• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura de Ferraz inaugura neste ano, prédio que irá abrigar secretarias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura de Ferraz inaugura neste ano, prédio que irá abrigar secretarias"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Prefeitura de Ferraz inaugura neste

ano, prédio que irá abrigar secretarias

Imóvel na Vila Corrêa vai abrigar várias secretarias municipais que hoje estão em prédios alugados, além de economizar. Página 8

FIM DO ALUGUEL....

O clima esquentou nesta semana na Câmara de Poá, após aprovação em primeira votação do PL que retira os benefícios dos servidores.

Manifestantes invadem plenário. Página 7

Servidores invadem Câmara de

Poá e põem vereadores para correr

PROTESTOS...

Proposta do prefeito de Guarulhos,

é contratar “penca” de funcionários

TREM DA ALEGRIA....

Guti vai contratar 1.131 funcionários ganhando de R$ 2.800,00 a R$10.350,00, a maioria vai trabalhar como assessor de gestão, de gabinete, especial e de políticas. Página 6

P.A de Biritiba Mirim atendendo

apenas casos de extrema urgência

Pronto Atendimento praticamente com sua capacidade máxima. A Prefeitura de Biritiba colocou faixa alertando os pacientes para irem no P.A somente em caso de extrema urgência. Página 4

LOTADO!....

Governador do Estado de São Paulo, João Agripino Doria (PSDB) é o maior culpado pelo alto índice de infectados e

pelas mortes causadas pela Covid-19. Os dados são assustadores, o que prova

(2)

23 DE ABRIL - 2021

JORNALIMPRESSOBRASIL.COM.BR

PÁGINA 2

Decretos que a Bíblia relata

foram justamente para

prejudicar o povo de Deus

Fase emergencial proposta

pelo governo de São Paulo

fez aumentar os óbitos

C

ontra fatos, não há argu mentos. Este era o ditado que sempre se dizia quando as pro-vas estavam sendo apresentadas por meio de imagens, vídeos, nú-meros, etc. Com o au-mento dos óbitos e infectados nesta fase emergencial, fica a per-gunta: “realmente vale a pena fechar as pessoas em suas casas para se prevenir contra o coronavírus?”.

Pelo site do governo do Estado de São Paulo os números de infectados neste período só aumentou.

A fase emergencial deu início no dia 15 de março pelo Plano São Paulo, a mais restritiva contra a Covid-19 ado-tada pelo governador João Doria (PSDB).

Mais rígida que a fase vermelha, a medi-da incluiu o que o gover-no chamou de "toque de

recolher" entre 20h e 5h e proibição de eventos religiosos e esportivos até o dia 15 de abril.

Uma semana antes, o governo havia alertado a respeito dos leitos e enfermarias que esta-vam com sua capacida-de esgotada.

O Estado, passou a bater recordes diários de mortes causadas pelo coronavírus e de pesso-as infectadpesso-as.

Mas, a pergunta que ficou e ninguém no go-verno quis responder a

Na fase emergencial morreram mais do que antes

este jornal é a seguinte: realmente valeu a pena? Segundo o site do pró-prio governo de São Pau-lo, no dia 15 de janeiro eram 1,6 milhão de pes-soas infectadas, depois, em 15 de fevreiro, passou para 1,9 milhão, já no dia 15 de março, quando co-meçou a fase emergencial eram 2,2 mi-lhões e no dia 15 de abril subiu para 2,7 milhões, ou seja, neste período hou-ve uma diferença de 500 mil infectados. Antes, a média era de 300 mil.

C

omo em todas as épocas, principalmente Antes de Cristo (AC) e depois de Cristo (DC) se viu muitos decretos sen-do instituísen-dos para tra-tar de assuntos geral-mente polêmicos.

Sistema brasileiro: No sistema jurídico brasileiro, os decretos são atos administrativos da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governado-res e prefeitos). Um de-creto é usualmente utili-zado pelo chefe do Poder Executivo para fazer no-meações e regulamenta-ções de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas.

Escrituras:

Na Bíblia, muitos de-cretos foram apresenta-dos, mas alguns chama-ram a atenção, por exemplo, o decreto que condenou Sadraque, Mesaque e Abedenego à fornalha de fogo. De acordo com as escrituras sagradas, após decreto do Rei Nabucodonosor, ao som da trombeta, to-dos tinham que se cur-var diante da estátua (imagem do rei), mas eles, não se curvaram e por isso, foram lançados na fornalha, porém, nada lhes aconteceu, justificando a grande pre-sença de Deus com eles.

Cova dos leões: O amigo deles tam-bém sofreu acusações por meio de decreto. Era no reinado de Dario, uma ação maldosa para derrubar Daniel foi cria-da por autoricria-dades do palácio. Eram os presi-dentes do reino, capi-tães, príncipes, conse-lheiros e governadores que concordaram em promulgar um edito real e confirmar a seguinte proibição. “Qualquer que, por espaço de trin-ta dias, fizer uma peti-ção a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não ao rei Dario fosse

lançado na cova dos le-ões”. Daniel 6:7,8. De acordo com a história, aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e supli-cando diante do seu Deus. Daniel 6:11.

São Paulo:

Nos dias atuais, per-cebe-se essa mesma perseguição contra o povo de Deus. Criam-se decretos justamente para prejudicar os cristãos que servem ao Deus vivo. Em recente decreto do go-vernador João Doria por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19), igrejas de qualquer segmento não poderiam realizar seus atos ecumênicos, uma pro-posta autoritária, haja vis-ta que os transportes co-letivos estão lotados, en-tre outros locais, talvez seja, justamente para atingir a igreja de Cristo que prega o evangelho todos os dias. Muitos tem-plos ficaram fechados, destituindo a fé de mui-tos e ocasionando a per-da em massa de fiéis que deixaram de buscar a presença do Altíssimo. O decreto ocasionou sé-rios problemas fechando igrejas que fizeram loca-ções de imóveis também e prejudicou trabalhos sociais.

Condenação: Então o rei Dario or-denou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: “O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará”, Daniel 6:16. Todos já sabem o resultado des-ta história, nenhum mal foi imputado a Daniel mesmo dentro da cova dos leões famintos.

Caso de Jesus: Pôncio Pilatos, go-vernador do Império Romano, julgou, conde-nou e sentenciou à mor-te, Jesus Cristo, o Nazareno, contra a Lei Mosaica e contrário ao Imperador Cesar. Ele

determinou e ordenou que se lhe dê morte na cruz, sendo pregado com cravos como todos os réus, porque congre-gando e ajustando ho-mens, ricos e pobres, não tem cessado de pro-mover tumultos por toda a Judéia, dizendo-se fi-lho de Deus e Rei de Is-rael. “Que seja açoitado, e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz aos ombros para que sirva de exem-plo a todos os malfeito-res, e que, juntamente com ele, sejam condu-zidos dois ladrões homi-cidas e que se conduza Jesus ao monte público da Justiça, chamado Calvário, onde crucifica-do e morto ficará seu corpo na cruz, como es-petáculo para todos os malfeitores”.

O ditador Pilatos, ain-da determinou que ne-nhuma pessoa de qual-quer estado ou condição se atrevesse, temeraria-mente, a impedir a Jus-tiça por ele mandado, administrada e executa-da com todo o rigor, se-gundo os Decretos e Leis Romanas, sob as penas de rebelião contra o Imperador Romano. Por aí se vê tamanha per-seguição contra aqueles que serviam ao Senhor e até o próprio Cristo se tornou vítima desses de-cretos malfeitores impos-tos por reis, governado-res e autoridades.

Início do fim: Esses decretos ainda são aliados do mal, são criados sempre no ensejo de atacar aqueles que ser-vem a Deus. E, pelo jeito, isso que temos acompa-nhado parece ser só o co-meço, haja vista que o grande mentor dos decre-tos, está por vir (anticristo). Suas ações serão mais te-nebrosas e perseguidoras do que qualquer outra ação. “E Jesus, responden-do, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos en-gane”, Mateus 24:4. FO TO : R EP R O D U ÇÃ O

(3)

Enfim, o comércio foi autorizado

a ter atendimento presencial em Mogi

Santa Isabel na posição de 491º de

doses aplicadas da vacina da Covid

Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil TWITTER: @FOLHAIMPRESSO

POSIÇÕES - No ranking das cidades que mais vacinaram até o momento, o município ocupa a posição 491º

RESTRIÇÃO - Circulação de pessoas continua das 22h às 05h – nesse horário, é restrita as atividades essenciais

Vereadores cobram manutenção das

estradas rurais existentes na cidade

CÂMARA trabalha para que os munícipes possam ser beneficiados com as obras realizadas no município

D

urante a reali zação da nona s e s s ã o legislativa da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis, realizada no dia 19 de abril, os vereadores co-braram do prefeito Vanderlon Oliveira Go-mes (PL) o comprometi-mento com as melhorias das estradas rurais.

Estradas

O Requerimento 030,

de autoria dos vereado-res Marco Aurélio Ventu-ra (Avante) e DéboVentu-ra Aparecida Rodrigues Borges (PSD), pede ao setor da municipalidade informar como está sen-do feita a organização para a manutenção de todas as estradas dos bairros rurais, quais as estradas que já recebe-ram manutenções neste ano, as condições de conservação dos

equipa-mentos para as suas ma-nutenções e encaminhar cópia do cronograma de manutenção das estra-das rurais.

Fisioterapia: Já o Requerimento 032, do vereador Louren-ço Francisco de Oliveira Júnior (PDT), pede à Pre-feitura Municipal informa-ções se existe cronograma de manuten-ção do teto da sala de neuro infantil, localizada

no prédio da Fisioterapia Municipal, de quem é a responsabilidade, se a estrutura foi recentemen-te vistoriada por equipe do Setor Municipal de Obras e se este prédio possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e alvará da Vigilância Sanitária.

Os trabalhos: O prefeito Vanderlon Gomes por meio de sua equipe de governo reve-lou que todas as

infor-mações serão divulgadas para os respectivos ve-readores e que tem tra-balhado para melhorar as estradas rurais, mas a chuva prejudicou as ações. “Essa chuva fora de época atrapalhou um pouco e causou transtor-nos para os munícipes, mas estamos trabalhan-do com nossos equipa-mentos, de acordo com as prioridades das

regi-ões”, enfatizou ele. Cobranças nas estradas

FOTO: IMPRESSO BRASIL

RABO PRESO? Qual foi a dose de anestésico aplicada na Câmara Municipal ? Um governo bagunçado e desenfreado e uma câ-mara municipal anestesiada. Qual seria o mistério? Cargos?

PROCURA-SE O novo diretor da UPA está procurando uma chácara para alu-gar em Santa Isabel. Para ajudar o colega, o executivo isabelense

indicou a imobiliária do amigo e vereador Luizão Arquiteto. Opa!!!

ISSO PODE? O contrato de ilumi-nação pública de Santa Isabel não prevê expan-são, porém, novos bra-ços foram colocados no Aralu, isso pode Arnaldo?

QUADRA 1 A prefeitura não con-segue sequer realizar uma ação de barreira sanitária corretamente, não investe em campa-nhas de prevenção e

muito menos em publi-cidade, mas gasta di-nheiro com novas qua-dras, sendo que nem cui-da cui-das existentes.

QUADRA 2 A quadra construída a toque de caixa ocupa a área que é administra-da pela empresa deten-tora da concessão do transporte público. Será que a licitação da equi-pe estrangeira não ob-servou isso?

VARADOURO A Estrada do Varadouro está

intransi-tável: o mato tomou conta e os buracos difi-cultam o trajeto dos motoristas. A população daquela região lamen-ta que o prefeito não esteja fazendo nada para resolver isso.

DEBATES Para a Coluna não é nenhuma novidade as picuinhas entre alguns funcionários de cargos de comissão com aque-les concursados. Ainda teremos novidades so-bre alguns descontenta-mentos. Aguardem!

G

estão do pre feito Carlos C h i n c h i l a (PSL), de Santa Isabel está bem atrasada com a aplicação das vacinas. Apenas 11,8% da popu-lação foi vacinada con-tra a Covid-19 (coronavírus) desde o início das doses da CoronaVac e da Astrazeneca.

O município recebeu 10.123 doses conforme dados do governo esta-dual (vacinajá). Destes números 6.847 foram aplicadas na primeira dose e 3.276 na segun-da dose. A posição de Santa Isabel é de 491º entre os 645 municípios do Estado de São Paulo.

Infectados: 4.464 isabelenses foram ou estão infectados com o vírus, já os óbitos atingem 193 pessoas, sendo 46% mulheres e 54% homens e ainda tem mais de 13 mil pessoas com suspei-tas de terem contraído o coronavírus. Os idosos de 60 a 90 anos ainda são as principais vítimas fatais da Covid.

SURUBÃO 1 A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu espaço para apresentação de um evento com codinome “Suruba Poé-tica” que visa trabalhar a poética erótica a par-tir da literatura, artes vi-suais e diversas outras linguagens artísticas.

SURUBÃO 2 A Suruba não deu muito certo após inú-meras manifestações na cidade por meio das redes sociais e até pela imprensa.

BINGO? Este jornal foi o pri-meiro a informar a res-peito do MP com rela-ção ao então secretário de Saúde Henrique Naufel. Na época, alertamos da seguinte forma: “Quando o MP pede algo, é porque tem outras coisas a mais”, dito e feito.

DEMOCRACIA Alguns vereadores estão sendo escrachados pelas re-des sociais por não aceitarem críticas da “mogianidade”. Por isso, estão bloqueando os internautas que critica-rem. Isso, não é demo-cracia!

Comércio funcionando, mesmo com restrições

F

inalmente, o co mércio de Mogi das Cruzes re-cebeu autorização para abrir as portas, ainda que seja com algumas restrições. Depois da Fase Emergencial que nada poderia ficar aber-to, agora, os empresá-rios se sentem mais ali-viados, por enquanto, haja vista que muitos estão no vermelho, qua-se fechando as portas, indo à falência.

As novas regras da Fase de Transição para a retomada gradativa da economia do Estado de São Paulo, em vigor des-de 18/04, autorizam o atendimento presencial em atividades

comerci-ais, incluindo shoppings e galerias, no horário das 11h às 19h, respei-tando o limite de 25% do número de pessoas, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os consumidores e funcio-nários e protocolos sani-tários.

Mogi registrou queda nos índices de ocupação de leitos. As regras no De-creto Municipal 20.008, de 17 de abril de 2021, se-guem até as 23h59 do dia 23 de abril.

No fim de semana ha-verá nova avaliação da si-tuação da pandemia na ci-dade. A opção por um protocolo mais rígido visa a redução mais acentua-da dos casos de Covid.

(4)

23 DE ABRIL - 2021

JORNALIMPRESSOBRASIL.COM.BR

PÁGINA 4

Covid: Idosos de 64 anos já podem

se cadastrar para receber imunização

Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil

GUARAREMA - Recebeu novas doses da vacinação contra o Coronavírus no dia 22 de abril

A

faixa é justa mente para alertar os munícipes que precisam usar o Pronto Atendi-mento (P.A) para que façam apenas o uso do aparelho público em ca-sos de extrema urgên-cia em razão da superlotação que estava ocorrendo devido ao grande número de pes-soas infectadas pelo coronavírus (Covid-19) que já ceifou a vida de 73 biritibanos.

Até o momento, são 1.666 pessoas infectadas pelo vírus e os casos de pessoas suspeitas já so-mam 5.049 e temos 1.189 pessoas que foram recuperadas da doença. A Prefeitura chegou a informar que os leitos es-tavam com 100% da sua capacidade lotados e os ca-sos graves estavam sen-do encaminhasen-dos para fora da cidade. Desde a se-mana passada, estes nú-meros já foram ameniza-dos, mas o departamento

de saúde alerta para os cui-dados básicos como usar máscaras, álcool em gel e se prevenir da melhor ma-neira possível.

Vacinação:

Biritiba começa vaci-nar nesta sexta-feira, dia 23 de abril, idosos com 64

anos. Para atender esta faixa etária, o município recebeu 250 doses da vacina CoronaVac.

O agendamento para essa e outras vacinas deve ser feito nas UBS’s Ihory, Yoneda e Cruz das Almas, sempre das 9 às

16 horas. É importante lembrar que o agendamento deve ser feito preferencialmente por telefone.

UBS Iroy 4692-1397; UBS Cruz das Almas 4692-3720 e UBS Jardim Yoneda 4692-3447.

LOTAÇÃO - em razão dos problemas que geraram a falta de leitos, prefeitura coloca faixa de aviso

P.A de Biritiba Mirim atendendo

apenas casos de extrema urgência

Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil FACEBOOK: BIRITIBA NA TELA

MUDANÇAS O prefeito Inho ain-da não mostrou para a população as mudanças que prometeu fazer du-rante as eleições, por enquanto, a tal música de campanha “dispa-rou”, a gente não viu ainda. Só problemas.

ISSO É FATO! Inho tem se esforça-do para mudar alguma coisa, mas não tem sido fácil, apesar dele recla-mar o tempo todo que herdou dívidas milionári-as dmilionári-as gestões anterio-res, inclusive a dele que foi de 2009 a 2016 oca-sionando situação pro-blemática para a cidade.

DÍVIDAS Dos 30 milhões que Inho alega ter recebido como herança das ges-tões anteriores, R$ 21 milhões foram deixadas por ele e os outros R$ 10 milhões foi o Walter

Tajiri que deixou. SUCATEADO Inho precisa parar de mentir ao dizer que dei-xou a prefeitura em de-zembro de 2016 com carros novos e assumiu agora com tudo sucateado. Quando Inho deixou a prefeitura, não tinha nem computador e muito menos um carro para poderem trabalhar. Fizeram a limpa, e até na assessoria de im-prensa, nem uma má-quina fotográfica ou câmera de vídeo havia no local, muito menos com-putador para o setor, fi-zeram a limpa geral.

PRAÇA A Praça Linear que vem sendo construída no bairro Nova Biritiba co-meçou a sair do papel. Alguns bancos já foram colocados, playground instalados e a máquina já fez boa parte do ser-viço. O local começou a ter vida com as obras que avançam a cada dia.

FO TO : V ITO R IA M IK A ELLI

I

dosos de 64 anos moradores de Guararema já podem se cadastrar para receber a vacina contra a Covid-19. A Secreta-ria Municipal de Saúde recebeu na quinta-feira (22/04) 250 novas do-ses da vacina Coronavac contra o coronavírus.

Para se cadastrar, esse público-alvo deve acessar o formulário dis-ponível no site da Pre-feitura, no link “Cadastramento para Vacinação da Covid-19". Desenvolvido para organizar a fila e evitar aglomerações, o siste-ma de cadastramento adotado pela Secretaria Municipal de Saúde se-gue o calendário de va-cinação estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Os formulários são abertos e divulgados conforme o recebimen-to de novas doses.

Após o cadastro, ha-vendo vacinas disponí-veis, equipes da Pasta entram em contato para agendar um dia e um

Funcionários da Secretaria Municipal da Saúde estão ministrando as vacinas para este público-alvo no município de Guararema horário para aplicar a

dose.

Dessa forma, a pes-soa cadastrada, no dia e horário correto, deve ir à Central de Vacina-ção Coronavírus, que fica na Rua Doutor Armindo, 567, no bairro Nogueira, munida dos documentos necessários originais e cópias do CPF, do Cartão Nacional de Saúde e do comprovan-te de residência atuali-zado. “É muito importante que os familiares e ami-gos ajudem os idosos a se cadastrarem correta-mente. Esse é um siste-ma que tem como obje-tivo evitar aglomerações e otimizar o processo de imunização”, afirma a secretária de Saúde de Guararema, Adriana Martins. Formulários: Idosos com 65 anos ou mais e profissionais da Educação, a partir de 47 anos que ainda não foram vacinados, tam-bém podem ser cadas-trados para o

recebi-mento da primeira dose do imunizante.

Para estes públicos, os formulários continu-am disponíveis no site da Prefeitura, na aba “Cadastramento para Vacinação da Covid-19".

FIQUE SABENDO...

Saúde dos olhos... Há mais de um ano, o medo de contágio pela Covid-19 tem afastado pacientes dos serviços de saúde, e nos consultó-rios de oftalmologia. A especialista em oftalmolo-gia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adriana Paschoal, diz que os atendimentos de urgência passaram a ganhar significância na rotina da médica, já que a saúde dos olhos é essencial.

Empregos .... A Secretaria de Emprego e Desen-volvimento Econômico de Guararema, por meio do Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT), atualizou a lista de vagas de trabalho na cidade. Atualmente, o SAT está mediando 50 oportunidades profissionais com diferentes graus de escolaridade. As vagas que exigem apenas Ensino Fundamental comple-to são para empregada doméstica (três vagas), casal de caseiros (duas vagas), açougueiro, cozinheiro, cozinhei-ra, auxiliar de jardinagem, borracheiro, operador de equipamentos, trabalhador rural e pedreiro.

Ensino Médio.... Já as vagas com exigência de Ensino Médio completo são para atendente (duas vagas), balconista (duas vagas), aprendiz (duas vagas), auxiliar de almoxarifado (duas vagas), técnico de informática júnior, inspetor de qualidade, mecâni-co de manutenção, auxiliar de laboratório, serralheiro montador, operador de máquinas, auxiliar montagem de máquinas, líder de montagem, ajudante de cozinha, porteiro, pizzaiolo, programador, recepcionis-ta/auxiliar administrativo e apontador. Informações pelos telefones 4693-1717 e 4693-1432. TWITTER: @FOLHAIMPRESSO

(5)

Prefeitura não descuida da Dengue

e intensifica ações pelo município

INEXPRESSÍVEL A legislatura atual, por enquanto, não mostrou sua marca dentro do ce-nário político. A conduta da Câmara Municipal co-mandada pelo vereador Gabriel dos Santos é inexpressiva. Poucos são os vereadores que se destacam e poucas são as ações do legislativo junto aos arujaenses.

TRAIRAGEM Nesta semana, um eleitor de um vereador em conversa com a Co-luna disse estar bastan-te chabastan-teado com o polí-tico. Ele falou que aju-dou muito o tal cidadão, mas na hora do reco-nhecimento, virou as costas. Ele disse que isso, não o surpreende, mas ficou chateado, pelo fato de acreditar que tal pessoa se com-portava como amigo e depois de conseguir o que queria, virou as cos-tas.

A COLUNA A Coluna sabe como funciona, principalmen-te quando se trata de

alguns que depois de conquistarem o que al-mejam, desprezam os parceiros, mas a hora chega. Nada é para sempre! Já vimos mui-to este filme. Gente que assume o poder e muda o comportamento e se esquece dos amigos e quando o deixa, pare-cem cachorrinhos com os rabos entre as per-nas.

GOVERNAR Um dos papéis do atual prefeito tem sido governar para todos. Durante apresentação dos 100 dias de gover-no, na semana passa-da, o prefeito Luis Camargo fez questão de colocar no mesmo ambiente os vereadores e mostrar que tanto o Poder Executivo como o Legislativo estão traba-lhando para fortalecer a cidade. Isso só engran-dece o trabalho que une forças, união e parceri-as. Outras gestões ten-taram fazer sozinhas, não deu certo, porque a união de todos é fun-damental para o desen-volvimento da cidade!

Auxílio a

comerciantes

volta a ser

discutido

Hospital de campanha é inaugurado

com capacidade para 60 leitos

Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil FACEBOOK: ITAQUÁ NA TELA

CIDADE

está preocupada em diminuir os focos do mosquito transmissor da doença que também mata

APORTE

do governo estadual é de R$ 2,6 milhões e a prefeitura com R$ 1,5 milhão para a construção da unidade

N

a quarta-feira, dia 21 de abril, o hospital de campanha de Itaquaquecetuba foi inaugurado com a pre-sença de autoridades, prefeitos do Alto Tietê e deputados e do governa-dor do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). “Não só Itaquaquecetuba ganha com esse hospital de campanha, como toda a região do Alto Tietê. Não faremos segregação in-dependente de onde o paciente reside. E só te-mos três saídas hoje para o combate à Covid-19: vacina, estrutura no sistema de saúde e a responsabilidade de cada cidadão”, declarou o prefeito Eduardo Boigues (PP) durante o evento.

O hospital começou a funcionar nesta quinta (22) às 8 horas, no

Gi-násio Municipal de Es-portes ‘Sumiyoshi Nakaharada’, na Vila Ja-pão, e será gerido pelo Instituto de Gestão do Estado de São Paulo (Igesp). Serão 60 leitos,

sendo 20 de UTI (Unida-de (Unida-de Terapia Intensiva), 20 de estabilização e 20 de enfermaria para atender pacientes infectados com a Covid-19, mas neste primeiro

momento, a unidade fun-cionará com 50% da ca-pacidade. A previsão é de que em uma semana funcione com capacida-de total.

Funcionamento:

O funcionamento do hospital de campanha será 24 horas, mas não atenderá de portas aber-tas ao público. É neces-sário procurar as outras unidades para, então, receber o encaminha-mento.

“Temos a convicção de que estamos fazendo a coisa certa no momen-to cermomen-to e aqui na região metropolitana de São Paulo, em Itaquaquecetuba”, disse o governador João Doria. Para viabilizar a abertura, o Governo do Estado entrou com um aporte de R$ 2,6 mi-lhões e a prefeitura com R$ 1,5 milhão.

O local tem 540 m² e conta com corredores de desinfecção para en-trar e sair da unidade, equipamentos de tomografia, raio-x e diálise, farmácia, labora-tório, dois ambulatórios

médicos, sala de admi-nistração, sala para ami-gos e familiares recebe-rem informações sobre o estado de saúde dos pacientes, lavanderia, local de descanso para os profissionais, refeitó-rio, banheiros e chuvei-ros. Ao todo, 170 profis-sionais atuarão na uni-dade entre médicos, en-fermeiros e fisiotera-peutas.

A ideia é que o hos-pital, junto com a Cen-tral de Atendimento Covid-19, localizada no Centro e inaugurada em fevereiro, sejam as uni-dades referenciadas no combate à Covid-19 da cidade para desafogar a Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA), no Caiuby, e o Centro de Saúde (CS), no Centro, permitindo que ambas atendam melhor as ou-tras demandas patológi-cas dos munícipes.

FOTO: MILENA MATTOS

Prefeitura de Arujá mantém ações de combate ao mosquito aedes

D

urante a 12ª Sessão Ordi-nária ocorrida em for-mato virtual na segun-da-feira (19/4), os par-lamentares demons-tram preocupação com os efeitos da pandemia sobre a atividade eco-nômica, principalmen-te, o comércio.

A pedido do vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), o colegiado deverá se reu-nir para discutir propos-tas viáveis de auxílio fi-nanceiro aos comercian-tes. O assunto voltou à pauta do Legislativo após o vereador anunciar a decisão do Executivo de entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em relação às leis 3360/2021 e 3361/2021, de autoria do ex-verea-dor e atual Secretário de Governo, Rogério Gon-çalves Pereira, que po-deria viabilizar ajuda ao setor.

Prefeito Eduardo Boigues com autoridades e o governador no evento

E

mbora a

pandemia de C o r o n a v í r u s seja um dos centros de preocupação no mo-mento, é indispensável lembrar que a dengue não entra em quarente-na e o Aedes aegypti continua se proliferando em cantos de casas e quintais. O setor de Con-trole de Vetores segue re-alizando nebulizações por bairros. Para não confun-dir a Covid-19 com a Dengue, vale lembrar

que os principais sinto-mas são dores de cabe-ça e nos olhos, febre e dor no corpo. Diferente do Coronavírus, a Den-gue não tira o sabor de alimentos, não bloqueia o odor e não causa falta de ar. Em caso de sus-peita, o arujaense deve comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima. No local, o pro-fissional de Saúde irá solicitar um exame de sangue, que será feito na própria unidade.

O alerta da Secreta-ria Municipal de Saúde é para que a população realize uma vistoria fre-quente em sua residên-cia e elimine possíveis acúmulos de água para-da que podem se tornar focos do mosquito. Tro-car o líquido de vasos por areia e lavar cons-tantemente as tigelas de animais de estimação são medidas importan-tes para prevenir-se con-tra a doença que tam-bém mata.

(6)

23 DE ABRIL - 2021

JORNALIMPRESSOBRASIL.COM.BR

PÁGINA 6

GRUPO NO FACE: SÃO PAULO CAPITAL NA TELA Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil

Proposta do prefeito de Guarulhos,

é contratar “penca” de funcionários

GRUPO NO FACE: GUARULHOS NA TELA Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil

Programa de parcelamento deve

ser votado na próxima semana

VIRTUAL

- Os vereadores durante sessão debateram diversos assuntos, entre eles, o Programa de Parcelamento

TREM DA ALEGRIA

- Na Prefeitura de Guarulhos, Guti quer contratar 1.131 cargos com supersalários

O

prefeito de G u a r u l h o s , G u s t a v o Henric Costa (PSD), o Guti encaminhou para apreciação dos vereado-res uma proposta que cria cargos com salári-os que vão de R$ 2.800,00 até R$ 10.350,00.

A proposta que já ha-via sido barrada em ou-tras ocasiões, desta vez chega de forma diferen-te para os vereadores aprovarem.

O prefeito desta vez, dividiu a criação de 1.131 cargos em cinco projetos de lei.

Na última quinta-feira (22), a Câmara começou a discutir o projeto de lei, de autoria do Executivo, que estabelece a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Guarulhos, no que diz res-peito à criação de cargos de livre provimento, sem necessidade de concurso público para ocupar.

A deliberação da

pro-posta ficou a sessão ex-traordinária de quinta-feira (22), convocada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Miguel Martello (PDT).

Os projetos são divi-didos pela nomenclatu-ra dos cargos que serão criados: 23 de assessoramento de che-fe de gabinete, com sa-lário de R$ 10.350,00; 340 de assessor de ga-binete, com salário de R$ 5.750,00; 400 de as-sessor de gestão, com salário de R$ 3.650,00; 68 de assessor especi-al, com salário de R$ 8.900,00; 300 de asses-sor de políticas governa-mentais, com salário de R$ 2.800,00, totalizando 1.131 cargos de livre provimento.

Os projetos definem jornada de trabalho, atribuição dos cargos e questões técnicas tais como o fato de que os ocupantes serão regidos pelo Estatuto dos Funci-onários Públicos (Lei

1429/68) no que tange às obrigações, deveres e direitos, mas não fa-zem jus às gratifica-ções, adicional por tem-po de serviço, licença prêmio e sexta parte; sobre a questão

previdenciária, serão vinculados ao Regime Geral de Previdência (RGPS). Os projetos tra-zem também os valores relativos ao impacto fi-nanceiro que a criação dos cargos terá no

triênio (2021-2023). De acordo com a exposição de motivos, não haverá acréscimo de despesa com pessoal. Além dis-so, o texto informa que o projeto traz seguran-ça jurídica aos cargos

em comissão de assessoramento. O trem da alegria de cargos pú-blicos é visto por políti-cos e população como imoral, na qual transfor-ma a prefeitura num cabidão de empregos.

Você sabia?....

...Elaborado pelo vereador Edmilson, do Psol, um projeto de lei que altera o Código de Proteção e Bem-estar Animal do Município. O projeto libera a utilização de charretes, puxados por cavalos

...O vereador Laércio Sandes (DEM), apresentou um projeto que proíbe o uso de bicicletas na pista de caminhada do Bosque Maia

....O vereador Pastor Anistaldo (PSC), comentou o Projeto de Lei 597/2021, encaminhado pela prefeitu-ra que pede autorização para inscrever na dívida ativa o funcionário que tenha alguma pendência com o poder público. O vereador pede mais esclarecimentos.

P

or meio do sis

tema virtual da Câmara Munici-pal de São Paulo, vere-adores participaram da Sessão Ordinária deba-tendo diversos assuntos pertinente ao município. Seguindo uma ordem preestabelecida, os par-lamentares que utiliza-ram de forma remota a Tribuna do Plenário dis-cursaram sobre temas de livre escolha. O Pro-jeto de Lei que estabe-lece o PPI (Programa de Parcelamento Incentiva-do) de 2021 na capital paulista foi um dos as-suntos tratados.

PPI:

A sessão foi presidi-da pela vice-presidente da Câmara, vereadora Rute Costa (PSDB). Além de coordenar os traba-lhos do Plenário, a par-lamentar utilizou a Tri-buna para discursar so-bre a pandemia, a vio-lência contra crianças e a saúde do prefeito Bru-no Covas (PSDB), que trata de um câncer.

Rute Costa falou ain-da do PL 177/20121, de autoria do Executivo,

que dispõe do Programa de Parcelamento Incen-tivado de 2021. A inicia-tiva permite que contri-buintes da capital paulista possam regula-rizar débitos fiscais ge-rados com a Prefeitura de São Paulo até o fim do ano passado. “Que a gente possa colocar

celeridade nesse proces-so, porque a população precisa desse projeto o mais rápido possível”.

O Projeto de Lei que prevê o PPI teve a dis-cussão iniciada em Ple-nário na quarta-feira (14/ 4) e foi debatido em Au-diência Pública na terça-feira, dia 20 de abril. Em

reunião do Colégio de Lí-deres, o presidente da Casa, vereador Milton Leite (DEM), informou que o PL deve ser vota-do em primeiro turno na Sessão Plenária da pró-xima quarta-feira dia 28/ 4. O valor que deverá arrecadar neste perío-do não foi apresentaperío-do.

FIQUE SABENDO...

Audiência Pública.... será virtual para discutir o PL que propõe o Programa de Parcelamento

Incenti-vado que ocorrerá no dia 3 de maio, às 11 horas. Os munícipes podem enviar sugestões por meio do Portal da Câmara. Para participar da Audiência Pública

virtual é preciso preencher um formulário, que está disponível no site da Câmara.

Covid-19.... O vereador Gilson Barreto (PSDB) falou do seu Projeto de Lei. A iniciativa, propõe ações que auxiliem pacientes na recuperação da Covid-19. “Precisamos exigir do Poder Público que realmente se organize e prepare seus profissionais no atendimento (pós-Covid), principalmente os

fisioterapeutas”.

Concurso....A vereadora Luana Alves (PSOL) comentou sobre sua proposta que pede a não restrição de concurso público neste período de pandemia. “Essa restrição de concurso público, neste momento de pandemia, não pode se aplicar

aos trabalhadores da saúde”.

Telemedicina...O vereador Sansão Pereira (Republicanos) destacou sua proposta que define a

prática da telemedicina. A medida foi aprovada em primeira discussão na semana passada. “Não é uma medida obrigatória. É um complemento via SUS (Sistema Único de Saúde) para monitoramento de pacientes crônicos, de doenças pós-cirúrgicas, pré-natal, neopré-natal, entre outros (pacientes) que já

foram atendidos presencialmente”.

Dentistas...O vereador Marcelo Messias (MDB) cobrou a vacinação para os dentistas. De acordo com o parlamentar, a categoria está exposta diaria-mente aos riscos de contaminação do coronavírus e

precisa ter prioridade na imunização.

(7)

Servidores invadem Câmara de

Poá e põem vereadores para correr

FACEBOOK: POÁ NA TELA

Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil

TUMULTO - O ato aconteceu logo após a aprovação do projeto que corta vários benefícios dos servidores

N

a noite de ter

ça-feira (20) o bicho pegou na Câmara Municipal de Poá, após a 7ª Sessão Extraordinária realizada. Os trabalhos foram mar-cados pela invasão dos servidores no recinto do plenário por intensos protestos após o debate do Projeto de Lei (PL) 23/2021 que trata da retirada dos benefícios dos servidores públicos. Já são três semanas seguidas de protestos em frente ao legislativo poaense. Os servidores que tiveram o apoio de sindicatos se concentra-ram em frente à Casa de Leis desde às 17 horas. O PL 23, de autoria do Executivo, altera, en-tre outras questões, fal-tas abonadas, gratifica-ções, adicional por tem-po de serviço e licença prêmio, além da sus-pensão imediata, e por tempo indeterminado, do vale alimentação, benefício de R$ 400,00 pago aos servidores.

Debate:

Durante a 7ª Sessão Extraordinária, apenas os vereadores contrários ao projeto discutiram a ma-téria, são eles: Jilmara Protetora (Avante), Dr. Saul (Avante), Saulo

Den-tista (DEM), Edinho (Po-demos), Professor Rogé-rio Mathias (PTB), Márcio da Ranni (Republicanos) e Beto Melo (Solidarieda-de), além do Presidente Diogo Pernoca (PTB), que apenas votaria em caso de empate.

Favoráveis: Votaram favoráveis ao projeto os vereadores: David Araújo Campos (PL), Marcílio Duarth (PL), Fábio Suru (Pros), Lucas Ferrari (PSC), Patrícia Bin (PSDB), Fabrício Brasa Chopp (PSDB), Henrique Novaes (suplente – PRTB), Welson Lopes (PL) e Emerson Dentinho (PTB). Votação: Aprovado em primei-ra votação por 9 votos favoráveis e 7 votos con-trários, o projeto segui-ria para ser votado na 8ª Sessão Extraordinária, imediatamente após a 7ª Sessão, no entanto, com a entrada dos manifes-tantes na Casa de Leis, o presidente Diogo Pernoca (PTB) optou por suspender a votação: “Por uma questão de segurança dos funcioná-rios, vereadores e ma-nifestantes, optamos por suspender a sessão e adiar a segunda vota-ção do Projeto”.

Audiência pública:

Na audiência pública, nenhum representante da Prefeitura compare-ceu, fazendo com que as questões levantadas não fossem respondidas. Já durante as manifesta-ções, foi identificado dano ao patrimônio pú-blico, mas ainda não se sabe o prejuízo financei-ro que contou com a in-tervenção da Polícia Ci-vil e da GCM. Na hora do tumulto, muitos verea-dores saíram correndo.

2ª VOTAÇÃO / GOVERNO

A Prefeitura de Poá, conseguiu um feito mui-to importante para re-duzir despesas com for-necedores. Para se ter uma ideia da discrepân-cia, estão sendo econo-mizados cerca de R$ 9 milhões ao ano com o fornecimento de internet para toda a municipalidade.

Os gastos com a internet na gestão do pior prefeito de Poá, Gian Lopes (PL) eram de quase R$ 12 milhões, para os períodos de 2021 a 2024. Com as mudanças e o fim des-te contrato, a atual ad-ministração irá pagar apenas R$ 2 milhões.

Há quem diga que o suposto esquema de internet estava ligado com o super ex-secre-tário de Governo, Augusto de Jesus que tinha seus filhos res-ponsáveis pela empre-sa America Net. A pro-posta de redução foi apresentada após a re-alização de pregão ele-trônico que proporcio-nou a empresa Wireless Comm Services Ltda vencedora para forne-cer serviços de internet.

CONTRATO.... FO TO : R EPR O D U ÇÃ O

Sem controle, SP registra 90 mil

mortes e 2,7 milhões de infectados

MORTES - O maior estado da federação, também é o que mais morre gente por causa do coronavírus

O

governador

do Estado de São Paulo, João Agripino Doria (PSDB), a cada dia vem demonstrando incompe-tência ao gerenciar o maior Estado da Fede-ração Brasileira. Os nú-meros referentes ao novo coronavírus falam por si só. São estarrecedores os dados apresentados pelo Esta-do de São Paulo que já registrou 90.810 mortes e 2.793.750 (dois mi-lhões, setecentos e no-venta e três mil e sete-centos e cinquenta pes-soas infectadas) pelo ví-rus) Covid-19 desde o início da pandemia.

São 19.060 casos e 977 óbitos registrados nas últimas 24h. Entre os recuperados, já são 2.429.577, e, desse to-tal, 283.604 estiveram internados e receberam alta hospitalar. Atualmente no Estado são 23.459 pacientes inter-nados, sendo 11.009 em unidades de terapia inten-siva e 12.450 em enferma-rias. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no esta-do é de 81,8% e na Gran-de São Paulo é Gran-de 79,4%. Segundo o site do governo de São Paulo, no dia 15 de março, quando começou a fase emergencial eram 2,2 milhões de infectados e no dia 15 de abril quan-do terminou essa fase, os infectados eram 2,7 milhões, ou seja, neste período houve uma dife-rença de 500 mil infectados a mais. Antes, a média era de 300 mil.

VACINAS....

O governo federal já repassou ao Estado de São Paulo, 12.716.488 doses das vacinas CoronaVac e Astrazeneca. Destes números, 10.080.458 doses foram aplicadas, sendo a primeira dose 6.606.792 e na segunda dose 3.473.666.

De acordo com o site do Ministério da Saúde (localizasus.saúde.gov.br) existe uma diferença de 1.233.173 doses que ainda não foram aplicadas. Este número já foi bem maior, mas, desde a criação da CPI que irá investigar prefeitos e

governadores, de uma hora para outra, surgiram as vacinas.

VOTAÇÃO - O Presidente da Câmara de Poá, vereador Pernoca, informou que a 8ª Sessão Extraordinária que irá votar o Projeto de Lei 26/2021 (servidores) será realizada na sexta-feira, dia 23, às 17h. A matéria foi discutida e teve sua primeira votação aprovada com nove vereadores votaram a favor e sete contrários.

RENÚNCIA - O vereador Edinho renunciou a liderança do governo na Câmara de Poá

durante discurso em sessão extraordinária para análise e votação do Projeto de Lei 026/21, que tira o benefício dos servidores municipais sobre o vale-alimentação. Ele alegou que não pode compactuar com um projeto que atinge o funcionalismo público.

(8)

23 DE ABRIL - 2021

JORNALIMPRESSOBRASIL.COM.BR

PÁGINA 8

NOSSO GRUPO NO FACE: SUZANO NA TELA Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil

Quem serão os futuros sucessores

do prefeito de Suzano em 2024?

Novo prédio que será entregue este

ano, vai alocar secretarias municipais

NOSSO GRUPO NO FACE: FERRAZ NA TELA Acesse: www.facebook.com/jornalimpressobrasil

APOSTAS -

Alguns nomes já concorreram ao pleito em épocas passadas, agora, devem apostar tudo em 2024

Prédio que será ocupado pelas pastas, fica na Vila Corrêa, em Ferraz

A

Prefeitura Mu nicipal de Ferraz de Vas-concelos deve fazer al-gumas alterações nos endereços das secretari-as municipais da cidade. A proposta é de trazer para o prédio que fica na Vila Corrêa boa parte das pastas que hoje estão em prédios alugados pela municipalidade. O Jornal Impresso Brasil (JIB), questionou a as-sessoria de imprensa do Executivo para saber quanto irá economizar e quais as pastas que se-rão alocadas para o novo imóvel que está em fase de acabamento na Rua Dom João VI, no entanto, até o fechamento desta edição, não havia se ma-nifestado a respeito das respostas encaminhadas na segunda-feira, dia 19 de abril. O investimento nesta obra é de R$ 3,2 mi-lhões. Os serviços tive-ram início no dia 17 de dezembro de 2020 e es-tão previstos para serem entregues no dia 17 de maio de 2021.

DESCARTADO...

Vereador Leandrinho (Leandro Alves de Faria - PL), atual presidente da Câmara de Suzano, faz um dos mandatos mais fracos de toda a história dos presidentes. Ele foi eleito em 2016 e segue no seu segundo mandato como vereador. Em 2018 foi presidente do

legislativo, também sem qualquer expressão de líder. Como presidente da segunda maior Câmara do Alto Tietê, deixa a desejar no quesito imagem, tanto pessoal como do legislativo que recebe inúmeras críticas diárias. Este, não tem prestígio para no futuro tentar um cargo no Executivo.

M

uita gente

pode até es tar se per-guntando, mas ainda é cedo para se falar em eleição municipal, no entanto, vale lembrar que, quem realmente tem interesse deve co-meçar antes, muito an-tes para conseguir espa-ço político lá na frente. Pelo menos, esse tem sido o dia a dia de al-guns políticos da cidade que já se anteciparam e correm no intuito de al-cançar voos mais altos em 2024.

O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Suzano, Is-rael Lacerda é um deles que se dedica diariamen-te aos assuntos perti-nentes ao município e a política da cidade. Lacerda disputou duas eleições para prefeito 2016 e 2020, deve ten-tar sua terceira edição. O provável concorrente dele é Jorge Romanos, o Jorginho que segue com o apoio do

deputa-do estadual, Estevam Galvão, entre outras li-deranças. Nesta última eleição faltou fôlego para alcançar sucesso, haja vista que o páreo era muito difícil por cau-sa da boa popularidade do prefeito Rodrigo Ashiuchi na disputa que tinha aprovação recorde do seu mandato. Tudo indica que ele vem para a disputa em 2024.

Outro nome que deve ser lançado, é do também ex-vereador Derli Dourado que soma

com partidos da esquer-da em Suzano. No caso do Derli ainda é cedo para dizer, mas tudo leva a crer que ele poderá ser substituído por um outro nome que será in-dicado em breve pela legenda ou pelo grupo político da oposição que sempre se une em prol desse interesse.

O também ex-verea-dor Lisandro Frederico é outra promessa. Sem di-nheiro na última eleição, Lisandro foi peça funda-mental para criar

situa-ções desconfortáveis contra o governo, no en-tanto, aquilo que deveria ser bom para a sua ima-gem, acabou se tornan-do ruim, haja vista a aprovação da adminis-tração pública. Lisandro deve repetir a dose em concorrer novamente ao cargo do executivo. Além desses nomes, outros deverão surgir, ainda não se manifestou o empresário Said Raful que sempre está envol-vido nos assuntos da ci-dade. Said concorreu ao

cargo majoritário nas eleições de 2016, faltou pouco para chegar ao segundo turno, mas fraquejou na reta final.

Leandro Alves (PL), o Leandrinho, atual presi-dente, é peça descartável: não tem postura de líder e nem de um candidato que explora a sua ima-gem. Este que chegou a ser citado, está pratica-mente fora do páreo. Im-portante dizer que o indi-cado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi será o nome mais forte da disputa. Lacerda não parou

de trabalhar

Jorginho deve disputar a eleição

Derli vai depender do partido (PT)

Lisandro se destacou na eleição

NOVA CASA - Prefeitura Municipal de Ferraz quer trazer parte das secretarias para o novo prédio municipal

LAMENTAMOS É lamentável a atitu-de dos profissionais da Secretaria de Comunica-ção da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos de se negar a informar este jornal sobre os diversos pedidos que são encami-nhados para a assessoria de imprensa. Muitos dos assuntos são pertinentes ao próprio cidadão ferrazense, no entanto, por ordens sabe lá de quem, deixam de repas-sar os dados a este jornal cerceando o trabalho jornalístico.

PARA QUE SERVE? A gestora Priscila que fala tanto em economizar, deveria pôr fim na secre-taria municipal de Comu-nicação, afinal, para que serve? No Alto Tietê, a maioria dos municípios baniu essa pasta por en-tender que basta ter dois assessores, e olha lá, para atender as demandas di-árias da imprensa e do próprio município.

BEM OU MAL?

Quando é para falar apenas aquilo que interes-sa para a gestora ou para o “prefeito de fato”, aí tudo bem? Mas, se for para noticiar algo que seja con-trário ao posicionamento da gestão do atual governo, então, ficará sem resposta da prefeitura, mais ou me-nos é isso que o setor da Comunicação Ferrazense faz com alguns órgãos de comunicação que não re-zam a cartilha exigida por eles.

DENUNCIAR Em detrimento a essa atitude, o JIB comunica-rá ao Ministério Público (MP) por cerceamento ao trabalho da imprensa que deve ser livre e sem cen-sura – seja de natureza política, ideológica ou ar-tística. “Não há como exercer os fundamentos do jornalismo e da comu-nicação em geral sem ampla e irrestrita liberda-de em fazê-lo. O jornalis-mo deve atender à soci-edade civil ao noticiar, in-formar, denunciar, escre-ver, detalhar tudo aquilo que é ou pode vir a ser de interesse público”.

Referências

Documentos relacionados

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão