• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO INTERNO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA CONCAM-MICROREGIÃO DE CAMPO MOURÃO (CRESEMS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO INTERNO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA CONCAM-MICROREGIÃO DE CAMPO MOURÃO (CRESEMS)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO INTERNO

CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA CONCAM-MICROREGIÃO DE CAMPO MOURÃO (CRESEMS)

CAPITULO I

DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E ÁREA DE ATUAÇÃO

ARTIGO 1º- O Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde da CONCAM - Microrregião de Campo Mourão é uma instituição pública de duração indeterminada, sem fins lucrativos, não partidária e atua como órgão assessor junto aos municípios que o integram e que se regerá pela legislação que lhe foi aplicável e pelos termos do estatuto do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Paraná (COSEMS - PR).

ARTIGO 2º- A abrangência do CRESEMS da CONCAM compreende a área dos seguintes municípios: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sul, Rancho Alegre D´Oeste, Roncador, Terra Boa, Ubiratã. Totalizando 25 municípios e suas respectivas secretarias de saúde. Parágrafo Primeiro - Os novos municípios, emancipados a partir do desmembramento de municípios integrantes da CONCAM, passarão automaticamente a fazer parte dele. ARTIGO 3º- A sede administrativa e o foro jurídico será o CIS-COMCAM (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), localizado na rua Mamborê, nº 1542, centro de Campo Mourão - PR.

Parágrafo Primeiro - A sede política se dará em todos os municípios que o integram. Parágrafo Segundo - Caberá ao Presidente atuar na responsabilidade da organização de todos os documentos alheios ao CRESEMS, assim como o repasse dos mesmos no momento da eleição da posse do novo Presidente.

ARTIGO 4º-O Presente Regimento Interno constitui o conjunto de normas que regulamenta as atividades do CRESEMS – 11º Regional de Saúde.

Parágrafo Primeiro – Cabe a Diretoria executiva do CRESEMS a elaboração do regimento interno, ou a delegação de membros específicos do CRESEMS e COSEMS - PR para definir atribuições e demais regras necessárias ao seu funcionamento.

Parágrafo Segundo – Cabe a Assembléia Geral a aprovação do Regimento Interno e suas possíveis alterações futuras, não podendo ser alterado o Regime Interno sem a sua consulta e aprovação de 50% mais um dos membros votantes.

(2)

CAPITULO II

DOS PRINCIPIOS E FINALIDADES

ARTIGO 5º. O principio básico do CRESEMS é fortalecer a atuação das Secretarias Municipais de Saúde, no sentido de instrumentalizar a prática de saúde num enfoque conscientizador, educativo e comunitário buscando alcançar a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme a Constituição Federal de 1988.

ARTIGO 6º. O CRESEMS tem por finalidade:

I. Contribuir para que os municípios estruturem-se técnica e administrativamente, para que possam implementar as políticas de saúde, a nível local, buscando desenvolver suas ações numa política educativa e conscientizadora;

II. Incentivar junto aos municípios que apresentarem maiores dificuldades, a organização e o fortalecimento das secretarias municipais de saúde e seus departamentos;

III. Assessorar os municípios nas estratégias que possibilitem a obtenção de recursos financeiros e técnicos, de órgãos governamentais e não governamentais, para o setor de saúde;

IV. Desenvolver mecanismos para garantir a participação do poder público municipal e do CRESEMS nas instâncias regional, estadual e federal, com salutar intervenção na definição das diretrizes da política de saúde;

V. Organizar fóruns de discussões como forma de assessoramento, troca de informações e experiências dos sujeitos que atuam nas áreas;

VI. Estimular formas e participação popular nos canais decisórios das políticas de saúde;

VII. Desenvolver estudos e pesquisas no campo sócio-educacional e de saúde;

VIII. Viabilizar as integrações entre as instituições de saúde nas esferas municipal, estadual e federal;

IX. Contribuir para a efetiva consolidação do Sistema Único de Saúde Pública (SUS) nos seus Princípios e Diretrizes conforme a Lei orgânica da Saúde, Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990, assim sendo: a) universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; b) integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; c) preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; d) direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde; e) direto à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde; f) divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário; g) utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática; h) participação da comunidade; i) descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo; j) integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico; l) conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços à saúde da população; m) capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis da assistência; e n) organização

(3)

dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos (LEI Nº 8080, 1990, p.17-18).

CAPITULO III

DOS ASSOCIADOS E DAS INSTÂNCIAS DECISÓRIAS

Artigo – 7º. São membros do CRESEMS os secretários ou diretores de saúde municipais dos municípios integrantes da microrregião de Campo Mourão que compreendam a 11ª Regional de Saúde.

Parágrafo Primeiro – Nas reuniões e assembléias do CRESEMS, os membros de cada município poderão ser acompanhados de assessores municipais ligados a área de saúde com direito a voz e sem direito a voto.

Parágrafo segundo – Na ausência do secretário de saúde, o representante legal terá direito a voz e voto mediante procuração.

Parágrafo Terceiro – A efetivação dos membros das-se-á pelo preenchimento da ficha cadastral a ser elaborada pela diretoria.

Artigo - 8º. O Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde terá as seguintes instâncias decisórias:

I. Assembléia Geral II. Diretoria Executiva

Artigo - 9º. Os membros do conselho se reunirão ordinariamente uma vez por mês. Artigo – 10º. São direitos dos membros com suas obrigações, além daqueles legalmente instituído:

I . Promover e garantir o alcance das finalidades do CRESEMS. II. Votar e ser votado para os cargos eletivos.

III. Tomar parte das Assembléias Gerais Artigo – 11º. São deveres dos membros.

I . Cumprir as disposições estatutárias e regimento se for o caso; II. Acatar as determinações da diretoria.

III. Participar das Assembléias Gerais.

IV. Desempenhar com afinco as funções para as quais forem eleitos, escolhidos, nomeados e ou indicados.

Artigo - 12º. Os representantes da área de saúde dos municípios (secretários/diretores) são automaticamente incluídos no quadro de membros do CRESEMS no momento em que assumir os respectivos cargos e, automaticamente desligados no momento em que deixam de exercê-los.

(4)

CAPITULO IV DA ADMINISTRAÇÃO

Artigo – 13º. O CRESEMS será administrado por: I . Assembléia Geral;

II. Diretoria Executiva;

Artigo – 14º. Assembléia Geral, órgão soberano da instituição, constituir-se-á dos secretários de saúde em pleno gozo de seus direitos estatutários, conforme estatuto do COSEMS – PR.

Artigo – 15º. Compete a Assembléia Geral: I . Eleger a diretoria Executiva;

II. Destituir os administradores;

III. Apreciar recursos contra decisões da diretoria; IV. Decidir sobre reforma do estatuto;

V. Decidir sabre a extinção da entidade; VI. Aprovar o regimento interno;

Artigo - 16º. A Assembléia Geral realizar-se-á, ordinariamente, uma vez por ano para: I . Apreciar o relatório anual da Diretoria Executiva;

Artigo – 17º. A Assembléia Geral realizar-se-á, extraordinariamente, quando convocada;

I . Pelo presidente da Diretoria; II. Pela Diretoria;

Artigo – 18º. A convocação da Assembléia Geral será feita por circulares ou outros meios convenientes, com antecedência mínima de 2 (dois) dias.

Parágrafo único. Qualquer Assembléia instalar-se-á em primeira convocação com a maioria dos associados, ou seja, 50% mais um, e, em segunda convocação, com qualquer número, não exigindo a lei quórum especial.

Artigo – 19º. Participam da Assembléia Geral todos os membros do conselho, com direito a voz e voto, devidamente identificados através de documentação legal conforme o Artigo 7º.

Parágrafo Primeiro. Por indicação dos membros do CRESEMS, poderão participar da Assembléia Geral representantes de entidades de saúde, governamental e/ou não governamental, da sociedade civil, sendo que a eles será dado o direito de voz e não voto.

Artigo – 20º. A Diretoria Executiva será constituída por um presidente, um Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretários.

(5)

Parágrafo único. O mandato da diretoria será de 2 (dois) anos, podendo haver reeleição.

Artigo – 21º. A Diretoria Executiva poderá criar Câmara Técnica e/ou grupos de trabalho para tratar de temas específicos, constituídos por membros associados ou não. Artigo – 22º. Compete à Diretoria:

I . Cumprir e fazer cumprir, rigorosamente os estatutos e regimentos internos se for o caso;

II. Organizar e modificar regulamentos com o fim de manter em boa ordem os serviços internos do Conselho;

III. Convocar a Assembléia Geral. Artigo – 23º. Compete ao Presidente:

I . Representar o Conselho ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente, podendo delegar poderes;

II. Cumprir e fazer cumprir esse Estatuto e o Regimento interno quando criado; III. Convocar e presidir a Assembléia Geral;

IV. Convocar e presidir as reuniões da Diretoria; V. Apresentar relatórios anuais e no fim do mandato;

VI. Supervisionar as atividades da Associação e os atos de mais componentes da Diretoria;

VII. Organizar o calendário dos encontros e eventos;

VIII. Coordenar em conjunto com a 11ª Regional de Saúde as reuniões da Comissão Intergestores BIBARTITE Regional;

Artigo – 24º. Compete ao Vice-Presidente:

I . Substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos; II. Assumir o mandato em casa de vacância, até o seu término; III. Prestar, de modo geral, a sua colaboração ao Presidente. Artigo – 25º. Compete ao Primeiro Secretário:

I . Secretariar as reuniões da Diretoria e Assembléia Geral e redigir as atas; II. Publicar todas as atas e notícias relevantes das atividades da entidade. Artigo – 26º. Compete ao Segundo Secretário:

I . Substituir o Primeiro Secretário em suas faltas ou impedimentos; II. Assumir o mandato, em casa de vacância, até o seu término; III. Prestar, de modo geral, a sua colaboração ao Primeiro Secretário.

Artigo – 27º. As atividades dos Diretores e conselheiros, bem como as dos associados, serão inteiramente gratuitas, sendo-lhes vedado o recebimento de qualquer lucro, gratificação, bonificação ou vantagem.

(6)

CAPITULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo – 28º. As questões omissas neste Regimento Interno, serão discutidas em Assembléia Geral do CRESEMS e/ou levadas para o COSEMS – PR para serem esclarecidas.

Artigo – 29º. A extinção do CRESEMS só poderá ser mediante decisão da Assembléia Extraordinária convocada especificamente para este fim, com quórum mínimo de 2/3 dos associados, de acordo com o estatuto do COSEMS – PR a qual este Regimento Interno é regido.

Artigo – 30º. É vetado a Diretoria Executiva, vender, alugar, comprar, bens imóveis e móveis ou fazer qualquer movimentação financeira, sem autorização da Assembléia Geral.

Artigo – 31º. O presente regimento interno entrará em vigência imediatamente depois de ser aprovado pela Assembléia Geral e só poderá ser alterado por esta conforme Artigo 4º deste Regimento.

Artigo - 32º. O presente Regimento Interno foi aprovado em Assembléia Geral no dia 15 de fevereiro de 2012 no município de Campo Mourão e só poderá ser alterado por outra reunião desta assembléia.

Campo Mourão, 15 de fevereiro de 2012.

Cristiane Martins Pantaleão Presidente do CRESEMS – 11º Regional de Saúde

Referências

Documentos relacionados

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

35 podendo, ainda, envolver metas quantificadas e contemplar a celebração de contratos (programa ou de gestão), interferindo, ainda, na avaliação do desempenho dos gestores

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Frente a isto, ocorreram muitas mudanças para o cenário do consumidor, principalmente questões relacionadas aos seus hábitos. Desse modo, o marketing 4.0 chegou

Avaliar in vitro a atividade antimicrobiana do extrato de plantas do Cerrado brasileiro: Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) e Pequi (Caryocar brasiliense

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e