um prazo de

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Foram avaliadas as propriedades de: Resistência à Compressão, Módulo de Deformação, Condutividade e Difusividade Térmica, Calor Específico, e, no caso dos compósitos produzidos

Inicialmente foram feitas observações da paisagem no que diz respeito aos seus atributos naturais (clima, relevo, cobertura vegetal, recursos hídricos, uso e

Voltando à pergunta se os pentecostais serão maioria no Brasil, entendo que, do ponto de vista da identidade pentecostal, em um determinado momento a expansão provavelmente baterá

Caso o Coordenador de Normatizações e Diretrizes entenda como necessária a Publicação desta Diretriz na íntegra, como Suplemento da Revista ABC, caberá ao mesmo