• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO - BRASÍLIA MULTISPORT 2011 BMS LONG 69 KM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO - BRASÍLIA MULTISPORT 2011 BMS LONG 69 KM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO - BRASÍLIA MULTISPORT 2011 BMS LONG – 69 KM

O Brasília Multisport é uma competição multi desportiva que envolve CANOAGEM, CORRIDA e CICLISMO ( mountain bike) numa mesma prova.

O BMS LONG – 69 KM

Tem percurso de aproximadamente 69 km, na seqüência oficial de:  11 km de canoagem no Lago Paranoá;

18 km de corrida rústica (trilhas, single tracks, estradas de terra, leitos de rio, em terreno montanhoso e pedregoso, e pequenos trechos de asfalto);

36 km de Montain Bike (trilhas, single tracks, estradas de terra, em terreno montanhoso e pequenos trechos de asfalto).

 04 km de canoagem no Lago Paranoá;

Caiaques e bicicletas têm modelo livre e são trazidos pelo próprio atleta. Estará disponível no site oficial do evento o Race-Book do atleta, que são as instruções de prova e devem ser seguidas por todo o participante. Duplas e equipes (Trio) que forem revezar devem ficar atentos quanto aos locais e horários de abertura e fechamento Áreas de Transição – AT’s.

HAVERÁ EQUIPE DE APOIO NO BMS 2012.

Como nas três primeiras edições do BMS, cada atleta deverá ter uma pessoa de carro para ser seu Apoio durante a prova. Será disponibilizado no site o Road Book do Apoio, junto ao Race Book do atleta , para orientá-lo quanto às suas tarefas. O Apoio deverá levar e disponibilizar a bicicleta para seu atleta na Àrea de Transição – AT, na Ermida Dom Bosco. A AT de apoio estará sinalizada pela Organização e somente pessoas com identificação do evento poderão entrar neste local. Dentro da AT o espaço é livre, sem lugar marcado por atleta ou por prova, e o Apoio poderá levar materiais de suporte como cadeirinhas, sombrinhas, caixas, etc, para melhor poder atender seu atleta. Dentro da AT o Apoio poderá fornecer suprimentos de materiais, comida e hidratação para seu atleta. A AT fica distante cerca de 400 a 700 metros do estacionamento, dependendo de onde se conseguir parar o carro. Um Apoio poderá dar suporte a mais de um atleta, bastando para isso que consiga ter logística para estar na AT com todo material dos atletas a serem apoiados.

CATEGORIAS

Três são as possibilidades de participação no BMS Long - 69 km:

SOLO - Feminino e Masculino: Atleta faz todo percurso sozinho. A categoria SOLO masculina está subdividida em três categorias por idade. Os 5 primeiros colocados no geral saem da categoria de idade e formam a categoria Elite. As categorias masculinas por idade serão formadas pelos primeiros colocados divididos a partir do sexto colocado masculino geral em diante e terá a seguinte distinção por idade: até 29 anos (nascidos a partir de 01/01/1983); até 39 anos (nascidos entre 01/01/1973 e 31/12/1982) e acima de 40 anos (nascidos até 31/12/1972). A categoria Feminina não terá subdivisão por faixa etária. Para haver esta distinção entre elite e faixa etária no masculino, as categorias devem estar compostas por, no mínimo, três(3) atletas cada, e por faixa de idade, além da categoria Elite. A categoria de idade que não for preenchida, o atleta compete na categoria anterior a sua (de idade inferior ou mais forte). Todas as mulheres do BMS Long correm em categoria única: ELITE Feminina.

DUPLA - Os atletas têm a obrigatoriedade de fazer a canoagem juntos e em caiaques duplos, os outros trechos são livres para revezar ou não, podendo usar duas bicicletas, ou uma tandem bike (bicicleta dupla). Duplas não tem distinção de faixa etária e sexo.

REVEZAMENTO (TRIO)- a equipe deve ser formada com 03 atletas, cada um compete em uma modalidade e apenas um atleta por trecho/modalidade do percurso, na sequência oficial da prova. Tem formação livre em qualquer idade e sexo, sem distinção nestes quesitos.

(2)

Vence a dupla, equipe de Revezamento ou atleta em sua categoria que, em menor tempo, cruzar a linha de chegada tendo cumprido todo percurso determinado, descontados eventuais punições e/ou horários de corte. PREMIAÇÃO

Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada recebem medalha. São premiados com troféus os cinco (05) primeiros colocados geral da categoria SOLO ELITE Masculina e Feminina; e os três(03) primeiros colocados de cada uma das três categorias do Masculino por faixa etária ( retirados os 5 primeiros colocados da Elite), das Dupla e do Revezamento;

Demais prêmios oferecidos aos vencedores serão divulgados no site oficial da prova.

RETIRADA E COLOCAÇÃO DE EQUIPAMENTO NAS ÁREAS DE TRANSIÇÃO – AT’s

A colocação e retirada de equipamentos do atleta das AT - Área de Transição devem ser feitas com identificação do atleta/ Apoio através do seu numeral de prova e pulseira de identificação. As restrições e horários de colocação e retirada de equipamentos nas AT estará no Race Book e cronograma. Não será permitido trânsito de atletas e apoios fora dos horários estipulados sobre pena de punião.

DA AJUDA EXTRENA EM PROVA

É proibido ao atleta receber ajuda ou qualquer material, próprio ou de outro atleta, de familiar, amigos ou qualquer outra pessoa, que não atleta competidor no Brasília Multisport, durante qualquer parte do percurso. A ajuda do seu Apoio somente poderá ocorrer dentro da AT.

IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS

A Organização entregará adesivos para identificação de alguns equipamentos e materiais específicos.

Porém é sugerido a identificação com o numeral do atleta de todo seu material, mesmo àqueles que não forem fornecidos adesivos.

MODALIDADES Canoagem

A largada será com uma pequena corrida ( + - 300 m) que logo dá acesso aos caiaques, e acontece junto com a prova BMS Short 29k. É pré-requisito saber nadar e usar colete salva-vidas (não fornecido pela Organização) para participar desta modalidade. Caiaques têm modelo livre e são trazidos pelo próprio atleta. A Canuí – Centro de Canoagem montou um pool de caiaques de vários proprietários, disponíveis para locação.

A canoagem será toda feita no Lago Paranoá. O Atleta deve dominar a estabilidade do caiaque que for usar, saber fazer auto-resgate na água e nadar usando o equipamento que estiver portando na prova, ter conhecimento de tráfego de embarcações à motor, dos equipamentos de segurança e da retirada do caiaque da água. Caso o atleta demonstre incapacidade técnica para realizar a modalidade, a Organização poderá impedi-lo de prosseguir na prova, ficando o atleta, dupla ou equipe desclassificado. Caso algum atleta tenha algum material que esteja em más condições de segurança a Organização poderá impedi-lo de prosseguir na prova caso o mesmo não seja substituído, ficando o atleta, dupla ou equipe desclassificado.

Ao chegar na Ermida Dom Bosco, o caiaque será deixado na AT e todo seu material deve ser retirado e entregue ao Apoio. Somente o caiaque poderá ficar na AT. O canoísta das equipes de revezamento deverá permanecer no local, fora do curral dos caiaques, à espera do cumprimento dos trechos de corrida e mountain bike da sua equipe. O revezamento dos atletas terá local determinado pela Organização e estará especificado no Race Book e sinalizado no local.

Na chegada da canoagem o canoísta deve deixar o caiaque na AT, espaço determinado pela Organização e correr cerca de 300 m até o pórtico de chegada. No caso de Duplas e Trios, os integrantes podem correr juntos o trecho até a chegada.

Equipamento obrigatório – Canoagem

Colete salva-vidas compatível com o peso do atleta e identificado com o seu nome e número de prova, e dentro do prazo de validade.

Remo: qualquer modelo

Todos dos caiaques devem, obrigatoriamente, ter flutuadores: infláveis ou compartimento estanque. Os flutuadores devem ser capazes de impedir que o caiaque afunde em qualquer posição. Eles devem

(3)

estar bem inflados e corretamente instalados dentro do barco. Caiaques com compartimento estanque devem tê-lo com tamanho compatível para sua flutuabilidade em qualquer posição e as tampas devem estar com boa capacidade de vedação. Caiaques de plástico que possuem o casco flutuante devem estar testados acerca desta flutuabilidade.

Corrida

A corrida acontece em estradas de terra, trilhas de cascalho e pedras e cerrado baixo, leito de rio, dentro de matas ciliares fechadas, subidas e descidas íngremes, além de um pequeno trecho em estrada de terra e asfalto com fluxo de veículos. Nestes locais o cuidado com os veículos deve ser redobrado pois o trânsito não será interrompido. Nos trechos de corrida em leito de rio o atleta pode correr dentro d’água.

Mountain bike (ciclismo)

Em alguns trechos do Mountain Bike onde o percuro passa por estradas de terra, o trânsito de veículos não será fechado, apesar de ser mínimo o tráfego de automóveis. É obrigatório o conhecimento do Código Nacional de Trânsito para participação no evento. Nas vias o ciclista deve manter-se no acostamento ou canto à direita da pista , e sempre na mão da via. E deve estar sempre muito atento, e pedalar de uma maneira defensiva aos perigos do trânsito.

“Faça sua parte para a segurança do esporte. Não coloque sua vida em risco.”

O vácuo é liberado entre os ciclistas inscritos no Brasília Multisport. É proibido pegar vácuo de qualquer tipo de veículo automotor ou de outro ciclista não inscrito na prova, sob pena de desclassificação. Qualquer reparo ou troca de pneus deve ser feito pelo próprio atleta sem qualquer ajuda externa, a não ser de outro ciclista competidor do Brasília Multisport. A bicicleta deverá estar obrigatoriamente identificada com a placa de bike.

Equipamento obrigatório - Mountain bike (ciclismo)Bicicleta: qualquer modelo tipo MOUNTAIN BIKE.

Capacete: específico de bicicletas, deve ser usado durante todo percurso de mountain bike.Ao menos uma garrafa de água ou sistema de hidratação.

É recomendado o atleta portar Kit reparo e/ou câmara reserva para bicicleta e bomba de encher pneu, dado o fato do atleta não poder receber ajuda externa, salvo em situação descrita neste regulamento.

Equipamentos aconselháveis durante a prova

Portar celular habilitado com baterias carregadas, com os números da organização gravados, guardado à prova d´água. O número deste celular do atleta deve ser o mesmo informado à

Organização. Números da Organização a serem gravados no celular do atleta estarão no Race Book.  01 Apito;

 Sistema de hidratação ( squeeze, camel back, etc) e autonomia de alimentação e hidratação para toda prova.

 Mini Kit Primeiros Socorros com : antiséptico, gaze, esparadrapo, anti histamínico, cobertor de emergência e sal.

(4)

RESPONSABILIDADES

Seguir estritamente as instruções do Race Book e do Cronograma de prova. É de responsabilidade do atleta ler e dominar o regulamento e o Race Book (e o Apoio dominar o Road Book), disponíveis para impressão no site oficial da prova, e estudar o percurso e roteiro de prova. Assim como ficar atento às marcações de percurso feitas pela Organização e estar familiarizado com o terreno de cada etapa.

O uso do numeral de prova com o número do atleta/dupla ou equipe é obrigatório para todos os participantes durante a competição, e deve sempre ser usado por cima de todas as vestimentas do atleta, com o numeral voltado para frente. Usar todos os materiais de sinalização de prova obrigatórios, especificados no Kit atleta: placa de bike, adesivos, sacolas, etc.

O atleta que, por qualquer motivo, desistir de continuar durante qualquer trecho da prova deve comunicar à organização da sua desistência.

O atleta tem a responsabilidade de levar consigo todos os equipamentos obrigatórios, geral e por modalidade, os líquidos e alimentação necessários durante a prova, assim como manter-se hidratado, alimentado e em boas condições de saúde. Todos os materiais de atletas devem estar identificados com o seu número de prova para caso de perda. É proibido fazer fogueira ou deixar qualquer material incandescente pelo percurso ( ex: cigarro). É proibido deixar qualquer tipo de lixo ou material no percurso ou nas AT’s - Áreas de Transição, salvo em lugares apropriados como lixeiras.

A prova tem apenas um percurso. É proibido cortar caminho sob pena de desclassificação. Não é aconselhado beber água dos rios, riachos, lago, etc, encontrada durante o percurso. A organização aconselha a autonomia de suprimentos durante toda prova.

É aconselhado que cada atleta leve protetor solar.

O Atleta deve ter noções básicas de auto-socorro, e ser responsável pela prevenção de desidratação, hiper e hipotermia durante a prova e saber como proceder diante de tais enfermidades.

HORÁRIO LIMITE PARA TÉRMINO DA PROVA, DESCLASSIFICAÇÕES E PENALIDADES O horário limite para término da prova é de 8 horas após a largada, ou às 17h00.

Poderá haver horários de corte com prazo máximo para conclusão de cada modalidade, determinado pela Organização. Os horários de corte estarão no Race Book. O atleta, dupla ou equipe cortada classificará atrás dos demais que não sofrerem o corte. Havendo mais de um corte, considera-se melhor classificado quem fizer maior parte percurso original.

O Atleta desclassificado deve entregar à Organização imediatamente , no ato da desclassificação, o seu numeral de prova. Ele poderá resgatá-lo ao final do evento na arena de chegada.

A Organização se reserva o direito de desclassificar ou aplicar penalidade a qualquer competidor , seja em tempo ou resultado, por motivos obscuros, trapaça, quebra do regulamento ou desrespeito aos envolvidos no evento.

INSCRIÇÕES

O nº de inscrições é limitado por critério técnico. A data limite de inscrição é estipulada pela Organização. Para validar a inscrição, o atleta, dupla ou equipe deverá, até o dia da entrega do Kit Atleta, fornecer todos os seus documentos necessários e de seus parceiros preenchidos e assinados: ficha de inscrição individual (mesmo que dupla e equipe) e termo médico e de responsabilidade assinados. O valor pago pelas inscrições não será devolvido caso o atleta desista ou não venha a competir por qualquer motivo. A substituição de atletas integrantes de Duplas e Revezamentos poderá ser feita até a entrega do Kit Atleta , a ser divulgada no site, desde que todos os documentos sejam fornecidos corretamente até a mesma data.

A organização se reserva do direito de recusar a inscrição de atletas. RECURSOS e DENÚNCIAS

Qualquer competidor poderá entrar com recurso, por escrito, dentro do prazo de até 30 minutos após a divulgação dos resultados preliminares, sendo entregue ao gerente de Área da chegada a um custo de R $100,00. Após analisado pela comissão técnica, apenas se deferido em favor do atleta o valor pago será devolvido.

Denúncias de qualquer natureza devem ser feitas ao gerente de chegada e, se possível, com testemunha(s) do ato e/ou pessoa denunciados.

(5)

TERMO DE COMPROMISSO

A Organização, seus patrocinadores e apoiadores ficam isentos de qualquer responsabilidade por acidentes e incidentes envolvendo qualquer participante: Atleta, familiares, amigos, Staff ( operadores de prova) e espectadores. Bem como não se responsabiliza por equipamentos ou materiais dos mesmos perdidos ou avariados durante o Brasília Multisport. O atleta inscrito tem consciência de que a prova envolve riscos, o trânsito nas vias não será interrompido, os trechos de corrida e mountain bike são em terreno natural, irregular e íngreme, e a canoagem é realizada em rio com obstáculos naturais, porém, aceita e assume por sua livre e espontânea vontade todos os riscos envolvidos na sua participação no Brasília Multisport.

IMAGEM

Todos os atletas inscritos, familiares ou amigos e Staff ( operadores de prova) autorizam o uso de suas imagens em fotografia e audiovisual captados no evento para fins comerciais e publicitários do Brasília Multisport , mídia, segmentos de seus organizadores, apoiadores e patrocinadores.

ADVERSIDADES

Por motivo de segurança ou força maior, a Organização se reserva o direito de cancelar o evento, e/ou categorias, mudar o percurso, fechar ou abrir Áreas de Transição - AT’s, mudar o horário de término da prova já estipulado ou abrir áreas de corte durante a prova. A Organização terá autonomia para quaisquer penalizações ou desclassificações.

Referências

Documentos relacionados

O ACORDO DE LENIÊNCIA, A PRÁTICA DE APRESENTAÇÃO DE DENÚNCIA EM FACE DO LENIENTE E SUA (IN)COMPATIBILIDADE COM O DEVIDO PROCESSO LEGAL SUBSTANTIVO. Como já referido,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

V - as circulações de acesso e escoamento do publico, externas a sala de espetáculos, terão largura mínima de 3,OOm (três metros) sendo acrescidas de l0cm 9dez centímetros)

Neste caso o aparelho fará estimula- ção (dois canais alternados) utilizando as rampas on, off, rise e decay associa- das a variação automática de intensidade e freqüência, ou

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA