• Nenhum resultado encontrado

O telemóvel que surgiu para estabelecer a comunicação entre as pessoas, serve para muitos outros fins: - Despertador - Rádio - Internet - Agenda -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O telemóvel que surgiu para estabelecer a comunicação entre as pessoas, serve para muitos outros fins: - Despertador - Rádio - Internet - Agenda -"

Copied!
66
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

O telemóvel que surgiu para estabelecer a comunicação entre as pessoas, serve para muitos outros fins: - Despertador - Rádio - Internet - Agenda - Lista de contactos - Calculadora - Relógio - Máquina fotográfica - Caixa de mensagens - Cartão de memória - MP3 - Gravador - Temporizador - Cronómetro, - Jogos, - Conversor, - Calendário

(4)

As crianças fazem do telemóvel um meio de distração, entretimento através de jogos, que sempre os atrai.

As crianças têm novas formas de relacionamento, e usam o telemóvel de maneira a tirar maior proveito desta tecnologia através das famosas SMS e MMS, que constituem o prato do dia dos mais jovens, eles enviam mensagens bem diversas e atraentes.

(5)

Os jovens adolescentes têm outras atrações, eles divertem-se com o telemóvel; eles ouvem música, estão sempre a enviar e a receber mensagens para os amigos.

(6)

Os idosos limitam-se a efetuar e receber chamadas, porque sentem mais dificuldades em escrever SMS.

De uma maneira ou de outra, todos somos um pouco, ou muito, dependentes do telemóvel, sendo a fronteira com a dependência patológica bastante ténue.

(7)

Data:

3 de Abril de 1973

Inventor:

Martin Cooper

Local:

Nova Iorque, na esquina da rua 56ª

com a avenida Lexigton.

Equipamento utilizado por Cooper:

Motorola

Dyna TAC 8000X

Dimensões:

o seu peso era superior a um

quilo, media cerca de 25 cm de altura, por 3,8

cm de largura e 7,6 com de espessura.

(8)

Gerações

Primeira Geração (1G):

A Motorola Dyna TAC 8000X, chegou ao mercado em 1984, e foi o primeiro telemóvel comercializado no mundo.

Era um telemóvel analógico de primeira geração (1G) e equipado só com AMPS (do inglês Advanced Mobile Phone System) que permitia unicamente fazer e receber chamadas, mas de pouca qualidade e com muitas interferências.

(9)

Segunda Geração (2G):

No final da década de 80, surge a segunda geração de telemóveis (2G), equipado com o sistema GSM (Global System for Mobile) que passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis e começando a haver mais qualidade nas comunicações.

Em relação às funcionalidades vinham com roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro), e também os SMS (pequenas mensagens de texto).

(10)

Terceira Geração (3G):

O aparecimento da terceira geração de telemóveis (3G) surgiu na Europa em 2003, e o seu aparecimento fez com que surgissem inovações nunca antes imaginadas como, tirar fotos, filmar, gravar lembretes, jogar e ouvir música. Nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponível para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler e-mails a usar remotamente um computador qualquer quando devidamente configurado.

(11)

Quarta Geração (4G):

A tecnologia 4G transformou os telemóveis em autênticos computadores sem fios. A informação passou a estar ainda mais acessível através de uma rede de internet aberta, sem fios, que ultrapassa até cem vezes a rede da terceira geração.

As velocidades de transferência de conteúdos são muito superiores. Os utilizadores têm mais acesso a mais conteúdos, através de melhores suportes.

Também é possível incluir novas funcionalidades e novidades, atualizando permanentemente os aparelhos, sem que para isso seja necessário adquirir um novo telemóvel.

(12)

Algumas Vantagens e

Desvantagens de ter Telemóvel

Vantagens

Possibilidade de estarmos sempre contactáveis Comunicação em tempo real

Antes apenas dava para receber/fazer chamadas, mandar mensagens e pouco mais, hoje em dia tem vastas funcionalidades e aplicações.

Os telemóveis tornam a vida mais facilitada, podendo tratar de assuntos sem estar presente.

(13)

Desvantagens

O uso do telemóvel é proibido em ambientes escolares

Hoje em dia, uma criança de 7 anos já tem um telemóvel e conta muito para a sua imagem entre os colegas.

Os adolescentes, muitas vezes quando estão a jantar, enviam mensagens por baixo da mesa, e passam mais tempo a enviar mensagens do que a conversar.

Os telemóveis criam uma nova forma de linguagem, as palavras são encurtadas, ou são utilizados símbolos e códigos.

Torna-se viciante

É utilizado nas aulas, causando faltas de concentração, gerando conflitos e indisciplina. O telemóvel acaba por ser um espelho e uma extensão de quem o usa.

(14)

Em Situações de Emergência o Telemóvel

pode salvar vidas

O número internacional das emergências para o telemóvel é o 112.

Se nos encontrarmos sem rede numa situação de emergência, devemos ligar o 112 e o telemóvel vai procurar qualquer rede que se encontre disponível para se ligar ao 112.

(15)

Tarifários/Operadoras

Há uma grande panóplia de tarifários. Desde tarifário Pré-Pagos a Pós-Pagos.

Segundo informação obtida junto das operadoras, a operadora mais usada depende da rede existente na zona habitacional. As redes variam a nível nacional.

(16)

Notícias

Ex-aluno condenado por insultar professor na sala de aula. (Publicado a 28-05-2009)

Professora agredida: Inquérito deve ficar concluído ainda esta semana – DREN. (Publicado a24-03-2008)

Medo de ficar sem telemóvel já é considerado doença. (Publicado a 10-01-2010)

Os telemóveis estão a tornar-se um vício. (Publicado a 14-04-2012)

(17)
(18)

Este estudo tem como objetivo conhecer a relação que os jovens da nossa escola têm com o telemóvel: a imagem do telemóvel, a utilização, o significado e os riscos que o telemóvel representa.

OBJETIVOS GERAIS:

Estimular a conceção e execução de atividades experimentais com o envolvimento ativo dos alunos, bem como incentivar o desenvolvimento de abordagens pedagógicas relacionadas com o conhecimento de uma utilização adequada do telemóvel.

Desenvolver competências comunicativas, contribuindo para que os alunos sejam capazes de interagir, oralmente e por escrito, de forma adequada, nas diferentes situações de comunicação, e desse modo, para a sua inserção plena na sociedade.

(19)

Desenvolver competências para a utilização da informação e comunicação, contribuindo para a literacia digital dos alunos, nomeadamente através da capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação através destas tecnologias.

Desenvolver competências de utilização do inquérito por questionário, um dos instrumentos de recolha e tratamento de informação, articulando os conhecimentos de natureza estatística com a aquisição de instrumentos conceptuais fundamentais para a compreensão do uso do telemóvel.

(20)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Determinar a imagem que os jovens têm do uso do telemóvel. Saber se os jovens alguma vez tiveram telemóvel.

Conhecer a relação dos jovens com o primeiro telemóvel: - A idade com que tiveram o primeiro telemóvel.

- Primeiro tarifário que utilizaram.

-O porquê de terem esse primeiro telemóvel. - A origem do primeiro telemóvel.

(21)

Conhecer a relação que os jovens possuem atualmente com o telemóvel: - Determinar a Posse ou não de telemóvel.

- Determinar o nº de telemóveis que possuem. - Conhecer a marca do/s telemóvel/eis atual/ais. - Determinar quantos cartões possuem atualmente. - Conhecer as operadoras utilizadas atualmente. - Conhecer a Operadora mais utilizada atualmente.

- Conhecer o grau de satisfação com a operadora com a/as qual/ais trabalham.

- Conhecer a intenção de mudança de operadora.

- Conhecer a opinião sobre a operadora que escolheriam se mudassem de operadora.

- Conhecer os tarifários usados.

- Conhecer o tarifário mais utilizado.

(22)

Conhecer as vantagens de ter um telemóvel atualmente.

Conhecer as desvantagens de ter um telemóvel atualmente.

Conhecer a dependência que os jovens possuem do telemóvel. Conhecer a utilização do telemóvel na escola:

– Conhecer a utilização do telemóvel na escola (fora da sala de aula) em ambiente escolar.

– Conhecer a opinião sobre o uso do telemóvel na escola (fora das salas de aula).

– Conhecer a utilização do telemóvel na escola, em sala de aula. – Conhecer a opinião sobre o uso do telemóvel em sala de aula.

(23)

Conhecer a opinião sobre os perigos da utilização de telemóveis: - Conhecer a opinião sobre a existência ou não de perigos.

- Determinar o conhecimento dos perigos da utilização do telemóvel. - Determinar se os jovens respondem a chamadas de desconhecidos. - Determinar se os jovens respondem a mensagens de desconhecidos.

- Conhecer se já alguma vez tiveram problemas (correram alguma espécie de perigo) por causa da utilização do telemóvel.

- Conhecer a opinião sobre o que fazer para não correrem riscos.

Conhecer a opinião sobre a existência de perigos para a saúde pela utilização de telemóveis:

- Conhecer a opinião sobre a existência ou não de perigos para a saúde. - Determinar o conhecimento dos riscos que existem para a saúde.

- Conhecer a opinião sobre como combater os riscos para a saúde.

(24)
(25)

Neste estudo utilizou-se a seguinte metodologia:

UNIVERSO:

Alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os oito e os dezanove anos da Escola EB 2,3/S de Vilar Formoso.

Neste estudo são abrangidos 4 universos distintos: alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano)

alunos do 2º ciclo

alunos do 3ºciclo

(26)

As entrevistas foram realizadas a todo o Universo, uma vez que a escola tem poucos alunos. Assim não existe amostragem nem seleção da amostra, já que foram abrangidos todos os alunos.

(27)

UNIVERSO

Ano de escolaridade Número de Alunos Número de Entrevistas

3º Ano 23 52 4º Ano 29 5º Ano 31 58 6º Ano 27 7º Ano 29 93 8º Ano 37 9º Ano 27 10º Ano 10 38 11º Ano 18 12ºAno 10 TOTAL 241

(28)

MÉTODO DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO

TIPO DE ENTREVISTA:

A recolha de informação foi realizada junto dos alunos (do terceiro ano ao décimo segundo ano, da Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso) com recurso a uma entrevista de auto preenchimento realizada através da internet.

Foi enviado um e-mail com um link de cada professor selecionado, tendo estes sido utilizados pelos alunos que fizeram parte do projeto. Esse link deu acesso ao questionário na internet onde os questionários foram respondidos (preenchimento).

(29)

SELEÇÃO DA AMOSTRA:

As entrevistas foram realizadas a todo o Universo, uma vez que a escola tem poucos alunos. Assim não existe amostragem nem seleção da amostra, já que foram abrangidos todos os alunos.

(30)

RECOLHA DA INFORMAÇÃO:

Após a elaboração do questionário pelas turmas e professores envolvidos no projeto, este foi enviado à Fundação Vox Populi, que sugeriu algumas alterações ao mesmo. O questionário foi sendo alterado, em articulação com a Fundação Vox Populi até chegarmos a versão final.

Antes de iniciarmos a recolha de informação propriamente dita, fizemos um pré-teste ao questionário.

No dia 19 de Abril de 2013, pelas catorze horas e trinta minutos, realizamos o Pré- Teste na turma do CEf de Serviço de Mesa e Bar. O pré-teste decorreu bem. Responderam 6 alunos de uma forma voluntária e não houve qualquer necessidade de alterar ou retirar qualquer pergunta.

(31)

Após a realização do Pré-Teste, começámos então a recolha de informação.

A recolha de informação foi feita através de uma entrevista de auto preenchimento realizada através da internet.

Foi enviado um e-mail com um link de cada professor selecionado, tendo estes sido utilizados pelos alunos que fizeram parte do projeto. Esse link deu acesso ao questionário na internet onde os questionários foram respondidos (preenchimento).

A recolha de informação decorreu entre o dia 03 de maio de 2013 e o dia 10 de maio de 2013.

(32)

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: –Verificação dos questionários;

–Introdução dos dados no portal da FVP; –Codificação das respostas abertas.

(33)

Análise dos resultados:

Base: Totalidade dos alunos inquiridos

Forma de comunicar (estar

em contacto)

Bem necessário Mandar mensagens

Uma forma de

controlar Uma segurança

Brinquedo (uma forma de entretenimento) Um mal necessário TOTAL 59,9% 15,7% 15,3% 2,9% 2,5% 2,5% 1,2% Rapariga 59,9% 18,2% 13,1% 2,9% 3,6% 1,5% 0,7% Rapaz 60,0% 12,4% 18,1% 2,9% 1,0% 3,8% 1,9% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 70,0%

(34)

Base: Alunos que têm/tiveram telemóvel 2 13 21 51 48 43 16 15 7 2 5 6 7 8 9 10 11 12 13 15 Raparigas 1 10 14 26 26 22 9 8 3 1 Rapazes 1 3 7 25 22 21 7 7 4 1 1% 10% 14% 26% 26% 22% 9% 8% 3% 1% 1% 3% 7% 25% 22% 21% 7% 7% 4% 1% 0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00% 30,00% IDADE

Com que idade tiveste o teu primeiro telemóvel?

(35)

0,0% 5,0% 10,0% 15,0% 20,0% 25,0% 30,0% 35,0% 40,0% Mãe Pai Pais Tios Avós Padrinhos Outros 33% 29% 9% 9% 8% 8% 5% 36% 26% 11% 8% 6% 11% 3% 30% 34% 6% 9% 10% 4% 7%

O teu primeiro telemóvel foi-te dado por quem?

TOTAL Feminino Masculino

(36)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Porque me ofereceram Vontade de ter um

Contactar com a família

Recompensa pelos bons resultados escolares Porque todos têm

Porque os amigos tinham

Outra 62% 30% 4% 1% 1% 1% 0% 65% 30% 3% 1% 2% 0% 0% 59% 30% 6% 2% 1% 2% 0%

Porque é que tiveste esse primeiro telemóvel?

Total Feminino Masculino

(37)

Total Feminino Masculino 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Um Dois Três Mais de três 87% 10% 2% 1% 83% 13% 2% 2% 91% 4% 3% 1%

Quantos telemóveis possuis?

Total Feminino Masculino

Média de telemóveis por aluno = 1,2

(38)

Total Rapaz 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% 38% 32% 9% 7% 6% 6% 5% 2% 2% 2% 1% 8% 4% 41% 32% 8% 7% 8% 6% 5% 2% 3% 2% 1% 7% 4% 33% 32% 9% 7% 3% 6% 4% 3% 1% 2% 2% 9% 4%

Qual ou quais as marcas dos teus telemóveis?

Total Rapariga Rapaz

(39)

Total Rapariga Rapaz 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Um Dois Três Mais de três 87% 10% 2% 1% 83% 13% 2% 2% 91% 4% 3% 1%

Quantos cartões possuis atualmente?

Total Rapariga Rapaz

(40)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% TMN Vodafone Optimus Outra Não sei 86% 13% 3% 3% 1% 82% 19% 4% 3% 1% 91% 7% 1% 3% 2%

Que operadoras utilizas?

Total Rapariga Rapaz

(41)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% Moche Yorn Vitaminas Tmn Kids Optimus Tag Nenhum Outros 69% 5% 4% 3% 4% 4% 17% 10% 64% 8% 5% 4% 5% 4% 19% 11% 75% 2% 2% 2% 2% 3% 16% 9%

Qual ou quais os tarifários que utilizas?

Total Rapariga Rapaz

(42)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 1 2 3 4 5 0% 1% 12% 53% 35% 0% 0% 12% 54% 35% 0% 1% 11% 52% 36%

Classificação do grau de satisfação com a operadora

Total Rapariga Rapaz

(43)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Sim Não 3% 97% 6% 94% 0% 100%

Tens intenção de mudar de operadora?

Total Rapariga Rapaz

(44)

0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% Fazer chamadas Mandar mensagens Estar contactável

Receber chamadas Jogar

Ouvir musica Receber mensagens Tirar fotografias Outras 35% 25% 12% 9% 6% 5% 5% 1% 2% 34% 25% 13% 8% 4% 7% 5% 1% 3% 38% 24% 12% 9% 9% 2% 4% 0% 1%

Para que é que utilizas mais o telemóvel?

Total Rapariga Rapaz

(45)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Fazer chamadas Mandar mensagens Estar contactável

Receber chamadas Jogar

Ouvir musica Receber mensagens Tirar fotografias Outras 53% 6% 3% 15% 18% 3% 0% 3% 0% 49% 23% 11% 11% 0% 2% 0% 0% 4% 29% 28% 10% 8% 7% 9% 6% 0% 3% 14% 40% 29% 0% 3% 0% 14% 0% 0%

Por ciclo,para que é que utilizas mais o telemóvel?

1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Sec

(46)

0% 20% 40% 60% 39% 31% 13% 9% 3% 2% 2% 1% 1% 43% 32% 11% 9% 3% 0% 1% 2% 1% 36% 30% 15% 8% 3% 5% 3% 0% 0%

Na tua opinião, qual é a principal vantagem de ter um telemóvel?

Total Rapariga Rapaz

(47)

0% 5% 10% 15% 20% 25% 16% 13% 11% 7% 5% 4% 4% 4% 4% 5% 13% 13% 20% 12% 13% 7% 8% 4% 4% 4% 3% 6% 10% 13% 12% 14% 7% 8% 2% 4% 4% 6% 5% 4% 18% 13%

Na tua opinião, qual é a maior desvantagem de ter telemóvel?

Total Rapariga Rapaz

(48)

0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45%

Não viveria sem o telemóvel

Utilizo apenas quando é preciso

Considero o telemóvel um vício

Está permanentemente ligado

Outra 35% 31% 22% 12% 1% 44% 28% 18% 9% 1% 24% 35% 27% 14% 1%

Na tua opinião, qual é a relação que a maioria dos jovens tem com o telemóvel?

Total Rapariga Rapaz

(49)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Sim Não 61% 39% 64% 36% 56% 44%

Costumas ter o teu telemóvel ligado quando estás na escola?

Total Rapariga Rapaz

(50)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

Para estar em contato com os pais

Para uma emergência

Para estar em contato com os amigos Internet

Estar contactável Outras 58% 39% 34% 2% 2% 5% 60% 35% 31% 3% 3% 5% 56% 46% 38% 2% 0% 4%

Porque é que costumas ter o telemóvel ligado quando estás na escola?

Total Rapariga Rapaz

(51)

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 1- Sempre Ligado 2- Quase sempre ligado 3- Raramente está ligado 4- Nunca está ligado 50,0 19,7 17,4 12,9 46,8 20,8 19,5 13,0 54,5 18,2 14,5 12,7

O teu telemóvel dentro da sala de aula está:

Total Rapariga Rapaz

(52)

0% 10% 20% 30% 40% 7% 9% 30% 8% 12% 12% 6% 6% 13% 8% 9% 28% 8% 13% 13% 8% 4% 14% 7% 8% 34% 7% 11% 10% 5% 8% 10%

Qual a tua opinião sobre o uso do teu telemóvel em sala de aula?

Total Rapariga Rapaz

(53)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Sim Não 49% 51% 53% 47% 44% 56%

Na tua opinião, a utilização do telemóvel representa algum perigo?

Total Rapariga Rapaz

(54)

0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 27% 16% 12% 8% 7% 7% 5% 5% 24% 26% 18% 10% 7% 7% 7% 3% 3% 28% 28% 13% 15% 9% 7% 7% 9% 9% 28%

Na tua opinião, quais são os perigos que existem na utilização do telemóvel?

Total Rapariga Rapaz

(55)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% Sim, sempre Às vezes Não, nunca 2% 27% 71% 1% 23% 76% 4% 32% 64%

Costumas responder a chamadas de desconhecidos?

Total Rapariga Rapaz

(56)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Sim, sempre Às vezes Não, nunca 1% 15% 84% 0% 10% 91% 3% 22% 75%

E costumas responder a mensagens de desconhecidos?

Total Rapariga Rapaz

(57)

0% 50% 100% Sim Não 4% 96% 4% 96% 4% 96%

Já alguma vez tiveste problemas ou correste algum perigo por causa da utilização do telemóvel?

Total Rapariga Rapaz

(58)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

Não atender chamadas de números desconhecidos

Não responder a mensagens anónimas

Não dar o número a desconhecidos

Ser responsável Outros Não sabe 52% 27% 13% 3% 21% 8% 54% 31% 17% 4% 19% 7% 50% 22% 8% 3% 24% 11%

Na tua opinião, o que devemos fazer para não corrermos riscos na utilização do telemóvel?

Total Rapariga Rapaz

(59)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 61% 53% 25% 24% 13% 12% 10% 19% 60% 50% 25% 24% 12% 9% 13% 19% 62% 58% 25% 25% 14% 15% 6% 19%

Na tua opinião, a utilização abusiva do telemóvel, representa algum perigo para a saúde?

Total Rapariga Rapaz

(60)

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

Reduzir o tempo de utilização Utilização correta

Não dormir com o telemóvel

Não andar em demasia com o telemóvel Não estar viciado

Outra Não sabe 57% 8% 8% 7% 5% 14% 8% 54% 9% 12% 7% 6% 12% 6% 60% 6% 2% 6% 4% 17% 12%

Na tua opinião, como é que achas que podes combater os riscos que a utilização do telemóvel, pode fazer à saúde?

Total Rapariga Rapaz

(61)

Principais conclusões

Os alunos da Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso:

-Utilizam maioritariamente o telemóvel como forma de comunicar, estar em contacto;

-Dos 241 alunos inquiridos, 209 responderam que possuem telemóvel (86,4%), destes, 43% são rapazes e 57% são raparigas. Realça-se que 16% são alunos do 1ºCiclo,25% são alunos do 2ºCiclo, 42% são alunos do 3ºCiclo e 17% são alunos do ensino secundário;

-A Média de idades com que adquiriram do primeiro telemóvel foi aos 9 anos. O primeiro telemóvel foi-lhes oferecido, na grande maioria, pelo pai ou pela mãe; -Em Média, cada aluno tem um telemóvel;

(62)

Principais conclusões (Cont.)

-A marca mais utilizada é Nokia, seguida da Samsung, e em média cada aluno tem apenas um cartão;

-A operadora mais utilizada é a TMN, seguindo-se a Vodafone. O grau de satisfação com a operadora TMN de nível 4 (em que nível 1 corresponde a insatisfeito e nível 5 a muito satisfeito), sendo o tarifário mais utilizado é o Moche. A quase totalidade dos alunos não tem intenção de mudar de operadora; -Utilizam mais o telemóvel para fazer chamadas (35%) e mandar mensagens (25%), do que para utilizar as outras funcionalidades;

- Os alunos do 1º Ciclo, utilizam mais o telemóvel para fazer/receber chamadas e jogar. Os alunos do 2º e 3º Ciclos, utilizam para fazer chamadas e mandar mensagens. Os alunos do ensino secundário utilizam-no para mandar mensagens e estarem contactáveis;

(63)

Principais conclusões (Cont.)

-Para estes alunos, a principal vantagem de ter telemóvel é estar contactável e a principal desvantagem de ter telemóvel é ficar viciado;

-A maioria dos alunos não viveria sem o telemóvel e têm-no ligado quando estão na escola, para estar em contacto com os pais e para uma emergência; - A maioria dos alunos costumam tê-lo sempre ligado e em silêncio na sala de aula e são de opinião que o telemóvel não deve ser utilizado na sala de aula, só em casos de emergência/perigo;

(64)

Principais conclusões (Cont.)

-A maioria dos alunos é de opinião que a utilização do telemóvel representa algum perigo. O maior perigo referido foi a receção de chamadas desconhecidas, não havendo o hábito de atender estas chamadas nem enviar mensagens a desconhecidos;

-Quase a totalidade dos alunos nunca correu qualquer perigo com a utilização do telemóvel. Para não correrem riscos na utilização do telemóvel, não atendem chamadas de números desconhecidos nem respondem a mensagens anónimas;

- A grande maioria dos alunos inquiridos, são de opinião que a utilização abusiva do telemóvel, afeta o desenvolvimento cerebral e provoca falta de concentração. Para combater esses riscos são de opinião que devem reduzir o tempo de utilização do telemóvel;

(65)

Propostas de aplicação de resultados

- Após a realização deste estudo de opinião, pretendemos divulgá-lo e com isso tentar mudar a atitude o comportamento dos jovens face à utilização adequada do telemóvel. Como meios de divulgação, pretendemos publicar o estudo na página de Internet da escola, e entregar cópias do trabalho à Biblioteca da escola (para que o estudo possa ser consultado por todos os alunos que assim o desejem), à Direção da escola e à Associação de Pais. Publicação do resultado do estudo, no Jornal escolar.

(66)

Propostas de aplicação de resultados (Cont.)

- Distribuição, à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Almeida, de desdobráveis elaborados pelos alunos intervenientes no projeto, de apelo à comunidade no sentido de terem comportamentos mais adequados e de menor risco para a saúde sobre a utilização do telemóvel.

- Elaboração de uma canção pelos alunos com o objectivo de levar os jovens a reflectir acerca do uso do telemóvel.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, o presente tópico pretende analisar questões basilares acerca da relação jurídica que se forma entre o causídico, que atua na qualidade de profissional liberal, e

Com isso sugere-se a realização de trabalhos com um grupo de estudo maior além de utilizar-se um grupo como controle, onde a intensidade de exercí- cio e o período de treinamento

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Com base nos fatores considerados durante a pesquisa, pôde-se observar que o grupo Algar (através da universidade corporativa – UniAlgar), em seus 20 anos de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Identificar a língua espanhola como instrumento de acesso a informações, a outras culturas e grupos sociais com foco na área de Recursos Humanos.. Aplicar